Notícia

Coronavírus: como sangue doado apontou transmissão no ES em fevereiro

Ouça a entrevista concedida à CBN Vitória pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin

Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Estado do Vigilância em Saúde
Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Estado do Vigilância em Saúde
Foto: Reprodução/TV Gazeta

O Espírito Santo registrou anticorpos para a Covid-19 em uma paciente no dia 11 de fevereiro, ou seja 15 dias antes da confirmação oficial do primeiro caso do novo coronavírus no país, em 26 de fevereiro. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (11), que contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e também do subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, entrevistado desta edição do CBN Cotidiano. Ouça!

Segundo Reblin, a Sesa está fazendo análise de todo o material biológico coletado no Estado nos últimos meses. A amostra detectada com anticorpos foi coletada de uma paciente que fez doação de sangue no Hemoes de Guarapari. De acordo com o subsecretário, a paciente não viajou para o exterior e apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação. Com isso, Luiz Carlos afirmou que o Espírito Santo já vivia uma situação de transmissão comunitária da doença antes do primeiro caso confirmado de coronavírus no país.

PRIMEIRO CASO BRASILEIRO?

Durante a coletiva desta terça-feira (11), questionado se este registro é, de fato, o primeiro caso oficial do novo coronavírus no Brasil, o secretário Nésio Fernandes, afirmou que existem relatos de casos em outros estados e que um alinhamento será feito junto ao Ministério da Saúde para reconhecer qual foi o primeiro caso no país. No entanto, diz que outros casos anteriores ainda podem aparecer nas investigações. Mas que, por enquanto, entre os casos já publicados, este é o primeiro registro oficial de coronavírus no Brasil.

Ver comentários