Segurança em Foco

Segurança em Foco

Polícia Federal


A segurança é destaque no "Segurança em Foco", uma parceria da CBN Vitória com a Polícia Federal.

Últimos Áudios

Como funciona a prestação de serviço de segurança privada?
Segurança em Foco

02/12/2021 - Como funciona a prestação de serviço de segurança privada?

A Polícia Federal do Espírito Santo participou recentemente de uma ação nacional visando fiscalizar a prestação de serviços de segurança privada. Nesta edição do quadro Segurança em Foco, o delegado Leonardo Damasceno, chefe de Delegacia de Regional Executiva da PF no Espírito Santo, explica como é regulamentada a atividade no país.

Internet não é terra sem lei: até onde vai limite da liberdade de expressão?
Segurança em Foco

25/11/2021 - Internet não é terra sem lei: até onde vai limite da liberdade de expressão?

Nesta semana foi destaque a notícia que a Polícia Federal (PF) indiciou o homem responsável por publicação que ataca o senador Fabiano Contarato (Rede) e seu filho. A postagem foi divulgada no Facebook no dia 15 de novembro por Giovani Loureiro. A publicação trazia uma foto do senador com o filho na praia de Vila Velha e chamava Contarato de “infeliz” e “sem vergonha”, além de alegar que o parlamentar estava com o filho para fazer “marketing”. Segundo nota da PF enviada ao senador, a investigação já foi encerrada e Loureiro foi indiciado por crime de injúria qualificada por ter sido cometido contra funcionário público, em razão de suas funções, além do crime ter sido cometido ou divulgado na internet. Nos últimos tempos, o exercício e os limites da liberdade de expressão veem tomando destaque, em especial, pela massificação do uso das redes sociais. É sobre esse assunto que o delegado Lorenzo Esposito, Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, trata nesta edição do "Segurança em Foco". A internet é terra sem lei? E até onde vai o limite da liberdade de expressão? Ouça as explicações completas a respeito do assunto!

Dinheiro: você sabe identificar se uma cédula é verdadeira ou falsa?
Segurança em Foco

18/11/2021 - Dinheiro: você sabe identificar se uma cédula é verdadeira ou falsa?

Nesta semana duas mulheres foram presas com R$ 2 mil em dinheiro, em Alegre, na região Sul do Estado. As mulheres estavam tentando passar notas falsas no comércio do centro da cidade. Com as duas, foram encontrados R$ 2 mil em notas falsas, produtos comprados com as notas falsificadas e cartões bancários. As duas mulheres foram levadas para a sede da Polícia Federal, em Cachoeiro de Itapemirim. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Lorenzo Esposito, alerta com relação ao assunto.

Tráfico de animais: até jacaré era comercializado para colecionador exótico
Segurança em Foco

11/11/2021 - Tráfico de animais: até jacaré era comercializado para colecionador exótico

Nesta semana foi destaque a notícia de que a Polícia Federal (PF) fez uma operação contra o tráfico de animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A organização criminosa atuava em cidades do Norte do Espírito Santo e também no Rio de Janeiro. As investigações apontam que o grupo age há mais de 15 anos no Espírito Santo, capturando e vendendo animais, como papagaios, macacos e jacarés. Chamada de operação "Aveas Corpus", a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vila Valério, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Águia Branca, no Espírito Santo, além de Magé, no Rio de Janeiro. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Ivo Silva, traz mais detalhes do assunto!

Os cuidados com bagagens e encomendas de terceiros em aeroportos
Segurança em Foco

28/10/2021 - Os cuidados com bagagens e encomendas de terceiros em aeroportos

A cadela Drica, da raça pastor-alemão, passou a ser empregada no combate às organizações criminosas que atuam no ES e na repressão ao tráfico de drogas no Aeroporto de Vitória. Essa "ajuda" canina chama a atenção para um importante tema. A necessidade de cuidados com bagagens e encomendas de terceiros, por exemplo. O agente federal Rafael Pacheco, nesta edição do "Segurança em Foco", traz mais detalhes sobre o assunto. Fique atento às orientações completas!

Três crianças são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora
Segurança em Foco

21/10/2021 - Três crianças são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora

Nesta edição do Segurança em Foco, o assunto é a exploração sexual infantil. O delegado Ivo Silva, da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), orienta os pais e responsáveis sobre como identificar abusadores e como prevenir que os filhos sejam abordados. O alerta inicial é claro: crianças e adolescentes são um potencial alvo, e a mesma coisa vale para a idade. Não é possível mais definir o perfil específico de uma vítima. Fique atento às pessoas que estão a sua volta, já que 90% dos casos acontecem no ambiente familiar ou no círculo de convívio próximo da família e mantenha o diálogo aberto com a criança ou adolescente.

O que a polícia e a justiça podem fazer no combate às fake news
Segurança em Foco

14/10/2021 - O que a polícia e a justiça podem fazer no combate às fake news

O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, afirmou nesta terça-feira (12), no dia da Padroeira do Brasil que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada". "E para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio, uma república sem mentira e sem fake news". Você sabia que o engajamento das fake news é maior do que das noticias verdadeiras? O que a justiça e a polícia podem fazer no combate e repressão às fake news? Ouça a análise do delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer.

Corrupção também é um problema de segurança pública
Segurança em Foco

07/10/2021 - Corrupção também é um problema de segurança pública

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, teve estreia no CBN Vitória - o novo quadro "Segurança em Foco"! Na primeira edição, o superintendente da PF-ES, Eugênio Ricas, fala como os casos de corrupção envolvendo prefeituras, por exemplo, impactam nas políticas de segurança pública no país.