Carnaval de Vitória: mais de 100 câmeras farão monitoramento do Centro

Quem explica como será o esquema de fiscalização é o secretário de Segurança Urbana, Amarilio Boni

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 08/02/2024 às 10h46
Bloco Regional da Nair desfilando na Avenida Beira Mar, no Centro de Vitória, durante o carnaval 2018
Bloco Regional da Nair desfilando na Avenida Beira Mar, no Centro de Vitória, durante o carnaval 2018. Crédito: Bernardo Coutinho

A folia está prestes a começar na Grande Vitória e, para garantir a segurança dos frequentadores e foliões da Capital, a Prefeitura preparou um sistema de monitoramento com 101 câmeras em pontos diferentes da cidade. Os equipamentos foram alocados no Centro e na região do Sambão do Povo, por onde os blocos irão circular. Em entrevista à CBN Vitória, o Secretário de Segurança Urbana Amarilio Boni explica como funcionará o patrulhamento. Ouça a conversa completa!

Com mais de 20 blocos regularizados para desfilar em fevereiro aqui na Capital, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória montou um planejamento estratégico para que os foliões possam aproveitar ao máximo e em segurança. Só no Centro de Vitória, região onde estarão a maioria dos blocos, são mais de 100 câmeras urbanas e patrimoniais espalhadas.

Ao todo, são 101 câmeras com operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Guarda de Vitória, sendo 55 instaladas na região do Centro, onde irão circular a maior parte dos blocos, e mais 49 no Sambão do Povo, onde estão previstos shows após o encerramento dos blocos, no domingo e segunda-feira.

POSTO DE COMANDO

Um Posto de Comando Integrado será montado na Praça Costa Pereira para abrigar esses equipamentos e operadores, além de centralizar as tomadas de decisões da Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar e servir de base de apoio para as equipes atuantes.

A Guarda Civil Municipal de Vitória contará com cerca de 380 agentes distribuídos estrategicamente na cidade para realizar as rondas de forma alinhada com a Polícia Militar.