Meu Filho na Escola

Meu Filho na Escola

Juliana Santos


Possui filhos em idade escolar? Acompanhe as dicas da educadora Juliana dos Santos, que orienta como acompanhar o desenvolvimento estudantil das crianças e identificar acertos e erros na trajetória da criança na escola

Últimos Áudios

Trabalho em grupo é importante para a rotina escolar?
Meu Filho na Escola

16/07/2024 - Trabalho em grupo é importante para a rotina escolar?

Nesta edição de "Meu Filho Na Escola", a comentarista Juliana Santos fala dos temidos trabalho em grupo. Na escola, faculdade ou trabalho, esta interação entre colegas pode resultar em momentos de tensão, mas, segundo a educadora, também pode ser uma oportunidade de potencializar ou desenvolver as habilidades dos estudantes. "Esse é um momento intencional para o professor que deveria analisar a composição de grupos com foco no desenvolvimento das competências. A criação de grupos por afinidade pode perder a intencionalidade pedagógica e deixar de cumpri seu papel", destaca. Ouça a conversa completa!

Como interpretar as questões do Enem? Especialista orienta!
Meu Filho na Escola

09/07/2024 - Como interpretar as questões do Enem? Especialista orienta!

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem do candidato interpretação e avaliação de contexto. Em todas as áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), é preciso ter uma leitura ampla que considere o verbal e não verbais, além de aplicação de conhecimentos em questões cotidianas. Nesta edição de Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos fala sobre o assunto e traz dicas, práticas, de como interpretar as questões do Exame. Ouça a conversa completa!

Como interpretar e resolver: a diferença entre as questões das provas do Ifes e Enem
Meu Filho na Escola

02/07/2024 - Como interpretar e resolver: a diferença entre as questões das provas do Ifes e Enem

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos explica como as questões de linguagens e matemática se apresentam de formas diferentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Enquanto o Enem exige interpretação de texto, a avaliação do Ifes ainda é essencialmente gramatical. Ambas, porém, aplicam problemas reais na área da matemática. "Ou seja, mais que memorização, as provas preveem aplicação dos conteúdos", destaca a comentarista. Ouça a conversa completa!

Paródias e músicas são uma boa ferramenta para o aprendizado?
Meu Filho na Escola

25/06/2024 - Paródias e músicas são uma boa ferramenta para o aprendizado?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos reflete se as paródias musicais e jingles de professores são uma boa ferramenta para estimular a aprendizagem dentro de sala de aula. Esse método torna o ensino mais atrativo ou apenas contribui para reforçar o processo de memorização, e não o real aprendizado? Ouça a conversa completa e entenda!

Pisa: mais da metade dos alunos brasileiros tem nível baixo de criatividade
Meu Filho na Escola

18/06/2024 - Pisa: mais da metade dos alunos brasileiros tem nível baixo de criatividade

Nesta edição do "Meu Filho Na Escola", o destaque é que mais da metade (54,3%) dos alunos brasileiros de 15 anos apresentou um baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e científicos apresentados em uma prova internacional de conhecimentos. O dado foi divulgado nesta terça-feira (18) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Pisa, sigla em inglês para "Programa Internacional de Avaliação de Estudantes", é uma das mais importantes avaliações de educação do mundo. Tradicionalmente, ele mede os conhecimentos de alunos de escolas públicas e particulares em matemática, ciências e leitura. Entre os 56 países participantes (membros da OCDE e parceiros), o Brasil ficou no fim da lista, na 44ª posição, atrás de outras nações latino-americanas, como Uruguai, Colômbia e Peru. "Criatividade é uma competência que precisa ser desenvolvida e não se trata de um aspecto inato. Pessoas criativas são aquelas que acionam seu repertório de conhecimento e buscam novos saberes para resolver problemas. O Exame do Pisa constatou que os brasileiros apresentam baixo nível de criatividade e isso pode ser um reflexo de nossos aspectos metodológicos que reproduzem modelos de aulas mais tradicionais e não criam experiências de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento da criatividade", explica a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Como comemorar festa junina na escola?
Meu Filho na Escola

11/06/2024 - Como comemorar festa junina na escola?

O clima é junino no Meu Filho na Escola. Há famílias que não concordam com a realização de festas juninas no ambiente da escola, afirmando que há o cunho religioso. Mas e a perspectiva cultural? Este é o tema para análise da comentarista Juliana Santos. Festa de São João? Festa Junina? Festa Caipira? As escolas estão mudando o nome para evitar impactos religiosos. Ouça a conversa completa!

ES alcança 3º lugar em ranking nacional de alfabetização: estamos no caminho certo?
Meu Filho na Escola

04/06/2024 - ES alcança 3º lugar em ranking nacional de alfabetização: estamos no caminho certo?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos repercute a classificação do Espírito Santo no ranking de alfabetização do país. O Estado alcançou o terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas do Ceará e do Paraná. Ao todo, 68% das crianças que cursaram o 2º ano do ensino fundamental na rede pública, em 2023, foram alfabetizadas. Durante a conversa, a educadora analisa se os números são os ideais. Ouça a conversa completa!

Desafios e experiências de estudantes mais velhos no ensino superior
Meu Filho na Escola

21/05/2024 - Desafios e experiências de estudantes mais velhos no ensino superior

Com a maior expectativa e qualidade de vida no mundo todo, a idade já não se mostra mais como um empecilho para a realização de sonhos, incluindo, entrar numa faculdade. Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Adultos aprendem e se preparam para avaliações da mesma forma? "A aprendizagem de adultos deve levar em conta seu repertório, seu estilo de aprendizagem e a aplicação de conhecimentos. O tempo e a velocidade podem ser diferentes, por isso a diversificação de metodologias é ainda mais necessária. Para grandes avaliações, os adultos tendem a ler muito mais os conteúdos, mas é preciso que resolvam questões dos processos seletivos para que compreendam o 'jeitinho' da prova", explica. Ouça a conversa completa!

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; tire suas dúvidas!
Meu Filho na Escola

14/05/2024 - Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; tire suas dúvidas!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme divulgado no Diário Oficial da União, na segunda-feira (13), as inscrições vão de 27 de maio a 7 de junho, e devem ser feitas na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho. Nesta edição do "Meu Filho Na Escola", a comentarista Juliana Santos fala sobre a prova. Ouça a conversa completa!

O que fazer em caso de racismo nas escolas?
Meu Filho na Escola

07/05/2024 - O que fazer em caso de racismo nas escolas?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a educadora Juliana Santos repercute o caso da filha da atriz Samara Felippo, que foi vítima de ofensa racista dentro da escola. Durante a conversa, a comentarista reflete: o que fazer quando ocorrem episódios de racismo nos ambientes escolares? "A escola precisa se reposicionar pedagogicamente na luta antirracismo. Literatura, livros didáticos, debates, letramento. A escola é o lugar da diversidade e da formação de consciência cidadã por isso é tão importante repensar seu posicionamento a partir dos objetivos de aprendizagem", explica. Ouça a conversa completa!

Além da escola: conheça a experiência de museus e outros espaços de aprendizados!
Meu Filho na Escola

30/04/2024 - Além da escola: conheça a experiência de museus e outros espaços de aprendizados!

Nesta edição de Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos traz como destaque que o processo de aprendizagem extrapola as paredes da sala de aula. Os espaços da escola são campos abertos para ampliação do conhecimento. Na cantina, podemos falar sobre alimentação saudável, consumismo, a inserção de espaços de alimentação na escola para suprir carências sociais. Nas quadras, os cálculos de área. Nos jardins, os estudos de ciências, a arte, a literatura. Ou seja, podemos levar os estudantes a reflexões amplas. "Essa reflexão se amplia ainda mais em outros espaços sociais e culturais, como os museus. Há museus históricos, de história natural, de arte, ciência e tecnologia, interativos. Enfim, há muitas possibilidades de expandir conhecimento e dar acesso à cultura", explica. Qual a proposta do SESI Lab com a aprendizagem a partir de museus?

Inteligência Artificial nas escolas: os limites da tecnologia em sala de aula
Meu Filho na Escola

24/04/2024 - Inteligência Artificial nas escolas: os limites da tecnologia em sala de aula

A Inteligência Artificial (IA) na Educação. Na última semana foi destaque no noticiário a informação que o governo de São Paulo planeja implementar um projeto-piloto para utilizar uma plataforma de Inteligência Artificial, como o Chat GPT, nas atualizações do material digital usado por professores dos últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio. O governo, por sua vez, nega que professores serão substituídos. Diante desse cenário, nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda o tema. Ouça a conversa completa!

Inep: 85% das universidades federais e 21% das particulares têm avaliação satisfatória em cursos superiores
Meu Filho na Escola

10/04/2024 - Inep: 85% das universidades federais e 21% das particulares têm avaliação satisfatória em cursos superiores

Inep divulgou o resultado da pesquisa de qualidade do ensino superior no Brasil. Os cursos e instituições avaliados variam a cada ano. E o CPC - conceito preliminar de curso - é o principal indicador da qualidade do ensino superior no país. Dá notas de 1 a 5 para os cursos, em que 1 e 2 são notas insuficientes e 5, a máxima. Para chegar às notas, o Inep leva em conta o desempenho dos alunos no Enade - exame feito no início e no fim da graduação -, a qualificação dos professores e recursos das instituições, como laboratórios. Também leva em conta a opinião dos estudantes quando fizeram o Enade. Quem fala sobre o assunto é a comentarista Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na EscolaOuça a conversa completa!

8,3 milhões de brasileiros com mais de 40 anos não sabem ler ou escrever
Meu Filho na Escola

02/04/2024 - 8,3 milhões de brasileiros com mais de 40 anos não sabem ler ou escrever

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que 8,3 milhões de brasileiros com mais de 40 anos não sabem ler ou escrever. Este número representa 5,4% da população do país. Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos analisa os números e fala do desafio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para mudar esta realidade. Ouça a conversa completa!

Professor pode falar tudo dentro de sala de aula?
Meu Filho na Escola

26/03/2024 - Professor pode falar tudo dentro de sala de aula?

Nesta edição de “Meu Filho na Escola”, a comentarista Juliana Santos traz a seguinte reflexão: professor pode falar o que quiser dentro de sala de aula? A posição de autoridade que o espaço de aprendizado impõe ao professor não pode significar abertura para falas, atitudes e comportamentos que não condizem com o desenvolvimento humano. Ouça a conversa completa!

Justifique sua resposta: você sabe o que um enunciado escolar pede?
Meu Filho na Escola

19/03/2024 - Justifique sua resposta: você sabe o que um enunciado escolar pede?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos fala sobre enunciados. Na elaboração de atividades e tarefas escolares, são essas estruturas que indicam o que deve ser desenvolvido pelo aluno. Quando estruturados e interpretados de maneira correta, podem desafiar a inteligência dos alunos, fazendo-os construir conhecimento e desenvolverem a interpretação. Mas, afinal, você sabe identificar o que um enunciado está pedindo? Ouça a conversa completa!

Como diminuir brigas no ambiente escolar?
Meu Filho na Escola

12/03/2024 - Como diminuir brigas no ambiente escolar?

Nesta edição de "Meu Filho Na Escola", a comentarista Juliana Santos explica como desenvolver as habilidades socioemocionais em sala de aula pode ajudar a prevenir e diminuir brigas no ambiente escolar. Trabalhar valores como respeito, colaboração, empatia e autocontrole é essencial para o desenvolvimento humano dos alunos. Ouça a conversa completa!

A importância de um olhar resolutivo para a educação de qualidade
Meu Filho na Escola

05/03/2024 - A importância de um olhar resolutivo para a educação de qualidade

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos repercute a vinda do Ministro da Educação, Camilo Santana, ao Espírito Santo, na segunda (5). Durante a visita, Santana divulgou que o Espírito Santo será o primeiro Estado a receber lançamento do programa Pé-de-meia. Outros temas discutidos foram o Programa de Alfabetização, a formação inicial e continuada dos professores, a escola em tempo integral e a permanência dos jovens na escola. Ouça a conversa completa!

Censo escolar 2023: como está a educação no Espírito Santo?
Meu Filho na Escola

27/02/2024 - Censo escolar 2023: como está a educação no Espírito Santo?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos reflete sobre os dados do censo escolar 2023 e analisa como está a educação no Espírito Santo. Ouça a conversa completa!

Temido terceiro ano: como é o último ano da vida escolar?
Meu Filho na Escola

20/02/2024 - Temido terceiro ano: como é o último ano da vida escolar?

Nesta edição de "Meu Filho Na Escola", a comentarista Juliana Santos fala sobre o temido terceiro ano do ensino médio. Marcando o fim do ano escolar e o começo da vida universitária para muitos alunos, o período costuma ser cheio de inseguranças e preocupação. Outro tema de destaque da educadora é o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2022, que revelou que apenas 3% dos estudantes de baixa renda do Brasil demonstram ter conhecimento básico em matemática. Ouça a conversa completa!

Volta às aulas: como a mudança de fases escolares mexe com estudantes e famílias?
Meu Filho na Escola

06/02/2024 - Volta às aulas: como a mudança de fases escolares mexe com estudantes e famílias?

Nesta edição de "Meu Filho Na Escola", a comentarista Juliana Santos fala sobre a virada da vida escolar infantil para o ensino fundamental. Como a mudança para uma nova turma pode mexer com os estudantes e famílias? Ouça a conversa completa e entenda!

Volta às aulas: como retomar a rotina e começar um novo ano escolar?
Meu Filho na Escola

30/01/2024 - Volta às aulas: como retomar a rotina e começar um novo ano escolar?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos conversa com o professor Cristiano Carvalho sobre a volta às aulas. Já no começo do mês de fevereiro, muitas famílias têm de se organizar para a rotina do novo ano letivo que começa. Depois de mais de 40 dias em casa, os horários de atividades e alimentação, por exemplo, foram alterados e agora precisam ser adaptados. Ouça a conversa completa!

Quais os benefícios das atividades extracurriculares para os alunos?
Meu Filho na Escola

23/01/2024 - Quais os benefícios das atividades extracurriculares para os alunos?

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos explica quais os benefícios das atividades extracurriculares na trajetória acadêmica e profissional dos alunos. Em conversa com a estudante Sophia Carvalho Souza, a educadora foca na iniciação científica, um braço forte no ensino médio e superior federal. Ouça a conversa completa!

Saiu o resultado do Enem! O que eu faço agora?
Meu Filho na Escola

16/01/2024 - Saiu o resultado do Enem! O que eu faço agora?

Nesta edição de "Meu Filho Na Escola", a comentarista Juliana Santos debate dois assuntos que repercutiram nacionalmente nos últimos dias e que impactam as escolas: o resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a tipificação de bullying e cyberbullying como crimes hediondos.  Nesta terça (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O desempenho nas provas é avaliado em notas que permitem a entrada dos concorrentes em universidades pelo país. Agora que as notas estão em mãos, qual o próximo passo? Outro assunto de destaque é que, na última segunda (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que tipifica as práticas de bullying e cyberbullying como crimes hediondos, ou seja, como crimes inafiançáveis. Sendo assim, as condutas agora são definidas por leis como atos de "intimidação, humilhação ou discriminação" e passam a constar no Código Penal, com pena de multa. 

Material escolar: como montar uma estratégia para ir às compras com crianças?
Meu Filho na Escola

09/01/2024 - Material escolar: como montar uma estratégia para ir às compras com crianças?

As férias ainda estão rolando mas já é hora de garantir o material escolar do próximo ano letivo. Pensando nisso, a comentarista Juliana Santos traz ao "Meu Filho Na Escola" desta semana dicas de como montar uma estratégia para ir às compras com crianças e adolescentes. Ouça a conversa completa!

Um descanso das telas: dicas de atividades nas férias das crianças!
Meu Filho na Escola

02/01/2024 - Um descanso das telas: dicas de atividades nas férias das crianças!

Elas estão aí, as férias! Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda que elas podem reservar memórias incríveis que serão guardadas pra sempre. "Daqui a pouco, elas acabam e chega a hora de colocar no papel: como foram as minhas férias? Vamos incentivar a leitura e reservar um tempo pra isso?", indaga. Ouça a conversa completa!

Quais lições crianças e adolescentes podem aproveitar de datas como o Natal?
Meu Filho na Escola

26/12/2023 - Quais lições crianças e adolescentes podem aproveitar de datas como o Natal?

A importância de datas festivas, como o Natal, para a interação entre crianças e adolescentes. Um dia depois das festas, ficam quais aprendizagens para eles? Este é um dos assuntos em destaque nesta edição do Meu Filho na Escola, com a comentarista Juliana Santos. "A aprendizagem se dá em diferentes ambientes e sempre com intencionalidade. Aí a gente pergunta: o que foi ensinado neste Natal?", questiona. Ouça a conversa completa!

Vivemos uma fase de "alunos tarefeiros"?
Meu Filho na Escola

19/12/2023 - Vivemos uma fase de "alunos tarefeiros"?

O tema da redação da Fuvest 2024, de São Paulo, dos vestibulares mais concorridos do país, foi o tema "Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão". A Fuvest propôs uma discussão a respeito do papel da educação básica e da formação profissional. O que deveria prevalecer? A multitarefa ou a reflexão? Vivemos uma fase de "alunos tarefeiros", focado apenas na realização de atividades formais? Este é o tema do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Para as férias: vamos tirar as crianças das telas?
Meu Filho na Escola

12/12/2023 - Para as férias: vamos tirar as crianças das telas?

Descanso digital e vivência em família... Nesta edição do Meu Filho na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda como no período de férias é necessário reforçar as atividades ao ar livre com as crianças e incentivar o "descanso" das telas, aproveitando para viver experiências em família. Ouça a conversa completa!

Brasil piora em matemática, leitura e ciências após a pandemia
Meu Filho na Escola

05/12/2023 - Brasil piora em matemática, leitura e ciências após a pandemia

O Pisa foi divulgado na terça-feira (5) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em Paris. Esses são os primeiros resultados em matemática, leitura e ciências que permitem comparar o impacto da pandemia do coronavírus - e do consequente fechamento de escolas - no aprendizado dos alunos em diferentes locais do mundo. Os dados indicam que a crise sanitária teve um impacto global negativo sem precedentes, com queda significativa na nota média dos países membros da OCDE nas três áreas avaliadas. Em matemática, houve uma redução de 15 pontos entre 2018 e 2022 - o que representa uma perda de mais de meio ano de aprendizado na disciplina. Nesta edição de O Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Semana das últimas provas: como conciliar as atividades?
Meu Filho na Escola

28/11/2023 - Semana das últimas provas: como conciliar as atividades?

O mês de novembro já está chegando ao fim e algumas escolas já estão aplicando as últimas provas. Neste período, como os alunos podem conciliar as atividades? É este o tema que a comentarista Juliana Santos traz para esta edição de "Meu Filho Na Escola". Ouça a conversa completa!

Como promover a educação antirracista no ambiente escolar
Meu Filho na Escola

21/11/2023 - Como promover a educação antirracista no ambiente escolar

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos traz como destaque o assunto da educação antirracista. Em recordação ao Dia da Consciência Negra, recordado na última segunda-feira (20), como o tema da diversidade e respeito podem ser trabalhados dentro do ambiente da escola? Ouça a conversa completa!

Dia da Alfabetização: 5,6% da população brasileira não sabe ler nem escrever
Meu Filho na Escola

14/11/2023 - Dia da Alfabetização: 5,6% da população brasileira não sabe ler nem escrever

Nesta edição de "Meu Filho na Escola", a comentarista Juliana Santos fala sobre o Dia da Alfabetização, comemorado nesta terça (14). A data lembra a importância do combate ao analfabetismo e ao analfabetismo funcional. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, 5,6% da população brasileira é considerada analfabeta. O número corresponde a quase 10 milhões de brasileiros. Ouça a conversa completa!

Alunos de colégio tradicional do Rio usam IA para criar imagens íntimas de meninas
Meu Filho na Escola

07/11/2023 - Alunos de colégio tradicional do Rio usam IA para criar imagens íntimas de meninas

A Polícia Civil abriu inquérito após montagens com nudes de alunas do Colégio Santo Agostinho da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, terem circulado em grupos de WhatsApp. Pais das estudantes procuraram a 16ª DP (Barra da Tijuca) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que investiga o caso. Alunos do 7º ao 9º são suspeitos de usar inteligência artificial para remover as roupas de fotos das jovens que foram postadas nas redes sociais. Eles teriam baixado um aplicativo, feito as alterações e disparado as imagens adulteradas entre grupos. Ao menos 20 meninas, estudantes do colégio ou não, teriam sido expostas. Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda esse e outros assuntos. Ouça a conversa completa!

Enem: preparação para a prova, apoio familiar e papel da escola
Meu Filho na Escola

31/10/2023 - Enem: preparação para a prova, apoio familiar e papel da escola

Nesta edição de Meu Filho na Escola, a comentarista Juliana Santos analisa as apostas de temas para a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As redes sociais estão cheias de palpites sobre o que pode ser cobrado mas, fato é, os candidatos precisam estar preparados tanto na forma como no conteúdo. Ouça a conversa completa!

Enem: como os pais podem auxiliar na preparação dos estudantes?
Meu Filho na Escola

24/10/2023 - Enem: como os pais podem auxiliar na preparação dos estudantes?

Está chegando a avaliação mais aguardada pelos estudantes da educação básica: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alguns alunos vêm se preparando desde os anos finais do ensino fundamental e investiram muitas horas de estudo. O Exame é porta de entrada para o ensino superior público e privado. Por isso, merece tanta atenção da comunidade escolar. Este é o tema do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana SantosOuça a conversa completa!

Nº de professores formados em EAD na rede privada dobra em 10 anos; entenda os impactos
Meu Filho na Escola

17/10/2023 - Nº de professores formados em EAD na rede privada dobra em 10 anos; entenda os impactos

O índice de professores que se formaram em cursos de licenciatura à distância, em faculdades particulares, mais do que dobrou em uma década: saltou de 28,2% (2002) para 60,2% (2022). Nesse mesmo período, houve uma queda na qualidade dessas graduações. É o que mostra um levantamento da ONG Todos Pela Educação, obtido exclusivamente pelo portal g1 e formulado a partir de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos fala sobre o assunto. Além disso, vamos comentar os dados e também falar do outro lado da moeda também, ou seja, as alegrias da profissão docente. Ouça a conversa completa!

Semana da criança: brincadeiras, aprendizados e afeto nas escolas
Meu Filho na Escola

10/10/2023 - Semana da criança: brincadeiras, aprendizados e afeto nas escolas

Às vésperas do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, a comentarista Juliana Santos traz a semana da criança como tema do Meu Filho Na Escola. Marcada por muitas brincadeiras, aprendizados e, principalmente, afeto, a comemoração - comum nesta época do ano em vários centros de ensino - pode ser uma oportunidade de construir boas lembranças com os pequenos. Ouça a conversa completa!

É possível aprender a ser inteligente? Especialista explica!
Meu Filho na Escola

03/10/2023 - É possível aprender a ser inteligente? Especialista explica!

No dicionário da Psicologia, pode-se entender inteligência como "a capacidade de extrair informações, aprender com a experiência e adaptar-se ao ambiente". Mas, afinal, por se tratar de uma habilidade, é possível aprendê-la? É nessa hora que entra a importância da diversificação de metodologias e avaliação na educação.
Nesta edição de Meu Filho na Escola, a comentarista Juliana Santos explica quais são os tipos de inteligência e quais são os estilos de aprendizagem. Ouça a conversa completa!

Trotes violentos e punição aos estudantes: como proceder?
Meu Filho na Escola

26/09/2023 - Trotes violentos e punição aos estudantes: como proceder?

Na última semana, vídeos de alunos da Universidade Santo Amaro (Unisa) realizando atos obscenos durante uma competição universitária tomaram conta das redes sociais. Após a repercussão, a decisão tomada pela instituição foi a de expulsar seis dos estudantes envolvidos. Segundo a defesa de alguns dos alunos, eles foram obrigados a participar do trote. Nesta edição de Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos leva em conta o sentimento de "pertencimento" que muitos dos calouros sentem e analisa até que ponto os trotes de faculdades são considerados brincadeiras. Ouça a conversa completa!

Aluno dormindo em sala de aula: como professores devem lidar?
Meu Filho na Escola

19/09/2023 - Aluno dormindo em sala de aula: como professores devem lidar?

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma professora jogando água na cabeça de um estudante para acordá-lo durante o horário de aula. As imagens foram gravadas em uma escola particular em Guaraí, na região centro-norte do estado de Tocantins. O vídeo mostra uma sala de aula com vários estudantes sentados e um adolescente dormindo no chão, próximo da parede. A professora, que dá aula de português e literatura, vai em direção ao estudante com uma garrafa de água, vira o objeto e começa a despejar água na cabeça do aluno. É sobre esse tipo de situação que a comentarista Juliana Santos trata nesta edição do Meu Filho Na Escola. "A escola está passando por um momento complexo e parece que temos mais exigência para professores e estudantes. De um lado, estudantes desinteressados pelo modelo atual. De outro, as muitas demandas para mudanças na cultura da escola e do fazer docente. Quando, literalmente, alguém está dormindo na sala, há vários indicativos na cena. É sobre isso que falamos nesse quadro", diz. Ouça a conversa completa!

Os desafios dos indicadores da Educação no país
Meu Filho na Escola

12/09/2023 - Os desafios dos indicadores da Educação no país

A ONG Centro de Liderança Pública publicou pesquisa sobre indicadores de Educação. O Espírito Santo ocupa a 9ª posição no país. O Censo Escolar de 2020 apontou que um a cada 10 gestores educacionais tem curso de gestão com mais de 80h. Outro dado importante é que apenas 39,5% dos professores da Educação Básica possuem curso de formação continuada. A qualidade da educação depende de investimento em desenvolvimento de profissionais. Tema para a comentarista Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho Na EscolaOuça a conversa completa!

Brasil está entre os países com maior proporção de jovens que estão fora da escola e sem trabalhar, diz OCDE
Meu Filho na Escola

05/09/2023 - Brasil está entre os países com maior proporção de jovens que estão fora da escola e sem trabalhar, diz OCDE

Um relatório elaborado pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico pôs o Brasil entre os países com maior proporção de jovens que estão fora da escola e sem trabalhar. Costumamos falar que há uma parcela grande de jovens que nem trabalham e nem estudam. Mas, pesquisa da OCDE afirma que eles estão nessa condição porque estão sem emprego e sem condições de estudar. Qual seria o nosso olhar para entendermos a condição de jovens entre 14 e 24 anos que estão desocupados? Este é o tema do Meu Filho na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Como ajudar o estudante a lidar com erros e dificuldades na escola?
Meu Filho na Escola

29/08/2023 - Como ajudar o estudante a lidar com erros e dificuldades na escola?

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda como os estudantes lidam com erros e fracassos no ambiente escolar. E quando chega uma nota baixa? E o momento da recuperação? Como pais e responsáveis podem auxiliar nesse momento? Ela analisa: "Descobrir onde está o erro e desenvolver habilidades é a grande questão da aprendizagem hoje. Isso envolve raciocínio crítico, análise e criatividade para resolver problemas", explica. Ouça a conversa completa!

'Quebrar ovo na testa de criança': especialista alerta para trend que viralizou no TikTok
Meu Filho na Escola

22/08/2023 - 'Quebrar ovo na testa de criança': especialista alerta para trend que viralizou no TikTok

Nas últimas semanas, vídeos de pais e responsáveis quebrando ovos na testa de crianças virou trend no TikTok. Mas o que parece ser uma brincadeira inocente desperta alertas sobre exposição nas redes sociais, incentivo a comportamento vexatório e até violência. Será que tudo que vemos na internet devemos reproduzir em casa? Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. "Como responsáveis, orientamos crianças e adolescentes a terem cuidado com conteúdos e sua reprodução. Contudo, esta semana vimos viralizar a 'brincadeira' do ovo. Brincadeiras que trazem algum tipo de violência precisam ser questionadas e acabam sendo levadas para a escola e outros ambientes", explica. Ouça a conversa completa!

Os desafios da inclusão de alunos com altas habilidades nas escolas
Meu Filho na Escola

15/08/2023 - Os desafios da inclusão de alunos com altas habilidades nas escolas

Se, por um lado, a escola se mobilizou para atender estudantes com dificuldade de aprendizagem, por outro os casos de superdotação nem sempre são identificados e atendidos como deveria. Há testes que são feitos para confirmar essa condição das pessoas e garantias legais para inclusão, de fato, nas escolas. A adaptação de ensino precisa acontecer para todos e é isso que crianças, adolescentes e famílias esperam para o melhor desenvolvimento das pessoas. Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. A inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação.

Unesco alerta para risco do uso de celular em sala de aula; impedir uso é solução?
Meu Filho na Escola

09/08/2023 - Unesco alerta para risco do uso de celular em sala de aula; impedir uso é solução?

A prefeitura do Rio de Janeiro proibiu o uso de celulares durante as aulas nas escolas municipais. A decisão está de acordo com um recente relatório da Unesco, que afirma que o uso dos aparelhos pode prejudicar a aprendizagem e a concentração. O decreto começou a valer na segunda-feira (7). Este é um dos temas em destaque nesta edição do Meu Filho na Escola. A comentarista Juliana Santos aborda o tema. Ouça a conversa completa!

Escola em Tempo Integral: entenda como é o programa e a sua importância
Meu Filho na Escola

02/08/2023 - Escola em Tempo Integral: entenda como é o programa e a sua importância

O Programa Escola em Tempo Integral, sancionado na segunda-feira (31) pelo presidente Lula (PT), prevê investir R$ 4 bilhões para aumentar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral na educação básica ainda em 2023. E como vai funcionar o programa? Na carga horária, as escolas terão carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Hoje, é de cerca de 4 horas diárias. Já em número de matrículas, a meta é ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral ainda em 2023. Até 2026, o objetivo é chegar a 3,2 milhões de matrículas nesse formato. A comentarista Juliana Santos trata do assunto nesta edição do Meu Filho Na Escola. Ouça a conversa completa!

Além da sala de aula: a escola como instrumento de socialização e comunidade
Meu Filho na Escola

26/07/2023 - Além da sala de aula: a escola como instrumento de socialização e comunidade

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda como crianças e adolescentes, para além dos conhecimentos teóricos de sala de aula, devem estar conectados a história do seu bairro, do entorno e do contexto das cidades onde vivem. "Entender que o mundo não é: casa, escola, shopping", explica a comentarista. "A escola é instrumento de socialização e aprendizados da vida. Temos que falar como é importante o papel da escola na ampliação dos espaços possíveis", acrescenta. Ouça a conversa completa!

Países europeus estão banindo celulares e tablets em sala de aula; qual o impacto da medida?
Meu Filho na Escola

19/07/2023 - Países europeus estão banindo celulares e tablets em sala de aula; qual o impacto da medida?

O governo da Holanda anunciou recentemente que banirá celulares, tablets e smartwatches das salas de aula do país a partir de 1º de janeiro de 2024. Os dispositivos só serão permitidos em atividades de habilidades digitais, por motivos médicos ou para auxiliar pessoas portadoras de deficiência. Tema para a comentarista Juliana Santos nesta edição do Meu Filho Na Escola. Seria possível retirar as telas das crianças e adolescentes no Brasil como propõe alguns países europeus? "Estamos vivendo a era dos nativos digitais e muitas das atividades voltadas para eles estão dentro das telas, tal como os livros didáticos. Parece-nos que o mais importante é a ênfase no processo de educação digital e não na retirada completa das telas", explica. Ouça a conversa completa!

A história do professor que recebeu um 'corredor de palmas' no último dia de aula antes de se aposentar
Meu Filho na Escola

12/07/2023 - A história do professor que recebeu um 'corredor de palmas' no último dia de aula antes de se aposentar

Homenageado por alunos e colegas no dia de sua aposentadoria, o professor Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, conta que foi surpreendido, e não imaginava que receberia tanto carinho em sua despedida em uma escola. Ele, que lecionou Matemática, História e Geografia por 35 anos, também não esperava que a demonstração de respeito e carinho fosse viralizar na internet. Um vídeo que circulou nas redes sociais, nos últimos dias, mostra Jacy saindo da sala de aula e sendo recebido por um longo "corredor humano" formado pelos alunos da escola David Gomes, de Ibatiba. Além das crianças, outros professores e membros da direção da escola também aplaudiram Jacy. A despedida aconteceu no dia 23 de junho. Nesta edição do Meu Filho na Escola, o professor compartilha sua história numa conversa com a comentarista Juliana Santos.Ouça a conversa completa!

Educação infantil: projeto conta histórias por meio da música
Meu Filho na Escola

28/06/2023 - Educação infantil: projeto conta histórias por meio da música

Aquecimento vocal que virou nome de planeta; abelha dentro do disco voador; som dos animais a partir do canto; criatividade. É isso mesmo. Todo esse universo fantástico faz parte do livro “O Som da História”, trabalho do músico, guitarrista, professor e compositor Jura Fernandes que será lançado dia 29 de junho, às 20 horas, no auditório da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), no Centro de Vitória. Diante desse cenário, nesta edição do Meu Filho Na Escola a comentarista Juliana Santos explica a importância da música, e dos elementos lúdicos, na formação da criança na escola. Ouça a conversa completa!

Análise: 'Meu filho é obrigado a participar da festa junina na escola?'
Meu Filho na Escola

21/06/2023 - Análise: 'Meu filho é obrigado a participar da festa junina na escola?'

Festas típicas, tradição e religiosidade. É comum que em épocas do ano, como as de festas juninas, nos meses de junho e julho, todo esse clima tome conta das escolas. Em algumas unidades de ensino, por exemplo, é comum a atribuição de notas para os alunos que participam da festa junina. Mas, afinal, as escolas devem orientar aos estudantes que participem dessas festividades? Como se deve discutir a participação dos alunos nessas festas? Tema para a comentarista Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça a conversa completa!

Testes vocacionais podem ajudar na escolha da profissão?
Meu Filho na Escola

14/06/2023 - Testes vocacionais podem ajudar na escolha da profissão?

Os testes vocacionais não são sentenças sobre a vida e carreira das pessoas. Contudo, podem ser ferramentas de autoconhecimento e precisam ser feitos com ajuda profissional. Mesmo que na adolescência os resultados sejam uns, com um mundo em constante mudança, as pessoas podem mudar suas escolhas profissionais. Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ela explica o que são, como funcionam e a importância dos testes vocacionais. Ouça a conversa completa!

'Enem é importante ferramenta, mas não a única forma de avaliar estudantes', explica educadora
Meu Filho na Escola

07/06/2023 - 'Enem é importante ferramenta, mas não a única forma de avaliar estudantes', explica educadora

Porta de entrada para muitas faculdades públicas e privadas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mexe, muitas vezes, não apenas com o estudante, com toda a família do candidato. A prova tem caráter interpretativo e é muita exaustiva, por isso as escolas fazem tantos treinamentos com os estudantes para que possam conseguir fazer o exame. Esses treinamentos não garantem que os resultados sejam satisfatórios para todos, uma vez que somos tão diferentes e respondemos de formas diversas aos testes. Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

É o fim do dever de casa? Escolas no país questionam modelo tradicional
Meu Filho na Escola

30/05/2023 - É o fim do dever de casa? Escolas no país questionam modelo tradicional

Parte da cultura escolar brasileira, o dever de casa, é defendido com argumentos que passam pelo estímulo ao envolvimento dos pais na formação escolar da criança e o incentivo para o desenvolvimento de autonomia e senso de responsabilidade dos estudantes. Mas a expansão do ensino integral, a busca por tornar o processo de aprendizagem mais atraente e o reconhecimento da existência de realidades desiguais entre os alunos têm levado ao crescimento de uma corrente que propõe a abolição dessa prática da rotina das escolas. Estamos diante do "fim" do modelo do dever de casa? Tema para Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça a conversa completa!

Presente e futuro: especialista analisa novas tendências em sala de aula
Meu Filho na Escola

23/05/2023 - Presente e futuro: especialista analisa novas tendências em sala de aula

Nas últimas décadas, teóricos discutem a urgência na mudança metodológica nas escolas. Contudo, as mudanças práticas nem sempre alcançam as necessidades das salas de aula. Modelos de aula, avaliações engessadas, estudantes procurando sentido nos conteúdos, tecnologia à disposição. Estes foram alguns dos assuntos do quadro Meu Filho na Escola com Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Como a escola deve lidar com as novas configurações familiares?
Meu Filho na Escola

17/05/2023 - Como a escola deve lidar com as novas configurações familiares?

Nesta segunda-feira (15) foi recordado o Dia Internacional da Família. Chegamos ao século XXI com constituições familiares diversas. Se antes o padrão era um pai, uma mãe e filhos, hoje temos uma mãe com filhos, um pai com filhos, dois pais, duas mães, uma avó com netos. Enfim, há uma abertura maior para a construção de laços biológicos e afetivos que vão além do que vivíamos por séculos. A escola é local de respeito à diversidade, reforço de ensino de respeito e eliminação de preconceitos. Mas será que a comunidade lida bem com a diversidade? Este é o tema em destaque nesta edição do "Meu Filho Na Escola", com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Formação técnica dos jovens possibilita maior chance de emprego e carreira?
Meu Filho na Escola

10/05/2023 - Formação técnica dos jovens possibilita maior chance de emprego e carreira?

Jovens com ensino técnico têm mais chance de conquistar o primeiro emprego, além de maior possibilidade de ascensão profissional em relação aos que cursaram o segundo grau convencional. O curso técnico é uma modalidade de profissionalização que pode ser realizada pelos alunos durante o período do ensino médio ou após a conclusão do ensino básico. Nesta edição do Meu Filho na Escola, a comentarista Juliana Santos fala sobre o assunto e aborda sua implicações na vida dos adolescentes. Ouça a conversa completa!

Intercâmbio no Ensino Médio: o que pais e estudantes precisam saber!
Meu Filho na Escola

02/05/2023 - Intercâmbio no Ensino Médio: o que pais e estudantes precisam saber!

Muitos adolescentes entram no Ensino Médio e, além de pensar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também demonstram o interesse de fazer um intercâmbio cultural em outro país, numa espécie de High School, que é justamente um programa de intercâmbio para os jovens que desejam estudar no exterior e aproveitar toda a experiência de um ensino médio internacional, além de poder conhecer novas pessoas, desenvolver maturidade e conhecimento cultural. Quais são os impactos da viagem para a educação dos intercambistas? Há mais mais ganhos ou mais perdas nesse tipo de experiência? A comentarista Juliana Santos fala sobre o assunto nesta edição do Meu Filho Na Escola. Ouça a conversa completa!

Professor viraliza ao grampear memes nas provas dos alunos; exposição é prejudicial?
Meu Filho na Escola

25/04/2023 - Professor viraliza ao grampear memes nas provas dos alunos; exposição é prejudicial?

Será que é saudável atribuir memes às notas de estudantes? Tem circulado, nas redes sociais, vídeos de professores que colam figurinhas com memes que correspondem às notas. Isso pode gerar mal estar entre os/as colegas? Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. "Se pensarmos nos contextos de violência que estamos vivendo, a brincadeira vinda de de um adulto, pode sim, pode legitimar as 'brincadeiras' de mal gosto que acontecem entre as turmas", orienta. Ouça a conversa completa!

Escola do futuro: quais os valores da instituição que os pais devem se atentar?
Meu Filho na Escola

18/04/2023 - Escola do futuro: quais os valores da instituição que os pais devem se atentar?

Educação, família e valores! Toda instituição tem seus valores que requerem atitudes que sejam condizentes com eles. Por isso, é hora de analisar quais os valores que estão dando suporte à formação das crianças e adolescentes. A família escolhe, ou deveria escolher, uma escola que reflita os seus valores. Assim, se estabelecem as parcerias para educação e desenvolvimento das pessoas. Este é o assunto em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Violência escolar e bullying: como os pais podem tratar o assunto com os filhos?
Meu Filho na Escola

12/04/2023 - Violência escolar e bullying: como os pais podem tratar o assunto com os filhos?

A violência está online e  preocupa a pais, responsáveis, autoridades e comunidade escolar. Está no cotidiano com palavras, intolerância e desrespeito que, muitas vezes, se materializam no bullying. Ela invadiu os espaços e crianças e adolescentes precisam ser olhados, acolhidos e precisam, principalmente, saber lidar com isso. Você tem conversado com seu/sua filho/a sobre a violência que aparece com muitas faces na escola? Como é o seu controle da vida dele/a online? Este é o tema em destaque com a comentarista Juliana Santos no Meu Filho Na Escola. Ouça a conversa completa!

Suspensão do novo ensino médio: especialista em educação analisa cenário
Meu Filho na Escola

04/04/2023 - Suspensão do novo ensino médio: especialista em educação analisa cenário

O Ministério da Educação finalizou uma portaria para suspender o cronograma de implementação do novo ensino médio. O documento deve ser assinado pelo ministro Camilo Santana nos próximos dias e interrompe a implementação no primeiro e segundo ano da etapa ainda em 2023, além de suspender a necessidade de adaptação do Enem ao novo modelo até 2024. Este é o tema em destaque nessa edição do Meu Filho na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Novos modelos de currículo: instituições estão trabalhando os estudantes de modo integral?
Meu Filho na Escola

28/03/2023 - Novos modelos de currículo: instituições estão trabalhando os estudantes de modo integral?

Tecnologia, liderança, soft skills, empreendedorismo, desafios e interlocução com mercado são formas de desenvolver os estudantes e integra-los ao mundo do trabalho e as inteligências. Diante desse cenário, nesta edição do Meu Filho Na Escola a comentarista Juliana Santos aborda como os novos modelos de currículo devem ser empregados. Ouça a conversa completa!

TikTok na educação: estratégia pode ajudar alunos e professores?
Meu Filho na Escola

21/03/2023 - TikTok na educação: estratégia pode ajudar alunos e professores?

Além de danças e vídeos virais, a plataforma TikTok tem atraído educadores como forma de ampliar o que discutem em sala de aula. Afinal, o TikTok também pode servir como ferramenta de ensino-aprendizado e quais os limites sobre seu uso em sala de aula? Tema para a comentarista Juliana Santos nesta edição do Meu Filho Na Escola. Ouça a conversa completa!

Etarismo em universidade: entenda o que é e os impactos desse tipo de discriminação
Meu Filho na Escola

14/03/2023 - Etarismo em universidade: entenda o que é e os impactos desse tipo de discriminação

O etarismo ou velhofobia corresponde à discriminação por idade contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos. Na última sexta-feira (10) viralizou um vídeo em que três calouras de Biomedicina da Universidade Unisagrado, em Bauru, no interior de São Paulo, debocharam de Patrícia Linares, de 44 anos, que também começou a estudar neste ano, por ela ser mais velha. Segundo a universidade, o caso está sendo tratado em âmbito institucional.

Como a escola pode apoiar as famílias a educar mulheres fortes?
Meu Filho na Escola

08/03/2023 - Como a escola pode apoiar as famílias a educar mulheres fortes?

As mulheres do século 21 ainda encontram muitas barreiras em vários lugares da sociedade. A escola deste século deve apoiar as famílias dando condições de formar mulheres com condições de tomada de decisão, autonomia, liderança, de forma que elas entendam que podem ocupar os lugares que elas quiserem. É na escola que podemos mitigar preconceitos, discriminação e misoginia, trazendo respeito as meninas. Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Novo Ensino Médio: o que você precisa saber sobre o assunto?
Meu Filho na Escola

01/03/2023 - Novo Ensino Médio: o que você precisa saber sobre o assunto?

Chegamos ao segundo ano da implantação do Novo Ensino Médio. Mas ainda há muitas dúvidas de instituições, professores, famílias e, sobretudo, estudantes. A falta de estrutura, investimento e formação leva, inclusive, algumas pessoas a pediram a revogação do modelo. Nesta edição do Meu Filho na Escola, a comentarista Juliana Santos aborda sobre o Novo Ensino Médio e o que muda para você. Ouça a conversa completa!

Será que todos aprendem da mesma forma? O que saber sobre métodos de estudo
Meu Filho na Escola

15/02/2023 - Será que todos aprendem da mesma forma? O que saber sobre métodos de estudo

O ano letivo começou e muita gente já está pensando no resultado. Passar naquele vestibular dos sonhos, concluir a graduação ou até mesmo conquistar a média e se livrar daquela disciplina complicada. Mas o processo pode ser até mais importante que o resultado final. Nesta edição do Meu Filho na Escola, a comentarista Juliana Santos tem como foco os métodos de estudo. Alguns precisam fichar textos, fazer resumos. Outros têm que assistir a vídeos e ouvir podcast. Cada um desenvolve seu método de acordo com sua forma de aprendizagem, segundo a professora. Ouça a conversa completa!

Volta às aulas: como desenvolver organização e autonomia das crianças
Meu Filho na Escola

08/02/2023 - Volta às aulas: como desenvolver organização e autonomia das crianças

O período de volta às aulas é sempre um momento de organização para pais, mães e responsáveis por estudantes, seja qual for a idade. Com mochilas, lancheiras, novos horários, planejamento de transporte, como desenvolver a organização e autonomia dos estudantes? Nesta edição do Meu Filho na Escola, a comentarista e professora Juliana Santos destaca a importância da orientação dos responsáveis para a formação das crianças. Ouça a conversa completa!

'Voltamos às aulas! Mas precisa ser diferente!': os desafios aos professores
Meu Filho na Escola

31/01/2023 - 'Voltamos às aulas! Mas precisa ser diferente!': os desafios aos professores

Recentemente foi destaque a notícia do ChatGPT que "escreve" um texto perfeito para os universitários. Também viralizou o vídeo em que o menino pedia a Alexa para dar o resultado das operações matemáticas. "Ou seja, tudo isso coloca em xeque o papel do professor nesse retorno às aulas. Mudanças são necessárias tanto no plano das metodologias como das avaliações e o foco no desenvolvimento das pessoas no que se refere às soft skills tem sido pauta em todos os congressos, artigos e um apelo do mundo corporativo. Estamos no momento de mudança do papel do professor?". Este é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Professores voltando às aulas: hora de preparar o planejamento!
Meu Filho na Escola

24/01/2023 - Professores voltando às aulas: hora de preparar o planejamento!

As famílias estão terminando de comprar material, as crianças começam a ansiedade de voltar às aulas e os professores iniciam seus planejamentos. É hora de sintetizar o que foi, para construir jornadas diferentes para os estudantes e com muito significado. A pergunta é: como orientar o professor em momento de formação para estar com alunos tão diversos? Tema para Juliana Santos e para o diretor executivo de escola de Educação Básica, Cristiano Carvalho, nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça a conversa completa!

Tendências para educação: metodologia e tecnologia que façam sentido
Meu Filho na Escola

18/01/2023 - Tendências para educação: metodologia e tecnologia que façam sentido

Cansamos de ouvir os estudantes, sejam crianças, jovens e adultos, que aquela aula ou conteúdo não fazia sentido. Uma das tendências da educação nos próximos anos é reconfigurar a escola de modo que seja perceptível a aplicação de conhecimentos e a integração entre eles. Esse é o tema em destaque nesta edição do Meu Filho Na Escola, com a comentarista Juliana Santos. "Para isso, novas metodologias serão empregadas para que haja experiências memoráveis. Além disso, o uso da tecnologia para favorecer o pensamento crítico", explica. Ouça a conversa completa!

Bullying: você sabe qual é a hora de trocar seu filho da escola?
Meu Filho na Escola

10/01/2023 - Bullying: você sabe qual é a hora de trocar seu filho da escola?

Estamos continuamente falando sobre bullying. Mas toda discussão é incessante quando vemos a insistência de práticas e, em alguns casos, com pouca ou nenhuma intervenção. Será que o bullying é motivo para trocar um estudante de escola? Quem fala sobre o assunto é a comentarista Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho Na Escola. Ouça a conversa completa!

Lula edita decreto para promover educação inclusiva; entenda
Meu Filho na Escola

03/01/2023 - Lula edita decreto para promover educação inclusiva; entenda

Após tomar posse no Congresso Nacional, o presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou os primeiros atos de seu governo no último domingo (1). Uma de suas medidas foi editar um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro, que previa uma política de educação especial. A iniciativa foi criticada e considerada como uma forma de segregar o ensino de pessoas com deficiência. O decreto 10.502 foi publicado em setembro de 2020 e previa uma Política Nacional de Educação Especial (PNEE). A iniciativa deixava a critério dos pais a definição sobre se preferem matricular seus filhos em escolas ou classes comuns inclusivas, especiais ou específicas para surdos, por exemplo. O decreto também incentiva a criação de escolas e classes especializadas e escolas e classes bilíngues de surdos. Tema para a comentarista Juliana Santos nesta edição do Meu Filho Na Escola. Ouça a  conversa completa!

O futuro após o Ensino Médio: 'Meu filho está indo pra faculdade. E agora?'
Meu Filho na Escola

27/12/2022 - O futuro após o Ensino Médio: 'Meu filho está indo pra faculdade. E agora?'

É uma preocupação dos pais como será o desempenho dos filhos na universidade, as amizades, os estágios. São muitas novidades para muitos e muitos desafios para outros que precisam continuar conciliando trabalho e estudos. Tema para Juliana Santos, nesta edição do "Meu Filho Na Escola". "O mais importante é que essa pessoa tenha autonomia para resolver tantas questões que surgem, contando com o apoio constante da família", diz. Ouça a conversa completa!

Ano se encerra com geração de adolescentes formados na pandemia; entenda os impactos
Meu Filho na Escola

20/12/2022 - Ano se encerra com geração de adolescentes formados na pandemia; entenda os impactos

Quem iniciou o Ensino Médio em 2020 concluiu este ano um ciclo importante. O digital era algo completamente diferente e, em sua maioria, sem preparo e hábitos de estudos para a modalidade, adolescentes estão recebendo seus históricos. Muitas lacunas ficaram e o processo de recuperação de conteúdos nem sempre contemplou os conteúdos estruturantes para eles. É sobre esse assunto que Juliana Santos trata nesta edição do Meu Filho Na Escola. O encerramento de um ano escolar diante de uma geração de adolescentes formados na pandemia. Ouça a conversa completa!

Especialista analisa: afeto e diversão devem garantir as férias das crianças
Meu Filho na Escola

15/12/2022 - Especialista analisa: afeto e diversão devem garantir as férias das crianças

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a comentarista Juliana Santos traz como destaque que os alunos estão mostrando fragilidade e aumentaram o casos com problemas de saúde mental. "Passamos pela pandemia, pela readaptação com a escola em 2022, os casos de violência, as tragédias e precisamos dar segurança a eles. As férias devem ter o maior tempo possível de relacionamento familiar, de histórias de vida, de conversas, passeios, atividades comuns, sem grandes terceirizações desse momento que é tão importante agora e para memórias futuras", explica. Ouça a conversa completa!

Tragédia em Aracruz: como fica a comunidade escolar após os atentados?
Meu Filho na Escola

29/11/2022 - Tragédia em Aracruz: como fica a comunidade escolar após os atentados?

Um jovem de 16 anos invadiu armado duas escolas em Aracruz, na sexta-feira (25), e matou quatro pessoas, entre elas uma criança, e deixou feridos. Nesta edição do Meu Filho Na Escola, a educadora Juliana Santos explica que "dimensionar o impacto da tragédia de Aracruz é muito difícil para qualquer educador". "Estamos certos de que o medo, o sobressalto, a insegurança estarão com essas crianças e adolescentes por muito tempo e, talvez, ao longo de toda vida. É preciso trazer acolhimento e segurança para essa comunidade que foi assolada com tamanha violência", diz. Ouça a conversa completa!

Especialista analisa: intolerância avança em escolas e vira motivo de briga entre alunos
Meu Filho na Escola

08/11/2022 - Especialista analisa: intolerância avança em escolas e vira motivo de briga entre alunos

Episódios de ofensas, agressões e racismo envolvendo estudantes surgiram em diversas escolas particulares pelo país na semana passada, logo após o resultado da eleição presidencial. Para especialistas, os educadores não só não podem ficar omissos como são fundamentais para a reconstrução desse Brasil dividido. Tema para Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola. "A tensão nas escolas pela divisão do país. Observamos casos de racismo e preconceito. A escola não está fora do mundo, mas precisa ser campo de conhecimento e debate pela diversidade e igualdade", explica. Ouça a conversa completa!

Fotos dos quadros são instrumentos de estudo? especialista explica!
Meu Filho na Escola

02/11/2022 - Fotos dos quadros são instrumentos de estudo? especialista explica!

Muitos alunos de todas as idades pedem para "tirar" foto do quadro. Quando eles têm organização para isso e usam como material de estudo não há problema algum. Para os menores são desaconselhados, sobretudo porque envolve as habilidades motoras para a escrita. A praticidade da "foto do quadro" precisa ser vista como objeto de mudança no comportamento do aluno que pode participar de um momento expositivo ou de resolução de problemas e ter o registro em um clique. Tema para Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça a conversa completa.

Trote universitário: 'diversão' ou constrangimento para estudantes? Especialista analisa
Meu Filho na Escola

25/10/2022 - Trote universitário: 'diversão' ou constrangimento para estudantes? Especialista analisa

É sempre uma grande preocupação dos pais se a instituição regulamenta ou não o "trote" e como lidam com essa cerimônia de ingresso aos cursos. Há muitos casos de violência relacionados aos rituais feitos pelos alunos e alguns chegam à hospitalização ou óbito. Este é o tema do Meu Filho Na Escola, com Juliana Santos. Ouça a conversa completa!

Um mês para o Enem: o que é preciso saber sobre a prova?
Meu Filho na Escola

18/10/2022 - Um mês para o Enem: o que é preciso saber sobre a prova?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 vai ser aplicado em 13 e 20 de novembro. É sobre esse tema que Juliana Santos trata nesta edição do Meu Filho Na Escola. "Há muitos anos o Enem deixou de ser uma porta de entrada somente para universidades federais e passou a ser acesso para as particulares. A grande preocupação das famílias está nas notas alcançadas que compõem esse processo. A interpretação, a visão de mundo mais global, a aplicação de conceitos é a grande chave para a prova", explica. Ouça a conversa completa!

Professor e aluno: o que é preciso saber sobre essa relação
Meu Filho na Escola

11/10/2022 - Professor e aluno: o que é preciso saber sobre essa relação

Na semana da criança e dos professores, nada melhor do que falarmos sobre o relacionamento desses dois atores da escola. Este é o tema do Meu Filho Na Escola, com Juliana Santos. "Os professores marcam a vida dos alunos por suas características, incentivo, escuta, acolhimento. Mais do que os conhecimentos partilhados, há pessoas que estão juntas todos os dias e que crescem nas experiências vividas", explica. Ouça a conversa completa!

Tudo o que você precisa saber as mudanças na grade curricular do ensino médio
Meu Filho na Escola

27/09/2022 - Tudo o que você precisa saber as mudanças na grade curricular do ensino médio

O assunto em destaque nesta edição do Meu Filho na Escola é com base nos questionamentos do ouvinte Rickson, que perguntou: "Existe alguma previsão de mudança para a grade curricular do ensino médio? Restringir as disciplinas aos alunos de acordo com suas escolhas para a carreira universitária? Foco em humanas, exatas, biomédicas e etc?". A comentarista Juliana Santos fala sobre o assunto! "O ensino médio já está reconfigurado em uma formação geral básica e os itinerários de aprofundamento e eletivos de área, além da formação técnica em alguns casos. É uma reforma nas diretrizes que impacta nos currículos das escolas. Espera-se que haja mais engajamento dos alunos, que eles, de fato, conheçam mais de suas áreas de interesse por suas habilidades", explica. Ouça a conversa completa!

Resultados do Ideb: na pandemia, aprendizagem cai nas escolas do país
Meu Filho na Escola

20/09/2022 - Resultados do Ideb: na pandemia, aprendizagem cai nas escolas do país

Em meio à pandemia, com escolas fechadas e ensino remoto, o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes. A etapa que sofreu o maior impacto foi a da alfabetização, medida no 2º ano do ensino fundamental. Os resultados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta edição do Meu Filho Na Escola, Juliana Santos aborda como esses resultados expuseram a queda nas notas dos estudantes. "Ficam, então, evidentes os desafios para a educação neste contexto de pós-pandemia: (I) compensação de perdas de aprendizagem; (II) revisão de currículo para alinhamento à BNCC; (III) interesse, engajamento e permanência dos estudantes; (IV) formação continuada dos professores e (V) a inserção da cultura digital". Ouça a conversa completa!

E quando o estudante tem vergonha de ser bom aluno? Especialista orienta pais e responsáveis
Meu Filho na Escola

13/09/2022 - E quando o estudante tem vergonha de ser bom aluno? Especialista orienta pais e responsáveis

Seu filho é um bom aluno, mas tem vergonha disso por ter medo de não ser aceito em nenhum grupo na escola? Esse não é um bom sinal. Tema para Juliana Santos nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça a conversa completa!

Suspensão das aulas na escola: como aplicar a medida?
Meu Filho na Escola

06/09/2022 - Suspensão das aulas na escola: como aplicar a medida?

É preciso ter alguns critérios par suspender os alunos de uma aula ou da atividade na escola. Advertência? Notificação? Suspensão? Cada medida deve ser observada como aprendizagem e não uma punição aleatória. Tema para Juliana Santos nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça a conversa completa!

Saúde mental nas escolas: alunos estão deprimidos e ansiosos, aponta pesquisa
Meu Filho na Escola

30/08/2022 - Saúde mental nas escolas: alunos estão deprimidos e ansiosos, aponta pesquisa

Um mapeamento feito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, divulgado em abril deste ano, identificou que 69% dos estudantes da rede estadual paulista relatam ter sintomas ligados à depressão e ansiedade. Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Os desafios da escola pública no Brasil
Meu Filho na Escola

24/08/2022 - Os desafios da escola pública no Brasil

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda os desafios da escola pública no Brasil. "Muitos são os fatores de decadência da educação básica, dentre eles a falta de atratividade para carreira docente e as imposições externas no currículo. A falta de políticas contínuas, a carência de diretrizes nas redes municipais e o ensino muitas vezes distante da realidade local também contribuem para o enfraquecimento das instituições", explica. Ouça a conversa completa!

Qualidade na educação: o que faz uma escola ser considerada boa?
Meu Filho na Escola

16/08/2022 - Qualidade na educação: o que faz uma escola ser considerada boa?

Nesta edição de Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda o que deve ser levado em consideração para uma escola ser considerada boa. E mais: o que faz uma escola ser considerada ideal para o seu filho? Ouça as explicações completas!

Semana do Estudante: as novas formas de aprender e ensinar nas escolas
Meu Filho na Escola

09/08/2022 - Semana do Estudante: as novas formas de aprender e ensinar nas escolas

A semana é deles! O Dia do Estudante é recordado na quinta-feira (11) e este é o tema do Meu Filho na Escola com a professora Juliana Santos. "A escola é toda voltada para eles: os estudantes! O dia é 11 de agosto, mas, a todo momento, eles estão no centro do planejamento. Hoje, eles precisam estar no centro do processo, precisam atuar e se responsabilizar por sua aprendizagem", orienta a educadora. Ouça a conversa completa!

Preciso mudar meu filho de escola. E agora?
Meu Filho na Escola

26/07/2022 - Preciso mudar meu filho de escola. E agora?

"Cada família precisa ter um projeto de educação para seus filhos. Por isso, a escolha da escola é tão importante. A corrente pedagógica, os valores e os métodos devem ser analisados nas visitas e conversas que acontecem na hora de trocar a criança de escola. É o que explica Juliana Santos nesta edição do Meu Filho na Escola. O que observar e levar em conta, caso seja necessário trocar o filho de escola? Ouça a conversa completa!

Chegou a nota da prova? Saiba como resultados da avaliação devem ser tratados
Meu Filho na Escola

19/07/2022 - Chegou a nota da prova? Saiba como resultados da avaliação devem ser tratados

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos discute como os resultados de uma avaliação devem ser tratados no ambiente da escola. Chegou a nota da prova e o resultado não foi bom? "Todo esse processo envolve reflexão de equipe técnica, professores e alunos, uma vez que evidenciam se os objetivos foram ou não alcançados. Os resultados vão indicar a necessidade de resgate de habilidades, conteúdos e os caminhos que devem ser seguidos para a garantia da aprendizagem", explica. Ouça a conversa completa!

Férias escolares: o que fazer com as crianças durante o descanso?
Meu Filho na Escola

13/07/2022 - Férias escolares: o que fazer com as crianças durante o descanso?

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda que tipos de atividades os pais podem aproveitar para fazer com seus filhos durante o período das férias escolares de julho. Que tal um passeio pelos centros históricos das cidades revistando suas histórias e geografia? Ouça a conversa completa!

Colocar a criança de castigo funciona? Saiba o que dizem os educadores
Meu Filho na Escola

05/07/2022 - Colocar a criança de castigo funciona? Saiba o que dizem os educadores

Os pais de uma menina de quatro anos foram levados para a delegacia depois que a criança foi deixada de castigo ajoelhada no cimento, com as mãos para trás do corpo e com o rosto virado para a parede, no domingo (3), em Cariacica. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a situação a qual a criança foi submetida. Os vizinhos chamaram o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. Quais os prejuízos do castigo para a vida de uma criança? Este é o tema desta edição do Meu Filho na Escola, com Juliana Santos. A educadora analisa:  "quando o castigo se torna violência física e psicológica, sem dúvidas, ele trará prejuízos para as crianças. É preciso orientar, conduzir e dialogar com as crianças para que entendam suas atitudes". Ouça!

Cinco dicas para as famílias ajudarem os filhos nos estudos
Meu Filho na Escola

28/06/2022 - Cinco dicas para as famílias ajudarem os filhos nos estudos

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos traz como destaque que julho está chegando, e com ele o período de provas e, em seguida, as férias. "Aí vão cinco dicas para ajudar as famílias com esses estudos. Ponto um: saber os objetivos de aprendizagem. Dois: entender se o foco da avaliação é mais interpretativo ou mais de citação ou transcrição. Três: localizar os conteúdos para os objetivos (livro, caderno, etc). Quatro: fazer pesquisas sobre os temas e cinco: dialogar sobre o tema e não fazer arguição para ver se decorou". Ouça as explicações completas!

Qual é o papel das escolas no combate ao abuso sexual de crianças
Meu Filho na Escola

21/06/2022 - Qual é o papel das escolas no combate ao abuso sexual de crianças

"A criança manifesta que sofre abusos quando está na escola triste, desanimada, com medo, querendo ficar sozinha. É aí que olhar atento dos profissionais pode dar lugar a uma escuta que revela abusos sexuais e psicológicos sofridos em casa e em outros ambientes". Este é o tema desta edição do quadro Meu Filho na Escola, com Juliana Santos. A comentarista explica que é papel da escola apoiar a crianças, contar para a família e acionar as autoridades para que protejam essa criança. Ouça!

Há benefícios do trabalho em grupo para estudantes?
Meu Filho na Escola

14/06/2022 - Há benefícios do trabalho em grupo para estudantes?

Nesta edição do Meu Filho na Escola, o tema com Juliana Santos é trabalho em grupo para estudantes. "Trabalhar em grupo de maneira colaborativa é uma das competências requeridas para este início de século. Contudo, há grandes desafios nessa proposta. Se de uma lado os professores precisam desenhar os trabalhos com intencionalidade para aprendizagem dos estudantes, de outro os pais ainda contam com dinâmicas de locomoção e ajustes de horários para que encontros presenciais aconteçam para que os trabalhos sejam feitos a contento", explica a comentarista. Ouça a conversa completa!

Namoro na escola: quais são os limites e ao que os pais devem se atentar
Meu Filho na Escola

07/06/2022 - Namoro na escola: quais são os limites e ao que os pais devem se atentar

A convivência diária entre alunos pode acabar resultando em uma relação que vai além da amizade: o namoro. Mas quais são os limites de um relacionamento amoroso entre estudantes no ambiente escolar? Assunto para Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola. "É importante destacar que cada pessoa precisa, inclusive, ter sua orientação sexual respeitada e o que vale para um precisa valer para todos", explica a comentarista. Ouça!

Como lidar com possíveis brigas entre alunos na escola
Meu Filho na Escola

31/05/2022 - Como lidar com possíveis brigas entre alunos na escola

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos explica como lidar com o cenário de possíveis brigas entre alunos no ambiente escolar. Em sua análise, a pandemia agravou sinais de 'autoirritação' entre as crianças e adolescentes no retorno das atividades presencias. E mais: antes da escola, como os pais podem identificar os sinais de que o filho está enfrentando algum tipo de conflito e dificuldade de convivência? Ouça a conversa completa!

Qual é o papel do coordenador no ambiente escolar
Meu Filho na Escola

24/05/2022 - Qual é o papel do coordenador no ambiente escolar

Depois de falar sobre a função do pedagogo, nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda qual é o papel do coordenador no ambiente escolar. Ouça!

Conheça o papel do pedagogo no ambiente escolar
Meu Filho na Escola

17/05/2022 - Conheça o papel do pedagogo no ambiente escolar

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda qual é o papel do pedagogo no ambiente escolar. A comentarista explica as funções do profissional de forma geral (educação infantil, gestão, pedagogia empresarial) e esclarece como isso se dá no ambiente escolar. "Os pedagogos são peças fundamentais na escola e além dela. São eles que ajudam a sustentar o dia a dia da escola, apoiando professores e mediando as situações com alunos", explica. Ouça a conversa completa!

Novo Enem: entenda o que vai mudar na prova
Meu Filho na Escola

10/05/2022 - Novo Enem: entenda o que vai mudar na prova

A partir de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar. Este é o tema do Meu Filho na Escola, com Juliana Santos. Entre os destaques, a prova terá duas fases. A comentarista explica: "a primeira, obrigatória para todos candidatos, que envolve Linguagens, Matemática e Redação. A novidade está na 2ª fase que será realizada de acordo com as escolhas feitas pelo estudante ao longo do seu Ensino Médio. Além disso, haverá 25% das provas discursivas", explica. Ouça a conversa completa!

Entenda qual é o papel do diretor no ambiente da escola
Meu Filho na Escola

03/05/2022 - Entenda qual é o papel do diretor no ambiente da escola

Nesta edição do "Meu Filho na Escola", Juliana Santos responde ao seguinte questionamento: qual é o o papel do diretor no ambiente da escola? Ele é o responsável por apenas cuidar das burocracias administrativas da instituição de ensino? Ouça as explicações completas!

Análise: a escola está sendo, realmente, lugar de pesquisa e descoberta?
Meu Filho na Escola

26/04/2022 - Análise: a escola está sendo, realmente, lugar de pesquisa e descoberta?

A escola como lugar de pesquisa e descoberta é o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estamos focados nessa mudança? Este é o tema do "Meu Filho na Escola", com Juliana Santos. "A educação está em processo de mudança e o foco já não é mais em conteúdos específicos. Ou seja, a formação do estudante conta com conteúdos ampliados cujo objetivo é o trabalho com competências que lhe deem condições de resolver problemas em qualquer situação da vida real. Para isso, vários processos da escola precisam mudar, tais como a pesquisa", explica Juliana. Ela continua: "a BNCC enfatiza a importância de formar sujeitos que busquem conhecimentos e apliquem em contextos reais. A busca, a pesquisa, a descoberta, o tratamento de dados, a socialização desses resultados de conhecimentos contribuem para que sempre estejam aprendendo e se formam com, pelo menos, dois pontos: saber e saber fazer. Não baste ter a fórmula matemática, conhecer a tabela periódica, listar os gêneros literários. É preciso que esses conhecimentos tenham significado e estejam atrelados o tempo todo aos desafios de melhoria da sociedade em que vivemos". Ouça a análise completa!

Análise: disciplinas que poderiam ser de aplicação nas escolas e caem no esquecimento
Meu Filho na Escola

19/04/2022 - Análise: disciplinas que poderiam ser de aplicação nas escolas e caem no esquecimento

Nesta edição do "Meu Filho na Escola", Juliana Santos aborda disciplinas que deveriam ser de aplicação na vida escolar e, por muitas vezes, não são. Alguns exemplos: empreendedorismo, artes... De que forma a oferta dessas disciplinas pode ajudar na construção escolar do aluno? Ouça a conversa completa!

Alunos com necessidades específicas e sua inclusão na escola
Meu Filho na Escola

12/04/2022 - Alunos com necessidades específicas e sua inclusão na escola

O conceito de necessidades específicas de apoio educacional refere-se ao grupo de estudantes que necessitam de apoio e atenção especial na escola. E é sobre esse tema que a comentarista Juliana Santos trata nesta edição do "Meu Filho na Escola". O professor pode dar, por exemplo, algum tipo de diagnóstico voltado a esses alunos? Como deve ser essa relação escola e família? Ouça a conversa completa!

Excesso de atividades e tarefas podem prejudicar a vida escolar do aluno?
Meu Filho na Escola

05/04/2022 - Excesso de atividades e tarefas podem prejudicar a vida escolar do aluno?

Será que o excesso de atividades e tarefas, pra além das já previstas no currículo escolar, podem prejudicar a vida escolar dos alunos? Nesta edição do "Meu Filho na Escola", Juliana Santos esclarece a essa dúvida e outras, como a defasagem de aprendizado por conta da pandemia da Covid-19, reforço escolar, entre outras. Ouça a conversa completa!

Para ajudar os filhos: como se preparar para provas e recuperar notas
Meu Filho na Escola

29/03/2022 - Para ajudar os filhos: como se preparar para provas e recuperar notas

Em época de provas, toda atenção é mais do que válida! Afinal, para a maior parte dos estudantes, pode vir aquela sensação de "friozinho" na barriga, medo e apreensão. Pensando nisso, nesta edição do "Meu Filho na Escola", Juliana Santos orienta aos pais e responsáveis como ajudar os filhos para se prepararem para a hora das provas e como recuperar conteúdos e notas, caso seja necessário. Ouça a conversa completa!

Aprendizagem autorregulada e a capacidade de aprendermos sozinhos
Meu Filho na Escola

22/03/2022 - Aprendizagem autorregulada e a capacidade de aprendermos sozinhos

Nesta edição do "Meu Filho na Escola", Juliana Santos aborda o tema autorregulação e a capacidade que podemos ter em  aprender sozinhos. "É a condição de aprender sozinho e isso é mapeado por níveis. Hoje, todos precisam aprender e aplicar, por isso, a autonomia. Temos quatro fases pra autorregulação, passando do social a autorregulação de fato", aborda. Ouça a conversa completa!

Sabe como seu filho aprende? Entenda como identificar habilidades múltiplas
Meu Filho na Escola

15/03/2022 - Sabe como seu filho aprende? Entenda como identificar habilidades múltiplas

Nesta edição do "Meu Filho na Escola", Juliana Santos ajuda aos pais na hora de identificar as habilidades dos seus filhos no momento da aprendizagem. Você sabe, por exemplo, como seu filho aprende? Se ele possui inteligências múltiplas? Quais são as principais habilidades que ele consegue desenvolver? Ouça a conversa completa!

O que tem na mochila do meu filho? E o que ele faz na Internet?
Meu Filho na Escola

08/03/2022 - O que tem na mochila do meu filho? E o que ele faz na Internet?

Nesta edição do Meu Filho na Escola, a educadora Juliana Santos fala da relação de acompanhamento dos pais junto a rotina dos filhos. Você sabe, por exemplo, o que tem na mochila do seu filho? "Muitas crianças levam de tudo dentro da mochila sem a supervisão dos pais:  filhotes de pets, dinheiro, brinquedo no dia errado, etc...", explica Juliana. E no mundo real? O que saber o que os filhos veem na Internet? Ouça a conversa completa!

Família-escola: 'melhor é se comunicar através de vias pedagógicas do que Whatsapp'
Meu Filho na Escola

22/02/2022 - Família-escola: 'melhor é se comunicar através de vias pedagógicas do que Whatsapp'

Nesta edição do Meu Filho na Escola, o assunto é a comunicação família-escola! Juliana Santos explica que é preferível se comunicar através de vias pedagógicas do que em aplicativos não-institucionais, como Whatsapp. Ouça:

O que são as correntes pedagógicas e como elas influenciam o ensino do seu filho
Meu Filho na Escola

15/02/2022 - O que são as correntes pedagógicas e como elas influenciam o ensino do seu filho

Você sabe o que são as correntes pedagógicas? São concepções que contribuem para a condução de um trabalho do professor na escola do seu filho. Podem ser tradicionalistas ou construtivistas, por exemplo. É o que explica Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola. Ouça:

'Livro didático não é a fonte de tudo e nem pode ser; ele é um dos objetos educacionais'
Meu Filho na Escola

01/02/2022 - 'Livro didático não é a fonte de tudo e nem pode ser; ele é um dos objetos educacionais'

Nesta edição do Meu Filho na Escola, o assunto é o livro didático! Muitas escolas, por exemplo, engessam o ensino ao que consta no material didático, sem deixar o professor desenvolver conteúdos à parte ou ensinar habilidades que não estão no livro. A comentarista Juliana Santos aponta que "o livro é um apoio, não pode se encerrar nele mesmo". Ela explica que algumas escolas querem que os alunos façam todos os exercícios do livro, o que pode limitar o treinamento de diferentes habilidades. "O livro didático não é base de ensino, é apoio. Escolas e professores devem fazer uma curadoria de conteúdos". Ouça a análise completa!

Análise: e quando a escola exige que os alunos usem mochilas da própria instituição?
Meu Filho na Escola

25/01/2022 - Análise: e quando a escola exige que os alunos usem mochilas da própria instituição?

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, Juliana Santos aponta que existem escolas que produzem as próprias mochilas e passam a recomendar que os pais e responsáveis as adquiram para seus filhos. E do ponto de vista educacional? Como isso pode refletir nas desigualdades dentro do ambiente escolar? Ouça a análise!

Compra de material escolar: crianças devem ser envolvidas no momento?
Meu Filho na Escola

11/01/2022 - Compra de material escolar: crianças devem ser envolvidas no momento?

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, Juliana Santos explica se as crianças devem ou não ser envolvidas na hora da compra do material escolar. Além de ser uma questão que envolve, principalmente, a discussão financeira, como pais, mães e responsáveis podem trazer os filhos para o momento? Ouça!

Pais tem 'obrigações' no acompanhamento escolar dos filhos; saiba como cumpri-las
Meu Filho na Escola

28/12/2021 - Pais tem 'obrigações' no acompanhamento escolar dos filhos; saiba como cumpri-las

Nesta edição do Meu Filho Na Escola, Juliana Santos fala da relação de pais e escolas na reta final de um ano e no início da reta do ano seguinte. É hora de fazer uma revisão das ações da família em relação à escola. Você, pai e mãe, foi presente no acompanhamento educacional? Orientou quando necessário ou delegou tudo para escola? É necessário entender que as 'obrigações' de pais para com a educação dos filhos só termina quando o indivíduo consegue se estruturar sozinho, mesmo no ensino superior. "Pais e responsáveis precisam dedicar tempo ao programa de educação", explica a comentarista. Ouça!

Redes sociais: escolas podem interferir no perfil de seus professores?
Meu Filho na Escola

21/12/2021 - Redes sociais: escolas podem interferir no perfil de seus professores?

Os professores também estão nas redes! Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda a relação entre as mídias digitais e a educação. As escolas podem interferir no perfil de seus professores no ambiente digital, sobre o que eles postam, como devem se "portar" e o tipo de conteúdo que são compartilhados em seu perfil? Ouça!

É machista: escolas não deveriam impor regras de vestimenta às meninas
Meu Filho na Escola

14/12/2021 - É machista: escolas não deveriam impor regras de vestimenta às meninas

Meninos podem usar bermuda e calça no uniforme de algumas escolas, mas as meninas só podem usar calça. É machismo. A professora e gestora educacional Juliana Santos e o professor e doutor em Filosofia Filicio Mulinari debateram o tema nesta edição do Meu Filho na Escola. Os dois defenderam que a escola deveria conversar com alunos e a família sobre a regra. Essa medida seria muito mais educativa do que proibir o uso de bermudas pelas estudantes. Ouça!

O que é o "projeto de vida" que passa a integrar o ensino médio
Meu Filho na Escola

07/12/2021 - O que é o "projeto de vida" que passa a integrar o ensino médio

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos explica o que é o "projeto de vida", abordagem que será desenvolvida em todas as escolas obrigatoriamente no chamado novo ensino médio. Ouça as explicações!

"Escola está on": professor pode usar redes sociais para atrair participação dos alunos?
Meu Filho na Escola

30/11/2021 - "Escola está on": professor pode usar redes sociais para atrair participação dos alunos?

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos fala sobre como deve ser a relação entre as redes sociais e o ambiente escolar. Professores podem usar essas mídias para atrair a participação dos alunos, por exemplo? E as escolas, como elas podem aproveitar essas plataformas na hora da comunicação professor-aluno? Ouça!

Reprovação escolar pode ter lado positivo? Especialista explica!
Meu Filho na Escola

23/11/2021 - Reprovação escolar pode ter lado positivo? Especialista explica!

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos traz uma nova análise com relação ao tema da reprovação escolar. Será que essa reprovação pode ter algum lado positivo para a aprendizagem a longo prazo? Como professores e alunos podem ser avaliados nesse momento? Ouça a análise completa!

Recuperação escolar: o problema é só a nota ou é preciso se atentar ao conteúdo?
Meu Filho na Escola

16/11/2021 - Recuperação escolar: o problema é só a nota ou é preciso se atentar ao conteúdo?

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos aborda a recuperação escolar. Quando o aluno fica de recuperação, é somente nota que ele precisa, ou é necessário realmente dar uma atenção real à recuperar o conteúdo? Ouça!

O que são as 'inteligências múltiplas' e qual é o impacto na educação
Meu Filho na Escola

09/11/2021 - O que são as 'inteligências múltiplas' e qual é o impacto na educação

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos atende a um pedido de ouvinte e explica o que é o conceito de "inteligências múltiplas" e qual é o impacto na vida e na educação do seu filho. Será que as múltiplas inteligências são apenas o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências do ser humano? Ouça!

Estudamos "errado" a vida toda? Entenda o que diz a taxonomia de Bloom
Meu Filho na Escola

26/10/2021 - Estudamos "errado" a vida toda? Entenda o que diz a taxonomia de Bloom

Estudamos "errado" a vida toda? Fomos ensinados a estudar de uma maneira incorreta? A questão foi levantada pelo ouvinte Áureo Teixeira Junior, na última edição do Meu Filho na Escola. Nesta edição do quadro, Juliana Santos traz a resposta e explica a "taxonomia de Bloom" - uma pirâmide de objetivos de aprendizagem, ou seja, a estruturação em hierarquia das possibilidades a serem aplicadas no momento do aprender. Ouça!

Como os pais devem agir quando o filho está tirando nota baixa nas provas
Meu Filho na Escola

19/10/2021 - Como os pais devem agir quando o filho está tirando nota baixa nas provas

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos orienta como os pais devem agir quando o filho está tirando notas baixas nas provas escolares e explica quando ajudar e também procurar ajuda. Ouça!

Professor pode ser amigo de aluno? Entenda como deve ser essa relação
Meu Filho na Escola

05/10/2021 - Professor pode ser amigo de aluno? Entenda como deve ser essa relação

Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos analisa como deve ser a relação entre professor e aluno. O professor pode ser amigo do aluno? Há a possibilidade do estudante ficar "conversando da vida" com o educador? 'Pode ser amigo, tratando com amor e cordialidade. Mas tem que estabelecer limites e ficar alerta à pessoalidade', explica a comentarista. Ouça!

Como saber se a escola é adequada para a personalidade do seu filho?
Meu Filho na Escola

28/09/2021 - Como saber se a escola é adequada para a personalidade do seu filho?

A decisão sobre a escola da escola que o seu filho ou filha vai estudar não deve passar somente pelo preço, renome da instituição ou material pedagógico que será empregado. A escolha deve levar em consideração o plano de ensino e também se aquela escola é adequada para a personalidade da crianças. Assunto para Juliana Santos, nesta edição do Meu Filho na Escola! Você sabe se seu filho demanda uma instituição de ensino mais conservadora ou mais construtivista? Ouça as orientações da comentarista!

Dever de casa: como ajudar o filho nessa hora?
Meu Filho na Escola

21/09/2021 - Dever de casa: como ajudar o filho nessa hora?

É hora do dever de casa! Nesta edição do Meu Filho na Escola, Juliana Santos traz as orientações sobre como ajudar os filhos nesse momento. Entre as principais dúvidas que chegam aos pais estão, por exemplo: afinal, escola precisa ter dever de casa sempre? Quando não temos ninguém para ajudar no dever de casa o que fazer? Como exigir mais dever de casa para que as crianças fiquem sempre ocupadas? Como ajudar quando não sabemos ajudar a fazer o dever? Ouça as explicações da comentarista!

Seu filho reclama que o professor não o ouve? Saiba quando e como agir
Meu Filho na Escola

14/09/2021 - Seu filho reclama que o professor não o ouve? Saiba quando e como agir

Na estreia do quadro Meu Filho na Escola, a educadora Juliana Santos aponta como agir em casos de filhos que reclamam que os professores não os ouvem. Você sabe quando deve levar as reclamações em consideração? Ouça as explicações!