Viaje na CBN

Viaje na CBN

Edson Ruy

Conheça os principais destinos do mundo e dicas essenciais de viagem!

Últimos Áudios

Estados Unidos reabrem em novembro para viajantes brasileiros vacinados
Viaje na CBN

23/09/2021 - Estados Unidos reabrem em novembro para viajantes brasileiros vacinados

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy traz como destaque a informação de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai diminuir as restrições a viagens para estrangeiros a partir de novembro, incluindo brasileiros. Como exigência, será cobrado passaporte de vacinação com as duas doses já aplicadas e os viajantes deverão apresentar teste negativo para a Covid-19 realizado pelo menos três dias antes do embarque para os EUA. De acordo com informações do portal G1, a Casa Branca informou que ela entra em vigor "a partir do início de novembro", sem especificar a data exata.

Embarque nesta viagem pelos filmes e cenários das Ilhas Gregas
Viaje na CBN

16/09/2021 - Embarque nesta viagem pelos filmes e cenários das Ilhas Gregas

Nesta quinta-feira (16) nosso quadro Viaje na CBN embarca para as Ilhas Gregas, cenário de inúmeros filmes, como o musical Mamma Mia, Casamento Grego e Zorba o Grego! Estes e outros filmes têm cenas inesquecíveis para quem adora um lugar paradisíaco. Ouça as dicas do comentarista Edson Ruy.

Turismo e cinema: produções que tiveram Nova York como cenário
Viaje na CBN

09/09/2021 - Turismo e cinema: produções que tiveram Nova York como cenário

Na última edição do Viaje na CBN, Edson Ruy apresentou um roteiro com série de locais que foram destaque no mundo cinematográfico, em especial a Itália, no chamado roteiro "Dan Brown", que passa por pontos citados nos livros e filmes do autor. Dessa vez, nossa viagem é por Nova York, nos Estados Unidos. Que tal recordamos algumas das produções que se passam por lá e entrar no clima nova-iorquino? Acompanhe a nossa viagem!

Conheça roteiros de viagens inspirados em filmes
Viaje na CBN

02/09/2021 - Conheça roteiros de viagens inspirados em filmes

Ao ver um filme ou série, você já se impressionou pelo lugar onde se passava a filmagem? Sejam em produções de época ou contemporâneas, cidades e monumentos ao redor do mundo despertam o fascínio dos telespectadores e podem inspirar roteiros de viagens reais. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN! O comentarista indica uma série de locais que foram destaque no mundo cinematográfico, como a Itália, no chamado roteiro Dan Brown que passa pelo locais citados nos livros e filmes do autor.

Patrimônios mundiais impressionantes para você visitar ao longo da vida
Viaje na CBN

26/08/2021 - Patrimônios mundiais impressionantes para você visitar ao longo da vida

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca que atualmente, há mais de 1.150 lugares no planeta que, por sua importância cultural ou natural, são classificados como Patrimônios Mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a experiência de viagem de nosso comentarista, vamos conhecer vários deles.

Cruzeiros programam temporada de verão no Brasil com novos protocolos
Viaje na CBN

19/08/2021 - Cruzeiros programam temporada de verão no Brasil com novos protocolos

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca a movimentação do setor de cruzeiros, em meio aos protocolos contra a covid-19, para a próxima temporada de verão. Afinal, assim como o resto do mundo, os cruzeiros também pararam desde o início da pandemia, em 2020. Um ano e meio depois, com a descoberta de vacinas e o avanço de estudos sobre protocolos para evitar novas contaminações, as empresas que administram os navios se preparam para a volta das atividades. E como deverá ser essa volta? O comentarista explica.

Viagens de turismo dentro do Brasil devem
Viaje na CBN

12/08/2021 - Viagens de turismo dentro do Brasil devem "bombar" no fim de ano

A medida que a vacinação vai avançando pelo mundo, muito se fala sobre o futuro do turismo. Diante desse cenário, nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy traz como destaque a informação de que as viagens de turismo dentro do Brasil devem "bombar" no fim de ano, mas as internacionais e de negócios ainda apresentam resistências.

Pós-pandemia: brasileiros preferem viajar a viver um grande amor
Viaje na CBN

05/08/2021 - Pós-pandemia: brasileiros preferem viajar a viver um grande amor

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca dados de uma pesquisa feita pela plataforma de reservas "Booking.com", que ouviu 28 mil pessoas de 28 países diferentes, indicou que as pessoas estão preferindo uma viagem a ter o carro do ano, subir na carreira ou até mesmo conhecer um parceiro. Entre os mil brasileiros que participaram do estudo, 62% deixariam de comprar um carro para embarcar em uma viagem. Questionados sobre o que preferem vivenciar neste ano, quase 3 em cada 4 (74%) viajantes do país disseram que preferem viajar a encontrar o verdadeiro amor – empatados com os italianos, os brasileiros são a 6ª nacionalidade (das 28 consultadas) que mais priorizam viagens a encontrar alguém especial.

Cinco lugares únicos e exuberantes no mundo que valem a visita
Viaje na CBN

29/07/2021 - Cinco lugares únicos e exuberantes no mundo que valem a visita

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy convida os ouvintes a viajarem por quatro continentes - Europa, Ásia, África e América do Sul - para conhecer destinos deslumbrantes e, com certeza, únicos! São locais em destaque no mundo que fogem ao olhar convencional e oferecem atrações exuberantes. Ficou curioso? Ouça:

Cursos e tour virtual: com pandemia, profissionais de turismo se reinventam
Viaje na CBN

22/07/2021 - Cursos e tour virtual: com pandemia, profissionais de turismo se reinventam

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ano de 2020 foi considerado o pior da história no setor e as perspectivas para os próximos não são muito diferentes. A entidade afirma que a previsão de retomada será só em 2023. Tendo como base esse cenário, nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy analisa como os profissionais de turismo se reinventam na pandemia - além, claro, de como os turistas têm se adaptado a esse momento. Estudos da organização sinalizam que o avanço da vacinação contra a covid-19 e os certificados sanitários são essenciais para restabelecer a confiança no turismo estrangeiro, que é a base da economia de vários Estados, que dependem do setor para gerar empregos..

Como viajantes
Viaje na CBN

15/07/2021 - Como viajantes "enferrujados'" sofrem para recuperar antigos hábitos

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca que a pandemia da covid-19 ainda não acabou, mas, conforme a vacinação avança, várias partes do mundo começam a se abrir e os viajantes se esforçam para recuperar alguns hábitos de outros momentos. Será possível? Um levamento realizado pelo jornal "O Globo" traz alguns desses destaques. Em voos domésticos nos Estados Unidos, aponta a publicação, ultimamente vem notando um aumento nos pedidos de fones de ouvido e uma frequência incomum nos de produtos que os aviões geralmente não estocam, como pasta de dente e medicamentos mais populares - a impressão é de que as pessoas estão embarcando, mas esqueceram como as coisas funcionam. Acompanhe a análise do comentarista Edson Ruy.

Região de Portugal passa a aceitar turistas imunizados com qualquer vacina
Viaje na CBN

08/07/2021 - Região de Portugal passa a aceitar turistas imunizados com qualquer vacina

A região autônoma da Ilha da Madeira é o primeiro território de Portugal a permitir a entrada de viajantes imunizados com qualquer vacina, mesmo as não aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA). A informação é do blog "Portugal Giro", do jornal O Globo, que pondera ainda a vigência da restrição a brasileiros no país - com exceção para aqueles com visto de residência português ou europeu, dupla cidadania ou que se encaixem nas regras específicas das viagens essenciais. "Sem o aval da EMA, o imunizante da empresa Sinovac Biontech está na lista da Madeira. A biofarmacêutica chinesa e o Instituto Butantan, em São Paulo, produzem em parceria a CoronaVac, aplicada em massa no Brasil e aprovada para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", informou o blog. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN!

Abre e fecha: Turquia suspende voos; já brasileiros vacinados podem entrar na Suíça sem quarentena
Viaje na CBN

01/07/2021 - Abre e fecha: Turquia suspende voos; já brasileiros vacinados podem entrar na Suíça sem quarentena

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy traz como destaque as mais novas movimentações turísticas que envolvem brasileiros em meio à pandemia da covid-19. Nesta semana, após anunciar que liberaria turistas brasileiros de quarentena a partir de 1º de julho, o governo da Turquia voltou atrás. Além de manter a obrigatoriedade do isolamento compulsório na chegada, o Ministério do Interior turco suspendeu os voos diretos entre os dois países. Assim, os brasileiros continuam autorizados a entrar no país, desde que apresentem um teste PCR negativo para a covid-19, feito até 72 horas antes do desembarque, e cumpram obrigatoriamente uma quarentena de 14 dias em alojamentos designados pelas autoridades sanitárias turcas. Em outro ponto do mundo, a Suíça anunciou a liberação da entrada de brasileiros desde o último sábado (26). Podem ingressar no país europeu, sem realizar testes RT-PCR ou cumprir quarentena, todos os todos os passageiros que já foram vacinados contra a doença nos últimos 12 meses. Para isso, basta apresentar, juntamente com o passaporte, o comprovante de vacinação do SUS com o nome do passageiro, a data de nascimento, o nome da vacina, a data da vacina e o endereço do local em que ela foi aplicada. As vacinas aceitas atualmente são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Pfizer-BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson), Moderna, Sinopharm, Serum Institute of India e SinoVac. O comentarista traz detalhes sobre o tema.

Os detalhes da retomada do turismo do ES e lançamento do Circuito Três Santas
Viaje na CBN

24/06/2021 - Os detalhes da retomada do turismo do ES e lançamento do Circuito Três Santas

Esta semana foi marcada pelo lançamento dos projetos de retomada do turismo no Espírito Santo, setor fortemente impactado pela pandemia. Foram apresentados, em evento no Palácio Anchieta, o site Descubra o Espírito Santo e Circuito Três Santas, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN, que recebe a secretária estadual de Turismo, Lenise Loureiro. Ela conta detalhes da retomada do setor no Estado. Acompanhe!

Passaporte da imunidade: como está a discussão no Brasil e no mundo
Viaje na CBN

17/06/2021 - Passaporte da imunidade: como está a discussão no Brasil e no mundo

Nesta edição do "Viaje na CBN", Edson Ruy traz como destaque as últimas discussões que envolvem o chamado "passaporte da imunidade". Considerado por muitos a chave para a reabertura de setores da economia, como o turismo, o certificado de vacinação contra a covid-19, popularmente chamado de "passaporte da imunidade", ainda está longe de ser uma realidade global. Enquanto países da União Europeia avançam na implementação de documentos que permitem a circulação e até mesmo viagens de pessoas imunizadas, a discussão segue atrasada em diversas partes do mundo, como Brasil. O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta semana, por exemplo, um projeto em tramitação no Congresso que cria uma espécie de "passaporte de imunidade" para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O texto foi aprovado pelo Senado e será analisado agora pela Câmara. Bolsonaro disse que, caso a proposta seja aprovada, ele irá vetá-la,  já que representaria uma obrigatoriedade da vacinação. Ouças as explicações completas!

Efeito turismo da vacina: buscas por voos para os EUA crescem até 719% no Brasil
Viaje na CBN

10/06/2021 - Efeito turismo da vacina: buscas por voos para os EUA crescem até 719% no Brasil

Nesta edição do "Viaje na CBN", Edson Ruy traz como destaque que os Estados Unidos continuam na lista de desejos dos viajantes brasileiros. É o que aponta o mais recente levantamento do buscador de passagens aéreas, diárias de hotéis e aluguel de carros "Kayak", que registrou um aumento de até 719% no número de pesquisas de voos para destinos americanos em maio, em relação com o mês anterior. O aumento coincide com a popularização do chamado "turismo da vacina", em que o viajante vai para outro país com o propósito de se imunizar contra a covid-19. País com o maior número de doses contratadas, os Estados Unidos se tornaram o destino mais visado desse tipo de turismo. Levantamento de "O Globo" apontou, por exemplo, diversas agências brasileiras, inclusive, já vendem pacotes combinando um período de 14 a 20 dias de quarentena em países que aceitam viajantes do Brasil e que não estão na lista de restrições do governo americano, e cidades como Miami e Nova York, onde a vacinação para estrangeiros não-residentes é mais fácil. O México, com a opção dos resorts de Cancún, é a escala preferida. Os pacotes podem chegar a R$ 20 mil. Ouça as explicações completas!

Tendências do turismo: passeios virtuais e viagens para locais isolados
Viaje na CBN

03/06/2021 - Tendências do turismo: passeios virtuais e viagens para locais isolados

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca duas tendências do turismo que tentam driblar a pandemia: os passeios virtuais e as viagens para locais isolados. No primeiro caso, os "tours" virtuais são transmissões feitas por agentes de viagens usando fotos e vídeos feitos durante suas viagens reais, com o agente incorporando o papel de guia e narrando as histórias dos locais. É a sensação de viajar sem sair de casa. Já para as pessoas que querem sair do real para o virtual, mas com segurança, outra tendência é a viagem para locais isolados, como a Chapada Diamantina (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO). Acompanhe!

Maioria dos brasileiros só vai viajar ao exterior após tomar vacina
Viaje na CBN

27/05/2021 - Maioria dos brasileiros só vai viajar ao exterior após tomar vacina

Cerca de sete em cada dez brasileiros afirma que não faria uma viagem ao exterior sem estar vacinado contra a Covid-19. Os dados são de um levantamento do site de reservas de hospedagens "Booking.com" sobre a intenção de viajar em meio à pandemia. Mas isso não quer dizer que viagens internacionais não estão fazendo falta. A pesquisa aponta que 48% dos entrevistados mencionam um impacto negativo na saúde mental e 64% comentam que se sentiram presos em suas próprias casas devido às restrições de viagem. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN!

União Europeia reabre fronteiras para viajantes vacinados
Viaje na CBN

20/05/2021 - União Europeia reabre fronteiras para viajantes vacinados

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque a informação de que a União Europeia chegou a um acordo nesta quarta-feira (19) para reabrir suas fronteiras para viajantes de fora do bloco que já tenham tomado as duas doses das vacinas contra a covid-19 ou que venham de países onde a pandemia está sob controle. A iniciativa, que deverá entrar em vigor entre o fim de maio e o início de junho, mira o verão no Hemisfério Norte e a alta temporada do turismo, um dos setores mais impactados pela crise sanitária que mantém o continente fechado para estrangeiros desde março de 2020. A lista de países considerados seguros para covid-19 deve ser fechada até sexta-feira (21), quando o acordo deve entrar em votação, e as regras podem entrar em vigor no início da próxima semana. Diante da dimensão da pandemia no Brasil, é improvável que brasileiros não vacinados tenham sua entrada autorizada, mas ainda não está claro se aqueles que já foram imunizados poderão ou não viajar para a UE. Com isso, brasileiros que tenham tomado as duas doses da Pfizer ou da AstraZeneca podem ter entrada liberada nos países da UE. No entanto, ficam de fora aqueles que se imunizaram com Coronavac.

Turismo de vacinas: Nova Iorque abre as portas para os brasileiros
Viaje na CBN

13/05/2021 - Turismo de vacinas: Nova Iorque abre as portas para os brasileiros

Nesta edição do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy traz como destaque as últimas novidades envolvendo a imunização contra a covid-19 pelo mundo e as estratégias de reaquecimento do turismo. Na segunda-feira (10), Miami iniciou a vacinação de passageiros que vivem ou trabalham no Estado da Flórida em seu aeroporto internacional (MIA). A campanha de vacinação terá três intervalos – de 10 a 14 de maio, de 1º a 4 de junho e 7 junho, das 8h às 17h – e ocorrerá com o imunizante da Pfizer. Indivíduos com 18 anos de idade ou mais poderão receber a vacina contra a Covid-19. Menores de 17 anos de idade podem receber a vacina, mas deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável no local da vacinação. Outro destaque é que em Nova York, anunciou uma prefeitura, na quinta-feira (6), planos para oferecer uma vacina a turistas, em pontos icônicos da cidade, como o Central Park, o Empire State e Times Square. As injeções serão aplicadas em vans posicionadas locais. O imunizante usado será o da Janssen, que demanda apenas uma dose. O plano ainda não tem dados para entrar em vigor, pois depende de autorização do estado de Nova York. Pelas regras atuais, apenas residentes e locais locais podem ser imunizados. Confira a análise do comentarista Edson Ruy!

Quando a pandemia passar, quais destinos você quer visitar?
Viaje na CBN

29/04/2021 - Quando a pandemia passar, quais destinos você quer visitar?

Nesta edição do "Viaje na CBN" a conversa está pra lá de especial. Quando, enfim, a pandemia da covid-19 passar e estivermos em condições sanitárias de fazer viagens pelo mundo, quais destinos você quer visitar? Qual aquele destino que você adiou de conhecer por conta da crise sanitária? Contando com a participação dos nossos ouvintes, o comentarista Edson Ruy fala sobre os destinos elencados pela audiência. E, você, pra onde quer ir? Confira as dicas sobre o seu destino do sonho!

Para atrair turistas, Maldivas promete vacinar todos os visitantes
Viaje na CBN

22/04/2021 - Para atrair turistas, Maldivas promete vacinar todos os visitantes

Além das praias paradisíacas de águas cristalinas, as Ilhas Maldivas vão passar a oferecer outro atrativo para os turistas: a vacina contra a Covid-19. A medida visa impulsionar a recuperação do setor do turismo do país, principal atividade econômica, que perdeu 1,1 milhão de visitantes em 2020. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN! Segundo o governo das Maldivas, a ideia faz parte do plano "3V: visita, vacinação, férias (vacation, em inglês)" e será concretizada quando toda a população nativa for vacinada. Até agora, quase 50% dos 540 mil habitantes já foram imunizados. Em entrevista a uma agência de notícias espanhola, o ministro do turismo Abdulla Mausoom afirmou que os turistas poderão ainda escolher entre as opções Oxford/Astrazeneca, Sinopharm e Pfizer. Acompanhe!

Aos menos 22 países estabelecem barreiras sanitárias contra o Brasil
Viaje na CBN

15/04/2021 - Aos menos 22 países estabelecem barreiras sanitárias contra o Brasil

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy detalha as restrições aos viajantes brasileiros em todo o mundo. Nesta semana, a França suspendeu todos os voos partindo do Brasil por tempo indeterminado. O objetivo é impedir a propagação da variante P1. O primeiro-ministro francês Jean Castex disse que a situação do Brasil é "absolutamente dramática". Com o anúncio, o país soma barreiras de entradas impostas como forma de tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19 - particularmente, da variante brasileira do vírus - em ao menos 22 nações, de acordo com levantamento feito a partir dos dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Os dados são de ontem (14) e referem-se a países que adotam medidas específicas contra o Brasil. Assim, fica de fora do levantamento países como a China, por exemplo, que fechou suas fronteiras de maneira mais generalizada. Confira! Os países que impõem barreiras ao Brasil: 1- Alemanha 2 - Arábia Saudita 3 - Argentina 4 - Áustria 5 - Bangladesh 6 - Cidade do Vaticano 7 - Colômbia 8 - Espanha 9 - EUA 10 - França 11 - Holanda 12 - Irã 13 - Itália 14 - Japão 15 - Marrocos 16 - Oma 17 - Paquistão 18 - Peru 19 - Reino Unido 20 - San Marino 21 - San Martinho 22 - Turquia [Fonte: Folhapress]

Setor prepara volta dos cruzeiros no Brasil em outubro deste ano
Viaje na CBN

08/04/2021 - Setor prepara volta dos cruzeiros no Brasil em outubro deste ano

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy fala sobre as movimentações que envolvem o setor de cruzeiros para os próximos meses, em meio ao cenário da pandemia. A esperança do setor está na próxima temporada, marcada para começar em 31 de outubro. Estão previstas sete embarcações com atuação exclusiva na costa nacional, Argentina e Uruguai, além de outas que farão paradas por aqui em voltas ao mundo. Mesmo com data de início ainda distante, é esperado que os navios sigam protocolos sanitários como testagem da tripulação e de passageiros com sintomas, local para isolamento de possíveis infectados, estrutura médica, distanciamento, uso de máscara e alteração do funcionamento de restaurantes e espetáculos, para evitar aglomerações. Confira a conversa completa!

Viajante na quarentena: conheça novos lugares sem sair de casa
Viaje na CBN

01/04/2021 - Viajante na quarentena: conheça novos lugares sem sair de casa

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy preparou uma seleção de dicas para que você possa se distrair nesse momento de pandemia, e em clima de feriado, sem sair de casa e respeitando as medidas de distanciamento social. Que tal aproveitar da tecnologia e das possibilidades do mundo online para conhecer novas cidades e fazer passeios por museus? O Museu do Louvre, em Paris, anunciou nesta semana a disponibilização de todo seu acervo online. São mais de 480 mil peças que podem ser vistas gratuitamente, de acordo com um comunicado divulgado pelo museu francês. Internautas ao redor do mundo podem conferir os oito departamentos Louvre, que contam com esculturas renascentistas, antiguidades egípcias, pinturas de artistas renomados, entre outros (https://collections.louvre.fr/en/page/apropos) Já se você gosta de experimentar uma nova cidade dirigindo por ela, pode usar o site "Drive And Listen" para dar um passeio de carro por muitas cidades ao redor do mundo sem quebrar a quarentena ou o pânico de se preocupar com o lado da rua que você deveria estar. A plataforma coloca você no banco da frente de um cruzeiro por 24 cidades diferentes em 16 países diferentes, do Rio de Janeiro a Los Angeles, Londres, Moscou e Tóquio (https://driveandlisten.herokuapp.com/)

Novas regras para uso de máscaras no transporte aéreo entram em vigor
Viaje na CBN

25/03/2021 - Novas regras para uso de máscaras no transporte aéreo entram em vigor

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque que passou a valer a resolução nº 477, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que traz alterações nas medidas a serem seguidas nos aeroportos durante a pandemia da covid-19. A partir desta quinta-feira (25) estarão proibidos dentro dos aviões, áreas de embarque e esteiras de bagagem itens como máscaras de acrílico ou de plástico. A Anvisa aprovou, no dia 11 de março, alterações na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 456, de 17 de dezembro de 2020. Confira! As regras: – Podem ser utilizadas versões de tecido (recomendável 3 camadas) ou de uso profissional, como as cirúrgicas e as N95/PFF2. Em qualquer caso, sem válvula; – Lenços, bandanas, máscaras de acrílico ou de plástico não são permitidas; – Protetor facial (face shield) só pode ser usado com máscara por baixo; – A máscara deve estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas. Recomenda-se a troca a cada 3 horas de uso; – Ficam liberadas de usar máscara apenas crianças menores de 3 anos e pessoas com deficiências que impeçam o uso adequado da proteção; – Em viagens nacionais, só se pode tirar a máscara no avião para hidratação ou para alimentar crianças menores de 12 anos, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Como hotéis estão se adaptando a 50% de ocupação na quarentena
Viaje na CBN

18/03/2021 - Como hotéis estão se adaptando a 50% de ocupação na quarentena

Com o início da quarentena, os hotéis e pousadas do Espírito Santo só poderão funcionar com 50% da capacidade a partir desta quinta-feira (18). Por determinação do governo estadual, esses estabelecimentos foram incluídos na lista de atividades essenciais, porém terão que manter a lotação pela metade pelo menos até o 31 de março. Aqueles estabelecimentos que atualmente se encontram com taxa de ocupação maior, não poderão receber novos hóspedes até que tenham se enquadrado nas novas normas. É sobre esse assunto que o comentarista Edson Ruy trata no "Viaje na CBN". Edson destaca, por exemplo, essa experiência de quarentena vivida em outras cidades do país e como o setor de turismo, de forma geral, se adapta ao momento do recrudescimento da crise sanitária da covid-19. Confira!

Entenda como a pandemia da covid-19 transformou o setor do turismo
Viaje na CBN

11/03/2021 - Entenda como a pandemia da covid-19 transformou o setor do turismo

A pandemia do novo coronavírus transformou - e ainda transforma - o setor do turismo, um dos primeiros a serem impactos no mundo, ainda em março do último ano. 365 dias depois, o que esperar, então, daqui pra frente? Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Ele explica que a pandemia impactou em diversos setores da economia envolvendo o turismo: aviação, bares e restaurantes, shoppings e vestuário. E daqui pra frente? Viagens individuais tornaram-se destaque, a procura por serviços "all inclusive" - e que privilegiem a preocupação com saúde e higiene, além da redescoberta pelo território brasileiro, para viagens curtas e locais. Acompanhe a análise!

O que explica o grande número de viagens de brasileiros ao México?
Viaje na CBN

04/03/2021 - O que explica o grande número de viagens de brasileiros ao México?

O país mais procurado do mundo para viagens em 2020 está na América Latina: o México. Foram 20 milhões de visitantes no ano passado e uma fatia considerável desses números é de turistas brasileiros. Nas redes sociais, celebridades e anônimos trocaram outros destinos mundiais por Cancún ou Tulum - cidades paradisíacas mexicanas. Mas o que explica o grande número de viagens de brasileiros para o México? Quem responde é Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Acompanhe! O motivo é: o México é um dos poucos países do mundo que ainda aceita brasileiros durante a pandemia da Covid-19.

Será preciso passaporte de vacina para viajar?
Viaje na CBN

25/02/2021 - Será preciso passaporte de vacina para viajar?

Imagina ter de portar um documento para provar que você recebeu a vacina contra a Covid-19 ou atestar que não é portador do vírus? Essa hipótese está cada vez mais real: é o passaporte de vacinação. Uma das ordens executivas para conter a pandemia assinadas pelo presidente dos EUA, Joe Biden, solicita que agências do governo avaliem se é viável vincular certificados de imunização contra o coronavírus a outros documentos de vacinação e produzir versões digitais deles. O governo da Dinamarca anunciou que, nos próximos três ou quatro meses, lançará um passaporte digital que permitirá que seus cidadãos provem que já foram vacinados. A ideia é que tudo possa ser acessado pelo celular. Este é o assunto do Viaje na CBN, com o comentarista Edson Ruy! Acompanhe.

Conheça dicas para não cair no 'golpe da diária grátis' na internet
Viaje na CBN

18/02/2021 - Conheça dicas para não cair no 'golpe da diária grátis' na internet

O assunto é golpe na escolha de local para hospedagem. Durante a quarentena, golpistas estão indo atrás de seguidores de perfis relacionados a viagens nas redes sociais. Os criminosos criam perfis falsos com nomes parecidos com a página original. Geralmente, eles se passam por perfis de hotel e abordam os seguidores que mais interagem no Instagram. Entre os alvos preferidos estão pessoas que deixam comentários nas postagens ou que publicam fotos marcando a página oficial do hotel. Os golpistas oferecem sorteio de diárias e descontos nos hotéis da marca e tentam estimular o cadastro dizendo que se o usuário enviar os dados vai ficar sabendo de promoções imperdíveis. Quem explica é o comentarista Edson Ruy. Acompanhe!

Covid-19: busca pela imunização faz surgir o turismo de vacina
Viaje na CBN

11/02/2021 - Covid-19: busca pela imunização faz surgir o turismo de vacina

O assunto é turismo de vacina. A expressão é nova e surgiu na pandemia devido ao ritmo lento de vacinação contra a covid-19, que fez brasileiros procurarem outros países em busca da imunização. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Já existem relatos de turismo de vacina em nações como os Estados Unidos, Cuba, e países asiáticos e do Oriente Médio. Mas a via é de mão dupla: ao mesmo tempo que estrangeiros procuram a vacina, os alguns países já planejam oferecer o imunizante contra a covid-19 aos seus visitantes. Acompanhe!

Tendência é sair de férias sem deixar cidade onde mora; saiba como
Viaje na CBN

04/02/2021 - Tendência é sair de férias sem deixar cidade onde mora; saiba como

Você já ouviu falar em "staycation"? A expressão vem da junção de duas palavras do inglês: "stay", que é ficar, e "vacation", que é férias. Na prática, nada mais é do que ficar de férias e fazer turismo na sua própria cidade. Esse é o assunto de Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. O conceito vem ganhando fama no Brasil, principalmente na pandemia, e a intenção é fugir do óbvio, relaxar, e gastar menos. O comentarista explica como isso é possível e aponta de que maneira e por que fazer "staycation". Confira!

Com Biden na presidência, como fica a entrada de brasileiros nos EUA?
Viaje na CBN

21/01/2021 - Com Biden na presidência, como fica a entrada de brasileiros nos EUA?

Na última segunda-feira (18), o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou a suspensão das restrições de entrada ao país por brasileiros a partir de 26 de janeiro. Porém, desde ontem, o cenário americano é outro. Às 14h, horário de Brasília, desta quarta-feira (20), o democrata Joe Biden tomou posse como o 46º presidente dos Estados Unidos. A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que não está nos planos do governo Biden suspender as restrições de viagem. Então como fica a entrada de brasileiros em território estadunidense? Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Ouça!

Sete destinos seguros para viajar em família no Espírito Santo
Viaje na CBN

14/01/2021 - Sete destinos seguros para viajar em família no Espírito Santo

O verão está aí e a tendência, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, é passear para aproveitar ou espantar o calor. Porém, é necessário escapar dos lugares mais famosos não só pela paisagem, como também pelas aglomerações. Por isso, nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy elenca sete destinos, no Espírito Santo, que possuem o selo "Turismo Responsável", ou seja, adotaram as medidas de segurança sanitária recomendadas pelas autoridades. Confira!

Nada de home! Trabalhar em 'resort office' vira tendência
Viaje na CBN

07/01/2021 - Nada de home! Trabalhar em 'resort office' vira tendência

A pandemia permanece, as tendências mudam! Se antes, a rotina se tornou o "home office", agora os resorts devem entrar na onda: o "resort office". Muitos hotéis da categoria criaram espaços de trabalho e estudo dentro de suas estruturas, que permitem que os hóspedes cumpram suas obrigações profissionais e escolares ao mesmo tempo em que curtem um ambiente de viagem. Esse é o assunto de Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Será que a tendência pega? E como escolher o resort ideal? Ouça a análise completa de Edson Ruy!

Conheça as tendências do turismo para 2021
Viaje na CBN

31/12/2020 - Conheça as tendências do turismo para 2021

Mesmo com a pandemia adentrando o ano de 2021, o setor do turismo tenta afastar os resquícios da crise ocorreu neste ano que termina e tem perspectiva otimista para o ano que começa. Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy aponta o que esperar do turismo nos próximos 365 dias e indica quais são as tendências do setor.

Viajantes vão precisar apresentar RT-PCR para entrar no Brasil
Viaje na CBN

24/12/2020 - Viajantes vão precisar apresentar RT-PCR para entrar no Brasil

Os viajantes - brasileiros ou estrangeiros - que quiserem entrar no Brasil de avião vão precisar apresentar um exame de covid-19 (RT-PCR) com resultado negativo. A medida, determinada pelo governo federal, entra em vigor no próximo dia 30. Assunto para Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Quais serão os procedimentos para viajar? A medida vai afetar o turismo? O comentarista analisa. Acompanhe!

Anac prorroga flexibilização de regras de viagens aéreas
Viaje na CBN

17/12/2020 - Anac prorroga flexibilização de regras de viagens aéreas

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu prorrogar a flexibilização de algumas regras do transporte aéreo ainda durante a pandemia da covid-19. As medidas passam a ser aplicáveis aos voos domésticos e internacionais programados até 30 de outubro de 2021. Até então, a validade era até 31 de dezembro de 2020. Segundo a Agência, as alterações buscam resguardar os principais direitos dos passageiros. Ouça.

Vitória aparece entre os destinos mais baratos para viajar no verão
Viaje na CBN

10/12/2020 - Vitória aparece entre os destinos mais baratos para viajar no verão

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque um novo retrato do turismo no país, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. E o destaque é capixaba! Com planos de viajar - com segurança - durante a temporada de verão? Os preços das diárias de hotéis e passagens aéreas estão até 42% mais baratos em relação ao mesmo período do ano passado. Levantamento feito pela plataforma "Kayak", buscador de viagem do mundo, listou as cidades brasileiras que estão com os maiores descontos para viajar na época mais quente do ano. Curitiba (PR) é o destino que oferece a maior economia, com preços até 41,7% mais baratos. A passagem aérea de ida e volta para a capital paranaense sai por R$ 910 entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, e com diárias em hotéis por R$ 157. Na sequência aparecem Vitória (ES) e Foz do Iguaçu, (PR), com descontos de 43,2% 28,5%, respectivamente. Edson explica o cenário nessas cidades!

Viagem da pandemia: como ser um bom turista e proteger a todos?
Viaje na CBN

03/12/2020 - Viagem da pandemia: como ser um bom turista e proteger a todos?

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca que o setor turístico brasileiro começa a dar sinais de recuperação. Já há o aumento das taxas gerais de ocupação dos voos domésticos e hotéis e pousadas nos últimos feriados e muita gente está mesmo retomando suas viagens pelo país em tempos da pandemia do novo coronavírus. Mas, é claro, ainda assim, é necessário atenção: o viajante não pode deixar de lado os cuidados essenciais com sua saúde caso vá viajar. Que cuidados devemos seguir para proteger a você e outras pessoas? O comentarista aponta algumas dicas!

Mais tecnologia e natureza: a nova
Viaje na CBN

19/11/2020 - Mais tecnologia e natureza: a nova "cara" dos hotéis para o turismo

O mundo todo passa por constantes processos de transformação, e neste ano, especialmente, houve a intensificação dessas mudanças por conta da pandemia do novo coronavírus. Levando essas transformações para o setor de viagens, você já imaginou como serão os hotéis do futuro? Assunto para o comentarista Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. O comentarista explica que, no mundo pós-covid, o foco será em saúde e bem-estar para garantir segurança sanitária aos hóspedes. Além disso, é claro, a tecnologia vai impactar em novas estruturações, com o uso de sistemas wireless e bluetooth - sem contato, e robôs. Confira!

Novas viagens: passeios por perto, voos baratos e companhia de pets
Viaje na CBN

05/11/2020 - Novas viagens: passeios por perto, voos baratos e companhia de pets

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca o que as pesquisas mais recentes na área de turismo apontam como será a nova dinâmica de viagens como reflexos da pandemia do novo coronavírus. Um estudo, feito de 15 de abril a 15 deste mês, mostra que tudo mudou quando se compara com o mesmo período de 2019, como era de se esperar, sobre o desejo de viagem do brasileiro. Ele passou a planejar viagens com menos antecedência, começou a pesquisar mais viagens somente de ida e procurou lugares menos concorridos entre os destinos nacionais.

Saiba como é a experiência de viajar na pandemia
Viaje na CBN

22/10/2020 - Saiba como é a experiência de viajar na pandemia

Seja por motivos profissionais, ou diante de algum compromisso já assumido e que não pode ser remarcado, há pessoas que continuam viajando em tempos de pandemia. Pensando nisso, nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy traz seu relato de como tem sido essa experiência de viagem em 2020. "Podemos destacar, por exemplo, que a máscara passou a ser esse item presente em nossas vidas. Existe, sim, o sentimento das pessoas de estarem mais preocupadas com a questão da higiene e da própria vigilância por onde passa, num hotel. Uma nova cultura vai sendo criada. Nos aeroportos, por exemplo, a gente já começa a perceber uma retomada do fluxo. Sem dúvidas, é uma nova experiência de viagem", detalha Edson. “Tem duas coisas que são obrigatórias e que, logo, percebemos em 100%: uso da máscara para embarque e dentro da aeronave. Outra coisa é a oferta de determinados serviços. O serviço de café da manhã mudou completamente nos hotéis. É um diferencial que estamos percebendo”. Acompanhe!

Cartões-postais reabrem e já recebem turistas pelo país
Viaje na CBN

15/10/2020 - Cartões-postais reabrem e já recebem turistas pelo país

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca que, em meio à pandemia do novo coronavírus, passa a ocorrer a retomada das atividades turísticas em diversos estados do país. Segundo o Ministério do Turismo, essa reabertura de conhecidos cartões-postais atende a uma série de medidas de segurança, como as estabelecidas pelo selo Turismo Responsável, desenvolvido pelo Ministério e validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os destaques estão: - Na Serra Gaúcha, os famosos bondinhos aéreos da cidade de Canela (RS) agora abrem todos os dias. São três estações disponíveis no Parques da Serra Bondinhos Aéreos em meio a montanhas e vales, com vista, inclusive, para uma das paisagens mais deslumbrantes do país: a Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais visitados da região e a principal atração do Parque do Caracol; - Em Brasília, o Pedalinho do Parque da Cidade (Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek), também reabriu e inovou: até o final do mês promove eventos com música, cinema e teatro a bordo de boias gigantes de bichos ancorados no laguinho do parque; - Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, também foi reaberto em outubro. Fechado desde março devido a pandemia, a reabertura se dá após a adoção de protocolos de segurança para proteção dos turistas. São 34 mil km² de paisagem com clima de savana, cortada por rios, riachos e ribeirões de águas transparentes e potáveis. Chapadões, serras, dunas de 40 metros de altura, nascentes, fevedouros e formações rochosas; - O estado do Amazonas lançou, neste mês, uma campanha digital com vídeos promocionais para divulgar o estado como um destino seguro para turistas brasileiros e, porque não, estrangeiros, no período pós-pandemia. As peças compõem a campanha “Amazone-se” pela retomada do turismo local e apresenta aos brasileiros e ao mundo os principais atrativos turísticos do estado. Alguns destes destinos, inclusive, são tombados como patrimônio histórico nacional, como o Teatro Amazonas, o mercado Adolpho Lisboa e a Praça Dom Pedro II. [Fonte: Ministério do Turismo]

Pesquisa revela que pais querem viajar sem os filhos após quarentena
Viaje na CBN

08/10/2020 - Pesquisa revela que pais querem viajar sem os filhos após quarentena

Desde o início da pandemia, em março deste ano, muitas famílias estão juntas 24 horas por dia, sete dias por semana. E de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Hoteis.com, um reflexo disso é 38% dos entrevistados expressarem o desejo de viajar sem os filhos. Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy comenta o levantamento e aborda as tendências de viagens pós-pandemia. O motivo alegado pelos pais? Necessidade de um momento para descansar e recarregar as energias.

Fernando de Noronha vai reabrir turismo a partir de 10 de outubro
Viaje na CBN

01/10/2020 - Fernando de Noronha vai reabrir turismo a partir de 10 de outubro

Nesta edição do Viaje na CBN, o destaque, com o comentarista Edson Ruy, volta a ser o badalado destino de Fernando de Noronha. Isso porque turistas poderão voltar a viajar para a ilha a partir de 10 de outubro, desde que comprovem não estar com covid-19. A apresentação de um teste RT-PCR negativo para o novo coronavírus faz parte de um protocolo de biossegurança especial que guiará a retomada turística do arquipélago, a cerca de 540 km de distância da costa de Pernambuco. De acordo com a administração da ilha, o plano de reabertura foi elaborado em parceria com as autoridades de saúde de Pernambuco. Até então, como já foi destaque em nosso quadro, o turismo estava liberado apenas para pessoas que já tinham contraído a covid-19. Ouça!

Já é o momento? Saiba como avaliar os riscos de viajar na pandemia
Viaje na CBN

24/09/2020 - Já é o momento? Saiba como avaliar os riscos de viajar na pandemia

Chegamos a marca de sete meses de pandemia do novo coronavírus, e durante esse tempo, muitos brasileiros cancelaram ou adiaram viagens. Mas a melhora de alguns indicadores, tanto nacionais quanto internacionais, já impulsionam a retomada do turismo doméstico e internacional, porém, uma dúvida permanece: já é o momento de viajar? Nesta edição do Viaje na CBN, vamos explicar como estão os protocolos turísticos para prevenir a contaminação pelo Sars-Cov-2 e ponderar como avaliar os riscos de viajar. Lembrando que são 44 os países abertos para turistas brasileiros - em sua maioria, na região caribenha. É hora de aguardar? De viajar mas se resguardar? Quem responde é Edson Ruy! Acompanhe!

Na retomada do turismo, estabelecimentos se adaptam a nova realidade
Viaje na CBN

17/09/2020 - Na retomada do turismo, estabelecimentos se adaptam a nova realidade

Em meio à flexibilização das medidas tomadas por conta da pandemia do novo coronavírus, um dos setores mais afetados - o turismo - volta a se movimentar para atrair turistas no processo de reabertura de parques, restaurantes, bares e pontos turísticos. Mas, mesmo com a retomada, a responsabilidade sanitária e os protocolos de combate à covid-19 não poder ser deixados de lado, e os empresários do ramo buscam se adequar a nova realidade. Uma das iniciativas é o "Turismo Responsável, Limpo e Seguro", lançado pelo Ministério do Turismo e que já conta com a participação de 442 empresas de quinze segmentos do setor, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo. O selo é uma garantia dada ao turista de que o local cumpre protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Nesta edição do quadro, também trazemos a visão de quem, no turismo, teve que se adaptar à pandemia. É o caso de Leice Ortega, proprietária do Lavandário Pedra Azul, que fica em São Paulinho do Aracê, no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins. O local, que existe desde 2017 e é um sítio inspirado nos campos de lavanda da Provença francesa, voltou a reabrir em 5 de setembro. Para a visitação não são permitidos ainda grupos de excursão. O uso de máscara é obrigatório e, pelo espaço, foram disponibilizados álcool 70% - aromatizado com lavanda, é claro. Leice conta como se preparou para reabrir e como está funcionando o esquema de visitação. O lavandário é aberto para visitação as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, sem necessidade de agendamento. O local conta ainda com um bistrô aberto ao público. A visitação ao lavandário custa R$ 15.

EUA devem flexibilizar entrada de brasileiros na próxima semana
Viaje na CBN

10/09/2020 - EUA devem flexibilizar entrada de brasileiros na próxima semana

O governo dos Estados Unidos deve flexibilizar a entrada dos brasileiros no país a partir da próxima semana. Atualmente, há voos diretos feitos apenas por companhias americanas com destino para 15 aeroportos. Além disso, quem chega nos EUA precisa comprovar necessidade da viagem e passar por uma série de exames de saúde e um questionário relacionado a sintomas da Covid-19. O ato administrativo ainda não foi assinado pelo presidente Donald Trump, mas a informação já circula entre as embaixadas do país. O Brasil, aponta a publicação, não é o país único a ter uma entrada flexibilizada. O Reino Unido, a China, o Irão e outros países também vão ter a entrada facilitada. A informação, publicada pelo Yahoo News, foi confirmada pelo Radar Econômico, de "Veja". A promessa é de que as restrições sejam revistas a partir de segunda-feira, 14. As restrições de voos desde o Brasil para os Estados Unidos foram impostas em 24 de maio. Confira a análise do comentarista Edson Ruy, nesta edição do "Viaje na CBN", sobre o assunto.

Fernando de Noronha reabre para turistas que já tiveram Covid-19
Viaje na CBN

03/09/2020 - Fernando de Noronha reabre para turistas que já tiveram Covid-19

Nesta edição do Viaje na CBN, o destaque de Edson Ruy vem do arquipélago de Fernando de Noronha. Por lá a liberação para retomada do turismo, começou a vigorar na última terça-feira (1º), mas os primeiros visitantes só devem desembarcar na ilha no sábado (5), dia previsto para a chegada do voo comercial. Para desembarcar, os turistas precisam comprovar que já tiveram Covid-19 e estão curados. Para poder viajar, o visitante deve enviar ao governo o resultado do exame e a comprovação do pagamento da Taxa de Preservação Ambiental, tributo obrigatório para os turistas, através de uma página específica, onde é também possível tirar dúvidas sobre acesso à ilha. Ouça o comentário.

Turismo corporativo é um dos mais afetados pela pandemia
Viaje na CBN

27/08/2020 - Turismo corporativo é um dos mais afetados pela pandemia

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque que, ainda em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, o turismo corporativo continua a ser uma das modalidades mais impactadas. Com o cancelamento de eventos e viagens de negócios, estimativas do setor apontam queda de quase 90% nas vendas, considerando atividades como transporte, hospedagem e seguro. Os dados fazem parte da pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Diferentemente do turismo de lazer, a modalidade deve ter mais dificuldade para se recuperar com as empresas empregando mais reuniões online e com menos recursos para bancar viagens. Confira a análise do comentarista sobre esse momento e como essa modalidade de turismo terá que se reinventar!

Viagem ao mar: os protocolos das companhias para cruzeiros
Viaje na CBN

20/08/2020 - Viagem ao mar: os protocolos das companhias para cruzeiros

Ainda há muitas dúvidas sobre como será navegar com a pandemia do novo coronavírus, mas nesta edição do "Viaje na CBN" o comentarista Edson Ruy explica alguns dos protocolos que as companhias de cruzeiros já estão apresentando para os clientes. Testes de PCR para passageiros, fim do bufê self-service e uso de materiais hospitalares para limpeza de cabines são algumas das medidas de biossegurança anunciadas recentemente por companhias de cruzeiros. Confira:

Turismo de isolamento: nova tendência em meio à pandemia?
Viaje na CBN

13/08/2020 - Turismo de isolamento: nova tendência em meio à pandemia?

Os amantes de viagens não veem a hora de colocar o pé na estrada ou voar, mas ainda é necessário cautela em virtude da pandemia do novo coronavírus e os riscos de contaminação. Por outro lado, aqueles destinos no interior e na serra já são buscados quando a ideia é se isolar para descansar com segurança. Diante desse cenário o comentarista Edson Ruy, nesta edição do "Viaje na CBN", traz detalhes daquela modalidade que vem sendo discutida como "turismo de isolamento". Qual seria aquele destino que te encantaria para esse momento de isolamento?

Países oferecem dinheiro para incentivar viagens durante pandemia
Viaje na CBN

06/08/2020 - Países oferecem dinheiro para incentivar viagens durante pandemia

Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy destaca as mais recentes medidas anunciadas por diversos países para atrair turistas, em meio à preocupação com a pandemia do coronavírus. Para tentar amenizar a crise no turismo, alguns países estão oferecendo incentivos para aumentar o turismo doméstico, como conceder noites grátis em hotéis ou descontos em dinheiro. Na Rússia, o governo vai pagar parte das viagens de quem escolher passar as férias dentro do país neste ano, em vez de partir para balneários no exterior. Russos que comprarem pacotes de viagem de pelo menos cinco noites, custando a partir de 25 mil rublos (R$ 1.807), terão direito a um reembolso de até 15 mil rublos (R$ 1.084). A campanha só vale para cidadãos russos e brasileiros não são permitidos no país neste momento. Na Itália, há uma campanha específica para Palermo, válida para todas as pessoas que desembarcarem no aeroporto local - italianas ou estrangeiras. A Itália abriu suas fronteiras para viajantes europeus, mas turistas brasileiros ainda não são permitidos no país. Confira a análise do comentarista!

Para atrair viajantes, aérea banca até tratamento para covid-19
Viaje na CBN

30/07/2020 - Para atrair viajantes, aérea banca até tratamento para covid-19

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz novos desdobramentos sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus ao setor de turismo. Agora, para atrair passageiros, tem empresa aérea bancando tratamento para covid-19 e até funeral. A Emirates, por exemplo, se tornou a primeira companhia aérea a oferecer seguro gratuito contra a covid-19, como parte do esforço da empresa de fazer com que as pessoas voltem a voar. Informações da "BBC" trazem que passageiros terão cobertura para tratamento médico, quarentena em hotéis e, até mesmo, em gastos com funeral se adoecerem durante a viagem — não importa se a infecção ocorreu durante o voo ou depois. A oferta é válida por 31 dias a partir do primeiro voo do passageiro, e já está disponível desde agora, com término previsto para o final de outubro. A cobertura é gratuita para todos os clientes, independente da classe de viagem ou destino. Ela também é aplicada automaticamente, sem necessidade de se registrar.

Retomada de viagens: os países que reabrem para o turismo
Viaje na CBN

23/07/2020 - Retomada de viagens: os países que reabrem para o turismo

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque que, de forma gradual, diversos países já têm voltando a receber turistas. Alguns dos destaques, aponta Edson, são Maldivas e México. As Maldivas, por exemplo, reabriram o país para turistas após mais de três meses de fechamento por conta da pandemia do novo coronavírus. Para atrair turismo ao país após a crise, hotéis nas ilhas estão reforçando normas de segurança e higiene para garantir que a estadia dos turistas seja livre de doença.

Brasileiros estão entre os que desejam viajar mais após a pandemia
Viaje na CBN

16/07/2020 - Brasileiros estão entre os que desejam viajar mais após a pandemia

Nesta edição do quadro Viaje na CBN, Edson Ruy fala sobre uma pesquisa mundial, realizada pelo portal Booking entre maio e junho deste ano, que traz os desejos de viagens das pessoas durante a pandemia. O levantamento traz um recorte do Brasil e mostra que os brasileiros estão entre as 15 nacionalidades que têm mais desejos de destinos para viagens, e também mostra que 83% dos brasileiros pesquisaram viagens domésticas para o pós-pandemia. A pesquisa traz ainda as localidades e os tipos de hospedagem mais desejados.

Turistas brasileiros estão proibidos de entrar na Europa
Viaje na CBN

02/07/2020 - Turistas brasileiros estão proibidos de entrar na Europa

Na última terça-feira (30), a União Europeia aprovou a reabertura de suas fronteiras, ficaram fechadas por cerca de três meses por conta da pandemia do novo coronavírus. Somente viagens essenciais estavam autorizadas. Desde ontem (1º), turistas de 15 países podem entrar em países na Europa, respeitando alguns critérios sanitários. O Brasil, porém, ficou de fora da lista. Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy comenta a decisão do bloco em restringir a entrada de brasileiros e analisa que a decisão deve durar pouco tempo. Ouça!

Fique atento às promoções para viagens pós-pandemia
Viaje na CBN

25/06/2020 - Fique atento às promoções para viagens pós-pandemia

Nesta edição do "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque que, com o setor do turismo sendo fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus, um cenário que começa a ganhar força são diversas promoções de pacotes oferecidos por companhias aéreas e empresas de hospedagem, com o objetivo de fisgar os viajantes. Mas é preciso ficar atento. São esses os alertas que o comentarista traz nesta quinta (24).

Como serão as viagens aéreas após o novo coronavírus?
Viaje na CBN

18/06/2020 - Como serão as viagens aéreas após o novo coronavírus?

Aos poucos, em meio à pandemia, as companhias aéreas internacionais retomam suas atividades, porém, as empresas possuem ainda um longo caminho para definir como será a viagem aérea do futuro, após o novo coronavírus. Isso porque será necessária a mudança de diversos protocolos de limpeza e segurança, além da administração do forte impacto da pandemia no setor. Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy explica que aqui no Brasil, ainda precisa muito o que ser melhorado. Começando pelo uso de máscara por todos a bordo.

Como o mundo se reabrirá para viagens no período pós-pandemia?
Viaje na CBN

11/06/2020 - Como o mundo se reabrirá para viagens no período pós-pandemia?

Nesta edição do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy traz como destaca que pelo mundo alguns  países se programam para reabrir as fronteiras depois da pandemia do novo coronavírus em seu estágio mais crítico. Estônia, Letônia e Lituânia, por exemplo, já aboliram as restrições de viagem entre si e criaram "bolhas de viagens". Portugal é outro país que começa a ter o retorno das atividades de forma gradual e é uma das apostas no mercado turístico pós-pandemia. Acompanhe a análise do comentarista!

Famosos pontos turísticos no mundo voltam a reabrir
Viaje na CBN

04/06/2020 - Famosos pontos turísticos no mundo voltam a reabrir

Em diversas cidades do mundo, o cenário do turismo já é bem diferente do Brasil, já que nesses locais já há um processo de reabertura, passado o avanço de casos do novo coronavírus. Famosos pontos turísticos na Europa, Oriente Médio e Ásia voltaram a abrir ou devem retomar seu funcionamento nas próximas semanas. A Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, reabriu as portas no último dia 24. Os Museus do Vaticano também voltaram a receber visitantes. Já o Louvre, na França, deve reabrir em 6 de julho, e a Espanha, também em julho, vai liberar as fronteiras para turistas estrangeiros. Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy comenta a retomada do turismo e a reabertura dos pontos turísticos no mundo. Confira!

Coronavírus: EUA proíbem entrada de viajantes vindos do Brasil
Viaje na CBN

28/05/2020 - Coronavírus: EUA proíbem entrada de viajantes vindos do Brasil

Nesta edição do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy traz detalhes da decisão do governo dos Estados Unidos que anunciou, no último domingo (24), a suspensão da entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil nos 14 dias. A restrição não será aplicada a pessoas que residam nos Estados Unidos ou sejam casadas com um cidadão americano ou que tenha residência permanente no país. Filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes também poderão entrar, desde que tenham menos de 21 anos. Membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentos da proibição.

Como os profissionais do turismo estão se reinventando na pandemia?
Viaje na CBN

21/05/2020 - Como os profissionais do turismo estão se reinventando na pandemia?

"Reinventar" é uma palavra-chave para muitos setores em meio à pandemia do novo coronavírus, que sentiram o impacto em seus negócios. O turismo é um deles. Nos últimos meses, o cenário no mundo foi de cidades vazias e pontos turísticos desertos, fazendo com que os profissionais como guias de turismo vissem sua atividade laboral ser bruscamente interrompida. Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy comenta como os profissionais do turismo estão se reinventando na pandemia. Ele elenca criatividade, responsabilidade, ética e capacitação como fundamentais para essa reinvenção. Confira!

Viaje na CBN

14/05/2020 - "Corredores turísticos" vão permitir viagens a Letônia, Lituânia e Estônia

Nesta edição do Viaje na CBN o comentarista Edson Ruy explica que para resgatar o setor do turismo iniciativas já estão sendo realizadas entre países com perfis de risco de coronavírus considerados baixos. Entre os destaques, Letônia, Lituânia e Estônia abrirão suas fronteiras para os cidadãos umas das outras a partir desta sexta-feira, 15 de maio, criando uma "bolha de viagens" entre os Países Bálticos dentro da União Europeia (UE). A medida ocorre em meio a uma redução das restrições implementadas por causa da pandemia do novo coronavírus, informaram seus primeiros-ministros nesta semana. Acompanhe!

Entenda como será o comportamento dos turistas no pós-pandemia
Viaje na CBN

07/05/2020 - Entenda como será o comportamento dos turistas no pós-pandemia

Nesta edição do quadro "Viaje na CBN", o comentarista Edson Ruy traz como destaque o que os estudos já apontam de como será o perfil de viagem dos turistas, após a pandemia do novo coronavírus. Entre os destaques está o fenômeno da "humanização dos serviços". Ou seja, a tendência de que os turistas deem preferências a viagens que permitam serviços de saúde e uma comunicação mais rápida junto ao prestador de serviço, em caso de alguma eventualidade. Confira!

Coronavírus: turismo é o setor mais afetado pela crise na pandemia
Viaje na CBN

30/04/2020 - Coronavírus: turismo é o setor mais afetado pela crise na pandemia

Nesta edição do quadro Viaje na CBN o comentarista Edson Ruy explica porque o turismo será o setor mais afetado pela crise do novo coronavírus. Só para se ter uma ideia em números, o setor perdeu R$ 11,96 bilhões em volume de receitas no mês de março - o que representa uma queda de 84% no faturamento em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Edson Ruy também aponta as estratégias que deverão ser utilizadas pelo setor nos próximos meses. Confira!

Os cuidados necessários ao comprar um pacote de viagem pós-pandemia
Viaje na CBN

23/04/2020 - Os cuidados necessários ao comprar um pacote de viagem pós-pandemia

Uma pergunta recorrente em meio à pandemia do novo coronavírus é: "quando voltaremos a viajar?". Se depender das ofertas anunciadas por diversas agências na internet, destinos para o final do ano e para todo o ano de 2021 já estão garantidos, com um benefício: preços extremamente atraentes. O esforço para estimular a retomada do turismo é válido, mas é necessário tomar cuidado com a compra dos pacotes promocionais pós-pandemia e analisar algumas premissas. Quem aponta esses cuidados é Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN. Confira!

Quarentena:
Viaje na CBN

16/04/2020 - Quarentena: "tours" virtuais possibilitam viajar sem sair de casa

Nesta edição do quadro Viaje na CBN, Edson Ruy te convida a viajar sem sair de casa! Já que a orientação é ficar em quarentena, um programa do Google possibilita fazer "tours" virtuais em museus ao redor do mundo, como o Louvre, em Paris, a Pinacoteca, em São Paulo, a Casa de Anne Frank, em Amsterdam, e o Museu do Vaticano. Confira!

Turismo: medida define crédito e não reembolso para shows e eventos
Viaje na CBN

09/04/2020 - Turismo: medida define crédito e não reembolso para shows e eventos

O governo federal editou esta semana uma Medida Provisória (MP) para regulamentar o reembolso de eventos culturais e serviços turísticos afetados pela pandemia do novo coronavírus. A MP nº 948 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e tem validade imediata pelos próximos 60 dias, mas precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional. Confira a explicação do comentarista Edson Ruy, nesta edição do Viaje na CBN, sobre o assunto.

Como as companhias aéreas estão lidando com remarcação de passagens
Viaje na CBN

02/04/2020 - Como as companhias aéreas estão lidando com remarcação de passagens

A pandemia de Covid-19 obrigou muitos brasileiros a remarcarem ou cancelarem viagens nacionais ou internacionais que estavam previstas para as próximas semanas. Nesta quinta-feira, no Viaje na CBN, Edson Ruy explica como as companhias aéreas estão lidando com o aumento da demanda pela remarcação de passagens e se os passageiros estão enfrentando algum problema para realizar o serviço. Confira!

Turismo em crise: Covid-19 impacta aéreas e agências de viagens
Viaje na CBN

19/03/2020 - Turismo em crise: Covid-19 impacta aéreas e agências de viagens

O setor de viagens e turismo é um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. Segundo um balanço parcial da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a taxa de cancelamento de viagens, só no mês de março, deve chegar a 85%. Já segundo a Abear - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as companhias já registram queda de 30% na demanda por voos domésticos, e redução de 50% nas viagens internacionais, em relação ao mesmo período do ano passado. Neste episódio do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy explica como as agências de viagens e as companhias aéreas estão lidando com a crise.

Entenda como o avanço do coronavírus impacta no turismo mundial
Viaje na CBN

05/03/2020 - Entenda como o avanço do coronavírus impacta no turismo mundial

O número de casos de coronavírus no mundo para de 95 mil, sendo a maioria deles na China, na Coreia do Sul e na Itália, país esse que está entre os preferidos dos brasileiros para viagens turísticas. Porém, um dos setores que sofreu consequência imediata do surto mundial foi o de turismo, já que o medo da contaminação fez muitas pessoas cancelarem suas viagens. Neste episódio do Viaje na CBN, Edson Ruy detalha o impacto do surto de Covid-19 no turismo e faz um panorama do cenário no exterior.

Saiba como dormir melhor em voos longos
Viaje na CBN

27/02/2020 - Saiba como dormir melhor em voos longos

Neste episódio do Viaje na CBN Edson Ruy dá dicas de como dormir melhor em voos longos. Isso porque, de acordo com especialistas, uma noite ou dia mal dormido no avião pode atrapalhar o início da sua viagem.

Saiba como evitar experiências desagradáveis que podem atrapalhar sua viagem
Viaje na CBN

20/02/2020 - Saiba como evitar experiências desagradáveis que podem atrapalhar sua viagem

Neste episódio do Viaje na CBN, Edson Ruy explica como experiencias desagradáveis podem atrapalhar ou ou causar prejuízo na sua viagem. São casos como perder o voo e atrasar as férias e comprar dólar em cima da hora.

Comentarista explica as principais mudanças na aviação comercial
Viaje na CBN

13/02/2020 - Comentarista explica as principais mudanças na aviação comercial

Neste episódio do Viaje na CBN, o comentarista Edson Ruy comenta sobre as mudanças na cobrança pela bagagem despachada, na marcação de assento e até mesmo, em alguns casos, o pagamento da mala de mão embarcada.

Cinco maneiras de se tornar um viajante mais gentil
Viaje na CBN

06/02/2020 - Cinco maneiras de se tornar um viajante mais gentil

Quando se trata de ser um viajante melhor, muito se fala de "golpes certeiros". Claro, encontrar as melhores ofertas, navegar com eficiência pelos aeroportos e outros truques descolados é importante, mas há uma característica que também considero fundamental: ser gentil. Neste episódio do Viaje na CBN, Edson Ruy aponta maneiras de se tornar um viajante mais gentil.

Vai viajar? Fique atento aos riscos do coronavírus
Viaje na CBN

30/01/2020 - Vai viajar? Fique atento aos riscos do coronavírus

As companhias aéreas British Airways, Lutfthansa e Lion Air suspenderam todos os voos para a China continental por causa do surto de coronavírus, que já deixou mais de 130 mortos no país. A American Airlines anunciou que suspendeu alguns voos entre fevereiro e março. Este é o tema deste episódio do Viaje na CBN. O comentarista Edson Ruy traz detalhes das últimas movimentações envolvendo essas empresas e a situação nos aeroportos brasileiros.

Confira os mitos e verdades na hora de comprar passagens aéreas
Viaje na CBN

23/01/2020 - Confira os mitos e verdades na hora de comprar passagens aéreas

Na hora de comprar uma passagem área ainda existem muitas dúvidas por parte dos viajantes sobre as melhores estratégias para garantir a melhor compra. Pensando nisso, neste episódio do Viaje na CBN o comentarista Edson Ruy esclarece os mitos e verdades com relação ao momento da compra. Será que comprar uma passagem de madrugada, realmente, pode ser mais barato?

Falta pouco para o Carnaval: ainda dá tempo de se programar?
Viaje na CBN

16/01/2020 - Falta pouco para o Carnaval: ainda dá tempo de se programar?

Faltando pouco mais de um mês para o Carnaval, fica o questionamento: você já definiu onde vai festejar o feriado? Caso seu roteiro ainda não esteja traçado, neste episódio do Viaje na CBN, Edson Ruy aponta se ainda dá tempo de se programar para o Carnaval. O comentarista aponta ainda quais são os destinos carnavalescos, nacionais e internacionais, que estão em alta no ano de 2020. Cidades famosas pelo Carnaval, como Salvador e Rio de Janeiro, continuam bombando.

Conheça as regras para viagem com crianças
Viaje na CBN

09/01/2020 - Conheça as regras para viagem com crianças

Férias, janeiro e, claro, surgem muitas dúvidas por parte dos pais e responsáveis sobre como realizar um viagem de forma segura e sem dor de cabeça junto às crianças. Pensando nisso, neste episódio do Viaje na CBN o comentarista Edson Ruy traz dicas valiosas para quem ainda vai pegar a estrada ou voar junto aos pequenos. Fazer a reserva com cautela, ficar atento à documentação da viagem, planejar os voos e apresentar antecipadamente os destinos aos pequenos são algumas das dicas valiosas. E temos uma convidada a juíza Patrícia Neves, que atua como coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES).

Novo limite para compras em free shops de aeroportos já está valendo
Viaje na CBN

02/01/2020 - Novo limite para compras em free shops de aeroportos já está valendo

Neste episódio do Viaje na CBN o comentarista Edson Ruy destaca que o ano começa com novidades no setor aéreo. O limite para compras de brasileiros em lojas francas de aeroportos e portos, conhecidas como free shops, que vendem produtos livres de tributos, dobrou de US$ 500 para US$ 1 mil por passageiro (ou o equivalente em outra moeda) e passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano.

Vai viajar para praia? Confira os principais destinos e dicas essenciais
Viaje na CBN

26/12/2019 - Vai viajar para praia? Confira os principais destinos e dicas essenciais

Com a chegada do Verão e o período de férias, muitos brasileiros escolhem viajar para um local que é paixão nacional e símbolo do Brasil no exterior: as praias. Um levantamento do site Catraca Livre apontou quais são as 10 praias do país que você precisa visitar no verão! Este é o assunto de Edson Ruy, no Viaje na CBN. O comentarista indicou os principais atrativos de cada prais e aponta dicas essenciais para os viajantes praianos. Confira!

Rota dos Ipês vai colorir a cidade de Domingos Martins
Viaje na CBN

20/12/2019 - Rota dos Ipês vai colorir a cidade de Domingos Martins

O próximo ano deve contar com a criação de uma rota pra lá de especial em Domingos Martins, na região Serrana do Estado. Trata-se da Rota dos Ipês. A estrada fica em Soído. O objetivo é preparar a rota já para o inverno 2020 e transformá-la, a longo prazo, em um dos destinos mais charmosos da região. São cinco espécies diferentes no trajeto com diversas cores: branca, rosa, roxa, amarela e azul. Centenas de mudas de ipês já foram plantadas no dia 6 de dezembro ao longo de 7 km do trecho, que tem início na chegada de Soído. O empresário Claudio Chieppe, um dos idealizadores do projeto, participou do quadro Viaje na CBN e contou detalhes da ideia. O próximo passo do projeto será a instalação do portal e das placas de sinalização. Confira!

Férias no Brasil: os destinos mais procurados para viajar em família
Viaje na CBN

12/12/2019 - Férias no Brasil: os destinos mais procurados para viajar em família

Já se aproximando das férias escolares, muitas famílias se mobilizam em torno daquela tão aguardada viagem. E com as oscilações do dólar nas últimas semanas, investir num passeio aqui mesmo, dentro do Brasil, pode ser uma opção mais em conta? O comentarista Edson Ruy destaca os destinos mais procurados por quem deseja viajar pelo país. Confira!

Roteiro festivo: já é Natal nas ruas e parques do ES!
Viaje na CBN

05/12/2019 - Roteiro festivo: já é Natal nas ruas e parques do ES!

Já no clima do primeiro quadro de dezembro, este episódio do Viaje na CBN nos convida a passear por "cantinhos" das cidades capixabas que estão no clima festivo de Natal. Vila do Papai Noel, árvores gigantes e as clássicas cantadas de Natal são alguns dos destaques do nosso passeio de hoje. Na Grande Vitória, vamos pela capital, Serra, Vila Velha e Cariacica. Na região Serrana do Estado, Domingos Martins e Santa Teresa são destaques. 

Turismo de experiência: modalidade ganha destaque no ES
Viaje na CBN

28/11/2019 - Turismo de experiência: modalidade ganha destaque no ES

Uma nova modalidade de turismo tem ganhado aderência no País - e, em especial, no Espírito Santo. É o turismo de experiência! O turismo de experiência é aquele no qual surge um serviço baseado na experiência, que proporciona momentos de prazer que permanecerão na memória, fazendo com que o turista desenvolva uma ligação emocional com o local e seus serviços. E no Espírito Santo, já há novidades nessa área: trata-se da plataforma digital Espírito em Rede criado para comercializar momentos a serem desfrutados dentro das propriedades do Estado. Quem traz detalhes da plataforma é a CEO da startup Espírito em Rede, Cássia Coppo, convidada de Edson Ruy neste episódio do Viaje na CBN!

Vai pesar no bolso? Alta do dólar pode comprometer viajante brasileiro
Viaje na CBN

21/11/2019 - Vai pesar no bolso? Alta do dólar pode comprometer viajante brasileiro

O dólar é destaque no mercado financeiro e também no mundo das viagens. Pressionado pelas movimentações políticas na América Latina e diante da guerra comercial entre Estados Unidos e China, a cotação do dólar fechou, nesta semana, a R$ 4,2070, maior valor nominal da história - fato ocorrido na segunda-feira (19). Nesta edição do Viaje na CBN, Edson Ruy traz as orientações para quem vai fazer uma viagem pro exterior e já está preocupado com a cotação da moeda.

Viaje pelo Brasil: o melhor custo-benefício para viajar em 2020
Viaje na CBN

14/11/2019 - Viaje pelo Brasil: o melhor custo-benefício para viajar em 2020

Os meses de janeiro e fevereiro se aproximam e muitos brasileiros, de férias, aproveitam para curtir o período e viajar. Com base em um levantamento do site InfoMoney, saiba quais são os destinos brasileiros com melhor custo-benefício para viajar no primeiro semestre de 2020.

Voos internacionais no Aeroporto de Vitória devem impulsionar turismo
Viaje na CBN

07/11/2019 - Voos internacionais no Aeroporto de Vitória devem impulsionar turismo

Edson Ruy aponta os benefícios que a internacionalização do Aeroporto de Vitória, confirmada no dia 5 de novembro, deve trazer ao turismo capixaba. Em destaque, roteiros como a Argentina que devem ser beneficiados e entrar no radar dos turistas capixabas.

Conheça curiosidades turísticas sobre as 'Três Santas'
Viaje na CBN

31/10/2019 - Conheça curiosidades turísticas sobre as 'Três Santas'

A região das 'Três Santas' - Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina - é marcada por ser a casa dos imigrantes alemães e italianos no ES e por seus vários atrativos turísticos, desde os mais naturais, até seus pequenos centros urbanos que traduzem a história dos imigrantes e possuem diversos locais especiais para serem visitados e aproveitados.