CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

Marco Bravo


O biólogo Marco Bravo, professor e mestre em Gestão Ambiental, aborda assuntos de ecologia, fauna, flora, planejamento sustentável e agro-ecológico, educação e gestão ambiental

Últimos Áudios

"Mudanças Climáticas X Saúde': os riscos da leishmaniose e filariose!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/04/2024 - "Mudanças Climáticas X Saúde': os riscos da leishmaniose e filariose!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo, na série "Mudanças Climáticas X Saúde" traz o alerta com relação aos riscos da leishmaniose e filariose. O que são? A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano. Já a Filariose Linfática (Elefantíase) é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita. As informações são do Ministério da Saúde. Ouça a conversa completa!

Orquídeas: como plantar, adubar e criar um jardim vertical!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/04/2024 - Orquídeas: como plantar, adubar e criar um jardim vertical!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque um assunto relacionado ao paisagismo, são as orquídeas. O comentarista classifica as orquídeas, as espécies mas utilizadas no Brasil e Espírito Santo, como plantar, adubar e estimular a floração. Ouça a conversa completa!

'Chuvas torrenciais continuarão chegando e com cada vez mais frequência', alerta comentarista
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/03/2024 - 'Chuvas torrenciais continuarão chegando e com cada vez mais frequência', alerta comentarista

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque as recentes ocorrências das chuvas no Espírito Santo. O comentarista aponta, de forma didática, três causas, problemas e soluções envolvendo a ocorrência de eventos climáticos, como os das fortes chuvas. Vamos a elas:

"Mudanças climáticas X saúde": escorpiões e barbeiros "invadem" as cidades
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/03/2024 - "Mudanças climáticas X saúde": escorpiões e barbeiros "invadem" as cidades

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Suntentabilidade", o comentarista Marco Bravo, na série "Mudanças climáticas X saúde", explica como os animais têm se adaptado e sendo impactados pelas mudanças do clima. Dessa vez, os destaques são os escorpiões e barbeiros. "Temos aí um aracnídeo e um inseto, que no cenário das mudanças climáticas estão 'invadindo' as cidades e seus entornos, impactando, sobretudo, na saúde humana", explica. Ouça a conversa completa!

"Mudanças climáticas X saúde": o que é a malária?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/03/2024 - "Mudanças climáticas X saúde": o que é a malária?

Dando sequência a série "Mudanças climáticas X Saúde", nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" o tema em destaque é a malária, doença infecciosa, febril, aguda e potencialmente grave. Ela é causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes, pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados, também conhecido como mosquito-prego. No entanto, também pode ser transmitida pelo compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou até mesmo da mãe para feto, na gravidez. As informações são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ouça a conversa completa!

“Mudanças Climáticas x Saúde”: saiba como é a transmissão da febre amarela
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/03/2024 - “Mudanças Climáticas x Saúde”: saiba como é a transmissão da febre amarela

Nesta edição do “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o comentarista Marco Bravo continua a série que relaciona as mudanças climáticas a questões de saúde e fala sobre a febre amarela. Doença infecciosa grave, a febre amarela é transmitida por mosquito Aedes Aegypti, o que acende ainda mais o alerta para o combate ao vetor. Ouça a conversa completa e saiba mais sobre a doença!

Como zika vírus e a chikungunya se tornaram doenças notificadas no Brasil?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/02/2024 - Como zika vírus e a chikungunya se tornaram doenças notificadas no Brasil?

Nesta edição de "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo continua a série "Mudanças Climáticas x Saúde" e explica como o zika vírus e a chikungunya se tornaram doenças notificadas no Brasil. Ouça a conversa completa!

“Mudanças climáticas x saúde”: como as chuvas contribuem para a dengue?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

21/02/2024 - “Mudanças climáticas x saúde”: como as chuvas contribuem para a dengue?

Nesta edição de “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o comentarista Marco Bravo inicia uma nova série em que analisa a relação entre as mudanças climáticas e a nossa saúde. Neste primeiro episódio, o professor explica como as chuvas intensas comuns no verão tornam a estação propícia à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como zika, chikungunya e dengue. Ouça a conversa completa!

Série "Na beira do mar": o papel das baleias jubartes na vida marinha
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

14/02/2024 - Série "Na beira do mar": o papel das baleias jubartes na vida marinha

Nesta edição de "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo encerra a série especial "Na beira do mar" falando das baleias jubartes. Parte do grupo "baleias de barbatana", as jubartes atingem até 16 metros de comprimento e podem pesar até 40 toneladas. Ouça a conversa completa!

Série "Na beira do mar": dicas de atitudes sustentáveis para o Carnaval
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/02/2024 - Série "Na beira do mar": dicas de atitudes sustentáveis para o Carnaval

Nesta edição de “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o comentarista Marco Bravo continua a série “Na beira do mar”. Desta vez, às vésperas do Carnaval, o professor dá dicas de práticas sustentáveis para festejar e não agredir o meio ambiente. Ouça a conversa completa!

Série "Na beira do mar": você recolhe o lixo que produz na praia? Conheça os perigos e contaminantes!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

31/01/2024 - Série "Na beira do mar": você recolhe o lixo que produz na praia? Conheça os perigos e contaminantes!

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o tema em destaque, o comentarista Marco Bravo, é a produção do lixo nas praias. É mais uma explicação na série "Na beira do mar". Entenda os perigos do lixo, seus contaminantes a importância da prática cidadã do seu recolhimento. Ouça a conversa completa!

Série "Na beira do mar": cuidados ao consumir alimentos na praia
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

24/01/2024 - Série "Na beira do mar": cuidados ao consumir alimentos na praia

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo, na série de assuntos que envolvem os ambientes marinhos, explica os cuidados que devemos ter ao consumir alimentos na praia. Ele também fala dos perigos que o lixo gerado após o consumo pode causar. Ouça a conversa completa!

Série "Na beira do mar": entenda o que é e como é verificada a qualidade das águas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

17/01/2024 - Série "Na beira do mar": entenda o que é e como é verificada a qualidade das águas

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica o assunto balneabilidade. Ele explica o que representa a balneabilidade das águas, como é calculada e o que representa, de forma prática, no dia a dia. Ouça a conversa completa!

Série "Na beira do mar": por que é importante preservar a restinga?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/01/2024 - Série "Na beira do mar": por que é importante preservar a restinga?

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo segue nas explicações sobre o universo do mar. Desta vez, ele fala sobre o que são, a importância e necessidade de preservação da restinga. De forma geral, a restinga é o conjunto de vegetações presente sobre os solos arenosos das regiões litorânea. "Ela [a restinga] é fundamental para a sustentação da areia, evitar a possibilidade de erosão do mar, além de ter toda uma beleza cênica, com a florada das bromélias, a diversidade e beleza desse ecossistema. Ela sustenta os bancos de areia", explica. Ouça a conversa completa!

O que são os manguezais e a importância do bioma
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/01/2024 - O que são os manguezais e a importância do bioma

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo inicia uma série com explicações de temas que envolvem o período do verão. O primeiro é o manguezal, ecossistema formado pelo encontro do ambiente terrestre e o marinho. Mas por que esse bioma para iniciar a conversa? "Ele está num contexto de estuário, de praias, do mar. A gente diz que o manguezal é a 'mãe' de todo o processo do ecossistema marinho", explica. De acordo com informações da WWF, "dessa formação surge um sistema único que mistura água doce com água salgada que resulta em um ecossistema com uma abundante biodiversidade, complexo e sensível ao mesmo tempo, o que evita processos de erosão e assoreamento de praias, protegendo milhares de pessoas que vivem em áreas costeiras", diz. Ouça a conversa completa!

O meio ambiente em 2023: efeitos do El Niño, ondas de calor e seca
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/12/2023 - O meio ambiente em 2023: efeitos do El Niño, ondas de calor e seca

2023 foi o ano mais quente em 174 anos de medições meteorológicas. O alerta foi dado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e representou os desafios enfrentados ao longo dos meses. Temporais, ondas de calor e, neste fim de ano, a seca e a crise hídrica em municípios do Espírito Santo apareceram como fatos marcantes na área ambiental. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o assunto e traz um panorama do que esperar para 2024. Ouça a conversa completa!

Compra sustentável: presentes de Natal que ajudam a não prejudicar o meio ambiente!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/12/2023 - Compra sustentável: presentes de Natal que ajudam a não prejudicar o meio ambiente!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica como podemos escolher presentes de Natal de forma ética e sustentável. Informações do site "BBC Brasil" apontam que, segundo os princípios da chamada "economia circular", se você seguir rigorosamente as instruções sobre o que fazer com um presente no final da sua vida útil, todos os materiais utilizados poderão ser reciclados para gerar outro produto do mesmo tipo e qualidade. "Isso também significa que nenhum dos seus componentes deve terminar no aterro sanitário. E, quanto mais ele for reutilizado e reciclado, menor será a necessidade de mineração e fabricação", informa a publicação. Ouça a conversa completa!

ES terá novas regras para licenciamento ambiental; entenda como isso funciona!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/12/2023 - ES terá novas regras para licenciamento ambiental; entenda como isso funciona!

O projeto de lei enviado pelo governo do Espírito Santo para acelerar o processo de licenciamento ambiental no Estado foi aprovado durante sessão na última segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A proposta segue agora para a sanção do governador Renato Casagrande. Em mensagem encaminhada à Casa, o governador afirmou que o objetivo é reduzir custos de transação e atrair eficiência na análise dos pedidos de licenciamento ambiental, incorporando à realidade as melhores práticas nacionais e internacionais. Como informou o colunista Abdo Filho, de A Gazeta, a proposta foi elaborada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Com a aprovação, o que leva hoje mais de um ano para sair dos órgãos competentes terá, no máximo, oito meses para uma resposta, no caso dos grandes projetos. Para os de menor impacto, serão quatro meses. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica o que é, como funciona e os desafios que envolvem a implementação de um licenciamento ambiental. Ouça a conversa completa!

Dicas práticas no dia a dia para evitar o desperdício de água
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/12/2023 - Dicas práticas no dia a dia para evitar o desperdício de água

Com as altas temperaturas registradas no Espírito Santo, associadas aos baixos volumes de chuva, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) emitiu, no último dia 22, a Resolução 002/2023, reforçando a necessidade de uso consciente da água em todas as cidades capixabas. Mas há pessoas que, independentemente das condições climáticas, desperdiçam água das mais diversas maneiras, inclusive para lavar calçadas — uma das práticas proibidas e passíveis de punição pelas normas vigentes. Diante desse cenário, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz dicas práticas no dia a dia para evitar o desperdício de água. Ouça a conversa completa!

Entenda a importância da restauração de áreas verdes nas nossas cidades!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/11/2023 - Entenda a importância da restauração de áreas verdes nas nossas cidades!

As cidades precisam de voltar a ser com o que eram antes, com a valorização do meio ambiente e o contato das pessoas com as áreas verdes, plantas e flores. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. A esta prática se dá o nome de "Restauração de Áreas Verdes". O comentarista explica, na prática, o que representa o conceito e como ele pode ser aplicado em nosso dia a dia. 

Entenda o impacto do plástico no meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/11/2023 - Entenda o impacto do plástico no meio ambiente

Os números impressionam. Ao menos 14 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano todos os anos, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) sendo ingerido por animais, entrando na cadeia alimentar e danificando ecossistemas marinhos. E como deter essa "maré" de plástico? Como deve ser feito o seu descarte correto? Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. 

Ondas de calor serão mais comuns? Especialista explica!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/11/2023 - Ondas de calor serão mais comuns? Especialista explica!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a notícia de que desde o dia 8 de novembro, o Brasil vivencia sua a oitava onda de calor de 2023. Outras ocorrerem em janeiro, março, agosto, setembro e outubro. Desta vez, o fenômeno promete ser um dos mais intensos já registrados. A onda de calor estava prevista inicialmente para acabar nos próximos dias, mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o seu alerta até o fim da semana.  O comentarista explica o que tem acontecido e como amenizar os efeitos desse fenômeno.

Enem 2023: apostas nos temas de Ecologia e Sustentabilidade para o próximo domingo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/11/2023 - Enem 2023: apostas nos temas de Ecologia e Sustentabilidade para o próximo domingo

A segunda fase do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) será a vez de testar o conhecimento dos estudantes e participantes com relação a Ciências da Natureza e Matemática. No segundo dia de provas (12/11), são 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame terá inicio às 13h30 do próximo domingo (12). Os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília). Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo aborda quais são os principais temas que costumam cair na prova de Ciências da Natureza, que inclui a Biologia. "Ecologia, por exemplo, aparece em 27% de todas as provas de Biologia", elenca. "Água, seca, extremos climáticos, tempestades de "areia", inundações, novas viroses, plástico e resíduo sólidos são apostas", aposta. Ouça a conversa completa!

A pureza das águas: você sabe qual a importância das nascentes?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/11/2023 - A pureza das águas: você sabe qual a importância das nascentes?

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o tema em destaque, com o comentarista Marco Bravo, é a água. E mais: a importância das nascentes para os ecossistemas. Falar do tema da água volta a ganhar destaque quando se observa no noticiário informações como a de que a seca já afeta todos os municípios do Amazonas, por exemplo. Na capital, Manaus, a seca é a pior registrada em 121 anos. De forma geral, uma nascente é a água da chuva ou do derretimento de geleiras, que se acumula em uma camada menos permeável, como o ponto em que a água infiltrada no subsolo se reúne e emerge. Ouça a conversa completa!

"Semana Lixo Zero" e a importância da conscientização sobre o descarte correto
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

25/10/2023 - "Semana Lixo Zero" e a importância da conscientização sobre o descarte correto

A Semana Lixo Zero é um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a programação é gratuita e realizada simultaneamente em todo o país. A programação tem como objetivo mobilizar a população para adotar práticas de redução e descarte adequado do lixo. A ideia é mostrar que é possível realizar mudanças que possibilitem a reciclagem, compostagem dos resíduos e redução do consumo, evitando assim a sobrecarga dos aterros sanitários. Nesse clima, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Vidro ou plástico? Qual o melhor tipo de embalagem para o meio ambiente?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/10/2023 - Vidro ou plástico? Qual o melhor tipo de embalagem para o meio ambiente?

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo responde a uma dúvida comum quando se fala de preservação do ecossistema e hábitos de consumo no dia a dia: é melhor utilizarmos embalagens de vidro ou plástico? O vidro costuma ser indicado como alternativa mais sustentável ao plástico, mas a pegada ambiental das garrafas de vidro é maior que a do plástico. O comentarista aponta vantagens e desvantagens de cada um. 

Como a escola pode ser sustentável? Especialista orienta!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/10/2023 - Como a escola pode ser sustentável? Especialista orienta!

É necessário também falar de sustentabilidade – e de ações práticas para a preservação do meio ambiente – dentro do ambiente escolar. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz dicas e orientações para que o ambiente escolar possa ser mais sustentável e atento às demandas ambientais. Vamos a exemplos práticos? "Quando a gente fala de escola sustentável podemos citar práticas importantes como o aproveitamento da água da chuva, de bebedouros e do ar-condicionado. Também podemos falar da implantação de hortas verticais, separação de lixo eletrônico e, claro, da prática da reciclagem, já tão falada. Tudo isso interfere na condição de uma escola mais sustentável e que valoriza o meio ambiente", explica. Ouça a conversa completa!

Onda de calor e mudanças climáticas: sugestões para "refrescar" as cidades
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/09/2023 - Onda de calor e mudanças climáticas: sugestões para "refrescar" as cidades

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o processo de aquecimento e de mudanças climáticas pelos quais o mundo tem passado. Diversas cidades brasileiras ultrapassaram a máxima de 40ºC e a expectativa é que a primavera, que começou no último sábado (23), continue com altas temperaturas. O comentarista também aponta tendências e sugestões que podem auxiliar, a curto e longo prazos, a "refrescar" as cidades. Entre as sugestões: utilização da pavimentação permeável nas ruas e avenidas; o aumento das áreas verdes nas cidades e recomendações para construções sustentáveis. Ouça a conversa completa!

Dia da Árvore: o que você precisa saber antes de plantar a sua!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/09/2023 - Dia da Árvore: o que você precisa saber antes de plantar a sua!

Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, é recordado o Dia da Árvore. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o tema e responde ao questionamento: é possível fazer um plantio de uma árvore em casa? Qual a importância das árvores para a sensação térmica? "Nesse momento de mudanças climáticas, que, inclusive, tem sido tão debatido na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é importante que a gente fale sobre a importância da arborização na melhoria da qualidade de vida do planeta. Tudo o que está acontecendo aí está muito ligado ao desmatamento, claro. Elas [árvores] são fundamentais para a vida na Terra e, no clima da primavera, também falar da importância das flores, da floração no período de primavera, para além da beleza cênica, e também reprodução", explica. Ouça a conversa completa!

Qual a importância dos insetos para a vida na Terra?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/09/2023 - Qual a importância dos insetos para a vida na Terra?

Você sabia que os insetos representam cerca de 70% de todas as espécies conhecidas na Terra? Eles servem de alimento para outros animais e muitos deles prometem resistir às mudanças climáticas. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. 

"Viver a natureza": um passeio por parques naturais e urbanos de Vitória
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/09/2023 - "Viver a natureza": um passeio por parques naturais e urbanos de Vitória

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque, inspirado no clima do aniversário de 472 anos de Vitória, um passeio por opções de parques naturais e urbanos da Capital. Que tal "desbravar" a natureza? Entre os destaques estão, por exemplo, o Parque da Fonte Grande (com seus novos mirantes) e o Parque Tabuazeiro. Há também opções de parque urbanos como o de Maruípe, Pedra da Cebola e o Parque Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso), além do tradicional Parque Moscoso.  Você sabia que 40% da ilha de Vitória é constituída de área verde? Ouça a conversa completa!

Entenda o que é pesca assistida e os seus impactos!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

30/08/2023 - Entenda o que é pesca assistida e os seus impactos!

Foi sancionada em Vitória, nesta semana, a lei 9.959/2023, responsável pela pesca assistida. De acordo com a administração municipal, a nova legislação entende a pesca assistida como a aquela em que a rede é acompanhada pela embarcação tripulada durante todo o período de imersão e deriva da rede, desde o lançamento até o seu recolhimento, garantindo a sua visualização. Além disso, por este método, o pescador consegue selecionar o que vai ser capturado e o que vai ser liberado, sendo possível que espécies ameaçadas sejam identificadas e soltas. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica, em detalhes, o que é a pesca assistida e os seus impactos na vida de pescadores e do ecossistema marinho. Na opinião do nosso comentarista, a lei é muito mais branda do que a existente e coloca em risco as áreas de proteção. Ouça a conversa completa!

Saiba como fazer uma composteira em casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

23/08/2023 - Saiba como fazer uma composteira em casa

Mãos a terra! Ter uma composteira doméstica pode ser a solução para reaproveitar o lixo orgânico gerado em casa. Nesta edição do “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o comentarista Marco Bravo fala sobre o assunto. Uma dúvida comum: composteira tem mau cheiro? A resposta é não! “Desde que você use os equipamentos e tenha uma metodologia apropriada. Todos os dias tem que cobrir os vegetais. Se você triturar, mais rápido forma um composto”, explica. Ouça a conversa completa!

Aprenda a fazer o descarte adequado de materiais como lâmpadas e eletrônicos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/08/2023 - Aprenda a fazer o descarte adequado de materiais como lâmpadas e eletrônicos

O tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" é sugestão da ouvinte Camila que trouxe a seguinte mensagem: "Bom dia, equipe CBN! Como fazer o descarte adequado de materiais como lâmpadas, esponjas, eletrônicos, isopor e todo tipo de material reciclável diferenciado?" Pedido feito, o comentarista traz as orientações. Um exemplo: lâmpadas fluorescentes nunca devem ir para as lixeiras domésticas! É um produto considerado perigoso, pois contém mercúrio. A lâmpada queimada deve ser devolvida sempre ao local da compra. "Se possível, guarde a nota fiscal e devolva o produto no mesmo local onde comprou", orienta. 

O que é o maruim e como evitar a picada deste inseto!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

09/08/2023 - O que é o maruim e como evitar a picada deste inseto!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", a pedido dos ouvintes, o assunto em destaque com o comentarista Marco Bravo é o mosquito maruim. O maruim, que significa "mosca pequena" é um pequeno inseto, também conhecido como mosquito-pólvora ou borrachudo. Sua picada é dolorida e causa coceira e hematomas. O comentarista explica suas características e como podemos lidar com esses "pequenos". Ouça a conversa completa!

Ataque de abelhas: o que fazer durante esse tipo de ocorrência?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

02/08/2023 - Ataque de abelhas: o que fazer durante esse tipo de ocorrência?

Dois homens estão internados no Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, após um ataque de abelhas ocorrido na zona rural de Fundão, na manhã do último sábado (29), no fim de semana. Paulo Antonio dos Santos, 60 anos, o neto dele, de sete anos, e um vizinho — identificado como José de Paula, de 63 — andavam de bicicleta, por volta das 8h30. Enquanto passavam por uma estrada de chão, Paulo ouviu gritos e viu o vizinho pular em um riacho. Em seguida, avô e neto começaram a ser atacados por abelhas. Desesperado, Paulo — que é alérgico à picada do inseto — tirou a camisa para proteger a criança. Paulo teve uma parada cardiorrespiratória no momento que era socorrido. José também foi socorrido em estado grave. A criança levou quatro picadas e não precisou de atendimento médico. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo esclarece como devemos agir em casos de ocorrência como em ataque de abelhas. Ouça a conversa completa!

Saiba o que fazer quando encontrar um caramujo africano
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

26/07/2023 - Saiba o que fazer quando encontrar um caramujo africano

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o tema dos caramujos africanos. Nesta época do ano, em que as temperaturas estão mais amenas e há chuvas ocasionais, é possível encontrar com mais facilidade um animal já considerado uma "verdadeira praga", em alguns lugares do Brasil: o caramujo africano. Isso acontece porque esse animal busca por locais úmidos, protegidos do sol para se locomover e colocar ovos. Por isso, também, áreas com vegetação como hortas, jardins, quintais sombreados, com acúmulo de materiais inservíveis, terrenos abandonados, com vegetação alta ou até mesmo vasos de plantas que se tem em casa, são lugares perfeitos para os caramujos viverem. Diante desse cenário, o comentarista explica, afinal, o que devemos fazer caso encontre a espécie. Ouça a conversa completa!

EUA, Europa e Japão enfrentam ondas de calor; entendas os impactos à saúde e meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

19/07/2023 - EUA, Europa e Japão enfrentam ondas de calor; entendas os impactos à saúde e meio ambiente

Várias regiões do mundo estão registrando temperaturas recordes nos últimos dias. Esse cenário nos Estados Unidos, Europa e Japão tem obrigado as autoridades a adotar medidas drásticas diante dos riscos provocados pelas temperaturas extremas, que representam o exemplo mais recente da ameaça da mudança climática. Nos EUA, por exemplo, a situação é mais grave no sul e no oeste do país. Em Phoenix, no Arizona, há 18 dias as temperaturas estão acima dos 38°C. Em Las Vegas, termômetros ultrapassaram os 45°C. Na Califórnia, a temperatura bateu 56°C no Vale da Morte – um lugar conhecido por ser perigosamente quente. O calor virou até atração turística. Muitos visitantes têm ido lá pra tirar foto ao lado do termômetro. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Os impacto à saúde e ao meio ambiente em meio aos extremos climáticos. "O que temos é um cenário global e é uma situação problemática. Precisamos falar de causas, efeitos e o que podemos fazer, como arborização, telhados verdes, energia renovável, políticas sustentáveis", explica. Ouça a conversa completa!

"Sumiço" das abelhas acende alerta no Brasil e no mundo; especialista explica
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/07/2023 - "Sumiço" das abelhas acende alerta no Brasil e no mundo; especialista explica

As abelhas formam um grupo diverso. As mais conhecidas, responsáveis pelo mel, são do grupo das melíferas, nativas da Europa e de partes da África e do leste da Ásia. Mas no mundo todo existem mais de 20 mil espécies, com diferentes tamanhos, cores e hábitos. Por outro lado, um cenário que vem sendo observado no Brasil e no mundo é o "sumiço" da espécie. É sobre esse assunto que o comentarista Marco Bravo trata nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". "O que a gente tem observado, em muitas regiões, é o roubo de colmeias para venda e comercialização – a colmeia tem um valor significativo no mercado –, a utilização de agrotóxicos e a diminuição dos ecossistemas naturais onde a abelha tem local pra se alimentar. Todos esses são fatores, relacionados, que impactam no 'desaparecimento' das abelhas", explica. Ouça a conversa completa!

Para cuidar bem: os conselhos para não "matar" as plantinhas em casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

05/07/2023 - Para cuidar bem: os conselhos para não "matar" as plantinhas em casa

Algumas plantas podem viver por muito tempo num mesmo vaso; outras exigem trocas mais frequentes. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz dicas e orientações para não "matar" as plantas em casa e garantir a sua vivacidade e beleza. Especialistas explicam, por exemplo, que para cuidar bem de uma planta doméstica, você precisa aprender a pensar como uma planta e ficar atento às dicas de temperatura, adubação e utilização de vasos. 

Comece agora: mudanças sustentáveis no estilo de vida que influenciam no meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/06/2023 - Comece agora: mudanças sustentáveis no estilo de vida que influenciam no meio ambiente

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica, de forma prática, como as mudanças sustentáveis em nossos estilos de vida impactam no meio ambiente e trazem melhorias no ecossistema. Um bom exemplo vem do próprio comentarista que reduzir a utilização do carro em distâncias curtas. Marco Bravo explica que ao assumir a caminhada como opção principal de locomoção, está contribuindo com a redução da emissão de gases poluentes e aumentando os benefícios para a saúde. 

Inverno começa nesta quarta-feira; tire suas dúvidas sobre a estação
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

21/06/2023 - Inverno começa nesta quarta-feira; tire suas dúvidas sobre a estação

O inverno começa oficialmente no hemisfério sul nesta quarta-feira (21). A estação mais fria do ano, como é conhecida, entretanto, deve ser atípica por influência do El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas — e que pode, inclusive, se tornar um Super El Niño. O El Niño, assim como a La Niña, determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo — inclusive o Brasil. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica as principais características desta nova estação. E tem participação especial do professor de Geografia, Sergio Mageski. Ouça a conversa completa!

No ES: febre maculosa já matou 37 pessoas nos últimos dez anos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

14/06/2023 - No ES: febre maculosa já matou 37 pessoas nos últimos dez anos

O Brasil já registrou nos últimos dez anos, 753 mortes por febre maculosa. No Espírito Santo, segundo dados divulgados pelo Portal G1, já ocorreram neste período 74 casos registrados com 37 mortes. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Causada por uma bactéria,  ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria. Ouça informações de como se prevenir 

Saiba como funciona o mapeamento de árvores urbanas de Vitória
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/06/2023 - Saiba como funciona o mapeamento de árvores urbanas de Vitória

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a informação de que Vitória é uma das cidades do país que possui o chamado "inventário florístico". O inventário é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais e através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe. Por meio dele também é possível se ter o mapeamento das árvores urbanas plantadas na capital. "Vitória possui entre três, quatro cidades do Brasil, um plano diretor de arborização. Esse plano foi criado em 1991, inaugurado em 1994 e é um planejamento onde você vai mapeando as espécies, árvores, a localização e faz um planejamento de novos plantios em vinte anos. Foi atualizado em 2018 e ficou faltando um aplicativo de georreferenciamento", explica. Ouça a conversa completa

Candida auris: entenda os perigos do "superfungo"
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

31/05/2023 - Candida auris: entenda os perigos do "superfungo"

Nos últimos dias chamou a atenção a notícia de que, no intervalo de 18 dias, o estado de Pernambuco, no Nordeste do país, teve quatro pacientes diagnosticados com o Candida auris, conhecido também como "superfungo", por ser resistente a medicamentos. O Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, se espalhou por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade cientifica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala sobre o assunto. 

Gripe aviária: por que ocorre a migração de aves para o território brasileiro?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

24/05/2023 - Gripe aviária: por que ocorre a migração de aves para o território brasileiro?

Na última semana, o Brasil registrou os seus primeiros casos de aves contaminadas com a gripe aviária (H5N1). Até o momento, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), são oito confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo (três ainda aguardando o sequenciamento), nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um caso no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real). Contudo, as aves contaminadas no Brasil são migratórias, e não fazem parte do sistema industrial brasileiro, informa o Ministério. Diante desse cenário, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica o comportamento dessas aves, por que tem ocorrido essa migração e a importâncias das medidas de biossegurança. 

Mudanças climáticas: efeitos e consequências já são sentidos no planeta!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/05/2023 - Mudanças climáticas: efeitos e consequências já são sentidos no planeta!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque as notícias que sinalizam como os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos, no presente, pelo mundo. Um exemplo vem da França, onde a venda de novas piscinas foi proibida na última semana pelo governo, na região dos Pirineus Orientais, ao mesmo tempo em que a empresa Nestlé se viu obrigada a suspender a produção em duas de suas fontes de extração de água na região oeste do país. O problema é a seca!  Além da venda de piscinas, também estão impedidas atividades como regar o jardim, encher piscinas e lavar carros. Outro exemplo prático é a seca que também atinge a Espanha e ameaça tornar o azeite de oliva um item de luxo.A escassez de água no país, que ameaça não apenas os olivicultores de Jaén, mas também grande parte da agricultura espanhola, ainda deve continuar por muito tempo. Segundo a agência meteorológica estatal Aemet, não há previsão de chuvas fortes até o outono europeu, que começa em setembro. E os pesquisadores do clima alertam: a longo prazo, a Espanha deve se preparar para temperaturas mais altas e ainda menos precipitações. O drama vivido pelos moradores de Jaén se reflete nas barragens no interior do país. Agora, em plena primavera, os reservatórios estão apenas 25% cheios. Isso é suficiente para abastecer a população e os turistas com água potável, mas não os agricultores. Embora precisem desesperadamente da água para salvar seus campos de oliveiras, eles recebem apenas um quarto da quantidade normal. Ouça a conversa completa!

Quais animais podem ser domesticados no Brasil?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/05/2023 - Quais animais podem ser domesticados no Brasil?

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabelece quais animais podem ser domesticados sem precisar da autorização do órgão. A lista tem 50 espécies, de cachorros a ratazanas, mas não conta com a capivara. Essa é espécie de "Filó", criada pelo influencer Agenor, que chegou a perder a guarda de sua capivara e ser multado em R$ 17 mil em ação do Ibama. Ele é acusado pelo órgão de diversos crimes ambientais, entre eles o de praticar abuso com a capivara e a manter em cativeiro para obter vantagem financeira. Agenor nega as acusações e recuperou a guarda provisória após decisão judicial. Especialistas apontam que para evitar problemas desse tipo, é necessário seguir a lista oficial e fornecer a documentação aos órgãos reguladores do seu estado (no caso de um animal exótico, por exemplo) para garantir o bem-estar e segurança sanitária. Em alguns casos, pode-se obter autorização do Ibama para criação controlada de subespécies ou espécies silvestre próximas às da lista, como araras e jiboias. As espécies que estão na lista não precisam de autorização direta do órgão. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. 

Conheças as formas como plantas podem melhorar o ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

26/04/2023 - Conheças as formas como plantas podem melhorar o ambiente

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o cenário que vem crescendo em todo o mundo: a tendência das plantas domésticas. Além do impacto à arquitetura, elas também influenciam na qualidade de vida nesses ambientes. E especialistas apontam: os tempos em que um vaso solitário com um arbusto ou palmeira no canto da sala era suficiente ficaram para trás. Agora, as casas abrigam cada vez mais plantas e de uma variedade muito maior de espécies. 

Meliponicultura: criação de abelhas sem ferrão e a sustentabilidade
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

19/04/2023 - Meliponicultura: criação de abelhas sem ferrão e a sustentabilidade

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo aborda a importância das abelhas para o ecossistema, com destaque para as abelhas sem ferrão. A atividade, chamada de meliponicultura, já tem sido praticada em cidades brasileiras pelos chamados "apicultores urbanos", seja como fonte de renda ou por lazer. As abelhas sem ferrão não picam e nem machucam as pessoas, pois perderam a capacidade de ferroar há milhões de anos. O Brasil abriga mais de 200 espécies delas, a maior diversidade deste tipo de inseto do mundo. Entre as diferenças, o comentarista explica que as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão (Meliponas) constroem potes para armazenar o pólen e o mel. 

Queimadas aumentam chances de nascimento de bebês prematuros, aponta estudo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/04/2023 - Queimadas aumentam chances de nascimento de bebês prematuros, aponta estudo

Prematuridade, baixo peso ao nascer e malformações. Ao menos uma das causas desses problemas no Brasil é completamente alheia ao controle das gestantes e sua temporada está se aproximando: as queimadas. Três estudos da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPPG) demonstram essa relação. Um deles aponta que, na Região Sudeste, a exposição à fumaça dos incêndios nas matas durante o primeiro trimestre da gravidez está relacionada a um aumento de 31% na probabilidade de o bebê nascer prematuro. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. 

Aedes aegypti: entenda suas características e como se prevenir!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

05/04/2023 - Aedes aegypti: entenda suas características e como se prevenir!

O Espírito Santo tem, desde o início de 2023, 20 mortes provocadas pela dengue, e mais de 75 mil casos notificados da doença, sendo 35 mil confirmados por exames laboratoriais. Diante desse cenário de alerta, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" o comentarista Marco Bravo traz importantes observações sobre o tema, com destaque para as características do Aedes aegypti – o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como a febre amarela urbana – e formas de prevenção. Você sabia, por exemplo, que a dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes?

Saúde e meio ambiente: casas bem arejadas e iluminadas contribuem para o bem-estar
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/03/2023 - Saúde e meio ambiente: casas bem arejadas e iluminadas contribuem para o bem-estar

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque que casas bem arejadas, com conforto térmico e bem iluminadas, podem auxiliar no bem-estar comum e na saúde da população. E isso envolve ventilação e iluminação das residências, como a presença de telhados ecológicos, uso de tintas que refrescam o ambiente e esterilizam o ambiente contra os fungos e bactérias, além da presença de plantas que purificam os ambientes. "Um local sem iluminação e ventilação pode acarretar diversos problemas de saúde. Além disso, a deficiência de vitamina D, absorvida a partir da luz solar, é causa de muitas doenças que afetam a saúde do idoso, por exemplo", explica. O comentarista também aponta que há tipos de plantas que ajudam a purificar o ar da casa. São elas: o lírio da paz (a planta precisa de pouca luz e pouca água para se desenvolver bem), Espada de São Jorge, Jiboia, Antúrio e outras.

Por que as folhas das árvores caem no outono? Entenda os impactos da nova estação!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/03/2023 - Por que as folhas das árvores caem no outono? Entenda os impactos da nova estação!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o tema em destaque com o comentarista Marco Bravo são as características ambientais que envolvem a nova estação que estamos, o outono, que começou nesta semana! Um dos eventos ambientais em destaque na estação é a chamada caducifólia, que significa quando folhas caducam, ou seja, folhas que caem, interligadas ao cenário de diminuição das chuvas. As plantas caducifólias, são chamadas assim pois perdem as folhas ao fim do outono e readquirem na primavera. Ouça a conversa completa!

Por que há pessoas que atraem mais mosquitos do que outras?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/03/2023 - Por que há pessoas que atraem mais mosquitos do que outras?

Existem pessoas que são sempre as primeiras atacadas pelos mosquitos. É coisa de pele: um estudo do Laboratório de Neurogenética e Comportamento da Rockefeller University, nos Estados Unidos, descobriu o que atrai o Aedes aegypti, vetor de doenças: atrair insetos é, então, uma característica física, possivelmente genética, que vai acompanhar a pessoa durante toda a vida. Os estudos, feitos ao longo de meses, mostraram que voluntários preferidos ou preteridos continuaram assim, não importa que roupa usassem, o que comessem ou bebessem. Tema para o comentarista Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Entenda a importância dos sistemas de drenagem para as cidades
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/03/2023 - Entenda a importância dos sistemas de drenagem para as cidades

Os sistemas de drenagem podem ajudar as cidades a reduzirem as inundações e resolverem os problemas de poluição da água. Este é o tema em destaque nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". O comentarista Marco Bravo explica essa relação. "Quando a gente fala da importância da drenagem nos centros urbanos, a gente tem que pensar que quando você melhora a drenagem, você aumenta e torna o solo mais permeável, assim como a distribuição da água no decorrer das cidades, principalmente, a água da chuva. Quando você tem grandes enchentes, por exemplo, a drenagem ajuda a diminuir a quantidade de água nas vias. Além disso, as áreas verdes também ajudam nas drenagens", explica.

Quais são e como funcionam os modelos de tratamento de esgoto na Grande Vitória?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/03/2023 - Quais são e como funcionam os modelos de tratamento de esgoto na Grande Vitória?

O Espírito Santo tem 3,9 milhões de habitantes, segundo prévia do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As quatro cidades mais populosas estão na Grande Vitória. Com o crescimento da industrialização e aumento da população, o tratamento de esgoto da Região Metropolitana continua sendo um ponto de preocupação. O funcionamento, o cuidado com o meio ambiente e o destino final dos resíduos são observados por quem preza pela conservação da natureza. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo aborda sobre os modelos de tratamento de esgoto na Grande Vitória.

Descuido dos moradores, problema para a natureza: o risco do lixo no lugar errado
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/02/2023 - Descuido dos moradores, problema para a natureza: o risco do lixo no lugar errado

O período de carnaval é uma ótima oportunidade para viajar, curtir uma praia, passar o dia fora de casa. Mas a folia exige responsabilidade, por exemplo, com o descarte de lixo. O lixo após as festas de Carnaval é uma das maiores preocupações quando se fala nos impactos causados no meio ambiente. São latas de alumínio, garrafas de vidro e copos plásticos espalhados pelas ruas. Por diversas vezes é possível encontrar materiais cortantes e/ou perfurantes como vidros (copos/garrafas e lâmpadas quebradas), latinhas de alumínio, agulhas e seringas etc. sendo descartados sem nenhum cuidado. Além de poder machucar os moradores de rua e animais que por ventura venham a fuçar o lixo, a principal vítima é o coletor de lixo. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica os riscos.

Os hábitos de moradores que podem ajudar na manutenção da rede de esgoto
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/02/2023 - Os hábitos de moradores que podem ajudar na manutenção da rede de esgoto

Uma rede de esgoto entupida é sinônimo de transtorno para moradores, comerciantes e aqueles que precisam trabalhar para resolver. Por isso, alguns hábitos das pessoas podem facilitar na preservação do funcionamento, evitando que a rede fique entupida ou com o fluxo interrompido. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica como indivíduos são capazes de influenciar no bom funcionamento da rede de esgoto. Não jogar papel higiênico no vaso já é uma boa iniciativa, assim como não despejar o óleo de fritura na pia da cozinha. Ouça a conversa completa!

As mudanças climáticas e o efeito na medição da temperatura no ES e no mundo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/02/2023 - As mudanças climáticas e o efeito na medição da temperatura no ES e no mundo

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, registrou no último domingo (5) uma sensação térmica de 59ºC, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Um dia antes, no sábado, a sensação térmica no Rio de Janeiro alcançou 58ºC. No Espírito Santo ou no Rio de Janeiro, não importa o Estado, as mudanças climáticas são visíveis aos olhos e perceptíveis, gerando, por exemplo, o aumento das temperaturas. Mas o que deve ser feito para amenizar a sensação de calor e, principalmente, frear os estragos causados pelo ser humano no planeta terra? Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica como as administrações federais, estaduais e municipais têm o poder de atuar contras as mudanças climáticas. Ouça a conversa completa!

Cuidados necessários com as plantas nos dias quentes de verão
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/02/2023 - Cuidados necessários com as plantas nos dias quentes de verão

Durante os dias quentes, principalmente no verão, as plantas exigem mais água e com maior regularidade do que em outros períodos. Este e outros cuidados são temas do comentarista Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

Entenda como o plástico impacta a vida marinha
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

25/01/2023 - Entenda como o plástico impacta a vida marinha

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo explica como o acúmulo de plástico nos mares e costas pode prejudicar o ecossistema. "Dentro da cadeia alimentar o plástico é um 'problemão' para o meio ambiente, impactando na vida e reprodução de peixes e recifes, por exemplo". Ouça a conversa completa!

Os erros que você costuma cometer ao se proteger da dengue
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/01/2023 - Os erros que você costuma cometer ao se proteger da dengue

Calor e muita chuva: o verão tem a combinação ambiental perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti — um velho conhecido dos brasileiros, responsável por transmitir não só a dengue como outras arboviroses, como zika e chikungunya. Na hora de evitar a dengue, é comum cometermos alguns equívocos. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente" e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo alerta para erros que costumamos cometer ao se proteger da dengue. Entre elas: não reaplicar o repelente durante o dia e só aplicar o repelente nas partes expostas do corpo. Ouça a conversa completa!

Risco de queimaduras por águas-vivas aumenta no verão; entenda
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/01/2023 - Risco de queimaduras por águas-vivas aumenta no verão; entenda

Atenção ao mar! Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o risco de queimaduras por águas-vivas ou caravelas, em especial, durante o período do verão e altas temperaturas. Nas férias de verão as praias brasileiras apresentam um aumento significativo no número de turistas. Para quem aproveita o calor e se banha no mar, é importante se atentar às águas-vivas. Elas se movimentam nas águas promovendo contrações do corpo ou levadas pelas correntes marítimas. Quando se sentem ameaçadas, soltam um tipo de ferrão microscópio dotado de filamentos que injetam uma substância venenosa na pele do suposto agressor, produzindo uma dor intensa semelhante à da queimadura. Ouça a conversa completa!

O que fazer para conter a infestação de moscas durante o verão
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/12/2022 - O que fazer para conter a infestação de moscas durante o verão

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a infestação de moscas em Venda Nova do Imigrante. Moradores das comunidades de Viçozinha, São João e Camargo, no interior do município, na Região Serrana do Espírito Santo, bloquearam uma rodovia da região esta semana em protesto contra a invasão de moscas vindas de granjas localizadas na cidade. De acordo com a prefeitura do município, a comunidade também protocolou um abaixo assinado e relatou o problema ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Por que os pombos podem trazer riscos à saúde humana?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

21/12/2022 - Por que os pombos podem trazer riscos à saúde humana?

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque o tema infestação de pombos nas cidades e um alerta para o controle da população para evitar danos maiores ao ser humano. Especialistas explicam, por exemplo, que os pombos se reproduzem muito rápido. Além disso, eles não têm predadores. Uma das doenças transmitidas pelos pombos é a criptococose, conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves. Inalados, eles se instalam nos pulmões e de lá migram para o sistema nervoso central. A doença pode dar meningite.

É mosca ou mosquito? Entenda as suas diferenças e como dispersá-los!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/12/2022 - É mosca ou mosquito? Entenda as suas diferenças e como dispersá-los!

Ainda trazendo como destaque os principais vetores que, com o aumento dos índices pluviométricos, acabam se proliferando, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" o comentarista Marco Bravo traz como destaque as moscas e os mosquitos. "Não é tudo a mesma coisa e podemos diferenciar mosca de mosquito quanto, até mesmo, ao nicho ecológico (comportamento/alimentação e reprodução), as doenças mais frequentes transmitidas, tempo de vida e outros aspectos", aponta. Ouça a conversa completa!

O que são vetores? Entenda por que os ratos aparecem durante o período chuvoso!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/12/2022 - O que são vetores? Entenda por que os ratos aparecem durante o período chuvoso!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como alerta que, em especial, nos períodos de chuva a preocupação aumenta com a infestação de vetores – animais como pernilongos, pulgas, mosquitos e ratos – e que são responsáveis pela transmissão de doenças. O destaque de hoje é com relação aos roedores! No período chuvoso, as galerias pluviais e caixas de esgoto se enchem de água. Dessa forma, os ratos são expulsos e obrigados a buscar novos esconderijos para viverem e se alimentarem. E nessa hora que ocorrem as infestações desses animais pelos ambientes urbanos. Ouça a conversa completa!

Cuide do seu lixo e ajude a evitar mais problemas em época da chuva!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

30/11/2022 - Cuide do seu lixo e ajude a evitar mais problemas em época da chuva!

A chuva que atinge o Espírito Santo desde o final de semana deixa pessoas fora de casa em várias cidades do estado. Desabamento de casas, alagamentos, deslizamento de terra e queda de barreiras são registrados em várias cidades. E vai um alerta importante: O descarte apropriado e acondicionamento correto do lixo podem diminuir o risco de enchentes. O ato de se jogar uma lata de refrigerante na rua, uma sacola plástica de supermercado ou uma bituca de cigarro contribui para o entupimento das bocas de lobo e galerias pluviais e dificulta o escoamento de água durante o período chuvoso. Tema para o comentarista Marco Bravo, nesta edição do “CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade”.a

Efeitos das mudanças climáticas: impacto é pago pelos nossos pulmões, alerta OMS
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

23/11/2022 - Efeitos das mudanças climáticas: impacto é pago pelos nossos pulmões, alerta OMS

"O preço das mudanças climáticas é pago pelos nossos pulmões". O alerta é da Organização Mundial de Saúde. De acordo com a entidade, mais de 90% da população mundial respira um ar que fica abaixo dos padrões de qualidade. Isso, por sua vez, está por trás de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. Este é tema em destaque na análise do comentarista Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

A Amazônia caminha para o "ponto de não retorno"? Especialista explica!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/11/2022 - A Amazônia caminha para o "ponto de não retorno"? Especialista explica!

Por que devemos manter um aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C? Quais são as implicações disso para a nossa Floresta Amazônica e por que os cientistas do clima falam em "pontos de inflexão" se atingirmos graus mais elevados de aquecimento global? Enquanto o Brasil bate recorde sob recorde em termos de desmatamento e incêndios na maior floresta tropical do mundo, essas perguntas vêm cada vez mais se somando à lista de preocupações com o bioma amazônico. Tema para Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

COP 27: últimos 8 anos caminham para serem os mais quentes da história
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

09/11/2022 - COP 27: últimos 8 anos caminham para serem os mais quentes da história

Os últimos oito anos (2015-2022) se encaminham para ser os mais quentes já registrados na história, de acordo com relatório provisório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão das Nações Unidas (ONU). O boletim sobre o estado do clima estima que a temperatura média global esteja 1,15°C acima dos níveis pré-industriais, em 2022. O relatório considera dados registrados até setembro deste ano, de serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais e de instituições parceiras da ONU. O documento foi lançado no último domingo (6), quando ocorreu a cerimônia de abertura da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), no Egito, na qual a emergência climática foi a tônica do discurso. Tema para Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Por que é tão difícil erradicar os lixões a céu aberto no país?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

02/11/2022 - Por que é tão difícil erradicar os lixões a céu aberto no país?

Com mais de 30 milhões de toneladas de lixo tendo disposição final irregular, a meta de erradicação dos lixões, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que neste mês completa 12 anos, também não será cumprida neste ano. De acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana – ISLU 2022, a região Sul do país é a única com perspectiva de extinguir totalmente os lixões até 2030, em conformidade com a meta 11.6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades decorrente da má gestão de resíduos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 757 lixões a céu aberto foram fechados desde 2019 e há ainda 2.500 no Brasil. Nesse ritmo, o objetivo de zerar os lixões até 2024, como preconiza o Marco, não será cumprido. Tema para Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

Estudo aponta redução de 94% nas populações de animais da América Latina em 50 anos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

19/10/2022 - Estudo aponta redução de 94% nas populações de animais da América Latina em 50 anos

O novo Relatório Planeta Vivo, produzido pela rede WWF, apontou que, entre 1970 e 2018, houve uma queda média de 69% nas 32 mil populações de espécies vertebradas monitoradas em todo o planeta. O maior declínio aconteceu na América Latina, de 94%, e no Brasil, o relatório identificou ameaças específicas a símbolos nacionais, como o boto cor-de-rosa da Amazônia. Em cima do levantamento, que relaciona a perda de biodiversidade com a degradação dos habitats naturais dos bichos e a intensificação das mudanças climáticas, a WWF-Brasil ainda destacou outras espécies ameaçadas no país: a onça, o tatu-bola, corais e lagartos da Caatinga. Este é o tema em destaque do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com Marco Bravo! O indicativo de aumento ou redução da população é calculado com a inserção de dados populacionais em dois tempos diferentes na série histórica. Por exemplo, a população de botos cor-de-rosa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM) diminuiu 65% entre 1994 e 2016. O relatório dedica atenção especial às espécies marinhas e de água doce, principalmente por causa do aquecimento dos oceanos. Um exemplo é a diminuição de 71% da ocorrência de raias e tubarões nos últimos 50 anos. Os corais, berçários para diversas espécies marinhas, são outros alvos de ameaça. Ouça a conversa completa!

As grandes cidades do mundo que estão se fechando para carros
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/10/2022 - As grandes cidades do mundo que estão se fechando para carros

Paris (França), Bogotá (Colômbia), Milão (Itália) e São Francisco (EUA) são exemplos de quatro cidades do mundo que se destacaram por algumas das inovações mais rápidas e arrojadas em favor dos pedestres durante a pandemia da covid-19. Elas estão preservando várias dessas iniciativas para incentivar seus moradores e visitantes a andarem pela cidade a pé. Tema para Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". O comentarista aborda também, em meio a esse cenário, a importância da implantação de ciclovias, do uso das bicicletas e dos desafios quando se trata do assunto mobilidade urbana. 

Dia da Natureza: o que precisamos de saber sobre a sua preservação!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

05/10/2022 - Dia da Natureza: o que precisamos de saber sobre a sua preservação!

O Dia da Natureza é celebrado anualmente em 04 de outubro. A criação desta data surge com a intenção de conscientizar a população quanto a preservação do meio ambiente e dos animais. Além disso, sua escolha é também uma forma de homenagear São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e patrono dos animais. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo fala sobre o assunto.

Sem sujeira nas ruas! Como dar a destinação correta ao lixo da propaganda eleitoral
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/09/2022 - Sem sujeira nas ruas! Como dar a destinação correta ao lixo da propaganda eleitoral

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a produção de material de campanha eleitoral – como panfletos, colinhas e banners – e a destinação que deve ser dada a esse tipo de material, a fim de não prejudicar o meio ambiente e a limpeza das cidades. Para se ter uma ideia do gasto com esse tipo de material, levantamento de "A Gazeta", nos últimos dias, apontou que os candidatos que disputam algum posto nas eleições 2022 já gastaram mais de R$ 4 milhões em propaganda impressa. Os dados são referentes às despesas declaradas pelos candidatos e partidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e compilados no dia 9 de setembro. Ouça a conversa completa!

A época das flores! Chegada da primavera faz aumentar a polinização
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

21/09/2022 - A época das flores! Chegada da primavera faz aumentar a polinização

Setembro é o mês que marca um período de transição entre o final do inverno – que, costuma ser muito seco em grande parte do país – com o começo da primavera, que marca o retorno da chuva. Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é início astronômico da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. É sobre a estação que o comentarista Marco Bravo trata nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Entenda as características da estação, o que muda no tempo e o que representa a fase de polinização. Ouça a conversa completa!

Adaptação: os segredos das plantas que resistem ao fogo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

14/09/2022 - Adaptação: os segredos das plantas que resistem ao fogo

Um estudo realizado pelo Centro de Investigação da Desertificação, na Espanha, revela várias estratégias que as plantas adotam para renascer após um incêndio. E tudo isso tendo como cenário o aumento das temperaturas e dos períodos de seca, como consequência das mudanças climáticas. Tema para o comentarista Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". E como surgem estas plantas à prova de fogo? A primeira estratégia, aponta o especialista, (e mais eficaz), é evitar ter que enfrentar o fogo. Como elas conseguem isso? Crescem em lugares onde o fogo nunca será capaz de chegar. "Por exemplo, nas paredes de um barranco, em áreas continuamente alagadas ou até mesmo debaixo d'água. Alguns arbustos e árvores criam cascas muito grossas que tentam proteger ao máximo o interior da planta", diz. Ouça as explicações completas!

Quais são as principais causas dos incêndios no ES? Especialista explica!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/09/2022 - Quais são as principais causas dos incêndios no ES? Especialista explica!

O Espírito Santo tem registrado, nas últimas semanas, diversos casos de incêndios em vegetação. Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo destaca que no mês de junho do ano passado foram registrados 129 casos incêndios no Estado. Já, neste ano, foram 232 casos que foram detectados pelas imagens de satélites em relatórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). "De um lado temos que o planeta está mais seco, e de outro, vive um cenário de chuvas intensas em períodos curtos", explica. Ouça a conversa completa!

Como a agenda ambiental aparece nos planos dos candidatos ao governo do ES?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

31/08/2022 - Como a agenda ambiental aparece nos planos dos candidatos ao governo do ES?

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque os principais itens que envolvem a agenda ambiental nos planos de governo dos candidatos ao governo do Espírito Santo. O comentarista explica que, de forma geral, houve um avanço nas abordagens sobre políticas de meio ambiente em relação às ultimas eleições. "O cenário de crise hídrica, necessidade de licenciamento ambiental por parte dos municípios, reflorestamento de áreas degradadas e destinação de resíduos sólidos são alguns dos destaques que aparecem nos planos dos candidatos. Mas a questão das mudanças climáticas, em si, não ganhou muito destaque nos planos, apenas de forma transversal", observa o comentarista. Ouça a análise.

Bromélia: 10 dicas para você cuidar bem da sua planta
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

17/08/2022 - Bromélia: 10 dicas para você cuidar bem da sua planta

Depois de falar das orquídeas, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala das bromélias. De forma geral, a bromélia é uma planta tropical e por isso mesmo aprecia temperaturas altas e umidade. Algumas espécies também precisam de local arejado e com bastante luminosidade. Cuidados com a rega, escolher o vaso adequado para o plantio e observar a temperatura e a umidade do ar são algumas das dicas com relação ao seu cuidado.

Como cuidar das orquídeas que você têm em casa? Confira as dicas!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/08/2022 - Como cuidar das orquídeas que você têm em casa? Confira as dicas!

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz importantes dicas que vão te ajudar a cuidar melhor das suas espécies de orquídeas em casa. "Ter plantas dentro de casa é sempre bom para alegrar o ambiente, dar cor e vida. Nesse caso, a gente está falando de plantas epífitas, que são, justamente, espécies como orquídeas e bromélias. É importante sabermos como fazer o manejo, qual tipo de vaso é ideal, se uso terra ou outro tipo de substratos. Infelizmente, muitas pessoas até abandonam suas orquídeas, jogando fora depois da floração. Mas não faça isso! Ouça as explicações completas!

Saiba como deixar o seu condomínio mais verde e sustentável
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/08/2022 - Saiba como deixar o seu condomínio mais verde e sustentável

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz dicas e orientações para quem deseja ter um condomínio mais "verde" e voltado às práticas sustentáveis. Com a verticalização das cidades, as áreas verdes vêm diminuindo e os jardins das casas estão dando lugar a pequenos vasos de planta nas janelas dos apartamentos. Mas, apesar do espaço limitado, uma série de ações sustentáveis podem ser incorporadas ao nosso cotidiano. "Além da questão ambiental, isso também impacta no bem-estar, conforto e tranquilidade dos moradores", explica o comentarista.

Conheça quais são as plantas tóxicas que devem ficar longe de crianças e pets
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/07/2022 - Conheça quais são as plantas tóxicas que devem ficar longe de crianças e pets

Por mais belas que possam parecer, algumas espécies de plantas devem ser evitadas em locais onde crianças e animais tenham fácil acesso, por serem consideradas tóxicas. Este é o assunto do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com Marco Bravo. Para se ter uma ideia, o Espírito Santo registrou, neste ano, mais de 70 casos de crianças intoxicadas por plantas e fungos, segundo dados do Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox), divulgados por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Quais plantas podem ser classificadas como tóxicas e devemos ficar atentos? "Espirradeira, alamanda, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge e a jiboia são alguns exemplos", orienta. Ouça a conversa completa!

Conheça plantas que não precisam de sol frequente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/07/2022 - Conheça plantas que não precisam de sol frequente

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade o tema foi motivado por meio de dúvida de ouvinte. Marco Bravo esclarece o questionamento da ouvinte Silvia. "Falem de plantas que não precisam de sol. Tenho uma varanda pequena na entrada de casa, mas lá não pega sol. Tem alguma dica de plantas que posso plantar?". O comentarista também esclarece a outras dúvidas encaminhadas pelos ouvintes sobre o tema plantas. Ouça a conversa completa!

Florescer e frutificar: o que você precisa saber para turbinar as suas plantas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/07/2022 - Florescer e frutificar: o que você precisa saber para turbinar as suas plantas

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz como destaque o tema florescer e frutificar das plantas. O tema é sugestão de ouvintes da CBN. O comentarista aborda o assunto e explica que tipo de manejo é necessário para deixar as nossas plantinhas ainda mais bonitas.

Os mitos e verdades sobre as podas em plantas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/07/2022 - Os mitos e verdades sobre as podas em plantas

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" Marco Bravo traz como destaque o tema poda de plantas. O objetivo da poda, de forma geral, é o controle do porte e da forma das plantas, além de incentivar a floração e a frutificação. Especialistas, entretanto, apontam: não se trata apenas de cortar/arrancar aquelas partes que estão aparentemente feias, é preciso ter cuidados também após a poda, para proteger a planta e permitir que ela continue crescendo bonita e saudável. É sobre esse assunto que o comentarista trata. Ouça as explicações completas!

Brasileiros desconhecem que oceanos são o pulmão do mundo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/06/2022 - Brasileiros desconhecem que oceanos são o pulmão do mundo

O oceano é essencial para a manutenção da vida na Terra, mas sua saúde está em perigo – e quem faz esse alerta é a Organização das Nações Unidas (ONU), que promove nesta semana a 2ª edição da Conferência do Oceano em Lisboa. O objetivo principal da conferência é promover o desenvolvimento de ações concretas, tanto de países como de instituições privadas, para que as metas da Agenda 2030, também conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sejam atingidas. Acidificação, microplásticos e a pesca predatória são alguns dos desafios para a vida nos oceanos. Tema para Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

Resíduos sólidos: aprenda como separar e descartar corretamente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/06/2022 - Resíduos sólidos: aprenda como separar e descartar corretamente

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre a separação e o descarte ecológico de resíduos sólidos. O comentarista, de antemão, já sinaliza que hoje não se fala mais em "lixo", mas sim em resíduos sólidos. Há dois tipos de resíduos sólidos: o orgânico e o seco. "Esses resíduos devem ser separados na origem. O resíduo seco, por exemplo, deve passar por uma pequena higienização, separado e depositado de preferência num ecoposto", explica. Marco afirma ainda que, além de diminuir a quantidade de material gerado no ambiente, o descarte correto dos resíduos contribui para a ação social, sendo uma fonte de renda para famílias que dependem desse tipo de serviço. Ouça!

Dez cidades brasileiras que mais contribuem para as mudanças climáticas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/06/2022 - Dez cidades brasileiras que mais contribuem para as mudanças climáticas

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo aborda as dez cidades brasileiras que mais contribuem para as mudanças climáticas. Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima, oito dos municípios do país que mais emitem gases de efeito estufa estão localizados na região amazônica, sendo quatro no Pará, dois no Amazonas, um em Mato Grosso e um em Rondônia. O comentarista explica as causas, problemas e consequências. Acompanhe!

O que cada um pode fazer no dia a dia para ser guardião do meio ambiente?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/06/2022 - O que cada um pode fazer no dia a dia para ser guardião do meio ambiente?

No último dia 05 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a CBN Vitória está exibindo uma série de reportagens especiais sobre a biodiversidade do Espírito Santo, ressaltando toda a sua exuberância e os desafios para a preservação. As histórias envolvem guardiões da floresta, rio, mar e mangue - quatro pessoas que têm em comum o amor pela natureza e que mostram na prática como a relação entre o homem e o meio ambiente pode ser mais harmônica. Mas como nós, cidadãos comuns no nosso dia a dia, podemos nos transformar em guardiões? Assunto para Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Fortes chuvas, catástrofes: os sinais de que há algo errado no meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/06/2022 - Fortes chuvas, catástrofes: os sinais de que há algo errado no meio ambiente

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, recordado no dia 05 de junho, o comentarista Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, traz um importante reflexão: a tragédia provocada pelas fortes chuvas e pelos deslizamentos de barreiras na Grande Recife nos últimos dias, por exemplo, nos alertam para os sinais que o meio ambiente tem dado de que há algo de errado envolvendo, sobretudo, a ação humana. Ouça!

Mata Atlântica: estudo revela que desmatamento cresceu 66% no bioma
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

25/05/2022 - Mata Atlântica: estudo revela que desmatamento cresceu 66% no bioma

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre os dados divulgados nesta quarta-feira (25) do Atlas da Mata Atlântica, uma pesquisa realizada desde 1989 pela Fundação SOS Mata Atlântica. E os números são assustadores: o desmatamento da Mata Atlântica cresceu 66% entre os anos de 2020 e 2021. Neste período foram derrubados 21.642 hectares do bioma. O estudo é divulgado dois dias antes da data em que é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Se as derrubadas persistirem, vai faltar água, vai faltar alimento e vai faltar energia. Ouça a análise.

Como escolher a "mudinha" de planta ideal para a sua casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/05/2022 - Como escolher a "mudinha" de planta ideal para a sua casa

Você que é mãe ou pai de planta sabe exatamente como escolher a melhor opção para a sua casa? Pois saiba que é preciso tomar alguns cuidados e também observar e planejar o ambiente onde a planta vai ficar. Isso porque o florescimento das espécies depende de condições como clima e solo, por exemplo. Quem traz essas orientações é Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade! Deve-se observar onde a planta vai ficar - ambiente, vaso ou jardim, ambiente externo ou interno, tamanho e iluminação. Além disso, veja o que está ao redor e se a planta pode ou não danificar estruturas. E o essencial: entenda as necessidades da sua planta!

Entenda a importância de um planejamento de arborização para as cidades
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

11/05/2022 - Entenda a importância de um planejamento de arborização para as cidades

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre a importância do planejamento da arborização! Como você acompanhou na última segunda-feira (09) na CBN Vitória, a capital capixaba vai renovar o Inventário da Arborização Urbana, que contabilizará quantidade e estado das árvores da cidade. O comentarista explica a importância de um planejamento de arborização, que é fundamental para identificar a espécie correta para cada tipo de calçada, canteiro central, avenida, parque e praça, por exemplo. Além de entender o que a espécie vai proporcionar para aquele ambiente, o planejamento para o local correto de cada árvore serve para evitar transtornos futuros, como rompimento de rede elétrica subterrânea, rompimento de redes de água e esgoto, derrubada de muros e danos a estruturas de edificações. Marco Bravo também destaca como a arborização é fundamental para saúde pública. Acompanhe!

Lacraia, aranha e escorpião: os perigos desses artrópodes
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/05/2022 - Lacraia, aranha e escorpião: os perigos desses artrópodes

Você sabia que as aparentemente inofensivas lacraias podem representar um perigo para a saúde humana? É o que explica Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. Também conhecidas como "centopéias", elas possuem ferrões venenosos que funcionam como pinças. O veneno das lacraias pode ser tóxico para o homem e causar dor forte e inchaço no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida. Além disso, o comentarista também fala dos perigos dos escorpiões, que possuem uma glândula de veneno na cauda, e das aranhas, especialmente as armadeiras, que podem até matar. Acompanhe!

As picadas de insetos mais dolorosas e por que algumas pessoas os atraem tanto?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/04/2022 - As picadas de insetos mais dolorosas e por que algumas pessoas os atraem tanto?

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo fala das temidas picadas de insetos! Abelhas, formigas, marimbondos e vespas. Na maioria dos casos, são como agulhadas que ardem bastante na hora, criam um inchaço incômodo e podem ser perigosas para quem é alérgico. E existe até uma escala para medir a dor: é o Índice de Schmidt, criado pelo entomologista Justin Schmidt. Ouça a conversa completa!

Novopangeia: como será o próximo supercontinente da Terra
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/04/2022 - Novopangeia: como será o próximo supercontinente da Terra

⁠Os sete continentes já estiveram reunidos em uma única massa, um supercontinente chamado Pangeia. Mas como seria a Terra do futuro?  Há pelo menos quatro possibilidades pela frente, segundo os cientistas. Uma delas aponta que o Oceano Atlântico permanece aberto e o Pacífico pode se fechar. Nesse cenário, o supercontinente que se formará vai se chamar "Novopangeia". Este é o tema do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com Marco Bravo.

Nanopartículas podem atingir os humanos por meio da alimentação?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/04/2022 - Nanopartículas podem atingir os humanos por meio da alimentação?

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz como destaque o seguinte tema: pesquisadores do mundo todo buscam respostas para uma pergunta que pode afetar a vida de quem consome peixes e outros derivados do mar: as nanopartículas intoxicantes presentes na água, além de prejudicar os animais, podem atingir os humanos por meio da alimentação?

2025 é o ano limite para reduzir emissões e evitar catástrofe climática
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/04/2022 - 2025 é o ano limite para reduzir emissões e evitar catástrofe climática

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo comenta um relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre o Clima), das Nações Unidas, divulgado nesta semana e que alerta que o ano de 2025 é o limite para que a média anual global das emissões de gases do efeito estufa atinja seu ponto de inflexão e passe a cair. Segundo os cientistas do grupo, medidas como incentivar energias renováveis, novas tecnologias e preservar florestas para retirar da atmosfera o carbono resultante da queima de combustíveis fósseis serão cruciais. O comentarista analisa esse cenário!

Polêmica em Jacarenema: entenda a importância das unidades de conservação
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

30/03/2022 - Polêmica em Jacarenema: entenda a importância das unidades de conservação

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) julga uma ação movida pela Procuradoria Geral do Estado que tenta anular uma decisão que obriga o governo a indenizar duas empresas, em cerca de R$ 400 milhões, devido à edição da lei 5.427, de 1997, que criou a Reserva Ecológica de Jacarenema, em Vila Velha. A defesa do grupo empresarial argumenta que a legislação estadual impediu a execução de projetos imobiliários na área, que havia sido adquirida na década de 1950. As empresas ingressaram com uma ação contra o Estado, por desapropriação indireta e pedido de indenização, devido à impossibilidade de fazer um loteamento na área da Reserva Ecológica. O terreno havia sido adquirido em 1953, antes de haver legislação ambiental que protegesse o espaço. A partir de 1965, várias normas foram editadas com fins de preservação, mas, no entendimento dos empresários, foi a lei estadual, em 1997, que restringiu definitivamente o uso da área. Eles tiveram ganho de causa e, agora, o Estado tenta reverter a decisão. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica o que representa uma unidade de conservação.

Cariacica está entre as 20 cidades do país com pior índice de saneamento básico
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

23/03/2022 - Cariacica está entre as 20 cidades do país com pior índice de saneamento básico

Mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada em todo o país. Além disso, 100 milhões não têm coleta de esgoto. Ao mesmo tempo, apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil – o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza todos os dias. Os dados são do Instituto Trata Brasil. É sobre esse assunto que Marco Bravo comenta nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Agricultura e sustentabilidade: elas podem caminhar juntas?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/03/2022 - Agricultura e sustentabilidade: elas podem caminhar juntas?

Aumentar a produção agrícola dos países, mas sem agredir o meio ambiente! Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo aborda se é possível praticar a sustentabilidade no agronegócio, aumentando a produção de alimentos e melhorando a segurança alimentar. O comentarista explica que uma das alternativas é o chamado melhoramento genético de sementes. "Em tempos atuais, como praticar a agricultura com melhor produtividade, mas menor disponibilidade de adubo e de água, por exemplo? Uma das alternativas é o desenvolvimento de sementes geneticamente mais resistente às pragas, com menor necessidade de adubação. Ouça a conversa completa!

Animal de estimação na praia: pode ou não pode?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

09/03/2022 - Animal de estimação na praia: pode ou não pode?

O tema desta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" foi sugerido por ouvintes da CBN.  "O que fazer com as pessoas que insistem em levar seus cachorros para a praia? Às vezes, vou caminhar na Ilha do Boi e sempre tem cachorro brincando com o tutor, alguns até sem coleira e na areia", desabafou um deles. Mas, afinal, animais podem circular nas praias? Em Vitória é permitido sim. A Secretaria Municipal de Vitória informa que, conforme prevê o Artigo 10 da Lei Municipal nº 8121, “todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleira e guias adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal”, sob pena de multa de R$ 100, em casa de não cumprimento.

Lixo têxtil: restos de roupas sem destinação adequada ameaçam o meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

02/03/2022 - Lixo têxtil: restos de roupas sem destinação adequada ameaçam o meio ambiente

Para onde vão os tecidos que não têm mais uso? E as sobras da indústria têxtil? Há muito lixo têxtil, não só no Brasil, mas no mundo. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre o problema ambiental com a chegada de restos de tecidos e de roupas à América do Sul. Os produtos chegam como resíduos e já são encontrados em pilhas a céu aberto, como no deserto do Atacama, no Chile.

Vestígios de agrotóxicos encontrados em sucos, salgadinhos, pães e biscoitos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

23/02/2022 - Vestígios de agrotóxicos encontrados em sucos, salgadinhos, pães e biscoitos

Pesquisadores do Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Saúde, da Fiocruz, divulgaram um novo alerta sobre o impacto a ser causado na saúde dos brasileiros se o projeto de lei 6.299/2002, que tramita no Senado e flexibiliza as normas de adoção de pesticidas no país, for aprovado. O chamado “Pacote do Veneno” permitirá o registro de novos defensivos agrícolas e concentrará no Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) a decisão sobre esses produtos, que hoje são avaliados também pela pasta do Meio Ambiente e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vestígios de agrotóxicos podem estar presentes tanto em alimentos in natura quanto em produtos industrializados, já que não existe uma técnica capaz de remover 100% dos resíduos. Pode haver resquícios de pesticidas no tomate e no molho pronto; na fruta e no suco industrializado. Já foram identificados indícios em polpas, massas, salgadinhos, biscoitos, pães, ovos, leite, carnes e outros alimentos.

Beber água em garrafa de plástico está com os dias contados?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/02/2022 - Beber água em garrafa de plástico está com os dias contados?

A população brasileira é responsável por produzir 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos anualmente, segundo o Atlas do Plástico. Uma parcela considerável dessa quantidade vem delas - as "garrafinhas de água". O governo federal estima o consumo de cerca de 25 bilhões de litros de água engarrafada por ano, entre garrafinhas e garrafões. Mas beber água em garrafas de plásticos deve se tornar coisa do passado. O alumínio e o papelão estão na disputa para ser o material da "garrafa do futuro". Assunto para Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. Acompanhe!

Meliponicultura: produção de mel com abelhas sem ferrão
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

26/01/2022 - Meliponicultura: produção de mel com abelhas sem ferrão

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo traz um novo destaque envolvendo o tema abelhas – dessa vez envolve as melíponas. Um enxame representa perigo para muita gente. Centenas de abelhas protegem a rainha, os futuros filhotes e o precioso mel. Mas não há nenhum risco quando se trata de melíponas, espécies sem ferrão. O portal "G1" aponta, por exemplo, que o Brasil é o país com maior diversidade, com mais de trezentas espécies de abelhas sem ferrão. Ouça a análise completa!

Como agir em casos de ataques de marimbondos ou abelhas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

19/01/2022 - Como agir em casos de ataques de marimbondos ou abelhas

Na última semana, um homem infartou e morreu após ser picado por um marimbondo no interior de Boa Vista, em Marataízes, no litoral Sul do Estado. Já nesta segunda-feira (17) um incêndio consumiu um depósito de papelão de Apiacá, no Sul do Espírito Santo, em um situação também relacionada ao animal. O incêndio, segundo relato do dono do local aos militares do Corpo de Bombeiros, começou após a tentativa de matar marimbondos com fogo. Diante desses episódios, Marco Bravo explica, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o que fazer, então, em caso de um ataque não apenas de marimbondo, mas também de abelhas. Ouça!

Cuidados com os aracnídeos: o que você precisa saber sobre
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/01/2022 - Cuidados com os aracnídeos: o que você precisa saber sobre

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre a classe dos aracnídeos, como aranhas. O comentarista explica as características desses animais, o seu papel na cadeia alimentar e os cuidados que devemos ao seu deparar com algum deles. "A maioria das aranhas não é venenosa, sendo importante para a teia e cadeia alimentar", explica. Ouça as explicações completas!

Picada de cobra e primeiros socorros: o que fazer e não fazer
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

05/01/2022 - Picada de cobra e primeiros socorros: o que fazer e não fazer

Fique atento! Após iniciar as explicações na última semana, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fecha a série de orientações para caso você seja picado por uma cobra. O comentarista explica, agora, os tipos de dentição (presas inoculadoras de veneno) do réptil, os tipos de venenos e quais são os procedimentos de prevenção e primeiros socorros. Ouça as explicações completas!

Em caso de picada de cobra, o que fazer?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/12/2021 - Em caso de picada de cobra, o que fazer?

Nos últimos dias chamou a atenção o caso de um banhista que aproveitava o domingo (26) de sol na Praia da Costa, em Vila Velha, quando foi picado por uma cobra enquanto se banhava no mar. Em entrevista para A Gazeta, o estudante Gabriel Brunelli Costa revelou como tudo aconteceu e por que resolveu pegar o animal na mão. Ele jogava bola com amigos quando a namorada saiu da água, avistou a serpente e começou a gritar. "Quando cheguei próximo, muitas crianças estavam em volta e minha namorada queria salvar o animal. Tive medo da cobra machucar alguém ou mesmo que o animal morresse e acabei pegando. Assumi o risco", contou. Com o movimento do mar e a tentativa de pegar a serpente pela cabeça, o jovem acabou picado. O que fazer nesse tipo de situação? O comentarista Marco Bravo fala do incidente nessa edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade". Ouça a conversa completa!

Moradores devem fazer ligação à rede de esgoto; entenda impactos da determinação judicial
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/12/2021 - Moradores devem fazer ligação à rede de esgoto; entenda impactos da determinação judicial

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a notícia que a Justiça Federal do Espírito Santo determinou que os municípios de Serra, Vila Velha, Vitória, Cariacica obriguem os cidadãos a ligarem suas casas à rede de esgoto disponível. Ao Estado foi determinado que fiscalize os serviços prestados pelas empresas concessionárias. Segundo a Justiça, "utilizando inclusive seu poder de polícia, para identificar imóveis que não possuem ligação com a rede de esgoto; notificar os proprietários ou titulares do imóveis, a Cesan ou a concessionária conveniada para a devida instalação da rede coletora de esgoto doméstico; que tomem medidas coercitivas cabíveis para a regularização e/ou implantação das ligações dos imóveis à rede pública coletora de esgoto, dentre outras ações", diz. Ouça a análise do comentarista Marco Bravo.

"Mosquitinhos" de banheiro: de onde saem e por que aparecem?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/12/2021 - "Mosquitinhos" de banheiro: de onde saem e por que aparecem?

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre a incidência do popularmente conhecido "mosquitinho" de banheiro. Quem, durante o banho, já tentou se livrar desse inseto? O comentarista explica: "Esses mosquitos gostam, principalmente, dos ralos e são atraídos pelos odores existentes nesses espaços e lá buscam lugares para se alimentar e depositar os ovos. Mas não transmitem nada", pontua. Ouça a conversa completa!

Como a poluição sonora afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/12/2021 - Como a poluição sonora afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas

A poluição sonora é um assunto que sempre tira o sossego de moradores de diversas cidades. Pensando nisso, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo alerta para os riscos desse tipo de poluição à nossa saúde e para a natureza. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, reconhece que barulho é um tema sério, pois a poluição sonora afeta diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas. Especialistas sinalizam que a partir dos 60 decibéis, o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional.

Entenda o que é um inventário de arborização urbana
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/12/2021 - Entenda o que é um inventário de arborização urbana

A prefeitura de Vitória anunciou neste mês que para conhecer cada exemplar arbóreo com dados sobre espécie, idade, estado fitossanitário, altura, diâmetro do tronco, localização e até interferência com cabos de energia ou de telefonia, publicou um edital para atualização do chamado Inventário de Arborização Urbana da cidade. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre o assunto. O que é um inventário desse tipo e qual a importância da arborização para as nossas cidades? Ouça!

Energia solar gerada no País já equivale a quase uma Itaipu
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

24/11/2021 - Energia solar gerada no País já equivale a quase uma Itaipu

A energia solar está cada vez mais presente na vida do brasileiro. Com o alto custo da energia elétrica, a capacidade de geração de painéis instalados em telhados e fachadas residenciais saltou de 4,7 gigawatts (GW) para 7,3 GW de janeiro a novembro, alta de 53%. Isso equivale a quase toda a capacidade de produção da usina de Itaipu – que gera 14 GW – e a cerca de 7% da energia elétrica produzida no Brasil, num total de 180 GW. As informações foram trazidas pelo "Estadão" na última semana. Esse é o futuro da geração de energia? Tema para o comentarista Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Os cuidados com as caravelas-portuguesas nas praias da Serra
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

17/11/2021 - Os cuidados com as caravelas-portuguesas nas praias da Serra

Na última semana a prefeitura da Serra trouxe um alerta, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, sobre o aparecimento de organismos vivos conhecidos como caravelas-portuguesas nas praias do município. Segundo a administração municipal, "como a espécie é colorida, ela chama atenção das crianças, que tentam pegá-las". Um dos pontos onde foi possível avistá-las foi na praia de Manguinhos. Pensando nisso, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo explica o que são e como proceder caso encontre essa espécie.

O que é a "agricultura de baixo carbono" e como ela impacta na sua vida
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/11/2021 - O que é a "agricultura de baixo carbono" e como ela impacta na sua vida

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo trata da 'agricultura de baixo carbono'. O modelo consiste na aplicação de tecnologias para a produção sustentável de alimentos, já que a vertente do setor agrícola é uma das principais responsáveis pelo desequilíbrio do efeito estufa. A agricultura de baixo carbono é vista como uma alternativa sustentável para reduzir os impactos negativos do setor ao meio ambiente. É o que explica o comentarista, que também fala sobre como esse tipo de agricultura impacta na sua vida. Acompanhe!

COP26: os pontos centrais para o Brasil e o mundo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/11/2021 - COP26: os pontos centrais para o Brasil e o mundo

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) acontece nesta semana em Glasgow, na Escócia, em meio à certeza de que o planeta está realmente aquecendo e que as ações dos países contra o problema precisam ser tomadas. Este é o tema do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. Entre os destaques, governos de cerca de 100 países, incluindo alguns dos maiores emissores do planeta, e com o Brasil entre os signatários, confirmaram um compromisso com a redução de 30% das emissões de metano até 2030, em uma iniciativa considerada urgente, em se tratando de um dos gases que mais contribuem para o aumento da temperatura do planeta. Nesse cenário, o Brasil está entre os que mais emitem o gás.

Bioeconomia: "a floresta em pé é muito mais rica do que a floresta desmatada"
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/10/2021 - Bioeconomia: "a floresta em pé é muito mais rica do que a floresta desmatada"

Meio ambiente e economia podem caminhar juntos? Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo destaca a bioeconomia, que oferece soluções sustentáveis para uma relação mais harmônica entre o progresso econômico e o meio ambiente. Energia limpa e plásticos biodegradáveis são alguns dos exemplos. "É a capacidade de se extrair da natureza recursos, mas sem destruir o meio ambiente. Exemplo: do caroço do açaí você produzir resina, madeira. Com a bioeconomia você faz a economia gerar, promove empregos no processo de produção, gera produto pra exportação e mantém a floresta de pé", contextualiza o comentarista. Ouça!

Paisagismo corporativo: as tendências para deixar os espaços mais ecológicos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/10/2021 - Paisagismo corporativo: as tendências para deixar os espaços mais ecológicos

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" Marco Bravo traz como destaque o tema do paisagismo corporativo. De forma geral, o paisagismo corporativo é o uso de elementos da natureza, como plantas, em projetos de ambientes empresariais, para deixá-los mais sustentáveis, limpos e leves. Acompanhe a análise completa!

O que levar em consideração na escolha das plantas para dentro de casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/10/2021 - O que levar em consideração na escolha das plantas para dentro de casa

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo destaca o paisagismo de interiores. O que levar em consideração na escolha das plantas para dentro de nossas casas e também para os escritórios. Acompanhe!

Futuro da água: como você pode contribuir para a sua conservação
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/10/2021 - Futuro da água: como você pode contribuir para a sua conservação

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo aponta que um dos grandes desafios ambientais também enfrentados pelo Espírito Santo é com relação ao futuro da água. No final do último mês, por exemplo, o Estado, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), declarou estado de atenção sobre a situação hídrica. O cenário de atenção foi declarado devido ao risco de aumento do déficit hídrico em rios e demais cursos d´água de domínio do Espírito Santo.

Flores e plantas ideais para ter em casa e melhor a qualidade do ar
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/09/2021 - Flores e plantas ideais para ter em casa e melhor a qualidade do ar

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz como destaque exemplos de flores e plantas que podemos ter dentro de nossas casas e que, além de embelezarem e darem cor aos ambientes, ajudam a melhorar a qualidade do ar. "Samambaia, cactos, palmeira-areca, sagu, orquídeas, bromélias, pé de alecrim, violetas e beijos são algumas das espécies que não são tóxicas e que purificam o ar, o ambiente, dão um colorido e liberam aromas", explica o comentarista.

Vamos plantar uma árvore? Saiba a importância da atitude para o meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/09/2021 - Vamos plantar uma árvore? Saiba a importância da atitude para o meio ambiente

Muitas plantas já estão florescendo, mas com a chegada da primavera - a estação começa oficialmente nesta quarta-feira (22), às 16h21min - as flores, árvores e novas cores tomam conta das nossas paisagens. Nesta terça-feira (21), por exemplo, foi celebrado o Dia da Árvore. Pensando nisso, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" Marco Bravo nos ajuda na tarefa de plantar árvores. Você já plantou uma árvore? Tem uma para chamar de sua? Onde podemos plantar árvores? Marco orienta nessa tarefa. Ouça as explicações completas sobre o assunto!

Mudanças climáticas podem levar 216 milhões de pessoas a migrar
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/09/2021 - Mudanças climáticas podem levar 216 milhões de pessoas a migrar

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo traz como destaque a informação de que o Banco Mundial publicou um alerta preocupante sobre os efeitos das mudanças climáticas na vida dos seres humanos já para os próximos anos: 216 milhões de pessoas em seis regiões do mundo poderão ser forçadas a se mudarem de seus países até 2050 para fugirem de eventos climáticos adversos. As pessoas serão forçadas a se mudarem das suas regiões por causa, principalmente, de fatores como escassez de água, diminuição da produtividade no campo como um todo e temperaturas muito elevadas.

Como praticar a sustentabilidade em casa e economizar água e energia
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/09/2021 - Como praticar a sustentabilidade em casa e economizar água e energia

O planeta agradece! Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo fecha a série, iniciada na última semana, com dicas e orientações sobre como praticar a sustentabilidade dentro de casa, visando ajudar ao meio ambiente e, consequentemente, economizar nas contas de água e energia.

Como ser mais sustentável sem precisar sair de casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

25/08/2021 - Como ser mais sustentável sem precisar sair de casa

Em meio as discussões que envolvem o agravamento dos problemas ambientais pelo mundo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo também traz uma importante observação: pequenas ações do dia a dia podem, sim, contribuir com a restauração dos ecossistemas e ajudar a tornar o mundo um espaço mais sustentável. Você se conscientiza, por exemplo, sobre o seu consumo de água diário? Marco Bravo separou algumas dicas para a sua rotina diária.

Por falta de incentivo, Brasil pode ficar para trás na tendência por carro elétrico
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/08/2021 - Por falta de incentivo, Brasil pode ficar para trás na tendência por carro elétrico

O mundo avança na direção dos veículos elétricos. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA) somente no primeiro trimestre de 2021, foi registrado um aumento de 140% nas vendas mundiais de veículos elétricos. O ambiente propício para o desenvolvimento dessa tendência é cercado pelas urgências climáticas, como o último boletim de mudanças do clima das Nações Unidas (ONU). Mas nesta corrida pelo desenvolvimento sustentável dos transportes, o Brasil pode ficar para trás. Enquanto, na Europa, a meta é acabar com as vendas de carros a combustão até 2035 e substituir o atual modal movido a combustíveis fósseis por modelos elétricos, no Brasil, esse tipo de veículo ainda é caro e a aquisição esbarra em uma série de empecilhos, como a falta incentivo. Assunto para Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade!

Amazônia poderá virar savana com aumento da temperatura global
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

11/08/2021 - Amazônia poderá virar savana com aumento da temperatura global

O mundo em alerta! Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo traz como destaque os principais pontos trazidos pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) sobre o clima no mundo e no Brasil. O documento prevê que o aumento da temperatura global em relação aos níveis pré-Revolução Industrial pode chegar ao patamar de 1,5 grau Celsius já na próxima década, por exemplo. O relatório também demonstra como os eventos extremos se multiplicam conforme cresce a temperatura.

Onda de frio no Brasil, enchentes e muito calor pelo mundo: o que acontece no planeta?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/08/2021 - Onda de frio no Brasil, enchentes e muito calor pelo mundo: o que acontece no planeta?

As mudanças climáticas trazem preocupantes sinais que unem frio recorde no Brasil a enchentes e calor pelo mundo. Este é o tema do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. A onda de frio extremo que chegou ao Sul e trouxe impactos ao Sudeste do nosso país contrasta com cenários no Hemisfério Norte, onde vários países registram recordes de calor e de volume de chuvas. As últimas semanas foram marcadas, por exemplo, por inundação com fortes chuvas em cidades na Alemanha e na Bélgica, com centenas de mortes. Afinal, o planeta está "desregulado"? Marco explica!

Homens poluem mais do que as mulheres no dia a dia, aponta estudo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/07/2021 - Homens poluem mais do que as mulheres no dia a dia, aponta estudo

CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade - Marco Bravo - 28-07-21.mp3

Conheça as diferenças entre animais nativos e exóticos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

21/07/2021 - Conheça as diferenças entre animais nativos e exóticos

Depois de falar das diferenças entre as árvores nativas e exóticas encontradas nos ecossistemas, desta vez o comentarista Marco Bravo destaca, no CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, quais são as principais diferenças entre os animais nativos e exóticos. De forma geral as espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em determinada região ou bioma. Por sua vez, as espécies exóticas são formadas por animais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas. Confira as explicações completas!

Entenda a diferença entre árvores nativas e exóticas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

14/07/2021 - Entenda a diferença entre árvores nativas e exóticas

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo fala sobre o que são as chamadas árvores nativas e exóticas e destaca o que há de diferente entre elas . O tema foi motivado pela dúvida do ouvinte Ademir, que mandou a seguinte mensagem: "Gostaria de ouvir do professor Marco Bravo sobre a proliferação, em alta escala, na Grande Vitória, de uma árvore 'invasora' chamada leucena". O comentarista já adianta que essa se trata de uma espécie exótica. Como elas vivem? Acompanhe!

"Natureza ajudou retendo o combustível", analisa biólogo sobre acidente próximo a rio
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/07/2021 - "Natureza ajudou retendo o combustível", analisa biólogo sobre acidente próximo a rio

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo analisou os impactos ambientais do acidente com uma carreta-tanque em Marechal Floriano que resultou no vazamento de 17 mil litros de diesel em uma área da Mata Atlântica às margens do rio Jucu. Segundo o comentarista, a "natureza ajudou retendo o combustível" para que não chegasse ao braço do rio e assim contaminasse uma das principais fontes de abastecimento de água do Espírito Santo causando um desastre ambiental ainda maior. Ouça:

Sacolas plásticas: STF decidirá sobre constitucionalidade da lei que exige a substituição por biodegradáveis
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

30/06/2021 - Sacolas plásticas: STF decidirá sobre constitucionalidade da lei que exige a substituição por biodegradáveis

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o destaque é a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o segundo semestre deste ano o julgamento sobre a constitucionalidade da lei que exige a substituição de sacos e sacolas plásticas por material biodegradável. A norma é do município de Marília, em São Paulo, mas o processo tem repercussão geral - ou seja, o resultado será aplicado a ações aguardando julgamento em todo o país sobre o assunto. No Espírito Santo, a lei Nº 11.100, de janeiro do último ano, trouxe com destaque que "os supermercados, hipermercados, atacadistas, padarias, farmácias e estabelecimentos congêneres localizados no Estado do Espírito Santo ficam proibidos de distribuírem (gratuitamente ou cobrando) sacolas e/ou sacos plásticos descartáveis compostos por polietilenos e/ou similares, devendo substituí-los por sacolas e/ou sacos plásticos reutilizáveis/retornáveis/recicláveis ou confeccionados com material bioplástico".

Como a estiagem já eleva preços de produtos da agricultura e pecuária
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

23/06/2021 - Como a estiagem já eleva preços de produtos da agricultura e pecuária

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo continua a explicar, na prática, como o cenário de seca, desmatamento e o agravamento da crise hídrica em diversas regiões do país impactam a nossa vida. Dessa vez, o foco é na pecuária e agricultura. Com as queimadas, por exemplo, a substituição da vegetação nativa por lavouras têm impactado o fluxo dos rios da região da Amazônia. "Esse fenômeno climático, relacionado ao desmatamento, dificulta a irrigação. Antes de muitas colheitas, já para de chover. Sem chuvas, então, a situação se agrava. Vivemos um momento de desequilíbrio, que vai diminuir a produção agrícola. Diminui a produção e também, claro, a arrecadação brasileira. O arroz, feijão e as carnes vermelhas são alguns dos exemplos das produções impactadas", explica Marco. Acompanhe as explicações completas!

Seca: como o desmatamento da Amazônia impacta na sua conta de luz
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/06/2021 - Seca: como o desmatamento da Amazônia impacta na sua conta de luz

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz um importante alerta: a falta de chuva em boa parte do país e o desmatamento na Amazônia têm efeitos diretos e indiretos para o meio ambiente, com o agravamento da seca, por exemplo - e também no bolso do consumidor brasileiro. Como a geração de energia no Brasil é feita na maioria por hidrelétricas, e a energia é usada para fabricar várias coisas, a alta na conta de luz afeta o preço de vários produtos que a gente consome. Marco traz detalhes dessa relação meio ambiente e consumo humano.

Especialista explica por que trilhões de cigarras têm invadido cidades dos EUA
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

09/06/2021 - Especialista explica por que trilhões de cigarras têm invadido cidades dos EUA

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo destaca que cidades dos Estados Unidos estão assombradas por um bando de cigarras que invadiu localidades do país nas últimas semanas, fazendo ruídos ensurdecedores. Segundo pesquisadores, trilhões de cigarras estão emergindo para o período de acasalamento que, no caso desta ninhada conhecida como "Brood X", ocorre uma vez a cada 17 anos. Elas são diferentes das cigarras que existem no Brasil e, apesar do barulho ensurdecedor, não picam e são inofensivas. O comentarista explica, por exemplo, que o som emitido pelo inseto é conhecido como estridulação e está ligado ao processo reprodutivo.

Na Semana do Meio Ambiente, como fazer o uso consciente da água
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

02/06/2021 - Na Semana do Meio Ambiente, como fazer o uso consciente da água

Até o dia 5 de junho, quando é recordado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de alertas por parte de especialistas ganha força com relação à preservação dos meios naturais. Instituída por decreto em 1981, a Semana do Meio Ambiente tem como objetivo, justamente, conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente. E nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo traz um importante alerta com relação ao assunto: a água! "A relação do homem com a água é um assunto mais do que relevante. A falta da água em reservatórios pelo país tem mobilizado atenção e preocupa. O Brasil está tendo um problema sério nisso. O agronegócio também enfrenta problemas. Exemplo: podemos perder 40% da produção de milho por falta de chuva. Chove muito na Amazônia por conta do 'La Niña' e a chuva não chega em outras áreas por conta do desmatamento, diminuição de áreas verdes", explica. Confira a análise completa!

Como cuidar das plantas em vasos dentro de casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

26/05/2021 - Como cuidar das plantas em vasos dentro de casa

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", Marco Bravo nos ajuda na observação das plantas de casa! Será que você consegue perceber os sinais de adoecimento de uma espécie ou se, realmente, ela já está morta dentro de um vaso? Segundo nosso comentarista, "há aspectos que devemos ficar atentos sobre quando a planta está adoecendo. Isso pode ser por doenças, causadas por fungos, vírus e bactérias, como pode ser por deficiência nutricional. A planta precisa de adubo orgânico, que tenha nutrientes, e adubo químico". Outro ponto importante sobre as plantas: suas toxinas! "As plantas utilizam toxinas, substâncias tóxicas, que ajudam a se proteger. A planta produz pra se proteger. De quem? De predadores, insetos. Nutrição vegetal e toxidade são pontos importantes nessa discussão", explica. Confira as explicações completas!

Plantas em casa: conheça os principais erros que podem prejudicá-las
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/04/2021 - Plantas em casa: conheça os principais erros que podem prejudicá-las

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o destaque de Marco Bravo é o jardim de casa. Com o isolamento social, muitas pessoas se voltaram para a jardinagem. O interesse fez o setor de plantas e flores ter um crescimento de 10% no faturamento em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura. Pensando nisso, fique atento aos principais cuidados para mantê-las vivas. Confira as orientações completas!

O que esperar da Cúpula dos Líderes sobre o Clima
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

21/04/2021 - O que esperar da Cúpula dos Líderes sobre o Clima

Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), 40 chefes de estado de todo o mundo se reúnem para discutir as mudanças climáticas na Cúpula dos Líderes sobre o Clima. O evento está sendo organizado pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden e será totalmente virtual. O presidente Jair Bolsonaro está entre os convidados. O objetivo, segundo o governo americano, é "delinear como os países podem contribuir para uma ambição climática mais forte". O que esperar da Cúpula dos Líderes sobre o Clima? Assunto para o comentarista Marco Bravo, nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade".

Entenda por que o guaiamum enfrenta risco de extinção
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

14/04/2021 - Entenda por que o guaiamum enfrenta risco de extinção

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque porque o guaiamum é um dos crustáceos que está na lista de animais com risco de extinção em território brasileiro. No país, diante desse risco, é proibido capturar, transportar e comercializar uma série de peixes e invertebrados que se encontram em qualquer um dos níveis de ameaça de extinção - entre eles, o guaiamum. Bravo destaca. "Aqui no Espírito Santo está quase que praticamente extinto. É estado crítico", destaca. "Esse caranguejo faz parte de uma espécie que está ameaçada de extinção.

Atitudes simples para sua casa funcionar de um jeito sustentável
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/04/2021 - Atitudes simples para sua casa funcionar de um jeito sustentável

Você mesmo pode fazer a diferença para preservar o meio ambiente e pequenas atitudes dentro da sua própria casa podem ajudar o planeta num momento crítico. Este é o tema do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", com o comentarista Marco Bravo. Em destaque atitudes simples e pontuais que ajudam a fazer da sua casa um lar mais ecológico. Vamos a elas? Levamento realizada pela "Crescer" traz alguns destaques. Confira!

Saiba como descartar seu lixo de maneira adequada e responsável
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

31/03/2021 - Saiba como descartar seu lixo de maneira adequada e responsável

Você descartada seu lixo de forma consciente? Pois saiba que aquilo que não serve para você pode servir para outras pessoas. Pensando nisso, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica como separar o lixo orgânico e o inorgânico da maneira adequada, para que seja possível reutilizar ou reciclar. O comentarista explica: "o lixo também possui papel social, já que pode contribuir com fonte de renda, então precisamos adequar como descartamos as coisas". Ouça as orientações!

Caramujos africanos: eles estão de volta na orla de Vila Velha
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/03/2021 - Caramujos africanos: eles estão de volta na orla de Vila Velha

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque a presença dos caramujos africanos nas nossas cidades e como o período de chuvas pode contribuir para a proliferação da espécie. Você sabia que o caramujo africano é um animal exótico que foi introduzido no país e não tem predador natural que possa controlar a sua população? Na cidade de Vila Velha, por exemplo, segundo a administração municipal, entre a segunda-feira (8) e terça-feira (9), foram recolhidos 160 kg de caramujo das regiões de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. "É uma espécie exótica, que veio da África pra cá, e foi trazida com o intuito de servir de alimento. Mas como o sabor não era agradável foi abandonada a sua criação - tinha até o objetivo de substituir o escargot, mas o sabor, realmente, não era agradável .Ele é um hermafrodita - que é macho e fêmea- e produz 200 ovos/ano. Como ele não tem predador aqui, por ser uma espécie exótica, ele cresceu numa escala geométrica. Nós vamos ter que cobrar providências fazendo grandes campanhas de coletas, mutirões e correta eliminação", explica. Confira! VILA VELHA A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que realiza limpeza em toda extensão da orla diariamente. Quando identificados, os caramujos são recolhidos manualmente, pois não existe nenhum produto químico indicado para o controle desses animais, especialmente pela região ser área de restinga. O serviço de limpeza manual é intensificado após os períodos de chuvas, onde o molusco costuma se reproduzir. De segunda (8) para terça (9), foram recolhidos 160 kg de caramujo das regiões de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa.

Como evitar a infestação de ratos no seu bairro: ouça as dicas!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

24/02/2021 - Como evitar a infestação de ratos no seu bairro: ouça as dicas!

Moradores de Vitória estão relatando que há infestação roedores em Jardim da Penha, Mata da Praia, Jardim Camburi, Goiabeiras e Jabour. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo explica que a maioria dos alimentos dos ratos, ratazanas e camundongos é resultado do descarte de lixo no nosso dia a dia. O comentarista aborda as causas e consequências do aumento populacional e falar das doenças causadas por esses animais. Acompanhe!

Natureza agradece! Pandemia influencia na redução da produção de lixo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

17/02/2021 - Natureza agradece! Pandemia influencia na redução da produção de lixo

Por conta do novo coronavírus, o carnaval foi cancelado em 2021. O que isto significa para a natureza? A redução significativa do lixo nas avenidas e praias das cidades, após a passagem de blocos e foliões. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo explica como a pandemia influenciou na diminuição da produção de resíduos sólidos. Acompanhe!

Por que as cidades não estão preparadas para os extremos climáticos?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/02/2021 - Por que as cidades não estão preparadas para os extremos climáticos?

Os extremos climáticos são constantes na rotina do capixaba. Nesta semana, após dias de forte calor, o Estado se deparou com fortes chuvas e alertas meteorológicos. Mas diante deste cenário, também surgem os alagamentos, desmoronamentos e o acúmulo de lixo nas ruas, o que evidência a falta de infraestrutura e planejamento das cidades para enfrentar as adversidades da natureza. Mas afinal, por que as cidades não estão preparadas para esses extremos climáticos? Quem responde é Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. Acompanhe!

Vegetação em chamas no ES: o que explica o aumento dos incêndios?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/02/2021 - Vegetação em chamas no ES: o que explica o aumento dos incêndios?

A combinação entre um sol escaldante, a escassez de chuvas e a baixa humidade fez o mês de janeiro registrar 333 focos de incêndio em vegetação. A marca representa um aumento de 270% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Assunto para Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. O comentarista destaca quais são os fatores que contribuem não só para a formação dos focos de incêndio mas também para o agravamento do fogo, e apontando ainda como o comportamento da população está relacionado com o assunto. Acompanhe!

Conheça o projeto educativo para preservação de manguezais de Vitória
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/01/2021 - Conheça o projeto educativo para preservação de manguezais de Vitória

A capital dos capixabas, Vitória, possui cerca de 12 km² de áreas de manguezal, cerca de 12% de sua área total. E é esse ecossistema, "berço da vida marinha", que vamos abordar nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. Marco Bravo recebe o geógrafo e técnico-referência da Gerência de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória (PMV), Idelvon Poubel. Ele é um dos colaboradores do projeto “Mangueando na Educação”, criado em 2007 para sensibilizar e ampliar o conhecimento da população quanto à importância da preservação do manguezal, considerando suas características ecológicas, cênicas, ambientais e suas implicações culturais, sociais e econômicas. Ouça mais detalhes do projeto:

Inteligência natural: afinal, plantas 'falam' e têm 'sentimentos'?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/01/2021 - Inteligência natural: afinal, plantas 'falam' e têm 'sentimentos'?

A sabedoria quem vem da natureza! Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo destaca o conceito da "internet" das florestas. Através dele, por exemplo, as copas das árvores se tocam e as raízes se conectam, interligando as plantas. Redes de fungos também ajudam nessa comunicação. A sabedoria da natureza também permite sua regeneração mesmo após o desmatamento. Ela também conta com a presença das árvores-mães, que alimentam os seus "filhos” e a população vizinha. Ouça a análise completa!

2021 será ano importante na luta contra o aquecimento global; entenda
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/01/2021 - 2021 será ano importante na luta contra o aquecimento global; entenda

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo elenca cinco razões que fazem de 2021 um ano crucial na luta contra o aquecimento global. Isso porque o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que estamos em um "ponto de ruptura" para o clima, decisivo para enfrentar as mudanças climáticas. Acompanhe.

Haja calor: 2021 estará entre os 6 anos mais quentes da história
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/01/2021 - Haja calor: 2021 estará entre os 6 anos mais quentes da história

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo destaca a notícia de que pesquisadores do centro de meteorologia do governo do Reino Unido preveem que 2021 será um pouco mais frio que 2020 em todo o mundo, mas ainda será um dos seis anos mais quentes já registrados. Isso porque o fenômeno climático La Niña no oceano Pacífico fará com que as temperaturas caiam, mas os gases causadores do efeito estufa continuarão sendo o maior fator de influência no clima global. O ano de 2016 continua sendo o mais quente já registrado, com 2020 disputando o segundo lugar com 2019. E no dia a dia? Como, ao menos, amenizar esse "calorão"? Marco explica! "A gente deve falar de pontos como a necessidade de construções mais sustentáveis, presença maior de plantas em nossas casas (a arborização tem papel fundamental nesse sentido), utilização de tintas sustentáveis - melhor relacionadas com o meio ambiente - e privilegiar a construção de empreendimentos que possam receber o vento Nordeste, que vai ser mais refrescante", analisa. Confira as explicações completas!

Entenda os reflexos do desmatamento na região Serrana do ES
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/12/2020 - Entenda os reflexos do desmatamento na região Serrana do ES

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo inicia o assunto. Ele fala dos efeitos e consequências do desmatamento que vem sendo observado, principalmente, em cidades da região Serrana do Espírito Santo. E o que pode trazer, a curto e longo prazo, tanto para o meio ambiente quanto para a vida humana. É o caso de Santa Teresa, em que a derrubada da Mata Atlântica ameaça os recursos hídricos não só do município, mas também de outras 11 cidades vizinhas. Reportagem de A Gazeta, na apuração da jornalista Vilmara Fernandes, da última terça-feira (14), mostrou que grandes manchas de desmatamento em comunidades da zona rural da cidade estão, justamente, ameaçando os recursos hídricos. Entre os anos de 2019 e 2020, mais de 100 denúncias foram feitas e pelo menos 21 estão sendo investigadas pela prefeitura local. São situações de loteamentos clandestinos e irregulares, que contrariam legislações municipais e federais. Marco analisa o cenário. "Todo esse desmatamento, que vem acontecendo em formato de 'varejo', com venda sítios e lotes, traz uma série de consequências: abastecimento de água, como já vem sendo bem falado, perda de biodiversidade, efeitos climáticos às cidades. Se nada for feito, e não tivermos fiscalização efetiva dos governantes e punição aos responsáveis, vamos ter problemas muito sérios e danos irreversíveis. Santa Teresa, Domingos Martins e Marechal Floriano, por exemplo, são exemplos disso que temos alertado", exemplifica. Acompanhe as explicações iniciais!

Horta caseira: ouça os benefícios ao meio ambiente e à saúde
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

09/12/2020 - Horta caseira: ouça os benefícios ao meio ambiente e à saúde

Que tal colocar a mão na terra e investir o seu tempo numa horta caseira? Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo, a pedido dos ouvintes, inicia uma série sobre os benefícios em torno da implantação de uma horta caseira. Além de ajudar ao meio ambiente, esse tipo de experiência natural também pode auxiliar numa melhor qualidade de vida da população, ao valorizar o contato natural. Para o meio ambiente, a utilização de restos de alimentos na terra, por exemplo, em "adubo" natural, traz benefícios como a redução de custos com produtos químicos. Marco tem detalhes!

Compostagem doméstica: aprenda a fazer em casa
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

02/12/2020 - Compostagem doméstica: aprenda a fazer em casa

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo, a pedido dos ouvintes, traz as explicações que envolvem o tema da compostagem doméstica e como ela pode ser uma aliada no nosso dia a dia, além de ajudar na sustentabilidade do planeta. A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas. Marco explica o processo: "Os alimentos orgânicos podem ser transformados em composto. As pessoas têm que saber quem, sim, elas podem ter uma composteira em casa - e sem dar um cheiro ruim, sem moscas... Daí que é importante saber o que é um composto orgânico e o que pode virar. O uso de minhocas, por exemplo, que são nossas parceiras, aceleram o processo de decomposição dos alimentos e os devolvem, de certa forma, como nutrientes necessários", explica. Quer fazer a sua composteira? Acompanhe as dicas!

Chuva e acúmulo de lixo na Grande Vitória merecem nossa atenção
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

25/11/2020 - Chuva e acúmulo de lixo na Grande Vitória merecem nossa atenção

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo chama a atenção para o seguinte cenário: as últimas horas têm sido marcadas por chuva na Grande Vitória e, por outro lado, como reflexo da greve de motoristas da limpeza urbana, vários pontos de acúmulo de lixo também são registrados na Região Metropolitana, como em Vitória e Vila Velha. Vale lembrar que a paralisação, que havia sido suspensa temporariamente, foi retomada na segunda-feira (23), e ainda não tem previsão de término. Uma das cenas que mais chamou a atenção nos últimos dias foi da quantidade de lixo ocupando o canal localizado próximo ao Terminal de Vila Velha, entre os bairros Divino Espírito Santo e Centro. Período de chuva e acúmulo de lixo, aponta Marco Bravo, são pontos de atenção. "Tem chovido bastante e o acúmulo de lixo pode trazer entupimento de encostas e galerias. Daí você tem todos aqueles problemas já conhecidos, com risco de enchentes e de doenças que envolvem a saúde pública", alerta. Acompanhe as explicações!

Mesmo na pandemia, risco da dengue não podem ser esquecido
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/11/2020 - Mesmo na pandemia, risco da dengue não podem ser esquecido

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo faz um alerta: mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, não podemos esquecer dos riscos da dengue. De janeiro a outubro deste ano, o Espírito Santo já registrou 44.090 casos da doença e 11 óbitos. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue tende a aumentar principalmente com a chegada das estações mais quentes do ano. A maioria dos focos de dengue está dentro de casa, e neste momento que estamos ficando ainda mais dentro dos nossos lares, não podemos nos descuidar mesmo", explicou Marco. Confira!

Os desafios dos eleitos para o meio ambiente e a sustentabilidade
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

11/11/2020 - Os desafios dos eleitos para o meio ambiente e a sustentabilidade

Em tempos de eleição muito se fala sobre os desafios da saúde, economia e mobilidade. Mas será que a preservação ambiental também está na pauta eleitoral? Pensando nisso, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo traz uma importante reflexão, como desafio para os futuros eleitos. A pauta ambiental também deve ser colocada como prioridade para os futuros gestores e não pode ficar à margem do debate político. Alguns pontos, em especial, merecem atenção na Grande Vitória. São eles: saneamento básico, destinação dos resíduos sólidos e poluição atmosférica.

La Niña pode ser um dos mais fortes dos últimos anos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/11/2020 - La Niña pode ser um dos mais fortes dos últimos anos

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo explica como o fenômeno do La Ninã deve impactar ao meio ambiente e seres vivos nos próximos meses. Isso porque um novo episódio do fenômeno meteorológico já está se desenvolvendo no Oceano Pacífico e está previsto para ser de "moderado a forte", anunciou a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O La Niña se desenvolve quando ventos que sopram sobre o Pacífico empurram as águas quentes da superfície para o oeste, em direção à Indonésia. Em seu lugar, as águas mais frias do oceano profundo sobem à superfície. Isso causa grandes mudanças climáticas em diferentes partes do mundo. "Podemos, então, relacionar o fenômeno do La Niña com a questão climática que envolve o retorno do período de chuvas e, por consequência, a diminuição das queimadas em alguns locais do mundo. Mas, por outro lado, temos o cenário de possibilidade de fortes enchentes", explica. Confira a explicação completa!

Meio ambiente: qual será a nova cara da sua cidade pós-Covid?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

28/10/2020 - Meio ambiente: qual será a nova cara da sua cidade pós-Covid?

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo traz a seguinte reflexão: você já parou para pensar que a pandemia do novo coronavírus também vai afetar o meio ambiente e tem potencial pra transformar a "cara" das nossas cidades? A conversa não é na teoria! São exemplos práticos trazidos pelo comentarista. Entre esses exemplos estão os impactos com a tendência de trabalho home-office, a diminuição do número de veículos nas ruas e, como consequência, o impacto na redução do índices de poluição atmosférica. "Com a pandemia, muitas empresas passaram a investir no home office e nem devem voltar mais para prédios físicos. Aí o que a pandemia vai impactar na mobilidade urbana? As pessoas passam a trabalhar em casa, não usam os veículos. Esses prédios que vão ficar vazios podem ser utilizados para outros fins. Não seria uma boa ideia utilizá-los num processo de reorganização das cidades, utilizando como espaço de moradias? Além disso, a poluição atmosférica passa a ter uma tendência de queda, com menos veículos nas ruas e as pessoas mais tempo em casa", analisa. Ouça detalhes da conversa!

Sementes misteriosas podem causar graves danos ao ambientais; entenda
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

07/10/2020 - Sementes misteriosas podem causar graves danos ao ambientais; entenda

Pessoas em em pelo menos, 24 estados brasileiros, incluindo o Espírito Santo, registraram o recebimento de sementes "misteriosas" que chegaram junto com compras feitas pela internet - principalmente da China. Nesta terça-feira (06), o Ministério da Agricultura, após análise, confirmou que foram encontrados fungos, ácaros, bactérias e até ervas daninhas. Nesta edição do quadro CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo aborda o assunto e explica os danos ambientais que podem ser causados pela inserção de sementes estranhas em solo brasileiro. "Toda semente só pode entrar no Brasil se tiver autorização e for toda tratada para isso. Caso contrário, pode danificar as plantações, lavouras, e até mesmo causar doenças na população", explica o comentarista.

Dia da árvore, queimadas e a importância de se preservar o bem
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

23/09/2020 - Dia da árvore, queimadas e a importância de se preservar o bem

Esta semana é marcada pelo início da primavera e pela recordação em torno do Dia da árvore, cuja data foi celebrada na última segunda-feira (21). Durante a estação, por exemplo, ocorre o florescimento das árvores, como o ipê, a redução de nuvens no céu e, consequentemente, no aumento da temperaturas máxima. A data do Dia da árvore foi criada, justamente, para celebrar a chegada da primavera. Neste ano, a data também traz o contexto de um cenário alarmante visto nas florestas brasileiras com as queimadas. Pensar na preservação de ambientes com árvores, explica o comentarista Marco Bravo nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", é entender que elas contribuem com a diminuição da poluição, redução das temperaturas e aumento da umidade do ar. Além dos impactos na biodiversidade, o desmatamento e as queimadas, por exemplo, interferem no regime de chuvas.

Planeta em chamas: efeitos das queimadas se espalham pelo mundo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

16/09/2020 - Planeta em chamas: efeitos das queimadas se espalham pelo mundo

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo destaca o preocupante cenário que vem sendo observado em diversas localidades do mundo: Amazônia, Cerrado, Pantanal, florestas nos Estados Unidos e Austrália são algumas das regiões afetadas por incêndio em grandes proporções. Além da ação humana, especialistas também sinalizam que as consequências do aquecimento global estão em todo o mundo em forma desses incêndios. O comentarista da CBN Vitória analisa o cenário que estamos enfrentando: "O clima 'pirou'. Temos incêndio no Pantanal, que está relacionado ao desmatamento na Amazônia e que, por sua vez, também afeta o Cerrado. Estamos ainda na última semana do inverno e já temos relatos de que em cidades brasileiras, como Cuiabá, a temperatura chegou a 40º C nesta semana, em pleno inverno. Acompanhe a análise.

O que fazer em caso de picada de abelhas? Ouça as dicas!
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

09/09/2020 - O que fazer em caso de picada de abelhas? Ouça as dicas!

Ao longo das últimas edições do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo tem trazido uma série de explicações a respeito das diversas espécies animais - como escorpiões e aranhas, e sua relação junto aos humanos. Nesta quarta-feira (09), atendendo ao pedido do ouvinte Valmir Lourenço, o destaque são as abelhas. Você sabe, por exemplo, que procedimentos deve adotar em caso de picada de abelha? Ao avistar uma colmeia perto de você, a que tipos de cuidados deve ficar atento? Marco Bravo inicia a explicação trazendo uma contextualização sobre a espécie e esclarece essas e outras dúvidas a respeito do animal. Acompanhe a explicação!

Pandemia de coronavírus já traz efeitos ao mundo animal
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

26/08/2020 - Pandemia de coronavírus já traz efeitos ao mundo animal

Nesta edição do quadro "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz como destaque de que maneira o mundo animal também tem sido influenciado pelo isolamento social dos humanos e pelas restrições de atividades em virtude da pandemia do novo coronavírus. Acompanhe a análise de Marco Bravo sobre o tema!

Lixo pode ter contribuído para a morte de baleias no litoral capixaba
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/08/2020 - Lixo pode ter contribuído para a morte de baleias no litoral capixaba

Nas últimas semanas pelo menos seis filhotes de baleia foram localizados encalhados e mortos em praias do litoral capixaba. Nesta quarta-feira (12), no quadro Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo relata que muitos nestes animais foram para a necropsia e muitas são as possibilidades em estudo para esta mortalidade, entre elas a presença de muito lixo no mar. Nesta edição, Marco Bravo, fala também de um outro episódio ocorrido no último dia 4 de agosto, em uma praia de Salvador, na Bahia, quando um salva-vidas encontrou um tipo de molusco chamado "dragão azul". O animal é um predador de caravelas, vive no Oceano Atlântico e não é espécie nativa do bioma marinho brasileiro, mas seu aparecimento tem sido frequente em todo litoral nos últimos anos.

O que tem levado ao aparecimento de baleias e arraias mortas no ES
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

05/08/2020 - O que tem levado ao aparecimento de baleias e arraias mortas no ES

No último final de semana, duas baleias jubarte foram encontradas mortas no litoral capixaba - uma em Guarapari, na Pedra do Siribeira, e outra, um filhote, na região de pedras próximo à Praia Mole, em Carapebus, na Serra. Não foi a primeira vez que episódios como esses foram registrados no Espírito Santo. Anualmente, há o aparecimento de baleias mortas em praias do Estado. Esse é o assunto do comentarista Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. O comentarista explica também o aparecimento de arraias mortas em Vitória e a passagem pelo litoral dos pinguins.

Da Austrália ao Pantanal: incêndios colocam o meio ambiente em risco
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/07/2020 - Da Austrália ao Pantanal: incêndios colocam o meio ambiente em risco

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo aponta as consequências que serão advindas dos incêndios que têm acometido diversas regiões do mundo ao longo dos últimos meses. Os incêndios florestais sem precedentes que devastaram a Austrália, por exemplo, no fim de 2019 e começo de 2020, mataram ou desalojaram quase 3 bilhões de animais, de acordo com um relatório preliminar divulgado por universidades australianas. Ambientalistas consideram esse um dos piores desastres para a fauna na história moderna. O estudo mostra que 143 milhões de mamíferos, 2,46 bilhões de répteis, 180 milhões de pássaros e 51 milhões de batráquios foram afetados pelos incêndios.

Nuvem de gafanhotos volta a preocupar agricultura brasileira
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/07/2020 - Nuvem de gafanhotos volta a preocupar agricultura brasileira

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo nos atualiza sobre a situação de um tema que chama a atenção nas últimas semanas: a tão falada nuvem de gafanhotos. Nos últimos dias, uma nuvem voltou a se aproximar do Brasil e do Uruguai e tem causado, claro, preocupação. Autoridades brasileiras consideram que a principal forma de combater o problema é por meio do despejo de agrotóxico em direção aos insetos. A nuvem de gafanhotos que percorre a Argentina e se aproxima da fronteira brasileira está a 112 km da cidade de Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, segundo a atualização da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) no início desta semana.

Desmatamento da Amazônia prejudica imagem do Brasil no exterior
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/07/2020 - Desmatamento da Amazônia prejudica imagem do Brasil no exterior

O desmatamento na Amazônia bateu recorde em junho, segundo números do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Especialistas em meio ambiente estimam ainda que a devastação antrópica na floresta Amazônica deve chegar a 15 mil km² neste ano, contra os quase 10 mil km² de 2019. A situação da maior floresta tropical do mundo preocupa outros países e grandes empresas ao redor do mundo, que pedem que o governo tome providências para evitar o desmate no Norte brasileiro. Empresas com sede no Brasil chegaram a enviar uma carta ao vice-presidente Hamilton Mourão pedindo mudanças na gestão da Amazônia e da política ambiental no país. Executivos têm sido questionados no exterior sobre as ações da empresas em relação ao meio ambiente. Quem explica é Marco Bravo, nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. Confira!

Entenda como o novo marco do saneamento deve impactar o meio ambiente
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/07/2020 - Entenda como o novo marco do saneamento deve impactar o meio ambiente

Nesta edição do "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade", o comentarista Marco Bravo traz para a discussão novos desdobramentos sobre a aprovação, no Senado, do novo marco legal do saneamento. Se, na última terça-feira (06), falamos sobre os impactos para o consumidor com essas mudanças, no quadro "Olho Vivo", dessa vez o destaque é o meio ambiente brasileiro e as nossas cidades. Que impactos podem ser trazidos à natureza por meio desse plano, que ainda depende de sanção presidencial?

Poliquetas e estrelas-do-mar na areia de Camburi: entenda o fenômeno
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/07/2020 - Poliquetas e estrelas-do-mar na areia de Camburi: entenda o fenômeno

Na manhã do último dia 24 de julho, um episódio causou estranheza aos frequentadores da Praia de Camburi, em Vitória. Centenas de "vermes" apareceram nas areias da praia. No mesmo dia, a Prefeitura de Vitória explicou que a alteração de marés foi a causa do fenômeno. Mas no dia 28, último sábado, um evento parecido voltou a ocorrer: diversas estrelas-do-mar apareceram mortas nas areias da praia. Desta vez, as alterações das marés com marés de águas-vivas podem ter sido o motivo do episódio. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo explica os fenômenos na praia de Camburi, causas e consequências. Confira!

Nuvem de gafanhoto é monitorada e pode chegar ao Brasil
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

24/06/2020 - Nuvem de gafanhoto é monitorada e pode chegar ao Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu um alerta sobre uma nuvem de gafanhotos que estava deixando a Argentina e avançava na direção de Uruguai e Brasil. Os insetos chegaram à Argentina a partir do Paraguai, onde destruíram lavouras de milho. O estado brasileiro do Rio Grande do Sul pode ser o primeiro a ser atingido, mas uma frente fria poderá mudar o curso nesta nuvem. Quem explica é o comentarista Marco Bravo.

Enquanto o olhar é para a pandemia, desmatamento aumenta no país
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

17/06/2020 - Enquanto o olhar é para a pandemia, desmatamento aumenta no país

Não é só o alto índice de casos do novo coronavírus que preocupa cientistas brasileiros. O número de casos de desmatamento na Amazônia subiu 63,75% no mês de abril, durante a pandemia, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E não é só no ambiente amazônico que percebe-se a escalada do desmatamento. No Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, em Vitória, área de Mata Atlântica, foram identificadas queimadas e outras irregularidades ambientais nos últimos dias. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo analisa a situação e os perigos do desmatamento, principalmente na atualidade. Confira!

Entenda como a recuperação de córregos faz ressurgir nascentes
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

10/06/2020 - Entenda como a recuperação de córregos faz ressurgir nascentes

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo traz para a discussão como o processo de recuperação de córregos pode fazer ressurgir nascentes, até mesmo em grandes cidades. Esse fato chamou a atenção quando, na última semana, justamente na semana do Meio Ambiente, foi informado de que uma nascente do Córrego Laranjeiras, no município da Serra, foi encontrada bem no coração do Parque da Cidade. Segundo a informação da coluna do jornalista Leonel Ximenes, de A Gazeta, a nascente faz "brotar" três cursos d´água bem limpas em uma área que foi recentemente reflorestada, durante as obras de expansão do Parque.

Meio ambiente: não podemos negligenciar a relação com o planeta
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

03/06/2020 - Meio ambiente: não podemos negligenciar a relação com o planeta

Na próxima sexta-feira, 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem o objetivo de incentivar a conscientização e ação em todo o mundo para proteger o meio ambiente. Este é o tema dessa edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade. O comentarista Marco Bravo comenta a relação do homem com o meio e explica porque as pessoas não podem negligenciar sua relação com o planeta na hora de preservar a natureza. Confira!

Coronavírus: saiba como a biodiversidade tem reagido à pandemia
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/05/2020 - Coronavírus: saiba como a biodiversidade tem reagido à pandemia

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo traz para a discussão como a natureza vem reagindo à pandemia do novo coronavírus. O atual cenário tem forte influência na maneira com a qual lidamos com a natureza e provoca a alteração da biodiversidade em todo o mundo. Isso porque as relações humanas com a natureza podem, sim, conter eventos de pandemia, como a atual. Quem também participou da conversa foi o Yuri Cardoso Nóbrega, coordenador do projeto Caiman, iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie de jacarés, e que tem realizado discussões ambientais e apresentado trabalhos sobre o tema.

Curva da Jurema passa por obras de engordamento da faixa de areia
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

20/05/2020 - Curva da Jurema passa por obras de engordamento da faixa de areia

Após sucessivos processos de erosão, a Curva da Jurema, em Vitória, passou por obras de engordamento da faixa de areia, iniciadas no dia 11 e concluídas na última sexta-feira (15). Uma faixa de 431 metros de comprimento e 33 metros de largura foi recuperada com o auxílio de um navio que bombeava areia do fundo do mar para a superfície. No total, foram 53 milhões de litros de areia. A mesma obra será feita também na praia da Camburi. Nesta quarta-feira (20), no CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo explica como foi feito o processo de recuperação da praia.

O impacto do coronavírus no setor de reciclagem
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/05/2020 - O impacto do coronavírus no setor de reciclagem

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo aponta como a pandemia do novo coronavírus também tem causado impacto no setor de reciclagem. Em meio a maior demanda por produtos vindos de delivery, por exemplo, as pessoas acabam acumulando materiais descartáveis dentro de casa sem se dar conta do acúmulo. Cooperativas de reciclagem também sentem reflexos da pandemia com baixa venda de materiais. "Temos mais resíduos de embalagens produzidos porque as pessoas começaram a comprar produtos manufaturados, produtos embalados e marmitas", explica.

Coronavírus pode ser ameaça a conservação de primatas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

06/05/2020 - Coronavírus pode ser ameaça a conservação de primatas

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade o comentarista Marco Bravo, com base em explicações de estudos internacionais, aponta que a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus é um risco para a conservação de primatas. Esses estudos apontaram que tanto os seres humanos, quanto os grandes primatas, são suscetíveis a doenças infecciosas e a introdução de patógenos humanos nessas populações pode resultar em perdas catastróficas. Além do coronavírus, essas especies também podem ser ameaçadas por outros vírus. Entenda mais detalhes dessa relação!

Pandemia vai influenciar na aceleração do desmatamento na Amazônia
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

29/04/2020 - Pandemia vai influenciar na aceleração do desmatamento na Amazônia

Nesta edição do quadro CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o comentarista Marco Bravo, o destaque é a preservação do mais importante bioma brasileiro. Com a atenção do mundo voltada para a pandemia, a tendência é de que haverá menos pressão internacional pela conservação da floresta Amazônica. O diagnóstico foi apresentado no início desta semana e as perspectivas para a floresta, que já não eram boas no início deste ano, podem piorar. A Mata Atlântica é outro bioma que deverá ser afetado. Entenda mais detalhes dessa relação!

Desmatamento pode ser uma das causas do surgimento da Covid-19
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

22/04/2020 - Desmatamento pode ser uma das causas do surgimento da Covid-19

Nesta edição do quadro CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo, relaciona sustentabilidade às pandemias. Bravo explica como o desmatamento pode impactar no surgimento de doenças, com base em artigos científicos já publicados em nas revistas "Nature" e "Science", que estão entre as publicações mais respeitadas do mundo no meio da ciência. Confira!

Covid-19: falta de saneamento pode impulsionar disseminação da doença
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

15/04/2020 - Covid-19: falta de saneamento pode impulsionar disseminação da doença

Nesta quarta-feira (15), no CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica como a desigualdade social e a falta de planejamento urbano em determinados locais podem contribuir para a maior infecção dos moradores por doenças respiratórias, como o coronavírus, e aquelas causadas por insetos. O comentarista também aponta formas de conter a disseminação nesses locais. Confira!

Entenda como o isolamento social tem diminuído a poluição do ar
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

08/04/2020 - Entenda como o isolamento social tem diminuído a poluição do ar

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o comentarista Marco Bravo, o destaque tem a ver com o isolamento social ao qual a população encontra-se submetida diante da preocupação com o novo coronavírus. Especialistas da área médica, como pneumologistas, apontam que a poluição atmosférica diminuiu em áreas urbanas com menos carros. Até mesmo a saúde de fumantes vem sendo influenciada. Pesquisas apontam que cidades como Paris e até São Paulo, tiveram redução nos níveis médios de dióxido de nitrogênio em março durante o isolamento por conta da doença. Confira

Tapetes podem contribuir para propagação do novo coronavírus
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

01/04/2020 - Tapetes podem contribuir para propagação do novo coronavírus

Nesta quarta-feira (01), no quadro CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo aborda as iniciativas de higiene no dia-a-dia que previnem a contaminação pelo novo coronavírus, principalmente quando retornamos da rua para a casa. E explica como deve ser a rotina de higiene ao chegar em casa. O comentarista responde ainda a pergunta do ouvinte Durval, que questionou se o tapete pode ser mais um local para a disseminação do vírus. Confira!

Pandemia de Coronavírus tem relação com a ação humana?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/03/2020 - Pandemia de Coronavírus tem relação com a ação humana?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o mundo enfrenta a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A OMS informou que o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. Diante desse cenário, o comentarista Marco Bravo, neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, lança o seguinte questionamento: será que a ação humana contra o meio ambiente também tem influenciado no aparecimento de pandemias? Marco explica que, do ponto de vista do meio ambiente, habitats degradados podem incitar e diversificar doenças. Além disso, novas viroses e bacterioses surgem - e também se fortalecem - a medida em que temos ações antrópicas (ou seja, causadas pelo homem).

Metade das praias do mundo pode desaparecer até 2100
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

11/03/2020 - Metade das praias do mundo pode desaparecer até 2100

De acordo com um estudo publicado na revista científica "Nature Climate Change", quase metade das praias do mundo pode desaparecer até o final do século se nenhuma ação for tomada para limitar as emissões de gases de efeito estufa. Segundo a pesquisa, mais de um terço (37%) delas corre o risco de deixar de existir até 2100. No Brasil, as praias dos estados Pará, Maranhão, Piauí e Ceará podem ser as mais afetadas porque a erosão acontece a um ritmo intenso. O estudo concluiu que o México, China, Rússia, Argentina, Índia, Canadá, Chile, EUA, e também o Brasil, seriam fortemente afetados pela recessão da linha costeira devido à elevação do nível do mar, tempestades resultantes de furacões e tufões e diminuição do sedimento dos rios represados. Este é o tema do episódio desta semana do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o comentarista Marco Bravo. Sobre a situação local, no Espírito Santo, Marco deixa o alerta: regiões como Conceição da Barra, Marataízes e Camburi, na Capital, merecem atenção por conta do desaparecimento da chamada vegetação de restinga. "A vegetação de restinga é super importante e a que permite sustentação e fixação da areia e impede, por exemplo, a erosão das nossas praias".

Chuva bate recorde: quais são as causas e as consequências?
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/03/2020 - Chuva bate recorde: quais são as causas e as consequências?

Chove chuva, chove sem parar! A chuva bateu recorde nos mês de fevereiro, nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Espírito Santo, Vitória registrou precipitação acima da média e o segundo maior registro da série. Dos 29 dias de fevereiro, choveu em 22 na capital paulista, que registrou o maior acumulado de chuvas em fevereiro desde o começo das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943. Em março, a previsão, em todo o Sudeste, é de mais água. Neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo porquê choveu tanto e quais são as consequências dessas condições climáticas.

Confira alerta sobre acúmulo de lixo pós-carnaval e risco de dengue
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

26/02/2020 - Confira alerta sobre acúmulo de lixo pós-carnaval e risco de dengue

Neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo aborda a questão do acúmulo do lixo pós-carnaval e os cuidados, por exemplo, com as garrafas de cerveja quebradas na areia da praia. O especialista fala sobre o acúmulo de água e o risco de ser contaminado com a dengue ou demais doenças causadas pelo mosquito Aedes como o zika vírus e chikungunya.

Entenda como as pessoas e os animais reagem às altas temperaturas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

19/02/2020 - Entenda como as pessoas e os animais reagem às altas temperaturas

Neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo aborda a questão das altas temperaturas registradas no mês de fevereiro. Quais os impactos causados na saúde das pessoas e dos animais? Existe alguma solução sustentável para frear isso?

Entenda por que as cidades não estão preparadas para chuvas intensas
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/02/2020 - Entenda por que as cidades não estão preparadas para chuvas intensas

Neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo explica por quais motivos algumas cidades não estão preparadas para receber um grande volume de chuva. Há várias e boas iniciativas que já estão sendo colocadas em prática e que poderiam ser compartilhadas, entre elas os jardins de chuva de Nova Iorque. Fica a dica para as autoridades.

As causas e consequências de desequilíbrios ambientais
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

05/02/2020 - As causas e consequências de desequilíbrios ambientais

Neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, o comentarista Marco Bravo fala sobre as causas e consequências de desequilíbrios ambientais. Dentre eles, o coronavírus. A doença já matou 426 pessoas na China e uma nas Filipinas. No Brasil, existem 14 suspeitos e nenhum confirmado. Os números foram divulgados na mídia estatal chinesa e pelo governo brasileiro. Além disso, o comentarista também explica o desequilíbrio ambiental na ótica das chuvas das últimas semanas.

Do lixo ao esgoto: os cuidados com meio ambiente durante o verão
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

25/12/2019 - Do lixo ao esgoto: os cuidados com meio ambiente durante o verão

Neste episódio do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marco Bravo conversou com a jornalista Patrícia Vallim sobre os principais problemas ambientais associados ao meio ambiente, em especial, durante a temporada do verão. Os cuidados com o lixo nas praias, o funcionamento das redes de esgoto e a atenção aos extremos climáticos são alguns dos assuntos que você acompanha na conversa.

Crédito de carbono: saiba o que é e como funciona
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

18/12/2019 - Crédito de carbono: saiba o que é e como funciona

Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade o comentarista Marco Bravo atende ao pedido de um ouvinte e traz detalhes sobre o que é e como funciona o crédito de carbono. A dúvida era: "Como que conseguimos vender carbono, plantando uma fazenda de árvores? E ganhar dinheiro de verdade?". Especialistas apontam que o mercado de crédito de carbono funciona a partir de acordos entre empresas e governos de países em desenvolvimento. Em vez de tomar medidas para efetivamente diminuir as emissões de carbono, empresas podem compensar o que têm emitido comprando créditos — fazendo um pagamento — dos países que reduziram emissões.

Após as chuvas, entenda a volta dos caramujos africanos às cidades
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

11/12/2019 - Após as chuvas, entenda a volta dos caramujos africanos às cidades

Após as fortes chuvas e a chegada do calor, lá estão eles de volta às cidades: os caramujos africanos. Nesta edição do CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade o comentarista Marco Bravo explica por que em épocas do ano em que calor e chuva são frequentes é comum que eles reapareçam e que se tornem resistentes. Especialistas alertam que os caramujos africanos sobrevivem, em sua maior parte, também em terrenos baldios, plantações abandonadas e em entulhos de construções.

Dessalinização da água: entenda como funciona
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

04/12/2019 - Dessalinização da água: entenda como funciona

A dessalinização é uma solução cada vez mais empregada para a crescente escassez de água. O processo é comum em países desérticos ou com pouca disponibilidade de água potável, como no Oriente Médio e na África. No Brasil, apesar do País possuir 13% da água doce do mundo, iniciativas já são realizadas com esse objetivo de retirar a água do mar para uso na agricultura, indústria e até visando ao consumo humano.

Concentração de gases de efeito estufa bate recorde: entenda os impactos
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

27/11/2019 - Concentração de gases de efeito estufa bate recorde: entenda os impactos

Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera tiveram concentração recorde em 2018, segundo dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). O monitoramento também indica que não há “indícios de desaceleração visíveis” da quantidade de poluentes lançados na atmosfera.

Do calorão às fortes chuvas: entenda os extremos climáticos no ES
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

13/11/2019 - Do calorão às fortes chuvas: entenda os extremos climáticos no ES

Ora altas temperaturas e de repente fortes chuvas e temperaturas em queda. Você já tem notado esses efeitos climáticos no território do Espírito Santo? Neste episódio, Marco Bravo exemplifica como esses efeitos já podem ser sentidos nas cidades capixabas.