Notícia

Força Nacional de Segurança chega ao Espírito Santo após queima de ônibus e fugas em presídios

Recém instalada, a tropa foi oferecida pelo Governo Federal ao Governador do Estado, para substituir os soldados do exército

Série especial CBN Vitória 20 anos

Na madrugada do dia 29 novembro de 2004, cerca de 150 homens da Força Nacional de Segurança Pública chegaram ao Espírito Santo, para fazer policiamento ostensivo e combater a onda de violência que tomava conta do Estado. Esta é considerada a tropa de elite do Governo Federal, formada pelos melhores policiais militares e bombeiros de todo o Brasil.

A vinda ao Espírito Santo foi necessária após dez ataques a ônibus de transporte coletivo na Grande Vitória, além das incontáveis fugas e rebeliões em presídios de vários municípios. A sociedade capixaba vivia um verdadeiro caos. A Força Nacional foi criada em agosto daquele mesmo ano pelo Ministério da Justiça para atuar na contenção de atos contra a lei e a ordem que saem do controle das forças de segurança local nos Estados. Recém instalada, a tropa foi oferecida pelo Governo Federal ao Governador do Estado, Paulo Hartung, para substituir os soldados do exército de forma gradativa.

Hartung explicou que embora o apoio viesse da esfera federal, a frota seria comandada pelas autoridades da Segurança Pública no Espírito Santo. "Ela foi requisitada pelo Governo do Estado do Espirito Santo e será comandada pelo Comando da Polícia Militar e pelas nossas autoridades na área de segurança, particularmente o secretário Rodney Rocha Miranda", explicou o governador.

A Força Nacional de Segurança deixou o Espírito Santo, 13 dias depois, no dia 11 de dezembro, após o Governo do Estado julgar que a situação já estava sob controle.

LEIA TAMBÉM
Depois de lançamento de livro, Dr. Roberto desaparece em São PauloEngenheiro Araripe recebe a primeira partida oficial da seleção brasileira no Espírito Santo 2015: Explosão em navio-plataforma é o acidente mais grave da história do setor no ESPalácio Anchieta é ocupado pela primeira vez em 460 anosSeleção Brasileira de beach soccer ganha a Copa Latina de Futebol de Areia em terras capixabas Caso "Itiberê" entra na lista dos crimes mais bárbaros do Estado, no ano 2000Voo GOL 1907 cai com 14 capixabas à bordo em 2006Com quase 8 anos, Lei Seca causou polêmica em sua implantação nos EstadosObra de ampliação do Aeroporto de Vitória se arrasta por 11 anos

Ver comentários