Notícia

Propaganda eleitoral em rádio e TV para segundo turno na Grande Vitória já recomeça neste sábado

Horário eleitoral gratuito será retomado em datas diferentes, pelos municípios, e tem prazo máximo até o dia 15 para ser reiniciado

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nos municípios da Grande Vitória que terão o segundo turno vão começar em datas diferentes. A primeira cidade a retomar o horário eleitoral é Vila Velha, seguida por Cariacica e Vitória. Serra ainda não definiu o início da propaganda. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a retomada da propaganda eleitoral pode variar entre municípios, respeitando o prazo limite, que este ano é o dia 15 de outubro.

Em acordo com os partidos, ficou definido que a propaganda eleitoral no rádio e na televisão em Vila Velha começa neste sábado (8). Em Cariacica a propaganda no rádio começa na próxima segunda (10). Em Vitória os partidos optaram por iniciar a propaganda eleitoral no dia 15. Na Serra, ainda não havia definição de data, pelo menos até à noite desta terça-feira (4).

A chefe do 52º Cartório Eleitoral de Vitória, Giane Medeiros, destaca que nesta quinta-feira (6) haverá uma reunião com os partidos que estão no segundo turno da Capital para definir os detalhes da propaganda eleitoral. “Essa reunião vai definir qual emissora vai gerar a propaganda e qual emissora vai montar”, disse.

TEMPO DE PROPAGANDA

De acordo com o advogado especialista em Direito Eleitoral, Danilo Araújo Carneiro, as regras para a propaganda eleitoral gratuita do segundo turno são as mesmas do primeiro turno, com exceção do tempo. Serão dois blocos de 20 minutos e cada candidato terá 10 minutos. “O tempo é dividido pela metade para não gerar nenhuma vantagem para o candidato.

A propaganda eleitoral será veiculada diariamente, inclusive no domingo, até 28 de outubro, dois dias antes da votação. No rádio ela será transmitida às 7 horas e ao meio-dia. Na televisão será às 13 horas e às 20h30. Também haverá 70 minutos de inserção na programação ao longo do dia.

Ver comentários