Notícia

"Super-heróis" vão ao Hemoes e mostram que doar sangue é ato heroico

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos

Super-heróis doando sangue no Hemocentro em Vitória
Super-heróis doando sangue no Hemocentro em Vitória
Foto: Marcelo Prest

O doador de sangue é um verdadeiro herói. Por isso, o Hemocentro Estadual, em Maruípe, contou com a ajuda, e o incentivo, de doadores mais que especiais nesta quinta-feira (23). Voluntários fantasiados de Batman, Robin, Batgirl e Flash foram doar sangue na instituição e marcam presença no Hemoes para também mostrar aos capixabas a importância da doação. Esse chamado acontece em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado sábado (25).

O administrador Luís Carlos, ou melhor o Batman, é um dos idealizadores da campanha e diz que apenas uma a doação pode ser a diferença para salvar até quatro vidas.

"É um ato de solidariedade, uma demonstração de amor ao próximo. Todos aqueles que estão aqui doando são super-heróis porque estão salvando vidas. Uma doação pode salvar até quatro vidas", comentou o administrador.

Estudante de pedagogia,  Joenia Teixeira foi vestida de Batgirl. Ela, que é casada com o Batman da campanha na vida real, foi incentivada por ele a participar da ação. A estudante é doadora há 15 anos. Cristã, ela diz que buscou na religião um dos motivos para ser doadora.

"Levando para o lado espiritual, Jesus doou todo o seu sangue na cruz para salvar a humanidade. Ele é o herói dos heróis. Como nós já trabalhamos com eventos, surgiu a ideia. Nós temos a missão de super-herói na Terra. Então, vamos fazer essa ação de doar sangue e salvar outras pessoas, incentivando as pessoas a também fazerem isso", disse.

E o incentivo nunca é demais, principalmente, nesse período de ano. Com a chegada das festas, o banco de sangue no hemocentro apresenta uma queda drástica, como alerta o diretor-geral do Hemoes, Marcus Vinicius Coelho.

"Chega o período de festas, verão. Muita gente está passeando e não comparece aqui no Hemocentro. A gente pede que essas pessoas que são doadoras que continuem comparecendo. Para quem ainda não é doador, fica aberto o convite: o Hemoes aqui em Maruípe fica aberto de segunda a sábado até 18h para cadastro", alertou.

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Ver comentários