CBN e a Política

CBN e a Política

Letícia Gonçalves


A jornalista Letícia Gonçalves traz notícias, opiniões, e bastidores da política capixaba e nacional

Últimos Áudios

Partidos da base do governo no ES se unem por candidatura única em Vitória
CBN e a Política

22/05/2024 - Partidos da base do governo no ES se unem por candidatura única em Vitória

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia que seis legendas que atualmente integram a base aliada do governo do Estado se reuniram na terça-feira (21), em Vitória, com a expectativa de decidir que nome representará o bloco partidário na disputa pelo comando da Prefeitura de Vitória nas eleições municipais deste ano. Na mesma reunião, ficou definido que a chapa majoritária, que terá apoio integral dos partidos aliados do governo, surgirá a partir da escolha entre dois nomes: o do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) e de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB/Cidadania), ex-prefeito de Vitória. Um desses dois pré-candidatos terá o nome referendado pelo bloco partidário mais alinhado ao centro. Ouça a conversa completa!

Casagrande sobre reajuste: "O servidor tem que fazer uma análise mais justa"
CBN e a Política

07/05/2024 - Casagrande sobre reajuste: "O servidor tem que fazer uma análise mais justa"

Sindicalistas, representantes de servidores públicos do Executivo estadual, receberam mal o anúncio de reajuste salarial linear (para todas as categorias) de 4,5%, feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) no último dia 26. O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) e outras entidades, como o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindilegis) realizaram uma assembleia geral, em tom de protesto, em frente ao Palácio Anchieta na manhã desta segunda-feira (6). Para eles, o percentual a ser aplicado deveria ser de ao menos 14,38%, o correspondente à "recomposição das perdas acumuladas (com a inflação) somente no governo Casagrande", conforme consta em comunicado do Sindipúblicos. A tendência é que outros Poderes e instituições copiem o índice apresentado pelo governador. O Tribunal de Contas (TCES), por exemplo, já enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa que prevê a concessão da mesma alíquota aos servidores da Corte de contas. A pressão aumenta em ano eleitoral, apesar de a disputa, em 2024, ser para os cargos de prefeito e vereador. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Estados decidirem sobre armas de fogo? Secretário do ES é contra
CBN e a Política

30/04/2024 - Estados decidirem sobre armas de fogo? Secretário do ES é contra

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia que na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, com 34 votos favoráveis e 30 contrários, um projeto de lei complementar que autoriza os estados e o Distrito Federal a legislarem sobre posse e porte de armas de fogo para a população em geral, para "defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras". Assim, os deputados estaduais do Espírito Santo, por exemplo, ficariam responsáveis por aprovar uma lei que regulamentaria a posse e o porte de armas de fogo para os habitantes do território capixaba. Essa lei trataria das regras para a concessão das autorizações e da forma como os pedidos tramitariam no Poder Executivo. Mas a iniciativa já provoca reações. O secretário estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, Eugênio Ricas, delegado licenciado da Polícia Federal, é contrário ao projeto. "(Se entrar em vigor), passa a tratar um tema eminentemente técnico de forma ideológica. O estado que tem viés mais armamentista vai liberar (a posse e o porte) e o que não tem vai travar", afirmou Ricas à coluna, nesta segunda-feira (29). Ouça a conversa completa!

Político do ES acusado de chantagear indiano vira réu e deixa a prisão
CBN e a Política

23/04/2024 - Político do ES acusado de chantagear indiano vira réu e deixa a prisão

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia que após três meses em prisão preventiva, o veterinário Thiago Oliveira do Nascimento, acusado de extorquir dinheiro de um empresário indiano, deixou a cadeia. Antes de ser alvo da Operação Criptovet, Nascimento estava em ascensão no PL de Vila Velha. Filiado à sigla desde outubro de 2023, chegou a ser considerado por atores políticos da cidade como o provável candidato do partido à prefeitura, ou quem sabe uma peça-chave para ocupar a vaga de vice.

Neucimar Fraga: 'Sou pré-candidato a prefeito de Vila Velha'
CBN e a Política

09/04/2024 - Neucimar Fraga: 'Sou pré-candidato a prefeito de Vila Velha'

O ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PP) afirmou, na última sexta-feira (5), que vai disputar mais uma vez a prefeitura da cidade. Neucimar é o presidente municipal do PP e, de acordo com ele, a instância partidária decidiu não apoiar nem o atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), nem Coronel Ramalho (PL). O próprio Neucimar, recentemente, defendeu que Ramalho ingressasse no PP. Agora, está disposto a concorrer contra ele. “Ele (Ramalho) é um bom quadro, mas eu também sou. Vou poder contribuir com o debate”, avaliou o ex-prefeito. Os detalhes você confere na análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Câmara de Vitória arquiva processo contra Armandinho Fontoura
CBN e a Política

03/04/2024 - Câmara de Vitória arquiva processo contra Armandinho Fontoura

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação que por 11 votos a 2, a Câmara de Vitória decidiu, na quarta-feira (3), arquivar o processo de cassação contra o vereador Armandinho Fontoura (sem partido). Não foi uma decisão de mérito, ou seja, os vereadores não decidiram se o colega deveria ou não perder o mandato, apenas entenderam que a Corregedoria da Casa perdeu o prazo para definir o destino do parlamentar. Parecer da Procuradoria da Câmara datado de terça-feira (2) concluiu que a representação contra Armandinho deveria ter sido julgada em até 90 dias após a notificação do vereador. Passaram-se 10 meses e 23 dias e, até agora, nada. O vereador continua afastado do mandato por decisão judicial, mas livrou-se de um problemão na Câmara. Apenas Karla Coser (PT), que foi relatora do processo de cassação, e André Moreira (PSOL) votaram contra o arquivamento. O presidente da Câmara, Leandro Piquet (PP), absteve-se, como determina o regimento interno. A decisão de arquivamento foi dele, seguindo o parecer da Procuradoria, e, depois, confirmada pelo plenário. Chico Hosken (Podemos), que ocupa como suplente a vaga de Armandinho, não votou. Karla considerou que a decisão da Casa foi política e renunciou à função de corregedora. Ouça a conversa completa!

Casagrande e a "escolha óbvia" para o Ministério Público do ES
CBN e a Política

02/04/2024 - Casagrande e a "escolha óbvia" para o Ministério Público do ES

A partir do dia 2 de maio, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) vai ser chefiado, institucionalmente, pelo promotor de Justiça Francisco Berdeal. Ele ficou em segundo lugar na lista tríplice eleita pelos membros do MP e foi escolhido, na última quinta-feira (28), para ser o novo procurador-geral de Justiça pelo governador Renato Casagrande (PSB). No páreo, também estavam os promotores Pedro Ivo de Sousa, o mais votado, e Maria Clara Mendonça Perim. Na prática, a soma dos votos dos dois, que fazem oposição à atual gestão, mas são de grupos diferentes, superou os destinados a Berdeal. Este, por sua vez, foi apoiado pela atual procuradora-geral, Luciana Andrade, era o candidato da situação. Isso quer dizer que o novo chefe do MPES vai começar a gestão sabendo que a maior parte dos promotores e procuradores de Justiça, se tivesse a palavra final, preferiria um nome diferente do dele e, mais que isso, que não representasse a continuidade da administração. O mesmo grupo comandava o MPES havia, ao menos, 12 anos. Em 2024, entretanto, houve uma divisão. O ex-procurador-geral de Justiça Eder Pontes, hoje desembargador do Tribunal de Justiça (TJES), endossou, nos bastidores, o nome do promotor Danilo Raposo na corrida, enquanto Luciana Andrade apoiou Berdeal. Os detalhes deste cenário você ouve na análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Eleição em Vila Velha: uma disputa sobre quem é mais "de direita"?
CBN e a Política

27/03/2024 - Eleição em Vila Velha: uma disputa sobre quem é mais "de direita"?

Nesta edição do CBN e a Política, com a comentarista Letícia Gonçalves, o destaque é a movimentação eleitoral em Vila Velha. "Quando estava prestes a se filiar ao PL, partido do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, o ex-secretário estadual de Segurança Pública Alexandre Ramalho afirmou à coluna da jornalista que nunca escondeu a admiração pelo capitão reformado do Exército. Esconder ele não escondeu, mas, enquanto estava no governo Renato Casagrande (PSB), o coronel da reserva da Polícia Militar era bem mais discreto quanto a tal afeição. Fora do governo Casagrande desde 1º de fevereiro e filiado ao PL desde o último dia 19, o coronel da reserva da PM adotou a cartilha bolsonarista tim-tim-por-tim-tim. Não é apenas devido à liberade proporcionada por não ser mais secretário. É uma clara estratégia eleitoral. Desta forma, ele tenta superar o atual prefeito, Arnaldinho Borgo, seu ex-colega de partido e principal adversário. Aliados de Arnaldinho, por sua vez, em conversas com a coluna, destacam que o prefeito é de centro-direita, foi do Exército, "gosta de arma e tem arma". O fetiche por armas de fogo é um elemento corriqueiro entre bolsonaristas", expllica a comentarista. Ouça a conversa completa!

Entenda as movimentações: possíveis vices de Pazolini e Arnaldinho trocam de partido
CBN e a Política

26/03/2024 - Entenda as movimentações: possíveis vices de Pazolini e Arnaldinho trocam de partido

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação que os nomes dos que vão ocupar o lugar de vice nas chapas do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), ainda não estão definidos. Mas dois vereadores já são considerados os possíveis companheiros deles na disputa de 2024. Recentes movimentações do presidente da Câmara da Capital, Leandro Piquet, e do chefe do Legislativo canela-verde, Bruno Lorenzutti, dão as pistas.

Coronel Ramalho se filia ao PL para disputar a Prefeitura de Vila Velha
CBN e a Política

20/03/2024 - Coronel Ramalho se filia ao PL para disputar a Prefeitura de Vila Velha

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a candidatura do Coronel Alexandre Ramalho. Nesta terça (19), o ex-secretário de Segurança Pública do Espírito Santo se filiou ao Partido Liberal (PL), mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a filiação, o Coronel torna-se pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha. Ouça a conversa completa!

Vidigal e Audifax, antigos adversários, podem voltar a dialogar
CBN e a Política

19/03/2024 - Vidigal e Audifax, antigos adversários, podem voltar a dialogar

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque as movimentações pré-eleitorais que movimentaram o município da Serra nos últimos dias. No quarto mandato não consecutivo como prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) poderia tentar a reeleição em 2024. Mas decidiu lançar o próprio chefe de gabinete, Weverson Meireles, para disputar o comando do Executivo municipal. Meireles é também o presidente estadual do PDT. Jovem, ele nunca concorreu a um cargo eletivo. O lançamento da pré-candidatura de Weverson Meireles ocorreu neste sábado (16) em um cerimonial em Jardim Limoeiro. Ao lançar, no sábado (16), a pré-candidatura de Weverson Meireles (PDT) a prefeito da Serra, o atual chefe do Executivo, Sérgio Vidigal (PDT), mencionou diversas vezes que não pode haver "retrocesso" na cidade. Outra expressão recorrente foi "renovação com qualificação". Para evitar tal "retrocesso", Vidigal está disposto até a conversar com Audifax. O ex-prefeito já foi pupilo e aliado do pedetista, mas os dois romperam e protagonizam a disputa política na Serra há anos. Na segunda-feira (18), Audifax Barcellos (PP), ex-prefeito da cidade, em nota oficial enviada à coluna da jornalista Letícia Gonçalves respondeu. Primeiro, o ex-prefeito prestou solidariedade à primeira-dama da Serra: "Que Deus abençoe e Sueli tenha uma pronta recuperação". E se dispôs a dialogar com Sérgio Vidigal. "Também me coloco à disposição do prefeito Sérgio Vidigal para dialogar sobre os desafios atuais e futuros de nossa cidade", afirmou Audifax, na nota. Ouça a conversa completa!

Eleições 2024 em Vitória: Luiz Paulo entra de vez na pré-campanha; Majeski se filia ao PDT
CBN e a Política

13/03/2024 - Eleições 2024 em Vitória: Luiz Paulo entra de vez na pré-campanha; Majeski se filia ao PDT

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz as recentes movimentações rumo às eleições de 2024 em Vitória. Ela explica, por exemplo, que o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) entrou de vez na corrida pela prefeitura de Vitória e lançou um vídeo apresentando-se como pré-candidato. "Há tempos ele é tratado assim pela imprensa. As movimentações do tucano já indicavam que Luiz Paulo seria o nome escolhido pelo partido para disputar", explica. De acordo com o presidente estadual do partido, Vandinho Leite, o ex-prefeito tem o apoio da direção estadual e nacional da sigla. A Executiva municipal é presidida pelo próprio Luiz Paulo. O deputado estadual Mazinho dos Anjos seria outro possível pré-candidato a prefeito de Vitória pelo PSDB, mas, conforme a coluna apurou, ele deve apoiar Luiz Paulo e coordenar a formação de chapa de candidatos a vereador. Também pré-candidato a prefeito de Vitória, o ex-deputado estadual Sergio Majeski filiou-se ao PDT na última semana. Ele saiu do PSDB já que, lá, não teria espaço para concorrer. O ato de filiação do novo pedetista ocorreu na Câmara de Vitória e foi marcado pela presença dos agora principais aliados do ex-deputado: o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, o presidente estadual do partido, Weverson Meireles, o presidente municipal do PDT, Júnior Fialho, e outra pessoa, que não pertence à legenda, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos). Ouça a conversa completa!

Capitão Assumção: os bastidores da votação sobre prisão do deputado do ES
CBN e a Política

06/03/2024 - Capitão Assumção: os bastidores da votação sobre prisão do deputado do ES

Apenas quatro deputados estaduais votaram, nesta quarta-feira (6), para manter a prisão preventiva do deputado estadual Capitão Assumção (PL). Ele foi preso, preventivamente, em 28 de fevereiro, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por descumprir ordem do próprio Supremo. Assim como o ex-deputado Carlos Von, Assumção, desde dezembro de 2022, tem que usar tornozeleira eletrônica e não fazer publicações em redes sociais. A última determinação não foi cumprida pelo deputado do PL. De acordo com a Constituição Estadual, parlamentares somente podem ser presos em flagrante de crime inafiançável e, ainda assim, a Assembleia Legislativa tem que ser notificada em até 24h e deliberar se a prisão deve ser mantida ou revogada. Dos 29 deputados presentes, apenas quatro se manifestaram contra a revogação, e a favor da manutenção da prisão: Iriny Lopes (PT), Camila Valadão (PSOL), Tyago Hoffmann (PSB) e João Coser (PT). Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Davi Diniz é o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo
CBN e a Política

05/03/2024 - Davi Diniz é o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves repercute a escolha pelo secretário de Estado da Casa Civil, Davi Diniz, para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). A escolha foi feita em votação secreta na tarde desta segunda (4), na Assembleia Legislativa. Único candidato na disputa, Diniz agora ocupa a vaga deixada pela aposentadoria Sérgio Borges. Ouça a conversa completa!

Como são escolhidos os conselheiros do Tribunal de Contas do ES?
CBN e a Política

28/02/2024 - Como são escolhidos os conselheiros do Tribunal de Contas do ES?

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves explica como é feita a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Espírito Santo.Ouça a conversa completa!

Disputa por vaga de conselheiro do TCES chega à reta final e há um favorito
CBN e a Política

27/02/2024 - Disputa por vaga de conselheiro do TCES chega à reta final e há um favorito

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves comenta a movimentação dos deputados estaduais que escolherão quem vai ficar com a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo. A vaga surgiu pela aposentadoria de Sérgio Borges e o favorito a ocupar a cadeira é o secretário da Casa Civil do governador Renato Casagrande, Davi Diniz. Ouça a conversa completa!

Podemos x Republicanos: a candidatura de Ramalho em Vitória ou Vila Velha
CBN e a Política

20/02/2024 - Podemos x Republicanos: a candidatura de Ramalho em Vitória ou Vila Velha

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves analisa a possível candidatura do Coronel Ramalho em Vitória ou Vila Velha e as estratégias por trás dos partidos Podemos e Republicanos para garantir o poder nos dois municípios. Ouça a conversa completa e entenda!

Pela primeira vez, só mulheres vão disputar vaga no TJES
CBN e a Política

15/02/2024 - Pela primeira vez, só mulheres vão disputar vaga no TJES

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves fala da disputa pela vaga de Jaime Ferreira Abreu no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Com a aposentadoria de Jaime, a vaga do TJES será aberta para preenchimento pelo critério de merecimento. Desta vez, apenas mulheres poderão concorrer. Ouça a conversa completa e entenda!

A ligação entre major alvo da PF no ES e argentino estrategista de Milei
CBN e a Política

13/02/2024 - A ligação entre major alvo da PF no ES e argentino estrategista de Milei

Nesta edição de CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves repercute a ligação entre o major Ângelo Martins Denicoli, alvo da operação "Tempus Veritatis" Polícia Federal no Espírito Santo, e o estrategista do presidente argentino Javier Milei, Fernando Cerimedo. Ouça a conversa completa e entenda!

Sai Ramalho, entra Ricas: o que muda na secretaria de Segurança do ES
CBN e a Política

07/02/2024 - Sai Ramalho, entra Ricas: o que muda na secretaria de Segurança do ES

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves analisa a saída do coronel Alexandre Ramalho e o anúncio do superintendente Eugênio Ricas como secretário de Estado de Segurança Pública. Ouça a conversa completa!

Na Assembleia, cresce movimento para emplacar deputado no TCES
CBN e a Política

06/02/2024 - Na Assembleia, cresce movimento para emplacar deputado no TCES

Nesta edição de “CBN e a Política”, a comentarista Letícia Gonçalves traz como tema a movimentação na Assembleia Legislativa do Estado para emplacar um deputado no Tribunal de Contas. Na última segunda (5), a abertura do ano legislativo foi precedida por um almoço entre os parlamentares que, na ocasião, comentaram quem é o favorito para ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Sérgio Borges. Ouça a conversa completa!

Visando as eleições de 2024, PSDB se movimenta no ES
CBN e a Política

31/01/2024 - Visando as eleições de 2024, PSDB se movimenta no ES

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves detalha as movimentações do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) diante das eleições 2024. Atual vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço perdeu força, segundo a colunista. Ex-deputado estadual do ES, Sergio Majeski também está de saída, mas o partido pretende lançar o nome de Luiz Paulo à candidatura da Prefeitura Municipal de Vitória. Ouça a conversa completa e entenda!

Granadas, armas, "aparelho hacker": o que foi encontrado com político do PL no ES
CBN e a Política

30/01/2024 - Granadas, armas, "aparelho hacker": o que foi encontrado com político do PL no ES

O veterinário e político capixaba Thiago Oliveira do Nascimento é investigado e suspeito de praticar extorsão, coação e ameaça contra milionário indiano. Nascimento é filiado ao PL desde outubro, foi candidato a deputado estadual pela Rede em 2022 e teve a prisão temporária prorrogada. Entenda os meandros desse caso, na edição do CBN e a Política, com a comentarista Letícia GonçalvesConfira em detalhes.

Pré-candidato do PL no ES é preso acusado de chantagear milionário indiano
CBN e a Política

24/01/2024 - Pré-candidato do PL no ES é preso acusado de chantagear milionário indiano

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a prisão do pré-candidato do PL no Espírito Santo, Thiago Oliveira. Na última terça (23), o veterinário foi preso em uma ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O jovem é alvo de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) pelos crimes de extorsão e lavagem de dinheiro. Ouça a conversa completa!

O que está em jogo na eleição para a chefia do Ministério Público do ES
CBN e a Política

23/01/2024 - O que está em jogo na eleição para a chefia do Ministério Público do ES

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia que até o próximo dia 29, promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) podem se inscrever como candidatos à eleição da lista tríplice da qual vai sair o novo procurador ou procuradora-geral de Justiça. "O que está em jogo não é apenas uma queda de braço entre grupos políticos do próprio MPES, embora esse seja um dos principais ingredientes da disputa. Cabe ao chefe do Ministério Público, a ser escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB) entre os nomes da lista, definir como a instituição deve se posicionar nos próximos dois anos". A eleição vai ser realizada no dia 22 de março. Após a escolha de Casagrande, a posse do novo procurador ou procuradora-geral de Justiça vai ocorrer no dia 2 de maio. O mandato é de dois anos. Cabe à Procuradoria-Geral de Justiça, por exemplo, administrar um orçamento de R$ 527.128.835 em 2024 e denunciar deputados estaduais ao Tribunal de Justiça (TJES) em casos criminais. Nos bastidores, a corrida começou faz tempo e envolve ataques apócrifos, interferências externas, afastamento entre aliados históricos e, por vezes, um debate legítimo sobre o futuro do MPES. Um grupo é hegemônico lá há anos. A atual procuradora-geral, Luciana Andrade, está no segundo mandato consecutivo e, assim, não pode tentar a reeleição. Nos bastidores, o candidato apoiado por ela é o atual secretário-geral do MPES, o promotor Francisco Martínez Berdeal. Na alta cúpula, outros vão se inscrever, como o promotor Danilo Raposo Lírio, chefe de apoio ao gabinete da procuradora-geral. Ele, porém, embora isso não seja admitido publicamente, conta com o endosso do ex-procurador-geral Eder Pontes, hoje desembargador do TJES. Pontes e Andrade são aliados, mas se afastaram justamente devido à disputa pela PGJ, uma vez que têm candidatos distintos. Ainda entre os membros da administração superior, o subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, é um nome constante nas eleições de listas tríplices. No campo da oposição, estão o promotor Pedro Ivo de Sousa, ex-presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), e a promotora Maria Clara Mendonça Perim, da 13ª Promotoria Cível da Serra. Os promotores Lidson Fausto da Silva e Marcello Queiroz são outros possíveis candidatos. A coluna tentou contato com todos eles. Ouça a conversa completa!

Os altos e baixos do governo Casagrande em 2023
CBN e a Política

17/01/2024 - Os altos e baixos do governo Casagrande em 2023

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves apresenta uma retrospectiva do governo de Renato Casagrande. O ano de 2023 foi o primeiro do terceiro mandato do socialista que tenta se equilibrar entre as forças conservadoras e progressistas do estado e entregar obras e serviços que sirvam como legado. Ouça a conversa completa!

Disputa por vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do ES pode ter reviravolta
CBN e a Política

16/01/2024 - Disputa por vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do ES pode ter reviravolta

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves aborda a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) que cabe à Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais escolherão quem será o substituto de Sérgio Borges que se aposentou o cargo no último dia 8. Na mesma data, o presidente da Corte, Domingos Taufner, comunicou oficialmente à Assembleia que há a vaga e, agora, os deputados escolherão o substituto por votação secreta. Quem ficar com a cadeira, vai desempenhar, até os 75 anos de idade, funções como votar e relatar processos referentes a gastos públicos em municípios e no estado. A vaga é da Assembleia, mas a Casa pode ou não escolher um de seus parlamentares para o cargo. Ouça a explicação completa.

O deputado federal do ES que não discursou nem uma vez em 2023
CBN e a Política

10/01/2024 - O deputado federal do ES que não discursou nem uma vez em 2023

Nesta edição de "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves faz uma retrospectiva do comportamento dos deputados federais, em 2023, na Câmara dos Deputados. Uma das curiosidades levantadas pela jornalista é que um dos dez parlamentares que representam o Espírito Santo não fez nem um único discurso em 2023. O que também chama atenção, segundo a colunista, é que, ainda que não tenha proferido nenhuma palavra, Amaro Neto compareceu a todas as sessões plenárias dos últimos doze meses. "A Câmara dos Deputados é um parlamento e não se chama parlamento à toa. A etimologia, a origem da palavra vem de "parlar" que é falar. Então, teoricamente, quem faz parte dos parlamentos, fala, faz discursos", explicou Letícia. Ouça a conversa completa!

As cicatrizes do 8 de janeiro no Brasil e no ES, um ano depois
CBN e a Política

09/01/2024 - As cicatrizes do 8 de janeiro no Brasil e no ES, um ano depois

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 89% dos brasileiros condenam os atos golpistas realizados há um ano, em 8 de janeiro de 2023. É tentador avaliar, considerando o percentual expressivo, que temos um povo democrata, que rechaça tentativas de tomada de poder à força e que aposta na resolução pacífica de conflitos político-ideológicos. Podem me chamar de cética, mas creio que o repúdio à invasão das sedes dos Três Poderes deu-se mais pelas cenas de vandalismo — janelas e objetos quebrados — que por compaixão pela Constituição Federal. Os invasores do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional eram seguidores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), inconformados com o resultado das eleições de 2022. O fato de a democracia brasileira ter sido restaurada, ou instaurada, apenas a partir de 1985, após o fim da ditadura militar, é um dos motivos pelos quais a própria ideia de democracia como marco civilizatório ainda "não pegou" em algumas camadas da sociedade. No Espírito Santo, onde o bolsonarismo é bastante popular, uma cena já no final de 2023 mostrou que, ao menos para um grupo mais radical, ou irresponsável, nada mudou. Em evento protagonizado pelo próprio Bolsonaro, homenageado na Assembleia Legislativa, em Vitória, no dia 10 de novembro, o ensinamento à plateia foi de que quem não é "de direita" não é adversário e sim "inimigo". Este é o tema em destaque nesta edição do CBN e a Política, com a comentarista Letícia GonçalvesOuça a conversa completa!

Os deputados federais do ES mais presentes às sessões da Câmara dos Deputados
CBN e a Política

03/01/2024 - Os deputados federais do ES mais presentes às sessões da Câmara dos Deputados

Nesta edição de “CBN e a Política”, a comentarista Letícia Gonçalves fala quais os deputados federais do ES mais presentes às sessões da Câmara dos Deputados. Ouça a conversa completa e descubra!

Ao admitir que bebeu, Lucas Polese apresenta prova que Corregedoria não achou
CBN e a Política

02/01/2024 - Ao admitir que bebeu, Lucas Polese apresenta prova que Corregedoria não achou

Nesta edição de CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves volta a repercutir o caso do deputado estadual Lucas Polese (PL). Em maio de 2023, o parlamentar foi multado após se recusar a fazer o teste do bafômetro. Na ocasião, ele dirigia um carro oficial da Assembleia Legislativa do Estado. Alguns meses depois, no dia 27 de dezembro, Polese abriu uma transmissão ao vivo em suas redes sociais e admitiu que tinha ingerido bebida alcoólica. Ainda assim, a Corregedoria da Casa arquivou um procedimento contra o deputado por falta de provas. Ouça a conversa completa!

Salário do governador do ES vai aumentar para "encerrar assunto" sobre teto
CBN e a Política

27/12/2023 - Salário do governador do ES vai aumentar para "encerrar assunto" sobre teto

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque que os salários do governador Renato Casagrande (PSB) e do vice, Ricardo Ferraço (MDB), vão aumentar, de novo. Um projeto de lei de autoria do líder do governo na Assembleia Legislativa, Dary Pagung (PSB), e do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) foi aprovado pela Casa e conta com o aval de Casagrande. De acordo com o texto, em 2024, o subsídio do governador passa de R$ 30,9 mil brutos para R$ 33 mil. Em 2025, vai para R$ 34, 7 mil. Formalmente, a medida foi adotada para equiparar o salário do chefe do Executivo ao dos deputados estaduais. Mas há mais em jogo. De acordo com o próprio Casagrande, em entrevista à CBN Vitória nesta quarta-feira (27), o objetivo foi elevar o valor do teto salarial dos servidores estaduais e encerrar uma discussão na Assembleia. "Já sancionei (o projeto de lei)", contou. Ouça a conversa completa!

Os prefeitos das cidades da Grande Vitória e a reeleição
CBN e a Política

26/12/2023 - Os prefeitos das cidades da Grande Vitória e a reeleição

Vamos falar nesta terça-feira (26) sobre o destino de Arnaldinho Borgo (Podemos), de Vila Velha; Euclério Sampaio (MDB), de Cariacica; Lorenzo Pazolini (Republicanos), de Vitória, e Wanderson Bueno (Podemos), de Viana, em relação às eleições municipais em 2024. Como fica a reeleição para cada um deles. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

13° de auxílio alimentação: presidente da Assembleia justifica benefício porque "economizou"
CBN e a Política

20/12/2023 - 13° de auxílio alimentação: presidente da Assembleia justifica benefício porque "economizou"

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia que servidores e deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo receberam R$ 1,8 mil extras. Trata-se do 13º do auxílio-alimentação. Os funcionários já faziam jus ao benefício, mensalmente e, em abril deste ano, a Casa decidiu estender o auxílio aos parlamentares. Recentemente, uma resolução aprovada pelo plenário determinou que o auxílio deve ser pago aos parlamentares nos mesmos moldes do que é feito em relação aos servidores. Isso significa que os deputados não vão ter mais que solicitar para poder receber o benefício, vai ser automático, como é para os funcionários. Mas a resolução tem ainda outro efeito. A Mesa Diretora da Assembleia decidiu pagar o 13º do auxílio. Se isso vale para os servidores, vale também para os deputados. Ouça a conversa completa!

O que o TJES vai fazer com prédio comprado por R$ 60 milhões
CBN e a Política

13/12/2023 - O que o TJES vai fazer com prédio comprado por R$ 60 milhões

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) ainda não definiu o novo endereço do Fórum Criminal de Vitória, mas, como a coluna mostrou, um prédio na Avenida Fernando Ferrari, em frente à Ufes, é a opção estudada. Enquanto isso, entre 2022 e 2023, o Tribunal comprou outro imóvel. Trata-se do Edifício Greenwich Tower, de 12 andares, localizado perto da sede do Judiciário estadual.  A coluna da jornalista apura essa aquisição desde a semana passada. Na tarde da última segunda-feira (11), o TJES confirmou a compra e o valor: R$ 60 milhões. O dinheiro saiu do Fundo Especial do Poder Judiciário (Funepj). O fundo é abastecido, entre outros recursos, com parte do valor das taxas que as pessoas pagam aos cartórios, ao registrar um apartamento, por exemplo. O Funepj não conta com transferências do Tesouro estadual. Oito pavimentos do Greenwich pertenciam à Fundação dos Economiários Federais (Funcef), pelos quais o TJES pagou R$ 37 milhões, por meio de contratação direta, sem licitação. Os outros quatro pavimentos eram da empresa capixaba GWA. Para adquirir essa parte, houve desapropriação, no valor de R$ 23 milhões. Ouça a conversa completa!

Quem mais vai ganhar com o fim do pedágio na Terceira Ponte?
CBN e a Política

12/12/2023 - Quem mais vai ganhar com o fim do pedágio na Terceira Ponte?

É óbvio que quem transita diariamente entre Vitória e Vila Velha pela Terceira Ponte vai ser imediatamente beneficiado pelo fim da cobrança de pedágio na via. O mesmo se pode dizer dos que utilizam a Rodovia do Sol, que liga Vila Velha a Guarapari. Se a qualidade das vias e dos serviços oferecidos, como a remoção de veículos com defeito, for mantida, o benefício torna-se perene. Mas outras pessoas têm a ganhar com a tarifa zero, anunciada na segunda-feira (11) pelo governador Renato Casagrande (PSB). Ao menos em tese. Para começar, o próprio governador. Ouça detalhes na participação da comentarista Letícia Gonçalves. 

Sérgio Meneguelli x Marcelo Santos: entenda treta entre deputados do ES
CBN e a Política

06/12/2023 - Sérgio Meneguelli x Marcelo Santos: entenda treta entre deputados do ES

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação que não era segredo que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo votaria, no último dia 27 de novembro, projeto de lei enviado pelo governador Renato Casagrande (PSB) que aumentaria a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 19,5%. Deputados de oposição, como Lucas Polese (PL), até haviam convocado a população, dias antes, via redes socais, para acompanhar a votação, a partir das 15h daquela segunda-feira. A coluna também avisou, antes da sessão, que a votação ocorreria, em regime de urgência e com votação simbólica, não nominal, como é de praxe e regimental quando se trata de projetos de lei. O deputado Sérgio Meneguelli (Republicanos), contudo, disse que foi surpreendido com a votação do texto. Bem na hora da apreciação do projeto, ele estava fora do plenário, apesar de ter registrado presença no painel eletrônico. Na votação simbólica, quem não se manifesta contra é considerado favorável. A proposta do governo foi aprovada com placar apertado: 14 a 13. Entre os votos favoráveis, foi computado o de Meneguelli, já que ele não pediu para registrar que era contra o projeto. O regimento interno da Casa prevê que, se um deputado tiver dúvida quanto ao resultado proclamado, "deverá pedir imediatamente a verificação de votação, que será, em qualquer hipótese, deferida". Meneguelli voltou ao plenário logo após a votação, mas não pediu verificação. No dia seguinte, enviou mensagens de áudio à coluna nas quais afirmou que saiu algumas vezes da sessão porque estava envolvido na organização do lançamento de um livro, sua autobiografia. Ouça a conversa completa!

Os personagens da movimentação política na Serra para 2024
CBN e a Política

05/12/2023 - Os personagens da movimentação política na Serra para 2024

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação de que não são apenas os  tradicionais políticos da Serra, como o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) e o atual chefe do Executivo municipal, Sérgio Vidigal (PDT), que se movimentam de olho nas eleições de 2024. O deputado estadual Pablo Muribeca saiu do Patriota — que se fundiu ao PTB, dando margem legal para a saída do parlamentar — para o Republicanos. Filiou-se à nova legenda no último dia 23. "Caricato e com um onipresente chapéu sobre a cabeça, Muribeca tem feito barulho, para o bem ou para o mal, nas sessões da Assembleia e fora do Legislativo", explica. Ouça a conversa completa!

Assembleia aprova projeto que aumenta ICMS para 19,5% no ES
CBN e a Política

28/11/2023 - Assembleia aprova projeto que aumenta ICMS para 19,5% no ES

Em votação apertada, o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 19,5% proposto pelo governo do Estado para minimizar os impactos com a reforma tributária no Espírito Santo foi aprovado na tarde desta segunda-feira (27) pela Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei 954/2023 foi enviado em regime de urgência para o Legislativo. Foi protocolado na última sexta-feira (24) e já entrou na pauta desta segunda. Isso ocorreu porque, para a medida passar a valer em 2024, precisava ser avaliada pelos deputados ainda em 2023.  Na defesa do projeto, o vice-líder do governo, deputado Tyago Hoffmann (PSB), destacou que, caso a alíquota não fosse alterada, o Estado perderia 30% da arrecadação tributária, o que paralisaria 100% dos investimentos e parte dos serviços custeados por essa arrecadação. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Moradores e empresários da Enseada do Suá são contra novo prédio do MPES
CBN e a Política

22/11/2023 - Moradores e empresários da Enseada do Suá são contra novo prédio do MPES

Após a coluna da jornalista Letícia Gonçalves revelar que o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) estuda construir uma nova sede na Enseada do Suá, em Vitória, a Associação de Moradores, Empresários e Investidores do bairro (Amei-ES) manifestou-se contrária à iniciativa. Uma tomada de preços realizada no ano passado para a contratação do projeto arquitetônico da sede já indicava que o novo endereço seria na Avenida Capitão João Brandão, 220, bem perto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Em nota enviada na tarde desta terça-feira (21), o MPES confirmou que é lá mesmo que a obra deve ser realizada. O terreno pertence ao Ministério Público. A atual sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Santa Helena, seria utilizada para abrigar "outras unidades de trabalho do próprio MPES, localizadas em Vitória, instaladas em imóveis diversos e, entre eles, vários alugados". Os estudos, ainda de acordo com a nota do MPES, "estão em fase inicial e ainda dependem de diversas avaliações de planejamento e orçamento". Ouça a conversa completa!

Racha no MPES: a disputa por poder e os possíveis candidatos à chefia
CBN e a Política

21/11/2023 - Racha no MPES: a disputa por poder e os possíveis candidatos à chefia

No início de outubro, a coluna revelou que o clima nos bastidores do Ministério Público Estadual (MPES) pegava fogo devido à disputa interna travada pelo comando da instituição. Desde então, já era patente que a atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, tem um candidato favorito à sucessão, e que o ex-procurador-geral e atual desembargador do Tribunal de Justiça (TJES) Eder Pontes tem outro. Andrade prefere o promotor Francisco Martinez Berdeal, atual secretário-geral do gabinete da chefe do MPES. Pontes, por sua vez, escolheu o também promotor Danilo Raposo Lírio, chefe de apoio ao gabinete da PGJ. Os dois ocupam espaços na administração superior da instituição. É que Luciana Andrade e Eder Pontes são, ou eram, do mesmo grupo político. A procuradora-geral já está no segundo mandato consecutivo e, assim, não pode tentar a reeleição. O ex-procurador-geral, embora hoje integre outro Poder, ainda quer influenciar os destinos do Ministério Público. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Justiça julga como legal portaria que limita atendimento jurídico dos advogados a detentos
CBN e a Política

14/11/2023 - Justiça julga como legal portaria que limita atendimento jurídico dos advogados a detentos

Uma portaria da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) publicada em maio deste ano causou controvérsia e o protesto de advogados no Espírito Santo. A ideia da Sejus é regulamentar a visita de advogados a internos do sistema prisional capixaba, por exemplo, ao estabelecer horários — das 7h às 20h em dias úteis. Agora, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) julgou como legal a portaria que limita o atendimento jurídico dos advogados a detentos. No entanto, suspendeu a restrição dos finais de semana, atendo ao pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Ramalho e as movimentações políticas para as eleições de 2024
CBN e a Política

08/11/2023 - Ramalho e as movimentações políticas para as eleições de 2024

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação de que o governador Renato Casagrande (PSB) e o coronel Alexandre Ramalho, atual secretário de Estado de Segurança Pública, tiveram uma conversa recentemente. A avaliação é que seria melhor Ramalho disputar a prefeitura de Vitória e não a prefeitura de Vila Velha. "Ramalho quer mesmo ser deputado federal, mas Casagrande não deve chamar nenhum deputado para ser secretário por enquanto. Assim, Ramalho não tem como assumir como suplente em Brasília", explica. Ouça a conversa completa!

Cais das Artes: governo do ES ainda investiga pagamentos indevidos
CBN e a Política

07/11/2023 - Cais das Artes: governo do ES ainda investiga pagamentos indevidos

As obras do Cais das Artes, complexo cultural a ser inaugurado em Vitória, finalmente, foram retomadas após um acordo judicial entre o estado do Espírito Santo a empresa executora dos trabalhos. Resta um processo no Tribunal de Contas (TCES), cujo julgamento foi adiado até que a Corte comprove o cumprimento do pacto firmado entre as partes. Mas na Secretaria de Controle e Transparência, do próprio governo estadual, também há uma pendência. Após apontamentos da área técnica do TCES, a Secont abriu, em maio de 2022, um Processo Administrativo de Responsabilização (PAR). O procedimento tem como base a Lei Anticorrupção, para apurar possíveis irregularidades nas obras do Cais das Artes e do estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O mesmo consórcio de empresas atuou nos dois empreendimentos. Sob escrutínio, há uma série de suspeitas que, se comprovadas, podem levar as empresas responsáveis a serem enquadradas na Lei Federal 12.846/2013, em trechos que tratam de fraude e manipulação. Ouça detalhes na participação da comentarista Letícia Gonçalves. 

Denninho pede perdão e rebate críticas: "Não sou traíra"
CBN e a Política

01/11/2023 - Denninho pede perdão e rebate críticas: "Não sou traíra"

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que após romper politicamente com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), o deputado estadual Denninho Silva (de saída do União Brasil) publicou, nas redes sociais, ao menos três vídeos com críticas ao ex-aliado. Afirmou, por exemplo, que a Prefeitura de Vitória deixou de patrocinar a Festa das Crianças da Grande Goiabeiras e adotou uma postura verbalmente agressiva.

João Coser é confirmado pelo PT como pré-candidato em Vitória
CBN e a Política

31/10/2023 - João Coser é confirmado pelo PT como pré-candidato em Vitória

Na última semana, o Partido dos Trabalhadores confirmou a pré-candidatura do atual deputado estadual João Coser à prefeitura de Vitória em 2024. Coser já foi prefeito durante dois mandatos, de 2005 a 2012. Quando tentou assumir o pleito outra vez, em 2020, foi derrotado por Lorenzo Pazolini, do Republicanos. Nesta edição de CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves analisa se o cenário atual é diferente do de três anos atrás, quando João Coser não foi eleito. Ouça a conversa completa!

Renato Casagrande: "Um MDB forte nos interessa"
CBN e a Política

25/10/2023 - Renato Casagrande: "Um MDB forte nos interessa"

Após a disputa acalorada e confusa entre a ex-senadora Rose de Freitas e o ex-deputado federal Lelo Coimbra, quem ficou com o comando do MDB no estado foi o vice-governador Ricardo Ferraço, que saiu do PSDB e abraçou a missão de reerguer os emedebistas locais. Quem mais ganhou com isso foi um personagem que não é filiado a nenhum desses partidos, o governador Renato Casagrande (PSB). O socialista participou das articulações e até conversou com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), a respeito. Conseguiu impedir que Lelo, um hartunguista histórico, assumisse as rédeas de um partido aliado ao Palácio Anchieta, e ainda emplacou na sigla os prefeitos casagrandistas Euclério Sampaio (ex-União Brasil), de Cariacica, e Guerino Balestrassi (ex-Podemos), de Colatina. Nesta edição de CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves, fala do assunto. Ouça a conversa completa!

Câmara de Vitória vai abrir Consulta Pública para ir para outra sede
CBN e a Política

04/10/2023 - Câmara de Vitória vai abrir Consulta Pública para ir para outra sede

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação que o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet, anunciou em coletiva nesta quarta-feira (4), que a sede da Câmara Municipal de Vitória irá para outro local. O prédio atual, que fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, foi avaliado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/ES) que atestou problemas estruturais e de acessibilidade. Ouça a conversa completa!

Advogados devem ter horário para visitar presos? MPES diz que sim. Julgamento é marcado
CBN e a Política

03/10/2023 - Advogados devem ter horário para visitar presos? MPES diz que sim. Julgamento é marcado

Uma portaria da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) publicada em maio, causou controvérsia e o protesto de advogados no Espírito Santo. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) acionou o Judiciário e obteve uma decisão liminar (provisória) que suspendeu trechos da norma. A ideia da Sejus é regulamentar a visita de advogados a internos do sistema prisional capixaba, por exemplo, ao estabelecer horários — das 7h às 20h em dias úteis — e a limitação para atuação daqueles que não têm procuração (três visitas por preso). A OAB-ES apontou violação às prerrogativas da advocacia. Ainda em maio, o desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), concedeu liminar (decisão provisória) e suspendeu trechos da portaria. O mandado de segurança coletivo impetrado pela OAB-ES está pautado no Segundo Grupo de Câmaras Cíveis Reunidas do TJES para o próximo dia 11. Em questão, o mérito do caso. Ouça detalhes na participação da comentarista Letícia Gonçalves. 

Rose X Lelo: a disputa no comando do MDB ES
CBN e a Política

27/09/2023 - Rose X Lelo: a disputa no comando do MDB ES

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque que logo após a convenção do MDB para a eleição do diretório do partido no Espírito Santo, na quinta-feira (21), a ex-senadora Rose de Freitas e o ex-deputado federal Lelo Coimbra afirmaram, publicamente, que tentariam chegar a um acordo após o surpreendente empate entre as chapas lideradas por eles. A Executiva nacional também seria consultada. O estatuto do partido não diz o que deve ser feito após o resultado. Falta eleger a Executiva, o órgão que, realmente, toma as decisões e deve ser composto proporcionalmente de acordo com os votos recebidos pelas chapas. Mas, como cada uma contou com 27 votos, eis a questão. Quem vai presidir o MDB estadual? Rose ou Lelo? Não houve acordo algum. A eleição da Executiva tem que ocorrer até cinco dias após a convenção, ou seja, terça-feira (26). O estatuto determina que a reunião do diretório para eleger a Executiva deve ser presidida "por seu membro titular mais idoso". Ouça a conversa completa!

A comissão da Assembleia do ES que não se reuniu nem uma vez em 2023
CBN e a Política

20/09/2023 - A comissão da Assembleia do ES que não se reuniu nem uma vez em 2023

Os holofotes voltam-se ao plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo quando algum projeto polêmico ou de amplo impacto está em vias de ser votado pelos deputados estaduais. Além das sessões, das quais participam todos os 30 parlamentares, entretanto, a Casa é movida pelas reuniões realizadas pelas comissões permanentes. É lá que os projetos são debatidos e recebem pareceres antes de irem ao plenário. Ao todo, a Assembleia tem 18 comissões desse tipo. Mas uma delas, a de Turismo e Desporto, está parada, sem realizar nem uma reunião, desde fevereiro. No dia 14 daquele mês, os três membros titulares elegeram quem deveria ser o presidente e o vice-presidente do grupo: Coronel Weliton (PTB) e Allan Ferreira (Podemos), respectivamente. A eleição durou poucos minutos, como registra a ata. Depois daquela data, nunca mais a comissão se reuniu. Este é o tema do comentário de Letícia Gonçalves, nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Luiz Paulo, Camila Valadão, Pazolini... As movimentações eleitorais em Vitória para 2024
CBN e a Política

19/09/2023 - Luiz Paulo, Camila Valadão, Pazolini... As movimentações eleitorais em Vitória para 2024

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque as movimentações eleitorais que já envolvem a disputa à prefeitura de Vitória em 2024. Entre as mais recentes, a volta de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao jogo eleitoral. O ex-prefeito de Vitória, agora presidente municipal do PSDB, é um dos pré-candidatos do partido para disputar em 2024. Em 2020, de volta ao PSDB, ele ensaiou a candidatura a prefeito, mas a sigla escolheu Neuzinha de Oliveira para concorrer. Hoje, o ex-prefeito é subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional no governo Renato Casagrande (PSB). A subsecretaria está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, que tem o vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) como titular. Outra movimentação é da deputada estadual Camila Valadão (Psol). A deputada estadual é pré-candidata à prefeitura da capital do ES. Ela teve a sua pré-candidatura aprovada, por consenso, na manhã do último sábado (16) em congresso estadual, realizado na Capital.

Presidente da Assembleia do ES envia à Corregedoria caso do deputado que recusou bafômetro
CBN e a Política

13/09/2023 - Presidente da Assembleia do ES envia à Corregedoria caso do deputado que recusou bafômetro

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação que "em um despacho sucinto, de apenas uma página, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (Podemos), decidiu enviar à Corregedoria da Casa representação feita contra o deputado estadual Lucas Polese (PL). Ouça a conversa completa!

Podemos, no ES, vive jogo de poder interno com intrigas nos bastidores
CBN e a Política

12/09/2023 - Podemos, no ES, vive jogo de poder interno com intrigas nos bastidores

Então prefeito de Viana, Gilson Daniel filiou-se ao Podemos, o antigo PTN, em julho de 2017. Era uma sigla com pouca expressão no Espírito Santo. Gilson, após dez anos no PV, aceitou o convite do senador Álvaro Dias, do Paraná, outro egresso do Partido Verde, para migrar de legenda. De lá pra cá, o Podemos cresceu e isso, é preciso dizer, ocorreu sob a batuta de Gilson, que é o presidente estadual da sigla há seis anos. A ascendência do líder sobre todas as decisões, contudo, hoje causa desconforto em alguns dos filiados. No mês passado, a coluna esteve em Brasília e lá apurou que a direção nacional do partido foi procurada para mediar a disputa de poder. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o deputado federal Victor Linhalis estiveram reunidos, um mês antes de a coluna ir à capital federal, com a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP). A presidente sugeriu, de acordo com fontes consultadas nos bastidores, a criação de um conselho estadual para que as decisões do Podemos-ES sejam mais coletivas e não designadas apenas por Gilson Daniel e pelos mais próximos a ele. Ouça detalhes na participação da comentarista Letícia Gonçalves. 

Jogo do bicho: as acusações contra assessor de vereador de Vitória
CBN e a Política

06/09/2023 - Jogo do bicho: as acusações contra assessor de vereador de Vitória

Patrik Roger Correa Vieira foi exonerado da Câmara de Vitória logo após ser preso pela Polícia Federal na Operação Mahyah, no último dia 1º. Desde janeiro de 2021, ele era assessor, um cargo comissionado, no gabinete do vereador Duda Brasil (União), líder do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na Casa. A PF encontrou R$ 160 mil com Patrik, na residência do acusado. O agora ex-assessor, além de preso preventivamente, é réu em ação penal que tramita na Justiça do Rio. Este é o tema em destaque nesta edição do CBN e a Política, com a comentarista Letícia Gonçalves

Juiz do ES é processado por deixar servidora trabalhar de Portugal
CBN e a Política

05/09/2023 - Juiz do ES é processado por deixar servidora trabalhar de Portugal

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que o juiz titular da Vara Única de Venda Nova do Imigrante, Valeriano Cezário Bolzan, é alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) por ter autorizado que uma servidora lotada na comarca trabalhasse diretamente de Portugal. Ouça a conversa completa!

TJES sai mal na foto em levantamento do CNJ e precisa, mesmo, de modernização
CBN e a Política

30/08/2023 - TJES sai mal na foto em levantamento do CNJ e precisa, mesmo, de modernização

O Justiça em Números é um levantamento feito anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra um raio-x do Judiciário brasileiro e estabelece rankings envolvendo diferentes critérios. O relatório de 2023, com base em dados do ano passado, foi divulgado na última segunda-feira (28). E o Tribunal de Justiça do Espírito Santo está mal na foto. O Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) é um indicador que resume a produtividade e a eficiência dos tribunais, considerando o primeiro e o segundo graus. Varia de varia de 0 a 100%. "Quanto maior o valor, melhor o desempenho da unidade, significando que ela foi capaz de produzir mais, com menos recursos disponíveis", explica o relatório. Pois bem. O IPC-Jus do TJES foi de 61%. É como se, numa prova que valesse dez, recebesse a nota 6,1. Isso o torna o terceiro pior tribunal estadual entre os de médio porte e o 5º pior do país. A média do IPC-Jus dos tribunais estaduais é de 83%. A comentarista Letícia Gonçalves trata do assunto nesta edição do CBN e a PolíticaOuça a conversa completa!

TJES vai pagar auxílio-creche de R$ 738 a juízes e desembargadores
CBN e a Política

29/08/2023 - TJES vai pagar auxílio-creche de R$ 738 a juízes e desembargadores

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação de que juízes e desembargadores do Espírito Santo agora têm direito a receber auxilio-creche, no valor de R$ 737,94 mensais. O Pleno do Tribunal de Justiça (TJES), composto por todos os desembargadores, decidiu, na quinta-feira (24), à unanimidade, estender aos magistrados o benefício que já é pago aos servidores do Judiciário. Os funcionários contam com a mesma cifra, R$ 737,94, no contracheque. Em abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), autorizou os tribunais a pagarem auxílio-creche, ou auxílio pré-escolar, aos membros da magistratura. O pagamento, no estado, vai ser retroativo a abril. A verba é de caráter indenizatório e, por isso, fica livre do teto remuneratório do serviço público. O Tribunal de Justiça não informou à coluna o impacto da medida. Ouça a conversa completa!

A estratégia de Evair de Melo para disputar o governo do ES em 2026
CBN e a Política

23/08/2023 - A estratégia de Evair de Melo para disputar o governo do ES em 2026

As movimentações políticas já para 2026! Nesta edição do CBN e a Política a comentarista Letícia Gonçalves explica que Evair de Melo está no terceiro mandato de deputado federal. Começou a militância política no PSB, passou por PSDB e PV e já foi aliado do governador Renato Casagrande (PSB). Em 2016, votou a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). No governo Jair Bolsonaro (PL), Evair, já filiado ao PP, revelou-se um político de direita, passou a fazer oposição a Casagrande e agora quer suceder o socialista no Palácio Anchieta. Para isso, prepara-se para o pleito de 2026 com uma estratégia muito clara: apresentar-se como "o" adversário do PT. Parlamentar do PP aposta todas as fichas no sentimento antipetista. Fatores como o desempenho do governo Lula e o estrago na imagem do bolsonarismo com o esquema das joias relógios e afins, entretanto, têm que ser levados em conta. Ouça a conversa completa!

O retorno de um juiz do ES após quase 18 anos afastado
CBN e a Política

22/08/2023 - O retorno de um juiz do ES após quase 18 anos afastado

Na última quinta-feira (17), Macário Ramos Júdice Neto foi o protagonista de uma sessão solene em homenagem à posse dele no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A Corte, sediada no Rio de Janeiro, tem jurisdição sobre aquele estado e o Espírito Santo. A posse já ocorreu, em junho, mas faltava o rito público. O advogado Marcelo Abelha, escolhido para discursar, na solenidade, avisou que aquela não era uma posse como as outras no Tribunal. E não era mesmo. Macário (no TRF-2, ele é chamado de Júdice Neto, mas, no Espírito Santo, é mais conhecido pelo primeiro nome) ficou afastado do cargo por 17 anos e meio. Após ser acusado de cometer crimes e receber a absolvição, ele não somente foi reintegrado ao Judiciário como promovido. A homenagem no TRF-2 contou com a presença dos governadores Renato Casagrande (PSB) e Cláudio Castro (PL), do Rio, e de diversas autoridades capixabas. Poderia ser algo apenas protocolar, mas há muita história por trás desta história. Quem detalha é a comentarista Letícia Gonçalves. 

Edu Henning é o novo secretário de Cultura de Vitória
CBN e a Política

17/08/2023 - Edu Henning é o novo secretário de Cultura de Vitória

Referendado por dirigentes e lideranças do Progressistas (PP), o jornalista, produtor cultural e músico Edu Henning foi nomeado secretário de Cultura de Vitória nesta quarta-feira (16), conforme publicação no Diário Oficial de Vitória. Ele tomou posse no gabinete do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também nesta quarta. Este é o tema em destaque nesta edição do CBN e a Política, com a comentarista Letícia Gonçalves. 

PT quer candidatura de Coser para a prefeitura de Vitória
CBN e a Política

15/08/2023 - PT quer candidatura de Coser para a prefeitura de Vitória

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque que a candidatura do deputado estadual João Coser (PT) à prefeitura de Vitória é elencada como prioridade pelo partido. Como o PT não terá candidato próprio às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, a candidatura de Coser é tida como prioridade.

Por que a ideia de Romeu Zema é ruim para o ES
CBN e a Política

09/08/2023 - Por que a ideia de Romeu Zema é ruim para o ES

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), do qual fazem parte os estados dessas duas regiões do Brasil, reuniu-se oito vezes, mas ganhou destaque recentemente, após entrevista concedida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ao Estadão. Ele defendeu uma frente pelo protagonismo do Sul e do Sudeste, já que o Norte e o Nordeste, segundo o governador, estão "muito à frente". Em junho, no último encontro do Cosud, em Minas, ele chegou a afirmar que os sete estados do Sul e do Sudeste, "diferente da grande maioria", têm "uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial". O antagonismo com o Nordeste pegou mal nas duas ocasiões e provocou um tom de divisão entre os estados, que foi rechaçado por diversos governadores. Entre eles, está Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo. Embora esteja no Sudeste, o estado não tem tanto em comum com potências territoriais e populacionais como Minas e São Paulo. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

TJES e MPES ignoraram STF e Assembleia para obter reajuste salarial
CBN e a Política

03/08/2023 - TJES e MPES ignoraram STF e Assembleia para obter reajuste salarial

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que em abril, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) receberam 6% de reajuste salarial. Os promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público (MPES), também. Em fevereiro de 2024, outra parcela vai chegar aos contracheques deles. Em fevereiro de 2025, mais uma, totalizando 18% de aumento. Isso ocorreu automaticamente, devido à aprovação pelo Congresso Nacional, em dezembro de 2022, de reajustes para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e para o procurador-geral da República. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou as medidas. Como o último reajuste aos salários deles ocorreu em 2015, a perda inflacionária acumulada era de 44,5%. Ouça a conversa completa!

Lei Anticorrupção: em dez anos, governo do ES puniu 91 empresas
CBN e a Política

01/08/2023 - Lei Anticorrupção: em dez anos, governo do ES puniu 91 empresas

Na esteira das manifestações de junho de 2013, que tinham uma pauta difusa, mas um certo clamor, a então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), encaminhou ao Congresso Nacional o projeto da Lei Anticorrupção, aprovado em regime de urgência. A petista sancionou a Lei 12.846/2013 em 1º de agosto, há dez anos. Em 2014, no governo Renato Casagrande (PSB), o Espírito Santo regulamentou a lei. Em 2016, já na gestão de Paulo Hartung (então filiado ao MDB), o estado foi o primeiro do país a punir uma empresa com base na nova legislação. De lá pra cá, no total, 91 empresas sofreram sanções. A Lei Anticorrupção prevê aplicação de multa de até 20% do faturamento anual bruto a empresa que cometer irregularidades contra a administração pública, como oferecer propina a um servidor, fraudar licitações ou obter vantagens indevidas. Cabe ao Poder Executivo abrir um Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), no qual a empresa tem direito a defesa, e definir a punição. Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Controle e Transparência (Secont) a pedido da comentarista Letícia Gonçalves mostra que a maior multa aplicada pelo governo do Espírito Santo foi de R$ 4.165.428,58. E a menor, de R$ 332,28.

Análise: lei proíbe sátira com religiões no ES
CBN e a Política

27/07/2023 - Análise: lei proíbe sátira com religiões no ES

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves fala sobre a lei que proíbe sátiras com religiões no Espírito Santo. Em abril, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou projeto de lei de autoria de Alcântaro Filho (Republicanos) que proíbe o "vilipêndio de ato ou objeto de culto religioso" e o "desrespeito a crenças e dogmas religiosos". Tais coisas, pelo texto que recebeu o aval da maioria dos deputados, não podem ocorrer "publicamente por meio de sátiras e de atos de ridicularizarão e de escarnecimento em manifestações sociais, culturais e/ou de gênero no âmbito do Estado do Espírito Santo". O artigo 2º ainda impede que a liberação de verbas públicas para contratação ou financiamento de "eventos, desfiles em geral, espetáculos, passeatas e marchas de organizações não governamentais, associações, agremiações, partidos políticos e fundações". Na prática, escolas de samba que fizerem “sátira” ou algo considerado desrespeitoso a alguma religião, por exemplo, não contarão com recursos públicos. Ouça a conversa completa!

Na cadeia, Armandinho é notificado sobre processo do caso do ponto
CBN e a Política

25/07/2023 - Na cadeia, Armandinho é notificado sobre processo do caso do ponto

Em 2015, imagens captadas por uma câmera de videomonitoramento da Câmara de Vitória em 2013 vieram à tona. O vídeo, de 40 segundos, mostrava o então servidor comissionado Armandinho Fontoura, de bermuda, camiseta e chinelos, batendo o ponto na Câmara de Vitória e, em seguida, saindo do local, em vez de entrar no prédio para trabalhar. Em 2017, o Ministério Público Estadual ajuizou uma ação de improbidade administrativa sobre o caso na 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal de Vitória. Quase seis anos depois, não houve sentença e o processo está em uma fase incipiente. Armandinho está preso preventivamente na Penitenciária de Segurança Média II, em Viana, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de integrar uma milícia digital com o objetivo de atacar autoridades e instituições democráticas. Algo que não tem a ver com o episódio do ponto, portanto. Mas foi na prisão que Armandinho recebeu, na última quinta-feira (20), a citação sobre a ação de improbidade, levada por um oficial de justiça. A citação nada mais é do que dar ciência ao acusado da existência do processo, um procedimento bastante embrionário. A ação andou devagar nos últimos anos e chegou a ser suspensa. Tema para a comentarista Letícia Gonçalves nesta edição do "CBN e a Política". Ouça a conversa completa!

A polêmica no uso de carros oficiais no recesso da Assembleia Legislativa
CBN e a Política

20/07/2023 - A polêmica no uso de carros oficiais no recesso da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo está em recesso desde esta terça-feira (18) até 31 de julho. Nesse período, não são realizadas sessões plenárias nem reuniões das comissões. Seis dos 29 deputados que utilizam carros oficiais alugados pela Assembleia entregaram os veículos à Casa. Não vão utilizá-los durante o recesso. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Casa, são eles: Allan Ferreira (Podemos), Alexandre Xambinho (Podemos), Camila Valadão (PSOL)*, Denninho Silva (União Brasil), Janete de Sá (PSB) e João Coser (PT). A Secretaria de Comunicação não incluiu, inicialmente, o nome de Camila Valadão na lista porque o gabinete dela não informou a devolução do carro ao setor de transportes da Assembleia. Depois, a assessoria da deputada entrou em contato com a coluna da jornalista Letícia Gonçalves para informar que ela havia feito a entrega, na segunda-feira (17). Sérgio Meneguelli (Republicanos) já não faz uso do carro em tempo algum. Tema para Letícia Gonçalves nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Progressistas reforça lideranças e se apresenta como força política no ES
CBN e a Política

18/07/2023 - Progressistas reforça lideranças e se apresenta como força política no ES

O deputado federal Da Vitória foi eleito, neste sábado (15), presidente estadual do Progressistas (PP). Na prática, ele já liderava o partido desde abril, por determinação da Executiva nacional da sigla. Agora, foi chancelado em convenção. O evento contou com representantes de diversas legendas, como o Republicanos de Erick Musso e Lorenzo Pazolini e o PSB do governador Renato Casagrande, representado pelo presidente estadual da legenda, Alberto Gavini. O vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) também marcou presença e teve lugar de destaque à mesa. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN e a Política". A comentarista Letícia Gonçalves analisa:

A "estratégia de persuasão" de Marcos do Val revelada em mensagens
CBN e a Política

13/07/2023 - A "estratégia de persuasão" de Marcos do Val revelada em mensagens

O celular do senador Marcos do Val (Podemos) foi apreendido pela Polícia Federal (PF) e as mensagens encontradas foram registradas em um relatório. Em conversas com o então deputado federal Daniel Silveira (PTB) ou em grupos de WhatsApp, como o “Amigas para a eternidade”, o parlamentar do Espírito Santo gabava-se de ter "o destino de dois presidentes" nas mãos e avisava que teria que se reportar à "inteligência americana" sobre o plano golpista no qual ele mesmo teria papel central. O Globo e Metrópoles tiveram acesso ao relatório. A comentarista Letícia Gonçalves trata do assunto nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

ES teve 270 confrontos entre policiais e bandidos em 2023, com 21 mortes
CBN e a Política

11/07/2023 - ES teve 270 confrontos entre policiais e bandidos em 2023, com 21 mortes

De janeiro a junho de 2023, houve 270 confrontos entre a polícia (Civil e Militar, mas, sobretudo, a Militar) e bandidos no Espírito Santo, de acordo com o coordenador do Programa Estado Presente, Álvaro Duboc. Tais embates resultaram em 21 mortos, nenhum deles era policial. Duboc, que é secretário de Economia e Planejamento do governo Renato Casagrande (PSB) e atuou por 32 anos na Polícia Federal, usa os números para sustentar que a Polícia Militar do Espírito Santo é legalista e uma das menos letais do país. O secretário concedeu entrevista à coluna nesta segunda-feira (10), por ocasião das críticas feitas pelo padre Kelder Brandão à política de segurança pública estadual. Em homilia durante a missa de domingo (9), na paróquia de Itararé, em Vitória, o religioso considerou "obscena" a atuação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e do comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus. O padre também criticou o silêncio dos políticos eleitos com os votos dos moradores do Território do Bem, região formada por nove bairros e que registrou duas mortes no último final de semana, no Bairro da Penha e no Bonfim.

O futuro da direita no ES com Bolsonaro fora das urnas
CBN e a Política

06/07/2023 - O futuro da direita no ES com Bolsonaro fora das urnas

O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030. Seus adeptos, contudo, seguem no jogo. Recente pesquisa Datafolha mostrou que 29% dos eleitores se identificam como petistas (não necessariamente são filiados ao Partido dos Trabalhadores) e 25% abraçam o rótulo bolsonarista. Esse, porém, talvez nem seja o termo mais preciso para descrever os adeptos do populismo de extrema direita. O vácuo deixado pelo ex-presidente no tabuleiro eleitoral vai ser preenchido e já há movimentações e especulações de nomes, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Este é o tema em destaque nesta edição do CBN e a Política, com a comentarista Letícia Gonçalves. Ouça a conversa completa!

Câmara convoca empresas para explicar contratação de shows em Vitória
CBN e a Política

04/07/2023 - Câmara convoca empresas para explicar contratação de shows em Vitória

A Comissão de Cultura da Câmara de Vitória aprovou nesta segunda-feira (3) a convocação de seis empresas e de um ex-servidor da Prefeitura de Vitória para prestarem esclarecimentos sobre as contratações de shows na Capital que são alvo de investigação no colegiado. A aprovação ocorreu depois dos integrantes da comissão ouvirem o secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, em reunião que durou mais de duas horas na tarde desta segunda-feira (3). Ele prestou informações e respondeu aos questionamentos dos vereadores durante uma reunião marcada por duas interrupções devido às manifestações de apoiadores do secretário nas galerias do Legislativo municipal e por algumas trocas de hostilidade entre ele e alguns parlamentares. Ouça detalhes no comentário da Letícia Gonçalves. 

Além de 778 cargos: as mudanças no Ministério Público do ES
CBN e a Política

29/06/2023 - Além de 778 cargos: as mudanças no Ministério Público do ES

Ao contrário do que houve em 2019, quando a criação de 307 cargos comissionados no Ministério Público do Espírito Santo (MPES) causou muito barulho e virou uma novela, a aprovação de 778 vagas para servidores efetivos na instituição – para compensar o inchaço de comissionados – foi um capítulo curto. A Assembleia Legislativa aprovou, na última segunda-feira (26), dois projetos enviados pela procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade. Os textos haviam sido protocolados no mesmo dia, horas antes. O governador Renato Casagrande (PSB) já sancionou as leis. A agilidade se deu, justamente, para evitar debates como os que ocorreram na Assembleia e na imprensa quatro anos atrás.

Os bastidores da aprovação de 778 cargos para o Ministério Público do ES
CBN e a Política

27/06/2023 - Os bastidores da aprovação de 778 cargos para o Ministério Público do ES

Na manhã desta segunda-feira (26), a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, esteve na reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa. O objetivo era detalhar aos deputados dois projetos, um de lei e outro de lei complementar, que em algumas horas seriam protocolados na Casa. E convencer os parlamentares a votarem favoravelmente a eles. O tema é sensível. Envolve a criação de 778 cargos efetivos; 55 funções gratificadas, a serem desempenhadas por efetivos, e 8 vagas para comissionados. Todos na estrutura do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Os textos não tratam apenas disso. Tem a instituição de um programa de residência jurídica; a previsão de novas fontes de recursos para o fundo do MPES; a inclusão de um nível no plano de carreira dos servidores; alterações em nomenclaturas de cargos; ampliação de licença-paternidade e outros tópicos. O Projeto de Lei 555/2023 e o Projeto de Lei Complementar 32/2023, de autoria da procuradora-geral de Justiça, têm muita informação, números e menções a leis. O primeiro foi protocolado às 12h22. O segundo, às 12h44. Foram aprovados em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa que começou às 15h25 desta segunda-feira. A votação durou poucos minutos. Não houve discussão em plenário. Ouça detalhes na participação da colunista Letícia Gonçalves. 

Entenda por que suplente de Marcos do Val não vai assumir mandato
CBN e a Política

22/06/2023 - Entenda por que suplente de Marcos do Val não vai assumir mandato

O senador Marcos do Val (Podemos), anunciou, nesta quarta-feira (21), que vai tirar uma licença médica. Em "comunicado à imprensa e aos capixabas", o parlamentar não especificou por quanto tempo ficará afastado do mandato. Mas, em resposta à produção da TV Gazeta, a assessoria dele informou que a licença vai durar "o tempo necessário para que a saúde do senador seja restabelecida" e que "a suplente não assumirá". Se a licença do senador, desta vez, se confirmar e for inferior a 120 dias, a 1ª suplente dele, Rosana Foerst (Cidadania), que ocupa um cargo comissionado na Secretaria Estadual de Educação, não vai ficar com a cadeira. Do Val integra a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos de 8 de janeiro. No colegiado, ele vai ser substituído pelo senador Marcos Rogério (PL-RO). Tema para Letícia Gonçalves nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Que fim levou caso de deputado do ES que recusou bafômetro
CBN e a Política

20/06/2023 - Que fim levou caso de deputado do ES que recusou bafômetro

O deputado estadual Lucas Polese (PL) foi alvo de duas representações na Assembleia e de dois procedimentos abertos pelo Ministério Público Estadual (MPES), após ter recusado o teste do bafômetro ao dirigir o carro oficial do Poder Legislativo. O flagrante ocorreu em blitz realizada na madrugada de um sábado, 6 de maio. Mais de 40 dias depois, Polese segue exercendo o mandato, sem nenhuma punição – exceto a multa de R$ 2,9 mil. Ele ainda nem passou a ser investigado pela Corregedoria. Ouça detalhes na participação da comentarista Letícia Gonçalves. 

Assembleia do ES muda regra e ex-deputado Torino vai poder assumir cargo
CBN e a Política

15/06/2023 - Assembleia do ES muda regra e ex-deputado Torino vai poder assumir cargo

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que, no último dia 18 de maio, o ex-deputado estadual Torino Marques (PTB) foi nomeado no cargo de supervisor de Redação Integrada/Jornalismo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O petebista havia disputado, em 2022, uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, mas, após o desempenho tímido nas urnas, ficou sem mandato. O ex-parlamentar já atuou como apresentador de TV, radialista, produtor e redator. Mas, apesar da experiência no ofício, ao contrário do que informa o site da Assembleia, não é formado em Jornalismo. E aí residia o empecilho para que Torino assumisse o cargo. A Resolução 4.238/2015 exigia que o supervisor de Redação Integrada/Jornalismo tivesse formação superior em "Comunicação Social, Jornalismo ou congênere". Então o projeto de Marcelo Santos entrou em cena. Ouça a conversa completa!

O voto decisivo para derrubar veto de Pazolini ao reajuste salarial de vereadores
CBN e a Política

13/06/2023 - O voto decisivo para derrubar veto de Pazolini ao reajuste salarial de vereadores

Na segunda-feira (12), a Câmara de Vitória derrubou o veto do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e manteve o aumento de salário dos vereadores de R$ 8,9 mil para R$ 17,6 mil a partir da próxima legislatura, em 2025. Eles também terão direito a 13º salário, benefício que atualmente não está previsto na legislação da Capital. É o fim de um cabo de guerra entre os vereadores e o chefe do Executivo municipal. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN e a Política", com a comentarista Letícia Gonçalves.

Votação sobre veto ao projeto dos salários na Câmara de Vitória é adiada
CBN e a Política

07/06/2023 - Votação sobre veto ao projeto dos salários na Câmara de Vitória é adiada

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a informação de que foi adiada a votação do veto sobre o projeto dos salários na Câmara de Vitória. Na sessão desta quarta-feira (07), explica a comentarista, "os vereadores revelaram que Aridelmo Teixeira, secretário de Governo, pediu para os vereadores da base votarem a favor do aumento. Por isso ficaram chocados quando chegou o veto do prefeito". Ouça a conversa completa!

"Ordem de despejo" que inflamou a OAB-ES termina em acordo
CBN e a Política

06/06/2023 - "Ordem de despejo" que inflamou a OAB-ES termina em acordo

Em novembro de 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo ingressou com uma ação de reintegração/manutenção de posse para que uma instituição coirmã, a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), desocupasse o térreo do Edifício Ricamar, no Centro de Vitória. No mesmo prédio, está localizada a sede da própria OAB-ES. A Caixa não pagava aluguel à seccional e o presidente da Ordem, José Carlos Rizk Filho, planejava abrigar no espaço serviços ligados às comissões temáticas da entidade que representa a advocacia estadual. A CAAES, por sua vez, recusava-se a efetuar os pagamentos, uma vez que funciona no Ricamar há cerca de 20 anos por meio de contrato de comodato, sem custos. O contrato, entretanto, prevê que a Ordem pode pedir as salas de volta a qualquer tempo, basta conceder 90 dias para a desocupação. A CAAES não queria sair. Poderia ser apenas um enfrentamento burocrático, ou administrativo. Como pano de fundo, porém, estão as eleições para o comando da OAB-ES, a serem realizadas no ano que vem. Ouça detalhes na participação da comentarista Letícia Gonçalves. 

Confusão e veto devolvido marcam crise entre Pazolini e vereadores
CBN e a Política

01/06/2023 - Confusão e veto devolvido marcam crise entre Pazolini e vereadores

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), barrou reajuste aos salários dos parlamentares da Câmara. "A coluna apostou que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), optaria por não vetar nem sancionar o Projeto de Lei 62/2023, que reajusta os salários dos vereadores, a partir de 2025, de R$ 8,9 mil para R$ 17,6 mil. Isso seria coerente com o discurso frequente do chefe do Executivo, de não se intrometer em assuntos do Legislativo". Os parlamentares, em especial os aliados do prefeito, esperavam que fosse essa a decisão. O problema é que o silêncio de Pazolini configuraria sanção tácita, o famoso "quem cala consente". Politicamente, isso poderia ser usado contra ele. Afinal, o reajuste aprovado pelos vereadores no dia 2 de maio, com placar de 8 votos favoráveis e cinco contrários, é absolutamente impopular. Assim, quase no fim do prazo para se manifestar, o prefeito enviou à Câmara o veto à proposta.

Cais das Artes: área técnica do TCES aponta R$ 54 milhões em pagamentos indevidos
CBN e a Política

30/05/2023 - Cais das Artes: área técnica do TCES aponta R$ 54 milhões em pagamentos indevidos

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que a área técnica do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) apontou que R$ 53.947.051,79, em valores reajustados e corrigidos, foram pagos antecipadamente e de forma indevida pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) ao consórcio Andrade Valladares-Topus. O consórcio era o responsável por concluir as obras do Cais das Artes, complexo que deveria contar com museu, teatro e espaço para exposições, na Enseada do Suá, em Vitória. O canteiro de obras está parado desde julho 2015, enquanto materiais se deterioram e disputas judiciais não chegam ao fim.

Marcelo Santos quer reformar a Assembleia do ES. E não só o prédio
CBN e a Política

23/05/2023 - Marcelo Santos quer reformar a Assembleia do ES. E não só o prédio

O deputado Marcelo Santos (Podemos) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo no dia 1º de fevereiro de 2023. Ele está no sexto mandato consecutivo na Casa e já integrou a Mesa Diretora como vice-presidente. É a primeira vez, contudo, que é o chefe do Poder. Em entrevista à comentarista Letícia Gonçalves, afirmou que a sede do Legislativo tem problemas estruturais graves. Ele também quer que a população entenda o papel da instituição. Foi questionado sobre a identificação dos carros oficiais usados pelos deputados e mais. A comentarista traz os destaques dessa conversa!

Os deputados do ES que pediram para receber o auxílio-alimentação de R$ 1,8 mil
CBN e a Política

18/05/2023 - Os deputados do ES que pediram para receber o auxílio-alimentação de R$ 1,8 mil

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou, à unanimidade, no dia 19 de abril, a extensão do benefício do auxílio-alimentação, que já é pago, no mesmo valor, aos servidores do Legislativo estadual, aos parlamentares. Mas o deputado que quiser receber, ao contrário dos funcionários, tem que solicitar, enviar um ofício formal pedindo para contar com o tíquete-alimentação. Nesta semana, a coluna da jornalista Letícia Gonçalves perguntou à assessoria de imprensa da Casa quais parlamentares fizeram o pedido, e fala sobre o assunto nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Carros oficiais usados por autoridades do governo do ES não são identificados
CBN e a Política

16/05/2023 - Carros oficiais usados por autoridades do governo do ES não são identificados

Não foi um integrante do Poder Executivo do Espírito Santo que se recursou a fazer o teste do bafômetro quando estava ao volante de um carro oficial. Esse episódio foi protagonizado pelo deputado estadual Lucas Polese (PL) no último dia 6, mas chamou a atenção sobre o uso de veículos pagos com dinheiro público por autoridades. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN e a Política", com a comentarista Letícia Gonçalves.

Assembleia do ES aluga 31 carros por R$ 3,9 milhões para deputados
CBN e a Política

10/05/2023 - Assembleia do ES aluga 31 carros por R$ 3,9 milhões para deputados

Não foi a atual administração da Assembleia Legislativa do Espírito Santo que instituiu o fornecimento de veículos oficiais para os deputados. Somente para exemplificar, um ato de 2014 é o que estabelece as regras para uso dos carros. Um novo contrato, contudo, entrou em vigor recentemente. O Toyota Corolla que Lucas Polese (PL) dirigia na madrugada de sábado (6), quando se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi multado em R$ 2,9 mil, foi disponibilizado a ele pela Assembleia no dia anterior. O Legislativo vai pagar R$ 3.907.748,40 pelo aluguel de 31 carros num período de 30 meses, ou seja, dois anos e meio. A vencedora da licitação foi a empresa Localiza Veículos Especiais S.A. Tema para Letícia Gonçalves nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

As lacunas na história de deputado do ES que recusou bafômetro
CBN e a Política

09/05/2023 - As lacunas na história de deputado do ES que recusou bafômetro

O deputado estadual Lucas Polese (PL) dirigia o carro oficial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, um Toyota Corolla, quando, na madrugada do último sábado (6), foi parado em uma blitz realizada pela Polícia Militar. A abordagem ocorreu na Av. Saturnino de Brito, na Praia do Canto, Vitória, por volta de 1h30, como mostrou a reportagem de A Gazeta. Polese se recusou a fazer o teste do bafômetro e "apresentava odor etílico", de acordo com o auto de infração. Ninguém é obrigado a fazer o teste ou qualquer tipo de exame que ateste se ingeriu ou não bebida alcoólica antes de dirigir. É o direito de não produzir prova contra si mesmo. Mas quem não se submete ao teste também é punido. A multa é de R$ 2,9 mil e o direito de dirigir fica suspenso por 12 meses. O deputado não foi autuado por "dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa", apesar da menção a "odor etílico" no registro oficial. E sim por "recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa", como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Para além da questão da infração de trânsito, que já é um mau exemplo dado por um representante do povo, esta história envolve o uso de um bem público. O Corolla conduzido por Lucas Polese é alugado pela Assembleia e fica à disposição do gabinete do parlamentar, somente para atividades de interesse público e vinculadas ao exercício do mandato", como estabelece o Ato Administrativo 2008/2014, da Mesa Diretora da própria Casa. É aí que surgem muitas questões. Em nota enviada à reportagem de A Gazeta, o deputado estadual afirmou que "finalizava a última agenda oficial do dia" quando foi parado na blitz. Depois da abordagem, e da autuação, ele entregou a direção do veículo a outra pessoa, Carlos Filipe da Silva Lyrio, segundo o auto de infração ao qual a coluna teve acesso. Era isso ou ter o carro apreendido. E, de acordo com a nota do parlamentar, ele seguiu para o hotel Sheraton, ainda na madrugada de sábado, "para concluir a missão oficial". A comentarista Letícia Gonçalves aborda o assunto nesta edição do "CBN e a Política".

Câmara de Vitória aprova aumento de salário e de número de vereadores
CBN e a Política

03/05/2023 - Câmara de Vitória aprova aumento de salário e de número de vereadores

A Câmara de Vitória aprovou, nesta semana, o reajuste dos salários de vereadores e o aumento do número de parlamentares na casa de 15 para 21. As mudanças passam a valer a partir de 2025. Dos 14 vereadores presentes na sessão ordinária, dez foram favoráveis à proposta que cria seis novas cadeiras na Câmara e quatro foram contrários. Ausente devido a questões de saúde, Luiz Emanuel (sem partido) não registrou voto. Como a proposição modifica a Lei Orgânica, a matéria foi votada — e aprovada — em dois turnos. Era necessário que houvesse voto favorável de pelo menos dois terços dos vereadores, ou seja, 10 dos 15 parlamentares. A comentarista Letícia Gonçalves fala sobre o assunto nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Uma descoberta sobre o auxílio-alimentação do MPES
CBN e a Política

02/05/2023 - Uma descoberta sobre o auxílio-alimentação do MPES

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que o auxílio-alimentação pago a promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) é de R$ 3.392,49 mensais, o valor mais alto entre os membros de Poderes e instituições estaduais. Esse tema ganhou visibilidade depois que os deputados estaduais aprovaram, para os próprios parlamentares, o pagamento de um tíquete-alimentação de R$ 1,8 mil. O que até agora havia passado despercebido é que o valor do benefício dos membros do MPES foi reajustado recentemente. E não foi um aumento automático, para compensar perdas inflacionárias. Entenda na participação da colunista Letícia Gonçalves.

Tíquete de R$ 1,8 mil de deputados: os bastidores da aprovação na Ales
CBN e a Política

26/04/2023 - Tíquete de R$ 1,8 mil de deputados: os bastidores da aprovação na Ales

Oito minutos. Foi esse o tempo que os deputados estaduais levaram para aprovar a emenda apresentada de maneira oral a um projeto de resolução que garantiu o pagamento de auxílio-alimentação de R$ 1.829,79 mensais a eles mesmos. A aprovação foi unânime entre os parlamentares, na última quarta-feira (19), e a Resolução 8.732, que prevê o benefício, foi publicada no Diário do Legislativo de segunda-feira (24). A emenda que prevê o auxílio-alimentação para os deputados foi considerada um “jabuti”, pois foi incluída durante a votação do Projeto de Resolução 11/2023, que tratava de outros assuntos, como a criação da Comissão Permanente de Proteção e Bem-estar dos Animais, alteração nas atribuições da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e atribuição do presidente referente às sessões da Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizadas às quartas-feiras, que são híbridas. A comentarista Letícia Gonçalves fala sobre o assunto nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Faltou transparência na aprovação de tíquete-alimentação de R$ 1,8 mil para deputados estaduais
CBN e a Política

25/04/2023 - Faltou transparência na aprovação de tíquete-alimentação de R$ 1,8 mil para deputados estaduais

É difícil reunir argumentos favoráveis ao pagamento de auxílio-alimentação de R$ 1.829,79 mensais a deputados estaduais que recebem salário de R$ 31.238,19. Até porque eles também têm carro oficial à disposição, com gasolina paga com dinheiro público (o veículo e o combustível devem ser usados apenas para compromissos de trabalho), direito a nomear até 19 servidores comissionados, cota parlamentar para manter o gabinete em funcionamento e diárias que podem chegar a até US$ 400, quando em viagem oficial. Tão difícil que os parlamentares da Assembleia Legislativa do Espírito Santo preferiram nem argumentar. E, não contentes, ainda tentaram "fazer a egípcia". Eles aprovaram, na última quarta-feira (19), à unanimidade, um projeto de resolução que estendeu o benefício pago aos servidores da Casa aos próprios deputados. A norma foi publicada no Diário do Legislativo nesta segunda-feira (24). A diferença é que, ao contrário dos funcionários do Legislativo, que contam com o tíquete-alimentação automaticamente, os membros do Poder vão ter que fazer um requerimento para passar a receber.

Lei que restringe a circulação de catadores de material reciclável em Vila Velha gera polêmica
CBN e a Política

19/04/2023 - Lei que restringe a circulação de catadores de material reciclável em Vila Velha gera polêmica

O Vicariato para Ação Social Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, coordenado pelo padre Kelder Brandão, já havia criticado, por meio de uma carta pública, a lei que restringe a circulação de catadores de material reciclável em Vila Velha. A norma foi proposta pelo prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) e aprovada pela Câmara Municipal. Na manhã de segunda-feira  (17), o padre decidiu tratar do assunto em meio à Festa da Penha, realizada justamente em Vila Velha. Na homilia que proferiu na missa com pastorais sociais, Kelder Brandão afirmou que a lei é "infame" e foi feita pelos que "têm nojo dos pobres". Ele adotou termos duros. A lei municipal 6.803, publicada no Diário Oficial de Vila Velha no dia 28 de março, proíbe a circulação de carrinhos de catadores de material reciclável no Centro e na maioria das vias da cidade. Tema para análise da comentarista Letícia Gonçalves, nesta edição do CBN e a Política. Ouça a conversa completa!

Confusão, acusações e renúncia: o desfecho da eleição que sacudiu o MPES
CBN e a Política

18/04/2023 - Confusão, acusações e renúncia: o desfecho da eleição que sacudiu o MPES

A comentarista Letícia Gonçalves publicou, na última sexta-feira (14), que a eleição para o comando da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) tinha potencial para sacudir a instituição, embora o pleito não estivesse diretamente ligado ao MPES. Pois houve mais sacolejos do que eu poderia imaginar. Após muita confusão e acusações, a Comissão Eleitoral registrou, em ata, que houve "irregularidade" e "possível quebra do sigilo dos votos dados via site/aplicativo". Em seguida, todos os integrantes da comissão renunciaram às funções. Assim, não há vencedor. Quando os votos efetuados por meio do site e do aplicativo da própria AESMP foram apurados, constatou-se que as chapas haviam recebido mais votos do que o total de votos válidos somados, o que é matematicamente impossível. É como se houvesse mais votos do que eleitores. Ouça detalhes na participação da comentarista. 

Saiba quem comeu R$ 24 mil em lanches no ES pagos com o cartão corporativo de Bolsonaro
CBN e a Política

13/04/2023 - Saiba quem comeu R$ 24 mil em lanches no ES pagos com o cartão corporativo de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez viagem oficial de um dia ao município de São Mateus, no Norte do Estado, em 2021, e trouxe diversos servidores. Só agora a nota fiscal do gasto, feito em apenas uma padaria, foi divulgada. A comentarista Letícia Gonçalves trata do assunto nesta edição do CBN e a Política. Foram adquiridos em uma só padaria da cidade, por exemplo, 1.926 pães com presunto e queijo. A nota fiscal, no valor de R$ 24,095,00, foi emitida em 10 de junho 2021. O relatório oficial da viagem mostra que os lanches foram consumidos por militares do Exército, policiais militares, policiais rodoviários federais, bombeiros militares e "outros". Ouça a conversa completa!

Câmara de Vitória aprova aumento no número de vereadores em 1º turno
CBN e a Política

06/04/2023 - Câmara de Vitória aprova aumento no número de vereadores em 1º turno

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que a Câmara de Vitória aprovou na manhã de quarta-feira (5), em primeiro turno, o aumento do número de vereadores na casa de 15 para 21. Dez vereadores foram favoráveis à proposta e cinco foram contrários. Caso seja aprovada também em segundo turno, a mudança passa a valer a partir de 2025. Como a proposição modifica a Lei Orgânica, é preciso que a matéria seja aprovada em dois turnos, com voto favorável de pelo menos dois terços dos vereadores, ou seja, 10 dos 15 parlamentares. Por conta desse quórum qualificado exigido, o presidente da Casa, vereador Leandro Piquet (Republicanos) registrou o voto. Ouça a conversa completa!

Destino de Armandinho começa a ser definido na Câmara de Vitória
CBN e a Política

04/04/2023 - Destino de Armandinho começa a ser definido na Câmara de Vitória

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que a Corregedoria da Câmara de Vitória, formada por cinco vereadores, se reuniu na tarde desta segunda-feira (3) e deu início à tramitação da representação por quebra de decoro apresentada contra Armandinho Fontoura (sem partido). O parlamentar é alvo de pedido de cassação do mandato. Ele está preso preventivamente, por ordem do Supremo Tribunal Federal, desde o dia 15 de dezembro do ano passado. E afastado do mandato, por determinação da Justiça Estadual, desde 1º de janeiro deste ano. Um morador de Vitória, que foi candidato a vereador em 2020 pelo PSB, apresentou formalmente o pedido de cassação, constante na representação. Cabe ao corregedor-geral, Leonardo Monjardim (Patriota), decidir se a solicitação pode ser admitida, ou seja, se deve ser analisada pelo órgão. Monjardim tem cinco dias úteis, a partir da última segunda-feira (03), para emitir um posicionamento. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Câmara de Vitória agora tem Código de Ética. Armandinho pode ser cassado
CBN e a Política

30/03/2023 - Câmara de Vitória agora tem Código de Ética. Armandinho pode ser cassado

Nesta edição do CBN e a Política o destaque é que o plenário da Câmara de Vitória aprovou, nesta terça-feira (28), um Código de Ética que especifica o que configura quebra de decoro parlamentar, detalha as sanções possíveis – que vão de advertência pública a perda do mandato – e torna mais ágil a tramitação de processos disciplinares na Corregedoria da Casa. Além disso, Leticia Gonçalves também fala que na última sexta-feira (24), foi protocolada na Câmara de Vitória uma Representação por Quebra de Decoro Parlamentar contra o vereador afastado Armandinho Fontoura (Podemos). O autor da representação, que pede a cassação do mandato de Armandinho, é Sandro Luiz da Rocha, administrador e morador de Vitória. Em 2020, ele foi candidato a vereador pelo PSB e não foi eleito. Ouça a conversa completa!

Adversário de Euclério em 2020 ganha cargo na Prefeitura de Cariacica
CBN e a Política

28/03/2023 - Adversário de Euclério em 2020 ganha cargo na Prefeitura de Cariacica

A eleição de 2020 para a Prefeitura de Cariacica contou com 14 candidatos e situações inusitadas. O PSB lançou Saulo Andreon, que concorreu contra o próprio irmão, Celso Andreon (PSD). Além disso, o PSB é o partido do governador Renato Casagrande e da então vice-governadora Jacqueline Moraes, que tem base eleitoral na cidade. Casagrande não subiu em nenhum palanque em Cariacica, para não melindrar ninguém. Jacqueline, por sua vez, teve um complicador. O marido dela, o ex-vereador Adilson Avelina, também foi candidato a prefeito, pelo PSC, contra, portanto, o nome do partido da própria vice-governadora. Euclério foi o mais votado no primeiro turno. Mas teve que enfrentar a segunda etapa da disputa contra Célia Tavares (PT). Aí Avelina, um político de centro-direita, ou direita, declarou apoio ao que havia se saído melhor nas urnas e se alinhava mais ao seu perfil ideológico. Agora, Adilson Avelina ganhou um cargo na prefeitura. Começou a atuar, nos últimos dias, como subsecretário de Habitação. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves. 

Funasa, loteada pelo Centrão, "não é cabide de emprego", diz superintendente no ES
CBN e a Política

22/03/2023 - Funasa, loteada pelo Centrão, "não é cabide de emprego", diz superintendente no ES

O Centrão é um grupo de partidos fisiológicos cujo lema poderia ser "Hay gobierno (que me dê cargos e verbas), soy a favor". PL, Progressistas e Republicanos são os principais expoentes desse segmento, digamos assim, integrado também por PSD e PTB. Tais siglas são expressivas, têm, juntas, mais de 200 deputados federais, do total de 513. Logo, não podem ser ignoradas, por nenhum governo. Na atual gestão de Lula (PT), o Centrão manteve os dedos, mas perdeu alguns anéis. O próximo alvo é a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Nesse caso, o governo Lula vai acabar, de vez, com o órgão. A Funasa é responsável por ações de saneamento básico. No Espírito Santo, o superintendente, desde 2020, é Ayrton Silveira Junior. Ele é filiado ao PSD desde 2016, é empresário e especialista em cachaça. Ele avaliou que a extinção da fundação vai trazer prejuízos para o Estado e rebateu uma pecha que "pegou". "Ao contrário do que falam, a Funasa não é cabide de emprego. Só o superintendente é cargo comissionado", disse à coluna da jornalista Letícia Gonçalves. Ouça a conversa completa!

Câmara de Vitória derruba projetos de "Escola Sem Partido"
CBN e a Política

16/03/2023 - Câmara de Vitória derruba projetos de "Escola Sem Partido"

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que os vereadores de Vitória derrubaram o projeto do "Escola Sem Partido" em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (15). Havia dois projetos com o mesmo tema que tramitam juntos na Casa. O primeiro, de autoria do vereador Davi Esmael (PSD), recebeu oito votos contrários e quatro favoráveis. O segundo, do vereador Leonardo Monjardim (Patriota), teve oito votos contrários e três favoráveis. Em ambos os casos houve uma abstenção. Ouça a conversa completa!

Escola sem Partido entra em votação na Câmara de Vitória
CBN e a Política

14/03/2023 - Escola sem Partido entra em votação na Câmara de Vitória

A Câmara de Vitória vai votar, nesta quarta-feira (15), projeto de autoria dos vereadores Leonardo Monjardim (Patriota) e Davi Esmael apelidado de Escola Sem Partido. Basicamente, a ideia é ditar o que os professores podem ou não falar em sala de aula e criar um canal de denúncias a serem encaminhadas ao Ministério Público caso algum docente saia da linha. A proposta é claramente inconstitucional. É competência privativa da União dispor sobre diretrizes e bases da educação. Assim, vereadores ou deputados estaduais não podem votar leis que alterem tais diretrizes. A tarefa cabe apenas ao Congresso Nacional. Os parlamentares municipais sabem disso, embora publicamente possam contestar esse entendimento, já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal. O STF já derrubou diversas leis municipais e estaduais similares ao projeto Escola Sem Partido. Se aprovada, a proposta seria inócua. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

"Anormal" e "infame": vereador da Serra faz contorcionismo para explicar discurso
CBN e a Política

07/03/2023 - "Anormal" e "infame": vereador da Serra faz contorcionismo para explicar discurso

O vereador da Serra, Igor Elson, assumiu, no último sábado (4), a presidência do PL na cidade. No evento que marcou a data, lotado de correligionários e outras lideranças do partido, o parlamentar criticou a gestão do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e usou as palavras "anormal" e "infame" para se referir à Semana do Orgulho, voltada à comunidade LGBTQIA+. Vidigal é evangélico e, em tese, conservador, mas integra uma legenda progressista. Na Serra, em junho do ano passado, a Semana do Orgulho contou com palestras e apresentações artísticas. “Esse mês representa o momento social histórico do orgulho LGBTI+, daí a importância das discussões sociais ao incentivar a reflexão sobre os avanços obtidos até presente data”, afirmou, na ocasião, a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota. "Faz uma semana de evento favorecendo LGBTQI+. Você não ouve se falar nada sobre família, sobre casamento, sobre nada. Querem imperar a troca de valores. Querem pegar o que é normal e colocar como anormal e pegar o anormal e colocar como normal. Enquanto nós estivermos vivos, nós estaremos firmes combatendo isso", discursou Igor Elson, no último sábado. Em seguida, afirmou que respeita "o direito de cada um", mas voltou a usar expressões discriminatórias. "Nós respeitamos a postura e o direito de cada um. Agora, oficializar aquilo que é anormal, infame e que nós entendemos que traz prejuízo para a sociedade ... o PL vai estar firme, junto com vocês, para combater essa ridicularidade", complementou.

PM do ES vai ter projeto piloto de câmeras nas fardas
CBN e a Política

28/02/2023 - PM do ES vai ter projeto piloto de câmeras nas fardas

A adoção de câmeras nas fardas dos policiais militares de São Paulo provou-se positiva. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 104 mortes foram evitadas em um ano no estado devido ao uso do equipamento. E o total de apreensão de armas cresceu 24%. No Espírito Santo, as câmeras corporais estão sendo implementadas, primeiro, na Polícia Penal. Já na Polícia Militar, o governador Renato Casagrande (PSB) já disse que "com certeza" os equipamentos também vão ser acoplados às fardas, mas sem prazo definido. Nesta edição do CBN e a Política, a jornalista Letícia Gonçalves abordar mais sobre um projeto piloto de câmeras nas fardas no Espírito Santo.

Muito (possível) candidato num lugar só na corrida pela Prefeitura de Vitória
CBN e a Política

21/02/2023 - Muito (possível) candidato num lugar só na corrida pela Prefeitura de Vitória

A eleição de 2024 é logo ali. Falta muito, mas falta pouco. Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves detalha o cenário e as definições parciais sobre quem vai disputar a Prefeitura de Vitória. Partidos e políticos já se movimentam. Ouça a conversa completa!

"Camarote político" reúne Pazolini, Arnaldinho e ex-prefeito de Vitória no Sambão do Povo
CBN e a Política

15/02/2023 - "Camarote político" reúne Pazolini, Arnaldinho e ex-prefeito de Vitória no Sambão do Povo

Em um camarote do Carnaval de Vitória, nas redes sociais e na política, algumas movimentações têm chamado atenção no cenário capixaba. Uma foto publicada pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, mostra o chefe do executivo municipal ao lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Também posaram para a foto, o superintendente da Polícia Federal no Estado, Eugênio Ricas, e o ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende. Uma outra foto no Sambão do Povo mostra a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz mais detalhes sobre o assunto.

O que Barroso falou de Alexandre de Moraes no ES
CBN e a Política

07/02/2023 - O que Barroso falou de Alexandre de Moraes no ES

Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves traz os últimos fatos do mundo político. Em visita ao Espírito Santo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso defendeu o também ministro Alexandre de Moraes ao dizer que este exerce uma "democracia militante". Barroso esteve no Estado para um compromisso a convite do governo Casagrande, em uma aula inaugural da Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado. Ouça o comentário na íntegra.

Eleição na Ales: Casagrande reúne Marcelo Santos e Vandinho em busca de acordo
CBN e a Política

31/01/2023 - Eleição na Ales: Casagrande reúne Marcelo Santos e Vandinho em busca de acordo

O deputado Marcelo Santos (Podemos) conta com o apito declarado do governador Renato Casagrande (PSB) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Enquanto Vandinho Leite (PSDB) e aliados articulam o lançamento de uma chapa para concorrer contra o candidato do governo. Em busca de um acordo entre os dois, para que haja chapa única, Casagrande reuniu Marcelo e Vandinho à mesma mesa no domingo (29). É sobre essas movimentações que a comentarista Letícia Gonçalves trata nesta edição do “CBN e a Política”. Ouça a conversa completa!

Contarato agora é contra CPI dos atos golpistas: "Instituições têm dado respostas"
CBN e a Política

24/01/2023 - Contarato agora é contra CPI dos atos golpistas: "Instituições têm dado respostas"

O senador Fabiano Contarato, líder do PT no Senado, assinou o requerimento de Soraya Thronicke (União Brasil-MS) para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar "a responsabilidade pelos atos antidemocráticos e terroristas praticados no dia 8 de janeiro de 2023 por um grupo de pessoas que invadiu e depredou os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto". Ao todo, 47 senadores apoiaram a iniciativa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou, no último dia 10, que a CPI somente pode ser instalada em fevereiro, quando começa a nova legislatura.

Em 2 dias, gasto no cartão corporativo de Bolsonaro no ES foi de R$ 173 mil
CBN e a Política

17/01/2023 - Em 2 dias, gasto no cartão corporativo de Bolsonaro no ES foi de R$ 173 mil

Caiu o sigilo dos gastos do cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque que "o governo passado não divulgava de jeito nenhum o detalhamento das despesas feitas com o cartão, usado para arcar com hospedagem, alimentação e compras de última hora do dia a dia do presidente. Esse meio de pagamento também é utilizado para gastos da equipe do chefe do Executivo federal quando este viaja. A Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, fez o pedido dos dados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 18 de dezembro de 2022". Ouça a conversa completa!

Colisão traseira: motorista da frente também deve pagar pelo prejuízo?
CBN e a Política

10/01/2023 - Colisão traseira: motorista da frente também deve pagar pelo prejuízo?

O tema em destaque nesta edição do "Direção Segura" são as colisões traseiras. Existe uma crença segundo a qual, em caso de colisão traseira, o condutor que bateu no outro veículo é o responsável pelo acidente – e, portanto, deve arcar com os custos de oficina ou franquia de seguro de todos os envolvidos. Contudo, especialistas apontam, não é bem assim. Sob a perspectiva da legislação de trânsito, o motorista do automóvel atingido pode ser o culpado pela batida e, assim, ter de arcar com o prejuízo de quem vinha atrás dele. Tema para esta edição do "Direção Segura", com o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES), Wilys Lyra. Ouça a conversa completa!

Os bastidores da posse de Renato Casagrande no ES
CBN e a Política

03/01/2023 - Os bastidores da posse de Renato Casagrande no ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), reeleito, tomou posse na tarde no último domingo (1º) na Assembleia Legislativa e, em seguida, foi reconduzido ao cargo no Palácio Anchieta. Casagrande já havia governado o Espírito Santo de 2011 a 2014 e foi reeleito para um terceiro mandato no Executivo Estadual. A comentarista Letícia Gonçalves acompanhou à posse e traz os detalhes das movimentações nesta edição do "CBN e a Política". "O salão São Tiago ficou lotado. Faltou lugar até para os secretários que compõem o primeiro escalão. Eles pegaram cadeiras destinadas à imprensa para não ficar em pé. Alguns não resistiram e deram uma olhada em outra cerimônia", conta a comentarista. Ouça a conversa completa!

Além de foto de Bolsonaro e L de Lula: os bastidores da diplomação no ES
CBN e a Política

20/12/2022 - Além de foto de Bolsonaro e L de Lula: os bastidores da diplomação no ES

O vereador de Vitória Gilvan da Federal (PL), cujo mandato no Legislativo municipal foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) por infidelidade partidária, esteve nesta segunda-feira (19) na Corte para ser diplomado como deputado federal eleito. Na hora de receber o diploma, mostrou a foto do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado na disputa pela Presidência da República, em uma folha de papel A4. Parte da plateia aplaudiu, parte tentou puxar o coro de "perdeu, mané, não amola", parafraseando o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso ao ser assediado por bolsonaristas em Nova York. Gilvan foi o segundo deputado federal eleito mais votado do Espírito Santo. Quem ficou em primeiro lugar foi Helder Salomão (PT), que fez o L de Lula na cerimônia, mesmo gesto protagonizado por Jack Rocha, presidente estadual do PT e também deputada federal eleita.

Gilson Daniel não vai virar secretário e, assim, Ramalho não vai para Brasília
CBN e a Política

13/12/2022 - Gilson Daniel não vai virar secretário e, assim, Ramalho não vai para Brasília

O deputado federal eleito Gilson Daniel (Podemos) não vai voltar ao governo Renato Casagrande (PSB). Ele já havia revelado que somente deixaria de assumir o mandato se fosse para assumir a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) ou a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). Nem uma nem outra, entretanto, lhe foi oferecida. O governador decidiu não "puxar" o aliado para o primeiro escalão. Assim, o ex-secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, também filiado ao Podemos, não vai assumir uma cadeira na Câmara. Ele é o primeiro suplente de Gilson. No entorno de Casagrande, a explicação para a decisão é simples e pragmática: caso o fizesse, o socialista abriria as portas para uma infinidade de pedidos similares. A aliança que reelegeu o governador é ampla e vários partidos gostariam de ver um deputado eleito virar secretário para que outro correligionário ascendesse à Câmara dos Deputados. Como não se pode agradar a todos, o melhor é não fazer isso por nenhum deles. Ramalho, por sua vez, foi convidado a retornar à Sesp. A preferência do coronel era virar deputado. Gilson Daniel, que preside o Podemos estadual, também já afirmou à coluna que tem um compromisso com o militar: "Ou ele vai para o mandato, ou para uma secretaria, ou para o meu gabinete". Assim, Ramalho até pode ir para Brasília, mas como assessor de deputado. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

Mais dois vereadores na Câmara Municipal da Serra para quê?
CBN e a Política

06/12/2022 - Mais dois vereadores na Câmara Municipal da Serra para quê?

A Câmara Municipal da Serra, a partir de 2025, vai ter mais dois edis. De 23, o número de vereadores vai passar para 25. Isso foi aprovado, em segundo turno e de forma definitiva, nesta segunda-feira (5), de surpresa e bem rapidamente. À parte a falta de transparência, eis a decisão em si. Por que a cidade precisa de mais vereadores? Legalmente, é possível. Pelo tamanho da população serrana, a Constituição Federal permite que o município tenha até 25 representantes na Casa. Ou seja, esse número é o limite, não uma obrigação. Ouça a análise da colunista Letícia Gonçalves.

Aliado de Casagrande critica apetite do PSB no governo do ES
CBN e a Política

22/11/2022 - Aliado de Casagrande critica apetite do PSB no governo do ES

Não é de hoje que o governador Renato Casagrande é considerado "um homem de partido", bastante fiel à sigla à qual pertence há muitos anos, o PSB. De vez em quando, a concessão de posições estratégicas a membros da legenda e a influência que caciques do PSB exercem no governo geram ruídos. Foi assim ainda antes do início da campanha eleitoral, quando deputados estaduais da base aliada demonstraram publicamente o descontentamento com ações governamentais que, na avaliação deles, serviram para aumentar o cacife do então titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Tyago Hoffmann. Este acabou, por fim, eleito deputado estadual. A Sectides, conforme o governador confirmou à coluna, vai ser desmembrada. Mas coube a outro aliado de Casagrande, o deputado estadual reeleito Marcelo Santos (Podemos), dar o recado: "O segundo turno foi importante para o governo identificar algumas falhas, não existe governo perfeito. Não se pode potencializar o partido (o PSB) sem nenhuma qualificação", afirmou o parlamentar à comentarista Letícia Gonçalves.

Como será a relação de Casagrande com a Assembleia a partir do ano que vem?
CBN e a Política

01/11/2022 - Como será a relação de Casagrande com a Assembleia a partir do ano que vem?

O PSB, partido do governador reeleito Renato Casagrande, fez aliança, com 11 partidos, nas eleições desse ano. No Espírito Santo, dos 30 deputados estaduais eleitos, metade não está nessa frente. Isso não significa que o casagrande enfrentará a oposição de 50% da Casa a partir de fevereiro do ano que vem. Ouça a análise em detalhes da comentarista Letícia Gonçalves.

Casagrande x Manato: apoios e estratégias para a reta final do segundo turno
CBN e a Política

18/10/2022 - Casagrande x Manato: apoios e estratégias para a reta final do segundo turno

Nesta edição do "CBN e a Política", Letícia Gonçalves traz como destaque como os candidatos estão se articulando nesta reta final para o segundo turno das eleições 2022 para governo do Estado. Uma delas é a vinda, na próxima sexta-feira (21), da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos). Elas participam de um evento da campanha de Manato (PL), no Espaço Patrick Ribeiro, anexo ao Aeroporto de Vitória. Por outro lado, o candidato a reeleição, Renato Casagrande (PSB), vem recebendo apoios até então improváveis. Entre eles da vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane (Patriota) que declarou apoio à reeleição. Quem comanda a prefeitura da Capital é Lorenzo Pazolini (Republicanos), opositor do socialista. Ouça a participação da comentarista Letícia Gonçalves.

O silêncio de Paulo Hartung: ex-governador ainda não declarou voto no 2° turno
CBN e a Política

11/10/2022 - O silêncio de Paulo Hartung: ex-governador ainda não declarou voto no 2° turno

O voto é secreto. Assim, ninguém é obrigado a dizer em quem vai votar. É comum, entretanto, que líderes políticos o façam. É uma forma de se posicionar, escolher um lado e contribuir para a eleição de alguém em quem acredita, por convicção, ou para barrar alguém que seria pior que a alternativa. Desde que deixou o governo do Espírito Santo, em 2018, o ex-governador Paulo Hartung, que também saiu do MDB e está sem partido, parou de participar abertamente da política local. Em relação à corrida pelo Palácio do Planalto, ele sempre defendeu uma terceira via, ou "centro expandido", alguém viável que pudesse ser alçado ao cargo em oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Lula (PT). Até agora, Hartung não se manifestou em relação a votar em Lula ou em Bolsonaro. Ou se vai ficar neutro na disputa em segundo turno. O mesmo vale para a corrida local. Hartung foi procurado pela coluna nos últimos dias e questionado a respeito do posicionamento no segundo turno, no país e no estado. A pergunta é se ele vai apoiar algum candidato. Em resposta, silêncio. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

Rumo ao 2º Turno: o que muda na estratégia dos candidatos no ES
CBN e a Política

04/10/2022 - Rumo ao 2º Turno: o que muda na estratégia dos candidatos no ES

As eleições para presidente e para o Governo do Estado serão decididas no segundo turno, que vai acontecer no dia 30 deste mês. O atual governador Renato Casagrande (PSB), que disputa a reeleição e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) iniciam uma nova campanha na disputa pelos votos dos eleitores capixabas. É a primeira vez em 28 anos que a disputa para o cargo não é decidida no primeiro turno. O que muda na estratégia de campanha dos candidatos? Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

Os resultados da última pesquisa Ipec e a reta final das campanhas no ES
CBN e a Política

27/09/2022 - Os resultados da última pesquisa Ipec e a reta final das campanhas no ES

A pesquisa eleitoral feita pelo Ipec a pedido da TV Gazeta e divulgada na quinta-feira (22) mostra que o atual governador, Renato Casagrande (PSB), oscilou de 56% para 53% nas intenções de voto dos eleitores. Ainda assim, ele lidera com ampla vantagem a disputa ao governo do Espírito Santo. Na sequência aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que oscilou de 19% para 18%. Ambos os candidatos tiveram variações dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), que antes tinham 5%, agora têm 7% cada um. Capitão Vinicius Sousa (PSTU) foi mencionado por 1% dos entrevistados, contra 3% na pesquisa anterior. O ex-secretário da Fazenda de Vitória Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB), que antes eram mencionados por 1% dos eleitores capixabas, nesta rodada não atingiram 1%.

Eleições: a discreta campanha de Lula no Espírito Santo
CBN e a Política

13/09/2022 - Eleições: a discreta campanha de Lula no Espírito Santo

Nesta edição do "CBN e a Política", a comentarista Letícia Gonçalves traz como destaque as movimentações que envolvem os candidatos à presidência da República no Espírito Santo. O ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva (PT), por exemplo, está tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro (PL) no estado, mas poucos políticos aliam suas imagens à do petista. Na semana passada, foi inaugurada a Casa 13, na Avenida Vitória. No espaço, há material de campanha do ex-presidente Lula disponível, assim como impressos e adesivos dos candidatos apoiados pelo PT no Espírito Santo, como a senadora Rose de Freitas (MDB) e o governador Renato Casagrande (PSB). Ouça a participação da comentarista.

O que dizem as pesquisas sobre a disputa para o Palácio Anchieta e Senado
CBN e a Política

06/09/2022 - O que dizem as pesquisas sobre a disputa para o Palácio Anchieta e Senado

Se a eleição fosse hoje, o governador Renato Casagrande (PSB) seria reeleito no Espírito Santo, em primeiro turno, com 62% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ipec realizada a pedido da TV Gazeta e divulgada na última sexta-feira (2). Os votos válidos são calculados excluindo as intenções de voto em branco e nulo e os indecisos. É a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado das urnas. Isso não é garantia de que o socialista vai ser reconduzido ao comando do Palácio Anchieta de uma tacada só. A pesquisa mostra o cenário e a tendência de hoje, não advinha o futuro. Faltam poucas semanas para o dia da votação. Isso é pouco e muito ao mesmo tempo. Pouco para os adversários do socialista tentarem virar o jogo. Muito para Casagrande, que tem que segurar o placar. Nesta edição do CBN e a Política, a comentarista Letícia Gonçalves analisa a corrida para o Palácio Anchieta e também para o Senado.

Candidatos ao governo focam em segurança e logística em fala com empresários capixabas
CBN e a Política

30/08/2022 - Candidatos ao governo focam em segurança e logística em fala com empresários capixabas

Propostas nas áreas de segurança e logística para o Espírito Santo foram alguns dos temas detalhados por candidatos ao Palácio Anchieta em encontro com empresários realizado nesta segunda-feira (29) pelo Fórum de Entidades e Federações (FEF), em Vitória. Participaram do encontro Audifax Barcelos (Rede), Carlos Manato (PL), Guerino Zanon (PSD) e Renato Casagrande (PSB), os quatro candidatos com melhor desempenho na pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec e publicada pela Rede Gazeta no último dia 17. Os candidatos puderam se apresentar para os empresários e responderam às mesmas cinco perguntas que abordavam assuntos como infraestrutura, propostas para educação, competitividade, cidades inteligentes e também metas para redução de emissões de carbono. O fórum é formado pelo ES em Ação, pela Federação da Agricultura e Pecuária (Faes), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação das Indústrias (Findes) e Federação dos Transportes (Fetransportes). Na área da segurança, considerada prioridade pela maioria dos candidatos, há propostas de aumento de salário e investimento em inteligência. Ouça a análise da comentarista de Política, Letícia Gonçalves.

Uma análise dos resultados das pesquisas eleitorais mais recentes no ES
CBN e a Política

23/08/2022 - Uma análise dos resultados das pesquisas eleitorais mais recentes no ES

Nesta edição do "CBN e a Política", Letícia Gonçalves analisa os resultados da segunda pesquisa eleitoral feita pelo Ipec a pedido da Rede Gazeta para as eleições 2022, divulgada na última semana. Para o governo do Estado, a pesquisa mostra o atual governador, Renato Casagrande (PSB), liderando com vantagem a disputa ao governo do Espírito Santo com 52% das intenções de voto. Na sequência aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) com 10% das intenções de voto, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) com 7% e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) tem 5%.

Com fim do prazo para registros de candidaturas, como fica o "mapa" eleitoral para governo
CBN e a Política

16/08/2022 - Com fim do prazo para registros de candidaturas, como fica o "mapa" eleitoral para governo

Terminou nesta segunda-feira (15) o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatas e candidatos aos cargos em disputa nas eleições 2022. E a partir de agora, como fica o "mapa" eleitoral na disputa ao governo do Estado? Que apoios os candidatos terão na disputa? Tema para análise de Letícia Gonçalves, nesta edição do "CBN e a Política".

Grupo armamentista apoia candidato ao governo do ES e quer eleger deputados
CBN e a Política

09/08/2022 - Grupo armamentista apoia candidato ao governo do ES e quer eleger deputados

Desde a eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o Espírito Santo vive um boom no número de armas de fogo registradas legalmente. O chefe do Executivo federal adotou uma política de flexibilização do acesso a armas, que beneficia, principalmente, os CACs (colecionadores de armas, atiradores e caçadores). Mas eles querem mais. A estratégia da Associação Proarmas, que representa os armamentistas, é formar uma bancada no Congresso Nacional, que vai além da "bancada da bala", esta integrada, sobretudo, por policiais. Com o poder das cadeiras no Legislativo, a ideia é a ampliar o número de armas em circulação no país, com a revogação do Estatuto do Desarmamento, lei em vigor desde 2003, por exemplo. Estão de olho, também, nas Assembleias Legislativas, para tornar a atuação das polícias mais simpática aos atiradores. No Espírito Santo, a Proarmas apoia o ex-deputado federal Carlos Manato e o ex-senador Magno Malta, para o governo e para o Senado, respectivamente. Os dois são do mesmo partido de Bolsonaro. O PL tem ainda a candidatura de Roger Monteiro, coordenador local licenciado da Proarmas, que quer ser deputado estadual. Para a Câmara dos Deputados, de acordo com Monteiro, o escolhido é o médico Leonardo Lessa (Republicanos). A associação chegou a endossar o nome do vereador de Vila Velha Devanir Ferreira, da mesma legenda, mas agora chancela Lessa. E pode trabalhar ainda pela eleição de um candidato do PL à Câmara dos Deputados, o que está em análise. No dia em que Manato anunciou o vice na chapa, o empresário Bruno Lourenço (PTB), Roger Monteiro se fez presente. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

Após as convenções, um "raio-X" da disputa eleitoral no ES
CBN e a Política

02/08/2022 - Após as convenções, um "raio-X" da disputa eleitoral no ES

O fim de semana foi marcado por convenções partidárias que lançaram nomes à disputa ao governo e ao senado. Diante desse cenário, nesta edição do "CBN e a Política", Letícia Gonçalves traz um panorama de como está o tabuleiro político. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções e deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Disputa ao Senado: "Forças estranhas querem puxar meu tapete", diz Meneguelli
CBN e a Política

26/07/2022 - Disputa ao Senado: "Forças estranhas querem puxar meu tapete", diz Meneguelli

Nesta edição do "CBN e a Política", Letícia Gonçalves traz como destaque as movimentações que envolvem a disputa a vaga do Senado nas eleições 2022. Em meio a mais uma onda de especulações sobre a retirada de sua candidatura ao Senado, o ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli (Republicanos) publicou um vídeo, nesta segunda-feira (25), em que o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, declara apoio a ele. "Vocês terão, com certeza, um grande senador. Toda a equipe do Republicanos no Espírito Santo tem o nosso apoio", diz Pereira. Meneguelli dá as mãos a ele e complementa: "Estamos juntos". A gravação é de cerca de dois meses atrás. O ex-prefeito, no entanto, reforça que as palavras ainda estão valendo. Ele até marcou o presidente nacional do Republicanos no post, só para garantir. Meneguelli credita a adversários, como o ex-senador Magno Malta (PL), que também é pré-candidato ao Senado, a tentativa de "causar tumulto", a poucos dias da convenção estadual do Republicanos, marcada para este domingo (31). "Forças estranhas querem puxar meu tapete", cravou Meneguelli. Ouça a análise completa!

Corrida para ser vice de Renato Casagrande tem um favorito
CBN e a Política

19/07/2022 - Corrida para ser vice de Renato Casagrande tem um favorito

O ex-senador Ricardo Ferraço, que saiu do PSDB, foi para o União Brasil e voltou ao PSDB, é hoje o franco favorito a ser vice na chapa do governador Renato Casagrande (PSB) na disputa pelo governo do Espírito Santo. A movimentação é destaque nesta edição do "CBN e a Política", com Letícia Gonçalves. A comentarista explica que o PSDB, federado com o Cidadania, ainda não subiu oficialmente no palanque do socialista, mas é apenas questão de tempo. PSDB, PT e PP querem a vaga, mas um nome desponta para compor a chapa com o socialista. "O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, já elenca as duas siglas entre as que compõem a ampla aliança em busca da reeleição do governador. Ferraço há tempos é próximo a Casagrande. Em 2018, foi o principal responsável por levar os tucanos para o lado dele. Saiu do União Brasil quando o deputado federal Felipe Rigoni, que já se colocava como adversário do socialista, assumiu o comando da legenda. O PSDB sempre tratou Ricardo como um dos principais nomes do partido para integrar uma chapa majoritária, como candidato a vice ou a senador", analisa. Ouça a conversa completa!

Por que Casagrande demorou tanto para dizer que vai disputar a reeleição
CBN e a Política

12/07/2022 - Por que Casagrande demorou tanto para dizer que vai disputar a reeleição

O anúncio feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), nesta segunda-feira (11), de que vai tentar a reeleição, não pegou ninguém de surpresa. O socialista, no entanto, adiou a declaração o quanto pôde. É o que aborda Letícia Gonçalves nesta edição do "CBN e a Política". "Assim, manteve-se, ao menos publicamente, distante dos holofotes eleitorais, o que é uma faca de dois gumes, e preservou-se de ataques adversários à sua maneira, também poupou-se de ter que rebatê-los a todo momento", analisa a comentarista. Ouça a conversa completa!

O tête-à-tête entre Casagrande e o presidente nacional do PSB
CBN e a Política

05/07/2022 - O tête-à-tête entre Casagrande e o presidente nacional do PSB

O governador Renato Casagrande, secretário-geral do PSB, tem conversa marcada com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, nesta quarta-feira (6). Como o chefe do Executivo estadual está com Covid-19, o tête-à-tête vai ser virtual. Em pauta, a aliança com o PT, que já está de braços dados com o PSB nacionalmente. A maior representação da parceria é o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, neossocialista que é vice na chapa do ex-presidente Lula. No Espírito Santo, o PSB quer que os petistas retirem a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo e apoiem a reeleição de Casagrande. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a presidente estadual dos petistas, Jackeline Rocha, e o deputado federal José Guimarães (PT), também devem participar da conversa com Casagrande e Siqueira nesta terça. Esse é um movimento que passa por São Paulo, onde o PSB tem a pré-candidatura de Márcio França ao Palácio dos Bandeirantes. O PT quer a saída dele do pleito e o apoio ao ex-prefeito Fernando Haddad. Para isso, outro encontro pode ser fundamental. Ouça Letícia Gonçalves.

A (in)definição na escolha dos vices na disputa do governo do ES
CBN e a Política

28/06/2022 - A (in)definição na escolha dos vices na disputa do governo do ES

Nesta edição do "CBN e a Política", Letícia Gonçalves traz como destaque a notícia de que o ex-secretário da Fazenda da Prefeitura de Vitória, Aridelmo Teixeira (Novo) já tem uma companheira de chapa na disputa pelo governo do Espírito Santo. Trata-se da jornalista Camila Domingues. Também filiada ao Novo, ela embarca na primeira candidatura a um cargo eletivo. Filiou-se ao Novo em abril, quando já atuava para o pré-candidato e, recentemente, recebeu o convite para disputar como vice. Por outro lado, ainda na disputa pelo governo do Estado, os demais pré-candidatos ainda não têm vices definidos. Ouça a análise da comentarista!

Mourão no ES: "representantes de criminosos na Amazônia estão no Congresso Nacional"
CBN e a Política

21/06/2022 - Mourão no ES: "representantes de criminosos na Amazônia estão no Congresso Nacional"

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), passou rapidamente pelo Espírito Santo nesta segunda-feira (20), para uma palestra em Vila Velha. Lá, na Universidade de Vila Velha, Mourão falou sobre o "bárbaro assassinato" do indigenista e servidor da Funai Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips. Mourão admitiu que organizações criminosas atuam flagrantemente na Amazônia, algo que ganhou mais visibilidade após os assassinatos. E mais: afirmou que, em relação à extração ilegal de minerais, esses grupos têm representantes entre deputados federais e senadores: "Uma questão que tem que ser tratada é a existência de áreas de mineração de ouro, diamantes, que hoje são explorados ilegalmente. Essa exploração ilegal favorece os grupos criminosos e alguns desses grupos criminosos, lamentavelmente, possuem representantes dentro do Congresso Nacional". O vice-presidente da República, além de general da reserva do Exército, é também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Renato Casagrande declara publicamente apoio ao pré-candidato Lula
CBN e a Política

14/06/2022 - Renato Casagrande declara publicamente apoio ao pré-candidato Lula

A dois dias do prazo que as direções de PT e PSB estabeleceram para definir em quais estados os dois partidos vão estar lado a lado, o governador do Espírito Santo, o socialista Renato Casagrande, afirmou que vai "apertar 13" e, logo, votar no ex-presidente Lula na eleição de outubro. Ele, assim, cumpre uma das concessões feitas ao PT local, de declarar publicamente o apoio ao pré-candidato petista. O PT tem a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao Palácio Anchieta e há sinalizações de que ele deve ser retirado da disputa em favor do apoio a Casagrande. É isso que o governador, que deve disputar a reeleição, quer. Faz parte das negociações que envolvem as cúpulas dos partidos que já estão alinhados na chapa Lula-Alckmin. Ouça a análise completa com a colunista Letícia Gonçalves.

Guerino diz que Casagrande deixou "dinheiro guardado" para ano eleitoral; governador rebate
CBN e a Política

07/06/2022 - Guerino diz que Casagrande deixou "dinheiro guardado" para ano eleitoral; governador rebate

O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), na última quinta-feira (2), concedeu a primeira entrevista como pré-candidato ao governo do Espírito Santo, com exclusividade à Letícia Gonçalves. Ele não poupou críticas à Renato Casagrande (PSB) e disse que "Casagrande está igual ao Silvio Santos, 'quem quer dinheiro?'", se referindo a série de anúncios de investimentos que estão sendo feitos quase que diariamente pelo governador. O atual chefe do Executivo rebateu: "A acusação de investir muito é uma boa acusação. Sempre vi as pessoas criticarem governos por não estarem fazendo investimento. Agora estão me criticando porque faço muito investimento. Faço mesmo, gosto de trabalhar". Assunto para análise da comentarista, nesta edição do CBN e a Política.

César Colnago: "O candidato ao governo é Guerino Zanon"
CBN e a Política

10/05/2022 - César Colnago: "O candidato ao governo é Guerino Zanon"

Após a conversa com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira (9), o ex-vice-governador César Colnago bateu o martelo: deixou oficialmente a disputa pelo governo do Espírito Santo para apoiar o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon, do mesmo partido. Colnago, por sua vez, pretende disputar o Senado. "O candidato a governador é Guerino. Sou candidato potencialmente a senador, vamos trabalhar para isso. Essa é uma decisão minha, do Kassab e do Zé Carlinhos (José Carlos da Fonseca Júnior, ex-presidente em exercício do PSD estadual)", afirmou o ex-vice-governador à comentarista Letícia Gonçalves. Ouça a análise.

Pesquisa Ipec: cedo demais para Casagrande comemorar
CBN e a Política

03/05/2022 - Pesquisa Ipec: cedo demais para Casagrande comemorar

O governador Renato Casagrande (PSB) larga em vantagem na corrida pelo Palácio Anchieta, como mostra a primeira pesquisa Rede Gazeta/Ipec, divulgada nesta segunda-feira (2), mas é cedo para ele comemorar. Os 42% que o socialista alcança no cenário estimulado (quando os nomes dos pré-candidatos são informados aos eleitores), sinalizam um segundo turno e ainda transformam-se em 23% no recorte espontâneo. Nesse caso, 60% dos entrevistados responderam que não sabem ou preferem não opinar sobre em quem votar para governador do Espírito Santo. É muita gente. Faltam cinco meses para o pleito do dia 2 de outubro e muito pode acontecer até lá. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

PT bota o bloco na rua por Contarato e PSB de Casagrande reage
CBN e a Política

26/04/2022 - PT bota o bloco na rua por Contarato e PSB de Casagrande reage

A pré-candidatura do senador Fabiano Contarato (PT) ao governo do Espírito Santo está mantida até a segunda ordem – ordem que seria emitida apenas pela direção nacional do PT. Enquanto isso, os petistas locais se movimentam, tentam atrair outros partidos e fazem críticas pontuais à gestão de Renato Casagrande (PSB). Se as costuras nacionais evoluírem, petistas e socialistas devem caminhar juntos no estado e, para isso, várias arestas teriam que ser aparadas. A presidente estadual do PT, Jackeline Rocha, em conversa com a coluna ainda na semana passada, avaliou que o governo Casagrande precisa dar mais atenção à área social, uma das principais bandeiras do partido, mas o ponto central da candidatura do senador ao Palácio Anchieta é garantir um palanque para o ex-presidente Lula (PT) no estado. "Ele (Casagrande) não será um militante pedindo voto para Lula, mas ouvimos do PSB que o PSB fará campanha para Lula-Alckmin. Mesmo em palanques separados, haveria construção dessa visão da candidatura majoritária. Não é uma possibilidade remota, mas real", avaliou Jackeline Rocha. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

Prefeitos abandonam partidos para apoiar Casagrande
CBN e a Política

19/04/2022 - Prefeitos abandonam partidos para apoiar Casagrande

Em 2018 o PSB, partido do governador Renato Casagrande, elegeu 13 prefeitos no Espírito Santo. Logo em seguida aparecia o Republicanos, com 10. Outra eleição, a de 2022, bate à porta e o quadro já sofreu algumas mudanças, apesar de a disputa, desta vez, não ser municipal. Partidos como Republicanos e PSD partiram para projetos próprios quando o assunto é a corrida pelo Palácio Anchieta. O Republicanos tem a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso. O PSD, a do ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon. Prefeitos casagrandistas, descontentes com o rumo que seus partidos tomaram, resolveram reagir e pediram desfiliação. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

PT vê enfraquecimento do PSB e espera manter candidaturas, como a de Contarato
CBN e a Política

12/04/2022 - PT vê enfraquecimento do PSB e espera manter candidaturas, como a de Contarato

Já tratamos aqui que, em um primeiro momento, a aliança entre o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (recém-filiado ao PSB) e o ex-presidente Lula (PT) significava menos chances de o senador Fabiano Contarato (PT) ser realmente candidato ao governo do Espírito Santo. Isso porque a aliança entre as duas siglas poderia envolver contrapartidas nos estados. O PSB quer que o PT retire a pré-candidatura de Contarato e apoie a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Apesar da dobradinha, a federação entre os dois partidos não se confirmou. Se essa hipótese prosperasse as duas siglas estariam "amarradas" por quatro anos e nem haveria como disputarem entre si por aqui. Mas a união vai se dar apenas entre PT, PCdoB e PV. O PSB ficou solto por temer tornar-se um coadjuvante do PT. E, como defendeu Casagrande, por ser um partido de porte médio, poderia sobreviver e ainda galgar mais espaços. Sem a federação, no entanto, não há barreiras legais ao lançamento de Contarato. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

PSD quer Guerino Zanon na disputa para governo do ES
CBN e a Política

05/04/2022 - PSD quer Guerino Zanon na disputa para governo do ES

O ex-vice-governador César Colnago é oficialmente o presidente estadual do PSD, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Chegou ao partido dizendo que disputaria internamente com o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon o posto de candidato ao governo do Espírito Santo, tudo alinhavado, de acordo com ele, com o então presidente em exercício do partido, José Carlos da Fonseca Júnior. No entanto, Zé Carlinhos, como é conhecido, tem uma versão bem diferente da conversa e garante que quem vai disputar o Palácio Anchieta pelo PSD é Guerino, descartando Colnago. Ouça a análise da jornalista Letícia Gonçalves.

Superintendente da Polícia Federal está fora da disputa pelo governo do ES
CBN e a Política

29/03/2022 - Superintendente da Polícia Federal está fora da disputa pelo governo do ES

O superintendente da Polícia Federal, Eugênio Ricas, está fora da disputa pelo governo do Espírito Santo e não apenas por uma questão de perfil, como registrou em artigo publicado em A Gazeta nesta terça-feira (29). "Por inúmeras questões, no entanto, não senti que uma pessoa com meu perfil pudesse fazer a diferença no mundo político neste momento", escreveu ele. Ao final do texto, no entanto, uma pista: "Seguiremos firmes e aguerridos combatendo a criminalidade com a mesma disposição de sempre e com a segurança e confiança que sempre me nortearam. Este mundo (o do combate à criminalidade) eu conheço bem!". Ou seja, tem um outro mundo que ele não conhece tão bem, o da política, podemos presumir. Mundo esse que lhe reservou algumas surpresas. Ricas, que por diversas vezes negou ter o intuito de disputar as eleições, afirmou ter mudado de ideia recentemente, incentivado, entre outros, pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido). "Nos últimos tempos tenho sido muito procurado por muitas pessoas, empresários, políticos, lideranças religiosas, no supermercado, no Uber. Muita gente pedindo para eu ser candidato", justificou, no último dia 10, à coluna, quando admitiu que cogitava a ideia. Menos de 20 dias depois, tudo foi por água abaixo. O PSD já flertava com outro hartunguista, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que, por enquanto está no MDB. Ouça a análise completa da comentarista Letícia Gonçalves.

Os policiais e bombeiros militares que querem ser candidatos no ES
CBN e a Política

22/03/2022 - Os policiais e bombeiros militares que querem ser candidatos no ES

Nas eleições de 2020 os candidatos militares não se saíram bem, ao menos não na Grande Vitória. O deputado estadual Capitão Assumção, então filiado ao Patriota, disputou a Prefeitura de Vitória e ficou em 4º lugar, com 12.365 votos (7,22%). Já Coronel Wagner, que disputou pelo PL, obteve 13.661 votos em Vila Velha, o que equivale a 6,73%. Também ficou em 4ª lugar. Na ocasião, a análise mais corrente foi a de que a lógica das eleições municipais não repete a das eleições gerais. Logo, o capital político bolsonarista, muito ligado aos militares, pode ter se dissolvido na ocasião, ao contrário do que houve em 2018 em que o presidente da República ascendeu levando aliados a reboque em vários estados, como Assumção. Agora, outra eleição se avizinha. E as organizações de classe militares – associações, pois eles não podem se sindicalizar – organizam mais um chamado plebiscito, em que policiais e bombeiros militares vão poder escolher os candidatos a serem apoiados por tais entidades. A votação começou nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 31 de março. A ideia é eleger, internamente, um nome em cada região e assim escolher quem vai disputar vagas na Assembleia Legislativa e uma para a Câmara dos Deputados. Ouça a análise no comentarista de Letícia Gonçalves desta terça-feira (22).

Para bancar candidatura ao governo do ES, Rigoni enfrenta risco de isolamento
CBN e a Política

15/03/2022 - Para bancar candidatura ao governo do ES, Rigoni enfrenta risco de isolamento

Novas movimentações que envolvem a eleição de 2022 no Espírito Santo. Dessa vez, Letícia Gonçalves traz como destaque, nesta edição do "CBN e a Política", que o deputado federal Felipe Rigoni saiu do PSB e ingressou no União Brasil, partido que resultou da fusão de DEM e PSL, e já assumiu a presidência da legenda no Espírito Santo. "Não sem contratempos. Com menos de uma semana no posto já tem que conter uma possível debandada, que inclui a família Ferraço e deputados estaduais descontentes. Tudo isso ainda tentando emplacar uma candidatura ao governo do estado, a dele mesmo", analisa a comentarista.

Alckmin acerta filiação com PSB: os impactos nas eleições no ES
CBN e a Política

08/03/2022 - Alckmin acerta filiação com PSB: os impactos nas eleições no ES

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin acertou nesta segunda-feira (7) a sua filiação ao PSB, partido do governador do ES, Renato Casagrande. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, defende que independentemente de federação com o PT, Alckmin tem chances de ser o vice do ex-presidente Lula numa possível chapa presidencial. A movimentação traz impactos nas eleições no Espírito Santo. Tema para análise da comentarista Letícia Gonçalves, nesta edição do "CBN e a Política".

Candidatura de Contarato é lançada pelo PT para governo do ES
CBN e a Política

22/02/2022 - Candidatura de Contarato é lançada pelo PT para governo do ES

Ao lançar o senador Fabiano Contarato ao governo do Espírito Santo, o PT manda alguns recados ao PSB do governador Renato Casagrande: está disposto a dividir os votos da esquerda no primeiro turno das eleições no estado e tem o que barganhar nas negociações para a formação de uma federação. Casagrande, por sua vez, é defensor de que não deve haver federação alguma, nem com o PT nem com outros partidos. Assim, está disposto a enfrentar Contarato nas urnas, se for preciso. Ouça a análise da comentarista Letícia Gonçalves.

No ES, Moro fala mais de crescimento econômico que de combate à corrupção
CBN e a Política

15/02/2022 - No ES, Moro fala mais de crescimento econômico que de combate à corrupção

No último fim de semana, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), pré-candidato à Presidência da República, esteve no Espírito Santo. Ele cumpriu agenda na sexta-feira (11) e no sábado (12), com empresários e apoiadores. No Estado, Moro falou mais de crescimento econômico que de combate à corrupção, sua principal bandeira, mas as propostas do presidenciável para a economia, no entanto, são genéricas. Ele quer, por exemplo, uma força-tarefa contra a pobreza. O paranaense inclusive tomou café da manhã com o governador Renato Casagrande (PSB) na manhã do sábado (12), na Residência Oficial da Praia da Costa - encontro criticado por lideranças políticas. Assunto para análise de Letícia Gonçalves, nesta edição do CBN e a Política. Ouça:

Copo meio cheio ou meio vazio: o reajuste para servidores do ES
CBN e a Política

01/02/2022 - Copo meio cheio ou meio vazio: o reajuste para servidores do ES

Nesta edição do CBN e a Política, Letícia Gonçalves analisa a concessão, por parte do governo do Espírito Santo, de um reajuste linear de 6% para os servidores do Executivo estadual. Os integrantes das forças policiais, além desse percentual, vão contar com outros 4% aplicados à tabela salarial. O anúncio pode ser visto de duas formas: o copo meio cheio ou meio vazio. Aliás, o governador Renato Casagrande (PSB) tem usado a metáfora para dizer que é preciso olhar as realizações do governo pelo lado positivo, ou seja, copo meio cheio. Ouça a análise completa!

Governo do ES caminha para exigir passaporte de vacina
CBN e a Política

25/01/2022 - Governo do ES caminha para exigir passaporte de vacina

Se desde 2020 a pressão sobre o governo Renato Casagrande (PSB) vinha de todos os lados a respeito das medidas de controle da pandemia de Covid-19, em ano eleitoral essa pressão aumenta. Setores econômicos não querem ser afetados por restrições e estão em contato com agentes políticos. Ao mesmo tempo, a variante ômicron avança, desfalcando a força de trabalho e preocupando os sistemas de saúde público e privado. O governo tem consultado empresários e outros atores para definir, até o final desta semana, novas restrições a serem adotadas. O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), veio a público, em um vídeo, afirmar que é contra "novos fechamentos, novos lockdowns" e que o Legislativo "vai contra essas decisões se elas forem tomadas". A partir desta segunda (24), o governo passou a travar conversas com os setores empresariais para tratar do tema. Tema do comentário de Letícia Gonçalves nesta edição do CBN e a Política. Acompanhe a conversa completa!

Da Vitória vai para o PP e pode disputar Senado; Sergio Moro vem ao ES em fevereiro
CBN e a Política

18/01/2022 - Da Vitória vai para o PP e pode disputar Senado; Sergio Moro vem ao ES em fevereiro

Nesta edição do CBN e a Política, Letícia Gonçalves analisa, no cenário capixaba, a ida de Josias Da Vitória para o PP e a possibilidade de sua entrada na disputa pelo Senado. No cenário nacional, o assunto é a visita do pré-candidato à Presidência Sergio Moro ao ES em 12 de fevereiro.Ouça!

União Brasil no ES: de indefinições até evento inspirado no presidente da França
CBN e a Política

11/01/2022 - União Brasil no ES: de indefinições até evento inspirado no presidente da França

O União Brasil, partido que vai resultar da fusão de DEM e PSL, é projetado como a maior legenda do país, em número de deputados federais, um "superpartido". No Espírito Santo, o União, que ainda precisa ser chancelado pelo tribunal Superior Eleitoral (TSE), ganhou duas adesões de parlamentares com mandato: o deputado federal Felipe Rigoni (ex-PSB e agora formalmente filiado ao PSL) e o deputado estadual José Esmeraldo (ex-MDB, que assinou ficha de filiação ao DEM). Tema para análise de Letícia Gonçalves, nesta edição do CBN e a Política. Ouça a análise completa!

Eleições: o ano de 2022 começou há mais tempo no ES
CBN e a Política

04/01/2022 - Eleições: o ano de 2022 começou há mais tempo no ES

Nesta edição do CBN e a Política a jornalista Letícia Gonçalves traz como destaque as movimentações que já envolvem o cenário de eleições para esse ano de 2022. Letícia aponta, por exemplo, que no Estado o governador Renato Casagrande (PSB), apesar de ainda não se colocar como candidato à reeleição, "dia sim, dia também, elenca ações do governo em tom de retrospectiva; adversários também se movimentam". Ouça a análise completa!

Análise: as circunstâncias da escolha de Casagrande para desembargador do TJES
CBN e a Política

28/12/2021 - Análise: as circunstâncias da escolha de Casagrande para desembargador do TJES

Nesta edição do CBN e a Polícia, a comentarista Letícia Gonçalves analisa as circunstâncias relacionadas à escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para a vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. De prerrogativa do governador Renato Casagrande (PDB), a decisão final foi pelo advogado Raphael Câmara, que tomou posse no último dia 23 - um dia após ser nomeado. O agora magistrado ficou em segundo lugar na lista tríplice, já atuou em causas pessoais do chefe do Executivo estadual e advogava para a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) em diversos casos polêmicos ligados à Processos Administrativos Disciplinares (PADs). Ouça a análise!

Quem são os três advogados que disputam uma vaga para o TJES
CBN e a Política

21/12/2021 - Quem são os três advogados que disputam uma vaga para o TJES

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu, na última sexta-feira (17), três advogados que disputam uma vaga de desembargador na Corte. A cadeira é devida a um membro da advocacia, pela regra do Quinto Constitucional. Seis nomes estavam no páreo, escolhidos por votação direta organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo (OAB-ES). Os três eleitos pelo TJES são: Vinicius Pinheiro de Sant'Anna, com 27 votos; Raphael Americano Câmara, com 26 votos e Alexandre Puppim, com 26 votos. A decisão final cabe ao governador Renato Casagrande (PSB). É ele quem vai definir quem vai ocupar o cargo. Acompanhe a análise da comentarista de Política, Letícia Gonçalves.

Movimentações políticas: Contarato no PT e Erick Musso pré-candidato ao governo
CBN e a Política

14/12/2021 - Movimentações políticas: Contarato no PT e Erick Musso pré-candidato ao governo

Nesta edição do CBN e a Política, Letícia Gonçalves destaca as movimentações políticas no Espírito Santo nas últimas horas. De um lado, o senador Fabiano Contarato anunciou, nesta segunda-feira (13), sua saída da Rede, partido pelo qual foi eleito em 2018, e filiação ao PT. Ainda no universo político, o partido Republicanos oficializou, também nesta segunda (13), o nome de Erick Musso como pré-candidato ao governo do Espírito Santo. Musso é deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Ouça a análise completa!

Carta de coronéis da PM do ES joga gasolina no cenário eleitoral
CBN e a Política

07/12/2021 - Carta de coronéis da PM do ES joga gasolina no cenário eleitoral

A carta em que 15 dos 20 coronéis da ativa da Polícia Militar do Espírito Santo reivindicam valores mais altos no contracheque e "alertam" o secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, para a possibilidade de uma nova paralisação da tropa, a exemplo do motim de fevereiro de 2017, marca, mais uma vez, a quebra da hierarquia na corporação. A missiva poderia ser endereçada ao comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, mas, sob o argumento de "falta de diálogo", os coronéis decidiram dirigir-se diretamente ao secretário, que também é coronel.  Entre os pontos de descontentamento dos coronéis está justamente o abate-teto, "consumindo a remuneração dos nossos postos, deixando no mesmo patamar um coronel aposentado e um major da ativa antigo", dizem, na carta. Ouça a análise política da comentarista Letícia Gonçalves.

A filiação de Bolsonaro ao PL e "aquele 1%"
CBN e a Política

16/11/2021 - A filiação de Bolsonaro ao PL e "aquele 1%"

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avisou que a chance de se filiar ao PL de Valdemar Costa Neto era de 99%, mas, como diz a canção, "aquele 1%...". A ida para o partido do Centrão, agendada para o próximo dia 22, acabou adiada. Nada que impedisse o ex-senador Magno Malta, presidente do PL no Espírito Santo, de embarcar para os Emirados Árabes integrando a comitiva presidencial. O ex-senador não tem cargo, logo, nenhuma missão oficial a realizar, mas tem publicado vídeos no Facebook registrando as atividades de Bolsonaro por lá, como o "encontro com Sua Alteza Xeque Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, príncipe Herdeiro de Abu Dhabi".

Casagrande barra projeto que proíbe radares ocultos e aliado articula derrubada do veto
CBN e a Política

09/11/2021 - Casagrande barra projeto que proíbe radares ocultos e aliado articula derrubada do veto

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou um projeto de lei de autoria do deputado Bruno Lamas (PSB), que proíbe a instalação de radares ocultos nas vias urbanas e nas rodovias estaduais. O governador Renato Casagrande (PSB) vetou a proposta, seguindo entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). E agora Bruno Lamas, apesar de ser correligionário e aliado do governador, articula com os colegas a derrubada do veto. Na mensagem encaminhada à Assembleia, são registradas a razões da PGE: cabe apenas à União legislar sobre regras de trânsito. Assim, o projeto foi considerado inconstitucional. Além disso, o governo apontou que o que os deputados querem proibir o que já é proibido, desde 2020. Ouça a análise da jornalista e comentarista de Política, Letícia Gonçalves.

Os bastidores da corrida por uma cadeira de desembargador do TJES
CBN e a Política

26/10/2021 - Os bastidores da corrida por uma cadeira de desembargador do TJES

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai decidir, na próxima quinta-feira (28), quando vai votar a lista com três nomes da qual vai sair o novo desembargador ou nova desembargadora da Corte. A vaga cabe a um membro do Ministério Público Estadual (MPES), que já selecionou seis nomes. Depois que a lista virar tríplice, a escolha final vai depender da caneta do governador Renato Casagrande (PSB). Também estão em aberto três vagas a serem preenchidas por juízes e uma por membro da advocacia.É sobre essa movimentação que a comentarista Letícia Gonçalves trata nesta edição do "CBN e a Política". Ouça a análise completa!

Governo do ES pagou R$ 600 mil de auxílio-moradia em 2021
CBN e a Política

19/10/2021 - Governo do ES pagou R$ 600 mil de auxílio-moradia em 2021

O governo do Espírito Santo gastou R$ 600.564,36 em 2021, até agora, com o pagamento de auxílio-moradia a servidores públicos. Entre eles estão o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o ex-secretário de estado da Justiça, Luiz Carlos de Carvalho Cruz. Os pagamentos são legais, no sentido de serem amparados por lei, e ganharam mais visibilidade no novo Portal da Transparência. Ficou mais fácil achar esses dados. É difícil, no entanto, compreender a lógica da coisa. A Lei Complementar 266, de 2003, estabelece que pessoas que tenham se deslocado para o estado para exercer cargo de secretário ou de provimento em comissão especial – QCE, níveis 1,2 e3, têm direito a receber valores como ressarcimento por despesas com moradia. O valor da indenização é de 30% do salário do secretário ou servidor. É compreensível que a pessoa receba uma ajuda de custo quando vem de fora e ainda tem que se ambientar por aqui. Mas a lei não estabelece um prazo para o pagamento, conforme explica a jornalista Letícia Gonçalves, no CBN e a Política desta terça-feira (19). A indenização vigora enquanto a pessoa estiver no cargo.

Prefeito de Linhares quer sair do MDB para disputar governo do ES
CBN e a Política

12/10/2021 - Prefeito de Linhares quer sair do MDB para disputar governo do ES

Após longo mergulho – movimentando-se de olho em 2022, mas sem conceder declarações à imprensa –, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, confirmou que vai sair do MDB. Isso porque, na avaliação dele, a senadora Rose de Freitas, que comanda a comissão provisória do partido no Espírito Santo, já decidiu apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). O prefeito planeja deixar a prefeitura em abril do ano que vem para concorrer ao Palácio Anchieta, mas vai precisar de uma nova sigla. Ouça desta detalhes na análise da jornalista Letícia Gonçalves.

Dada a largada para a eleição na OAB-ES: Rizk registra chapa
CBN e a Política

05/10/2021 - Dada a largada para a eleição na OAB-ES: Rizk registra chapa

A eleição para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo (OAB-ES) ocorre somente no dia 18 de novembro,, mas a campanha já começou. Nesta segunda-feira (4), o atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, registrou a chapa "Pra frente OAB". Além de Rizk Filho, Erica Neves e Alexandre Rossoni estão no páreo. No comentário desta terça-feira (05), a jornalista Letícia Gonçalves destacou a importância de um processo eleitoral como este. "Engana-se quem pensa tratar-se de um nicho restrito. A OAB-ES não apenas representa a classe dos advogados, mas também é, ou deveria ser, uma entidade que defende, por exemplo, a democracia. E o universo de eleitores não é desprezível. Podem votar todos os advogados que estão em dia com a anuidade paga à Ordem. São 14.510 advogados, de acordo com o Portal da Transparência da entidade. Isso é mais que a população de 29 municípios do Espírito Santo". Acompanhe a análise.

Quem é Daniel da Açaí, prefeito de São Mateus preso pela Polícia Federal
CBN e a Política

28/09/2021 - Quem é Daniel da Açaí, prefeito de São Mateus preso pela Polícia Federal

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí, e empresários foram presos na manhã desta terça-feira (28) em uma operação da Polícia Federal dedicada a desmantelar uma organização criminosa que atuava no Norte do Espírito Santo. Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, lavagem de dinheiro, organização criminosa e de fraudes licitatórias. Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão, em residências e empresas nos municípios de São Mateus, Linhares e Vila Velha. No comentário político desta terça-feira (28), a jornalista Letícia Gonçalves fala sobre o caso.

Partido de Erick Musso, Pazolini e Amaro vive momento decisivo no ES
CBN e a Política

21/09/2021 - Partido de Erick Musso, Pazolini e Amaro vive momento decisivo no ES

No Espírito Santo, o Republicanos tem ganhado visibilidade estratégica. Conquistou a Prefeitura de Vitória, comandada por Lorenzo Pazolini. Tem também a chefia do Legislativo estadual, com Erick Musso, e ainda um deputado federal, Amaro Neto. Em 2020 elegeu, ao todo, dez prefeitos. Surgem agora, no entanto, algumas deserções. A estratégia do partido, ou ao menos a de Erick Musso, no entanto, parece ser outra. Erick, que foi reeleito presidente da Assembleia, em fevereiro, com o apoio do Palácio Anchieta, tem feito críticas, dia sim, dia também, ao governo Casagrande. O presidente da Assembleia se movimenta, mantendo conversas com diversas lideranças políticas, empresariais ... em pleno ano pré-eleitoral.

Pré-candidato ao governo do ES, Manato recebe convite do PTB
CBN e a Política

14/09/2021 - Pré-candidato ao governo do ES, Manato recebe convite do PTB

O ex-deputado federal Carlos Manato (sem partido) disputou o governo do Espírito Santo em 2018 e não chegou ao segundo turno, mas também não fez feio: ficou em segundo lugar, com 525.973 votos (27,22%). Na época, estava filiado ao PSL e se dizia um “kamikaze de Bolsonaro”, em referência ao esforço quase suicida que estava disposto a empreender para fazer palanque no estado para o então candidato à Presidência da República. Já fora do PSL, assim como Bolsonaro, Manato procura um partido no qual ingressar para disputar o pleito do ano que vem. Ele vai, mais uma vez, em busca do comando do Executivo estadual. Nesta terça-feira (14), Manato recebe formalmente o convite para integrar o PTB do ex-deputado federal Roberto Jefferson. Ouça a análise da comentarista de política, Letícia Gonçalves.

Análise: Casagrande está "gritando" pela necessidade da quarentena
CBN e a Política

22/03/2021 - Análise: Casagrande está "gritando" pela necessidade da quarentena

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa a posição adotada pelo governador Renato Casagrande (PSB) na pandemia. Na visão do comentarista, "por mais dolorosas que sejam as medidas anunciadas pelo governador, o pacote de medidas para diminuir a interação social em todo o Estado é urgente e necessário neste que é seguramente o momento mais crítico da batalha que estamos travando há um ano contra um inimigo mortal". Vogas defende:"O grito de Casagrande precisa ser ouvido. Neste momento tão decisivo de nossa história como povo, a sociedade capixaba precisa realmente se unir num grande pacto social em defesa da vida de nossos irmãos e irmãs". Ouça!

'Sem-mandato': os nomeados em cargos comissionados na Assembleia
CBN e a Política

22/03/2021 - 'Sem-mandato': os nomeados em cargos comissionados na Assembleia

Os sem-mandato agora tem cargo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). É o caso dos ex-prefeitos das cidades de São José do Calçado, Pinheiros e Itarana, além da atual primeira-dama desse último município. Assunto para Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política! O comentarista ressalta o caráter das vagas: todas comissionadas, ou seja, de livre provimento e sem necessidade de análise curricular.

Análise: Casagrande está "gritando" pela necessidade da quarentena
CBN e a Política

19/03/2021 - Análise: Casagrande está "gritando" pela necessidade da quarentena

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa a posição adotada pelo governador Renato Casagrande (PSB) na pandemia. Na visão do comentarista, "por mais dolorosas que sejam as medidas anunciadas pelo governador, o pacote de medidas para diminuir a interação social em todo o Estado é urgente e necessário neste que é seguramente o momento mais crítico da batalha que estamos travando há um ano contra um inimigo mortal". Vogas defende:"O grito de Casagrande precisa ser ouvido. Neste momento tão decisivo de nossa história como povo, a sociedade capixaba precisa realmente se unir num grande pacto social em defesa da vida de nossos irmãos e irmãs".

Rigoni está formando grupo político e admite mirar em governo
CBN e a Política

15/03/2021 - Rigoni está formando grupo político e admite mirar em governo

O deputado federal Felipe Rigoni (PSB), mesmo partido do governador Renato Casagrande, se movimenta para formar o próprio grupo político no Espírito Santo. Em entrevista ao comentarista Vitor Vogas, Rigoni afirmou que já está conversando com várias pessoas para tentar começar esse grupo. Nesta edição do CBN e a Política, Vogas repercute as falas do deputado, que cogita - "uma dia" - se candidatar ao governo do Estado e disse ainda querer chegar até à Presidência da República.

Deputado critica governo Casagrande e se estabelece como opositor
CBN e a Política

08/03/2021 - Deputado critica governo Casagrande e se estabelece como opositor

O deputado federal Evair de Melo (PP) se estabeleceu como claro opositor ao governo Casagrande. É o que aponta Vitor Vogas, em sua análise desta edição do CBN e a Política. Em entrevista exclusiva ao comentarista, o vice-líder de Bolsonaro na Câmara disse que governador Renato Casagrande (PSB) joga para a galera, fecha portas, coopta adversários, massacra novas lideranças e só atrapalha o ES com críticas ao governo federal. Ouça a análise de Vogas!

Casagrande pré-candidato à Presidente: bom ou ruim para o governador?
CBN e a Política

05/03/2021 - Casagrande pré-candidato à Presidente: bom ou ruim para o governador?

Na última quarta-feira (03), um anúncio do PSB surpreendeu e movimentou o meio político, sobretudo o capixaba. O partido de Renato Casagrande cogita a ideia de lançar o governador do Espírito Santo à Presidência da República. O convite foi confirmado por Casagrande, que se esquivou ao dizer que "não é o momento para fazer este debate". Na análise de Vitor Vogas, o movimento da direção nacional do PSB é precipitado e pode ser prejudicial ao próprio governador. Ouça a análise completa, nesta edição do CBN e a Política!

Vogas: há risco real de STF anular reeleição de Musso na Assembleia
CBN e a Política

02/03/2021 - Vogas: há risco real de STF anular reeleição de Musso na Assembleia

A recondução do deputado estadual Erick Musso (Republicanos) à presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no último dia 1 de fevereiro, está ameaçada. O motivo? Há risco real de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a anulação do pleito e proibir a reeleição de membros da Mesa Diretora. É o que aponta Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política. Ouça a análise completa:

Com mudanças, secretariado de Casagrande ganha perfil mais político
CBN e a Política

26/02/2021 - Com mudanças, secretariado de Casagrande ganha perfil mais político

Na noite desta quinta-feira (25), o governador Renato Casagrande anunciou uma série de mudanças no primeiro escalão do governo do Espírito Santo. Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa a "dança das cadeiras" estadual e comenta a criação de uma "supersecretaria", que vai unificar Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Segundo Vogas, agora, o secretariado de Casagrande ganha perfil mais político. Ouça!

Com mudanças, secretariado de Casagrande ganha perfil mais político
CBN e a Política

26/02/2021 - Com mudanças, secretariado de Casagrande ganha perfil mais político

Na noite desta quinta-feira (25), o governador Renato Casagrande anunciou uma série de mudanças no primeiro escalão do governo do Espírito Santo. Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa a "dança das cadeiras" estadual e comenta a criação de uma "supersecretaria", que vai unificar Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Segundo Vogas, agora, o secretariado de Casagrande ganha perfil mais político.

Eleição da Amunes: quem são os pré-candidatos?
CBN e a Política

22/02/2021 - Eleição da Amunes: quem são os pré-candidatos?

O novo comando da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) deve ser definido no dia 31 de março, e a eleição da próxima diretoria já mobiliza prefeitos e também o governo estadual. A Amunes é a entidade máxima de representação dos líderes municipais capixabas - uma espécie de "sindicato dos prefeitos" - e é objeto de desejos de políticos. Quem são eles? Vitor Vogas aponta, nesta edição do CBN e a Política. Ouça!

Farra na Ales: assessores externos ganham sem atestar trabalho
CBN e a Política

19/02/2021 - Farra na Ales: assessores externos ganham sem atestar trabalho

Nesta edição do CBN e a Política, o assunto são os "assessores externos" da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Segundo Vitor Vogas, na prática, ninguém consegue aferir se essas pessoas realmente trabalham, nem que tipo de trabalho realizam para fazer jus aos vencimentos pagos pelo contribuinte capixaba.

Vogas: "Festival" de nomeações de políticos em prefeituras da GV
CBN e a Política

12/02/2021 - Vogas: "Festival" de nomeações de políticos em prefeituras da GV

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa o "festival" de nomeações de políticos não-eleitos para cargos nas prefeituras da Grande Vitória. Um dos destaques é a Serra, onde o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) já nomeou seis ex-vereadores do município em cargos comissionados da prefeitura. O comentarista também traz o panorama das nomeações em Vitória e Vila Velha.

Reeleição de Musso beneficia Casagrande; Vitor Vogas explica
CBN e a Política

03/02/2021 - Reeleição de Musso beneficia Casagrande; Vitor Vogas explica

Na última segunda-feira (1º), o deputado Erick Musso (Republicanos) foi reconduzido ao comando da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em votação consagradora (28 a 2). Mas não foi somente o parlamentar que foi beneficiado com sua vitória na eleição para presidente da Casa Legislativa. O governador Renato Casagrande também foi favorecido, garantindo a indicação de fortes aliados em todos os outros cargos estratégicos da Ales. Assunto para análise de Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política.

Com decisão do STF, como fica a reeleição de Musso ao comando da Ales
CBN e a Política

29/01/2021 - Com decisão do STF, como fica a reeleição de Musso ao comando da Ales

A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo pode ser considerada vencida pelo atual presidente, Erick Musso (Republicanos). Mas um novo capítulo envolvendo o assunto, nesta semana, é se a reeleição de Musso corre risco jurídico. Isso por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que após impedir a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, proibiu também, na última segunda-feira (25), a posse do já reeleito presidente da Assembleia de Roraima. Como fica a situação capixaba? Assunto para Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política. Ouça:

Vogas: no saldo geral, gestão de Casagrande na pandemia foi acertada
CBN e a Política

27/01/2021 - Vogas: no saldo geral, gestão de Casagrande na pandemia foi acertada

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa a gestão do governo do Estado, sob o comando de Renato Casagrande, na gestão da pandemia do novo coronavírus. O comentarista aponta: "Geralmente sou econômico nos elogios, mas não podemos deixar de reconhecer o mérito de Casagrande na gestão da pandemia". Vogas salienta que há, sim, erros, mas o saldo do governo é positivo, com muito mais acertos do que erros durante a pandemia. Ouça a análise completa:

Vogas: com a bênção de Casagrande, Musso seguirá no comando da Ales
CBN e a Política

22/01/2021 - Vogas: com a bênção de Casagrande, Musso seguirá no comando da Ales

O assunto é a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas aponta que, a dez dias do pleito, pode-se afirmar: caminho livre para Erick Musso (Republicanos). "O atual presidente da Casa já foi 'abençoado' pelo governador Renato Casagrande (PSB) e seguirá no comando do Poder Legislativo estadual, à frente de uma chapa única, construída a várias mãos com aliados do governo. Nos próximos dias, o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, fará uma rodada final de conversas individuais com os deputados, informando-lhes que essa é a vontade do Palácio Anchieta", contextualiza o comentarista. Ouça a análise completa!

Vogas: fim da era Trump e posse de Biden despertaram alívio imediato
CBN e a Política

21/01/2021 - Vogas: fim da era Trump e posse de Biden despertaram alívio imediato

"Alívio imediato". Para Vitor Vogas, essa foi a sensação transmitida através das palavras do presidente americano Joe Biden, em seu discurso de posse ontem (21) no Capitólio. Na análise do comentarista, o tom e a mensagem do democrata foram muito adequados para o momento. "Mais que adequados, necessários. Em tudo foi o oposto de Trump." Vogas aponta que a assunção de Biden ao cargo, antes de tudo, significa a restauração da normalidade política nos Estados Unidos. "E isso, por si só, em tempos tão anormais, já é muito." Ouça a análise completa, nesta edição do CBN e a Política!

Vogas: Casagrande prepara 'aglomeração' partidária para 2022
CBN e a Política

15/01/2021 - Vogas: Casagrande prepara 'aglomeração' partidária para 2022

O governador Renato Casagrande (PSB) está preparando uma 'aglomeração' partidária e eleitoral para 2022. Como deve ser esse fenômeno? Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas aponta que está em curso uma "Operação Polvo". Mesmo gozando de ampla hegemonia política no Espírito Santo, Casagrande quer formar uma coalizão ainda maior, de modo a não dar brecha nem respiro para nenhum foco de oposição que possa se materializar em palanque de oposição a ele na próxima eleição estadual. Ouça a análise completa:

Eleição na Ales: os prós e contras de Marcelo Santos e Dary Pagung
CBN e a Política

13/01/2021 - Eleição na Ales: os prós e contras de Marcelo Santos e Dary Pagung

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo está marcada para o dia 1º de fevereiro, e três nomes aparecem na disputa: Erick Musso (Republicanos) - candidato à reeleição, Marcelo Santos (Podemos) e Dary Pagung (PSB). O Palácio Anchieta trabalha pela renovação do comando do Palácio Domingos Martins - que pode ser promovida por Santos ou Pagung. E quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Tema para análise de Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política. Ouça!

Presidência da Assembleia: três nomes cotados para comandar a casa
CBN e a Política

08/01/2021 - Presidência da Assembleia: três nomes cotados para comandar a casa

Uma nova corrida eleitoral agita os bastidores da política capixaba. Desta vez, é a disputa para a presidência da Assembleia Legislativa. Três nomes estão cotados para comandar o Palácio Domingos Martins. Na análise de Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política, Erick Musso (Republicanos) é "candidatíssimo" à reeleição, mas há indícios fortes de que não é o candidato do governo. Segundo o comentarista, outro palácio, o Anchieta, pode apostar em um nome da base dessa vez. Na bolsa de apostas, Marcelo Santos (Podemos) está crescendo como opção. Correndo por fora, há outros nomes cotados, como Dary Pagung (PSB). Mas Marcelo é a alternativa mais forte. Ouça a análise completa!

Análise: Pazolini envia e Câmara aprova reforma da previdência
CBN e a Política

06/01/2021 - Análise: Pazolini envia e Câmara aprova reforma da previdência

Ainda como deputado estadual, Lorenzo Pazolini (Republicanos) votou contra a reforma previdenciária estadual, proposta pelo governador Renato Casagrande (PSB). Já como prefeito de Vitória, o cenário é diferente. Já durante os primeiros dias no comando da capital, enviou Agora como prefeito, ele enviou às pressas a reforma da Previdência municipal, aprovada na última segunda-feira (04), em sessões extraordinárias e em caráter de urgência. Assunto para análise de Vitor Vogas! "São as voltas que a política dá", aponta o comentarista. Ouça!

Ibope em Vila Velha: Arnaldinho tem 71% e Max, 29% dos votos válidos
CBN e a Política

28/11/2020 - Ibope em Vila Velha: Arnaldinho tem 71% e Max, 29% dos votos válidos

Segundo turno Pesquisa Ibope em Vila Velha: Arnaldinho tem 71% e Max Filho, 29% dos votos válidos O vereador do partido Podemos, que disputa a prefeitura pela primeira vez, alcançou uma vantagem em relação ao atual prefeito, que tenta a reeleição, como mostra a pesquisa eleitoral para o segundo turno. Ouça nos comentários de Vitor Vogas.

Vitor Vogas analisa resultado da primeira pesquisa Ibope para Vitória
CBN e a Política

14/10/2020 - Vitor Vogas analisa resultado da primeira pesquisa Ibope para Vitória

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa o resultado da primeira pesquisa Ibope para a Prefeitura de Vitória, encomendada pela Rede Gazeta e divulgada nesta terça-feira (13). O destaque vai para o empate entre o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) e o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), que aparecem na disputa com 22% cada um. Ouça a análise do comentarista!

Candidatos militares usam seus títulos para impulsionar campanhas
CBN e a Política

06/10/2020 - Candidatos militares usam seus títulos para impulsionar campanhas

Nesta edição do CBN e a Política, o comentarista Vitor Vogas traz o quadro consolidado de militares que se candidataram nestas eleições municipais. O número de policiais civis, militares e de membros da ativa e da reserva das Forças Armadas, além de bombeiros militares que se candidataram a prefeito, vice-prefeito e vereador no Espírito Santo este ano é 34,1% maior do que o registrado nas eleições de 2016. Ao todo, foram 158 naquele ano. Em 2020 são 212. E 85 desses candidatos usam, em seus nomes de campanha, a titulação de suas funções, como "Comandante", "Coronel", "Capitão" e "Sargento". O comentarista analisa esse cenário e comenta ainda uma informação de bastidor: na primeira semana de campanha, já houve conflitos envolvendo candidatos militares. Acompanhe!

Os desafios impostos pela pandemia às eleições municipais
CBN e a Política

30/09/2020 - Os desafios impostos pela pandemia às eleições municipais

A corrida eleitoral já começou e estamos a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições municipais. Mas diferente dos anos anteriores, em 2020, a pandemia do novo coronavírus impôs uma série de desafios para e realização do pleito, tanto para os próprios candidatos e suas respectivas campanhas, quanto para a Justiça Eleitoral. É sobre esse "novo normal" político que o comentarista Vitor Vogas comenta, nesta edição do CBN e a Política. Ouça!

Número de candidatos a prefeito na GV mais que dobra em quatro anos
CBN e a Política

29/09/2020 - Número de candidatos a prefeito na GV mais que dobra em quatro anos

A disputa pelas prefeituras promete ser ainda mais acirrada nas eleições deste ano. Isso porque foi de 271 - em 2016, para 372 - em 2020, o número de candidatos na corrida eleitoral pelo comandos executivos dos municípios capixabas. São 4,77 candidatos por vaga, de acordo com os cálculos feitos com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral. Na Grande Vitória, o número de candidatos a prefeito mais que dobra em quatros anos: são 52 este ano contra 23 no último pleito. O número considerável de pessoas disputando as prefeituras é o assunto de Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política. O comentarista explica o por quê deste aumento de candidaturas. Acompanhe!

Eleições municipais: por dentro da disputa em Vitória
CBN e a Política

24/09/2020 - Eleições municipais: por dentro da disputa em Vitória

No período de eleições, o comentarista político Vitor Vogas, além do CBN Cotidiano, também se junta ao time do programa CBN Vitória para analisar o que é destaque no pleito capixaba. Nesta edição do CBN e a Política, o assunto é a disputa eleitoral em Vitória. Na capital, já há 12 candidaturas visando ao posto máximo do Executivo municipal. "Muitos deles vêm em chapas puro-sangue, sem coligação", aponta o comentarista.

Análise: por que tantos policiais militares se candidataram em 2020?
CBN e a Política

23/09/2020 - Análise: por que tantos policiais militares se candidataram em 2020?

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas destaca um cenário já observado para as eleições municipais: a forte presença de policiais militares no pleito eleitoral. "Em patentes que vão de cabo a coronel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e dos Bombeiros Militares, todos os 'jogadores fardados' relacionados na escalação entrarão em campo daqui a uma semana no jogo eleitoral. Serão candidatos a prefeito ou vice-prefeito nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Cachoeiro, Guarapari, entre outros", aponta Vogas. O que está colocado para a eleição tendo esse cenário militarizado? Ouça a explicação do comentarista político!

Eleições 2020: confira os pré-candidatos da GV anunciados nesta semana
CBN e a Política

16/09/2020 - Eleições 2020: confira os pré-candidatos da GV anunciados nesta semana

Termina nesta quarta-feira, 16 de setembro, o prazo para a realização das convenções partidárias que definirão os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições 2020, de acordo com o Calendário Eleitoral. Na Grande Vitória, a maioria dos partidos já definiu seus candidatos. Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas traz as últimas atualizações na lista de pré-candidatos da região metropolitana.

Lista de pré-candidatos: um "raio-X" das convenções partidárias na GV
CBN e a Política

14/09/2020 - Lista de pré-candidatos: um "raio-X" das convenções partidárias na GV

Termina na próxima quarta-feira (16) o prazo para a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições de 2020. Diante desse cenário, o comentarista de política Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política, apresenta o panorama das eleições capixabas e apresenta e analisa a lista com os pré-candidatos a prefeito já lançados em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Ouça!

Análise: governador "curte" campanha de João Coser na rede social
CBN e a Política

31/08/2020 - Análise: governador "curte" campanha de João Coser na rede social

Em tempos de influência crescente das redes sociais, um simples "like" em uma postagem no Instagram pode ganhar uma dimensão simbólica - principalmente no mundo político. Por isso, interações recentes por parte de Renato Casagrande têm chamado a atenção de quem o segue na rede social, principalmente em função de quem tem sido o ganhador do “like”: o governador tem curtido publicações feitas pelo ex-prefeito João Coser (PT), que pretende retornar ao comando do governo da Capital na eleição de novembro. Este é o assunto de Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política. O comentarista analisa: "O "like" é o novo "tapinha nas costas"". Ouça!

Eleições em Vitória: Gandini escolhe vice de sua chapa
CBN e a Política

27/08/2020 - Eleições em Vitória: Gandini escolhe vice de sua chapa

Nesta edição do "CBN e a Política", o comentarista Vitor Vogas traz mais detalhes sobre as movimentações que envolvem a disputa eleitoral para as eleições municipais em Vitória. O deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) escolheu o "marqueteiro" que vai coordenar sua propaganda eleitoral na campanha a prefeito: o jornalista Paulo Pestana, radicado em Brasília. Trata-se do mesmo profissional que assinou, em 2016, a campanha à reeleição do prefeito Luciano Rezende (Cidadania), principal apoiador de Gandini no novo pleito municipal. Outro destaque é que Gandini anunciou o vice em sua chapa: Nathan Medeiros, vereador de Vitória, filiado ao PSL, e que concorreu à Câmara Federal nas eleições de 2018. Confira a análise completa!

Luiz Durão pode ser candidato a prefeito de Linhares, diz PDT
CBN e a Política

24/08/2020 - Luiz Durão pode ser candidato a prefeito de Linhares, diz PDT

Nesta edição do "CBN e a Política", o comentarista Vitor Vogas traz o destaque rumo às eleições municipais direito do município de Linhares, no Norte do Estado. Por lá, o ex-deputado estadual Luiz Durão (PDT) pode ser candidato a prefeito na cidade. Quem o afirma é o presidente em exercício do partido dele em Linhares, Paulo Sá. Segundo o dirigente do PDT, Durão será candidato a prefeito contra o atual ocupante do cargo, Guerino Zanon (MDB), caso não consiga retornar à Assembleia Legislativa antes da eleição municipal de novembro - as candidaturas precisam ser registradas na Justiça Eleitoral até o dia 15 de setembro.  Vogas aponta que tanto Durão quanto o PDT têm altas expectativas de que ele consiga muito em breve o passaporte para voltar ao Legislativo estadual. Tudo depende da resolução do imbróglio relacionado a outro personagem político: o ex-pedetista Marcelo Santos. O que está em jogo entre esses nomes políticos? Acompanhe a análise completa!

Possível candidatura de Luiz Paulo enfrenta resistências no PSDB
CBN e a Política

21/08/2020 - Possível candidatura de Luiz Paulo enfrenta resistências no PSDB

Nesta edição do "CBN e a Política", o comentarista Vitor Vogas finaliza a sua análise sobre o papel a ser assumido por Luiz Paulo Vellozo Lucas, na disputa eleitoral de novembro próximo para a prefeitura de Vitória. Liberado para a disputa, o ex-prefeito terá que lidar, agora, com o impasse interno no PSDB, seu partido. "Lá em abril, antes do retorno de Luiz Paulo para o PSDB, o presidente estadual do partido, Vandinho Leite, falava em levar o PSDB a apoiar a candidatura do deputado Lorenzo Pazolini. No fundo, o que Vandinho preferia mesmo era esse caminho, de aliança com Pazolini. Mas a volta de Luiz Paulo ao partido e a liberação para a disputa, pode ter mudado tudo no PSDB. Disputa interna à vista", analisa Vogas. Acompanhe a análise completa!

Eleição municipal: Luiz Paulo de volta à disputa eleitoral em Vitória
CBN e a Política

20/08/2020 - Eleição municipal: Luiz Paulo de volta à disputa eleitoral em Vitória

Nesta edição do "CBN e a Política", o comentarista Vitor Vogas traz detalhes da movimentação eleitoral na cidade de Vitória. O ex-prefeito da capital e ex-diretor do Instituto Jones Santos Neves, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), poderá disputar as eleições municipais deste ano. A Justiça suspendeu, em 6 de agosto, a aplicação das penas impostas ao ex-prefeito, condenado em segunda instância em uma ação de improbidade administrativa, que resultou na suspensão de seus direitos políticos por oito anos. A decisão é do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), José Paulo Calmon Nogueira Gama, enquanto Luiz Paulo recorre ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a condenação. "Conversando com fontes políticas o que já ouvi é que Luiz Paulo está com 'sangue nos olhos' por essa disputa pela prefeitura", destaca. Acompanhe a análise completa!

Vitor Vogas: Amaro Neto decide não disputar prefeitura da Serra
CBN e a Política

14/08/2020 - Vitor Vogas: Amaro Neto decide não disputar prefeitura da Serra

O deputado federal Amaro Neto (Republicanos) se retirou da corrida eleitoral e decidiu não disputar a prefeitura da Serra. Por meio de comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (14), Amaro afirmou que continuará com o mandato em Brasília, atuando no Congresso Nacional. Esse é o assunto desta edição do CBN e a Política! Vitor Vogas analisa: "Isso gera um tremor de terra no cenário político capixaba e com consequências e efeitos que envolvem outras possíveis candidaturas na Serra". Entre as possíveis candidaturas serranas, aponta Vogas, está o de deputado federal Sergio Vidigal (PDT), que assim como Amaro, tem forte apelo entre os eleitores de mais baixa renda. Ouça!

Análise: Neucimar e Dr. Hércules se unem na disputa por Vila Velha
CBN e a Política

12/08/2020 - Análise: Neucimar e Dr. Hércules se unem na disputa por Vila Velha

O ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e o deputado estadual Hércules Silveira (MDB) marcharão juntos na eleição a prefeito de Vila Velha, unindo forças para derrotar o prefeito Max Filho (PSDB). Conforme aliança firmada entre os dois, após um longo namoro iniciado no ano passado, só um deles será candidato à prefeitura. Nesse caso, Neucimar se dispõe até a ser vice de Hércules. Esse é o assunto desta edição do CBN e a Política! Vitor Vogas aponta que a cabeça da chapa só será definida em setembro, mas, em conversa com o comentarista, Neucimar adiantou: “A preferência é de Hércules, que ainda não foi prefeito”. Ouça a análise completa!

Como o vídeo de um militar indica a candidatura em Vila Velha
CBN e a Política

22/07/2020 - Como o vídeo de um militar indica a candidatura em Vila Velha

Nesta edição do CBN e a Política, o comentarista Vitor Vogas destaca as mais recentes movimentações políticas rumo às eleições municipais de novembro. A análise, agora, é voltada para Vila Velha. Na cidade, a lista de pré-candidatos a prefeito, que já era grande, ganhou um novo nome: o tenente-coronel Wagner Borges (sem partido), assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Vogas explica que, no último domingo (19), um material disparado em larga escala por WhatsApp pelo próprio Wagner e por pessoas ligadas a ele, sinaliza, em texto e vídeo, a possibilidade de concorrer à prefeitura canela-verde, mesmo sem dizer que quer ser candidato. "O discurso é de pré-candidato e o gestual é de pré-candidato", aponta o comentarista político. Ouça a análise completa!

Eleições: as peças do tabuleiro político em Cariacica
CBN e a Política

15/07/2020 - Eleições: as peças do tabuleiro político em Cariacica

Ao longo dos últimos meses, o comentarista Vitor Vogas tem trazido como destaque as movimentações que envolvem o cenários políticos nas cidades da Grande Vitória para as eleições municipais. Nesta quarta-feira (15) o destaque é a cidade de Cariacica. Vale lembrar que pelo calendário eleitoral, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. Mas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, uma emenda constitucional adiou para novembro as eleições. A emenda à Constituição adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. "Cariacica tem um cenário indefinido, com muitos pré-candidatos e, até o momento, sem nenhum favorito. Todos largam do mesmo tamanho. Até então, antes de anunciar que não disputaria à prefeitura neste ano, o nome que aparecia como favorito era do deputado federal Helder Salomão (PT), ex-prefeito", explica. Entre os nomes que aparecem cotados à disputa estão os deputados estaduais Marcelo Santos, Euclério Sampaio, o vice-prefeito Nilton Basilio e o vereador Joel da Costa. Ouça as explicações!

Análise: Casagrande e Luciano em rumos opostos no tratamento à Covid
CBN e a Política

08/07/2020 - Análise: Casagrande e Luciano em rumos opostos no tratamento à Covid

Quando o assunto é o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o governador Renato Casagrande (PSB) e prefeitos aliados como Luciano Rezende (Cidadania) não estão exatamente na mesma página, ou melhor, na mesma receita médica. Essa análise vale, sobretudo, para o uso (ou não) da cloroquina e da hidroxicloroquina. Mesmo com a pressão crescente da oposição ao governo para a adoção do uso do medicamento como tratamento padrão na rede de saúde pública estadual, Casagrande e a Secretária de Estado da Saúde seguem irredutíveis em uma postura muito clara, reafirmada sempre que possível, de contra-indicar a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina. Mas, na semana passada, uma decisão do prefeito de Vitória, aliado do governador, surpreendeu o meio político e também o mundo científico capixaba. Médico, Luciano anunciou que a capital passará a usar a cloroquina para tratar pacientes com Covid-19 na rede municipal. Esse descompasso entre Estado e município é assunto para o comentarista político Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política. Ouça!

Análise: candidatura de João Coser não deve ser subestimada
CBN e a Política

06/07/2020 - Análise: candidatura de João Coser não deve ser subestimada

Diante de um crescimento da onda de candidatos de centro e direita no Espírito Santo, nas últimas três eleições, o Partido dos Trabalhadores virou coadjuvante na política capixaba. Por isso, faltando cerca de 5 meses para as eleições municipais, a candidatura de João Coser ao comando de Vitória, cidade em que foi prefeito de 2005 a 2013, nasceu desacreditada no mercado político capixaba. Mas pode ser um grande erro subestimar o potencial do ex-prefeito nesse pleito. Apesar da descrença de muitos, Coser pode surpreender e mostrar-se realmente competitivo, por uma combinação de fatores tanto da conjuntura nacional como da micropolítica da Capital. Essa é a análise do comentarista de política Vitor Vogas nesta edição do CBN e a Política. Ouça!

Quem já se coloca na disputa para concorrer à Prefeitura de Vitória
CBN e a Política

01/07/2020 - Quem já se coloca na disputa para concorrer à Prefeitura de Vitória

Neste CBN e a Política, o comentarista Vitor Vogas fala sobre a corrida para as candidaturas para a Prefeitura de Vitória neste ano. "São pelo menos doze nomes, entre aqueles que tem apoio do atual prefeito Luciano Rezende e tem bom trânsito com o Governo do Estado. Perceba que outros são de oposição a ambos", diz. Ouça a análise completa!

Partido de Magno Malta aposta em nome próprio para disputa em Vitória
CBN e a Política

24/06/2020 - Partido de Magno Malta aposta em nome próprio para disputa em Vitória

O Partido Liberal (PL), sigla comandada no Estado pelo ex-senador Magno Malta, decidiu entrar de verdade na eleição a prefeito de Vitória, preparando um candidato próprio à sucessão de Luciano Rezende. O engenheiro civil Halpher Luiggi é a grande aposta do partido para liderar uma chapa majoritária na disputa municipal. Se eles não conseguirem viabilizar a candidatura própria, o plano B é fazer uma composição e emplacar o afilhado político de Magno como candidato a vice-prefeito em outra chapa. Sobre este caso, o comentarista político Vitor Vogas traz sua análise nesta edição do CBN e a Política. Ouça!

Casagrande apoia resolução do PSB por impeachment de Bolsonaro
CBN e a Política

19/06/2020 - Casagrande apoia resolução do PSB por impeachment de Bolsonaro

Nesta edição do "CBN e a Política", o comentarista Vitor Vogas traz uma análise envolvendo que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB),e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Vogas explica que o governador está pessoalmente envolvido em articulação desencadeada por dirigentes nacionais de seu partido, em defesa da democracia e contra o "fundamentalismo de extrema-direita de Bolsonaro". Texto publicado pelo PSB, com seu apoio, define impeachment como prioridade da sigla. A informação foi trazida, em primeira mão, pelo comentarista em sua coluna em A Gazeta. Acompanhe a detalhes da análise!

MPES abre investigação sobre deputados que estiveram no Dório Silva
CBN e a Política

17/06/2020 - MPES abre investigação sobre deputados que estiveram no Dório Silva

esta edição do "CBN e a Política", o comentarista Vitor Vogas traz como destaque que o Ministério Público Estadual (MPES) instaurou Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar possíveis condutas lesivas praticadas pelos seis deputados estaduais que estiveram nas dependência do hospital estadual Dório Silva, na Serra, na última sexta-feira (12), para, alegadamente, inspecionarem as condições de trabalho e a ocupação de leitos na unidade hospitalar. A informação do jornalista foi trazida em A Gazeta nesta quarta (17). São eles: Lorenzo Pazolini (Republicanos), Vandinho Leite (PSDB), Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PSL), Carlos Von (Avante) e Capitão Assumção (Patriota). Os cinco primeiros adentraram o hospital, enquanto Assumção, segundo sua assessoria, permaneceu em seu carro, no estacionamento, por estar sob suspeita de infeção pelo novo coronavírus. Confira!

"Lockdown" será decretado assim que ocupação de leitos atingir 90%
CBN e a Política

10/06/2020 - "Lockdown" será decretado assim que ocupação de leitos atingir 90%

Na edição desta quarta-feira (10) do CBN e a Política, o comentarista Vitor Vogas traz detalhes sobre o possível decreto de "risco extremo" para o novo coronavírus no Espírito Santo. O governador Renato Casagrande, em coletiva de imprensa às 17 horas, apresentou à sociedade capixaba as medidas que serão adotadas pelo governo do Estado caso a taxa estadual de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 no SUS ultrapasse a marca de 90% e municípios ingressem em quadro mais crítico na Matriz de Risco. Segundo a apuração de Vogas, Casagrande não anuncia o "Plano Risco Extremo" como uma decisão já tomada, mas como uma decisão que será tomada imediatamente caso a situação se agrave e a ocupação de unidades de terapia intensiva ultrapasse o limite estipulado. Ouça!

Ministério Público entra na discussão sobre o isolamento social no ES
CBN e a Política

05/06/2020 - Ministério Público entra na discussão sobre o isolamento social no ES

Nesta edição do CBN e a Política, o comentarista Vitor Vogas traz como destaque que em videoconferência na quinta-feira (04), a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, chefe do Ministério Público Estadual (MPES), recomendou ao governador Renato Casagrande a adoção de medidas mais rígidas durante o mês de junho e manifestou preocupação com a curva da Covid-19 no ES. Em análise na sua coluna, em A Gazeta, Vogas destacou que é possível que os promotores ingressem, nos próximos dias, com ações e/ou recomendações para as prefeituras, com o objetivo de reduzir o ritmo de contágio do novo coronavírus nessas cidades. Em média, a adesão ao isolamento social no Espírito Santo tem ficado abaixo de 50% da população, diariamente, quando o próprio governo estadual fala em um mínimo ideal de 55% (meta já conservadora, diga-se de passagem). Confira a explicação completa!

Poderes do ES fazem "pacto" para reduzir despesas públicas
CBN e a Política

03/06/2020 - Poderes do ES fazem "pacto" para reduzir despesas públicas

Nesta edição do CBN e a Política, com o comentarista Vitor Vogas, o destaque tem a ver sobre como ocorreram as negociações do governo do Estado com representantes dos demais Poderes sobre cortes no orçamento. Vogas analisa que, os até 4% dos quais a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) e o Ministério Público Estadual (MPES) aceitaram abrir mão mensalmente, entre maio e dezembro, nas respectivas fatias do orçamento público estadual soam de forma "tímida". Acompanhe a sua análise do comentarista sobre os impactos dos Termos de Acordo para redução no Orçamento. Confira!

Governo já discute "lockdown" como cenário possível no ES
CBN e a Política

27/05/2020 - Governo já discute "lockdown" como cenário possível no ES

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas destaca a informação que ele trouxe em primeira mão em sua coluna de "A Gazeta": em meio à crise do novo coronavírus, o governo do Estado já trata um lockdown na Grande Vitória como cenário plausível e pode decretar a medida extrema no mês de junho. Vogas destaca, por exemplo, que o governo pretende se reunir, até a próxima sexta-feira (29), com os porta-vozes das federações que representam indústria, comércio, transportes, agricultura e outros setores econômicos do Espírito Santo para discutir o cenário. Acompanha a análise completa do comentarista!

Casagrande vira "voz da moderação" entre governadores e Bolsonaro
CBN e a Política

22/05/2020 - Casagrande vira "voz da moderação" entre governadores e Bolsonaro

Nesta edição do CBN e a Política, o comentarista Vitor Vogas analisa o papel que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), tem tido em meio à crise da pandemia do novo coronavírus. Vogas destaca que Casagrande foi alçado ao status de modernador, ou "porta-voz da moderação", entre governadores e o presidente Jair Bolsonaro. Na reunião por videoconferência realizada nesta quinta-feira (21) entre Bolsonaro e os chefes do Estado, os próprios governadores escolheram Casagrande, ao lado de Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), como "porta-voz dos mais 'neutros'", segundo informações da "Coluna do Estadão". Acompanhe a análise de Vogas!

Corte de gastos: negociações do Palácio Anchieta com outros Poderes
CBN e a Política

20/05/2020 - Corte de gastos: negociações do Palácio Anchieta com outros Poderes

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz detalhes das negociações do Palácio Anchieta junto aos outros poderes para tratar do corte de gastos. Ele relembra que na segunda-feira (18), o governador Renato Casagrande e Rodrigo Chamoun, presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), assinaram um acordo de contingenciamento de gastos que vale exclusivamente para o tribunal. A Corte de Contas, órgão auxiliar da Assembleia, dispõe-se por escrito a receber um repasse mensal, maio agora a dezembro, até 20% menor do que estava previsto para ela no orçamento estadual. Confira a análise completa de Vitor Vogas!

Análise: a condução "errática" de Bolsonaro na pandemia
CBN e a Política

15/05/2020 - Análise: a condução "errática" de Bolsonaro na pandemia

Nesta edição do CBN e a Política, tendo como pano de fundo a demissão de mais um ministro da saúde, o comentarista de política da CBN Vitória, Vitor Vogas, discute como tem sido a condução do presidente da República, Jair Bolsonaro, em meio à pandemia do novo coronavírus. Nelson Teich pediu demissão nesta sexta-feira (15) e deixa o cargo antes de completar um mês na função. O médico assumiu o ministério em 17 de abril e substituiu Luiz Henrique Mandetta, exonerado por Bolsonaro. Em meio ao cenário de instabilidade no governo, Vogas destaca: "Condução errática e errada da crise da pandemia". Confira a análise completa!

Necessidade de cortes de gastos no ES causa tensão entre Poderes
CBN e a Política

13/05/2020 - Necessidade de cortes de gastos no ES causa tensão entre Poderes

Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas retoma a discussão sobre a necessidade de corte de gastos no poder público estadual. Na última quinta-feira, uma reunião foi marcada por um clima de tensão e forte resistência de parte de chefes dos poderes Legislativo e Judiciário em relação à proposta do Executivo de redução de benefícios de servidores. A questão que permanece é: como e onde fazer os cortes? Confira a análise do comentarista:

ICMS e royalties devem impactar no orçamento do ES neste ano
CBN e a Política

08/05/2020 - ICMS e royalties devem impactar no orçamento do ES neste ano

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz mais detalhes do tema que ele abordou no início desta semana em nossa programação: os efeitos da pandemia do coronavírus na economia do Espírito Santo. Vogas traz como destaque a previsão de R$ 3,4 bilhões a menos no caixa do Estado. Entre os dois fatores indicados pelo comentarista para a queda da arrecadação da economia local estão dois fatores: ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) e os royalties. Até o fim deste ano, devem ser menos R$ 2 bilhões da parte do ICMS e R$ 1,4 bi a menos na arrecadação dos royalties - o desabamento do preço do petróleo impactando no Estado. Confira a análise completa!

Efeito pandemia: os impactos do coronavírus na receita do ES
CBN e a Política

06/05/2020 - Efeito pandemia: os impactos do coronavírus na receita do ES

Em meio às discussões que envolvem as consequências do novo coronavírus, a economia também ganha destaque. Na análise do comentarista Vitor Vogas, nesta edição do CBN e a Política, o destaque vem de projeções da Secretaria de Estado da Fazenda que apontam para queda da arrecadação do Espírito Santo por conta da pandemia. Vogas traz o dado que, no balanço da arrecadação do mês de abril, o governo já verificou uma frustração de receita total da ordem de R$ 100 milhões. Maio, abril e junho também serão meses complicados à economia. Confira a análise completa!

Eleições: os partidos que crescem e encolhem nas prefeituras do ES
CBN e a Política

29/04/2020 - Eleições: os partidos que crescem e encolhem nas prefeituras do ES

 Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz o cenário de que com a finalização do prazo de filiação partidária - que foi encerrada no dia 4 de abril - já é possível se ter um balanço dos partidos que mais perderam prefeitos no Espírito Santo e, por outro lado, aqueles que mais cresceram. O PSB, partido do governador Renato Casagrande, que tinha 4 prefeitos agora tem 10. O Cidadania tinha 2 e, agora, 8. O partido Republicanos pulou de 1 pulou para 7. Por outro lado, os tradicionais MDB e o PSDB foram os que mais perderam. PSDB, por exemplo, tinha 13 prefeitos em 2016, chegou a 15 em 2018 e agora só governa seis. O MDB, dos 17 prefeitos eleitos em 2016, só 7 permanecem filiados ao partido hoje. O que esse "ganha e perde" sinaliza sobre o momento político capixaba e a influência nas eleições municipais? Ouça a análise completa!

 Análise: saída de Moro e o futuro do governo Bolsonaro
CBN e a Política

24/04/2020 - Análise: saída de Moro e o futuro do governo Bolsonaro

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz uma análise do fato que marca o noticiário nesta sexta-feira (24): a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ex-juiz federal deixa a pasta após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro. A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto por Moro. "Em sua entrevista , nesta sexta-feira, Moro deixou claro que o presidente já não o queria no Ministério. Não havia espaço político para Moro, com a pretensa 'carta branca' que Bolsonaro tinha falado quando o convidou para assumir o Ministério", explica. Vogas analisa que, a partir de agora, o governo Bolsonaro pode perder apoio popular por parte daqueles que se colocam como ávidos defensores da Operação Lava Jato. "Pode ser um sinal de rompimento com o lavajatismo", diz Vogas. Ouça!

Coronavírus coloca eleições municipais em xeque
CBN e a Política

22/04/2020 - Coronavírus coloca eleições municipais em xeque

Nesta edição do "CBN e a Política" o comentarista Vitor Vogas traz mais detalhes sobre como a crise do coronavírus também tem trazido reflexões ao ambiente político em ano de eleições municipais. Hipótese ventilada no meio político seria da possibilidade de adiamento das eleições, mas o ministro Luís Roberto Barroso, eleito novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegou a defender, na última semana, que, se for necessário adiar as eleições 2020 por causa da pandemia de coronavírus, que elas aconteçam no menor prazo possível. Ele descartou levar as disputas municipais para 2022. Ouça!

Eleições 2020: o tabuleiro eleitoral em Vila Velha
CBN e a Política

17/04/2020 - Eleições 2020: o tabuleiro eleitoral em Vila Velha

Na última quarta-feira (15) o comentarista Vitor Vogas, no CBN e a Política, trouxe detalhes da movimentação eleitoral que já é desenhada no município de Cariacica. Nesta sexta-feira (17) o destaque vem de Vila Velha. Vogas explica que a mudança dos planos eleitorais do deputado federal Amaro Neto, de Vitória para a Serra, pode influenciar na decisão do ex-prefeito Neucimar Fraga a ser candidato a prefeito de Vila Velha. O motivo? Suplente de deputado federal, Neucimar contava com a eleição de Norma Ayub (Marataízes) ou Sérgio Vidigal (Serra) para ser herdar a vaga na Câmara Federal. "Mas o ingresso de Amaro na disputa na Serra pode dificultar a eleição de Vidigal. Para não passar mais dois anos sem mandato, Neucimar pode não ter escolha senão tentar voltar à prefeitura de Vila Velha", explica. Confira a análise!

Eleições 2020: as movimentações políticas em Cariacica
CBN e a Política

15/04/2020 - Eleições 2020: as movimentações políticas em Cariacica

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz mais detalhes que envolvem a movimentação política na cidade de Cariacica. Vogas explica que o candidato do Partido Social Liberal (PSL) à prefeitura foi substituído: sai o Subtenente Assis e entra o vereador Joel da Costa, que era do Cidadania, partido do prefeito Juninho. Vogas traz o cenário: "Joel da Costa é amigo dos novos 'donos' do PSL no ES, o deputado estadual Alexandre Quintino e o federal Josias da Vitória. Os três são ligados à Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES). Com isso, Assis deve ir para o PRTB, um partido nanico", analisa. Entenda mais detalhes de como essa movimentação no PSL impacta no cenário eleitoral da cidade. Ouça!

Os próximos passos de Sérgio Majeski no PSB
CBN e a Política

08/04/2020 - Os próximos passos de Sérgio Majeski no PSB

No último sábado (04), o deputado estadual Sérgio Majeski anunciou que desistiu de sair do PSB, seu atual partido, para tentar viabilizar uma candidatura a prefeitura de Vitória. Ao longo do último mês, Majeski estava realizando tratativas para deixar o PSB, após o partido ter decidido que seu candidato ao Executivo da Capital será o atual vice, Sérgio Sá. Nesta edição do CBN e a Política, Vitor Vogas analisa quais devem ser os próximos passos de Majeski e o que o deputado pode fazer pra frente. Confira!

Eleições 2020: as movimentações no cenário político do ES
CBN e a Política

03/04/2020 - Eleições 2020: as movimentações no cenário político do ES

Os últimos dias têm sido de agitação no mercado político capixaba. Tendo como pano de fundo a data-limite de 4 de abril para filiação a um partido político para concorrer às eleições de 2020, nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz as últimas movimentações nesses dias. Entre elas estão o fato de que com o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) fora do páreo, o deputado Lorenzo Pazolini (sem partido) deve ser candidato a prefeito de Vitória. Além disso, o deputado estadual Capitão Assumção filiou-se ao Patriotas, também aparecendo como pré-candidato a prefeito da capital. O destino político do deputado estadual Sergio Mageski, no PSB, ainda é mistério. Confira!

Os planos de Amaro Neto na Serra
CBN e a Política

01/04/2020 - Os planos de Amaro Neto na Serra

Nesta semana o colunista Vitor Vogas trouxe, em primeira mão, a informação de que o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) transferiu, oficialmente, o seu domicílio eleitoral de Vitória para a Serra. Vogas explicou que, assim, se for candidato (ele ainda não deu certeza) nas eleições municipais de outubro, não poderá mais concorrer a prefeito de Vitória. Só da Serra. É sobre essa movimentação que tratamos nesta edição do CBN e a Política. Vogas explica que esse é um movimento muito importante porque para começo de conversa elimina uma dúvida enorme que habitava a mente de todos os agentes políticos do Estado: Amaro não será candidato a prefeito de Vitória. "Além de 'limpar' bastante o cenário eleitoral em Vitória, essa decisão do deputado, obviamente, tem implicações muito fortes sobre os planos de outros protagonistas ou candidatos a protagonistas na eleição a prefeito da Serra: Audifax Barcelos (Rede), atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT), Vandinho Leite (PSDB) e Bruno Lamas (PSB). Qual o significado da decisão de Amaro para cada um deles? É o que veremos", analisa. Confira!

Análise: combater o coronavírus ou evitar a crise econômica
CBN e a Política

27/03/2020 - Análise: combater o coronavírus ou evitar a crise econômica

Nesta edição do "CBN e a Política", com o comentarista Vitor Vogas, a análise não envolve apenas movimentações político-partidárias, mas tem como pano de fundo a discussão que tem agitado o país nos últimos dias sobre a prioridade para o isolamento social o para o retorno da atividade econômica diretamente atingida pela ausência de pessoas nas ruas. Será que existe, afinal, um dilema entre salvar a economia ou salvar vidas diante do cenário do coronavírus? "Estamos diante de uma escolha civilizatória", diz Vogas. Ouça o quadro:

Bastidores: o futuro do PSL no ES
CBN e a Política

25/03/2020 - Bastidores: o futuro do PSL no ES

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz como destaque as últimas movimentações políticas envolvendo o Partido Social Liberal (PSL) no Espírito Santo. Entre elas estão o fato do deputado estadual Coronel Alexandre Quintino ter se tornado o novo presidente oficial do partido e a expulsão do deputado Capitão Assumção do PSL. O que essas movimentações sinalizam sobre o futuro do partido e suas pretensões para as eleições municipais deste ano? Confira!

Uma semana de intensa movimentações políticas
CBN e a Política

20/03/2020 - Uma semana de intensa movimentações políticas

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz como destaques as articulações políticas que ocorreram na última semana e, principalmente, três importantes fatos da política capixaba. São eles: 1. Majeski recebeu do PSB (Casagrande) carta branca para sair do partido. Será mesmo candidato a prefeito de Vitória, mas por outra sigla (provavelmente, a Rede); 2. Coronel Quintino, aliadão de Casagrande, tornou-se presidente estadual do "direitista" PSL, jogando o partido nos braços do governo estadual; 3. Capitão Assumção foi oficialmente expulso do PSL. Com isso, pode ser candidato em Vitória.

João Coser quer ser candidato a prefeito de Vitória
CBN e a Política

06/03/2020 - João Coser quer ser candidato a prefeito de Vitória

Nesta edição do CBN e a Política o comentarista Vitor Vogas traz mais detalhes envolvendo a movimentação política para as eleições municipais deste ano: João Coser (PT), agora, é pré-candidato a prefeitura de Vitória. Segundo Vogas, a movimentação também envolve as articulações promovidas pelo Partido dos Trabalhadores para seu fortalecimento nacional.

Confira análise sobre a abertura da janela partidária para vereadores
CBN e a Política

04/03/2020 - Confira análise sobre a abertura da janela partidária para vereadores

A partir de amanhã, estará aberta a janela partidária para os vereadores. Aqueles que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura este ano, podem mudar de partido sem nenhuma punição da legenda. Confira no CBN e a Política a análise de Vitor Vogas deste período bem como a confirmação de algumas trocas. Acompanhe!

A repercussão dos ataques criminosos do dia 14 no Palácio Anchieta
CBN e a Política

21/02/2020 - A repercussão dos ataques criminosos do dia 14 no Palácio Anchieta

Os ataques criminosos em avenida de Vitória na última sexta-feira, dia 14, teve grande repercussão não só entre os cidadãos comuns da Grande Vitória, como também na cúpula dos Poderes Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. Nesta quarta-feira, no CBN e a Política, Vitor Vogas explica qual foi o impacto que os ataques tiveram no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, no Palácio Domingos Martins, sede do Legislativo, e também na relação entre governo e oposição. Confira!