Segurança em Foco

Segurança em Foco

Polícia Federal


A segurança é destaque no "Segurança em Foco", uma parceria da CBN Vitória com a Polícia Federal.

Últimos Áudios

Saidinha de banco: o que fazer para evitar ser a próxima vítima
Segurança em Foco

19/05/2022 - Saidinha de banco: o que fazer para evitar ser a próxima vítima

O crime não é de hoje, e ainda acontece principalmente com quem tem costume ou ainda necessita fazer serviços em bancos e casas lotéricas: é a “saidinha”. O ‘modus operandi’ dos bandidos é o mesmo: roubar a vítima ao sair da agência bancária portando valores recém-sacados. Pensando nisso, nesta edição do Segurança em Foco, o agente federal Rafael Pacheco traz dicas para quem ainda precisa fazer serviços financeiros presencialmente e qual comportamento deve-se ter na agência e ao sair do banco ou da lotérica. Acompanhe!

Como é feito um retrato falado
Segurança em Foco

12/05/2022 - Como é feito um retrato falado

Nesta edição do Segurança em Foco, o assunto é retrato falado e reconhecimento facial! O papiloscopista policial federal Edson Rocha, chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), explica como são feitos e qual é o uso legal desses dispositivos. Se, antigamente, um retrato falado exigia as habilidades de um desenhista, agora a produção é feita por computador, usando programas de desenho gráfico. "Um retrato falado serve tanto pra identificar um criminoso - há diversos registros na história onde ele ajudou a solucionar crimes -, mas também pra eliminar suspeitas. Ele aponta e exclui provas!", afirma.

Entenda: prisão em flagrante pode ser anulada?
Segurança em Foco

05/05/2022 - Entenda: prisão em flagrante pode ser anulada?

Nesta edição do "Segurança em Foco", dando continuidade ao tema das modalidades de prisões, o delegado da Polícia Federal Guilherme Helmer esclarece o seguinte tema: pode acontecer uma nulidade de prisão em flagrante? Quando uma prisão em flagrante é feita e o juiz anula a prisão – alegando alguma ilegalidade, por exemplo – quais os procedimentos que devem ser seguidos? Outro assunto a ser esclarecido: você já ouviu falar em crime permanente? Ouça as explicações completas!

Você sabia que qualquer pessoa pode realizar uma prisão em flagrante?
Segurança em Foco

28/04/2022 - Você sabia que qualquer pessoa pode realizar uma prisão em flagrante?

O Segurança em Foco continua a abordar os tipos de prisão! No último quadro, o delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer, trouxe o detalhamento de prisões temporárias e preventivas e suas condicionantes. Nesta edição, o destaque é a prisão em flagrante. A prisão em flagrante tem o objetivo de restringir a liberdade de uma pessoa flagrada cometendo um delito ou logo após cometê-lo. Além disso, qualquer um pode realizar a prisão em flagrante, já que esta é uma medida de autodefesa da sociedade.

Passando a limpo: as diferenças entre prisões em flagrante, temporária e preventiva
Segurança em Foco

21/04/2022 - Passando a limpo: as diferenças entre prisões em flagrante, temporária e preventiva

Ao nos depararmos com as notícias, por diversas vezes temos os termos prisão em flagrante, temporária e preventiva. Mas, de forma prática, como elas funcionam e quais as principais diferenças? Tema para essa edição do "Segurança em Foco". Quem nos ajuda a esclarecer o assunto é o delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer.

Polícia explica como funcionava o esquema de adulteração de combustível no ES
Segurança em Foco

14/04/2022 - Polícia explica como funcionava o esquema de adulteração de combustível no ES

A Operação Naftalina, realizada pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF) nesta semana prendeu 14 pessoas e fechou oito postos de combustíveis na Grande Vitória. O objetivo foi identificar e prender integrantes de uma organização criminosa responsável pela adulteração de combustíveis que são vendidos nesses postos. Em síntese, segundo a PF, a organização adquiria cargas de nafta solvente e álcool hidratado em outros estados e as desviavam para a Grande Vitória. Uma vez no ES, o material era levado até um pátio clandestino em Vila Velha, onde os dois materiais eram misturados e a eles adicionados um corante para dar coloração de gasolina. Nesta edição do "Segurança em Foco" o delegado Vinicius Venturini, fala sobre o tema! Em entrevista à CBN Vitória, o delegado Vinicius Venturini, adiantou que na próxima semana haverá uma fiscalização da Agência Nacional do Petróleo nos postos investigados. Também houve um pedido, já deferido pelo judiciário, de suspensão da atividade econômica das empresas envolvidas no esquema de adulteração. "O fechamento depende de uma ação da Agência Nacional de Petróleo ou do Poder Judiciário, que inclusive deferiu um pedido de suspensão da atividade econômica a ser implementada pela Junta Comercial. Então, a Junta Comercial foi notificada para cumprir essa suspensão temporária da atividade comercial e acredito que, em breve, isso deve acontecer", explicou o delegado.

Sonho ou pesadelo? Os perigos dos chamados
Segurança em Foco

07/04/2022 - Sonho ou pesadelo? Os perigos dos chamados "coiotes" e da imigração ilegal

Uma operação da Polícia Federal (PF) no começo de fevereiro apreendeu o que os investigadores consideram ser o “manual de instruções” dos “coiotes”, como são chamados os criminosos que agenciam a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. O documento, encontrado em Barra de São Francisco, aqui no Espírito Santo, tinha instruções de como os interessados em atravessar a fronteira deveriam se vestir. As mulheres, por exemplo, não deveriam optar por roupas coloridas, e sim um “blazer bem bonito”, para não chamar a atenção das autoridades americanas. Nesta semana, um relatório inédito da PF, ao qual "O Globo" teve acesso, mostrou a expansão desses grupos criminosos, à medida que a situação econômica piorou para a população brasileira. Tema em destaque nesta edição do "Segurança em Foco", com o delegado Guilherme Helmer.

Saiba como funciona a autorização de residência para estrangeiros no Brasil
Segurança em Foco

31/03/2022 - Saiba como funciona a autorização de residência para estrangeiros no Brasil

Estrangeiros podem permanecer no Brasil? Se sim, em quais condições? Nesta edição do "Segurança em Foco", o destaque é o processo que envolve a autorização de residência que pode ser concedida ao imigrante que pretende trabalhar ou residir e se estabelecer temporária ou definitivamente em nosso país. A agente da Polícia Federal no Espírito Santo, Glaucia Dias, que acompanha o processo de imigração, explica como funciona.

Passando a limpo: o que é lavagem de dinheiro e como funciona?
Segurança em Foco

24/03/2022 - Passando a limpo: o que é lavagem de dinheiro e como funciona?

Nesta edição do "Segurança em Foco" o tema em destaque é lavagem de dinheiro. O termo de forma corriqueira aparece no noticiário relacionado a operações policiais, por exemplo. Mas, de forma prática e objetiva, como funciona esse tipo de prática? Que interesses estão envolvidos nesse tipo de situação criminosa? O agente da Polícia Federal, Rafael Pacheco, esclarece essas e outras dúvidas. Em março de 1998, dando continuidade a compromissos internacionais assumidos a partir da assinatura da Convenção de Viena de 1988, o Brasil aprovou a Lei de Lavagem de Dinheiro ou Lei nº 9613, de 1998.

Em aeroportos: como ocorre a fiscalização contra o tráfico de drogas?
Segurança em Foco

17/03/2022 - Em aeroportos: como ocorre a fiscalização contra o tráfico de drogas?

Nesta semana foi destaque a informação de que um traficante de 18 anos preso em flagrante após desembarcar no Aeroporto de Vitória com cerca de 4 quilos de pasta base de cocaína. O entorpecente estava enrolado com fitas presas ao corpo - nas coxas e canela - e encobertas pelas roupas que o jovem vestia. A prisão ocorreu na última segunda-feira (14). O rapaz havia embarcado em Cuiabá, no Mato Grosso, com destino ao Espírito Santo. Além do jovem que veio no avião, outro envolvido também foi preso na mesma força-tarefa integrada pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal e Guardas Civis de Vitória, Vila Velha e Serra. O segundo traficante foi detido nos arredores do aeroporto, no momento em que o rapaz que havia trazido a droga entrou em um carro que o esperava. Neste momento, os agentes interceptaram a dupla e deram voz de prisão. Como os aeroportos aparecem na rota do tráfico de drogas? Como é a atuação da PF para a descoberta desses casos? Nesta edição do "Segurança em Foco", o agente federal Rafael Pacheco, fala sobre o tema.

Entenda como funcionam os acordos de cooperação internacional entre as polícias
Segurança em Foco

10/03/2022 - Entenda como funcionam os acordos de cooperação internacional entre as polícias

O mundo interligado no combate ao crime! Nesta edição do "Segurança em Foco", o agente federal Rafael Pacheco explica como funcionam os acordos de cooperação internacional que envolvem a Polícia Federal. De forma geral, informa a instituição em seu site, "a Polícia Federal se utiliza da cooperação internacional como instrumento para combater de maneira eficaz a criminalidade organizada transnacional e para preservar a segurança interna. Para tanto, formaliza parcerias com instituições estrangeiras, fomentando a cooperação e assistência mútuas". Além disso, "a política de cooperação da Polícia Federal baseia-se na reciprocidade e no interesse mútuo e tem por objetivo a transferência de conhecimentos e informações, realização de ações conjuntas e capacitação de policiais. O instrumento utilizado para formalização dessa parceria é o Memorando de Entendimento (MdE). Ouça a conversa completa!

Uso das algemas: quando e por quais motivos usar?
Segurança em Foco

03/03/2022 - Uso das algemas: quando e por quais motivos usar?

O Código de Processo Penal permite o uso dos “meios necessários” em caso de resistência à prisão em flagrante ou à determinada por autoridade competente. A legislação proíbe, por outro lado, o uso de algemas em mulheres grávidas durante as consultas preparatórias para o parto e o trabalho de parto e ainda no pós-parto. Há ainda a Súmula Vinculante 11 que estabelece o uso de algemas como uma excepcionalidade, lícita em casos de resistência do preso ou de terceiros e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia. No Segurança em Foco desta quinta-feira (03), o escrivão da Polícia Federal e instrutor de técnicas operacionais, Euler Alvarenga, explica em quais momentos o uso das algemas é necessário e autorizado.

Golpe do 'dinheiro esquecido': como fugir das fraudes
Segurança em Foco

24/02/2022 - Golpe do 'dinheiro esquecido': como fugir das fraudes

Desde que o Banco Central (BC) anunciou, no dia 24 de janeiro, que consumidores poderiam reaver "dinheiro esquecido" nos bancos, empresas de cibersegurança identificaram sites e aplicativos falsos que estão utilizando o assunto para atrair vítimas. Segundo cálculos divulgados uma unidade especializada em cibersegurança, em menos de um mês, sites falsos já teriam vitimado mais de 560 mil pessoas. A empresa informou que a estimativa leva em consideração apenas o número de usuários de Android no país, que seriam 131,1 milhões, de acordo com o IBGE. Ainda circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, links e informações que prometem consultar e até sacar via Pix valores disponíveis em bancos. O Banco Central tem uma ferramenta própria e oficial que permite o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. Nesta quinta-feira (24), o delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da Polícia Federal, Lorenzo Esposito, explica como não cair nesse tipo de golpe.

Conheça as punições para quem pesca ou navega em áreas proibidas
Segurança em Foco

17/02/2022 - Conheça as punições para quem pesca ou navega em áreas proibidas

Nesta quarta-feira (16) agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Espirito Santo (NEPOM) interceptaram uma embarcação e retiraram 04 (quatro) mergulhadores que pescavam irregularmente em uma área de segurança do Complexo Portuário de Praia Mole. A abordagem foi realizada pela equipe policial a bordo da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Urano, após acionamento da divisão de segurança do Terminal de Tubarão. A área próxima ao cais serve às manobras de grandes embarcações, tais como navios e rebocadores. Há também cargas suspensas que extrapolam o limite do cais. Sendo assim, são regiões inadequadas e inseguras para barcos pequenos, que comprometem a sua própria segurança e acabam por prejudicar ou mesmo impedir as manobras portuárias. Quem explica nesta edição do Segurança em Foco é o agente da Polícia Federal, Rogério Lages.

Receptação: comprar produto roubado também é crime
Segurança em Foco

10/02/2022 - Receptação: comprar produto roubado também é crime

Uma quadrilha que simulava roubos para desviar cargas dos Correios foi alvo recentemente de uma operação da Polícia Federal. Estão sendo investigados empregados de empresas terceirizadas a serviço dos Correios que desviavam e furtavam encomendas postais ainda na fase de distribuição na cadeia logística, em especial telefones celulares. No Segurança em Foco desta quinta-feira (10), Guilherme Helmer explica que receptação também é crime, ou seja, comprar produtos roubados não é permitido por lei.

Como é o trabalho da Polícia Federal em busca de procurados internacionais
Segurança em Foco

27/01/2022 - Como é o trabalho da Polícia Federal em busca de procurados internacionais

Nesta edição do Segurança em Foco o destaque envolve o trabalho que a Polícia Federal faz com relação a procura por criminosos internacionais. Quem participa da conversa e traz detalhes desse trabalho é o delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Ivo Silva. Ele explica, por exemplo, que a PF, que representa a Interpol no Brasil, reforça seus mecanismos de cooperação policial internacional e prende foragidos da justiça. Ouça as explicações completas!

PF alerta para regras de segurança no manuseio de armas
Segurança em Foco

20/01/2022 - PF alerta para regras de segurança no manuseio de armas

Nos últimos dias foi destaque a informação de uma menina de quatro anos baleada acidentalmente pela irmã mais velha, de 10 anos, no domingo (16), em Piúma, no Sul do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, o tiro partiu de uma espingarda de chumbinho calibre 5.5 mm que pertence ao pai das crianças. Ele teria esquecido a arma em uma sala onde as meninas brincavam. Diante de episódios como esse, as orientações sobre segurança com relação a armamento ficam redobradas. Nesta edição do Segurança em Foco, o instrutor de armamento e tiro da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Euler Alvarenga, orienta sobre as recomendações sobre manuseio, manutenção, utilização e guarda de armamento. Um ponto que ele alerta é com relação as diferenças entre armas de fogo e pressão. Ouça as explicações completas!

PF alerta sobre casos de pornografia infantil na internet
Segurança em Foco

13/01/2022 - PF alerta sobre casos de pornografia infantil na internet

As crianças e adolescentes estão, cada vez mais, presentes no ambiente virtual. E o assunto em destaque nesta edição do Segurança em Foco é a disseminação de pornografia infantil na internet. Crimes como armazenamento e divulgação de cenas pornográficas envolvendo crianças ou adolescentes preveem que tipos de penas? Como as investigações permitem a identificação e localização de indivíduos envolvidos com a produção e divulgação desse tipo de material? As explicações são do delegado da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), Guilherme Helmer. Ouça a conversa completa!

Saiba como é a formação de um policial que trabalha no mar
Segurança em Foco

06/01/2022 - Saiba como é a formação de um policial que trabalha no mar

Nesta edição do Segurança em Foco, o chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) no Espírito Santo, Mário Moreira, traz um novo destaque com relação ao trabalho realizado pelo Núcleo. Dessa vez, esse destaque envolve a formação de um policial que trabalha no mar, bem como o trabalho de parceria que é realizado pelo Nepom com outros órgãos, como é o caso da Marinha. "Os profissionais que atuam no núcleo têm uma formação preparatória especial, com cursos e formações como a de mergulhadores, por exemplo". Ouça a conversa completa!

Conheça detalhes do Núcleo que faz o patrulhamento das águas brasileiras
Segurança em Foco

30/12/2021 - Conheça detalhes do Núcleo que faz o patrulhamento das águas brasileiras

Nesta edição do "Segurança em Foco" o destaque é o trabalho realizado pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima. O núcleo da Polícia Federal tem como atribuição principal prover segurança nas vias navegáveis, terminais portuários e área de fundeios no país. Mário Moreira, chefe do Nepom no Espírito Santo, traz detalhes do trabalho realizado. Outro ponto de destaque é o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS), pioneiro no Porto de Vitória, que permite a segurança do tráfego e a segurança portuária.

Na hora de viajar: os cuidados no embarque e desembarque em aeroportos
Segurança em Foco

23/12/2021 - Na hora de viajar: os cuidados no embarque e desembarque em aeroportos

Nesta edição do "Segurança em Foco" o destaque é como realizar um embarque seguro rumo a sua viagem de fim de ano. Com as festas e férias, o movimento em aeroportos aumenta significativamente e os problemas envolvendo o embarque e desembarque de passageiros também aumentam. O Agente de Polícia Federal Adriano Silva de Oliveira Nunes, que atua no aeroporto de Vitória desde 2018, traz as dicas e orientações sobre como fazer sua viagem em segurança – e sem dor de cabeça. Ouça as explicações completas!

Brasil é o segundo mercado mundial de cocaína do mundo, só perdendo para os EUA
Segurança em Foco

16/12/2021 - Brasil é o segundo mercado mundial de cocaína do mundo, só perdendo para os EUA

Com o retorno gradual da atividade econômica, tem sido observado um aumento nas apreensões de grandes cargas de cocaína nos portos brasileiros. No Espírito Santo, por exemplo, duas grandes apreensões ocorreram nas últimas semanas. Foram 510 quilos na terça-feira (7) e 380 quilos na última quarta-feira (8). Nesta edição do "Segurança em Foco", o delegado Marcos Pugnal, chefe do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal no Espírito Santo, fala sobre os impactos do tráfico de drogas e alerta: "o  Brasil é o segundo mercado mundial de cocaína só perdendo para os Estados Unidos, E se há mercado, há consumo".

PF apreende quase uma tonelada de cocaína no ES; entenda a química da droga
Segurança em Foco

09/12/2021 - PF apreende quase uma tonelada de cocaína no ES; entenda a química da droga

Duas apreensões, que totalizaram quase uma tonelada de cocaína, ocorreram com 24h de intervalo desta semana no Espírito Santo. A primeira, de 510 kg da droga, foi realizada na manhã de terça-feira (7), em uma casa no bairro Interlagos, em Vila Velha. A segunda, na quarta-feira (8), ocorreu na Praia do Ribeiro, Praia da Costa, no mesmo município, e recolheu 380 kg de cocaína e uma lanha usada pelos criminosos. As quantidades chamam a atenção e, nesta edição do Segurança em Foco, o perito criminal federal André Bittencourt esclarece o que são essas drogas. Qual a estrutura química de uma droga desse tipo? Que consequências seu consumo traz ao organismo? Ouça!

Como funciona a prestação de serviço de segurança privada?
Segurança em Foco

02/12/2021 - Como funciona a prestação de serviço de segurança privada?

A Polícia Federal do Espírito Santo participou recentemente de uma ação nacional visando fiscalizar a prestação de serviços de segurança privada. Nesta edição do quadro Segurança em Foco, o delegado Leonardo Damasceno, chefe de Delegacia de Regional Executiva da PF no Espírito Santo, explica como é regulamentada a atividade no país.

Internet não é terra sem lei: até onde vai limite da liberdade de expressão?
Segurança em Foco

25/11/2021 - Internet não é terra sem lei: até onde vai limite da liberdade de expressão?

Nesta semana foi destaque a notícia que a Polícia Federal (PF) indiciou o homem responsável por publicação que ataca o senador Fabiano Contarato (Rede) e seu filho. A postagem foi divulgada no Facebook no dia 15 de novembro por Giovani Loureiro. A publicação trazia uma foto do senador com o filho na praia de Vila Velha e chamava Contarato de “infeliz” e “sem vergonha”, além de alegar que o parlamentar estava com o filho para fazer “marketing”. Segundo nota da PF enviada ao senador, a investigação já foi encerrada e Loureiro foi indiciado por crime de injúria qualificada por ter sido cometido contra funcionário público, em razão de suas funções, além do crime ter sido cometido ou divulgado na internet. Nos últimos tempos, o exercício e os limites da liberdade de expressão veem tomando destaque, em especial, pela massificação do uso das redes sociais. É sobre esse assunto que o delegado Lorenzo Esposito, Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, trata nesta edição do "Segurança em Foco". A internet é terra sem lei? E até onde vai o limite da liberdade de expressão? Ouça as explicações completas a respeito do assunto!

Dinheiro: você sabe identificar se uma cédula é verdadeira ou falsa?
Segurança em Foco

18/11/2021 - Dinheiro: você sabe identificar se uma cédula é verdadeira ou falsa?

Nesta semana duas mulheres foram presas com R$ 2 mil em dinheiro, em Alegre, na região Sul do Estado. As mulheres estavam tentando passar notas falsas no comércio do centro da cidade. Com as duas, foram encontrados R$ 2 mil em notas falsas, produtos comprados com as notas falsificadas e cartões bancários. As duas mulheres foram levadas para a sede da Polícia Federal, em Cachoeiro de Itapemirim. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Lorenzo Esposito, alerta com relação ao assunto.

Tráfico de animais: até jacaré era comercializado para colecionador exótico
Segurança em Foco

11/11/2021 - Tráfico de animais: até jacaré era comercializado para colecionador exótico

Nesta semana foi destaque a notícia de que a Polícia Federal (PF) fez uma operação contra o tráfico de animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A organização criminosa atuava em cidades do Norte do Espírito Santo e também no Rio de Janeiro. As investigações apontam que o grupo age há mais de 15 anos no Espírito Santo, capturando e vendendo animais, como papagaios, macacos e jacarés. Chamada de operação "Aveas Corpus", a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vila Valério, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Águia Branca, no Espírito Santo, além de Magé, no Rio de Janeiro. Nesta edição do Segurança em Foco, o delegado da Polícia Federal, Ivo Silva, traz mais detalhes do assunto!

Os cuidados com bagagens e encomendas de terceiros em aeroportos
Segurança em Foco

28/10/2021 - Os cuidados com bagagens e encomendas de terceiros em aeroportos

A cadela Drica, da raça pastor-alemão, passou a ser empregada no combate às organizações criminosas que atuam no ES e na repressão ao tráfico de drogas no Aeroporto de Vitória. Essa "ajuda" canina chama a atenção para um importante tema. A necessidade de cuidados com bagagens e encomendas de terceiros, por exemplo. O agente federal Rafael Pacheco, nesta edição do "Segurança em Foco", traz mais detalhes sobre o assunto. Fique atento às orientações completas!

Três crianças são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora
Segurança em Foco

21/10/2021 - Três crianças são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora

Nesta edição do Segurança em Foco, o assunto é a exploração sexual infantil. O delegado Ivo Silva, da Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES), orienta os pais e responsáveis sobre como identificar abusadores e como prevenir que os filhos sejam abordados. O alerta inicial é claro: crianças e adolescentes são um potencial alvo, e a mesma coisa vale para a idade. Não é possível mais definir o perfil específico de uma vítima. Fique atento às pessoas que estão a sua volta, já que 90% dos casos acontecem no ambiente familiar ou no círculo de convívio próximo da família e mantenha o diálogo aberto com a criança ou adolescente.

O que a polícia e a justiça podem fazer no combate às fake news
Segurança em Foco

14/10/2021 - O que a polícia e a justiça podem fazer no combate às fake news

O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, afirmou nesta terça-feira (12), no dia da Padroeira do Brasil que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada". "E para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio, uma república sem mentira e sem fake news". Você sabia que o engajamento das fake news é maior do que das noticias verdadeiras? O que a justiça e a polícia podem fazer no combate e repressão às fake news? Ouça a análise do delegado da Polícia Federal, Guilherme Helmer.

Corrupção também é um problema de segurança pública
Segurança em Foco

07/10/2021 - Corrupção também é um problema de segurança pública

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, teve estreia no CBN Vitória - o novo quadro "Segurança em Foco"! Na primeira edição, o superintendente da PF-ES, Eugênio Ricas, fala como os casos de corrupção envolvendo prefeituras, por exemplo, impactam nas políticas de segurança pública no país.