Espírito Santo: Que História é Essa?

Espírito Santo: Que História é Essa?

CBN Vitória


No quadro são abordados aspectos diversos da história capixaba: personagens, processos políticos, econômicos, sociais, lugares de significação histórica, social e cultural permitindo uma melhor compreensão da nossa realidade.

Últimos Áudios

Conheça a história sobre a vida de São José de Anchieta
Espírito Santo: Que História é Essa?

20/05/2024 - Conheça a história sobre a vida de São José de Anchieta

Neste ano o Santuário Nacional de Anchieta celebra 10 anos da canonização de Anchieta. A Festa Nacional do jesuíta acontece entre os dias 29 de maio a 09 de junho. É nesse clima, que o "Espírito Santo: Que História É Essa?", com o comentarista Rafael Simões, inicia uma série especial sobre o Santo. Nesse primeiro momento, o destaque é a vida de São José de Anchieta.

Solta o som: o clima é de quadrilha e dança pomerana!
Espírito Santo: Que História é Essa?

13/05/2024 - Solta o som: o clima é de quadrilha e dança pomerana!

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História É Essa?”, o clima é de duas modalidades de danças características e que marcam a história do Estado: quadrilha e dança pomerana. O comentarista Rafael Simões traz as histórias. 

Conheça a história das danças alemã e polonesa
Espírito Santo: Que História é Essa?

06/05/2024 - Conheça a história das danças alemã e polonesa

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História é Essa?”, o comentarista Rafael Simões traz como destaque a história e legado das danças alemãs e polonesas para a cultura do Espírito Santo.

Tradicionais encontros: o Bate-flechas e as danças folclóricas italianas
Espírito Santo: Que História é Essa?

29/04/2024 - Tradicionais encontros: o Bate-flechas e as danças folclóricas italianas

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História É Essa?", o assunto em destaque com o comentarista Rafael Simões, são duas importantes manifestações artísticas e culturais: o "Bate-flechas" ou Dança das Flechas e as danças folclóricas italianas. Ouça a conversa completa!

Tradição e musicalidade: a história do Congo e Ticumbi
Espírito Santo: Que História é Essa?

15/04/2024 - Tradição e musicalidade: a história do Congo e Ticumbi

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História É Essa?”, com o comentarista Rafael Simões, o destaque é o congo e o ticumbi.

A influência religiosa no Espírito Santo colonial
Espírito Santo: Que História é Essa?

08/04/2024 - A influência religiosa no Espírito Santo colonial

Nesta segunda-feira (8), o capixaba celebra o Dia de Nossa Senhora da Penha. E a influência religiosa no Espírito Santo já é do período colonial. Este é o assunto do "Espírito Santo: Que História É Essa?", com o comentarista Rafael Simões. Até meados do século XIX, o Espírito Santo se manteve à margem do desenvolvimento nacional. Seu período colonial foi marcado por dificuldades tanto econômicas quanto demográficas, permanecendo à parte dos principais processos econômicos que se consolidaram em outras regiões do Brasil. A influência dos religiosos foi fundamental para o desenvolvimento do Estado.

Fé e religiosidade: a história do Convento e Festa da Penha
Espírito Santo: Que História é Essa?

01/04/2024 - Fé e religiosidade: a história do Convento e Festa da Penha

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História É Essa?", o comentarista Rafael Simões, no clima da Festa da Penha, trata da história da festividade e do Convento da Penha. Em 1558 chega à Capitania do Espírito Santo o irmão leigo franciscano, Frei Pedro Palácios, fundador do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Em 1562, Frei Pedro Palácios constrói a Capela dedicada a São Francisco por Frei Pedro Palácios. Em 1566 tem início a construção da ermida de Nossa Senhora da Penha do Espírito Santo e em 1569 chega de Lisboa a imagem de Nossa Senhora da Penha encomendada por Frei Pedro Palácios. A ermida é concluída no ano seguinte. No mesmo ano, no dia 2 de maio, dia seguinte aos festejos da Penha, morre Frei Pedro Palácios.

Chuvas no Espírito Santo: de 2013 para cá, o que mudou?
Espírito Santo: Que História é Essa?

25/03/2024 - Chuvas no Espírito Santo: de 2013 para cá, o que mudou?

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História É Essa?”, em uma versão especial, o assunto em destaque são os históricos das chuvas no Estado.

A história do Morro do Penedo e das ilhas do Boi e do Frade
Espírito Santo: Que História é Essa?

18/03/2024 - A história do Morro do Penedo e das ilhas do Boi e do Frade

O tema desta edição do "Espírito Santo: Que História É Essa?", com o comentarista Rafael Simões, foi motivado por meio da sugestão do ouvinte Vando. Ele sugeriu contar a história do Morro do Penedo. Vamos às histórias:

As histórias do Forte São João e da Ponte Florentino Avidos
Espírito Santo: Que História é Essa?

11/03/2024 - As histórias do Forte São João e da Ponte Florentino Avidos

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História é Essa?”, o comentarista Rafael Simões traz como destaque as histórias do Forte São João e da Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes).

Prepare as panturrilhas: conheça as escadarias mais famosas de Vitória
Espírito Santo: Que História é Essa?

04/03/2024 - Prepare as panturrilhas: conheça as escadarias mais famosas de Vitória

Nesta edição de “Espírito Santo: Que História É Essa?”, o comentarista Rafael Simões compartilha os detalhes de seis escadarias super famosas de Vitória. Prepare as panturrilhas para subir estes degraus e descubra os segredos por trás das escadarias Maria Ortiz, de São Diogo, da Igreja do Rosário, Bárbara Lindenberg, Djanira Lima e da Piedade. Ouça a conversa completa!

Passeio pelo Centro: conheça o Mercado da Capixaba e o Viaduto Caramuru
Espírito Santo: Que História é Essa?

26/02/2024 - Passeio pelo Centro: conheça o Mercado da Capixaba e o Viaduto Caramuru

Nesta edição de “Espírito Santo: Que História É Essa?”, o comentarista Rafael Simões passeia pelo Centro de Vitória e apresenta as histórias de duas construções importantes para a Capital: o Mercado da Capixaba e o Viaduto Caramuru. Ouça a conversa completa!

Conheça as histórias do Museu Solar Monjardim e do Museu Capixaba do Negro
Espírito Santo: Que História é Essa?

19/02/2024 - Conheça as histórias do Museu Solar Monjardim e do Museu Capixaba do Negro

Nesta edição de “Espírito Santo: Que História É Essa?”, o comentarista Rafael Simões conta a história de dois locais que carregam a memória do Estado: o Museu Solar Monjardim, na Praia do Canto, e o Museu Capixaba do Negro, no Centro. Ouça a conversa completa e saiba detalhes.

Qual a origem do Carnaval no mundo e no ES? Relembre momentos marcantes
Espírito Santo: Que História é Essa?

12/02/2024 - Qual a origem do Carnaval no mundo e no ES? Relembre momentos marcantes

Nesta edição especial de Espírito Santo: Que História É Essa?, o comentarista Rafael Simões relembra a história do Carnaval capixaba. Da origem nas ruas ao primeiro desfile, descubra como foi criado o primeiro samba-enredo capixaba e como nasceram as escolas de samba da Capital. Ouça a conversa completa!

Por dentro da história: o Parque Moscoso e Convento São Francisco
Espírito Santo: Que História é Essa?

05/02/2024 - Por dentro da história: o Parque Moscoso e Convento São Francisco

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História É Essa?", o comentarista Rafael Simões traz como destaque dois locais que mexem com o imaginário popular no Espírito Santo: o Parque Moscoso e Convento de São Francisco, localizados em Vitória. Vamos a história:

Fé e História: Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário
Espírito Santo: Que História é Essa?

29/01/2024 - Fé e História: Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário

Nesta edição, de número doze, do Espírito Santo: Que História É Essa?, o comentarista Rafael Simões fala sobre a Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, e da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Uma é do Século XVII e a outra do Século XVIII, mas as duas carregam a fé do capixaba ao longo dos anos. Ouça os detalhes.

Por dentro da história: fundação e legado da Fafi e do Teatro Glória!
Espírito Santo: Que História é Essa?

22/01/2024 - Por dentro da história: fundação e legado da Fafi e do Teatro Glória!

Nesta edição do Espírito Santo: Que História É Essa?, o destaque com o comentarista Rafael Simões é a história, importância e legado da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e o Teatro Glória. Vamos a história:

Conheça a história do Teatro Carlos Gomes e da Praça Costa Pereira
Espírito Santo: Que História é Essa?

15/01/2024 - Conheça a história do Teatro Carlos Gomes e da Praça Costa Pereira

Nesta edição do Espírito Santo: Que História é Essa?, o comentarista Rafael Simões traz como destaque as curiosidades e contextos que envolvem o Teatro Carlos Gomes e a Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. O Teatro Carlos Gomes foi edificado numa época em que Vitória passava por importantes transformações urbanas. Em 1923, o único teatro da cidade, o Melpômene, que sofrera um princípio de incêndio, tinha sido demolido para a abertura da Rua Sete de Setembro e alargamento da Praça da Independência – atual Praça Costa Pereira. Por utilizar a área do antigo teatro para ampliação da praça, a administração estadual assumiu o compromisso com o Município de erguer um novo teatro. Ouça em detalhes!

Conheça as histórias da Catedral Metropolitana de Vitória e da Basílica de Santo Antônio
Espírito Santo: Que História é Essa?

01/01/2024 - Conheça as histórias da Catedral Metropolitana de Vitória e da Basílica de Santo Antônio

Neste episódio de "Espírito Santo - Que História é Essa?", o comentarista Rafael Simões conta as histórias de dois monumentos icônicos da cidade de Vitória: a Catedral Metropolitana, na Cidade Alta, e a Basílica de Santo Antônio. Ouça a conversa completa e se encante ainda mais pela Capital do Espírito Santo!

Você conhece as histórias da Capela de Santa Luzia e da Igreja de São Gonçalo?
Espírito Santo: Que História é Essa?

18/12/2023 - Você conhece as histórias da Capela de Santa Luzia e da Igreja de São Gonçalo?

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o comentarista Rafael Simões traz como destaque as curiosidades que envolvem dois monumentos arquitetônicos marcantes de Vitória: a Capela de Santa Luzia e a Igreja de São Gonçalo, localizados na Cidade Alta. Conheça detalhes dessa história!

Conheça as histórias do Monumento ao Imigrante e da Ponte da Passagem
Espírito Santo: Que História é Essa?

11/12/2023 - Conheça as histórias do Monumento ao Imigrante e da Ponte da Passagem

Nesta edição do Espírito Santo; Que História é Essa? vamos passear por dois novos monumentos culturais que marcam a história da cidade de Vitória. São eles: Monumento ao Imigrante e a Ponte Carlos Lindenberg, também conhecida como Ponte da Passagem. Quem conta esta história é o comentarista Rafael Simões. 

Conheça as histórias sobre os Monumentos à Comunidade Negra e ao Trabalho
Espírito Santo: Que História é Essa?

04/12/2023 - Conheça as histórias sobre os Monumentos à Comunidade Negra e ao Trabalho

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História é Essa?”, o comentarista Rafael Simões traz como destaques a história do Monumento à Comunidade Negra e do Monumento ao Trabalho. Ouça a conversa completa!

Monumentos a Mãe e a Dona Domingas: resgatando a memória capixaba
Espírito Santo: Que História é Essa?

27/11/2023 - Monumentos a Mãe e a Dona Domingas: resgatando a memória capixaba

Nesta edição de “Espírito Santo: Que História É Essa?”, o comentarista Rafael Simões apresenta os monumentos Mãe e Dona Domingas. Ouça a conversa completa!

Conheça as histórias da Cruz Reverente e do Relógio da Praça Oito
Espírito Santo: Que História é Essa?

20/11/2023 - Conheça as histórias da Cruz Reverente e do Relógio da Praça Oito

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o comentarista Rafael Simões traz como destaque a história do monumento da Cruz Reverente e do Relógio da Praça Oito de Setembro, em Vitória.

Conheça a história dos monumentos ao Arariboia e à Iemanjá
Espírito Santo: Que História é Essa?

13/11/2023 - Conheça a história dos monumentos ao Arariboia e à Iemanjá

Em mais um capítulo da série especial "Espírito Santo: Que História é Essa", o professor Doutor em História, traz como destaque a história de mais dois monumentos culturais de Vitória, em homenagem à Arariboia e Iemanjá. 

Nova série traz detalhes sobre os monumentos culturais da capital
Espírito Santo: Que História é Essa?

06/11/2023 - Nova série traz detalhes sobre os monumentos culturais da capital

Nesta semana, o comentarista Rafael Simões começa uma nova série no podcast "Espírito Santo: Que História É Essa?". Vamos descobrir os detalhes dos monumentos culturais espalhados por Vitória, a capital do Estado. Nesta edição, vamos saber o que fez o músico Mauricio de Oliveira ganhar uma estátua em sua homenagem na Praia de Camburi. Ouça a conversa completa!

José Ignacio Ferreira encerra série especial sobre governadores do século XX
Espírito Santo: Que História é Essa?

30/10/2023 - José Ignacio Ferreira encerra série especial sobre governadores do século XX

Nesta edição de “Espírito Santo: que história é essa?”, o comentarista Rafael Simões relembra a trajetória política de José Ignacio Ferreira. O capixaba já foi vereador por Vitória e deputado federal na década de 1960, senador na década de 1980 e governador do Estado entre 1999 e 2002. Ouça a conversa completa!

Vitor Buaiz: um dos primeiros governadores eleitos pelo PT no Brasil
Espírito Santo: Que História é Essa?

23/10/2023 - Vitor Buaiz: um dos primeiros governadores eleitos pelo PT no Brasil

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", com o comentarista Rafael Simões, o tema em destaque é o governo de Vitor Buaiz. Vitor Buaiz, nascido em Vitória, em 19 de agosto de 1943, é professor e médico. Foi deputado federal (1987 – 1988), prefeito de Vitória (1989 – 1992) e governador do Espírito Santo (1995 – 1998), sendo junto com Cristovam Buarque, eleito governador do Distrito Federal, os dois primeiros governadores eleitos pelo PT no Brasil. Ouça a conversa completa!

Como foi o governo de Albuíno Azeredo no ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

16/10/2023 - Como foi o governo de Albuíno Azeredo no ES

Albuíno de Azeredo nasceu em Vila Velha no dia 21 de janeiro de 1945, filho de Albuíno Ferreira de Azeredo e de Normília Cunha de Azeredo. Negro e de origem humilde, foi vendedor ambulante, quitandeiro, peão de pedreira e jogador de futebol no Atlético de Vitória. Mais tarde, trabalhou no Departamento de Água e Esgoto do Espírito Santo. Durante o curso, estagiou na Companhia Vale do Rio Doce, trabalhou no local após a graduação e fundou a ENEFER, empresa de consultoria no ramo do transporte ferroviário. Dividindo as atividades empresariais com a política, foi eleito governador do Espírito Santo no segundo turno das eleições de 1990. Ouça a conversa completa!

Fique por dentro de como foi o governo de Max de Freitas Mauro
Espírito Santo: Que História é Essa?

02/10/2023 - Fique por dentro de como foi o governo de Max de Freitas Mauro

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?" o tema em destaque é o governo e as marcas políticas da gestão de Max de Freitas Mauro, o Max Mauro. 

Gerson Camata: recorde seu governo e vida política
Espírito Santo: Que História é Essa?

25/09/2023 - Gerson Camata: recorde seu governo e vida política

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História é Essa?”, o comentarista Rafael Simões traz como destaque o governo de Gerson Camata.
Camata foi eleito governador por uma ampla coalizão política que ia desde o apoio do ex-governador Élcio Álvares, que não apoio Carlos Von Schilgen, candidato do PDS que derrotou Élcio na convenção do partido, até os grupos comunistas que estavam no PMDB, o PCB e o PCdoB, além dos grupos políticos tradicionais do PMDB e até mesmo o então deputado federal Max Mauro, a quem havia derrotado na convenção do PMDB na disputa pela candidatura. Teve 67% dos votos na eleição para governador.

As marcas e desafios do governo de Eurico Rezende no ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

18/09/2023 - As marcas e desafios do governo de Eurico Rezende no ES

O governo de Eurico Vieira de Rezende é o tema em destaque nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", com o comentarista Rafael Simões. Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eurico Rezende começou sua militância política atuando como redator do jornal oposicionista A Democracia, editado por estudantes, em Vitória. Protestou através de um telegrama endereçado ao presidente Getúlio Vargas, contra a implantação do Estado Novo em novembro de 1937. Ouça a conversa completa!

Élcio Álvares: o mineiro que governou o ES na década de 1970
Espírito Santo: Que História é Essa?

11/09/2023 - Élcio Álvares: o mineiro que governou o ES na década de 1970

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o Doutor em História, Rafael Simões fala sobre o governo de Élcio Álvares, o mineiro que governou o Espírito Santo na década de 1970. Ouça a conversa completa!

Curiosidades e fatos que marcam a história de Vitória!
Espírito Santo: Que História é Essa?

06/09/2023 - Curiosidades e fatos que marcam a história de Vitória!

Numa versão especial do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o doutor em História, Rafael Simões, traz, desta vez, o "Vitória: Que História é Essa?", com curiosidades e fatos que marcam a história da capital capixaba. Ouça a conversa completa!

Quem foi Arthur Carlos Gerhardt Santos e seu governo!
Espírito Santo: Que História é Essa?

04/09/2023 - Quem foi Arthur Carlos Gerhardt Santos e seu governo!

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o Doutor em História, Rafael Simões fala sobre o governo de Arthur Carlos Gerhardt Santos. Natural de Vitória, foi governador do Espírito Santo entre 1971 e 1975. Durante sua administração, deu ênfase ao processo de desenvolvimento do Estado através da implantação de complexos industriais, como a área 1 do Centro Industrial da Grande Vitória. Ouça a conversa completa!

O governo de Christiano Dias Lopes Filho no ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

21/08/2023 - O governo de Christiano Dias Lopes Filho no ES

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o assunto em destaque é o governo de Christiano Dias Lopes Filho. Christiano Dias Lopes Filho nasceu em Bom Jesus do Norte em 26 de dezembro de 1927. Formou-se como bacharel em Direito e foi procurador do Estado e professor da Escola Técnica Federal. De 1951 a 1954 ocupou o cargo de oficial de gabinete do governador Jones dos Santos Neves. Foi deputado estadual de 1959 a 1967, governador do Estado no período de 1967 a 1971 e deputado federal de 1980 a 1983. Faleceu no dia 9 de setembro de 2007.

As marcas do governo de Francisco Lacerda de Aguiar no ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

14/08/2023 - As marcas do governo de Francisco Lacerda de Aguiar no ES

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o assunto em destaque é o governo de Francisco Lacerda de Aguiar no Estado. Francisco Lacerda de Aguiar nasceu em São José do Calçado, em 3 de outubro de 1903 e faleceu em 27 de abril de 1983, no Rio de Janeiro. Estudou no Colégio Carangolense, em Carangola, transferindo-se em 1915 para o Colégio Alfredo Gomes, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. De 1917 a 1920 cursou o Colégio Militar de Barbacena e, em 1921, o Colégio Paula Freitas. Ingressou no ano seguinte na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, formando-se engenheiro eletricista em 1925.

Quem foi Jones dos Santos Neves e o seu governo no ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

31/07/2023 - Quem foi Jones dos Santos Neves e o seu governo no ES

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o tema em destaque é o governo de Jones dos Santos Neves. Ele nasceu em São Mateus, região Norte do Estado, no dia 29 de dezembro de 1901, filho de João dos Santos Neves e de Albina da Silva Neves. Fez os cursos primário e secundário no Colégio São Vicente de Paula e no Ginásio do Espírito Santo, em seu estado, diplomando-se mais tarde pela Faculdade de Medicina e Farmácia da Universidade do Rio de Janeiro, na capital da República.

O governo de João Punaro Bley
Espírito Santo: Que História é Essa?

24/07/2023 - O governo de João Punaro Bley

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História é Essa?”, o comentarista Rafael Simões traz como destaque o governo de João Punaro Bley. João Punaro Bley nasceu em Montes Claros (MG) no dia 14 de novembro de 1900, filho do engenheiro João Bley Filho e de Maria Punaro Barata, falecendo em 20 de abril de 1983. Estudou no Grupo Escolar de Teófilo Otoni (MG), no Colégio Diocesano São José, no Rio de Janeiro – para onde sua família se transferiu em 1907 – e, de 1913 a 1917, no Colégio Militar de Barbacena (MG). Em 1918, ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, de onde saiu aspirante a oficial de artilharia em 1920.

Florentino Avidos: governo e legados para a história do ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

17/07/2023 - Florentino Avidos: governo e legados para a história do ES

Nesta edição do “Espírito Santo: Que História é Essa?”, o comentarista Rafael Simões traz como destaque que o Espírito Santo, antes da crise de 1929, se encontrava em uma posição de destaque dentro da política cafeeira. As forças políticas capixabas se organizaram a fim de lançar negociações que colocassem o café capixaba “no páreo” nacional. Mesmo com o destaque capixaba no cenário nacional, e a injeção urbanizadora na capital do estado, as mudanças da estrutura social aconteciam lentamente. Ao longo da década de 1920, com o incentivo do governo estadual, intensificou-se a corrente migratória em direção ao norte proveniente das regiões do sul e do centro do estado que estavam com o solo esgotado, ou não tinham mais terras a oferecer para novos ocupantes. Florentino Avidos nasceu em São João Marcos, na província do Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1870, filho de Florentino Avidos e de Isabel Avidos.

A trajetória de Jerônimo Monteiro no governo do ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

10/07/2023 - A trajetória de Jerônimo Monteiro no governo do ES

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", com o comentarista Rafael Simões, o destaque vai para a trajetória política e o governo de Jerônimo Monteiro. A vinte e três de maio de 1908, assumiu a presidência do Estado Jerônimo de Sousa Monteiro, que trazia para o governo um programa de amplas realizações. Jerônimo de Sousa Monteiro nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo) em 4 de junho de 1870 e faleceu em 23 de outubro de 1933. Foi, também, deputado estadual, federal e senador. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, pela qual se diplomou em 1894. Antes mesmo de formado atuou como promotor público em Cachoeiro.

Quem foi José de Melo Carvalho Muniz Freire e seu governo no ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

03/07/2023 - Quem foi José de Melo Carvalho Muniz Freire e seu governo no ES

Nesta edição do "Espírito Santo: Que História é Essa?", o comentarista Rafael Simões traz como destaque o governo de Muniz Freire como governador do Estado. Muniz Freire (3 de maio de 1892 a 23 de maio de 1896 e 23 de maio de 1900 a 23 de maio de 1904) foi o primeiro governador com dois mandatos na história republicana do Espírito Santo, foi também vereador em Vitória, deputado provincial (período imperial), deputado federal e senador. A dois de maio de 1892 foi solenemente promulgada a nova Constituição, seguindo-se, no mesmo dia, a eleição do presidente do Estado – José de Melo Carvalho Muniz Freire, que, como destacamos, tomou posse no dia seguinte.

Afonso Cláudio: conheça a história do primeiro governador da República do ES
Espírito Santo: Que História é Essa?

28/06/2023 - Afonso Cláudio: conheça a história do primeiro governador da República do ES

Edição de estreia com o comentarista Rafael Simões. Desta vez, o destaque vai para a história de governadores do período republicano do Estado. Afonso Cláudio foi o primeiro governador (na época se chamava Presidente do estado) do Espírito Santo. Nomeado pelo Governo Provisório no dia 16 de novembro, tomou posse perante a Câmara Municipal de Vitória, em 20 de novembro de 1889 e governou até 9 de setembro de 1890, quando se licenciou.Afonso Cláudio nasceu em 2 de agosto de 1859, em Santa Leopoldina, e faleceu em 16 de junho de 1934, no Rio de Janeiro, aos 74 anos. Cursou a Faculdade de Direito em Recife (onde se formou) e em São Paulo. Homem de valores liberais lutou pela abolição do instituto da escravidão e pela República. Foi, além de advogado, jornalista, procurador-geral do Estado e desembargador, professor e historiador.