O MUNDO COTIDIANO

O MUNDO COTIDIANO

Paula Favarato


A ideia do "O Mundo Cotidiano" é possibilitar aos ouvintes entender os principais fatos que marcam a geopolítica mundial e como eles impactam nas nossas vidas

Últimos Áudios

Hong Kong e Taiwan: conheça as regiões 'rebeldes' do mundo asiático
O MUNDO COTIDIANO

04/08/2022 - Hong Kong e Taiwan: conheça as regiões 'rebeldes' do mundo asiático

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato traz um novo destaque envolvendo a história asiática. Desta vez, a comentarista explica a história dos territórios de Taiwan e Hong Kong, consideradas regiões "rebeldes" do mundo asiático. Ouça a conversa completa!

Afinal, a China é um país capitalista ou socialista?
O MUNDO COTIDIANO

28/07/2022 - Afinal, a China é um país capitalista ou socialista?

Potencial mundial e a segunda maior economia mundial! Nesta edição de O Mundo Cotidiano o tema em destaque é a China! A comentarista Paula Favarato explica as características do país e explica se estamos, afinal, diante de uma nação capitalista ou socialista. Ouça a conversa completa!

Entenda a questão separatista entre Espanha e Catalunha
O MUNDO COTIDIANO

22/07/2022 - Entenda a questão separatista entre Espanha e Catalunha

O tema desta edição do O Mundo Cotidiano, Paula Favarato fala do assunto Espanha e Catalunha, a pedido de ouvinte. Isso porque os sentimentos separatistas na Catalunha acirram-se em função dos problemas econômicos enfrentados pela Espanha, considerado um primo "pobre" do bloco europeu. "Esses desejos nacionalistas são acirrados pelos abalos na economia e pela crise no turismo no contexto pandêmico", analisa. Ouça a conversa completa!

Migração pelo mundo: o que leva populações a saírem de seus países?
O MUNDO COTIDIANO

15/07/2022 - Migração pelo mundo: o que leva populações a saírem de seus países?

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica como funcionam os principais fluxos migratórios do mundo. O que levam diversas populações a saírem de seus países de origem? Motivações políticas, econômicas e religiosas, por exemplo, são alguns dos fatores.

Entenda as diferenças entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul
O MUNDO COTIDIANO

23/06/2022 - Entenda as diferenças entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a aula de Paula Favarato é sobre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Ouça!

Cuba: entenda a geopolítica, cenário econômico e embargo do país
O MUNDO COTIDIANO

09/06/2022 - Cuba: entenda a geopolítica, cenário econômico e embargo do país

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato fala sobre Cuba! A comentarista explica o contexto político do país da América Central, economia e o embargo. Ouça!

Entenda como funciona a monarquia britânica e as atribuições da Rainha Elizabeth II
O MUNDO COTIDIANO

02/06/2022 - Entenda como funciona a monarquia britânica e as atribuições da Rainha Elizabeth II

Nesta quinta-feira (02), começou no Reino Unido os eventos de celebração do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II. A monarca está no trono há 70 anos e possui o maior tempo de reinado da história. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica como funciona a monarquia britânica e as atribuições da Rainha. Ouça!

O que são o G4, G7, G8 e G20 e o impacto desses grupos na economia mundial
O MUNDO COTIDIANO

26/05/2022 - O que são o G4, G7, G8 e G20 e o impacto desses grupos na economia mundial

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica o que são os chamados G4, G7, G8 e G20. O G7 foi criado em 1975 como um fórum de líderes das principais nações industrializadas do mundo. Os encontros anuais do G7 tornaram-se, ao longo dos anos, uma plataforma para determinar a evolução do discurso multilateral e definir respostas políticas a desafios globais. O G7 complementa o G20, geralmente considerado a base da coordenação econômica a nível global. Ouça!

O menor país do mundo: entenda a estrutura do Vaticano
O MUNDO COTIDIANO

19/05/2022 - O menor país do mundo: entenda a estrutura do Vaticano

O Vaticano, o menos país do mundo, é um território incrustado de 0.44 quilômetros quadrados no norte de Roma, na Itália. Sede da Igreja Católica e lar do Papa, o Vaticano é um estado teocrático monárquico, sob o comando do Pontífice. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato detalha como funciona a estrutura vaticana. Ouça!

Israel e Palestina: as causas e consequências do conflito
O MUNDO COTIDIANO

12/05/2022 - Israel e Palestina: as causas e consequências do conflito

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, o assunto é o conflito entre Israel e Palestina. A professora Paula Favarato explica como começou este choque entre povos, o desenvolvimento do conflito e suas consequências. Ouça!

Por dentro da ONU: como funciona a organização e seu Conselho de Segurança
O MUNDO COTIDIANO

05/05/2022 - Por dentro da ONU: como funciona a organização e seu Conselho de Segurança

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica o que é e como funciona a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a professora também detalha o funcionamento do Conselho de Segurança. Ouça!

Conflito Rússia e Ucrânia: há risco de uma Terceira Guerra Mundial?
O MUNDO COTIDIANO

28/04/2022 - Conflito Rússia e Ucrânia: há risco de uma Terceira Guerra Mundial?

Na noite da última segunda-feira, o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, fez um alerta grave sobre os riscos de o conflito na Ucrânia se expandir e se tornar uma Terceira Guerra Mundial. Em uma entrevista à emissora estatal Canal Um, um jornalista perguntou ao ministro o quão séria era a ameaça de uma nova Grande Guerra, comparando a situação atual à crise dos mísseis em Cuba, em 1962. Lavrov respondeu: "Agora os riscos são muito significativos. Não quero os inflar artificialmente. Há muitos que o desejam. O perigo é sério, real. Ele não pode ser subestimado". Ouça a análise de Paula Favarato sobre o assunto nesta edição de "O Mundo Cotidiano". Acompanhe a explicação completa!

Eleições na França: entenda o que está em jogo
O MUNDO COTIDIANO

14/04/2022 - Eleições na França: entenda o que está em jogo

O segundo turno das eleições presidenciais na França, marcado para o próximo dia 24 de abril, se desenha como uma espécie de reprise do pleito de 2017, quando Emmanuel Macron bateu a candidata da direita radical Marine Le Pen. Le Pen, do partido Assembleia Nacional, de extrema direita, está concorrendo pela terceira vez. Durante toda a campanha, ela ficou em segundo, atrás de Macron. A diferença entre os dois, no entanto, diminuiu durante os últimos dias. Nesta edição do "O Mundo Cotidiano", Paula Favarato explica essa disputa e seus impactos. Ouça a conversa completa!

Passando a limpo: entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido
O MUNDO COTIDIANO

07/04/2022 - Passando a limpo: entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Afinal, Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido é tudo a mesma coisa? Quando você se depara com informações sobre essas localidades no noticiário bate uma dúvida sobre o que representam? Nesta edição do "O Mundo Cotidiano", a professora de Geografia Humana, Econômica e Geopolítica, Paula Favarato, explica o assunto. E mais: será que estamos diante do fim da guerra Ucrânia e Rússia? O que falta para o conflito ser cessado? Ouça as explicações completa da comentarista!