Notícia

Crianças aprendem a 'desvendar' os rótulos dos alimentos

Com a aprendizagem nutricional, algumas passaram a trocar o sorvete por frutas, por exemplo

Os rótulos nas embalagens dos alimentos são de extrema importância para avaliar a qualidade nutricional da mercadoria. Apesar disso, muitas pessoas não têm conhecimento do que estão comprando. Para alertar sobre este assunto, a Secretária de Educação de Vila Velha promove nas escolas municipais o projeto: Entendendo os Rótulos. Crianças que estudam na unidade Professor Thelmo Torres, em Itapoã, foram as primeiras a serem contempladas pela iniciativa.

Ao longo da semana os alunos do segundo e terceiro anos aprenderam a identificar nos rótulos o que realmente estão consumindo, tanto no que diz respeito aos ingredientes, quanto ao percentual de nutrientes, como fibras, vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos, entre outros. Além do assunto ser discutido dentro da sala de aula, os alunos interagiram com um mercado montado dentro da escola. Cada um deles ganhou uma quantia em dinheiro fictício para fazer as compras.

Dinâmica em grupo na escola simulou uma 'comprinha' de alimentos
Dinâmica em grupo na escola simulou uma 'comprinha' de alimentos
Foto: Diony Silva

Segundo a nutricionista que acompanha o projeto, Cristiana Dalton, foram colocados à disposição dos alunos produtos que normalmente são comuns às crianças. “O achocolatado, o sorvete, e biscoitos. A gente vai traduzindo a composição do que tem no rótulo para eles”, disse à Rádio CBN.

Sorvete trocado por frutas

'Comprei uma melânica. Porque me faz ficar saudável e forte', disse Mariana
'Comprei uma melânica. Porque me faz ficar saudável e forte', disse Mariana
Foto: Diony Silva

Depois de fazer as compras, os alunos abriram as embalagens. Dentro de cada mercadoria havia a quantidade real em açúcares, gordura e sódio existentes nesses produtos industrializados.

A aluna do segundo ano, Mariana Costa, de 7 anos, entendeu bem o recado e na compra que fez no mercadinho da escola preferiu trocar o sorvete por frutas.“Comprei uma melânica e um suco de laranja. Porque me faz ficar saudável e forte”, disse.

Na próxima ação do projeto, os estudantes vão visitar supermercados da região e vão distribuir cartilhas que explicam cada componente de um rótulo e o significado deles.

Ver comentários