Notícia

Segunda etapa do inquérito sorológico começa no próximo dia 27

Ouça entrevista com o Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin

A segunda etapa do Inquérito Sorológico para Covid-19 no Espírito Santo terá início no próximo dia 27 e deverá durar três dias. Em entrevista à rádio CBN Vitória nesta terça-feira (19), o Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde,  Luiz Carlos Reblin, explicou que a próxima etapa acontecerá nos dias27, 28 e 29 e maio nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

A primeira etapa ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio em 19 municípios capixabas. O levantamento constatou estatisticamente que 84.391 pessoas já contraíram a Covid-19 no Espírito Santo. Ou seja, uma prevalência de 2,1% da população estadual infectada.

Para chegar na estatística final, a metodologia leva em consideração dois conceitos: o da "prevalência da doença" e o da "extensão do acometimento". Foram 6.670 testagens, sendo 5.775 pessoas consideradas para a abordagem; 417 "contatos" do estudo de prevalência, que são pessoas próximas às consideradas pelo sorteio, mas que não entraram na contabilidade da mostra científica; e 26 "contatos" do estudo de extensão que testaram positivo; além de 452 pesquisadores.

Ver comentários