Notícia

Atitudes simples para sua casa funcionar de um jeito sustentável

Ouça as dicas de Marco Bravo

Você mesmo pode fazer a diferença para preservar o meio ambiente e pequenas atitudes dentro da sua própria casa podem ajudar o planeta num momento crítico. Este é o tema do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. Em destaque atitudes simples e pontuais que ajudam a fazer da sua casa um lar mais ecológico. Vamos a elas? Levamento realizada pela "Crescer" traz alguns destaques. Confira!

1. CONFIRA CONTAS DE ENERGIA E ÁGUA MENSALMENTE: Saber o quanto você consome normalmente ajuda a identificar gastos fora da média, que podem ser indício de vazamentos.

2. SAIBA ONDE FICA O REGISTRO DE ÁGUA: Já pensou ter de procurar o local durante o rompimento de um cano? Quanto mais rápido chegar até ele, menos água será desperdiçada.

3. REPARE TODO E QUALQUER VAZAMENTO

4. ARMAZENE ÁGUA DO CHUVEIRO, ENQUANTO ESPERA QUE ELA ESQUENTE, E USE PARA: lavar roupas e regar plantas, por exemplo

5. ARMAZENE ÁGUA DA CHUVA E UTILIZE PARA: lavar o quintal, o carro...

6. TOME BANHOS DE ATÉ 5 MINUTOS

7. REGUE AS PLANTAS PELA MANHÃ: quando o sol está muito quente, a água da rega evapora rápido e nem sempre atende a necessidade da planta. À noite, ocorre o contrário: a água pode ficar parada e prejudicar o vegetal.

8. PREFIRA A LAVA-LOUÇAS

9. INSTALE DESCARGAS “DUPLO FLUXO”: Um equipamento antigo ou defeituoso pode gastar até 30 litros de água a cada vez que for acionado. As versões mais modernas, com duas opções de fluxo, consomem 3 ou 6 litros, de acordo com a necessidade.

10. PREFIRA LUZ NATURAL

11. MORE ONDE JÁ MOROU ALGUÉM: Demolir e construir casas e prédios consome toneladas de materiais e também gera grandes volumes de resíduo, como restos de telhas, tijolos, azulejos, canos, fios e por aí vai.

[Fonte: Crescer]

 

Ver comentários