Notícia

Ilha do Frade foi cenário de tragédia conhecida como "O crime da Ilha"

Duplo homicídio, em 2003, dentro de uma mansão em um dos bairros mais nobres da capital capixaba causou comoção em capixabas

Série especial CBN Vitória 20 anos

Em 2003 a Ilha do Frade, em Vitória, foi cenário de uma tragédia. A dona de casa Cláudia Soneghete Donati, de 28 anos, foi assassinada dentro da mansão em que morava, em um dos bairros mais nobres da capital capixaba. A empregada doméstica da residência, Mauricéia Rodrigues, de 20 anos, também foi morta. Cláudia morava com o marido, o empresário Jorge Duffles Andrade Donati, e com o filho do casal, de 5 anos.

Segundos os autos, na tarde de 15 de janeiro de 2003, o caseiro da residência, Cristiano dos Santos Rodrigues, teria imobilizado, torturado e asfixiado até à morte Cláudia Soneghete e Mauricéia Rodrigues. Em seguida, com a ajuda do irmão, Renato dos Santos Rodrigues, teria enrolado os corpos das vítimas em tapetes e cobertores, e ateado fogo.

Após concluída as investigações, o Ministério Público apontou que Cristiano teria cometido o crime a mando de Jorge Donati, esposo de Cláudia, uma das vítimas. Donati estaria desconfiado da fidelidade da mulher, além de estar inconformado com o pedido de separação e partilha do patrimônio. Ele teria oferecido 15 mil ao caseiro para executar Cláudia Soneghete.

Jorge Duffles Andrade Donati foi eleito prefeito do município de Conceição da Barra assumindo o seu primeiro mandato em 2009. Em 2012 foi reeleito e permaneceu no poder até a data de sua morte, em 3 de novembro de 2016. Ele sempre negou o crime e o processo foi remetido ao Tribunal de Justiça, tendo em vista Foro Especial adquirido por ser prefeito.

O jardineiro Cristiano dos Santos Rodrigues foi condenado a 38 anos e seis meses de prisão. A data prevista para o término da pena é 24 de março de 2051. Já Renato dos Santos Rodrigues, irmão de Cristiano, foi absolvido do crime de homicídio e não foi condenado por receptação devido a prescrição da pretensão punitiva.

Confira também:

Rádio CBN Vitória vai ao ar pela primeira vez em abril de 1996

Movimento de estudantes ocupou a Assembleia Legislativa em 2013

Juiz Alexandre Martins é assassinado após descobrir esquema do alto escalão capixaba

Cercado de pressões políticas, Vitor Buaiz afirmou para a CBN que pensou em renunciar

2005: Scuderie Detetive Le Cocq é extinta por decisão judicial no ES

Após escândalo, Grupo da Xerox deixou o Espírito Santo no ano 2001

Lars Grael tem a perna direita decepada em disputa no Espírito Santo

Maior enchente da história do Espírito Santo castiga várias cidades em 2013

Miss Brasil 2010 foi para Minas Gerais, mas a concorrente era capixaba

Força Nacional de Segurança chega ao Espírito Santo após queima de ônibus e fugas em presídios

Caravela dos 500 anos do Brasil é construída em Vitória em 2000 e abandonada em 2013

Ver comentários