Gavião é treinado para controlar pragas urbanas no ES; entenda!
Em entrevista, o biólogo David Salles, do Hucam-Ufes, fala sobre o assunto
-
Fernanda Queiroz
fcastro@redegazeta.com.br
Gavião-pernilongo (Geranospiza caerulescens). Crédito: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), em Vitória, passou a contar com um gavião treinado para afugentar pombos das áreas externas. A técnica, chamada “falcoaria”, é um controle biológico que dispensa produtos químicos e o abate das aves, já que a simples presença do predador faz os pombos buscarem outro lugar. Diante do aumento expressivo de pombos no entorno, o hospital adotou a medida há três meses, assim que liberada a autorização ambiental.
Além disso, como o Hucam tem uma estrutura horizontal, espalhada por um terreno acidentado, os métodos convencionais não davam resultado. O gavião-asa-de-telha, de seis anos, é o mesmo que atua no Aeroporto de Vitória. No hospital, porém, ele fica contido pelo falcoeiro e não chega a capturar os pombos, já que basta a postura de ataque para que eles fujam. Para evitar contato com o público, as rondas acontecem no início da manhã, em locais de pouco movimento. No começo, eram semanais; atualmente, são quinzenais e, com o tempo, devem passar a mensais. Segundo o hospital, a principal preocupação é a transmissão de doenças para pacientes com imunidade baixa. Além disso, os pombos danificam ar-condicionado e tubulações e podem até levar à interdição de enfermarias.
Ainda de acordo com o hospital, a falcoaria é o principal recurso, mas não resolve o problema sozinha. Isso porque, se encontrarem comida com facilidade, os pombos tendem a se arriscar e voltar, mesmo com a presença do predador. Por esse motivo, o trabalho também inclui ações de educação ambiental com pacientes, acompanhantes, alunos e funcionários, além de placas que orientam a não alimentar as aves. É justamente nessas ações que o público tem contato com o gavião, usado para chamar a atenção para o tema. Desde o início do trabalho, a redução de pombos já é perceptível, e agora o hospital faz um levantamento para medir essa diferença. Em entrevista à CBN Vitória, o biólogo David Salles, do Hucam-Ufes, fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!