Notícia

Idosos e profissionais de saúde começam a ser vacinados na GV

Acompanhe as estratégias dos municípios para evitar aglomerações

Começou nesta segunda-feira (23) em todo o Espírito Santo a campanha de vacinação contra a Gripe Influenza. Em Vila Velha, a imunização acontecerá de 8h às 16h, e se estende até 22 de maio. Esta primeira fase é destinada, prioritariamente, para idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde, conforme explica em entrevista à CBN Vitória, a Chefe da Imunização Municipal de Vila Velha, Waleska Cordeiro. É importante destacar que neste momento de prevenção ao coronavírus, as unidades de saúde não vacinarão contra a Influenza. Estão sendo colocados à disposição do público alvo pontos alternativos de vacinação como escolas, tendas em praças públicas, quadra esportivas. centros comunitários, Santuário de Vila Velha, Ginásio Tartarugão e Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).

Em Vitória, a campanha de vacinação contra a gripe funciona através de agendamento online pelo site da prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo. Em entrevista à CBN Vitória, a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, informou que no lugar da concentração das imunizações nas unidades de saúde, a campanha vai acontecer nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O 1° lote de 18 mil vacinas enviado pelo Ministério da Saúde já foi todo agendado e um novo lote chegará até esta quarta-feira (25).

 

 

Em Cariacica, assim como das demais cidades, os idosos e profissionais da saúde têm prioridade na campanha de imunização contra a gripe influenza. No município, de acordo com a secretária Municipal de Saúde (Semus), Bernadete Coelho Xavier, para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde neste período de pandemia de coronavírus, a imunização acontecerá nestes primeiros dias em três pontos de vacinação exclusivamente contra a influenza. São eles: Escola Zaira Manhães de Andrade. Rua 15, s/n, em Nova Rosa da Penha 1; Escola EMEF São Jorge. Rua Principal, s/nº, em Rio Marinho. Escola EMEF Stélida Dias. Rua Bolivar de Abreu, nº 01, em Campo Grande. O funcionamento destas unidades será das 08 às 15h, de segunda-feira a sexta-feira.

Na Serra, a campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (23) pelos idosos e trabalhadores da saúde. Todas as unidades de saúde da Serra vão vacinar e foram criados pontos extras para evitar aglomerações, como explica em entrevista à CBN Vitória a superintendente de Vigilância em Saúde da Serra, Diane Alencar Moreira. 

Em Viana, também para evitar aglomerações nos locais de vacinação, a secretaria de Saúde levará a dose da vacina até a casa de pessoas com mais de 60 anos, público-alvo da primeira etapa de imunização. A medida visa evitar que mais de 5 mil idosos saiam de suas residências. As equipes sairão da Central Vianense de Vacinas e Medicamentos (ao lado do Detran, BR 101, Guaritas), às 07 horas. De acordo com a secretária de Saúde Jaqueline Junino, a medida faz parte das ações de prevenção ao coronavírus adotadas no município. 

Ver comentários