Notícia

Eleitor vai poder justificar voto pelo celular nestas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, inclusive, incorporar o serviço ao e-Título para que seja utilizado em âmbito nacional

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) acaba de desenvolver um aplicativo que possibilitará aos eleitores fazer a justificativa de ausência de domicílio eleitoral no dia da votação, em seu próprio aparelho celular já para as eleições municipais deste ano.

O aplicativo foi desenvolvido pela própria equipe do Tribunal no Estado, como explica em entrevista à CBN Vitória Danilo Marchiori, secretário de Tecnologia da Informação do TRE.  O "JustificaES" possibilitará, por meio do GPS (Sistema de Posicionamento Global) do aparelho celular, atestar que o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral. O preenchimento da justificativa é obrigatório e a validação da identidade do eleitor será feita com a incorporação do aplicativo ao e-Título, garantindo maior segurança na identificação. O serviço estará disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A interface do aplicativo é intuitiva e com poucos passos a justificativa é encaminhada para os servidores da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, inclusive, incorporá-lo ao e-Título para que seja utilizado em âmbito nacional.

Ver comentários