Idosos poderão participar de teste de vacina do Butantan contra a gripe no ES

Ouça detalhes na entrevista com a médica infectologista, Ana Paula Burian

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 05/05/2026 às 10h36
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe. Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Butantan deu início à segunda fase de recrutamento de voluntários para o ensaio clínico da vacina adjuvada contra gripe em pessoas de 60 anos ou mais. Poderão participar moradores de nove estados brasileiros, entre eles o Espírito Santo. A nova vacina possui uma substância adicionada à sua composição com o objetivo de aumentar a proteção contra a gripe em idosos, que naturalmente possuem imunidade reduzida e são mais suscetíveis as complicações da doença. Quem explica sobre como vai funcionar o teste é a médica infectologista e coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, Ana Paula Burian. 

NOVA VACINA

Essa é uma demanda do Ministério da Saúde para o Butantan. O Butantan já produz todas as vacinas de gripe que o SUS usa, o objetivo é desenvolver uma dose adjuvante que seja tão boa quanto a que está disponível no mercado privado. 

COMO VAI FUNCIONAR

- metade dos pacientes tomam a vacina adjuvantada

- a outra metade toma a vacina de alta dose disponível no particular

- os pacientes serão acompanhados por seis meses.

- o sangue é colhido em três períodos: antes da vacina; 21 dias após a dose; 6 meses após a imunização

O IDOSO NÃO PODE PARTICIPAR SE...

- tiver recebido vacina contra a gripe nos últimos 180 dias

- fizer uso de medicamentos que reduzem a imunidade

- tiver sido internado nos últimos 90 dias

- tiver realizado transfusão de sangue ou imunoglobulinas recentemente

- possuir doença que baixa a imunidade (doenças autoimunes, hiv..)

- tiver histórico de câncer nos últimos 5 anos

COMO PARTICIPAR

Para participar do teste, tem que entrar em contato com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais pelos telefone (27) 21250202 e (27) 997059378