Segurança em Foco

Segurança em Foco

Polícia Federal


A segurança é destaque no "Segurança em Foco", uma parceria da CBN Vitória com a Polícia Federal.

Últimos Áudios

'Blitz Lei Seca': fiscalização flagra 131 motoristas alcoolizados em 8 horas
Segurança em Foco

18/07/2024 - 'Blitz Lei Seca': fiscalização flagra 131 motoristas alcoolizados em 8 horas

Diante do aumento no número de mortes em sinistros e acidentes de trânsito no Espírito Santo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) anunciou reforço na fiscalizações de trânsito do programa “Força pela Vida”. Durante Operação Integrada "Lei Seca”, realizada na noite do último sábado (13), na Grande Vitória e no interior do Estado, 128 condutores se recusaram a soprar o bafômetro e outros três motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. 131 motoristas, ao todo. A fiscalização aconteceu em pontos de abordagem das forças de segurança em Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Viana, além dos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Viana, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Linhares e São Mateus. Além disso, segundo o Detran-ES, em oito horas de operação, as equipes de fiscalização compostas por agentes estaduais, federais e municipais abordaram 898 condutores nos 12 pontos e confeccionaram 276 autos de Infração de Trânsito por condutas vedadas pela legislação de trânsito. Ao todo, foram realizados 898 testes de alcoolemia (bafômetro). Em entrevista à CBN Vitória, o gerente de Fiscalização do Detran-ES, Jederson Lobato, fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Falsos oftalmologistas enganavam consumidores em Vitória
Segurança em Foco

11/07/2024 - Falsos oftalmologistas enganavam consumidores em Vitória

Dois homens que atuavam como falsos oftalmologistas foram presos em flagrante por exercício ilegal da profissão na última terça-feira (9), em Vitória. De acordo com a polícia, um instrutor de autoescola e um vendedor, que não tiveram os nomes divulgados, atraíam "pacientes" com a oferta de consultas grátis em mutirões de atendimento onde eles vendiam óculos de baixa qualidade por até R$ 500. O suposto exame era ofertado de forma gratuita, sendo que depois a dupla prescrevia e vendia óculos aos pacientes, sem qualquer capacitação técnica para isso. As informações foram divulgadas pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com o Conselho Regional de Medicina (CRM). Em entrevista à CBN Vitória, o delegado titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Eduardo Passamani, fala sobre o assunto. 

Fiscalizações no trânsito serão intensificadas para reduzir acidentes e sinistros no ES
Segurança em Foco

04/07/2024 - Fiscalizações no trânsito serão intensificadas para reduzir acidentes e sinistros no ES

Os desafios no trânsito brasileiro. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao longo de todo o ano de 2023, a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres. Entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito, em relação à década anterior, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes que cresceu 2,3% neste período, mostrando resultados bastante frustrantes em relação à meta global estipulada pela ONU. Este é o tema em destaque nesta edição do CBN Vitória. As estratégias utilizadas pelas autoridades de trânsito no enfrentamento aos acidentes e sinistros. Participam da conversa o Capitão Anthony Moraes Costa, do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), e o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, responsável pela Guarda Municipal da Capital. Ouça a conversa completa!

"Estelionato do amor": entenda como é o golpe que atrai vítimas idosas do ES
Segurança em Foco

27/06/2024 - "Estelionato do amor": entenda como é o golpe que atrai vítimas idosas do ES

A Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI) da Polícia Civil do Espírito Santo registra, por semana, ao menos uma ocorrência do "golpe do amor". Conhecido também como "estelionato do amor" ou "estelionato sentimental", o crime ocorre quando a vítima é envolvida em uma relação amorosa e sofre perdas patrimoniais. Na maioria das vezes, as vítimas são mulheres idosas. No Estado, o caso de maior repercussão é o de uma aposentada que perdeu quase 1 milhão de reais após se envolver com um golpista pela internet. Nesta edição de "Segurança em Foco", a delegada titular da DEPPI, Milena Gireli, explica como funciona o golpe e como se prevenir. Ouça a conversa completa!

Golpistas se passam por traficantes e ameaçam comerciantes; entenda o golpe!
Segurança em Foco

20/06/2024 - Golpistas se passam por traficantes e ameaçam comerciantes; entenda o golpe!

Um golpe em que criminosos se passam por traficantes e ameaçam proprietários de estabelecimentos comerciais tem causado prejuízo - e dor de cabeça - aos comerciantes do Espírito Santo. Na Serra, um lojista perdeu R$ 3 mil após receber uma ligação um suposto um traficante do bairro Rosário de Fátima, no mesmo município. Conforme consta no boletim de ocorrência, o golpista cobrou 5 mil reais da vítima alegando que, caso não recebesse o pagamento, metralharia o estabelecimento. Outro caso parecido ocorreu em Rio Marinho, em Cariacica, no começo do mês. Criminosos ligaram para um comerciante e ameaçaram incendiar a loja caso ele não fizesse uma transferência via Pix. Nesta edição de "Segurança em Foco", o delegado titular dos 10º, 12º e 13º Distrito Policial da Serra, Josafá da Silva, explica como esse tipo de golpe funciona e o que as vítimas devem fazer caso recebam uma ligação parecida. Segundo ele, somente este ano, mais da metade das ocorrências registradas nas delegacias onde ele atua, têm ligação com extorsão e estelionato virtual. Ouça a conversa completa!

O que é o crime de racismo e qual sua pena? Especialista explica!
Segurança em Foco

13/06/2024 - O que é o crime de racismo e qual sua pena? Especialista explica!

Na última segunda (10), a Justiça espanhola condenou três torcedores do time Valência por terem cometido racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, em maio do ano passado. Como pena, os autores dos ataques foram sentenciados a oito meses de prisão e estão proibidos de frequentar estádios de futebol por dois anos. A decisão, considerada histórica para o futebol espanhol, repercutiu nas redes sociais e na mídia tradicional, levantando debates sobre as consequências para casos de racismo dentro e fora dos campos. Nesta edição de “Segurança Em Foco”, a CBN Vitória conversa com o advogado Henrique Zumak, que explica o que é o crime de racismo e suas penas. Ouça a conversa completa!

Sequestros-relâmpagos em shoppings: delegado fala das investigações em Vila Velha
Segurança em Foco

06/06/2024 - Sequestros-relâmpagos em shoppings: delegado fala das investigações em Vila Velha

Desde o início deste ano, a Polícia Civil já registrou quatro casos de sequestros-relâmpagos em shoppings de Vila Velha. De modo geral, os casos são muito parecidos: suspeitos localizam clientes saindo do estabelecimento ou entrando em carros, os abordam e os mantém como reféns. Em troca da liberdade, exigem transferências bancárias das vítimas. Nesta edição de "Segurança em Foco", o delegado titular da delegacia Antissequestro, Alysson Pereira Pequeno explica que as investigações estão em curso e que apontam para casos distintos, ou seja, não se trata de uma única quadrilha envolvida nestas ocorrências. Ouça a conversa completa!

Polícia cria grupo de trabalho para enfrentar ocorrências de roubos de fios
Segurança em Foco

30/05/2024 - Polícia cria grupo de trabalho para enfrentar ocorrências de roubos de fios

O furto de fios de cobre é uma realidade que chama a atenção e incomoda moradores, em especial, na Grande Vitória. A quantidade de vezes de moradores que já foram prejudicados por causa do furto de fios é relato comum. No último ano, um levantamento de uma empresa ligada à área de telefonia mostrou que o Espírito Santo era o quarto estado mais afetado com roubo de fios no Brasil. Foram 312 mil metros (312 km) ao todo no ano de 2022. Todo o material roubado, se esticado, equivale a uma distância entre Vitória e Ecoporanga, no Noroeste do Estado, por exemplo. Nesta edição do "Segurança em Foco", o superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski, fala sobre o assunto.

Polícia apreende toneladas de restos de animais em estabelecimento de Guarapari
Segurança em Foco

23/05/2024 - Polícia apreende toneladas de restos de animais em estabelecimento de Guarapari

Cerca de 17 toneladas de restos animais armazenadas sem condições de higiene foram apreendidas pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), na última terça-feira (21), em Guarapari. De acordo com a Polícia Civil, os donos do estabelecimento compravam restos de animais, partes que não são comestíveis, misturavam a outros pedaços e revendiam para frigoríficos transformarem em embutidos. Partes como pulmão, tendão e veias. Assim, o consumidor tinha acesso a carnes que deveriam ter sido descartadas. Em entrevista à CBN Vitória, o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, delegado Eduardo Passamani, fala sobre o assunto.

Você sabe como surgem as fake news? Especialista explica!
Segurança em Foco

16/05/2024 - Você sabe como surgem as fake news? Especialista explica!

Não é preciso muito tempo online para perceber a variedade de informações que circulam em uma timeline. Em poucos minutos, likes e compartilhamentos fazem com que vídeos, fotos, links de notícias e publicações viralizem e tomem proporções cada vez maiores. Com tanto conteúdo nas redes, cresce também a quantidade de desinformação, o que demanda cada vez mais atenção ao que é compartilhado. Nesta edição de "Segurança em Foco", o antropólogo e professor da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, David Nemer, explica sobre como surge uma fake news. 

Cadelas do ES ajudam a localizar desaparecidos no Rio Grande do Sul
Segurança em Foco

09/05/2024 - Cadelas do ES ajudam a localizar desaparecidos no Rio Grande do Sul

Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo mostra o momento em que duas cadelas, Brisa e Fênix, da corporação capixaba, localizaram o corpo de uma adolescente de 13 anos, morta durante tragédia da chuva que atingiu Rio Grande do Sul. A menina estava desaparecida há seis dias e foi encontrada na manhã da última terça-feira (7) na cidade de Sinimbu, atingida pelos temporais. O Rio Grande do Sul vive um cenário de destruição causado pelas fortes chuvas. Sem previsão de melhora da situação e com risco de novas enchente, governos de Estados brasileiros, empresas e organizações voluntárias têm se organizado para colaborar com o socorro imediato. Duas equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foram enviadas entre sexta-feira (3) e a última segunda-feira (6). Ao todo, 26 bombeiros capixabas estão atuando no Rio Grande do Sul, conforme explica o coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

Saiba como funcionam as fiscalizações marítimas no litoral capixaba
Segurança em Foco

02/05/2024 - Saiba como funcionam as fiscalizações marítimas no litoral capixaba

No mar! A segurança marítima e portuária é o tema em destaque nesta edição do “Segurança em Foco”. A Polícia Federal atua, por exemplo, na segurança portuária. O que é? Trata-se do controle de quem ingressa num porto, quem se aproxima, quem sai. O agente de Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Rogério Lages, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Portuária, fala sobre o assunto. 

Afinal, quem pode ter uma arma de fogo no Brasil?
Segurança em Foco

25/04/2024 - Afinal, quem pode ter uma arma de fogo no Brasil?

Uma discussão entre dois tutores de cachorros deu início a uma troca de tiros e culminou na morte de um dos atiradores, no último sábado (20), na Mata da Praia, em Vitória. O assunto em destaque gerou discussão sobre o acesso a armas de fogo no país. Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado da Polícia Federal do Espírito Santo, Thiago Mendonça Boiteux, chefe em Exercício da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (DELEAQ), fala sobre as regras para o acesso a armas no país. Ouça a conversa completa!

Atenção: restrição no Discord faz cibercriminosos migrarem para outras plataformas!
Segurança em Foco

18/04/2024 - Atenção: restrição no Discord faz cibercriminosos migrarem para outras plataformas!

Importante alerta para pais e responsáveis. O aplicativo Discord, que se popularizou entre jogadores de videogame para conversas, no ano passado, sofreu acusações de não mediar adequadamente o conteúdo e expor adolescentes a conteúdos de violência extrema, além de disseminar pornografia, racismo, homofobia, misoginia e neonazismo. Depois que a plataforma endureceu a moderação, isso gerou uma migração de cibercriminosos para outras plataformas, como é o "Project Z". O alerta foi trazido pelo jornal "O Globo" nesta semana. Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Gustavo Buaiz, chefe da delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, fala sobre o assunto. "É um caminho que é seguido por eles [cibercriminosos]. Quando uma plataforma, aplicativo, reforça medidas de moderação e passa a 'fechar' o cerco, eles migram para outros caminhos". "Por isso, mais uma vez, reforçamos que é importante que os pais e responsáveis tenham acompanhamento integral dos filhos e fiquem por dentro sobre o que eles consomem no ambiente digital". Ouça a conversa completa!

Saiba como funciona lei que impede a introdução de animais no Brasil sem autorização
Segurança em Foco

11/04/2024 - Saiba como funciona lei que impede a introdução de animais no Brasil sem autorização

Nesta edição do "Segurança em Foco", o assunto em destaque é a lei que impede trazer animais de espécies estrangeiras para o Brasil sem autorização. A Lei 9.605/98 foi elaborada como objetivo de impor punições administrativas e penais para a prática de condutas e atos que causem danos ao meio ambiente. Introduzir espécime animal no país, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente, traz a pena de detenção, de três meses a um ano e multa. Quem fala sobre o assunto é o delegado da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer.

Caso Robinho: um brasileiro nato pode ser extraditado?
Segurança em Foco

04/04/2024 - Caso Robinho: um brasileiro nato pode ser extraditado?

Em 2017, o ex-atacante Robinho foi julgado em Milão e condenado a nove anos de prisão por um estupro que cometeu em 2013, em uma discoteca. A Itália pediu a extradição do brasileiro, mas o Brasil não pode extraditar o ex-jogador, o que fez com que a Justiça italiana recorresse ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). No último dia 20, a Corte Especial do STJ decidiu que a pena de Robinho poderá ser cumprida em solo brasileiro. Nesta edição de "Segurança em Foco", o chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no Espírito Santo, Thiago Mendonça Boiteux, repercute o caso de Robinho e explica se um brasileiro nato pode ou não ser extraditado. Durante a conversa, Boiteux também detalha a atuação da Interpol. Ouça a conversa completa!

Abuso sexual contra menores na internet: saiba como se proteger!
Segurança em Foco

28/03/2024 - Abuso sexual contra menores na internet: saiba como se proteger!

Nesta quarta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Share, em que foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão para identificar e prender abusadores de crianças e adolescentes em 21 unidades federativas. No Espírito Santo, um mandado foi expedido. Com a ação, foram presos 18 suspeitos de praticar abuso sexual contra menores na internet. Os investigados podem responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, conduta descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de associação criminosa. Nesta edição de “Segurança em Foco”, o chefe da delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Gustavo Buaiz, detalha como foi feita a operação e explica como a PF age para prevenir o abuso de crianças e adolescentes nos meios digitais. Ouça a conversa completa!

Como agia o esquema criminoso do ES que era ligado ao Comando Vermelho?
Segurança em Foco

21/03/2024 - Como agia o esquema criminoso do ES que era ligado ao Comando Vermelho?

Na última terça-feira (19), uma operação da Polícia Federal prendeu 14 pessoas que integravam um grupo criminoso ligado ao Comando Vermelho - a maior facção criminosa do Rio de Janeiro -, responsável pelo tráfico interestadual de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. Trazendo armas de morros do Rio de Janeiro, os criminosos abasteciam o tráfico da Grande Vitória. Nesta edição de “Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Wender Moreira, que coordenou a operação desta semana, detalha como era a atuação dos criminosos. Em uma das abordagens, policiais conseguiram flagrar até granadas na bagagem de bordo de um traficante. Ouça a entrevista. 

Como funciona a revista pessoal em aeroportos?
Segurança em Foco

14/03/2024 - Como funciona a revista pessoal em aeroportos?

Nesta edição de “Segurança em Foco”, o agente da Polícia Federal Bruno Pandolfi Coelho, explica como é feita a revista pessoal em aeroportos. A inspeção feita em passageiros e suas bagagens de mão tem como único objetivo impedir a entrada de qualquer item que possa oferecer perigo à zona aeroportuária. Ouça a conversa completa!

Arma dentro de casa: quem pode ter e como guardar?
Segurança em Foco

07/03/2024 - Arma dentro de casa: quem pode ter e como guardar?

No Brasil, a posse de arma de fogo é permitida aos cidadãos com mais de 25 anos, que possuam residência fixa e ocupação lícita. Por isso, além do registro, é preciso tomar alguns cuidados para armazenar as armas dentro de casa e evitar acidentes. O primeiro passo é garantir que os itens sejam guardados em cofres ou caixas metálicas de acesso exclusivo ao dono da posse. Nesta edição de "Segurança em Foco", o escrivão da Polícia Federal e Instrutor de Tiro, Eulel Alvarenga, detalha o que prevê a legislação brasileira sobre posse e porte de armas. 

Combate ao tráfico postal: como a polícia descobre drogas em encomendas
Segurança em Foco

29/02/2024 - Combate ao tráfico postal: como a polícia descobre drogas em encomendas

Nesta edição de “Segurança Em Foco", o delegado da Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, Wender Moreira, explica a atuação da parceria entre a PF e os Correios no combate ao tráfico postal. No começo de fevereiro, a corporação prendeu um jovem de 26 anos na região Sul do Espírito Santo após investigação para identificar um esquema que transportava drogas de Rondônia para terras capixabas via encomendas postais. Ouça a conversa completa e entenda!

Busca de faces: a Inteligência Artificial como aliada da PF
Segurança em Foco

22/02/2024 - Busca de faces: a Inteligência Artificial como aliada da PF

Nesta edição de "Segurança em Foco", o perito criminal federal, chefe do Serviço de Perícias em Audiovisual e Eletrônicos, Frank Wilson Fávero, explica como a Inteligência Artificial (IA) auxilia o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal. Com um sistema de busca de faces, a PF realiza pesquisa nas áreas de deep fake e vozes sintéticas. Ouça a conversa completa!

Cães farejadores da PF auxiliam na fiscalização de rodovias federais
Segurança em Foco

08/02/2024 - Cães farejadores da PF auxiliam na fiscalização de rodovias federais

Nesta edição de “Segurança em Foco”, o agente da Polícia Federal Bruno Stoll explica como os cães farejadores auxiliam a corporação a combater trafico de drogas interestadual durante a fiscalização de rodovias federais. No final de janeiro, 18 tabletes de maconha foram apreendidos no KM 345 da BR-101, em um ônibus que vinha de São Paulo a Vitória, com a ajuda dos cães Wolf e Kira. Nesta quinta-feira (08) em uma outra operação na BR-101, km 304, após abordagem de um ônibus que vinha de Belo Horizonte/MG com destino a Vitória/ES, os cães da equipe K9 da Policia Federal juntamente com os cães da PRF identificaram bagagem suspeita e obtiveram êxito na apreensão de aproximando 10Kg de maconha e 1Kg de Haxixe.

O que é fentanil? Técnico de enfermagem preso suspeito de desviar "superdroga"
Segurança em Foco

01/02/2024 - O que é fentanil? Técnico de enfermagem preso suspeito de desviar "superdroga"

Nesta semana a Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES) prendeu um técnico de enfermagem suspeito de desviar fentanil de um hospital público, em Vitória. A investigação teve início após uma denúncia feita pelo Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do Espirito Santo, que identificou a falta de mais de 400 ampolas de fentanil no seu estoque, sem prescrição de retirada. O suspeito trabalhou no hospital durante quatro meses. O investigado, caso comprovado o crime, vai responder por furto e tráfico de drogas, com pena que pode ultrapassar 15 anos de reclusão e multa. Nesta edição do "Segurança em Foco", o superintendente da PF-ES, Eugênio Ricas, fala sobre o assunto.

O que fazer caso seja vítima de bullying na Internet? Como pais e responsáveis podem ficar atentos?
Segurança em Foco

25/01/2024 - O que fazer caso seja vítima de bullying na Internet? Como pais e responsáveis podem ficar atentos?

Na última edição do Segurança em Foco foi destaque a sanção da lei federal que inclui os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal. As duas condutas passam a integrar o artigo que trata de constrangimento ilegal. Agora, o Código Penal prevê multa para quem cometer bullying, e reclusão e multa para quem cometer o mesmo crime por meios virtuais. Dessa vez, o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer, orienta como proceder uma pessoa seja vítima de bullying na internet e, principalmente, como pais e responsáveis podem ficar atentos, caso os filhos estejam sendo vítimas de criminosos. Ele também responde às dúvidas dos ouvintes. Ouça a conversa completa!

PF explica quais as penas dos crimes de bullying e cyberbullying
Segurança em Foco

18/01/2024 - PF explica quais as penas dos crimes de bullying e cyberbullying

Na última quinta (15), o presidente Lula sancionou a lei que tipifica as práticas de bullying e cyberbullying como crimes hediondos. A partir de agora, as condutas constam no Código Penal com pena de multa. Nesta edição de Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal Guilherme Helmer explica como ficam as penalidades das condutas e quais os cuidados que os responsáveis devem tomar para garantir a segurança dos filhos. Ouça a conversa completa!

Fui abordado pela Polícia Federal no Aeroporto, e agora?
Segurança em Foco

11/01/2024 - Fui abordado pela Polícia Federal no Aeroporto, e agora?

Nesta edição de Segurança em Foco, o chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal do Espírito Santo (Delemig), Ramon Almeida da Silva, explica como o cidadão deve proceder caso seja abordado pela PF nos aeroportos. Do raio-X à inspeção aleatória, todas as medidas são necessárias para garantir a segurança aeroportuária. Ouça a conversa completa!

Saiba o que são drogas sintéticas e quais os perigos envolvidos
Segurança em Foco

04/01/2024 - Saiba o que são drogas sintéticas e quais os perigos envolvidos

Nesta edição de Segurança em Foco, o perito criminal da Polícia Federal Elvio Dias Botelho explica o que são e quais os efeitos das drogas sintéticas e das novas substâncias psicoativas que estão repercutindo no noticiário, como a K9. Ouça a conversa completa e tire suas dúvidas!

Quais documentos não podemos deixar vencer para viajar?
Segurança em Foco

28/12/2023 - Quais documentos não podemos deixar vencer para viajar?

Na hora de planejar uma viagem, saber quais documentos devem ser levados dentro do prazo de validade é um passo essencial. Isso porque tentar embarcar com documentos desatualizados pode impedir a realização do passeio. Nesta edição de Segurança em Foco, a agente da Polícia Federal e supervisora do setor de passaporte, Ronilza Dutra, conta quais documentos não podem estar vencidos na hora de viajar. Ouça a conversa completa!

Viagens: o que podemos e não podemos levar na bagagem no avião
Segurança em Foco

21/12/2023 - Viagens: o que podemos e não podemos levar na bagagem no avião

Nesta edição de Segurança em Foco, o agente da Polícia Federal, Alexander Miotto, chama a atenção para os itens que podem e os que não podem ser transportados em malas de mão, em caso de viagens de avião. Com a maior circulação de passageiros nos aeroportos neste fim de ano, a Polícia Federal lembra que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) instrui quais os itens permitidos. Ainda assim, o melhor caminho é procurar a companhia aérea para saber as regras específicas. Ouça a conversa completa!

Vai viajar? PF dá dicas de como prezar pela segurança em aeroportos
Segurança em Foco

14/12/2023 - Vai viajar? PF dá dicas de como prezar pela segurança em aeroportos

Seja para visitar a família ou conhecer um novo destino, viajantes de todo o país aproveitam o final de ano para tirar a poeira da mala de mão e embarcar em uma viagem de avião. Com o aumento da movimentação nos aeroportos, cresce também a necessidade de prestar mais atenção a alguns pontos para que não ocorra nenhuma dor de cabeça - especialmente quando o assunto é bagagem!
Nesta edição do quadro “Segurança em Foco”, o agente da Polícia Federal, Osmani Davel Junior, aproveita o final de ano para dar dicas simples de como prezar pela segurança nos aeroportos e cuidar das malas antes e durante a viagem. Ouça a conversa completa!

Portaria traz novas restrições para armas no país; saiba quais são!
Segurança em Foco

07/12/2023 - Portaria traz novas restrições para armas no país; saiba quais são!

O Exército e a Polícia Federal editaram a portaria 1.222, que especifica os calibres de munições e armas de fogo de usos permitidos e restritos. A nova regra representa uma ampliação das restrições para armas longas que haviam sido definidas no decreto publicado em julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em participação no "Segurança em Foco" desta semana, o chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), delegado Frederico dos Santos, esclarece em detalhes as mudanças resultantes da atualização da portaria. 

Polícia Federal amplia atendimento aos clientes de passaporte; emissão aumentará em 30%
Segurança em Foco

30/11/2023 - Polícia Federal amplia atendimento aos clientes de passaporte; emissão aumentará em 30%

A delegacia de Imigração da Polícia Federal, localizada dentro do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, foi ampliada e agora possui espaço exclusivo para atender estrangeiros e residentes do Brasil. Com a ampliação, o local amentou a capacidade de emissão de passaportes por dia, de 300 para 400 documentos expedidos. Com a ampliação, a capacidade de emissão de passaporte terá um aumento de cerca de 30%, comparado a produção antes da reforma. Nesta edição do "Segurança em Foco", o agente da Polícia Federal, Bruno Pandolfi Coelho, explica melhor essas novidades.

"Nudes falsos": polícia alerta para técnicas de manipulação de imagens
Segurança em Foco

23/11/2023 - "Nudes falsos": polícia alerta para técnicas de manipulação de imagens

Nesta edição do "Segurança em Foco", o alerta é com relação às técnicas empregadas por cibercriminosos na manipulação de fotos e imagens íntimas. Um dos fatores que preocupa é que as ferramentas disponíveis para manipular imagens são de fácil acesso. A prática é conhecida como deepfake e já fez inúmeras vítimas. Quem fala sobre o assunto é o delegado da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer.

Vítimas da pornografia: os crimes de registro e divulgação de conteúdos íntimos
Segurança em Foco

16/11/2023 - Vítimas da pornografia: os crimes de registro e divulgação de conteúdos íntimos

Condutas como oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio, fotos, vídeo ou material com conteúdo relacionado à pratica do crime de estupro, ou com cenas de sexo, nudez ou pornografia, que não tenham consentimento da vítima, podem ser configuradas crimes. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem explica o assunto é o delegado da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer. “Quando esse tipo de conteúdo é ‘vazado’ há uma infinidade de lugares para onde esse material é publicado, na vulnerabilidade que existe no mundo virtual. E aqui falamos de dois crimes. Para quem ‘vaza’ esse material (que é o responsável pelo conteúdo) e aquele que compartilha, dissemina o material. Este último responde por um crime menor, mas, ainda assim, claro, são crimes repugnantes”, explica.

Saiba o que é e como denunciar condições análogas à escravidão no ES
Segurança em Foco

09/11/2023 - Saiba o que é e como denunciar condições análogas à escravidão no ES

Nesta edição do "Segurança em Foco" o tema em destaque é a situação de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão no país. No Espírito Santo, em especial, a Polícia Federal alerta para a situação flagrada envolvendo trabalhadores em cidades como Pinheiros, Linhares, Colatina e Pancas. O trabalho análogo à escravidão se dá pela caracterização de pessoas que são submetidas a situação degradante, ausência de remuneração, sem assistência e direitos assegurados. Quem fala sobre o assunto é o delegado da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer.

PF prende homem com frascos de anabolizantes; o que diz a legislação
Segurança em Foco

02/11/2023 - PF prende homem com frascos de anabolizantes; o que diz a legislação

Um homem de 40 anos, que já era investigado pela Polícia Federal, foi preso em flagrante nesta semana, em Vitória, por comércio irregular de substâncias anabolizantes. O suspeito foi preso quando estava enviando dois anabolizantes para um cliente. Após a abordagem, policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do suspeito e encontraram mais de 250 frascos dessas substâncias de origem estrangeira. Após a abordagem, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do preso, que já era investigado pela Polícia Federal. No local, foram encontrados mais de 250 (duzentos e cinquenta) frascos de substâncias anabolizantes de origem estrangeira, tais como testosterona, fabricados nos Estados Unidos, Índia e Paraguai. A pena prevista para o crime de posse, distribuição e comércio de anabolizantes e medicamentos sem registro no órgão de vigilância sanitária é de reclusão de 10 (dez) a 15 (quinze) anos e pagamento de multa. Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado Lorenzo Espósito, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

O que são as milícias e como impactam na segurança do país
Segurança em Foco

26/10/2023 - O que são as milícias e como impactam na segurança do país

Nas últimas semanas o noticiário policial, principalmente, envolvendo o Rio de Janeiro, mostrou confrontos com a participação das chamadas milícias pelo domínio de regiões, principalmente na zona oeste da capital fluminense. O episódio de destaque foi da milícia que incendiou 35 ônibus e um vagão de trem em represália à morte de um de seus chefes. De forma geral, as milícias são compreendidas como grupos armados que formam um poder paralelo, à revelia das forças de segurança do Estado. Em geral, elas são formadas por agentes ou ex-agentes do próprio Estado, mas há casos também de grupos criminosos criados apenas por civis. Nesta edição do "Segurança em Foco", o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Eugênio Ricas, explica o que são as milícias e como são caracterizadas. Ouça a conversa completa!

Valores de apreensões em cédulas falsas no ES já superam todo o ano de 2022
Segurança em Foco

19/10/2023 - Valores de apreensões em cédulas falsas no ES já superam todo o ano de 2022

Já conhecido, mas o crime da cédula falsa continua a avançar no Espírito Santo e está no alerta das autoridades policiais. A Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), em ação conjunta com os Correios, realizou, nesta semana, a interceptação da remessa de sete envelopes contendo várias cédulas falsas com valores nominais de R$ 100,00 e R$ 200,00, que totalizaram R$ 11.000,00 em notas falsas. A interceptação ocorreu em uma agência dos Correios em Cariacica e o material postado tinha como destinatários moradores de outros estados brasileiros. O delegado Lorenzo Espósito, Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF-ES, traz dados atualizados sobre o crime. Neste ano de 2023 já foram, aproximadamente, 80.000 mil reais resgatados em apreensões, contra 56.000 reais em 2022. E vai o alerta: o crime de cédula falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena de três a 12 anos de prisão e pagamento de multa. Ouça a conversa completa!

Conheça o trabalho da polícia para a proteção dos menores
Segurança em Foco

12/10/2023 - Conheça o trabalho da polícia para a proteção dos menores

No Dia das Crianças, o Segurança em Foco debate as ações realizadas pela Polícia Federal para proteger crianças e adolescentes no ambiente virtual. Entre as abordagens da instituição, estão ações de repressão e educação para monitorar possíveis crimes que violem a dignidade dos menores, como crimes de ódio, crimes sexuais e tráfico de crianças. Ouça a conversa completa com o delegado Guilherme Helmer.

Polícia Federal já emite novo passaporte brasileiro: confira o que muda!
Segurança em Foco

05/10/2023 - Polícia Federal já emite novo passaporte brasileiro: confira o que muda!

Desde a última terça-feira (3), a Polícia Federal já está emitindo o novo passaporte brasileiro. As mudanças fazem com que o documento seja mais seguro, além de dar uma cara tipicamente brasileira, com os desenhos da fauna e da flora do país.
Nesta edição de Segurança em Foco, o chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal, Ramon Almeida da Silva, detalha as novidades do documento. Ouça a conversa completa!

"O ES é um dos Estados mais armamentistas do país", alerta polícia
Segurança em Foco

28/09/2023 - "O ES é um dos Estados mais armamentistas do país", alerta polícia

Nesta semana foi destaque no noticiário a informação de que o ex-BBB Diego Alemão, foi preso no Rio de Janeiro por porte ilegal de um revólver. Ao ser abordado dentro de um táxi, ele disse que a arma não era sua. Diego foi levado para a delegacia onde acabou assumindo a propriedade do revólver e alegou que estava armado por conta de ameaças. Ele deixou a delegacia após pagar fiança de R$ 4 mil. Diante de um episódio como esse, nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado e chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos da Polícia Federal, Frederico dos Santos Rosa, explica a diferença entre porte e posse de arma. O delegado destacou que o Espírito Santo é o estado brasileiro com maior demanda de requerimentos envolvendo armas de fogo no país. "O Estado do Espírito Santo é um dos Estados, por incrível que pareça, mais armamentistas do país. A gente teve, no último ano, cerca de 900 pedidos só para o porte. Só para se ter ideia, nos últimos seis meses, em total de requerimentos envolvendo pedidos de arma de fogo - que vai desde o período de aquisição, envolve o porte, envolve guia de trânsito, registro da arma e tudo mais - nós tivemos perto de 10.000 requerimentos. Foi o Estado que teve maior número absoluto de requerimentos do país. Ou seja, a população do Espírito Santo é bem menor que a de São Paulo, por exemplo, e a gente superou São Paulo em pedidos", alertou. 

O que são as drogas K e quais os perigos das drogas sintéticas?
Segurança em Foco

21/09/2023 - O que são as drogas K e quais os perigos das drogas sintéticas?

Conhecidas popularmente como k2, k4 e k9, as drogas sintéticas estão chamando a atenção de jovens pelo Brasil. Apesar de serem chamadas de “maconha sintética”, essa família de drogas pode gerar efeitos mais intensos e prejudiciais à saúde.
No Segurança em Foco desta semana, o perito criminal federal da Polícia Federal do Espírito Santo André Bittencourt explica o que são e quais os perigos de se consumir drogas sintéticas. Ouça a conversa completa!

Saiba como brasileiros são incluídos na lista de procurados da Interpol
Segurança em Foco

14/09/2023 - Saiba como brasileiros são incluídos na lista de procurados da Interpol

Antes de ter sido capturado pela polícia da Pensilvânia - por ter fugido de uma prisão no Estado da Pensilvânia -, o brasileiro Danilo Cavalcante foi incluído na difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. Com esse mandado de captura internacional, passou a constar no banco de imagens de pessoas procuradas em todo o mundo. Em entrevista ao CBN Vitória, o chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Interpol no Espírito Santo, Thiago Mendonça Boiteux explica o que leva uma pessoa a entrar para essa lista e como é feita a atuação integrada entre polícias brasileira e estrangeira. Ouça a conversa completa!

Força Integrada é implantada no ES para combate do crime organizado
Segurança em Foco

07/09/2023 - Força Integrada é implantada no ES para combate do crime organizado

Em visita ao Espírito Santo, no dia 4 de setembro, o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino anunciou a implantação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Através da união das Polícias Federal, Militar, Rodoviária Federal, Civil e Penal, além do apoio das Guardas Municipais, a força integrada é uma política focada em enfrentar organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e furtos e lavagem de dinheiro. Entre os objetivos estão o desmantelamento e a descapitalização desses grupos criminosos. No Segurança em Foco desta semana, o delegado e chefe da Delegacia Regional de Polícia Judiciária da PF-ES, Arcelino Damasceno explica como funciona a FICCO. Ouça a conversa completa!

Polícia desarticula quadrilha envolvida em lavagem de dinheiro e remessa de valores para o exterior
Segurança em Foco

31/08/2023 - Polícia desarticula quadrilha envolvida em lavagem de dinheiro e remessa de valores para o exterior

A Polícia Federal no Espírito Santo, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quinta-feira (31/08) a Operação ALAPAR, com objetivo de desarticular associação criminosa envolvida em esquema de criação de empresas de fachada em nome de “laranjas”, utilizadas para envio irregular de dinheiro ao exterior, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, empréstimos bancários fraudulentos e fraudes em dispensas de licitações e contratos públicos. As investigações também alcançam o patrimônio proveniente dos crimes investigados. Ouça detalhes da operação na entrevista com o delegado Vinicius Venturini, chefe da delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros. 

Entenda os riscos de se contratar uma segurança privada clandestina
Segurança em Foco

24/08/2023 - Entenda os riscos de se contratar uma segurança privada clandestina

(PF) deflagrou a operação "Segurança Legal VII" em todo o Brasil, com o objetivo de encerrar as atividades de empresas que executam segurança privada irregular, ou seja, sem autorização. Só no Espírito Santo, 12 estabelecimentos foram alvo da operação. Destes, 10 realmente trabalhavam de forma clandestina. Nesta edição do "Segurança em Foco", o agente Marcos André Gomes da Penha, da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp), fala sobre os destaques da operação, como é feita essa fiscalização por parte das autoridades policiais durante o ano e quais os riscos para quem contrata esse tipo de segurança. Ouça a conversa completa!

De Chefes de Estado a figuras ilustres: o trabalho do Núcleo de Segurança de Dignitários
Segurança em Foco

17/08/2023 - De Chefes de Estado a figuras ilustres: o trabalho do Núcleo de Segurança de Dignitários

Nesta edição do "Segurança em Foco", o tema em destaque é a rotina de profissionais especializados que são os responsáveis por garantir a integridade física e moral de autoridades e personalidades do Brasil e do mundo. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, mas a legislação brasileira dá direito à segurança da Polícia Federal (PF) a alguns cargos. Candidatos à presidência também podem ter direito à proteção em períodos eleitorais. Estão aptos a receberem a segurança da PF, vice-presidente, ministros de Estado, juízes em situações específicas e autoridades internacionais em visita ao Brasil. Quem fala sobre o assunto é o policial federal Edson Cardoso Rocha, membro do Grupo de Segurança de Dignitário no Espírito Santo. 

"Operação Fake Mail": como grupo se passava por órgãos públicos para tirar dinheiro da Caixa
Segurança em Foco

10/08/2023 - "Operação Fake Mail": como grupo se passava por órgãos públicos para tirar dinheiro da Caixa

A Polícia Federal deflagrou, na quarta-feira (09), a "Operação Fake Mail" no Espírito Santo. A ação visa a coibir a prática de crimes de fraude eletrônica em prejuízo da Caixa Econômica Federal por um grupo especializado nesse tipo de crime por meio da internet. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Domingos Martins e Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, além de Vila Velha e Cariacica, na Grande Vitória, e Betim, em Minas Gerais. A fraude investigada consistia no envio de e-mail fraudulento à Caixa, contendo ofício também fictício em nome de órgãos públicos, solicitando a transferência de valores para a conta dos investigados. Após o recebimento do crédito da Caixa, o dinheiro era movimentado entre diversas pessoas em múltiplas camadas de contas bancárias, em diversas instituições financeiras, objetivando dificultar a identificação e o rastreio dos valores. Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem fala sobre o assunto é o delegado Arcelino Damasceno, chefe da Delegacia Regional de Policia Judiciária da PF-ES. Ouça a conversa completa!

Raio-x de bagagem em aeroporto: entenda os procedimentos de segurança
Segurança em Foco

04/08/2023 - Raio-x de bagagem em aeroporto: entenda os procedimentos de segurança

Entre as medidas de segurança tomadas antes do embarque de um passageiro está o uso do raio-x de bagagem em aeroportos. A cena é comum: é necessário tirar notebook, chaves, celular, cinto e outros metais dos bolsos. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem fala sobre o assunto é o policial federal Osmani Davel Junior, responsável pela Segurança da Aviação Civil do Aeroporto de Vitória. Equipamentos eletrônicos na bagagem têm um papel importante para identificar possíveis ameaças à segurança, por exemplo.

Decreto restringe o acesso de civis a armas e munições; entenda
Segurança em Foco

27/07/2023 - Decreto restringe o acesso de civis a armas e munições; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na última semana um decreto sobre o controle "responsável" de armas no país. A medida foi editada durante cerimônia no Palácio do Planalto e faz parte do Programa de Ação na Segurança (PAS), um pacote do governo que tem o objetivo de diminuir a violência no país. As principais alterações dizem respeito à redução de armas e munições acessíveis para civis, entre eles caçadores, atiradores e colecionadores; retomada da distinção entre as armas de uso dos órgãos de segurança e as armas acessíveis aos cidadãos comuns; fim do porte de trânsito municiado para caçadores, atiradores e colecionadores; restrições às entidades de tiro desportivo; redução da validade dos registros de armas de fogo; e a migração progressiva de competência referentes às atividades de caráter civil envolvendo armas e munições para a Polícia Federal. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem fala sobre o assunto é o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), delegado Eugênio Ricas. Ouça as explicações completas!

O que precisa: a documentação de passageiros menores viajando sozinhos ou com terceiros
Segurança em Foco

21/07/2023 - O que precisa: a documentação de passageiros menores viajando sozinhos ou com terceiros

Estamos em período de férias e é preciso que pais e responsáveis fiquem atentos à documentação necessária para crianças e adolescentes na hora de viajar. Menores de 12 anos só podem viajar com o pai, mãe ou parente de até terceiro grau (avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) com a certidão de nascimento da criança. Caso contrário, é necessária autorização dos responsáveis. Apenas maiores de 12 anos podem viajar desacompanhados.

Nigerianos resgatados em leme de navio terão que voltar para país de origem
Segurança em Foco

13/07/2023 - Nigerianos resgatados em leme de navio terão que voltar para país de origem

A Polícia Federal (PF) encontrou, na última segunda-feira (10), em Vitória, quatro nigerianos escondidos no leme de um navio que saiu de Lagos, na Nigéria. A embarcação tinha como destino o Porto de Santos, localizado no Litoral Sul de São Paulo. Os homens passaram aproximadamente 14 dias em alto-mar enfrentando condições precárias, como falta de comida e água e baixas temperaturas. Resgatados pelos agentes do Núcleo de Polícia Marítima da PF, os estrangeiros apresentavam "condições precárias de saúde", de acordo com a corporação. Ainda segundo o órgão, os quatro não traziam documentos de identidade e foram levados para um hotel, enquanto aguardam o retorno a Nigéria. Eles irão ficar sob custódia da agência mercantil do navio até a devolução compulsória a Nigéria", informou o delegado Ramon Almeida da Silva, chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal no Espírito Santo.

Temporada de viagem: o que fazer se você perder o passaporte no exterior?
Segurança em Foco

07/07/2023 - Temporada de viagem: o que fazer se você perder o passaporte no exterior?

A pessoa está naquela sonhada viagem para o exterior e acontece uma situação de furto, roubo ou perda de documentos pessoais, como o passaporte. Autoridades recomendam ter o máximo de cuidado com seu passaporte brasileiro, mantendo cópia autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento, para fins de eventual obtenção de novo documento de viagem. Mas caso aconteça essa situação, como proceder? Nesta edição do "Segurança em Foco", a agente de Polícia Federal no Espírito Santo, Ronilza Dutra, supervisora do Núcleo de Passaportes, traz as orientações. 

Discord: adolescente do ES é vítima de ataque sexual em aplicativo
Segurança em Foco

29/06/2023 - Discord: adolescente do ES é vítima de ataque sexual em aplicativo

A plataforma de mensagens Discord, criada há oito anos, se popularizou entre jovens adeptos aos videogames e jogos digitais. Como um espaço para conversas, compartilhamento de conteúdo e interação, a rede foi ganhando cada vez mais espaço entre os adolescentes — e até crianças — durante a pandemia. No entanto, a plataforma já coleciona uma série de polêmicas no exterior e no Brasil, que vão desde a segurança pública até a privacidade de menores de idade. O Discord permite que as pessoas se comuniquem em transmissões ao vivo de vídeos dentro da plataforma. A vítima passa a ser chantageada a cumprir desafios. Se ela não aceitar, fotos íntimas são vazadas. Uma adolescente do Espírito Santo, de 16 anos, está na lista de possíveis vítimas aliciadas por uma quadrilha que utilizava o aplicativo para promover ataques sexuais. A vítima chegou a ter fotos vazadas na plataforma. Além da menina identificada no Espírito Santo, investigações ainda resultaram no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Pinheiros e em Afonso Cláudio nas últimas semanas. As buscas foram na residência de uma jovem de 19 anos e de um adolescente de 17 anos, que estariam cometendo ameaças e obrigando vítimas a se automutilarem. Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado Gustavo Buaiz, chefe da delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, fala sobre o assunto. 

Produtos contrabandeados na mira da Polícia; entenda
Segurança em Foco

22/06/2023 - Produtos contrabandeados na mira da Polícia; entenda

Quatro pessoas foram presas nesta quarta-feira (21) durante uma operação da Polícia Federal (PF) contra um grupo criminoso especializado em contrabandear cigarros para Espírito Santo. Mais de R$ 1,7 milhão em bens foram bloqueados pela Justiça. De acordo com a PF, os presos estavam com armas de fogo não registradas e cigarros contrabandeados do Paraguai. Nesse cenário, vai um importante alerta da Polícia: a cadeia produtiva que envolve produtos contrabandeados, como cigarros, impacta não apenas na área policial, mas na saúde e No sistema tributário. É o que explica o delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários (Delefaz), Lorenzo Espósito.

Em ação! Cães farejadores da PF já atuam em ações policiais
Segurança em Foco

15/06/2023 - Em ação! Cães farejadores da PF já atuam em ações policiais

Patrulha canina, agora, em ação! Eles já são conhecidos do quadro "Segurança em Foco", mas, desta vez, os cães farejadores da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Kira e Wolf, os K9 da instituição, já têm atuado de forma prática em operações policiais ao longo da semana em território capixaba. Na última segunda-feira (12), por exemplo, eles auxiliaram na ação de localizar entorpecentes que estariam sendo escondidos em endereços que servem aos traficantes como destinatários no envio de drogas e entorpecentes pelos Correios nos municípios da Serra e Cariacica. Segundo a PF, com a participação do grupamento de policiais K9 e informações repassadas pelo Setor de Segurança dos Correios, foram apreendidos aproximadamente 30kg de maconha em encomendas que tinham os endereços como destino, que partiram de agências próximas à fronteira do Brasil com o Paraguai. Já na quarta-feira (14), foi realizada uma ação de combate ao tráfico de drogas nas estradas, com foco em ônibus interestaduais. Após diversas fiscalizações na BR 101, na altura de Guarapari, que iniciaram ainda no final da madrugada, foram presas três pessoas traficando drogas. Um homem e duas mulheres foram presos e 73 kg de maconha e 4 kg de pasta base de cocaína foram apreendidos. O agente Bruno Stoll, coordenador do canil regional da Polícia Federal no Espírito Santo, fala sobre as ações recentes. 

"Não seja laranja": emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime!
Segurança em Foco

01/06/2023 - "Não seja laranja": emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime!

Nesta semana a Polícia Federal, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), deflagrou a operação "Não Seja um Laranja 2", que tem como objetivo desarticular esquemas criminosos voltados para a prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. Segundo a PF, nos últimos anos, no período da pandemia e o recebimento de auxílios emergenciais, houve um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 17 Estados e no Distrito Federal.No Espírito Santo, foram quatro mandados, em três municípios: Serra, Guarapari e Apiacá. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco", com a participação do delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários (Delefaz), Lorenzo Espósito.

Férias de meio de ano se aproximam: fique atento à validade do passaporte infantil
Segurança em Foco

25/05/2023 - Férias de meio de ano se aproximam: fique atento à validade do passaporte infantil

Aproximando-se do período das férias de julho, caracterizadas pelo recesso escolar, é importante que pais e responsáveis que irão viajar com os filhos para fora do país fiquem atentos ao prazo de validade do passaporte dos pequenos. Isso porque o prazo de validade varia conforme a faixa etária. O alerta é da Polícia Federal. Para aqueles que têm de quatro anos completos a 18 anos, o prazo é de cinco anos de validade. Apenas de 18 anos completos para cima, é que o prazo é outro: 10 anos de validade. Quem detalha o assunto é a agente de Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Leila Santana, supervisora local do Posto Emissor de Passaportes no ES, localizado no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha.

Das ruas para as redes: a violência contra crianças e adolescentes nas últimas décadas
Segurança em Foco

18/05/2023 - Das ruas para as redes: a violência contra crianças e adolescentes nas últimas décadas

O tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco" são as violações que ainda persistem contra crianças e adolescentes no país. Neste dia 18 de maio é recordada a causa do "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Há 50 anos, em 18 de maio de 1973, Araceli, uma menina de 8 anos, foi sequestrada em Vitória, enquanto estava no trajeto da escola para casa. O sumiço de Araceli virou símbolo da luta contra o abuso sexual infantil, dadas as circunstâncias de seu desaparecimento e morte. Nesses 50 anos, como se configuraram os crimes de violação contra crianças e adolescentes? O delegado da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer, fala sobre o assunto. Helmer chama a atenção para aquilo que ele define como uma "nova" fronteira desses crimes.

Mergulhador e piloto capixabas presos por envolvimento no tráfico internacional de drogas
Segurança em Foco

11/05/2023 - Mergulhador e piloto capixabas presos por envolvimento no tráfico internacional de drogas

Um mergulhador e um piloto capixabas foram presos pela Polícia Federal emduas operações esta semana contra o tráfico internacional de drogas. Em entrevista à CBN Vitória nesta quinta-feira (11), o delegado Regional de Polícia Judiciária, Arcelino Damasceno, fala sobre a atuação destes profissionais nas organizações criminosas. 

Discord atrai jovens para desafios de violência; Polícia orienta pais e responsáveis
Segurança em Foco

04/05/2023 - Discord atrai jovens para desafios de violência; Polícia orienta pais e responsáveis

O mundo digital é o assunto nesta edição do "Segurança em Foco". Nos últimos dias, ao se falar sobre segurança cibernética, um tema que ganhou a discussão é sobre o uso do aplicativo Discord. Trata-se de uma plataforma de comunicação online que permite que os usuários conversem por meio de mensagens de texto, voz e vídeo. Embora seja popular entre os jogadores de games, o Discord também é usado por crianças e adolescentes para se comunicar com amigos e participar de comunidades online. No entanto, existem riscos de segurança associados ao seu uso. Reportagem do "Fantástico", da TV Globo, no último domingo (30), mostrou que um dos principais é o contato com predadores sexuais e/ou grupos extremistas para recrutar jovens e promover ideologias que fomentem ódio e atos violentos. O delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer, fala sobre o assunto e orienta a pais e responsáveis.

Kira e Wolf: conheça a "patrulha canina" que passa a atuar no ES
Segurança em Foco

27/04/2023 - Kira e Wolf: conheça a "patrulha canina" que passa a atuar no ES

Naquela que é considerada a "patrulha canina" da Polícia Federal, os cães Kira e Wolf passam a fazer parte do trabalho de repressão às drogas – e educação junto à população – da instituição policial no Espírito Santo. A cadela Kira, de dois anos de idade, é um pastor alemão fêmea. Já Wolf, também de dois anos, é um Pastor-belga-malinois. No Estado, o responsável por cuidar do canil regional da PF, em São Torquato, Vila Velha, é o agente Bruno Stoll. Em participação no "Segurança em Foco", o agente traz detalhes do trabalho a ser realizado pelos cães. "Ambos estão sendo treinados desde filhotes, desde o processo de socialização de ambientes até serem introduzidos à exposição de drogas para sua identificação", explica.

PF alerta para o comércio de anabolizantes e seus riscos
Segurança em Foco

20/04/2023 - PF alerta para o comércio de anabolizantes e seus riscos

No último mês de março, a Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES) prendeu um homem em flagrante durante cumprimento de mandados no âmbito da "Operação Anabolic Express", que investiga suspeitos de comercializar anabolizantes no Espírito Santo. De acordo com a PF, durante a ação foram flagrados produtos que estavam sendo vendidos sem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante as buscas, o homem foi preso em flagrante por ter um depósito de medicamentos de "procedência ignorada" e adquiridos de estabelecimento sem licença. Alguns do produtos vendidos são, inclusive, proibidos pela Anvisa. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco": o alerta com relação a esse tipo de comércio e os seus riscos à saúde humana. O delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários (Delefaz), Lorenzo Espósito, fala sobre o assunto.

O que você precisa saber para ter sua bagagem protegida de golpes nos aeroportos!
Segurança em Foco

13/04/2023 - O que você precisa saber para ter sua bagagem protegida de golpes nos aeroportos!

O caso das brasileiras que foram presas na Alemanha após uma troca de malas despertou medo em muita gente que planeja viajar de avião para fora do país. Em 5 de março, a empresária Kátyna Baía, 44, e sua esposa, Jeanne Paolini, 40, foram detidas no aeroporto de Frankfurt, acusadas de levarem 40 kg de cocaína em bagagens despachadas. Mas, segundo a Polícia Federal brasileira, as malas não pertenciam ao casal. Nesta semana, a Justiça alemã aceitou a soltura das duas brasileiras presas. Durante a investigação, os agentes identificaram o grupo que enviou a cocaína para a Alemanha por meio da troca de bagagens de passageiros. A ação do bando consiste em retirar a etiqueta da bagagem despachada e colocar em outra, que está com as drogas. Ao serem abordadas, as brasileiras disseram não saber a origem da cocaína em suas malas e alegaram que as bagagens não eram delas. Segundo a Polícia Federal, “há uma série de evidências que levam a crer, de fato, que não há envolvimento delas com o transporte da droga, pois não correspondem ao padrão usual das chamadas "mulas do tráfico". Nesta edição do "Segurança em Foco", o policial federal Osmani Davel Junior, responsável pela Segurança da Aviação Civil no Aeroporto de Vitória, traz como destaque medidas que podem ser adotadas pelos passageiros que desejam reforçar a segurança das suas malas nos terminais. 

Pedofilia online: criminosos utilizam táticas virtuais para aliciar menores
Segurança em Foco

30/03/2023 - Pedofilia online: criminosos utilizam táticas virtuais para aliciar menores

Nesta edição do "Segurança em Foco" um importante alerta. Pais e responsáveis devem ficar atentos sobre com quem os filhos se relacionam online. Criminosos têm profissionalizado suas técnicas e utilizado a tecnologia "deepfake" para cometer crimes, por meio de recursos que utilizam inteligência artificial para trocar o rosto, o corpo e até a voz de uma pessoa em um vídeo. Os especialistas são unânimes em dizer que o criminoso se aproveita do anonimato da internet para escolher suas vítimas. Criando perfis falsos, ele usa informações disponíveis, por exemplo, em redes sociais, para falar de interesses comuns com a criança. Quem alerta sobre o assunto é o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Leonardo Rabello. 

Fentanil apreendido no ES gera alerta em autoridades policiais dos EUA
Segurança em Foco

23/03/2023 - Fentanil apreendido no ES gera alerta em autoridades policiais dos EUA

A droga que mais mata nos Estados Unidos foi apreendida com traficantes pela primeira vez no Brasil: o fentanil, um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina. A apreensão foi feita pela Polícia Civil do Espírito Santo e chamou a atenção das autoridades americanas. A apreensão no Espírito Santo de 31 frascos de fentanil, uma substância opioide utilizada legalmente como anestésico, mas considerada uma superdroga pelo DEA (Departamento de Narcóticos) da polícia dos Estados Unidos, acendeu o alerta de autoridades norte-americanas. Foi a primeira apreensão do medicamento, que é de uso restrito, no Brasil. O caso foi registrado pela Polícia Civil no dia 10 de fevereiro em Cariacica. Esse é o tema em destaque nessa edição do "Segurança em Foco". O perito criminal federal André Bittencourt, da Polícia Federal, especialista no assunto, detalha o que é esta substância.  Ouça a conversa completa!

Alerta: o que dá para aprender com o golpe das criptomoedas contra jogadores de futebol?
Segurança em Foco

16/03/2023 - Alerta: o que dá para aprender com o golpe das criptomoedas contra jogadores de futebol?

Famosos como atores, músicos e atletas veem entrando com frequência em golpes e pirâmides associadas a criptomoedas. O alvo da vez foram os jogadores Mayke e Gustavo Scarpa, ambos do Palmeiras, à época do ocorrido. Conforme noticiado pelo "Fantástico", da TV Globo, os jogadores, aliciados pelo ex-companheiro William Bigode, fizeram aportes milionários na Xland, uma holding que supostamente operava criptomoedas e prometia retornos astronômicos, que variavam entre 3,5% e 5% ao mês. Mais recentemente, a empresa de criptomoedas que ganhou notoriedade após ser levada à Justiça por Mayke e Scarpa foi despejada de sua sede em Brasília na terça-feira (14) por uma dívida de aproximadamente R$ 100 mil. Os jogadores dizem que receberam a indicação da Xland por meio da empresa WLJC Consultoria, que tem Willian Bigode como sócio. Mayke diz que investiu R$ 4,5 milhões, e deveria ter um retorno de R$ 3,2 milhões. Scarpa, por sua vez, colocou R$ 6,3 milhões na Xland. Nenhum dos dois, contudo, conseguiu receber as quantias de volta quando tentaram reaver os investimentos. Eles dizem que tinham uma relação de amizade com Willian. Por isso, depositaram suas confianças no jogador, que posteriormente os indicou à Xland para realizarem os investimentos. Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado Guilherme Helmer, da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), explica o que esse tipo de caso traz de alerta.

ES passa a integrar força-tarefa da Polícia Federal para combate à violência
Segurança em Foco

09/03/2023 - ES passa a integrar força-tarefa da Polícia Federal para combate à violência

Equipes de segurança do Espírito Santo vão passar a integrar a Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) da Polícia Federal. O objetivo é promover troca de informações em tempo real para intensificar operações policiais com foco no combate à violência, em especial ao tráfico de drogas e de armas no Estado. O termo aditivo para a inclusão das forças policiais do Estado à força-tarefa foi assinado na última segunda-feira (6) pelo governador Renato Casagrande, durante evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Segundo a Polícia Federal, diferentemente de outras iniciativas que já aconteceram, "as forças-tarefas de segurança pública não têm a missão exclusiva de produzir apenas inteligência. Os participantes cooperam (no sentido estrito da palavra, ou seja, operam em conjunto) investigando crimes praticados por organizações criminosas.

PF apreendeu R$ 6 milhões em operações contra lavagem de dinheiro no ES em 2022. Como são as investigações?
Segurança em Foco

02/03/2023 - PF apreendeu R$ 6 milhões em operações contra lavagem de dinheiro no ES em 2022. Como são as investigações?

Em todo o ano de 2022, a Polícia Federal apreendeu R$ 6.453.017,00 e bloqueou mais de R$ 49 milhões em operações contra lavagem de dinheiro no Espírito Santo. A lavagem de dinheiro é uma expressão referente a práticas que têm objetivo de esconder ou omitir a origem ilícita de ativos financeiros ou bens patrimoniais. A prática é crime e é alvo de constantes operações da Polícia Federal. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Arcelino Vieira Damasceno, explica como funciona uma investigação e quais indícios podem apontar para o crime de lavagem de dinheiro.

O trabalho da PF após o STF autorizar apreensão de passaporte para cumprimento de ordem judicial
Segurança em Foco

23/02/2023 - O trabalho da PF após o STF autorizar apreensão de passaporte para cumprimento de ordem judicial

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional um dispositivo do Código de Processo Civil (CPC) que autoriza o juiz a determinar medidas coercitivas necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, como a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de passaporte, além da proibição de participação em concurso e licitação pública. Nesta edição do Segurança em Foco, o chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal, Ramon Delta, explica como tem sido o trabalho da corporação após a aprovação das chamadas medidas atípicas.

Polícia explica como organização criminosa tentava utilizar portos capixabas para tráfico internacional
Segurança em Foco

17/02/2023 - Polícia explica como organização criminosa tentava utilizar portos capixabas para tráfico internacional

Um empresário do ramo de café foi preso preventivamente em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na última terça-feira (14), durante a Operação Chapa Branca, da Polícia Federal, que cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão no Brasil. O objetivo é combater uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas, que tentou utilizar os portos capixabas para enviar cocaína para a Europa. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado Victor Batista, chefe da Operação Chapa Branca, traz mais detalhes sobre o assunto.

Exploração sexual infantil: entenda quais são os sinais das vítimas
Segurança em Foco

09/02/2023 - Exploração sexual infantil: entenda quais são os sinais das vítimas

Crianças de todo o Brasil são vítimas de exploração sexual infantil. Uma marca que costuma ficar para a vida toda. A exploração sexual acontece quando crianças e adolescentes são usados com a intenção de se obter lucro ou benefício de qualquer espécie. Em geral as vítimas são coagidas ou persuadidas por um aliciador. No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilha; e de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual. Para tratar de um tema tão importante, saber quais são os sinais das vítimas e compreender o que pode ser feito para diminuir ou evitar a ocorrência de novos casos, o CBN Vitória conversa com Márcio Bueno, agente da  Polícia Federal há 20 anos e especialista no combate aos crimes sexuais contra menores via internet. E prepare-se para um "choque de realidade": conheça alguns dos casos de abusadores presos pela Polícia Federal no ES Acompanhe.

Saiba o que é exigido para viajar com menor de idade para o exterior
Segurança em Foco

26/01/2023 - Saiba o que é exigido para viajar com menor de idade para o exterior

Início de ano, clima de férias e época em que muitas pessoas aproveitam os dias de folga para poder aproveitar e fazer uma viagem, seja ela dentro do território brasileiro ou para fora do país. De acordo com a legislação brasileira, por exemplo, crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos são proibidos de viajar para fora da localidade onde residem desacompanhados dos pais ou responsáveis sem expressa autorização. A que cuidados pais e responsáveis devem ter quando se fala do assunto viagem ao exterior? Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem fala sobre o assunto é o agente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Adriano Nunes, policial com quase 30 anos de experiência sendo dez deles em aeroportos. Para viajar do Brasil para o exterior, o brasileiro menor de 18 anos que não estiver acompanhado dos pais deve, segundo a legislação brasileira, deve estar munido de Autorização de Viagem de Menor para o Exterior, formulário assinado pelos pais que permite a viagem em companhia de apenas um deles; em companhia de uma outra pessoa ou sob os cuidados de companhia aérea/marítima. Ouça a conversa completa!

Polícia alerta para nova modalidade para embarque de drogas nos portos capixabas
Segurança em Foco

20/01/2023 - Polícia alerta para nova modalidade para embarque de drogas nos portos capixabas

Agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Espírito Santo (Nepom) e policiais militares realizaram, nesta semana, uma ação preventiva junto a cães farejadores com o objetivo de coibir o tráfico internacional de drogas. A ação teve início com a percepção de que quantidades menores de drogas poderiam estar sendo levadas a bordo de navios em pequenas bolsas em portos capixabas, e com a participação de tripulantes. De acordo com a Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), essa modalidade (de pequenas quantidades de drogas em bolsas), se chama içamento. Segundo a instituição, "nesse tipo de modalidade criminosa, por vezes, as drogas são primeiramente trazidas para a área portuária em veículos leves e pesados e, uma vez dentro do complexo, são escondidas em áreas pequenas e de difícil acesso. Muitas investigações realizadas no passado retiraram grandes quantidades de cocaína inseridas em containers, dentro de blocos de granito e até nos cascos de navios, modalidades já conhecidas e reprimidas pela Polícia Federal ao longo dos anos", informa. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem fala sobre o assunto é o agente federal Rogério Lages, mergulhador de varredura de casco de navio e chefe substituto do Nepom. 

Crime de cédula falsa: polícia alerta para ocorrências envolvendo jovens no ES
Segurança em Foco

12/01/2023 - Crime de cédula falsa: polícia alerta para ocorrências envolvendo jovens no ES

No início deste mês de janeiro um jovem de 18 anos foi preso enquanto recebia um pacote com mil reais em notas falsas, em uma agência dos Correios no município da Serra. A ação foi comandada pela Polícia Federal. De acordo com a corporação, foi a própria área de segurança dos Correios que informou que a encomenda era suspeita. Os policiais, então, foram até a agência e aguardaram o momento em que o homem retirava a encomenda para prendê-lo em flagrante. No pacote havia notas de 100 e 50 reais. O jovem confessou que comprou o material na internet por R$ 300. Agora, a PF segue investigando para identificar os responsáveis pela produção e distribuição das cédulas falsas. Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Lorenzo Espósito, alerta para a ocorrência desses crimes e traz uma importante orientação: esses crimes têm sido praticado, principalmente, por jovens. "Em 2022, no Estado todo, foram presos mais de 30 pessoas e a média é sempre de 1.000 reais, no mínimo, que são encontradas em cédulas falsas. Então, temos uma média, anual, de 35 a 40 mil reais que foram apreendidos no Espírito Santo", explica. Ouça a conversa completa!

"Febre" nos anos 1960, LSD volta a preocupar; Polícia alerta para riscos
Segurança em Foco

05/01/2023 - "Febre" nos anos 1960, LSD volta a preocupar; Polícia alerta para riscos

Um artigo publicado na revista "Forensic Science International" por pesquisadores brasileiros olhou para um fenômeno recente no cenário de psicoativos no país: a volta do consumo de LSD, além da primeira apreensão de uma pró-droga no Brasil. De acordo com o estudo, foram encontradas amostras de papel contendo pró-drogas derivados de LSD, incluindo o inédito ALD-52. Pró-drogas são substâncias a princípio inativas, mas que, uma vez ingeridas, sofrem transformações pelo metabolismo humano que os tornam ativos, inclusive assumindo características psicodélicas. É sobre esse alerta que o "Segurança em Foco" trata nesta edição, com a participação do agente de Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Rafael Pacheco. Em destaque, os riscos do seu consumo e seus efeitos colaterais. Ouça as explicações completas!

Emissão de passaporte é normalizada após liberação de recursos
Segurança em Foco

29/12/2022 - Emissão de passaporte é normalizada após liberação de recursos

A Polícia Federal informou no início desta semana que conseguiu normalizar a distribuição de passaportes que estavam represados até o último sábado (24) por falta de recursos financeiros. Segundo a PF, a entrega dos passaportes será gradual. Quem está na fila deve consultar o status da solicitação pela internet, e ir ao posto de distribuição apenas se o passaporte estiver "disponível para entrega". Ainda de acordo com a PF, os atendimentos nos postos da corporação não foram afetados e seguem sem alterações. Em novembro, a entrega de passaporte já havia sido interrompida por seis dias, também por falta de verba. Este é o assunto em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". Quem fala sobre a retomada do serviço e traz orientações sobre as viagens de fim de ano, é o delegado Ramon Almeida da Silva, chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal no Espírito Santo. Ouça a conversa completa!

Regras em aeroportos: o que ficar atento ao transportar em malas de viagem!
Segurança em Foco

22/12/2022 - Regras em aeroportos: o que ficar atento ao transportar em malas de viagem!

Uma notícia chamou a atenção na última semana envolvendo a rotina de segurança em aeroportos. Uma mala de um passageiro que vinha dos Estados Unidos explodiu no terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A explosão teria sido causada por uma máquina de fazer água com gás do passageiro, mas ainda não se sabe se houve vazamento no cilindro de dióxido de carbono, CO2, que fica acoplado à máquina. A Polícia Federal explica que é sempre recomendado conferir com a companhia aérea o que pode e o que não pode ser levado numa viagem. Seja na mala despachada ou na mala de mão. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco". O agente federal Alexander Fachetti Miotto, do Núcleo de Polícia Aeroportuária do Aeroporto de Vitória, alerta para os principais itens que devem ser evitados ao se levar na mala, aqueles que são permitidos de forma geral e o papel da Polícia no auxílio aos passageiros.

"Mulas do tráfico": grupos criminosos aliciam jovens para levar drogas ao exterior
Segurança em Foco

08/12/2022 - "Mulas do tráfico": grupos criminosos aliciam jovens para levar drogas ao exterior

Nos últimos meses foi destaque a operação deflagrada pela Polícia Federal, no Espírito Santo e em Santa Catarina – a Operação Qatar –, contra o tráfico internacional de drogas. O objetivo era cumprir mandados de busca e apreensão contra os responsáveis por adquirir passagens aéreas, preparar as malas, organizar a documentação e recrutar jovens para o transporte de entorpecentes para países da Europa, do Oriente Médio e da Ásia. A investigação começou com a prisão de dois capixabas e um paranaense em 2020, presos por tráfico internacional de drogas em um aeroporto do Qatar, sede da Copa do Mundo. Eles estavam com aproximadamente 10 quilos de cocaína nas bagagens em um voo que deixou o Brasil com destino a Bangkok, na Tailândia. Após a prisão do trio em 2020, foram estabelecidas medidas de cooperação internacional. O objetivo era obter junto ao General Directorate of Drug Enforcement (autoridade responsável pela ação policial) todas as provas produzidas no país que pudessem ajudar a determinar os envolvidos no recrutamento de jovens (mulas) no Espírito Santo e no Brasil, atuantes no tráfico internacional de drogas. Diante de episódios como esses, nesta edição do "Segurança em Foco", o agente federal Rafael Pacheco, da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), explica o perfil de criminosos que são aliciados como "mulas", seu papel em organizações criminosas e como a Polícia Federal atua na sua identificação.

Confecção de passaportes: solicitações feitas até final de novembro estão garantidas
Segurança em Foco

01/12/2022 - Confecção de passaportes: solicitações feitas até final de novembro estão garantidas

A Polícia Federal informou que os solicitantes de passaporte que tiveram seus atendimentos realizados até o dia 30 de novembro terão seus documentos confeccionados e entregues o mais rápido possível. A confecção será possível em virtude da liberação de R$ 37,4 milhões de crédito orçamentário para a emissão de passaportes. Considerando a insuficiência dos valores liberados, após a data citada, a polícia destaca que serão novamente suspensas novas confecções, até que os valores remanescentes sejam repassados. Quem fala sobre o tema, nesta edição do “Segurança em Foco” é o delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia de Imigração no Espírito Santo, Ramon Almeida da Silva.

Com confecção suspensa, passaporte está sendo entregue somente para situações emergenciais
Segurança em Foco

24/11/2022 - Com confecção suspensa, passaporte está sendo entregue somente para situações emergenciais

Desde o último sábado (19), a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaporte comum e de urgência em todo o país por falta de verba para a confecção do documento por parte da Casa da Moeda. A exceção é a emissão do passaporte de emergência que está mantida, apesar da suspensão de confecção do documento na versão tradicional. O delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia de Imigração no Espírito Santo, Ramon Almeida da Silva, explica que embora a entrega do documento esteja suspensa, o processo para dar entrada no passaporte continua sendo realizado normalmente. Este é o tema em destaque no "Segurança em Foco". Assim, segundo a instituição, os agendamentos continuam ocorrendo, mas não há previsão para a entrega do documento, enquanto a situação não for normalizada.

Como imagens do seu filho podem parar na "deep web"? Polícia alerta!
Segurança em Foco

17/11/2022 - Como imagens do seu filho podem parar na "deep web"? Polícia alerta!

Nesta edição do "Segurança em Foco" o destaque é a informação de que a frequência de prisões por exploração sexual infantil na internet traz luz ao tema e pode servir como alerta para pais e mães que têm crianças em casa com acesso à internet. Isso porque, muitas vezes, o abusador se passa por outra pessoa e começa a conversar com a vítima, até o momento em que propõe desafios, pede fotos e depois chega ao ponto de chantagear o menor de idade. Outro perigo é o de pedófilos que, navegando pela internet, acabam pegando imagens que pais inocentemente publicam em seus perfis. O conteúdo vai parar em grupos criminosos, sobretudo no submundo da internet, a chamada "deep web". Quem orienta sobre o assunto é o delegado da Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES), Lorenzo Espósito.

"Patrulha canina": conheça como é o treinamento dos cães farejadores da PF
Segurança em Foco

10/11/2022 - "Patrulha canina": conheça como é o treinamento dos cães farejadores da PF

A alta capacidade dos cães em identificar vários tipos de odores, muitas vezes indetectáveis pelo olfato humano, é um dos diferenciais no auxílio que esses animais proporcionam ao trabalho da Polícia Federal no país. Esses cães auxiliam, em especial, no trabalho de repressão e prevenção ao uso de drogas em rodovias, portos, aeroportos e navios, bem como até de explosivos. No Estado, o responsável por cuidar do canil regional da Polícia Federal é o agente Bruno Stoll, da Delegacia de Repressão às Drogas. E já vai uma curiosidade de início. Atualmente, no Espírito Santo, não há um cão específico que seja do Estado. No canil são cuidados cães que veem de outros Estados, como é o caso da Drica, cadela que atua na Repressão às Drogas no Rio de Janeiro e que veio passar um período apoiando no combate às organizações criminosas capixabas. Para o início do próximo ano, a expectativa é de que dois cães que estão sendo treinados no canil central da PF, em Brasília, passem a atuar com dois policiais aqui no Espírito Santo, sendo um deles o agente Stoll. Este é o tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco".

Crianças em risco: como evitar ser alvo de bandidos ao por filhos no carro
Segurança em Foco

03/11/2022 - Crianças em risco: como evitar ser alvo de bandidos ao por filhos no carro

Nesta edição do "Segurança em Foco" um importante alerta. Sofrer um assalto com os filhos dentro do carro é um dos maiores medos dos pais que moram em grandes cidades. De acordo com especialistas, a preocupação se justifica, já que o momento de colocar a criança na cadeirinha é visto pelos bandidos como uma oportunidade e tanto para anunciar um assalto, pois os pais estão mais distraídos e vulneráveis. Que cuidados tomar durante esse momento? E como agir se sofrer um assalto e seu filho estiver dentro do carro? Quem fala sobre o assunto é o agente federal, Rafael Pacheco.

Esquema de segurança para o segundo turno terá mais de 7 mil policiais no ES
Segurança em Foco

27/10/2022 - Esquema de segurança para o segundo turno terá mais de 7 mil policiais no ES

Em reunião realizada nesta terça-feira (25) representantes das forças de segurança do Espírito Santo se reuniram para alinhar o chamado "Plano Estratégico de Atuação Integrado Estadual para o 2º turno da Operação ES Eleições 2022". Os eleitores e eleitoras retornam às urnas neste domingo, dia 30 de outubro, para eleger o presidente da República e governadores de 12 estados, como é o caso do Espírito Santo. A votação ocorre das 8h às 17h pelo horário de Brasília. De acordo com os entrevistados, o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer e o Coronel Antônio Marcos de Souza Reis, subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no próximo domingo (30), 7300 policiais estarão nas ruas, um efetivo superior ao empregado no 1º turno das eleições.

Como criminosos utilizam estratégias de marketing digital para fazerem novas vítimas
Segurança em Foco

20/10/2022 - Como criminosos utilizam estratégias de marketing digital para fazerem novas vítimas

Na última dição do "Segurança em Foco" o alerta foi com relação a relação a ocorrência, cada vez mais comum, de golpes digitais e fraudes eletrônicas envolvendo contas bancárias em meios digitais. Desta vez, na parte dois de nossa conversa, o agente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Ricardo Abidala, do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos (GRCC), alerta para as estratégias de marketing digital que os cibercriminosos lançam mão para fisgar novas vítimas. Você sabe, por exemplo, como eles conseguem seu e-mail para disparar falsas mensagens? Ou ainda, como conseguem os números de celulares? Há uma lógica envolvida!

Polícia alerta para golpes digitais envolvendo contas bancárias
Segurança em Foco

13/10/2022 - Polícia alerta para golpes digitais envolvendo contas bancárias

Nesta edição do "Segurança em Foco" o alerta é com relação a ocorrência, cada vez mais comum, de golpes digitais e fraudes eletrônicas envolvendo contas bancárias em meios digitais. Em algum momento recente você pode ter recebido uma mensagem de SMS ou via e-mail, por exemplo, informando que "sua conta em determinado banco está com problemas; resolva aqui"; "clique aqui para acessar o serviço tal"; "o banco X tem uma nova oferta para você". É bom ficar atento porque hackers têm aperfeiçoado as técnicas visando novos golpes. Este é alerta do agente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Ricardo Abidala, do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

'Boa noite, Cinderela': entenda como funciona o golpe
Segurança em Foco

22/09/2022 - 'Boa noite, Cinderela': entenda como funciona o golpe

O "Boa noite, Cinderela" é um golpe famoso por fazer com que as vítimas entrem em estado de inconsciência e, posteriormente, tenham bloqueios de memória. As vítimas do golpe apresentam comportamentos que começam com uma leve euforia seguida por desinibição. A coordenação motora é afetada em seguida, e o entorpecimento é a última consequência das substâncias. Este é o tema em destaque no "Segurança em Foco" desta semana. Quem participa da conversa é o agente federal Rafael Pacheco. Ouça as explicações completas!

Polícia alerta para golpes em terminais de autoatendimento no ES
Segurança em Foco

16/09/2022 - Polícia alerta para golpes em terminais de autoatendimento no ES

Ao buscar por um terminal de autoatendimento para realizar um serviço bancário, atenção redobrada! Nesta edição do "Segurança em Foco", o alerta é com relação a ocorrência de golpes envolvendo esses terminais de autoatendimento em agências bancárias no Espírito Santo. Quem fala sobre o assunto é o agente de Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Hélio Freitas, da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais e Tráfico de Armas (DELEPAT). E como funcionam esses golpes, que têm chamado a atenção das autoridades policiais por aqui? O agente explica que o público alvo majoritário desse tipo de golpe ainda são os idosos, devido a sua vulnerabilidade e, em geral, conhecimento mais restrito a serviços desse tipo. "Essas áreas do banco, como a dos terminais de autoatendimento, a gente chama de 'área de risco laranja'. Explicando: uma 'zona verde' é uma área sem riscos (quando você realiza um serviço bancário no interior de sua casa). A 'zona vermelha' é uma área extrema, de conflito armado, por exemplo. A 'área laranja' é onde não há uma prática de violência, por ora, mas que não é indicado que uma pessoa fique por muito tempo e a mercê do olhar de terceiros. Uma pessoa que fica por quarenta minutos, por exemplo, fazendo um serviço num terminal de autoatendimento", contextualiza. Ouça a conversa completa!

Como o ES está inserido na rota do tráfico internacional de cocaína?
Segurança em Foco

08/09/2022 - Como o ES está inserido na rota do tráfico internacional de cocaína?

Na última semana foi destaque a informação que a Polícia Federal apreendeu 220 kg de cocaína que estavam escondidos no casco de um navio atracado em um dos portos capixabas. Essa é a quinta apreensão semelhante somente neste ano. Mas por que o Espírito Santo está inserido na rota do tráfico internacional de cocaína? Este é o tema em destaque no "Segurança em Foco", com o superintendente da PF-ES, Eugênio Ricas. Em artigo publicado em "A Gazeta", o superintendente trouxe que "esse cenário nos permite algumas análises. Que a cocaína não é produzida no Brasil não é segredo para ninguém. Os países produtores da droga são Peru, Bolívia e Colômbia. Para chegar aos portos capixabas, portanto, a droga precisa ser adquirida na América do Sul e percorrer toda a extensão do Brasil (entrando na fronteira oeste e chegando até o litoral, no leste do país). Para isso, os traficantes se valem do modal aéreo (transportando a droga em pequenos aviões até o Brasil) e do modal rodoviário (utilizando carros e caminhões para fazer com que a droga chegue ao litoral)", escreveu.

PF alerta para casos de abuso sexual infanto-juvenil em meios digitais
Segurança em Foco

01/09/2022 - PF alerta para casos de abuso sexual infanto-juvenil em meios digitais

Nesta edição do "Segurança em Foco" o alerta é com relação a ocorrência de crimes envolvendo abuso sexual infanto-juvenil no qual criminosos utilizam os meios digitais. O alerta envolve, principalmente, a produção, armazenamento e compartilhamento de arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes por meio da internet. As penas envolvendo os crimes descritos podem chegar a oito anos de prisão. Quem fala sobre o assunto é o agente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Ricardo Abidala, do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos (GRCC). "Quando a gente fala desse tipo de situação, é claro, que envolve toda uma discussão de carga moral, porque está relacionado a assuntos de cunho sexual e esse é um assunto difícil de ser falado em casa. Mas é importante a gente falar do acompanhamento que os pais e responsáveis devem ter durante as atividades virtuais que estão sendo feitas pelos menores. É uma forma da gente proteger os filhos de uma possível exposição criminosa", explica o agente.

Como identificar uma nota falsa de dinheiro?
Segurança em Foco

25/08/2022 - Como identificar uma nota falsa de dinheiro?

É preciso sempre estar atento para não receber notas falsas ou até mesmo repassar sem querer alguma cédula de dinheiro não verdadeira. Pensando nisso, nesta edição do "Segurança em Foco", a Polícia Federal traz orientações para ajudar na hora de identificar se uma nota é verdadeira ou falsa. As dicas passam por elementos gráficos e físicos da célula, como uma marca d’água e um relevo em partes específicas. Quem fala sobre o assunto é o delegado Lorenzo Esposito, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz). Ouça as explicações completas!

Como é feita a solicitação de refúgio no Brasil? Polícia esclarece
Segurança em Foco

18/08/2022 - Como é feita a solicitação de refúgio no Brasil? Polícia esclarece

Nesta semana um grupo com 25 venezuelanos desembarcou na rodoviária de Vitória. Vindos de Teixeira de Freitas, o grupo de refugiados — composto por indígenas da etnia Warao — foi trazido em um ônibus fretado pela prefeitura baiana e deixado, então, em um terreno próximo à rodoviária da Capital. A prefeitura da Vitória informou que os venezuelanos foram abrigados temporariamente. A decisão ocorreu após a Defensoria Pública do Espírito Santo recomendar à prefeitura que ela providenciasse abrigo, alimentação e atendimento médico aos indígenas. Diante desse cenário, nesta edição do "Segurança em Foco", a agente da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Glaucia Dias, que atua no setor de imigração, explica como ocorre a solicitação de refúgio de estrangeiro no país. De forma geral, ela explica que cabe à Polícia Federal o cadastramento da solicitação de refúgio, o qual é enviado para decisão ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. E o que leva as pessoas a saírem de seus países? "O que observamos no país é que o perfil de imigrantes que chegam aqui são trazidos por ameaças, de motivações políticas, religiosas, ou porque em seus países de origem há um cenário de instabilidade política, como é o caso da Venezuela, e conflitos armados", explica.

Polícia Federal alerta sobre novo "golpe do PicPay" pelo WhatsApp
Segurança em Foco

11/08/2022 - Polícia Federal alerta sobre novo "golpe do PicPay" pelo WhatsApp

A reincidência de novos casos do "Golpe do PicPay" levou a Polícia Federal a fazer um alerta sobre o modus operandi da fraude. Alegando uma promoção de aniversário da empresa de serviços financeiros, bandidos entram em contato com as vítimas via WhatsApp e prometem R$ 200 via pix. Segundo a PF, os golpistas enviam um link malicioso se passando por funcionários da PicPay. O conteúdo da mensagem é o de praxe: eles informam que a empresa está realizando uma oferta de aniversário e pedem para que a pessoa responda às perguntas que estão no link e depois compartilhe com os amigos. É sobre esse alerta que o "Segurança em Foco" aborda nesta semana, com o agente federal da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Rafael Pacheco!

Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde em 2022
Segurança em Foco

04/08/2022 - Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde em 2022

Nesta edição do "Segurança em Foco" o tema em destaque é o processo de deportação. Isso porque o número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu seu maior patamar nos sete primeiros meses de 2022, com 2.423 cidadãos expulsos em 19 voos fretados pelo governo americano, segundo informou ao O Globo a Polícia Federal. O volume é comparável ao total de pessoas que tiveram de deixar aquele país no ano passado: 2.447. Se em 2021 a média foi de 204 deportados por mês, em 2022, até julho, está em 346, uma alta de 69%. Quem fala sobre o assunto é o agente de Polícia Federal no Espírito Santo, Rafael Pacheco.

Novo passaporte: entenda o que que muda
Segurança em Foco

28/07/2022 - Novo passaporte: entenda o que que muda

O novo passaporte brasileiro foi apresentado no final do último mês de junho pelo governo federal. O documento, segundo as autoridades, ficará mais seguro contra fraudes. A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos. O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça. Nesta edição do "Segurança em Foco", a agente da Polícia Federal no Espírito Santo, Ronilza Dutra, supervisora do setor de passaportes, fala sobre o assunto!

Entenda o papel da Polícia Federal na fiscalização do processo eleitoral
Segurança em Foco

21/07/2022 - Entenda o papel da Polícia Federal na fiscalização do processo eleitoral

O período eleitoral de outubro se aproxima e regras precisam ser seguidas pelos partidos e candidatos durante o todo o processo do pleito. Como em todos anos, não são todas as pessoas que respeitam e acabam cometendo algum tipo de indisciplina e até crimes eleitorais. De acordo com a Constituição Brasileira, a polícia judiciária eleitoral é a Polícia Federal, ficando responsável a investigação e apuração dos crimes eleitorais com uma atuação repressiva. É sobre esse assunto que o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer, trata nesta edição do "Segurança em Foco". Ele explica que no Espírito Santo, a entidade está em contínua conversa com os outros órgãos de segurança e com a Justiça Eleitoral, com reuniões periódicas para traçar o plano de segurança do pleito. Um dos pontos em destaques é o Núcleo de Combate à Corrupção Eleitoral (Nucoe). Como ele funciona? "O núcleo tem participação de todos os órgãos envolvidos nas eleições e vai ser o responsável de receber as denuncias anônimas que serão feitas pela população e encaminhar para a autoridade competente, um canal único vai que receber denúncias de crimes eleitorais e de outros ilícitos eleitorais (abuso de poder econômico, político, propaganda irregular e outros", elenca. Ouça a conversa completa!

Cresce consumo de drogas entre adolescentes; polícia alerta para riscos
Segurança em Foco

14/07/2022 - Cresce consumo de drogas entre adolescentes; polícia alerta para riscos

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que nos últimos dez anos houve um aumento no consumo de álcool e drogas entre adolescentes no Brasil. Um dado em destaque foi de que a experimentação ou exposição ao uso de drogas subiu de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE.  Nesta edição do "Segurança em Foco" o perito criminal federal André Bittencourt, da Polícia Federal, alerta para os riscos do aumento do consumo de drogas por parte desse público jovem. O ecstasy, loló e solventes são algumas das drogas em destaque. Ouça a conversa completa!

Qual é o destino das drogas apreendidas pela polícia?
Segurança em Foco

07/07/2022 - Qual é o destino das drogas apreendidas pela polícia?

O destino após uma apreensão de drogas! Mais de três toneladas de drogas apreendidas no Espírito Santo foram incineradas, nesta quarta-feira (6), em Cariacica. A quantidade exata divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) foi de 3,5 toneladas de entorpecentes, como cocaína, maconha, crack e haxixe. Segundo a Polícia Federal, a incineração faz parte da "Operação Narco Brasil" e é a segunda deste ano. Iniciada no dia 27 de junho e encerrada na terça-feira (5), ela contou com o desenvolvimento de inúmeras ações de combate ao tráfico de drogas. Mas, afinal, o que acontece com drogas que são apreendidas pelas autoridades policiais? Por que a incineração? Tema desta edição do "Segurança em Foco", com a participação do agente federal Rafael Pacheco.

Drogas que circulam no ES: conheça os riscos do haxixe ao organismo humano
Segurança em Foco

30/06/2022 - Drogas que circulam no ES: conheça os riscos do haxixe ao organismo humano

Nesta edição do "Segurança em Foco" o tema em destaque foi sugestão de ouvinte! Após uma conversa sobre as propriedades químicas e malefícios do crack ao organismo, surgiu a proposta de continuar alertando sobre outras drogas que circulam de forma ilegal no Espírito Santo: E o haxixe? Qual o malefício dele?". Pensando nisso, o perito criminal federal André Bittencourt alerta para os efeitos da droga ao organismo, como age e pode deixar consequências na vida da pessoa. De forma geral, o haxixe é uma droga produzida a partir da resina da cannabis sativa (a planta da maconha) e tem um valor bem mais elevado. Entre os sintomas e sinais físicos do seu consumo estão o aumento da frequência cardíaca. Já entre os sintomas psíquicos a euforia, que aparece minutos depois do consumo. Ouça as explicações completas!

Empresas do ramo de café quitavam dívidas de ICMS com promessa de 40% de desconto
Segurança em Foco

23/06/2022 - Empresas do ramo de café quitavam dívidas de ICMS com promessa de 40% de desconto

O grupo criminoso especializado em fraudes bancárias pela internet que foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (22) atuava majoritariamente para empresas de café do Espírito Santo, desviando valores de contas bancárias para pagamentos de boletos. Conforme a Polícia Federal, o grupo criminoso era composto por três núcleos: Hackers ou Atacantes, Intermediadores e Beneficiários. Este mesmo grupo se utilizava de serviços de invasão de contas bancárias, por meio da internet, para desvio de valores ou para quitação de boletos, em especial, de dívidas tributárias junto às Secretaria Estadual de Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ/ES). Invadiam de forma ilegal as contas bancárias das vítimas, a partir de um ataque pushing ou por acesso remoto. Os beneficiários quitavam suas dívidas de impostos com promessas do grupo de desconto de até 40% do valor final do tributo. Este é o tema do Segurança em Foco desta quinta-feira (23). Quem fala sobre o assunto é o delegado Victor Baptista, da Polícia Federal.

Golpes telefônicos: polícia alerta para crimes mais comuns e medidas de prevenção
Segurança em Foco

16/06/2022 - Golpes telefônicos: polícia alerta para crimes mais comuns e medidas de prevenção

O simples hábito de atender a uma ligação telefônica pode colocar nossa privacidade em risco! Nesta edição do "Segurança em Foco" o tema em destaque são as formas de golpes que, ainda hoje, envolvem ligações telefônicas e fazem muitas pessoas caírem em ciladas. O agente federal Rafael Pacheco destaca os golpes que são mais comuns, entre eles, o do "falso sequestro".

Crack: o que é e por que a droga se tornou epidemia no Brasil
Segurança em Foco

09/06/2022 - Crack: o que é e por que a droga se tornou epidemia no Brasil

O crack é uma droga ilícita que por ser inalada, chega rapidamente ao cérebro e, por isso, seus efeitos são sentidos quase que imediatamente. No entanto, os mesmos efeitos duram em média 5 minutos, o que leva o usuário a usar o crack muitas vezes em curtos períodos de tempo, tornando-se altamente dependente. O entorpecente é uma versão da cocaína que surgiu nos Estados Unidos entre 1984 e 1985. Ao chegar ao Brasil, em 1989, se tornou epidêmico em pouco tempo. Nesta edição do quadro Segurança em Foco, o convidado é o perito criminal federal André Bittencourt, da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES). Ele orienta sobre os riscos do consumo da droga e como as famílias podem ajudar na busca pelo tratamento.

Como é feito o trabalho de busca e captura de foragidos de alta periculosidade
Segurança em Foco

02/06/2022 - Como é feito o trabalho de busca e captura de foragidos de alta periculosidade

Nesta semana foi preso em Goiás um dos traficantes foragidos mais violentos do Espírito Santo. Ele é natural de Boa Esperança e controla o tráfico de drogas na Região Noroeste há mais de uma década. Segundo a Polícia Federal (PF), o chefe do tráfico é conhecido por sua truculência e violência extrema na condução de seus negócios ilícitos. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal Arcelino Damasceno detalha como é o trabalho que envolve a busca e captura de criminosos foragidos da Justiça.

Como funciona o esquema de segurança de presidenciáveis e autoridades
Segurança em Foco

26/05/2022 - Como funciona o esquema de segurança de presidenciáveis e autoridades

Nesta edição do Segurança em Foco, o policial federal Rodrigo de Castro Azevedo, coordenador do Grupo de Segurança de Dignitários da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), explica como é realizado o trabalho logístico e de inteligência que envolve a segurança de autoridades e de candidatos à Presidência da República. De forma geral, ele explica que a Polícia Federal faz o chamado "trabalho de segurança aproximada". Como isso funciona? Ouça!

Saidinha de banco: o que fazer para evitar ser a próxima vítima
Segurança em Foco

19/05/2022 - Saidinha de banco: o que fazer para evitar ser a próxima vítima

O crime não é de hoje, e ainda acontece principalmente com quem tem costume ou ainda necessita fazer serviços em bancos e casas lotéricas: é a “saidinha”. O ‘modus operandi’ dos bandidos é o mesmo: roubar a vítima ao sair da agência bancária portando valores recém-sacados. Pensando nisso, nesta edição do Segurança em Foco, o agente federal Rafael Pacheco traz dicas para quem ainda precisa fazer serviços financeiros presencialmente e qual comportamento deve-se ter na agência e ao sair do banco ou da lotérica. Acompanhe!

Como é feito um retrato falado
Segurança em Foco

12/05/2022 - Como é feito um retrato falado

Nesta edição do Segurança em Foco, o assunto é retrato falado e reconhecimento facial! O papiloscopista policial federal Edson Rocha, chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), explica como são feitos e qual é o uso legal desses dispositivos. Se, antigamente, um retrato falado exigia as habilidades de um desenhista, agora a produção é feita por computador, usando programas de desenho gráfico. "Um retrato falado serve tanto pra identificar um criminoso - há diversos registros na história onde ele ajudou a solucionar crimes -, mas também pra eliminar suspeitas. Ele aponta e exclui provas!", afirma.

Entenda: prisão em flagrante pode ser anulada?
Segurança em Foco

05/05/2022 - Entenda: prisão em flagrante pode ser anulada?

Nesta edição do "Segurança em Foco", dando continuidade ao tema das modalidades de prisões, o delegado da Polícia Federal Guilherme Helmer esclarece o seguinte tema: pode acontecer uma nulidade de prisão em flagrante? Quando uma prisão em flagrante é feita e o juiz anula a prisão – alegando alguma ilegalidade, por exemplo – quais os procedimentos que devem ser seguidos? Outro assunto a ser esclarecido: você já ouviu falar em crime permanente? Ouça as explicações completas!

Você sabia que qualquer pessoa pode realizar uma prisão em flagrante?
Segurança em Foco

28/04/2022 - Você sabia que qualquer pessoa pode realizar uma prisão em flagrante?

O Segurança em Foco continua a abordar os tipos de prisão! No último quadro, o delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer, trouxe o detalhamento de prisões temporárias e preventivas e suas condicionantes. Nesta edição, o destaque é a prisão em flagrante. A prisão em flagrante tem o objetivo de restringir a liberdade de uma pessoa flagrada cometendo um delito ou logo após cometê-lo. Além disso, qualquer um pode realizar a prisão em flagrante, já que esta é uma medida de autodefesa da sociedade.

Passando a limpo: as diferenças entre prisões em flagrante, temporária e preventiva
Segurança em Foco

21/04/2022 - Passando a limpo: as diferenças entre prisões em flagrante, temporária e preventiva

Ao nos depararmos com as notícias, por diversas vezes temos os termos prisão em flagrante, temporária e preventiva. Mas, de forma prática, como elas funcionam e quais as principais diferenças? Tema para essa edição do "Segurança em Foco". Quem nos ajuda a esclarecer o assunto é o delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer.

Polícia explica como funcionava o esquema de adulteração de combustível no ES
Segurança em Foco

14/04/2022 - Polícia explica como funcionava o esquema de adulteração de combustível no ES

A Operação Naftalina, realizada pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF) nesta semana prendeu 14 pessoas e fechou oito postos de combustíveis na Grande Vitória. O objetivo foi identificar e prender integrantes de uma organização criminosa responsável pela adulteração de combustíveis que são vendidos nesses postos. Em síntese, segundo a PF, a organização adquiria cargas de nafta solvente e álcool hidratado em outros estados e as desviavam para a Grande Vitória. Uma vez no ES, o material era levado até um pátio clandestino em Vila Velha, onde os dois materiais eram misturados e a eles adicionados um corante para dar coloração de gasolina. Nesta edição do "Segurança em Foco" o delegado Vinicius Venturini, fala sobre o tema! Em entrevista à CBN Vitória, o delegado Vinicius Venturini, adiantou que na próxima semana haverá uma fiscalização da Agência Nacional do Petróleo nos postos investigados. Também houve um pedido, já deferido pelo judiciário, de suspensão da atividade econômica das empresas envolvidas no esquema de adulteração. "O fechamento depende de uma ação da Agência Nacional de Petróleo ou do Poder Judiciário, que inclusive deferiu um pedido de suspensão da atividade econômica a ser implementada pela Junta Comercial. Então, a Junta Comercial foi notificada para cumprir essa suspensão temporária da atividade comercial e acredito que, em breve, isso deve acontecer", explicou o delegado.

Sonho ou pesadelo? Os perigos dos chamados "coiotes" e da imigração ilegal
Segurança em Foco

07/04/2022 - Sonho ou pesadelo? Os perigos dos chamados "coiotes" e da imigração ilegal

Uma operação da Polícia Federal (PF) no começo de fevereiro apreendeu o que os investigadores consideram ser o “manual de instruções” dos “coiotes”, como são chamados os criminosos que agenciam a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. O documento, encontrado em Barra de São Francisco, aqui no Espírito Santo, tinha instruções de como os interessados em atravessar a fronteira deveriam se vestir. As mulheres, por exemplo, não deveriam optar por roupas coloridas, e sim um “blazer bem bonito”, para não chamar a atenção das autoridades americanas. Nesta semana, um relatório inédito da PF, ao qual "O Globo" teve acesso, mostrou a expansão desses grupos criminosos, à medida que a situação econômica piorou para a população brasileira. Tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco", com o delegado Guilherme Helmer.

Saiba como funciona a autorização de residência para estrangeiros no Brasil
Segurança em Foco

31/03/2022 - Saiba como funciona a autorização de residência para estrangeiros no Brasil

Estrangeiros podem permanecer no Brasil? Se sim, em quais condições? Nesta edição do "Segurança em Foco", o destaque é o processo que envolve a autorização de residência que pode ser concedida ao imigrante que pretende trabalhar ou residir e se estabelecer temporária ou definitivamente em nosso país. A agente da Polícia Federal no Espírito Santo, Glaucia Dias, que acompanha o processo de imigração, explica como funciona.

Passando a limpo: o que é lavagem de dinheiro e como funciona?
Segurança em Foco

24/03/2022 - Passando a limpo: o que é lavagem de dinheiro e como funciona?

Nesta edição do "Segurança em Foco" o tema em destaque é lavagem de dinheiro. O termo de forma corriqueira aparece no noticiário relacionado a operações policiais, por exemplo. Mas, de forma prática e objetiva, como funciona esse tipo de prática? Que interesses estão envolvidos nesse tipo de situação criminosa? O agente da Polícia Federal, Rafael Pacheco, esclarece essas e outras dúvidas. Em março de 1998, dando continuidade a compromissos internacionais assumidos a partir da assinatura da Convenção de Viena de 1988, o Brasil aprovou a Lei de Lavagem de Dinheiro ou Lei nº 9613, de 1998.

Em aeroportos: como ocorre a fiscalização contra o tráfico de drogas?
Segurança em Foco

17/03/2022 - Em aeroportos: como ocorre a fiscalização contra o tráfico de drogas?

Nesta semana foi destaque a informação de que um traficante de 18 anos preso em flagrante após desembarcar no Aeroporto de Vitória com cerca de 4 quilos de pasta base de cocaína. O entorpecente estava enrolado com fitas presas ao corpo - nas coxas e canela - e encobertas pelas roupas que o jovem vestia. A prisão ocorreu na última segunda-feira (14). O rapaz havia embarcado em Cuiabá, no Mato Grosso, com destino ao Espírito Santo. Além do jovem que veio no avião, outro envolvido também foi preso na mesma força-tarefa integrada pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal e Guardas Civis de Vitória, Vila Velha e Serra. O segundo traficante foi detido nos arredores do aeroporto, no momento em que o rapaz que havia trazido a droga entrou em um carro que o esperava. Neste momento, os agentes interceptaram a dupla e deram voz de prisão. Como os aeroportos aparecem na rota do tráfico de drogas? Como é a atuação da PF para a descoberta desses casos? Nesta edição do "Segurança em Foco", o agente federal Rafael Pacheco, fala sobre o tema.

Entenda como funcionam os acordos de cooperação internacional entre as polícias
Segurança em Foco

10/03/2022 - Entenda como funcionam os acordos de cooperação internacional entre as polícias

O mundo interligado no combate ao crime! Nesta edição do "Segurança em Foco", o agente federal Rafael Pacheco explica como funcionam os acordos de cooperação internacional que envolvem a Polícia Federal. De forma geral, informa a instituição em seu site, "a Polícia Federal se utiliza da cooperação internacional como instrumento para combater de maneira eficaz a criminalidade organizada transnacional e para preservar a segurança interna. Para tanto, formaliza parcerias com instituições estrangeiras, fomentando a cooperação e assistência mútuas". Além disso, "a política de cooperação da Polícia Federal baseia-se na reciprocidade e no interesse mútuo e tem por objetivo a transferência de conhecimentos e informações, realização de ações conjuntas e capacitação de policiais. O instrumento utilizado para formalização dessa parceria é o Memorando de Entendimento (MdE). Ouça a conversa completa!

Uso das algemas: quando e por quais motivos usar?
Segurança em Foco

03/03/2022 - Uso das algemas: quando e por quais motivos usar?

O Código de Processo Penal permite o uso dos “meios necessários” em caso de resistência à prisão em flagrante ou à determinada por autoridade competente. A legislação proíbe, por outro lado, o uso de algemas em mulheres grávidas durante as consultas preparatórias para o parto e o trabalho de parto e ainda no pós-parto. Há ainda a Súmula Vinculante 11 que estabelece o uso de algemas como uma excepcionalidade, lícita em casos de resistência do preso ou de terceiros e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia. No Segurança em Foco desta quinta-feira (03), o escrivão da Polícia Federal e instrutor de técnicas operacionais, Euler Alvarenga, explica em quais momentos o uso das algemas é necessário e autorizado.

Golpe do 'dinheiro esquecido': como fugir das fraudes
Segurança em Foco

24/02/2022 - Golpe do 'dinheiro esquecido': como fugir das fraudes

Desde que o Banco Central (BC) anunciou, no dia 24 de janeiro, que consumidores poderiam reaver "dinheiro esquecido" nos bancos, empresas de cibersegurança identificaram sites e aplicativos falsos que estão utilizando o assunto para atrair vítimas. Segundo cálculos divulgados uma unidade especializada em cibersegurança, em menos de um mês, sites falsos já teriam vitimado mais de 560 mil pessoas. A empresa informou que a estimativa leva em consideração apenas o número de usuários de Android no país, que seriam 131,1 milhões, de acordo com o IBGE. Ainda circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, links e informações que prometem consultar e até sacar via Pix valores disponíveis em bancos. O Banco Central tem uma ferramenta própria e oficial que permite o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. Nesta quinta-feira (24), o delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da Polícia Federal, Lorenzo Esposito, explica como não cair nesse tipo de golpe.

Conheça as punições para quem pesca ou navega em áreas proibidas
Segurança em Foco

17/02/2022 - Conheça as punições para quem pesca ou navega em áreas proibidas

Nesta quarta-feira (16) agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Espirito Santo (NEPOM) interceptaram uma embarcação e retiraram 04 (quatro) mergulhadores que pescavam irregularmente em uma área de segurança do Complexo Portuário de Praia Mole. A abordagem foi realizada pela equipe policial a bordo da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Urano, após acionamento da divisão de segurança do Terminal de Tubarão. A área próxima ao cais serve às manobras de grandes embarcações, tais como navios e rebocadores. Há também cargas suspensas que extrapolam o limite do cais. Sendo assim, são regiões inadequadas e inseguras para barcos pequenos, que comprometem a sua própria segurança e acabam por prejudicar ou mesmo impedir as manobras portuárias. Quem explica nesta edição do Segurança em Foco é o agente da Polícia Federal, Rogério Lages.

Receptação: comprar produto roubado também é crime
Segurança em Foco

10/02/2022 - Receptação: comprar produto roubado também é crime

Uma quadrilha que simulava roubos para desviar cargas dos Correios foi alvo recentemente de uma operação da Polícia Federal. Estão sendo investigados empregados de empresas terceirizadas a serviço dos Correios que desviavam e furtavam encomendas postais ainda na fase de distribuição na cadeia logística, em especial telefones celulares. No Segurança em Foco desta quinta-feira (10), Guilherme Helmer explica que receptação também é crime, ou seja, comprar produtos roubados não é permitido por lei.

Como é o trabalho da Polícia Federal em busca de procurados internacionais
Segurança em Foco

27/01/2022 - Como é o trabalho da Polícia Federal em busca de procurados internacionais

Nesta edição do Segurança em Foco o destaque envolve o trabalho que a Polícia Federal faz com relação a procura por criminosos internacionais. Quem participa da conversa e traz detalhes desse trabalho é o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Ivo Silva. Ele explica, por exemplo, que a PF, que representa a Interpol no Brasil, reforça seus mecanismos de cooperação policial internacional e prende foragidos da justiça. Ouça as explicações completas!

PF alerta para regras de segurança no manuseio de armas
Segurança em Foco

20/01/2022 - PF alerta para regras de segurança no manuseio de armas

Nos últimos dias foi destaque a informação de uma menina de quatro anos baleada acidentalmente pela irmã mais velha, de 10 anos, no domingo (16), em Piúma, no Sul do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, o tiro partiu de uma espingarda de chumbinho calibre 5.5 mm que pertence ao pai das crianças. Ele teria esquecido a arma em uma sala onde as meninas brincavam. Diante de episódios como esse, as orientações sobre segurança com relação a armamento ficam redobradas. Nesta edição do Segurança em Foco, o instrutor de armamento e tiro da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Euler Alvarenga, orienta sobre as recomendações sobre manuseio, manutenção, utilização e guarda de armamento. Um ponto que ele alerta é com relação as diferenças entre armas de fogo e pressão. Ouça as explicações completas!

PF alerta sobre casos de pornografia infantil na internet
Segurança em Foco

13/01/2022 - PF alerta sobre casos de pornografia infantil na internet

As crianças e adolescentes estão, cada vez mais, presentes no ambiente virtual. E o assunto em destaque nesta edição do Segurança em Foco é a disseminação de pornografia infantil na internet. Crimes como armazenamento e divulgação de cenas pornográficas envolvendo crianças ou adolescentes preveem que tipos de penas? Como as investigações permitem a identificação e localização de indivíduos envolvidos com a produção e divulgação desse tipo de material? As explicações são do delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer. Ouça a conversa completa!

Saiba como é a formação de um policial que trabalha no mar
Segurança em Foco

06/01/2022 - Saiba como é a formação de um policial que trabalha no mar

Nesta edição do Segurança em Foco, o chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) no Espírito Santo, Mário Moreira, traz um novo destaque com relação ao trabalho realizado pelo Núcleo. Dessa vez, esse destaque envolve a formação de um policial que trabalha no mar, bem como o trabalho de parceria que é realizado pelo Nepom com outros órgãos, como é o caso da Marinha. "Os profissionais que atuam no núcleo têm uma formação preparatória especial, com cursos e formações como a de mergulhadores, por exemplo". Ouça a conversa completa!

Conheça detalhes do Núcleo que faz o patrulhamento das águas brasileiras
Segurança em Foco

30/12/2021 - Conheça detalhes do Núcleo que faz o patrulhamento das águas brasileiras

Nesta edição do "Segurança em Foco" o destaque é o trabalho realizado pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima. O núcleo da Polícia Federal tem como atribuição principal prover segurança nas vias navegáveis, terminais portuários e área de fundeios no país. Mário Moreira, chefe do Nepom no Espírito Santo, traz detalhes do trabalho realizado. Outro ponto de destaque é o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS), pioneiro no Porto de Vitória, que permite a segurança do tráfego e a segurança portuária.

Na hora de viajar: os cuidados no embarque e desembarque em aeroportos
Segurança em Foco

23/12/2021 - Na hora de viajar: os cuidados no embarque e desembarque em aeroportos

Nesta edição do "Segurança em Foco" o destaque é como realizar um embarque seguro rumo a sua viagem de fim de ano. Com as festas e férias, o movimento em aeroportos aumenta significativamente e os problemas envolvendo o embarque e desembarque de passageiros também aumentam. O Agente de Polícia Federal Adriano Silva de Oliveira Nunes, que atua no aeroporto de Vitória desde 2018, traz as dicas e orientações sobre como fazer sua viagem em segurança – e sem dor de cabeça. Ouça as explicações completas!

Brasil é o segundo mercado mundial de cocaína do mundo, só perdendo para os EUA
Segurança em Foco

16/12/2021 - Brasil é o segundo mercado mundial de cocaína do mundo, só perdendo para os EUA

Com o retorno gradual da atividade econômica, tem sido observado um aumento nas apreensões de grandes cargas de cocaína nos portos brasileiros. No Espírito Santo, por exemplo, duas grandes apreensões ocorreram nas últimas semanas. Foram 510 quilos na terça-feira (7) e 380 quilos na última quarta-feira (8). Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado Marcos Pugnal, chefe do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal no Espírito Santo, fala sobre os impactos do tráfico de drogas e alerta: "o  Brasil é o segundo mercado mundial de cocaína só perdendo para os Estados Unidos, E se há mercado, há consumo".

PF apreende quase uma tonelada de cocaína no ES; entenda a química da droga
Segurança em Foco

09/12/2021 - PF apreende quase uma tonelada de cocaína no ES; entenda a química da droga

Duas apreensões, que totalizaram quase uma tonelada de cocaína, ocorreram com 24h de intervalo desta semana no Espírito Santo. A primeira, de 510 kg da droga, foi realizada na manhã de terça-feira (7), em uma casa no bairro Interlagos, em Vila Velha. A segunda, na quarta-feira (8), ocorreu na Praia do Ribeiro, Praia da Costa, no mesmo município, e recolheu 380 kg de cocaína e uma lanha usada pelos criminosos. As quantidades chamam a atenção e, nesta edição do Segurança em Foco, o perito criminal federal André Bittencourt esclarece o que são essas drogas. Qual a estrutura química de uma droga desse tipo? Que consequências seu consumo traz ao organismo? Ouça!

Como funciona a prestação de serviço de segurança privada?
Segurança em Foco

02/12/2021 - Como funciona a prestação de serviço de segurança privada?

A Polícia Federal do Espírito Santo participou recentemente de uma ação nacional visando fiscalizar a prestação de serviços de segurança privada. Nesta edição do quadro Segurança em Foco, o delegado Leonardo Damasceno, chefe de Delegacia de Regional Executiva da PF no Espírito Santo, explica como é regulamentada a atividade no país.

Internet não é terra sem lei: até onde vai limite da liberdade de expressão?
Segurança em Foco

25/11/2021 - Internet não é terra sem lei: até onde vai limite da liberdade de expressão?

Nesta semana foi destaque a notícia que a Polícia Federal (PF) indiciou o homem responsável por publicação que ataca o senador Fabiano Contarato (Rede) e seu filho. A postagem foi divulgada no Facebook no dia 15 de novembro por Giovani Loureiro. A publicação trazia uma foto do senador com o filho na praia de Vila Velha e chamava Contarato de “infeliz” e “sem vergonha”, além de alegar que o parlamentar estava com o filho para fazer “marketing”. Segundo nota da PF enviada ao senador, a investigação já foi encerrada e Loureiro foi indiciado por crime de injúria qualificada por ter sido cometido contra funcionário público, em razão de suas funções, além do crime ter sido cometido ou divulgado na internet. Nos últimos tempos, o exercício e os limites da liberdade de expressão veem tomando destaque, em especial, pela massificação do uso das redes sociais. É sobre esse assunto que o delegado Lorenzo Esposito, Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, trata nesta edição do "Segurança em Foco". A internet é terra sem lei? E até onde vai o limite da liberdade de expressão? Ouça as explicações completas a respeito do assunto!

Dinheiro: você sabe identificar se uma cédula é verdadeira ou falsa?
Segurança em Foco

18/11/2021 - Dinheiro: você sabe identificar se uma cédula é verdadeira ou falsa?

Nesta semana duas mulheres foram presas com R$ 2 mil em dinheiro, em Alegre, na região Sul do Estado. As mulheres estavam tentando passar notas falsas no comércio do centro da cidade. Com as duas, foram encontrados R$ 2 mil em notas falsas, produtos comprados com as notas falsificadas e cartões bancários. As duas mulheres foram levadas para a sede da Polícia Federal, em Cachoeiro de Itapemirim. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Lorenzo Esposito, alerta com relação ao assunto.

Tráfico de animais: até jacaré era comercializado para colecionador exótico
Segurança em Foco

11/11/2021 - Tráfico de animais: até jacaré era comercializado para colecionador exótico

Nesta semana foi destaque a notícia de que a Polícia Federal (PF) fez uma operação contra o tráfico de animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A organização criminosa atuava em cidades do Norte do Espírito Santo e também no Rio de Janeiro. As investigações apontam que o grupo age há mais de 15 anos no Espírito Santo, capturando e vendendo animais, como papagaios, macacos e jacarés. Chamada de operação "Aveas Corpus", a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vila Valério, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Águia Branca, no Espírito Santo, além de Magé, no Rio de Janeiro. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Ivo Silva, traz mais detalhes do assunto!

Os cuidados com bagagens e encomendas de terceiros em aeroportos
Segurança em Foco

28/10/2021 - Os cuidados com bagagens e encomendas de terceiros em aeroportos

A cadela Drica, da raça pastor-alemão, passou a ser empregada no combate às organizações criminosas que atuam no ES e na repressão ao tráfico de drogas no Aeroporto de Vitória. Essa "ajuda" canina chama a atenção para um importante tema. A necessidade de cuidados com bagagens e encomendas de terceiros, por exemplo. O agente federal Rafael Pacheco, nesta edição do "Segurança em Foco", traz mais detalhes sobre o assunto. Fique atento às orientações completas!

Três crianças são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora
Segurança em Foco

21/10/2021 - Três crianças são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora

Nesta edição do Segurança em Foco, o assunto é a exploração sexual infantil. O delegado Ivo Silva, da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), orienta os pais e responsáveis sobre como identificar abusadores e como prevenir que os filhos sejam abordados. O alerta inicial é claro: crianças e adolescentes são um potencial alvo, e a mesma coisa vale para a idade. Não é possível mais definir o perfil específico de uma vítima. Fique atento às pessoas que estão a sua volta, já que 90% dos casos acontecem no ambiente familiar ou no círculo de convívio próximo da família e mantenha o diálogo aberto com a criança ou adolescente.

O que a polícia e a justiça podem fazer no combate às fake news
Segurança em Foco

14/10/2021 - O que a polícia e a justiça podem fazer no combate às fake news

O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, afirmou nesta terça-feira (12), no dia da Padroeira do Brasil que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada". "E para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio, uma república sem mentira e sem fake news". Você sabia que o engajamento das fake news é maior do que das noticias verdadeiras? O que a justiça e a polícia podem fazer no combate e repressão às fake news? Ouça a análise do delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer.

Corrupção também é um problema de segurança pública
Segurança em Foco

07/10/2021 - Corrupção também é um problema de segurança pública

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, teve estreia no CBN Vitória - o novo quadro "Segurança em Foco"! Na primeira edição, o superintendente da PF-ES, Eugênio Ricas, fala como os casos de corrupção envolvendo prefeituras, por exemplo, impactam nas políticas de segurança pública no país.