O MUNDO COTIDIANO

O MUNDO COTIDIANO

Paula Favarato


A ideia do "O Mundo Cotidiano" é possibilitar aos ouvintes entender os principais fatos que marcam a geopolítica mundial e como eles impactam nas nossas vidas

Últimos Áudios

TikTok proibido nos EUA? Entenda a polêmica!
O MUNDO COTIDIANO

16/05/2024 - TikTok proibido nos EUA? Entenda a polêmica!

O presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou no último mês um projeto de lei que determina a proibição do TikTok. Com isso, a ByteDance terá 270 dias (até meados de janeiro) para encontrar um comprador para a operações do TikTok no país. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias. Caso contrário, a rede social terá que deixar o mercado americano. Este é o tema em destaque nesta edição de "O Mundo Cotidiano", com a comentarista Paula Favarato. Ouça a conversa completa!

Rio Grande do Sul e a geopolítica: estamos diante de eventos climáticos extremos?
O MUNDO COTIDIANO

09/05/2024 - Rio Grande do Sul e a geopolítica: estamos diante de eventos climáticos extremos?

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato traz como destaque o cenário de eventos climáticos no Rio Grande do Sul. O Estado chegou nesta quinta-feira (9) à marca de 107 pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o estado. A quantidade de óbitos foi informada pela Defesa Civil estadual pela manhã, no boletim divulgado às 9h. A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes. Ouça a conversa completa!

O que foi e como funcionou o Plano Collor?
O MUNDO COTIDIANO

02/05/2024 - O que foi e como funcionou o Plano Collor?

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato explica o que foi o Plano Collor. Conjunto de medidas tomadas no governo de Fernando Collor de Melo (1990 - 1992), o plano econômico visava conter a hiperinflação no Brasil no início dos anos 1990. Ouça a conversa completa e entenda!

Os 30 anos do Plano Real: o que mudou no Brasil em três décadas?
O MUNDO COTIDIANO

26/04/2024 - Os 30 anos do Plano Real: o que mudou no Brasil em três décadas?

Em trinta anos, o que mudou no Brasil. O real foi criado, em 1994, no governo Itamar Franco, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. Na época das maquininhas de remarcar, os preços chegavam a subir três mil por cento ao ano no Brasil. O Plano conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Irã x Israel: especialista esclarece os principais pontos do conflito!
O MUNDO COTIDIANO

19/04/2024 - Irã x Israel: especialista esclarece os principais pontos do conflito!

Nos últimos dias, o Irã realizou pela primeira vez na sua história um ataque contra Israel diretamente a partir do seu território. No sábado (13), o país realizou, pela primeira vez, ataques diretos contra o território de Israel, com o lançamento de muitos mísseis e drones. Para os iranianos, o ato foi considerado importante para que a Guarda Revolucionária da República Islâmica do Irã mantivesse a sua credibilidade junto dos seus aliados na região e seus simpatizantes internos. O seu objetivo era demonstrar a disposição do Irã para o confronto e a capacidade dos seus mísseis e drones. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Terremoto em Taiwan: por que o país asiático está tão exposto a tremores?
O MUNDO COTIDIANO

04/04/2024 - Terremoto em Taiwan: por que o país asiático está tão exposto a tremores?

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato repercute o terremoto que atingiu Taiwan na última quarta (3). Com magnitude de 7.4 na escala Ritcher, o tremor foi o mais forte em 25 anos e deixou pessoas presas em túneis, edifícios e pedreiras. Durante a conversa, a professora de geopolítica explica porque tantos terremotos atingem a região. Ouça a conversa completa!

Atentado em Moscou: entenda o conflito!
O MUNDO COTIDIANO

28/03/2024 - Atentado em Moscou: entenda o conflito!

O grupo terrorista Estado Islâmico, que reivindicou autoria do atentado em uma casa de show em Moscou com mais de cem mortos, disse, na última seman, que o ataque é parte de uma "guerra violenta" contra países que combatem o islã. O presidente russo, Vladimir Putin, disse ter prendido os quatro e mais sete pessoas que participaram do planejamento e da execução do ataque que deixou mais de cem mortos na região de Moscou. As informações foram divulgadas pelo governo russo no sábado (23). Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Eleição na Rússia: quem é Vladimir Putin?
O MUNDO COTIDIANO

21/03/2024 - Eleição na Rússia: quem é Vladimir Putin?

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato explica quem é Vladimir Putin e porque há tantas polêmicas envolvendo seu nome. Eleito pela quinta vez, com 87% dos votos, o líder da Rússia vai para o seu quinto mandato como presidente. Ouça a conversa completa!

Saiba quais países detém bombas atômicas
O MUNDO COTIDIANO

14/03/2024 - Saiba quais países detém bombas atômicas

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato fala sobre um tema que tem tudo a ver com cinema e geopolítica: bombas atômicas. A temática voltou a ficar em alta na segunda metade de 2023, com o lançamento do filme Oppenheimer, que retrata o desenvolvimento do Projeto Manhattan, no Novo México — que tinha como objetivo a criação das primeiras bombas atômicas da história. No último domingo (10), o longa dirigido por Christopher Nolan venceu a categoria "melhor filme" do Oscar 2024, o que fez com que a temática voltasse a repercutir. Além do projeto dos anos 1940 nos Estados Unidos da América, outros países também detém acervos de bombas nucleares e é sobre isso que a professora de geopolítica fala neste encontro. Ouça a conversa completa!

O que explica? Por que a economia da Rússia cresce apesar da guerra na Ucrânia
O MUNDO COTIDIANO

07/03/2024 - O que explica? Por que a economia da Rússia cresce apesar da guerra na Ucrânia

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato explica que mesmo o cenário de sanções ocidentais não têm impedido, até agora, o crescimento da economia da Rússia. Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou a pujança da economia russa ao aumentar a sua previsão de crescimento do país neste ano de 1,1% para 2,6%. De acordo com dados do FMI, a economia russa cresceu mais rapidamente do que todo o G7 no ano passado e seguirá assim em 2024. O que explica esse cenário, apesar da Guerra da Ucrânia? Ouça a conversa completa!

A reeleição de Nayib Bukele e a redução da criminalidade em El Salvador
O MUNDO COTIDIANO

29/02/2024 - A reeleição de Nayib Bukele e a redução da criminalidade em El Salvador

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato repercute a reeleição de Nayib Bukele em El Salvador. Autointulado "o ditador mais legal do mundo”, o salvadorenho ganhou popularidade pela redução da criminalidade no país, que caiu a taxa de 107 para 2,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Ouça a conversa completa!

Crise geopolítica: como um discurso pode afetar relações entre países
O MUNDO COTIDIANO

22/02/2024 - Crise geopolítica: como um discurso pode afetar relações entre países

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato explica como discursos de líderes políticos podem afetar as relações entre países. O comentário é feito a partir da fala do presidente Lula, durante visita a países africanos no dia 18 de fevereiro, em que comparou a resposta de Israel em Gaza ao Holocausto. No dia seguinte, o presidente brasileiro foi declarado "persona non grata" em território israelita. Ouça a conversa completa e entenda!

Indonésia escolhe novo presidente: o que você precisa saber sobre a eleição no país
O MUNDO COTIDIANO

15/02/2024 - Indonésia escolhe novo presidente: o que você precisa saber sobre a eleição no país

Na última quarta (14), a Indonésia promoveu a maior eleição realizada em um único dia no mundo. Mais de 200 milhões de eleitores foram às urnas escolher o novo presidente do país. Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato explica como funciona a eleição em um país que possui três fuso horários e mais de 150 línguas faladas. Ouça a conversa completa!

O que são créditos de carbono e para que servem?
O MUNDO COTIDIANO

08/02/2024 - O que são créditos de carbono e para que servem?

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato analisa como os créditos de carbono afetam as relações entre os países. Conceito que surgiu em 1997, com o Protocolo de Kyoto, os créditos têm objetivo de contribuir para alcançar as metas de redução de emissão de gases poluentes. Ouça a conversa completa!

A geopolítica das fontes energéticas
O MUNDO COTIDIANO

01/02/2024 - A geopolítica das fontes energéticas

Com a evolução histórica das sociedades, diferentes fontes de energia determinaram fortemente as relações de poder entre as nações. Do carvão mineral até a era da descarbonização, as matrizes energéticas seguem ditando a geopolítica internacional. Este é o tema em destaque nesta edição de O Mundo Cotidiano, com a comentarista Paula Favarato. Ouça a conversa completa!

Guerra da Otan: relembre a trajetória dos conflitos
O MUNDO COTIDIANO

25/01/2024 - Guerra da Otan: relembre a trajetória dos conflitos

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato relembra a trajetória dos conflitos travados na Guerra da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Até o mês de maio, a aliança militar realizará seu maior exercício - chamado de Steadfast Defender 2024 - desde a Guerra Fria, com 90 mil soldados, navios, helicópteros, drones e veículos de combate. Ouça a conversa completa!

Iêmen x EUA: entenda como está a guerra marítima no Oriente Médio
O MUNDO COTIDIANO

18/01/2024 - Iêmen x EUA: entenda como está a guerra marítima no Oriente Médio

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato explica como está a relação entre os Estados Unidos e o Iêmen. Nos mares do Oriente Médio, conflitos militares entre os dois países estão se espalhando. Ouça a conversa completa!

Equador: entenda o que levou à crise no país
O MUNDO COTIDIANO

11/01/2024 - Equador: entenda o que levou à crise no país

Nesta semana, o presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou "estado de conflito armado interno" no país. A onda de violência e as disputas pelas rotas de cocaína tomaram conta dos noticiários mundo a fora. Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato analisa o que levou à atual crise no Equador. Ouça a conversa completa!

Ataque terrorista no Irã: como fica a geopolítica mundial?
O MUNDO COTIDIANO

04/01/2024 - Ataque terrorista no Irã: como fica a geopolítica mundial?

Nesta edição de "O Mundo Cotidiano", a comentarista Paula Favarato explica o que está acontecendo no Irã. Na última quarta-feira (3), duas explosões mataram e feriram pessoas que caminhavam em procissão para o túmulo de Qassem Soleimani, general iraniano morto em 2020 por um ataque com drone dos Estados Unidos.  "Quem trabalha com geopolítica sempre se preocupa muito com o ano que já começa com essas instabilidades geopolíticas (...). O Irã protagonizou um atentado terrorista com mais de 100 mortos. Esse é, segundo a história do Irã, o atentando mais violento desde a Revolução de 1979", destacou a professora. Ouça a conversa completa!

Retrospectiva 2023: assuntos que marcaram a geopolítica no ano
O MUNDO COTIDIANO

28/12/2023 - Retrospectiva 2023: assuntos que marcaram a geopolítica no ano

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato faz uma retrospectiva do ano de 2023 e relembra os fatos mais marcantes da geopolítica mundial. Entre eles, a ascensão do BRICS, a guerra entre Hamas e Israel, as eleições para presidência da Argentina e os desequilíbrios ambientais. Ouça a conversa completa!

Canais marítimos: Estreito de Gibraltar, Estreito de Ormuz e Canal do Panamá
O MUNDO COTIDIANO

21/12/2023 - Canais marítimos: Estreito de Gibraltar, Estreito de Ormuz e Canal do Panamá

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, o tema em destaque com a comentarista Paula Favarato, são os canais marítimos e sua importância para a geopolítica. Estreito de Gibraltar, Estreito de Ormuz e Canal do Panamá.Ouça a conversa completa!

Por dentro das disputas territoriais em áreas marítimas no mundo
O MUNDO COTIDIANO

14/12/2023 - Por dentro das disputas territoriais em áreas marítimas no mundo

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato traz como destaque a informação que o Mar do Sul da China é uma das regiões mais disputadas do mundo. A China se considera dona da maior parte da região, mas países vizinhos e os Estados Unidos não pensam o mesmo. Nas últimas duas décadas, Pequim ocupou uma série de recifes e atóis longe da sua costa, construindo instalações militares, incluindo pistas e portos. Os requerentes concorrentes, como as Filipinas, afirmam que tais ações infringem a sua soberania e violam o direito marítimo. Disputas como essas também acontecem em regiões como a Argentina. Ouça a conversa completa!

Venezuela passa a ter um "novo" mapa; entenda
O MUNDO COTIDIANO

07/12/2023 - Venezuela passa a ter um "novo" mapa; entenda

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, divulgou nesta semana um novo mapa do país com a incorporação de Essequibo, a região da Guiana que o governo venezuelano alega ser sua. Maduro determinou ainda que o mapa seja publicado e reproduzido em escolas e universidades, em uma tentativa de fazer valer o referendo sobre a anexação da área realizado no domingo na Venezuela. As ações anunciadas pela Venezuela ocorrem dois dias após a realização do referendo no país para a aprovação da incorporação de Essequibo à Venezuela. Segundo o governo do país, 95% dos eleitores votaram a favor da medida. Além de divulgar o mapa, ordenar a emissão de licenças de exploração de petróleo e sugerir uma lei para criação de uma província, Maduro também propôs medidas como um plano de assistência social à população da Guiana Essequiba, a realização de censo e entrega de carteira de identidade aos habitantes; e a criação de um Alto Comissariado para a Defesa da Essequiba, órgão integrado pelo Conselho de Defesa. A comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

COP 28 tem início: o que esperar da conferência sobre a crise do clima?
O MUNDO COTIDIANO

30/11/2023 - COP 28 tem início: o que esperar da conferência sobre a crise do clima?

A 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, começa nesta quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para a ação global contra as mudanças do clima, cada vez mais necessária visto os recentes episódios climáticos extremos no Brasil e no mundo.
Por isso, diplomatas de 200 países e diversos chefes de governo estarão presentes. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Quais são as grandes guerras em curso no mundo: o caso da Somália
O MUNDO COTIDIANO

23/11/2023 - Quais são as grandes guerras em curso no mundo: o caso da Somália

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato traz como destaque que junto à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza e à invasão russa contra a Ucrânia, que completará dois anos em fevereiro de 2024, conflitos armados em grande escala estão acontecendo neste momento em outras partes do mundo. É o caso da Somália. Além de conflitos internos, a região enfrenta a neopirataria e estão passando por uma seca absurdamente grande. As populações mais atingidas estão em Bay e Bakool, no sudoeste da Somália, e entre os deslocados que fugiram para Mogadíscio. Estima-se que o número de descolados por conta da crise seja de 3,8 milhões de pessoas, um recorde. Ouça a conversa completa!

Crise de envelhecimento no Japão: 10% da população tem mais de 80 anos
O MUNDO COTIDIANO

16/11/2023 - Crise de envelhecimento no Japão: 10% da população tem mais de 80 anos

Em setembro, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão divulgou que mais de 10% da população japonesa tem mais de 80 anos. Esse envelhecimento da população também indica queda na taxa de natalidade e redução na força de trabalho japonesa. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato analisa esse marco na crise demográfica no país e desdobra quais os impactos na economia japonesa. Ouça a conversa completa!

2º turno das eleições na Argentina: como o resultado impacta a economia brasileira?
O MUNDO COTIDIANO

09/11/2023 - 2º turno das eleições na Argentina: como o resultado impacta a economia brasileira?

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato conversa diretamente de Buenos Aires, na Argentina, sobre o processo eleitoral do país. No dia 19 de novembro, entre 8h e 18h, eleitores argentinos irão às urnas decidir quem será o próximo presidente. Os candidatos mais votados e que se enfrentam no segundo turno são Sergio Massa e Javier Milei. Segundo a comentarista, independente do resultado, a economia brasileira pode ser diretamente impactada. "A Argentina é o nosso terceiro maior parceiro comercial, perdendo apenas para China e Estados Unidos. omunOu seja, o processo eleitoral argentino influencia diretamente no panorama econômico brasileiro", destacou. Ouça a conversa completa!

Eleições na Argentina: os impactos na geopolítica mundial
O MUNDO COTIDIANO

26/10/2023 - Eleições na Argentina: os impactos na geopolítica mundial

Sergio Massa, aliado dos ex-presidentes Nestor e Cristina Kirchner, ministro da Economia do país, surpreendeu no primeiro turno da eleição da Argentina e terminou em primeiro lugar, com mais de 36% dos votos. Já o ultraliberal Javier Milei, o segundo colocado, obteve cerca de 29%. A candidata à presidência da Argentina Patricia Bullrich, derrotada no primeiro turno, declarou nesta quarta-feira (25) apoio a Milei no 2º turno, que acontecerá em 19 de novembro. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

A influência dos Estados Unidos na guerra entre Hamas e Israel
O MUNDO COTIDIANO

19/10/2023 - A influência dos Estados Unidos na guerra entre Hamas e Israel

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato continua falando sobre a influência dos Estados Unidos no conflito entre Hamas e Israel. "Ouça a conversa completa!

O conflito entre Israel e Hamas e seus impactos na geopolítica mundial
O MUNDO COTIDIANO

11/10/2023 - O conflito entre Israel e Hamas e seus impactos na geopolítica mundial

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato explica o que gerou o conflito entre Israel e Hamas e os seus impactos na geopolítica mundial. Ouça a conversa completa!

Regime de exceção: a questão carcerária e o combate à violência em El Salvador
O MUNDO COTIDIANO

05/10/2023 - Regime de exceção: a questão carcerária e o combate à violência em El Salvador

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato traz como destaque a questão carcerária e o combate à violência em El Salvador. O país, mesmo sendo o menor da América Central, já foi conhecido como a capital do homicídio no hemisfério e possui a maior taxa de detentos do mundo. Em março de 2022, o país chegou a adotar um regime de exceção por um mês para tentar frear ações de gangues que contribuíam para o aumento no número de assassinatos. Ouça a conversa completa!

Crise na Venezuela: os impactos da segunda onda de imigração no Brasil
O MUNDO COTIDIANO

28/09/2023 - Crise na Venezuela: os impactos da segunda onda de imigração no Brasil

Desde 2013, a Venezuela vem enfrentando uma crise migratória e o Brasil é um dos países que tem recebido os cidadãos venezulanos. Em 2018, os imigrantes entravam no país pelo Estado de Roraima mas, nesta segunda onda de imigração, o Estado do Acre é que tem sido a porta de entrada às terras brasileiras. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato relembra as crises política e econômica que a Venezuela vem lidando e explica os impactos dessa nova onda de imigração. Ouça a conversa completa!

Entenda por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU
O MUNDO COTIDIANO

21/09/2023 - Entenda por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU

Desde 1955, o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU. Os motivos nunca foram confirmados mas a explicação mais difundida é a de que, quando ninguém queria se manifestar, o país sempre se oferecia para ser o primeiro orador.
Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato conta o que levou a essa tradição e detalha o discurso proferido pelo presidente Lula na última terça (19). Ouça a conversa completa!

Bharat: entenda por que a Índia pode mudar o próprio nome
O MUNDO COTIDIANO

14/09/2023 - Bharat: entenda por que a Índia pode mudar o próprio nome

Índia pegou os líderes mundiais de surpresa quando, para a Cúpula do G20, enviou convites assinando como “Bharat”. A medida gerou polêmica entre os políticos indianos, mas não é de hoje que governo atual fala sobre a possível mudança de nome do país. O nome Bharat já é usado em algumas circunstâncias. Bharat é uma palavra em sânscrito que, de acordo com acadêmicos, já constava em textos hindus antigos. A palavra também significa Índia em hindi. O BJP, o partido de Modi, tem a palavra no próprio nome: a sigla significa Bharatiya Janata Party. Tema para a comentarista Paula Favarato nesta edição de O Mundo CotidianoOuça a conversa completa!

Expansão do Brics: bloco anuncia 6 novos membros; entenda o que muda
O MUNDO COTIDIANO

31/08/2023 - Expansão do Brics: bloco anuncia 6 novos membros; entenda o que muda

O Brics - grupo de países emergentes originalmente formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul - concordou, durante uma cúpula de seus líderes, na semana passada, em receber seis novos membros, incluindo Argentina, Arábia Saudita e Irã, em um movimento que o presidente chinês, Xi Jinping, considerou histórico. Entram, Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A comentarista Paula Favarato fala do assunto nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Brics: por que reunião na África do Sul é importante para as nações
O MUNDO COTIDIANO

24/08/2023 - Brics: por que reunião na África do Sul é importante para as nações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (24) do último dia da cúpula de líderes do Brics, em Joanesburgo, África do Sul. O encontro chega ao fim com a expectativa de anúncio dos planos de ampliação do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A expansão do número de membros do Brics é uma das defesas de Lula. Já manifestaram interesse em se juntar formalmente ao grupo 40 países da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia. A comentarista Paula Favarato trata do assunto nesta edição de O Mundo CotidianoOuça a conversa completa!

Economia e geopolítica: afinal, qual o regime econômico da China?
O MUNDO COTIDIANO

18/08/2023 - Economia e geopolítica: afinal, qual o regime econômico da China?

Na última edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato recebeu o pedido de ouvinte para falar sobre a diferença entre a economia capitalista e socialista, com base nas discussões do modelo da China. A comentarista traz detalhes do assunto. 

Violência, assassinato e eleições: entenda a crise no Equador
O MUNDO COTIDIANO

10/08/2023 - Violência, assassinato e eleições: entenda a crise no Equador

O Equador vai às urnas em 20 de agosto, em uma eleição antecipada convocada pelo presidente da República após a dissolução da Assembleia Nacional. Na quarta-feira (9), a 11 dias da votação, um dos candidatos, Fernando Villavicencio, foi morto a tiros à luz do dia, ao sair de um comício. As eleições presidenciais no Equador deveriam ocorrer apenas em 2025, mas foram antecipadas após Lasso, o atual presidente, convocar uma cláusula da Constituição e dissolver o Parlamento, em maio passado. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

1929 e 2008: entenda as crises do capitalismo ao longo da história
O MUNDO COTIDIANO

04/08/2023 - 1929 e 2008: entenda as crises do capitalismo ao longo da história

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato explica quais foram os motivos e os impactos na economia das crises capitalistas de 1929 e 2008. Além disso, faz um comparativo entre os dois marcos, seus pontos em comum e consequências para a economia mundial. Ouça a conversa completa!

Entenda: óvnis nos EUA e a polêmica do capitalismo informacional
O MUNDO COTIDIANO

28/07/2023 - Entenda: óvnis nos EUA e a polêmica do capitalismo informacional

Polêmica mundial! A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos convocou uma audiência histórica sobre fenômenos aéreos não identificados nesta semana. Foi reconhecimento mais sério de que os avistamentos misteriosos merecem atenção nos níveis mais altos do governo. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre o assunto tendo como panorama as fases do capitalismo. Ouça a conversa completa!

Bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki: entenda a história
O MUNDO COTIDIANO

21/07/2023 - Bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki: entenda a história

A quinta-feira (20) é especial para os fãs de cinema: além da estreia de "Barbie", "Oppenheimer" chega aos cinemas com a trajetória de Robert Oppenheimer, conhecido como o pai da bomba atômica. A produção é escrita e dirigida por Christopher Nolan e tem Cillian Murphy no papel principal. Diante desse cenário, nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato, fala sobre o contexto do bombardeio nuclear a Hiroshima e Nagasaki. Ouça a conversa completa!

Ciclone extratropical no Sul do país causa estragos; entenda o fenômeno
O MUNDO COTIDIANO

14/07/2023 - Ciclone extratropical no Sul do país causa estragos; entenda o fenômeno

A passagem de um ciclone extratropical pela região Sul causou estragos em várias partes do país entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira (13). Na noite de quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, considerado de "grande perigo", para as faixas próximas à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato detalha fenômenos como ciclones, furacões e tornados. Ouça a conversa completa!

União Europeia, tensão com Uruguai e Venezuela: os pontos de destaque na cúpula do Mercosul
O MUNDO COTIDIANO

07/07/2023 - União Europeia, tensão com Uruguai e Venezuela: os pontos de destaque na cúpula do Mercosul

Durante a 62ª Cúpula do Mercosul em Puerto Iguazú, Argentina, os presidentes dos países membros — Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina — e a Bolívia, Estado associado, abordaram as expectativas e necessidades para o futuro do bloco. A reunião teve a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como líder temporário do bloco, posto que ele assumirá até o fim de 2023. Entre suas prioridades no posto estão acelerar a adesão oficial da Bolívia ao bloco, incluir os setores automotivo e açucareiro no livre comércio entre os países e ampliar a adoção de uma moeda comum para transações comerciais entre os vizinhos. Durante os discursos dos líderes, foram mencionadas questões de interesse comum, tais como a expansão de acordos comerciais, o uso de uma moeda comum para importações e exportações e a proteção ambiental nos territórios sul-americanos. Temas mais desafiadores também receberam destaque, como o acordo comercial com a União Europeia, a possível reinserção da Venezuela, suspensa do bloco em 2016, e as queixas do Uruguai, que ameaçam a permanência do país no Mercosul. A comentarista Paula Favarato trata do assunto nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Conheça as histórias de naufrágios no Mar Mediterrâneo
O MUNDO COTIDIANO

23/06/2023 - Conheça as histórias de naufrágios no Mar Mediterrâneo

As buscas pelo submarino que desapareceu com cinco pessoas a bordo no Oceano Atlântico no início desta semana terminaram nesta quinta-feira (22) após a Guarda Costeira Americana afirmar que todos os passageiros morreram. Destroços foram encontrados a 500 metros do Titanice. O assunto despertou grande interesse público em todo o mundo. Diante desse cenário, nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato traz como destaque as histórias de naufrágios de barcos de imigrantes no Mar Mediterrâneo e as reações das nações europeias no sentido de fechamento de fronteiras. Ouça a conversa completa!

Crises do petróleo: como o recurso impacta a economia e a política mundial
O MUNDO COTIDIANO

16/06/2023 - Crises do petróleo: como o recurso impacta a economia e a política mundial

A crise do petróleo teve início quando se descobriu na década de 1970 que o recurso natural não é renovável. Em decorrência disto ou utilizando o fato como pretexto, o preço do petróleo sofreu muitas variações a partir de tal década, marcando efetivamente momentos de crise do produto. Nesta edição do O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre as principais crises envolvendo o petróleo ao longo da história. Ouça a conversa completa!

Entenda como se deu processo de independência de Moçambique
O MUNDO COTIDIANO

02/06/2023 - Entenda como se deu processo de independência de Moçambique

Depois de mais de quatro séculos de domínio português na região, a Luta Armada de Libertação Nacional abriu caminho para a negociação da independência, concretizada em 1975, em Moçambique. Moçambique é um território localizado no Sudeste do Continente Africano, próximo à Ilha de Madagascar. Entre o primeiro e o quinto século, ocorreram diversas ondas migratórias de povos de línguas bantas, oriundos da região norte e oeste do Continente Africano, que se estabeleceram na região, em comunidades agrícolas baseadas na criação de gado. Pouco restou das pequenas cidades moçambicanas medievais. A comentarista Paula Favarato trata do assunto nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Rússia x Ucrânia: em que ponto estamos da Guerra?
O MUNDO COTIDIANO

26/05/2023 - Rússia x Ucrânia: em que ponto estamos da Guerra?

Iniciada em fevereiro de 2022, a Guerra da Ucrânia vem registrando poucos avanços de lado e lado nos últimos meses e continua sem perspetiva para acabar. Numa tentativa de conter o conflito que impacta a economia global, vários países apresentaram propostas de paz, mas nenhuma conseguiu êxito até agora. As iniciativas voltarão a ser discutidas em Hiroshima, no Japão, durante a cúpula do G7, grupo que reúne algumas das principais economias mundiais. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato atualiza a situação do conflito. Ouça a conversa completa!

Presidente do Equador dissolve Parlamento e convoca novas eleições
O MUNDO COTIDIANO

18/05/2023 - Presidente do Equador dissolve Parlamento e convoca novas eleições

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, o tema em destaque são as movimentações em torno do Equador. O presidente do país, Guillermo Lasso, dissolveu na quarta-feira (17) a Assembleia Nacional do país e convocou novas eleições. A decisão ocorre um dia depois de os deputados realizarem a primeira audiência do processo de impeachment que Lasso enfrenta, o primeiro contra um presidente na história recente do Equador. Por decreto publicado em caráter de urgência e com efeito imediato, o líder equatoriano determinou por exemplo, a dissolução da Assembleia Nacional (o Congresso do país) "por grave crise política e comoção interna"; que o Conselho Nacional Eleitoral do Equador convoque novas eleições gerais nos próximos sete dias; o fim imediato do mandato de todos os deputados. A comentarista Paula Favarato fala sobre o contexto do país. Ouça a conversa completa!

Nova campeã: Índia ultrapassa China e agora é a maior nação do mundo
O MUNDO COTIDIANO

04/05/2023 - Nova campeã: Índia ultrapassa China e agora é a maior nação do mundo

A Índia está ultrapassando a China em tamanho de população, de acordo com projeção da Organização das Nações Unidas (ONU). Será a primeira vez que os chineses deixarão de ser a nação mais populosa do mundo. A estimativa da ONU contabiliza 1,428 bilhão de habitantes na Índia e 1,425 bilhão na China. As Nações Unidas contabilizam as populações dos países desde 1950 — desde então, a China sempre foi apontada como o país mais populoso. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala sobre a geopolítica do país, as suas características e o que muda na configuração mundial. Ouça a conversa completa!

Shein produzindo no Brasil: os motivos que impactam na atratividade comercial
O MUNDO COTIDIANO

27/04/2023 - Shein produzindo no Brasil: os motivos que impactam na atratividade comercial

A varejista de moda chinesa Shein anunciou que vai começar a fabricar suas roupas no Brasil, em um investimento que pode gerar 100 mil empregos em três anos. Inicialmente, deve gastar R$ 750 milhões para fornecer tecnologias e treinamento a fabricantes têxteis brasileiros. O anúncio acontece em meio a pressão de concorrentes locais e do governo para que as empresas chinesas paguem os mesmos impostos que as brasileiras. A marca chinesa de fast-fashion vende hoje para mais de 150 países e é abastecida principalmente por 3 mil fornecedores da província de Guangdong, no sul da China. Mas, recentemente, tem procurado diversificar sua produção para depender menos de produtores chineses. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato analisa esse cenário do mundo globalizado e os motivos que levam a atratividade industrial para que uma empresa se instale em novos centros. Ouça a conversa completa!

Irã e Arábia Saudita retomam relações após 7 anos; entenda
O MUNDO COTIDIANO

20/04/2023 - Irã e Arábia Saudita retomam relações após 7 anos; entenda

Irã e Arábia Saudita, países rivais com grande influência no Oriente Médio, concordaram, no início deste mês, após uma negociação na China, retomar, no prazo de dois meses, suas relações diplomáticas que foram interrompidas em 2016. "Após discussões, a República Islâmica do Irã e o Reino da Arábia Saudita concordaram em retomar as relações diplomáticas e reabrir embaixadas e missões nos próximos dois meses", disse a agência de notícias oficial iraniana Irna, citando um comunicado conjunto. A agência de notícias oficial saudita também publicou o texto. Os ministros das Relações Exteriores de ambos os países "irão implementar esta decisão e tomar as providências necessárias para a troca de embaixadores", acrescentou o comunicado. A Arábia Saudita cortou relações diplomáticas com o Irã sete anos atrás, depois que cidadãos iranianos atacaram missões diplomáticas sauditas na república islâmica após a execução. Tema para Paula Favarato, nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Personagens da geopolítica: quem é o diplomata e suas atribuições
O MUNDO COTIDIANO

13/04/2023 - Personagens da geopolítica: quem é o diplomata e suas atribuições

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato fala da carreira de diplomata. Ela explica, por exemplo, quais requisitos a pessoa deve ter para entrar para a carreira diplomática, o formato da prova para a diplomacia e, após a aprovação, quais passam ser suas funções e atribuições dentro do contexto geopolítico. Ouça a conversa completa!

Comércio exterior, portos e potencial turístico: o Espírito Santo na geopolítica brasileira
O MUNDO COTIDIANO

07/04/2023 - Comércio exterior, portos e potencial turístico: o Espírito Santo na geopolítica brasileira

Considerado no passado como "barreira verde", o Espírito Santo também tem destaque, na atualidade, dentro da geopolítica brasileira. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato explica os setores do Estado que se destacam nacionalmente. Ela destaca, por exemplo, que o Espírito Santo ganha ênfase no setor do comércio exterior, presença de portos e lembra do seu potencial turístico. "Diante do cenário de 'saturação' industrial dos centros tradicionais, como Rio de Janeiro e São Paulo, o Espírito Santo passou a ganhar destaque nacional", explica. Ouça a conversa completa!

A Revolução Francesa e o surgimento dos conceitos de esquerda e direita
O MUNDO COTIDIANO

30/03/2023 - A Revolução Francesa e o surgimento dos conceitos de esquerda e direita

A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou com a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Este é o tema de O Mundo Cotidiano, com a comentarista Paula Favarato. Ouça a conversa completa!

França registra protestos em todo o país contra reforma previdenciária de Macron
O MUNDO COTIDIANO

23/03/2023 - França registra protestos em todo o país contra reforma previdenciária de Macron

Trabalhadores franceses insatisfeitos com o presidente Emmanuel Macron e seu plano de aumentar a idade da aposentadoria bloquearam o acesso a um terminal do principal aeroporto de Paris, nesta quinta-feira, como parte de protestos em todo o país, forçando alguns viajantes a chegar no local a pé. No aeroporto Roissy-Charles De Gaulle e em toda a França, ações de pequenos grupos de manifestantes bloqueavam estradas e acesso a escolas e universidades, enquanto se reuniam com faixas com os dizeres "Não à reforma previdenciária". Ouça a conversa completa!

Biden aprova projeto polêmico de extração de petróleo no Alasca; entenda o que muda
O MUNDO COTIDIANO

16/03/2023 - Biden aprova projeto polêmico de extração de petróleo no Alasca; entenda o que muda

O governo americano aprovou na última segunda-feira (13), um polêmico projeto de extração de petróleo no Alasca, nos Estados Unidos. A iniciativa é da empresa petrolífera ConocoPhillips e sofre forte oposição de grupos ambientalistas, segundo informações da agência AFP. Batizado de Willow, o projeto está situado em uma área conhecida como Reserva Nacional de Petróleo. Inicialmente, a empresa havia solicitado cinco áreas de perfurações, mas foi reduzido para três. Tema para Paula Favarato, nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Entenda o projeto polêmico de exploração de petróleo nos EUA
O MUNDO COTIDIANO

10/03/2023 - Entenda o projeto polêmico de exploração de petróleo nos EUA

Faltando apenas alguns dias para o governo de Joe Biden tomar uma decisão sobre o primeiro grande projeto de perfuração de petróleo de seu mandato, a Casa Branca indicou que pode restringir o escopo do controverso plano, que atraiu duras críticas dos defensores do meio ambiente. O Projeto Willow, proposto pela ConocoPhillips, é um enorme empreendimento de perfuração de petróleo de décadas em North Slope, no Alasca, que os legisladores estaduais dizem que criará empregos e aumentará a produção nacional de energia. Tema para a comentarista Paula Favarato, nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

1 ano da Guerra Ucrânia x Rússia: como estão os países, e como o Brasil se articula
O MUNDO COTIDIANO

02/03/2023 - 1 ano da Guerra Ucrânia x Rússia: como estão os países, e como o Brasil se articula

O último dia 24 de fevereiro marcou no calendário o primeiro ano desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia. As tropas russas invadiram por terra, mar e água o território ucraniano, promovendo cenas de destruição. Nesta edição do Mundo Cotidiano, a professora de geografia Paula Favarato traz uma retrospectiva do cenário, explica como estão os países atualmente e como o Brasil tem se articulado na política internacional, inclusive sugerindo uma saída diplomática. Ouça a conversa completa!

Chuvas causam mais de 40 mortes em SP. Como o desastre poderia ter sido evitado?
O MUNDO COTIDIANO

23/02/2023 - Chuvas causam mais de 40 mortes em SP. Como o desastre poderia ter sido evitado?

As chuvas que devastaram o Litoral Norte de São Paulo durante o fim de semana deixaram mais de 40 pessoas mortas. A cena de tristeza nas cidades, com mortes, desaparecidos e casas destruídas, contracenou com a informação de que as áreas de risco já haviam sido monitoradas e alvo de alerta. Segundo revelado pelo g1, uma inspeção do Ministério Público Estadual em 2020 identificou obras e áreas com risco de deslizamento em Vila Sahy, em São Sebastião. Mas o que poderia ter sido feito para evitar a tragédia? Nesta edição do Mundo Cotidiano, a comentarista e professora de Geografia Paula Favarato explica as condições que poderiam ter dado mais segurança aos moradores e, talvez, evitado que a tragédia acontecesse. Ouça a conversa completa!

Serviço de espionagem: como funciona e por que ajudam os governos?
O MUNDO COTIDIANO

17/02/2023 - Serviço de espionagem: como funciona e por que ajudam os governos?

A presença de objetos voadores sobre o espaço aéreo dos Estados Unidos tem chamado a atenção das autoridades mundiais e da população em geral. A origem é desconhecida e por isso o efeito natural é a curiosidade. O Pentágono informou que um dos objetos passou perto de instalações militares, o que pode representar uma potencial ferramenta de vigilância. A espionagem, aliás, tornou-se muito importante na Guerra Fria. A atividade ligava-se diretamente à necessidade que as superpotências tinham de saber detalhes sobre as novas conquistas tecnológicas do adversário. Mas o que foi a Guerra Fria e como ainda influencia a história? Nesta edição do Mundo Cotidiano, a professora de Geografia Paula Favarato explica sobre a espionagem e o que os objetos voadores podem representar. Ouça a conversa completa!

Terremoto mata mais de 16 mil na Turquia e Síria: como e por que acontecem?
O MUNDO COTIDIANO

09/02/2023 - Terremoto mata mais de 16 mil na Turquia e Síria: como e por que acontecem?

O total de mortos na Turquia e na Síria devido ao terremoto de magnitude 7,8 da última segunda-feira (6) passou de 11 mil. O tremor ocorreu a 10 km da superfície, o que significa baixa profundidade e maior potencial de destruição, e o raio de alcance foi de 250 km. Foram mais de 90 réplicas. Apesar das dificuldades, crianças e famílias inteiras chegaram a ser retiradas dos escombros com vida. O drama deve continuar por algum tempo, uma vez que a Organização Mundial da Saúde prevê um número real de mortes muito maior. Nesta edição do Mundo Cotidiano, a professora de geografia Paula Favarato explica como e por que os terremotos acontecem. Por que aconteceu com tanta gravidade entre a Turquia e a Síria? O Brasil tem risco de sofrer com terremotos? Ouça a conversa completa!

As partes do acordo Mercosul-UE: os prós e contras para o Brasil
O MUNDO COTIDIANO

02/02/2023 - As partes do acordo Mercosul-UE: os prós e contras para o Brasil

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, veio ao Brasil durante a semana e encontrou-se com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O principal assunto do encontro foi o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O acordo foi fechado em 2019, após 20 anos de negociações. Lula agora sinaliza uma guinada na agenda ambiental, correspondendo aos interesses do mercado europeu. Mas o que é um acordo comercial e como o Brasil pode se beneficiar? Há algum ponto negativo na assinatura do acordo? Tema para Paula Favarato nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Moeda comum com a Argentina: entenda a polêmica
O MUNDO COTIDIANO

26/01/2023 - Moeda comum com a Argentina: entenda a polêmica

Brasil e Argentina provocaram inquietação nos últimos dias com a possibilidade de uma potencial "união monetária", embora os dois países provavelmente não abandonem o real ou o peso tão cedo. Então, qual é o plano? Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato explica o assunto e suas implicações geopolíticas. Ouça a conversa completa!

Crise demográfica? População chinesa diminui pela primeira vez em mais de 60 anos
O MUNDO COTIDIANO

20/01/2023 - Crise demográfica? População chinesa diminui pela primeira vez em mais de 60 anos

A população da China diminuiu pela primeira vez em mais de seis décadas no ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (16), apontando para uma crise demográfica no país mais populoso do mundo. No final de 2022, a população nacional da China era de 1,4 bilhão, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) em Pequim, especificando que é "uma diminuição de 850 mil desde o final de 2021". A taxa de natalidade do país caiu para níveis históricos em meio ao envelhecimento da população, um declínio acelerado que, segundo analistas, pode prejudicar o crescimento econômico e pressionar as finanças públicas. Este é o tema em destaque nesta edição de O Mundo Cotidiano, com Paula Favarato. 

As repercussões internacionais dos atos golpistas no Brasil
O MUNDO COTIDIANO

13/01/2023 - As repercussões internacionais dos atos golpistas no Brasil

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a comentarista Paula Favarato traz para a conversa as repercussões, com destaque para o pronunciamento de diversos Chefes de Estado do mundo, sobre os atos de vandalismo e golpismo ocorridos em Brasília no último domingo (8). Ouça a conversa completa!

Protestos na Bolívia: país tem filas quilométricas de caminhões; entenda
O MUNDO COTIDIANO

05/01/2023 - Protestos na Bolívia: país tem filas quilométricas de caminhões; entenda

Dezenas de caminhões de transporte pesado ficaram parados nas estradas da região boliviana de Santa Cruz na terça-feira (3), em mais um dia de protestos contra a prisão do governador local, Luis Camacho. Ele é acusado de ser o responsável pela deposição do ex-presidente Evo Morales em 2019. O departamento, que faz fronteira com Brasil e Paraguai, há seis dias, registra manifestações que levaram a confrontos com a polícia após a prisão do governador Luis Camacho. A capital regional está cercada pelo fechamento das estradas que a conectam ao resto do país e ao exterior. Bloqueios com pneus, galhos e pedras deixaram filas intermináveis de veículos de carga em diversas estradas da vasta planície tropical. Quem explica é a comentarista Paula Favarato nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Zelensky visita EUA na 1ª viagem internacional desde a invasão russa; o que isso representa?
O MUNDO COTIDIANO

22/12/2022 - Zelensky visita EUA na 1ª viagem internacional desde a invasão russa; o que isso representa?

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou na quarta-feira (21) a Washington DC, nos Estados Unidos, para encontros com o presidente Joe Biden e com os congressistas. Trata-se de uma viagem histórica: é a primeira vez que Zelensky deixa a Ucrânia desde o início da guerra no país, em 24 de fevereiro. Os EUA fornecerão US$ 1,85 bilhão (R$ 9,6 bilhões) em assistência militar adicional para a Ucrânia, incluindo a transferência de um sistema de defesa aérea chamado Patriot. Durante o encontro, o presidente Biden citou diversas vezes essa doação do sistema de defesa aérea , que é considerado eficaz e caro. Essa doação, segundo Biden, não deve implicar uma escalada da guerra, já que o sistema é para defesa, e não para atacar os russos. Tema para Paula Favarato, nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Finalistas da Copa do Mundo, entenda a geopolítica da França e Argentina
O MUNDO COTIDIANO

15/12/2022 - Finalistas da Copa do Mundo, entenda a geopolítica da França e Argentina

O tema em destaque nesta edição de O Mundo Cotidiano está ligado a Copa do Mundo. França e Argentina vão decidir quem fica com o troféu na partida final do torneio no Catar que acontece no domingo, dia 18, as 12h (de Brasília). A comentarista Paula Favarato traz na sua explicação destaques das relações geopolíticas dos países. Ouça a conversa completa!

Presidente do Peru é destituído e preso; entenda a crise
O MUNDO COTIDIANO

08/12/2022 - Presidente do Peru é destituído e preso; entenda a crise

O presidente do Peru, Pedro Castillo, tentou fechar o Congresso na última quarta-feira (7), mas foi destituído pelo Legislativo e preso logo em seguida, agravando ainda mais a crise política em um país que teve cinco presidentes nos últimos cinco anos. Dina Boluarte, que era a vice-presidente de Pedro Castillo, assumiu a presidência do país e, assim, tornou-se a primeira mulher a liderar o país. Quem explica o contexto do país é Paula Favarato nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Sede da Copa do Mundo, conheça a história e o cenário geopolítico do Catar
O MUNDO COTIDIANO

05/12/2022 - Sede da Copa do Mundo, conheça a história e o cenário geopolítico do Catar

Assim como os países que já sediaram grandes eventos, o Catar tem estado sob o olhar atento da comunidade internacional ao sediar a Copa do Mundo. Pensando nisso, nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato detalha a história, geopolítica e as polêmicas que marcam o Catar, primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa.Ouça a conversa completa!

Desbravando a América: saiba tudo sobre a geopolítica da Bolívia
O MUNDO COTIDIANO

17/11/2022 - Desbravando a América: saiba tudo sobre a geopolítica da Bolívia

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, o tema em destaque com Paula Favarato é a Bolívia. Confira, na conversa, detalhes sobre sua história e geopolítica do país.Ouça a conversa completa!

Colômbia: entenda sua geopolítica, conflitos internos e a atuação da Farc
O MUNDO COTIDIANO

11/11/2022 - Colômbia: entenda sua geopolítica, conflitos internos e a atuação da Farc

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, o tema em destaque com Paula Favarato é a Colômbia. Confira, na conversa, detalhes sobre sua história, geopolítica, formação de conflitos internos e a atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ouça a conversa completa!

Primeira Guerra Mundial: o que foram a Tríplice Aliança e Entente
O MUNDO COTIDIANO

04/11/2022 - Primeira Guerra Mundial: o que foram a Tríplice Aliança e Entente

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato traz novas explicações que envolvem a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Dentro do contexto da "Grande Guerra", a comentarista explica, por exemplo, como os países estavam configurados na geopolítica mundial e o que foram as chamadas Tríplice Aliança e Entente. Ouça a conversa completa!

Conflitos na África: entenda a guerra civil em Ruanda
O MUNDO COTIDIANO

20/10/2022 - Conflitos na África: entenda a guerra civil em Ruanda

Palco de diversos conflitos internos em sua história, a África é o tema em destaque nesta edição de O Mundo Cotidiano, com Paula Favarato. Na conversa desta semana, a comentarista explica, em especial, a situação de guerra civil em Ruanda. Ouça a conversa completa!

Apartheid: entenda o que foi o regime e como ele foi derrubado
O MUNDO COTIDIANO

13/10/2022 - Apartheid: entenda o que foi o regime e como ele foi derrubado

O apartheid foi um regime político de segregação racial que durou quase meio século e terminou na década de 1990, na África do Sul. O apartheid, ou "desenvolvimento separado das raças" em afrikaner, sistematizou, a partir de 1948, a segregação praticada desde o século XVII pelos primeiros colonos holandeses. Instaurado pelo Partido Nacional (PN), que dominou a vida política do país de 1948 a 1994, este sistema se apoiava em três pilares: a lei sobre a classificação da população; a lei da habitação separada; e a lei sobre a terra. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica em que consistia esse sistema e como ele foi derrubado. Ouça a conversa completa!

Entenda o que tem levado aos protestos violentos no Irã
O MUNDO COTIDIANO

29/09/2022 - Entenda o que tem levado aos protestos violentos no Irã

O Irã fez um ataque aéreo ao Curdistão, uma região no Iraque, e matou 13 pessoas na última quarta-feira (28). Os iranianos jogaram mísseis na região de onde era a jovem Mahsa Amini, que morreu após ser presa por "uso inadequado" do véu islâmico — a morte dela foi o estopim para uma onda de protestos nas cidades iranianas. O governo do Irã alega que dissidentes curdos estão por trás das manifestações. Além das 13 pessoas que morreram, mais de 30 ficaram feridas. Tema para Paula Favarato, nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Guerra na Ucrânia: o conflito está chegando ao ponto que o mundo temia?
O MUNDO COTIDIANO

22/09/2022 - Guerra na Ucrânia: o conflito está chegando ao ponto que o mundo temia?

O ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, afirmou. na quinta-feira (22), que seu país está pronto para defender os territórios conquistados na Ucrânia com "armas nucleares estratégicas". Com a fala, Medvedev subiu o tom das ameaças nucleares feitas ontem pelo presidente russo, Vladimir Putin, durante pronunciamento à nação pela TV. A comentarista Paula Favarato atualiza a situação da guerra nesta edição de O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Refugiados pelo mundo: entenda a situação de ucranianos e sírios
O MUNDO COTIDIANO

16/09/2022 - Refugiados pelo mundo: entenda a situação de ucranianos e sírios

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato traz como destaque o tema refugiados pelo mundo. Com destaque para a situação de ucranianos e sírios. Ouça a conversa completa!

Tudo o que envolve a geopolítica do México
O MUNDO COTIDIANO

25/08/2022 - Tudo o que envolve a geopolítica do México

Nesta edição do O Mundo Cotidiano o tema em destaque é a história e geopolítica do México. Situado entre os Estados Unidos e a América Central, o país da América do Norte é marcado por uma relação de dependência com outras nações ao longo de sua história. Quem fala sobre o assunto é a comentarista Paula Favarato. Ouça a conversa completa!

Incas, maias e astecas: as características das civilizações pré-colombianas
O MUNDO COTIDIANO

18/08/2022 - Incas, maias e astecas: as características das civilizações pré-colombianas

Das mais importantes civilizações do mundo, os incas, maias e astecas tornaram-se conhecidos pela sua cultura e tradição. Mas qual a história dessas civilizações pré-colombianas, que habitavam o atual continente americano em diferentes épocas? Tema para Paula Favarato nesta edição do O Mundo Cotidiano. Ouça a conversa completa!

Por dentro de um império: conheça a história e geopolítica do Japão
O MUNDO COTIDIANO

11/08/2022 - Por dentro de um império: conheça a história e geopolítica do Japão

Nesta edição de O Mundo Cotidiano o destaque é o Japão. O Japão, um arquipélago no Extremo Oriente, tem a terceira maior economia do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. A comentarista Paula Favarato traz detalhes da história, geopolítica e curiosidades do país. Ouça a conversa completa!

Hong Kong e Taiwan: conheça as regiões 'rebeldes' do mundo asiático
O MUNDO COTIDIANO

04/08/2022 - Hong Kong e Taiwan: conheça as regiões 'rebeldes' do mundo asiático

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato traz um novo destaque envolvendo a história asiática. Desta vez, a comentarista explica a história dos territórios de Taiwan e Hong Kong, consideradas regiões "rebeldes" do mundo asiático. Ouça a conversa completa!

Afinal, a China é um país capitalista ou socialista?
O MUNDO COTIDIANO

28/07/2022 - Afinal, a China é um país capitalista ou socialista?

Potencial mundial e a segunda maior economia mundial! Nesta edição de O Mundo Cotidiano o tema em destaque é a China! A comentarista Paula Favarato explica as características do país e explica se estamos, afinal, diante de uma nação capitalista ou socialista. Ouça a conversa completa!

Entenda a questão separatista entre Espanha e Catalunha
O MUNDO COTIDIANO

22/07/2022 - Entenda a questão separatista entre Espanha e Catalunha

O tema desta edição do O Mundo Cotidiano, Paula Favarato fala do assunto Espanha e Catalunha, a pedido de ouvinte. Isso porque os sentimentos separatistas na Catalunha acirram-se em função dos problemas econômicos enfrentados pela Espanha, considerado um primo "pobre" do bloco europeu. "Esses desejos nacionalistas são acirrados pelos abalos na economia e pela crise no turismo no contexto pandêmico", analisa. Ouça a conversa completa!

Migração pelo mundo: o que leva populações a saírem de seus países?
O MUNDO COTIDIANO

15/07/2022 - Migração pelo mundo: o que leva populações a saírem de seus países?

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica como funcionam os principais fluxos migratórios do mundo. O que levam diversas populações a saírem de seus países de origem? Motivações políticas, econômicas e religiosas, por exemplo, são alguns dos fatores.

Entenda as diferenças entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul
O MUNDO COTIDIANO

23/06/2022 - Entenda as diferenças entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, a aula de Paula Favarato é sobre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Ouça!

Cuba: entenda a geopolítica, cenário econômico e embargo do país
O MUNDO COTIDIANO

09/06/2022 - Cuba: entenda a geopolítica, cenário econômico e embargo do país

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato fala sobre Cuba! A comentarista explica o contexto político do país da América Central, economia e o embargo. Ouça!

Entenda como funciona a monarquia britânica e as atribuições da Rainha Elizabeth II
O MUNDO COTIDIANO

02/06/2022 - Entenda como funciona a monarquia britânica e as atribuições da Rainha Elizabeth II

Nesta quinta-feira (02), começou no Reino Unido os eventos de celebração do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II. A monarca está no trono há 70 anos e possui o maior tempo de reinado da história. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica como funciona a monarquia britânica e as atribuições da Rainha. Ouça!

O que são o G4, G7, G8 e G20 e o impacto desses grupos na economia mundial
O MUNDO COTIDIANO

26/05/2022 - O que são o G4, G7, G8 e G20 e o impacto desses grupos na economia mundial

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica o que são os chamados G4, G7, G8 e G20. O G7 foi criado em 1975 como um fórum de líderes das principais nações industrializadas do mundo. Os encontros anuais do G7 tornaram-se, ao longo dos anos, uma plataforma para determinar a evolução do discurso multilateral e definir respostas políticas a desafios globais. O G7 complementa o G20, geralmente considerado a base da coordenação econômica a nível global. Ouça!

O menor país do mundo: entenda a estrutura do Vaticano
O MUNDO COTIDIANO

19/05/2022 - O menor país do mundo: entenda a estrutura do Vaticano

O Vaticano, o menos país do mundo, é um território incrustado de 0.44 quilômetros quadrados no norte de Roma, na Itália. Sede da Igreja Católica e lar do Papa, o Vaticano é um estado teocrático monárquico, sob o comando do Pontífice. Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato detalha como funciona a estrutura vaticana. Ouça!

Israel e Palestina: as causas e consequências do conflito
O MUNDO COTIDIANO

12/05/2022 - Israel e Palestina: as causas e consequências do conflito

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, o assunto é o conflito entre Israel e Palestina. A professora Paula Favarato explica como começou este choque entre povos, o desenvolvimento do conflito e suas consequências. Ouça!

Por dentro da ONU: como funciona a organização e seu Conselho de Segurança
O MUNDO COTIDIANO

05/05/2022 - Por dentro da ONU: como funciona a organização e seu Conselho de Segurança

Nesta edição de O Mundo Cotidiano, Paula Favarato explica o que é e como funciona a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a professora também detalha o funcionamento do Conselho de Segurança. Ouça!

Conflito Rússia e Ucrânia: há risco de uma Terceira Guerra Mundial?
O MUNDO COTIDIANO

28/04/2022 - Conflito Rússia e Ucrânia: há risco de uma Terceira Guerra Mundial?

Na noite da última segunda-feira, o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, fez um alerta grave sobre os riscos de o conflito na Ucrânia se expandir e se tornar uma Terceira Guerra Mundial. Em uma entrevista à emissora estatal Canal Um, um jornalista perguntou ao ministro o quão séria era a ameaça de uma nova Grande Guerra, comparando a situação atual à crise dos mísseis em Cuba, em 1962. Lavrov respondeu: "Agora os riscos são muito significativos. Não quero os inflar artificialmente. Há muitos que o desejam. O perigo é sério, real. Ele não pode ser subestimado". Ouça a análise de Paula Favarato sobre o assunto nesta edição de "O Mundo Cotidiano". Acompanhe a explicação completa!

Eleições na França: entenda o que está em jogo
O MUNDO COTIDIANO

14/04/2022 - Eleições na França: entenda o que está em jogo

O segundo turno das eleições presidenciais na França, marcado para o próximo dia 24 de abril, se desenha como uma espécie de reprise do pleito de 2017, quando Emmanuel Macron bateu a candidata da direita radical Marine Le Pen. Le Pen, do partido Assembleia Nacional, de extrema direita, está concorrendo pela terceira vez. Durante toda a campanha, ela ficou em segundo, atrás de Macron. A diferença entre os dois, no entanto, diminuiu durante os últimos dias. Nesta edição do "O Mundo Cotidiano", Paula Favarato explica essa disputa e seus impactos. Ouça a conversa completa!

Passando a limpo: entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido
O MUNDO COTIDIANO

07/04/2022 - Passando a limpo: entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Afinal, Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido é tudo a mesma coisa? Quando você se depara com informações sobre essas localidades no noticiário bate uma dúvida sobre o que representam? Nesta edição do "O Mundo Cotidiano", a professora de Geografia Humana, Econômica e Geopolítica, Paula Favarato, explica o assunto. E mais: será que estamos diante do fim da guerra Ucrânia e Rússia? O que falta para o conflito ser cessado? Ouça as explicações completa da comentarista!