Clube Pet CBN

Clube Pet CBN

Tatiana Sacchi


A médica veterinária Tatiana Sacchi aponta todos os cuidados que devemos ter com os pets e esclarece assuntos da saúde animal!

Últimos Áudios

Devo levar meu pet em viagens ou é melhor deixá-lo em casa?
Clube Pet CBN

17/07/2024 - Devo levar meu pet em viagens ou é melhor deixá-lo em casa?

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi ajuda os ouvintes do CBN Cotidiano a refletirem se devem levar os pets em viagens ou se é melhor deixar os animais em casa ou em hotéis e outras hospedagens. Não importa a decisão, as duas opções apresentam vantagens, desvantagens e, principalmente, pontos de cuidado. Ouça a conversa completa!

Saiba quais são as doenças oftalmológicas mais comuns nos pets
Clube Pet CBN

10/07/2024 - Saiba quais são as doenças oftalmológicas mais comuns nos pets

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi fala das doenças oftalmológicas mais comuns entre os pets, entre elas, olho seco, catarata e úlcera de córnea. Algumas raças, como poodles, cocker spaniel, pugs e persas, são mais propensas a desenvolverem doenças oculares. Apesar da predisposição, qualquer animal pode ter a visão prejudicada. Ouça a conversa completa!

Petiscos para os pets: pode ou não pode?
Clube Pet CBN

03/07/2024 - Petiscos para os pets: pode ou não pode?

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi tira dúvidas dos ouvintes e explica se é possível acrescentar petiscos na rotina dos pets. Ouça a conversa completa!

Alimentação natural ou ração? Tire dúvidas sobre alimentação de cães e gatos!
Clube Pet CBN

26/06/2024 - Alimentação natural ou ração? Tire dúvidas sobre alimentação de cães e gatos!

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi tira dúvidas sobre a alimentação de cães e gatos. Qual a melhor ração ou a ração mais adequada para o meu animal? Posso oferecer alimentação caseira ou restos de comida? Posso oferecer alimentação caseira ou restos de comida? Ouça a conversa e entenda!

Seu pet come demais? Entenda os riscos da obesidade animal!
Clube Pet CBN

19/06/2024 - Seu pet come demais? Entenda os riscos da obesidade animal!

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi fala de um problema de saúde cada vez mais comum entre os cães: a obesidade. A condição é definida como excesso de gordura corporal que pode prejudicar as funções fisiológicas dos pets, podendo ou não estar associada a um animal guloso. Idade e sexo do animal são alguns fatores de risco e algumas raças já possuem predisposição. Ouça a conversa completa!

Afinal, posso beijar meu pet ou receber lambidas dele?
Clube Pet CBN

05/06/2024 - Afinal, posso beijar meu pet ou receber lambidas dele?

Hoje em dia, com a proximidade dos pets em relação a nós, muitos deles vivendo quase que exclusivamente dentro de casa, a interação com eles acaba indo muito além de cuidados, brincadeiras e carinhos e muitas vezes eles são abraçados, beijados, dormem junto aos seus tutores e geralmente retribuem com festa e muitas lambidas de volta. E devido a esse contato íntimo, muitos tutores perguntam se ganhar “lambeijos” poderia acarretar algum problema. Este é o tema em destaque nesta edição do Clube Pet CBN, com a comentarista Tati Sacchi.

Coisas que os gatos odeiam que você faça!
Clube Pet CBN

29/05/2024 - Coisas que os gatos odeiam que você faça!

Que os gatos são independentes, cheios de atitude (e de manias!) e com uma personalidade forte, isso já é sabido. Mas, o que muita gente não sabe ou acabou aprendendo na prática é que existem coisas que os humanos fazem e os gatos simplesmente detestam. Este é o tema em destaque nesta edição do Clube Pet CBN, com a comentarista Tati Sacchi. Ouça a conversa completa!

Descubra coisas que os cães odeiam!
Clube Pet CBN

15/05/2024 - Descubra coisas que os cães odeiam!

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi traz como destaque comportamentos, muitas vezes adotados pelos tutores, que atrapalham os cães. Na lista, abraços em excesso, volumes altos e cheiros. Ouça a conversa completa!

Doações para o Rio Grande do Sul: grupos e organizações se unem para ajudar animais!
Clube Pet CBN

08/05/2024 - Doações para o Rio Grande do Sul: grupos e organizações se unem para ajudar animais!

As fortes chuvas que caem sobre o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril já causaram 100 mortes confirmadas e deixaram 372 pessoas feridas, além de 128 desaparecidas. Entre tantas perdas, os animais de estimação também têm sido afetados pelos efeitos devastadores do desastre. Para amenizar essa tragédia, organizações de proteção animal estão trabalhando para resgatar os bichinhos afetados pelas chuvas. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tati Sacchi fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Erros dos tutores: os perigos da automedicação para cães e gatos
Clube Pet CBN

25/04/2024 - Erros dos tutores: os perigos da automedicação para cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tati Saachi continua a trazer dicas e orientações sobre os principais erros cometidos pelos tutores na criação, no dia a dia, dos pets. Entre elas está a de medicar os animais por conta própria. "Talvez uma das maiores preocupações do veterinário, pois muitos medicamentos podem inclusive causar sérios danos à saúde ou levar o animal à morte. As intoxicações são muito frequentes em animais. Nunca medique seu animal sem orientação veterinária. Os maiores vilões para o animal são os antiinflamatórios e antiparasitários e o maior vilão para o animal e todos os seres vivos é o uso indiscriminado de antibióticos", explica. Ouça a conversa completa!

Os erros comuns dos tutores ao cuidarem dos pets!
Clube Pet CBN

18/04/2024 - Os erros comuns dos tutores ao cuidarem dos pets!

Quando decidimos ter um pet, muitas vezes, cuidamos dele intuitivamente, de acordo com nossa experiência pregressa, ou seguimos dicas de conhecidos mais experientes ou até mesmo na vastidão da internet, onde podemos encontrar desde dicas muito interessantes, até dicas que podem colocar em risco a saúde do no amigo. Contudo, o ideal mesmo é que o animal seja sempre acompanhado por um veterinário de confiança que fará as orientações de forma a manter a saúde e o bem-estar dos nossos amigos. No dia a dia do atendimento clínico, o veterinário acaba se deparando com erros que os tutores cometem de forma mais comum no trato com os animais e vamos listar alguns deles. Este é o tema em destaque no Clube Pet CBN, com a comentarista Tati Sacchi. Ouça a conversa completa!

"Abril Laranja": mês de alerta para prevenção contra a crueldade animal
Clube Pet CBN

03/04/2024 - "Abril Laranja": mês de alerta para prevenção contra a crueldade animal

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi fala da campanha "Abril Laranja", uma iniciativa que busca alertar para a prevenção contra a crueldade animal. Durante a conversa, a comentarista destaca a importância de garantir aos animais, sejam eles domésticos, de produção ou livres, cinco liberdades: nutricional, ambiental, sanitária, comportamental e psicológica. Ouça a conversa completa!

Faça sua parte: doações para pets do Sul do Espírito Santo
Clube Pet CBN

27/03/2024 - Faça sua parte: doações para pets do Sul do Espírito Santo

Nesta edição de “Clube Pet CBN”, a comentarista Tati Sacchi fala da importância da doação para os animais do Sul do Espírito Santo. Entre a noite da última sexta (22) e madrugada da sábado (23), cidades como Bom Jesus do Norte e Mimoso do Sul receberam mais de 200 mm de chuva, o que deixou famílias desalojadas e casas destruídas. Diante da situação, a população capixaba tem se mobilizado para arrecadar doações como colchões, roupas, alimentos e ração para os animais, como cães e gatos. Ouça a conversa completa!

Da tosa ao banho: cuidados com os animais durante o calor
Clube Pet CBN

20/03/2024 - Da tosa ao banho: cuidados com os animais durante o calor

A chegada do Outono pode até indicar que as temperaturas vão abaixar em breve, mas, enquanto o "calorão" permanece, é preciso estar atento aos cuidados com os animais. Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi reforça a importância da hidratação, alimentação e proteção solar dos pets durante as ondas de calor. Ouça a conversa completa!

Cuidado com os animais peçonhentos: riscos das picadas de aranhas
Clube Pet CBN

13/03/2024 - Cuidado com os animais peçonhentos: riscos das picadas de aranhas

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi continua falando dos cuidados que devem ser tomados com os animais peçonhentos. Desta vez, a conversa é focada nas aranhas. No caso dos aracnídeos, praticamente todas as espécies possuem veneno, seja em maior ou menor grau. O que diferencia o perigo, segundo a veterinária é que nem todas têm importância médica. Ouça a conversa completa!

Acidentes com animais peçonhentos: cuidado com os escorpiões!
Clube Pet CBN

06/03/2024 - Acidentes com animais peçonhentos: cuidado com os escorpiões!

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi começa uma série sobre acidentes com animais peçonhentos. Para a primeira conversa, a médica veterinária explica o que deve ser feito em casos de acidentes com escorpiões. Depois da picada, o veneno do animal causa dor local, vômitos, desorientação e até convulsões, o que exige cuidados específicos. Ouça a conversa completa!

Meu pet foi picado por abelhas! O que faço?
Clube Pet CBN

28/02/2024 - Meu pet foi picado por abelhas! O que faço?

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi explica os procedimentos que os tutores devem tomar caso o pet seja picado por abelhas. Em humanos e animais, a depender da quantidade de picadas, o veneno das abelhas pode causar hipersensibilidade no local, dores, coceira, vermelhidão e agitação. Ouça a conversa completa!

Mito ou verdade: potes de ração atraem mosquitos da dengue?
Clube Pet CBN

21/02/2024 - Mito ou verdade: potes de ração atraem mosquitos da dengue?

O Governo do Espírito Santo declarou, nesta quarta (21), Estado de Emergência diante do cenário epidemiológioco do Estado. Com a incidência cada vez mais alta e os casos se espalhando em todo o território capixaba, nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi explica se o pote de água dos pets pode ser um potencial criadouro para o Aedes Aegypti. Ouça a conversa completa e entenda!

Quais os perigos para o animal que sai sozinho na rua?
Clube Pet CBN

31/01/2024 - Quais os perigos para o animal que sai sozinho na rua?

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi explica quais os perigos para os animais que saem nas ruas sem a supervisão dos tutores. Os pets costumam ser curiosos por natureza mas permitir que tenham livre acesso à rua desacompanhados pode ser perigoso para a saúde física e bem-estar deles. Ouça a conversa completa!

Vou viajar e não posso levar meu pet. O que eu faço?
Clube Pet CBN

24/01/2024 - Vou viajar e não posso levar meu pet. O que eu faço?

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a médica veterinária Tati Sacchi continua dando dicas para os tutores que desejam viajar neste verão. Desta vez, a conversa é com foco naqueles que já tem viagem marcada mas não podem levar os pets. Hotel para animais, casa de um cuidador ou até contratar uma pessoa para se hospedar na sua casa são algumas opções.Ouça a conversa completa!

Vou viajar! Levo meu pet comigo ou não?
Clube Pet CBN

17/01/2024 - Vou viajar! Levo meu pet comigo ou não?

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a médica veterinária Tati Sacchi aproveita o clima de férias e dá dicas para os tutores que desejam viajar neste verão. Antes de decidir levar o pet ou não, é importante considerar alguns fatores como planejamento, infraestrutura e transporte. Ouça a conversa completa!

Dicas para escolher serviço de banho e tosa para animais
Clube Pet CBN

10/01/2024 - Dicas para escolher serviço de banho e tosa para animais

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi dá dicas de como escolher serviços de banho e tosa para animais. Com o aumento do calor e a maior procura por estabelecimentos que ofereçam cuidados estéticos para cães e gatos, alguns cuidados são ainda mais necessários para garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Ouça a conversa completa!

Altas temperaturas no verão: hidrate seu pet!
Clube Pet CBN

03/01/2024 - Altas temperaturas no verão: hidrate seu pet!

Nesta edição de "Clube Pet CBN", a comentarista Tati Sacchi reforça a importância de estimular ingestão de água por parte dos pets no verão. Beber água é uma necessidade tão natural dos seres vivos que, com o aumento das temperaturas, devemos ficar ainda mais atentos à hidratação dos cães e gatos. Ouça a seguir dicas de como incentivar os animaizinhos a ingerirem mais água. Confira!

Fogos de Ano Novo: entenda os cuidados necessários com os pets durante a virada
Clube Pet CBN

27/12/2023 - Fogos de Ano Novo: entenda os cuidados necessários com os pets durante a virada

Independente do lugar, as celebrações de Ano Novo costumam ter algo em comum: a queima de fogos. Apesar do show de luzes e cores nos céus, nem todo mundo aproveita o momento por causa dos barulhos. Em especial, os pets são os que mais sofrem devido a audição aguçada. Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tati Sacchi dá dicas de como fazer o animalzinho se sentir mais seguro durante a virada. Ouça a conversa completa!

Alimento, bebidas e lixo: cuidados com os pets durante a ceia de Natal
Clube Pet CBN

20/12/2023 - Alimento, bebidas e lixo: cuidados com os pets durante a ceia de Natal

Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi segue dando dicas de como tornar as festas de fim de ano confortáveis para os pets. Alimentos, bebidas e lixos também são itens que exigem alguns cuidados por parte dos tutores. Ouça a conversa completa!

Parte I: dicas para um Natal tranquilo com o seu pet!
Clube Pet CBN

13/12/2023 - Parte I: dicas para um Natal tranquilo com o seu pet!

Durante a época das festas, as casas ficam mais festivas, coloridas, iluminadas e cheias de comidas gostosas. É um período em que costumamos decorar a casa, comprar os presentes, preparar a ceia e confraternizar ao lado das pessoas que amamos. Essa movimentação toda e as mudanças na rotina aguçam a curiosidade dos pets que podem querer conferir todos os itens da festa, à começar pela decoração de Natal! Sendo assim, quais são os cuidados que devemos ter em relação aos nossos pets nessa época? Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi dá as dicas para um fim de ano tranquilo com os animais. Ouça a conversa completa!

Pets podem tomar banho de mar e de piscina?
Clube Pet CBN

06/12/2023 - Pets podem tomar banho de mar e de piscina?

Enquanto alguns cães fogem de chuva, do banho, do mar ou da piscina, outros são simplesmente fascinados e adoram brincar com a água nas suas mais diversas formas. Mas, para garantir a segurança destes pets, os tutores devem estar atentos a alguns pontos. Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi dá dicas de como deixar os animais se divertirem no mar e na piscina de forma segura. Ouça a conversa completa!

Como conciliar a convivência de espécies diferentes dentro de casa
Clube Pet CBN

29/11/2023 - Como conciliar a convivência de espécies diferentes dentro de casa

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi aborda como fazer com que cães e gatos vivam em harmonia. Algumas raças se dão melhor? Há uma ideia geral de que cães e gatos naturalmente não se dão bem. Em parte, isso tem fundamentos, já que ambos têm natureza predadora e territorialista, o que dificulta a aproximação. Mas, com a domesticação, essas características mudaram e hoje é mais comum ver felinos e cachorros convivendo em harmonia. As informações são do site "UOL". Ouça a conversa completa!

Doenças transmitidas por vetores: como afastar mosquitos dos pets
Clube Pet CBN

22/11/2023 - Doenças transmitidas por vetores: como afastar mosquitos dos pets

Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tati Sacchi segue tratando de doenças transmitidas por vetores. Desta vez, os mosquitos que transmitem dirofilariose e leishmaniose são o tema de destaque. Ouça a conversa completa!

Doenças transmitidas por vetores: como combater as pulgas dos pets!
Clube Pet CBN

08/11/2023 - Doenças transmitidas por vetores: como combater as pulgas dos pets!

Extremamente comuns em ambientes quentes, escuros e protegidos do tempo, as pulgas são parasitas sugadores de sangue que infestam tanto cães quanto gatos. Ao passearem pelo corpo dos animais, podem causar coceira, anemia, dermatite alérgica, estresse e comprometimento da imunidade. 
Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi fala quais doenças os parasitas podem transmitir e dá dicas de como deve ser feita a prevenção. Ouça a conversa completa!

Doenças transmitidas por vetores: o risco de carrapatos
Clube Pet CBN

01/11/2023 - Doenças transmitidas por vetores: o risco de carrapatos

Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi fala sobre as doenças transmitidas por carrapatos. Os insetos são parasitas extremamente comuns em ambientes quentes e que se proliferam bastante durante a primavera e o verão. É muito mais comum encontrá-los no cão, uma vez que os gatos têm o hábito de se lamber e se higienizar constantemente, dificultando a fixação deles ao seu corpo. Em um primeiro momento eles podem causar três problemas principais. Ouça a conversa completa!

Escovação: como cuidar bem da saúde bucal dos pets!
Clube Pet CBN

25/10/2023 - Escovação: como cuidar bem da saúde bucal dos pets!

Há muitos anos já se sabe da importância de prevenir e tratar as doenças orais e cuidar da higiene e da saúde oral é importante tanto para nós humanos, como para os cães e gatos. É este o tema de destaque que Tatiana Sacchi traz para o Clube Pet CBN de hoje.
Estima-se que a doença periodontal, conhecida vulgarmente como tártaro, esteja presente de um grau que varia de leve a importante, em 85% dos animais de pequeno porte acima de 4 - 5 anos de idade. Ela é muito comum em raças como Poodle, Pinscher, Yorkshire, Maltês, Spitz mas não podemos deixar de lado os felinos e as raças de médio e grande porte nos quais ela ocorre com menor frequência, mas mesmo assim merece toda a atenção. Ouça a conversa completa!

Outubro Rosa: o câncer de mama em cadelas e gatas
Clube Pet CBN

18/10/2023 - Outubro Rosa: o câncer de mama em cadelas e gatas

No mês de conscientização para o câncer de mama, a comentarista Tatiana Sacchi traz para o Clube Pet CBN o alerta para o risco da doença em cadelas e gatas. De todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum entre fêmeas adultas, não castradas e as que recebem ou receberam injeções de anticoncepcionais (as vacinas anti-cio). Isso ocorre pelo estímulo constante dos hormônios sexuais sobre o tecido mamário. Ouça a conversa completa!

Vai viajar no feriadão? Dicas de trânsito com pets!
Clube Pet CBN

11/10/2023 - Vai viajar no feriadão? Dicas de trânsito com pets!

Como membro da família humana, muitos pets hoje em dia passeiam de carro com seus tutores, seja em pequenos percursos pela cidade ou até em viagens mais longas. É comum vermos eles soltos pelo no carro, no colo do motorista ou com a cara na janela, língua de fora e feliz da vida tomando um ventinho. 
Mas o que prevê a legislação no caso de transporte de animais dentro do veículo e como podemos transportá-lo de maneira segura? É isso o que a comentaristaTatiana Sacchi aborda neste episódio de Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Dia mundial dos animais: saiba como ajudar na causa pet!
Clube Pet CBN

04/10/2023 - Dia mundial dos animais: saiba como ajudar na causa pet!

Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi traz como destaque o dia mundial dos animais, celebrado nesta quarta (4). A data tem como objetivo celebrar todas as formas de vida animal, além de lembrar da importância de zelar pelo bem-estar e qualidade de vida dos pets. Ouça a conversa completa!

Mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos
Clube Pet CBN

27/09/2023 - Mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos

Nesta edição de Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi esclarece alguns mitos sobre a saúde de cães e gatos. Afinal, os vira-latas são mais resistentes? Focinho quente é sinal de febre? Cães e gatos só enxergam em preto e branco? Ouça a conversa completa!

Os cuidados com os pets nas altas temperaturas!
Clube Pet CBN

20/09/2023 - Os cuidados com os pets nas altas temperaturas!

Os cuidados com os pets em meio às altas temperaturas e o cenário da "onda" de calor. A comentarista Tatiana Sacchi traz as dicas nesta edição do Clube Pet CBNOuça a conversa completa!

Coisas que os tutores fazem e os cachorros odeiam
Clube Pet CBN

13/09/2023 - Coisas que os tutores fazem e os cachorros odeiam

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi aborda que os tutores, com toda a sua boa intenção e amor pelos seus companheiros caninos, podem inadvertidamente realizar ações que os cães podem não apreciar tanto. Banhos forçados, beijos e colocar roupas. Ouça a conversa completa!

Os 'pais de pets' que tratam animas como filhos; há riscos nessa comportamento?
Clube Pet CBN

06/09/2023 - Os 'pais de pets' que tratam animas como filhos; há riscos nessa comportamento?

Hoje em dia o núcleo familiar, na composição das famílias brasileiras, tem se modificado bastante e tem sido cada vez mais comum encontrarmos famílias multiespécies, que, por definição, é aquela formada pelo núcleo familiar humano em convivência compartilhada com seus animais de estimação. Com isso tem surgido também casais que optam em não ter filhos e terem apenas animais de estimação, sendo muitas vezes (auto)considerados os “pais de pets”, sem que isso seja necessariamente uma substituição (e nem deveria ser!) mas sim uma escolha pessoal, um estilo de vida. Existem diversos motivos para essa decisão, que vão desde o não desejo real de ter filhos, o foco na carreira profissional, o medo de criar filhos nos dias atuais, a insegurança financeira, mas independente de qual seja o motivo, é importante considerar também as necessidades e demandas do animal e da espécie que se decidiu ter como “filho” bem como ter responsabilidade e cuidado com ele até o final da sua vida. Este é o tema em destaque nesta edição do Clube Pet CBN, com a comentarista Tatiana Sacchi.  Por isso, meu recado é sempre o mesmo: lembrar de não humanizar excessivamente os pets, considerando que quem necessita de festa de aniversário, guarda-roupas com looks variados, passear no shopping ou ir à eventos, ser vegetariano ou vegano (no caso de cães e gatos) é uma necessidade humana e não animal e que o que os animais necessitam realmente é que suas características comportamentais sejam respeitadas investindo em coisas como uma casa com enriquecimento ambiental adequado, passeios frequentes, creche para socialização com outros animais, contato com a natureza para que haja a possibilidade do animal expressar o seu comportamento natural. Ouça a conversa completa!

A importância dos brinquedos para o desenvolvimento dos pets
Clube Pet CBN

30/08/2023 - A importância dos brinquedos para o desenvolvimento dos pets

Uma das principais causas de frustação entre tutores de cães e gatos é o comportamento "inadequado" dos pets dentro de casa. O que acontece é que nem sempre os responsáveis entendem que roer e destruir objetos, cavar buracos e afiar as unhas são algumas características comuns do comportamento natural dessas espécies. Muitas vezes, estes animais não têm a oportunidade de desenvolver seus instintos naturais de forma saudável e, por isso, acabam chateando os donos. Nesse sentido, o conceito de "Enriquecimento Ambiental" tem sido cada vez mais difundido. Sua aplicação, através do oferecimento de brinquedos, por exemplo, pode ajudar a melhorar a relação pet e tutor, além de garantir mais qualidade de vida ao animal. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Saachi dá mais detalhes de como o oferecimento de brinquedos pode ser benéfico. Ouça a conversa completa!

Vira-lata: mitos e verdades sobre os 'queridinhos' dos capixabas
Clube Pet CBN

23/08/2023 - Vira-lata: mitos e verdades sobre os 'queridinhos' dos capixabas

Os vira-latas estão sempre roubando a cena em chá-revelação, missas, shows, já invadiram casamento, ganharam música e agora ganharam também o coração dos capixabas. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo Grupo Petlove. O "PetCenso" 2023 mostrou que cães e gatos vira-latas são os preferidos nos lares do Espírito Santo. A Petlove estima que o Estado tenha uma população de 1,4 milhão de pets. E quem reina nesses lares são muitos gatinhos e doguinhos sem raça definida (SRD), e até mesmo o famoso vira-lata caramelo. Além disso, o nome mais adotado para os bichinhos de estimação no Estado são de fêmeas. A comentarista Tatiana Saachi trata do assunto nesta edição do Clube Pet CBNOuça a conversa completa!

Pet pode ter problemas cardíacos? Entenda!
Clube Pet CBN

17/08/2023 - Pet pode ter problemas cardíacos? Entenda!

Com o aumento da expectativa de vida de cães e gatos, e a predileção por algumas raças predispostas à doenças de caráter crônico, o diagnóstico das doenças cardíacas é cada vez mais frequente no dia a dia do médico veterinário. Estima-se que mais de 35% dos cães acima de 8 anos possuem algum grau de doença cardíaca e grande parte desses animais são diagnosticados tardiamente, já com a doença em estágio avançado, conhecida como insuficiência cardíaca. Isso contribui para uma menor resposta ao tratamento, menos qualidade de vida do animal e menor sobrevida. A maioria das doenças cardíacas não têm cura e são progressivas, portanto, quanto antes forem diagnosticadas, melhor será a resposta ao tratamento e mais tempo ele permanecerá estável e com qualidade de vida. A comentarista Tatiana Sacchi fala do assunto nesta edição do Clube Pet CBN. 

Os gatos e a humanidade: saiba curiosidades dessa relação!
Clube Pet CBN

09/08/2023 - Os gatos e a humanidade: saiba curiosidades dessa relação!

Os gatos começaram a se relacionar com os humanos há aproximadamente 9.000 anos, na região que atualmente é conhecida como Iraque, Israel e Egito. Na antiguidade, ratos e pássaros serviam como alimento dos gatos. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi fala sobre a relação entre os gatos e a humanidade. Conheça algumas curiosidades. Ouça a conversa completa!

Pet vomitando e com diarreia: o que pode ser? Veterinária explica!
Clube Pet CBN

03/08/2023 - Pet vomitando e com diarreia: o que pode ser? Veterinária explica!

Uma das causas mais comuns de consultas e internação na rotina veterinária são os quadros de gastroenterite que em geral cursam com vômito e/ou diarreia em diferentes graus, desde leves até muito severos, e que podem ocorrer por inúmeros motivos. Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre os riscos e o que fazer em casos como estes. Ouça a conversa completa!

Pet pode ser alérgico? Veterinária explica!
Clube Pet CBN

27/07/2023 - Pet pode ser alérgico? Veterinária explica!

É normal que cães e gatos tenham episódios de coceira (tecnicamente chamada de prurido) leve, algumas vezes ao dia, e que não necessariamente significa um problema. Quando a coceira ocorre de forma moderada a intensa ela pode causar desconforto tanto para o animal quanto para as pessoas que convivem com ele, chegando inclusive a afetar sua qualidade de vida, à medida que existem animais que passam a viver para se coçar, deixando até de interagir com as pessoas, acordando para se coçar ou até mesmo deixando de se alimentar corretamente. Tema para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Pesquisa aponta que a maioria dos cães e gatos estão obesos; veterinária traz alerta
Clube Pet CBN

20/07/2023 - Pesquisa aponta que a maioria dos cães e gatos estão obesos; veterinária traz alerta

Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que 22% dos cães estão obesos e, na população de gatos, o número é ainda maior: 33%. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi explica como identificar se o seu pet está obeso, os riscos e prevenção. "Com o estreito convívio entre humanos e seus animais de estimação, é cada vez mais comum observarmos na prática clínica, animais com problemas comportamentais ou de saúde que antes achávamos serem exclusivos dos humanos. Um deles sem dúvida alguma é o sobrepeso e a obesidade".

Animal de estimação pode dormir com o tutor? Quais os cuidados? Especialista orienta!
Clube Pet CBN

13/07/2023 - Animal de estimação pode dormir com o tutor? Quais os cuidados? Especialista orienta!

Muitas vezes quem tem um animal de estimação que vive dentro de casa em tempo integral, ou parcial, tem dúvidas sobre deixar ou não o pet dormir dentro do quarto ou em cima da cama e o que poderia haver de bom ou de ruim nisso. Pesquisas estimam que aproximadamente entre 30 e 60% dos animais de estimação dividem a cama com seus tutores, sendo a maior parte cães de pequeno porte e gatos. Algumas questões importantes devem ser consideradas sobre dormir ou não com seu animal de estimação. Este é o tema em destaque nesta edição do Clube Pet CBN, com a comentarista Tatiana Sacchi. Ouça a conversa completa!

Que frio! As principais doenças que acometem os pets no inverno
Clube Pet CBN

06/07/2023 - Que frio! As principais doenças que acometem os pets no inverno

Você já se perguntou se cachorro sente frio? Afinal, por serem peludos é comum achar que esses pets não passam frio. No entanto, não é bem assim. Os cães, assim como nós, os humanos, são sensíveis a dias com baixas temperaturas, principalmente se não receberem os cuidados necessários. E nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre as principais doenças de inverno nos pets. Ouça a conversa completa!

Por que alguns pets destroem os objetos? Veterinária explica!
Clube Pet CBN

29/06/2023 - Por que alguns pets destroem os objetos? Veterinária explica!

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi, responde às dúvidas dos ouvintes sobre assuntos diversos do mundo animal. Entre elas: por que alguns pets destroem os objetos? Como educá-los? Ouça a conversa completa!

Os cuidados com os pets na temporada do inverno
Clube Pet CBN

22/06/2023 - Os cuidados com os pets na temporada do inverno

Assim como nós, os nossos amigos de quatro patas também sentem as baixas temperaturas. Portanto, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi compartilha algumas dicas para manter o seu pet seguro, aquecido e confortável durante o inverno. Ouça a conversa completa!

Posso andar com cachorro sem coleira? Quais são as regras para os tutores?
Clube Pet CBN

15/06/2023 - Posso andar com cachorro sem coleira? Quais são as regras para os tutores?

Quando são animais de vida livre, os cães costumam percorrer grandes distâncias, encontram outros animais pelo caminho, captam informações do ambiente e de outros animais através dos odores que encontram, deixando também suas “informações” para outros animais. É por isso que passear é uma necessidade básica do cão, que vem da sua ancestralidade. Ainda que ele viva em grandes espaços e brinque bastante dentro de casa, passear é fundamental para sua saúde física, mental e para a socialização. Ao passear o cão vive diferentes experiências, sente diferentes cheiros e texturas que estimulam seus sentidos, marca território, fica mais calmo e menos entediado. Este é o tema em destaque nesta edição do Clube Pet CBN, com a comentarista Tatiana Sacchi. 

Veterinária dá dicas sobre o que fazer com o pet quando for viajar
Clube Pet CBN

07/06/2023 - Veterinária dá dicas sobre o que fazer com o pet quando for viajar

Pode parecer uma tarefa simples, mas quando decidimos levar um pet na viagem, devemos considerar diversos fatores para tornar a experiência prazerosa tanto para o tutor quanto para o animal. É necessário um bom planejamento, o cumprimento de exigências que variam de acordo com cada meio de transporte e obviamente a adaptação do animal à viagem que se quer fazer. Tema para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Os benefícios dos animais de estimação na saúde mental e física dos tutores
Clube Pet CBN

01/06/2023 - Os benefícios dos animais de estimação na saúde mental e física dos tutores

Não há dúvidas que os pets alegram a nossa vida, deixando nossos dias mais leves e descontraídos. Eles são uma fonte de afeto e amor incondicional, sem cobranças ou julgamentos, e são nossos companheiros independentemente de nossa condição física, emocional ou financeira o que por si só já nos traz enormes benefícios. Aliado a isso, existem inúmeros estudos que comprovam os benefícios do animal de estimação como auxiliar nos mais diversos tratamentos de condições físicas, psicológicas ou emocionais, tanto em crianças como em adultos e idosos. Os animais ajudam a romper barreiras entre o paciente, o terapeuta e as terapias que precisam ser instituídas. Tatiana Sacchi fala sobre o tema nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Confira motivos para fazer a adoção de um pet adulto
Clube Pet CBN

25/05/2023 - Confira motivos para fazer a adoção de um pet adulto

A adoção de cães e gatos aumentou de forma considerável, em especial durante a época de pandemia e isolamento social. Porém, quando falamos em adquirir um pet, a maioria das pessoas sonha com um filhote fofinho que será amado, criado e educado desde cedo com a família que o escolheu. Tanto isso é verdade, que segundo pesquisas, de cada 10 cães adotados, 7 são filhotes e, de cada 10 animais que chegam em abrigos, 9 já são adultos e vão passar boa parte da sua vida vivendo lá, sem nunca ter uma família que os adote. Este é o tema em destaque nesta edição do "Clube Pet CBN", com a comentarista Tatiana Sacchi. Ouça a conversa completa!

Envelhecimento: como a idade afeta a saúde do pet
Clube Pet CBN

18/05/2023 - Envelhecimento: como a idade afeta a saúde do pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala que os cães e gatos também passam pelo mesmo processo de envelhecimento que os humanos. A comparação entre a idade de cães e gatos com a idade cronológica humana é uma curiosidade comum entre os tutores, porém também bastante variada, justamente devido aos fatores expostos acima. De um modo geral, o peso é uma variável que pode ajudar a estimar esta idade comparativa e existem tabelas que podem auxiliar este cálculo. O envelhecimento, embora silencioso, é progressivo e irreversível. Os sinais aparecem aos poucos e muitas vezes, passam despercebidos. Por isso, toda atenção é muito importante! Ouça a conversa completa!

Pet no carro: dicas para viajar com conforto e segurança
Clube Pet CBN

10/05/2023 - Pet no carro: dicas para viajar com conforto e segurança

Como membro da família humana, muitos pets hoje em dia passeiam de carro com seus tutores seja em pequenos percursos pela cidade ou até em viagens mais longas. É comum vermos eles soltos pelo no carro, no colo do motorista ou com a cara na janela, língua de fora e feliz da vida tomando um ventinho. Mas o que prevê a legislação no caso de transporte de animais dentro do veículo e como podemos transporta-lo de maneira segura? Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Pet pode ter problemas oculares? Veterinária esclarece!
Clube Pet CBN

03/05/2023 - Pet pode ter problemas oculares? Veterinária esclarece!

Todo cuidado é necessário quando o assunto é saúde ocular animal. Vários tipos de doenças oculares podem atingir os animais, trazendo impactos significativos para a sua qualidade de vida e bem-estar. Alguns destes problemas, quando não tratados corretamente, podem, inclusive, levar à perda da visão de forma permanente. A prevenção e o diagnóstico precoce são sempre as melhores formas de oferecer qualidade de vida para nossos pets. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa complera!

Doces, cebola, alho e cogumelos: alimentos tóxicos que não devem ser ofertados aos pets!
Clube Pet CBN

26/04/2023 - Doces, cebola, alho e cogumelos: alimentos tóxicos que não devem ser ofertados aos pets!

Na última edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi iniciou um alerta sobre a alimentação dos pets, falando sobre alimentos que são proibidos para os pets. Dessa vez, o destaque são nutrientes tóxicos, ou seja, que têm alto potencial de contaminação e podem colocar em risco a vida dos pets. "Como os animais são curiosos por natureza e os cães e gatos, muitas vezes, têm acesso a lugares como mesa de jantar, pia, lixo e churrasqueira, todo cuidado é pouco! Em caso de ingestão acidental desses alimentos, leve seu animal ao veterinário e não tome nenhuma medida por conta própria", explica. Ouça a conversa completa!

Lista: conheça quais são os alimentos proibidos para os pets
Clube Pet CBN

19/04/2023 - Lista: conheça quais são os alimentos proibidos para os pets

Sem dúvida alguma, uma constante nas clínicas veterinárias são os casos de intoxicação alimentar, gastroenterites alimentares e até óbito de animais devido a ingestão de alimentos impróprios. Mas você sabe quais são os alimentos tóxicos e proibidos para os pets? Quem te conta é Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Fazendo as contas: quanto custa ter um animal de estimação?
Clube Pet CBN

13/04/2023 - Fazendo as contas: quanto custa ter um animal de estimação?

Ao decidirmos ter um animal de estimação, uma das questões importantes a considerar é sobre o impacto financeiro dele no orçamento pessoal, tanto mensal quanto ao longo da vida, especialmente se considerarmos que temos opções de animais desde pequeninos, e pouco custosos, como um tigre d’água, que pode viver em torno de 30 anos, até um enorme e muito custoso cão São Bernardo, que vive em torno de 12 anos. Também é importante lembrar que os custos iniciais costumam ser mais altos por conta de itens como cama, comedouros, caixa de areia, coleira ou gaiola por exemplo, bem como os custos com a velhice do pet. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Por que os pets não podem comer chocolate? Veterinária explica!
Clube Pet CBN

06/04/2023 - Por que os pets não podem comer chocolate? Veterinária explica!

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi, no clima da Páscoa, responde a um questionamento comum aos tutores nessa época do ano. "Posso dar um chocolate pro meu animal de estimação?". A resposta é: não! Ela explica, por exemplo, que o cacau contém substância tóxica - a teobromina - que pode levar a alergias, convulsões e até a óbito do animal Ouça a explicação completa!

Microchip: qual a importância para o seu pet de estimação?
Clube Pet CBN

30/03/2023 - Microchip: qual a importância para o seu pet de estimação?

O microchip é um objeto eletrônico com o tamanho aproximado de um grão de arroz. Nele, existe um número único, como um documento de identidade. Muitos animais já saem identificados com o microchip direto do criador ou da entidade que fez a doação do animal, mas caso a pessoa se interesse em colocar um microchip em seu animal, a aplicação deve ser feita pelo médico veterinário a partir de 10 dias de vida. No caso de cães e gatos, o microchip é implantado no animal através de uma injeção subcutânea na região entre as escápulas. Ele possui um revestimento que promove a união entre o tecido e a cápsula do microchip evitando assim a migração do local de aplicação. O procedimento é simples e realizado no consultório, não precisando de sedação ou anestesia. A chance de rejeição é próxima de zero, pois o material é biocompatível e atóxico. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Saúde e cuidado: veja dicas para ser um tutor responsável
Clube Pet CBN

22/03/2023 - Saúde e cuidado: veja dicas para ser um tutor responsável

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi traz novas dicas e orientações com relação aos cuidados para ser um tutor responsável com seu pet. Ouça a conversa completa!

Dia Nacional dos Animais: saiba como ser um tutor responsável!
Clube Pet CBN

16/03/2023 - Dia Nacional dos Animais: saiba como ser um tutor responsável!

O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi traz dicas de como ser um tutor responsável e cidadão. Ouça a conversa completa!

Governo federal proíbe o uso de animais em testes para cosméticos e perfumes
Clube Pet CBN

01/03/2023 - Governo federal proíbe o uso de animais em testes para cosméticos e perfumes

Está proibido a partir desta quarta-feira (1) no Brasil o uso de animais vertebrados, exceto seres humanos, em pesquisa científica, no desenvolvimento e no controle da qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A resolução é do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. No Espírito Santo, a decisão é mais antiga. Em julho de 2021, o governador Renato Casagrande sancionou uma lei para proibir a utilização dos animais em testes. De acordo com o texto, instituições e profissionais que descumprirem a proibição podem ser punidos com multa que pode chegar a R$ 182 mil. Mas esta não é a única forma de defender os direitos dos animais. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi traz 9 dicas para quem se interessa pelos direitos dos animais, não apenas os cães e gatos. Ouça a conversa completa!a

Amor com cuidados: o que você precisa saber antes de dormir com seu pet na mesma cama
Clube Pet CBN

23/02/2023 - Amor com cuidados: o que você precisa saber antes de dormir com seu pet na mesma cama

Nesta edição do Clube Pet CBN, a médica veterinária Tatiana Sacchi explica quais são os cuidados necessários para os tutores que gostam ou têm a intenção de dormir com os pets em um futuro próximo. É uma demonstração de amor, mas que exige cuidados. Tanto com a saúde do pet quanto com a saúde humana. O que é preciso ser feito com a limpeza do local? Ouça a conversa completa!

O calor pede: meu cachorro também pode tomar banho na água da praia e da piscina?
Clube Pet CBN

09/02/2023 - O calor pede: meu cachorro também pode tomar banho na água da praia e da piscina?

As temperaturas chegaram a níveis nunca antes registrados no Espírito Santo, com sensação térmica alcançando quase 60 ºC. Mas naquela diversão na praia ou piscina, meu cachorro pode entrar na água? Nesta edição do Clube Pet CBN, a médica veterinária Tatiana Sacchi explica os cuidados necessários para que o pet também tenha diversão, mas tomando cuidado com a saúde. Ouça a conversa completa!

Protetor solar para animais? As doenças de pets que exigem atenção no verão!
Clube Pet CBN

01/02/2023 - Protetor solar para animais? As doenças de pets que exigem atenção no verão!

Durante o verão e a época de altas temperaturas, muitos pets sofrem e podem ficar indispostos com o calor. O que acontece entre seres humanos também é necessário entre cachorros e gatos: maior atenção à saúde, com proteção contra o sol e hidratação. Quais são as principais doenças de pets que exigem atenção dos tutotres no verão? Quem fala sobre o assunto é Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

As principais doenças que acometem os pets idosos e como tratar
Clube Pet CBN

25/01/2023 - As principais doenças que acometem os pets idosos e como tratar

Entre as doenças crônicas mais comuns dos cães e gatos podemos citar as doenças do sistema músculo-esquelético, como as artroses, artrites e doenças do quadril e da coluna, o câncer em suas mais diversas formas, as doenças neurológicas e a disfunção cognitiva, as cardiopatias, a doença renal crônica e as doenças gastrointestinais, entre tantas. No geral, muitas dessas doenças evoluem de forma a comprometer gradativamente e substancialmente a qualidade de vida do animal causando dor e sofrimento, sem, no entanto, provocar a sua morte de forma natural. Nesses casos existem duas etapas e/ou possibilidades a se considerar: em um primeiro momento a instituição de cuidados paliativos veterinários e posteriormente a decisão pela eutanásia, caso a morte não ocorra de forma natural. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Temporada de verão: dicas para dar banho no seu pet em casa!
Clube Pet CBN

18/01/2023 - Temporada de verão: dicas para dar banho no seu pet em casa!

Apesar de ser cada vez mais frequente a utilização de serviços de banho e tosa para os nossos amigos peludos, muitos tutores ainda preferem cuidar deles em casa ou mandá-los para banho e/ou tosa em situações especiais. Em tempos de crise, além da economia financeira, dar banho e fazer os procedimentos de higiene em casa é uma ótima forma de interagir com o animal, aumentando a cumplicidade e a percepção do tutor em relação à saúde e ao comportamento do animal. E para fazer um banho legal em casa, é interessante seguir algumas dicas e ter alguns cuidados para evitar problemas de pele, ouvidos e olhos. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Dicas de verão para cuidar bem do seu pet!
Clube Pet CBN

11/01/2023 - Dicas de verão para cuidar bem do seu pet!

Durante o verão e a época de altas temperaturas, todos muitos sofrem e ficam indispostos com o calor, inclusive os animais, por isso importante seguir algumas recomendações para manter a saúde e o bem-estar dos pets. Como os cães e gatos não transpiram, eles controlam o calor através de respiração e as altas temperaturas podem responsáveis pelo stress térmico e por quadros de hipertermia, que podem até ser fatais para o animal. Tema para Tatiana Sacchi, nesta edição do "Clube Pet CBN". Ouça a conversa completa!

Vai viajar e não pode levar o pet? Veterinária explica o que fazer!
Clube Pet CBN

04/01/2023 - Vai viajar e não pode levar o pet? Veterinária explica o que fazer!

Quem tem um animal de estimação sempre se preocupa na hora de viajar. O que faço com o pet? Levo junto? Deixo com alguém? Será que ele vai sentir minha falta? Vai ficar triste? Posso confiar na pessoa que vai cuidar? Para viajar nas férias sempre é preciso fazer um bom planejamento. Quem tem pet precisa decidir se o animal deve ou não fazer parte da viagem em família. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

'Doutor, essa coceira é normal?': descubra se seu pet é alérgico!
Clube Pet CBN

21/12/2022 - 'Doutor, essa coceira é normal?': descubra se seu pet é alérgico!

O quanto de coceira é normal em um animal de estimação? É normal que cães e gatos tenham episódios de coceira leve, algumas vezes ao dia e que não necessariamente significa um problema. Quando a coceira ocorre de forma moderada a intensa ela pode causar desconforto tanto para o animal quanto para as pessoas que convivem com ele, chegando inclusive a afetar sua qualidade de vida, à medida que existem animais que passam a viver para se coçar, deixando até de interagir com as pessoas, acordando para se coçar ou até mesmo deixando de se alimentar corretamente. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Os pets agradecem: lei proíbe venda de fogos de artifício barulhentos no ES
Clube Pet CBN

07/12/2022 - Os pets agradecem: lei proíbe venda de fogos de artifício barulhentos no ES

Foi sancionada na última semana a lei que proíbe a comercialização, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício barulhentos em todo o Espírito Santo. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (2). De acordo com a lei, além dos fogos tradicionais, também vão ser proibidos quaisquer artefatos pirotécnicos que causem barulho excessivo. Estão permitidos apenas os chamados “fogos de vista”, que proporcionam efeitos visuais sem ruído ou de baixa intensidade. Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica a importância da lei para os pets. Ouça a conversa completa!

Copa do Mundo: saiba como proteger os pets dos efeitos dos fogos de artifício
Clube Pet CBN

24/11/2022 - Copa do Mundo: saiba como proteger os pets dos efeitos dos fogos de artifício

Os cães e gatos possuem a audição extremamente aguçada, conseguindo ouvir sons muito mais distantes do que os seres humanos conseguem. Eles possuem 18 músculos capazes de movimentar as orelhas em diversas direções, principalmente os cães de orelhas em pé como o spitz ou o pastor alemão, quando comparados aos cães de orelhas caídas como o labrador ou cocker, por exemplo. Depois do olfato, a audição é o sentido mais desenvolvido e é por esse motivo que eles se incomodam tanto com o barulho dos fogos de artifício, rojões e trovoadas. Alguns ficam tão amedrontados que podem sofrer diversos tipos de acidentes dentro de casa, fugir para a rua e desaparecer, sofrer ou provocar acidentes, brigar com outros animais da casa e até vir a óbito dependendo das circunstâncias. Mas como proteger os pets dos efeitos dos fogos de artifício? Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN.Ouça a conversa completa.

Conheça alimentos tóxicos e proibidos para cães e gatos
Clube Pet CBN

16/11/2022 - Conheça alimentos tóxicos e proibidos para cães e gatos

Comer um alimento não indicado pode afetar a saúde do bichinho e ter impacto até mesmo no tempo de vida dele. Em algumas situações, existem alguns alimentos que podem causar até mesmo intoxicação do animal. Mas o que pode e não pode dar para o seu cachorro ou gato? Quem responde é Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN.Ouça a conversa completa!

Saiba como denunciar casos de abusos ou maus-tratos contra animais
Clube Pet CBN

10/11/2022 - Saiba como denunciar casos de abusos ou maus-tratos contra animais

Com frequência nos deparamos com notícias e imagens de maus tratos a animais domésticos e silvestres, seja na televisão, no rádio ou nas redes sociais. Outras tantas vezes nos deparamos com essas situações no nosso dia a dia, sem saber o que fazer além de ficarmos indignados. Mas como fazer para denunciar este tipo de situação? Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Abandono: a triste realidade dos animais no país
Clube Pet CBN

19/10/2022 - Abandono: a triste realidade dos animais no país

Quando se decide ter um animal de estimação, seja ele qual for, ele será cativado, vai criar laços com seu tutor, além de necessitar e depender daquele que o cativou por toda a vida.  Talvez esse seja um dos motivos pelo qual os defensores e simpatizantes da causa animal se sintam tão indignadas quando se deparam com as situações de abandono que infelizmente são tão comuns. O abandono de animais é uma realidade no Brasil e acontece com os mais variados tipos de animais. Tema para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Adoção responsável: saiba o que é preciso avaliar na hora de adotar um pet
Clube Pet CBN

05/10/2022 - Adoção responsável: saiba o que é preciso avaliar na hora de adotar um pet

Na última terça-feira (4) foi celebrado o Dia Nacional de Adotar um Animal, que propõe conscientização sobre a adoção responsável. A adoção é de extrema importância para livrar animais da vulnerabilidade. Por tratar do acolhimento de pets que, por muitas vezes, vivem nas ruas, o ato faz diferença tanto na vida daquele que foi adotado, quanto na redução da população de cães e gatos que vivem nas ruas sujeitos à violência, doenças e gestações sequenciadas. Tema para Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Saiba como livrar os pets de pulgas, carrapatos e mosquitos
Clube Pet CBN

21/09/2022 - Saiba como livrar os pets de pulgas, carrapatos e mosquitos

Nesta edição do Clube Pet CBN, um tema super importante para quem tem um pet dentro de casa. Você sabe como se livrar das pulgas, carrapatos e mosquitos que podem causar problemas para os animais? "Pulgas e carrapatos são parasitas externos, comuns em áreas de clima quente. São sugadores de sangue que podem acometer tantos os cães quanto os gatos, além de diversas outras espécies de animais", explica a comentarista Tatiana Sacchi. Ouça a conversa completa!

Cães morrem com suspeita de intoxicação após ingerir petiscos; veterinária fala sobre o assunto
Clube Pet CBN

14/09/2022 - Cães morrem com suspeita de intoxicação após ingerir petiscos; veterinária fala sobre o assunto

Desde o fim de agosto, a Polícia Civil de Minas Gerais investiga mortes de cachorros após comerem petiscos supostamente contaminados por monoetilenoglicol, substância tóxica que pode levar à insuficiência renal. As suspeitas foram relatadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que também abriu investigação. Os primeiros casos apareceram em Minas Gerais, que investiga oito casos, mas já há relatos em pelo menos 9 estados e no Distrito Federal. Tatiana Sacchi fala sobre o assunto nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Acidentes domésticos com pets: saiba como evitá-los!
Clube Pet CBN

31/08/2022 - Acidentes domésticos com pets: saiba como evitá-los!

Os animais são naturalmente curiosos e exploram as mais diversas situações tanto dentro quanto fora de casa e protegê-los dos inúmeros perigos domésticos aos quais eles estão expostos é uma tarefa e tanto. Apesar de muitas vezes não termos consciência dos riscos, os acidentes domésticos são extremamente comuns no dia a dia dos animais de estimação, podendo inclusive colocar sua vida em risco, em especial os animais menores e mais frágeis, como filhotes, raças toys, gatos, pássaros e roedores e também os idosos. É o tema desta edição do Clube Pet CBN, com Tatiana Sacchi. Ouça a conversa completa!

Mantenha distância! Conheça plantas perigosas (e tóxicas) para os pets
Clube Pet CBN

24/08/2022 - Mantenha distância! Conheça plantas perigosas (e tóxicas) para os pets

Quando temos um pet em casa precisamos estar atentos a segurança deles e a prevenção de acidentes domésticos, pois como eles são ativos, curiosos e exploradores por natureza, a casa pode ser um parque de diversões nem sempre tão divertidas. Como os cães, gatos e outras espécies fuçam, cavam, destroem, mastigam e engolem muitas coisas indevidas, tanto o jardim quanto as plantas em vasos devem estar entre as nossas preocupações. Tema para Tatiana Sachhi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

'Meu pet comeu algo estranho!': saiba o que fazer
Clube Pet CBN

17/08/2022 - 'Meu pet comeu algo estranho!': saiba o que fazer

É sabido que os animais são curiosos por natureza e “fuçam” em praticamente tudo que desperta sua curiosidade, objetos que mudamos de lugar, plantas, brinquedos de tamanhos variados, objetos com cheiro de comida, lixo, medicamentos, e matam sua curiosidade cheirando, roendo, brincando e muitas vezes engolindo coisas que nem podemos imaginar. Tema para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Dia Mundial do Gato: conheça mitos, verdades e curiosidades sobre os felinos
Clube Pet CBN

10/08/2022 - Dia Mundial do Gato: conheça mitos, verdades e curiosidades sobre os felinos

O Dia Mundial do Gato foi recordado no último dia 8 de agosto e, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi esclarece os principais mitos, verdades e curiosidades sobre os felinos. "Os gatos começaram a se relacionar com os humanos há aproximadamente 9.000 anos, na região entre Iraque, Israel e Egito, quando se aproximaram de pequenos povoados que produziam e estocavam grãos, pois lá havia também, uma grande quantidade de ratos e pássaros que lhes serviam como alimento", conta.

Saiba quais vacinas seu pet deve tomar ao longo da vida
Clube Pet CBN

03/08/2022 - Saiba quais vacinas seu pet deve tomar ao longo da vida

Quando decidimos ter um animal de estimação, em especial um cão ou gato, devemos levar em conta suas necessidades básicas para que ele tenha saúde, bem-estar e qualidade de vida. Dentre esses cuidados podemos considerar que a imunização (vacinação) é uma das mais importantes. Mas quais são as vacinas que os pets devem tomar ao longo da vida para se manterem saudáveis e longe das doenças? Quem explica é Tatiana Sacchi nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

Riscos em petshop: itens que humanizam e podem trazer risco à saúde animal
Clube Pet CBN

27/07/2022 - Riscos em petshop: itens que humanizam e podem trazer risco à saúde animal

Cada vez mais nossos animais de estimação são tratados como membros da família e como “filhos de quatro patas”. "Como muitas pessoas veem o animal apenas a partir da nossa perspectiva humana, é comum serem atribuídos aos animais sentimentos, características e até necessidades que não são deles e sim dos seres humanos. Isso ocorre principalmente com cães e gatos e essa humanização pode ocorrer na esfera psicológica, física ou em ambas, em diferentes graus e que podem variar desde inofensivas a até bastante preocupantes para o animal". É o que explica Tatiana Sacchi nesta edição Clube Pet CBN. Ouça a conversa completa!

'O melhor amigo do homem': benefícios de ter um animal de estimação
Clube Pet CBN

20/07/2022 - 'O melhor amigo do homem': benefícios de ter um animal de estimação

Além da alegria que a presença de um animal de estimação nos proporciona, hoje em dia, já há comprovações científicas dos benefícios físicos e psicológicos que eles podem nos oferecer. No clima do Dia do Amigo, celebrado nesta quarta-feira (20), é sobre esse assunto que Tatiana Sacchi fala nesta edição do Clube Pet CBN. "O simples fato deles nos receberem com festa, de conversarmos com eles, de acariciá-los ou apenas sentar para observar um aquário, já é suficiente para nos relaxar e acalmar. Esses benefícios valem para todos os que possuem um animal de estimação, mas são bastante importantes para crianças e idosos", explica. Ouça a conversa completa!

Cachorros podem ter Alzheimer? Veterinária explica
Clube Pet CBN

15/07/2022 - Cachorros podem ter Alzheimer? Veterinária explica

Cachorro pode ter Alzheimer? "Com o aumento da expectativa de vida dos cães alterações de comportamentos têm se tornado frequentes, podendo acometer até um terço dos cães acima de onze anos de idade. Muitos encaram isso como 'atitudes normais da velhice', quando, na verdade, elas podem fazer parte da Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina (SDCC), doença similar ao Alzheimer em humanos. Tema para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. 

Conheça os cuidados que o tutor deve ter ao passear com seu cão na rua
Clube Pet CBN

06/07/2022 - Conheça os cuidados que o tutor deve ter ao passear com seu cão na rua

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda os cuidados ao passear com o seu pet na rua. "Passear é uma necessidade básica do cão, que vem da sua ancestralidade. Ainda que ele viva em grandes espaços e brinque bastante dentro de casa, passear é fundamental para sua saúde física, mental e para a socialização. Ao passear o cão vive diferentes experiências, fica mais calmo e menos entediado, interage com o ambiente e outros animais e pessoas, mantém a musculatura ativa e queima calorias evitando a obesidade. Costuma ser o momento mais feliz da vida deles", explica. Ouça!

Dicas e cuidados com o Shih-tzu, novo xodó entre tutores brasileiros
Clube Pet CBN

29/06/2022 - Dicas e cuidados com o Shih-tzu, novo xodó entre tutores brasileiros

O resultado do PetCenso 2021 indica que o Shih-tzu lidera a preferência (2º lugar) por raças de cães em todas as regiões do Brasil. No Top 10 das raças favoritas aparece em primeiro o "sem raça definida" (SRD), com 40%. Brincalhão, companheiro, irresistível, de pelo sedoso, focinho achatado e ainda, dono de um olhar dócil. Muitas são as características que fizeram do Shih uma das raças de cães mais amadas pelos tutores de pets nos últimos anos. Tatiana Sacchi aborda dicas e cuidados com essa raça. Ouça a conversa completa!

Dormir com o pet na cama faz mal à saúde? Veterinária explica!
Clube Pet CBN

22/06/2022 - Dormir com o pet na cama faz mal à saúde? Veterinária explica!

Muitas vezes, quem tem um animal de estimação que vive dentro de casa em tempo integral ou parcial tem dúvidas sobre deixar ou não o pet dormir dentro do quarto ou em cima da cama e o que poderia haver de bom ou de ruim nisso. Pesquisas estimam que aproximadamente entre 30 e 60% dos animais de estimação dividem a cama com seus tutores, sendo a maior parte cães de pequeno porte e gatos. Assunto para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça!

Cães e gatos também podem doar sangue; saiba como funciona
Clube Pet CBN

15/06/2022 - Cães e gatos também podem doar sangue; saiba como funciona

Na última terça-feira, dia 14, foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O sangue é um componente único e insubstituível, que salva vidas em diferentes circunstâncias médicas onde há risco de morte, como anemias e doenças graves, cirurgias complexas e de emergência, acidentes diversos, entre outros. O sangue só pode ser obtido através do ato altruísta da doação sangue e o que muitos não sabem é que os cães e gatos também podem ser doadores de sangue e ajudar a salvar as vidas de outros pets. Este é o tema do Clube Pet CBN, com Tatiana Sacchi. Ouça!

Ração: o que considerar na hora de comprar o alimento do seu pet
Clube Pet CBN

08/06/2022 - Ração: o que considerar na hora de comprar o alimento do seu pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua as orientações sobre a ração dos pets. Há tipos diferentes de ração? Vale a pena pagar mais por uma ração específica? Ouça!

Os perigos de fornecer ração a granel para o seu pet
Clube Pet CBN

03/06/2022 - Os perigos de fornecer ração a granel para o seu pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz um importante alerta: no Brasil, em especial no interior e periferias, é um hábito extremamente difundido a venda de ração a granel para cães, gatos ou outras espécies animais. "É comum vermos nas lojas os latões cheios de ração dispostos em fileira ou os móveis de madeira com divisões onde se colocam as rações lado a lado para o cliente escolher", explica. "O cliente vê como uma vantagem o baixo custo, o fato de poder escolher a quantidade que quer levar, o tipo de ração que na maioria das vezes é escolhida pelo preço ou pelas características do grão, da diversidade de cores entre outros, sem pensar nos riscos que isso pode acarretar para a saúde do seu animal", detalha. Ouça a conversa completa!

Conheça os mitos e verdades sobre a adoção de cães e gatos adultos
Clube Pet CBN

25/05/2022 - Conheça os mitos e verdades sobre a adoção de cães e gatos adultos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre a adoção de cães e gatos adultos. A comentarista esclarece os mitos e verdades que envolvem o assunto. Ouça!

Com a frente fria, saiba como proteger os pets das baixas temperaturas
Clube Pet CBN

18/05/2022 - Com a frente fria, saiba como proteger os pets das baixas temperaturas

Com a passagem de uma frente fria pelo país, os tutores de animais de estimação preocupam-se em como protegê-los do frio e mantê-los confortáveis nas baixas temperaturas. Este é o tema do Clube Pet CBN, com Tatiana Sacchi. Ela explica que de modo geral, "cães e gatos adultos e saudáveis sentem-se bem durante os períodos frios. A preocupação deve ser maior com os filhotes que não regulam tão bem a temperatura do corpo, com os animais mais velhos que costumam ter a pelagem mais rala e menos massa muscular e/ou gordura, e com os cães mais 'compridinhos' e de pelagem muito curta como o Dachshund e o Galgo. E o Pinscher, claro, que é o cão mais friorento". Ouça as orientações completas!

O ideal para saúde dos pets é escovar os dentes todos os dias?
Clube Pet CBN

11/05/2022 - O ideal para saúde dos pets é escovar os dentes todos os dias?

Escovar os dentes depois de todas as refeições. Essa é uma rotina importante apenas para a saúde oral dos seres humanos? Tatiana Sacchi aborda nesta edição do Clube Pet CBN. "Há muitos anos já se sabe da importância de prevenir e tratar as doenças orais e cuidar da higiene e da saúde oral é importante tanto para nós humanos, como para os cães e gatos. É estimado que a doença periodontal, conhecida vulgarmente como o tártaro, esteja presente em algum grau em 85% dos animais de pequeno porte com mais de 4 anos de idade. Ela é muito comum nas raças Poodle, Pinscher, Yorkshire, Maltês e nos felinos. Nas raças de médio e grande porte ela é menos frequente, mas ainda sim merece atenção", explica. Ouça a conversa completa!

Gato ou cão soltando muito pelo: é normal? Veterinária explica
Clube Pet CBN

04/05/2022 - Gato ou cão soltando muito pelo: é normal? Veterinária explica

Diariamente, durante as consultas veterinárias de rotina, os tutores questionam sobre a queda de pelo em seus animais de estimação, sendo muitas vezes, o motivo principal da consulta. Perguntas do tipo: “Por que ele perde tanto pelo?”; “É normal cair tanto pelo?”; “O que posso fazer para diminuir a queda?", são comuns. Este é o assunto do "Clube Pet CBN", com Tatiana Sacchi. Ouça a conversa completa!

Vira-lata é o favorito dos tutores do Brasil; conheça também os nomes de pets mais populares
Clube Pet CBN

27/04/2022 - Vira-lata é o favorito dos tutores do Brasil; conheça também os nomes de pets mais populares

Cães Sem Raça Definida (SRD), ou vira-latas, como são conhecidos, são os mais populares entre os tutores do Brasil. O dado faz parte do PetCenso 2021, levantamento organizado pela DogHero e que é feito com base nos mais de 1,9 milhão de pets cadastrados na plataforma. O vira-latas aparece com 40% da popularidade nacional, seguido do Shih Tzu (12%) e do Yorkshire Terrier (5%). O resultado também se repete no levantamento de gatos. Os felinos vira-latas dominam 98% do ranking. A lista é seguida pela raça Azul Russo (0,4%) e Gato de Bengala (0,3%). Nesta edição do "Clube Pet CBN", Tatiana Saachi fala sobre o tema!

Pet que lambe a pata a todo momento: alergia, dor ou tédio?
Clube Pet CBN

20/04/2022 - Pet que lambe a pata a todo momento: alergia, dor ou tédio?

Nesta edição do "Clube Pet CBN", Tatiana Sacchi aborda por que há pets que lambem as patas a todo o momento e o que isso pode representar. Alergia, dor ou tédio? Ouça a conversa completa!

Raiva em cães e gatos: quando o tutor deve se preocupar?
Clube Pet CBN

13/04/2022 - Raiva em cães e gatos: quando o tutor deve se preocupar?

Seja para aqueles que amam os animais e tentam protegê-los a qualquer custo, seja para aqueles que têm medo de animais e chegam a mudar de calçada ao avistar um cão ou gato na rua, todos estão sujeitos a serem mordidos ou arranhados por eles em algum momento da vida. E nessa hora surge a preocupação: há risco de alguma doença? É preciso ir ao posto de saúde ou ao médico? O que é correto fazer? Quem explica é Tatiana Sacchi, nesta edição do "Clube Pet CBN". Ouça a conversa completa! Em relação à agressão por animais, há duas grandes preocupações: a infecção da ferida e o risco de contrair o vírus da raiva. As feridas, quer sejam decorrentes de acidentes leves ou de acidentes graves devem ser lavadas com água corrente e sabão o mais rapidamente possível. É importante passar por consulta médica para o melhor tratamento seja ele tópico e/ou oral, evitando assim complicações. Quanto à raiva, é importante saber os hábitos do cão ou gato agressor, pois se for um animal conhecido, que seja vacinado contra raiva, que viva exclusivamente dentro de casa, que não tenha contato com animais desconhecidos, que não saia à rua desacompanhado e não circule em áreas onde há presença de morcegos, não será necessário fazer o esquema de profilaxia, sendo obrigatório, porém, deixar o animal 10 dias em observação. Essa observação deve ser feita sempre sob supervisão de um Médico-Veterinário do serviço público ou privado.

Seu pet está agressivo? Saiba o que fazer!
Clube Pet CBN

06/04/2022 - Seu pet está agressivo? Saiba o que fazer!

Nesta edição do "Clube Pet CBN" o tema é uma sugestão de ouvinte! O que fazer quando os pets estão agressivos? A que tipos de  comportamentos devemos ficar atentos? "Comportamento agressivo é todo comportamento que visa intimidar ou machucar, seja outro cão, outro animal ou outra pessoa. Porém, a agressividade tem diferentes causas e motivos e saber identificá-los é importante para poder intervir de forma adequada. Ela também é influenciada pelo ambiente onde o animal vive, pela raça e pela genética dos pais. A somatória de fatores como genética associada à falta de sociabilização e o tipo de educação e/ou punição podem gerar comportamento agressivo", explica. Ouça a conversa completa!

Pets também têm problema no coração? Entenda!
Clube Pet CBN

30/03/2022 - Pets também têm problema no coração? Entenda!

Nesta edição do "Clube Pet CBN", Tatiana Sacchi esclarece uma dúvida comum a muitos tutores. Os pets também podem ter problemas cardíacos? Se sim, que tipos de doenças? Ouça as explicações completas!

Longevidade do pet: dicas e orientações para seu animal viver mais e melhor
Clube Pet CBN

23/03/2022 - Longevidade do pet: dicas e orientações para seu animal viver mais e melhor

Nesta edição do "Clube Pet CBN", Tatiana Sacchi traz dicas e orientações sobre como é possível fazer o pet viver mais e melhor! "Há pouco tempo um cão ou gato com dez anos de idade era considerado um animal velho, mas, hoje, essa realidade mudou e já se tornou comum vermos animais com 16, 18 anos ou até mais. A base da longevidade, seja para nós ou seja para os pets, é a medicina veterinária. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar", aponta a comentarista!

Março Amarelo: mês de prevenção das doenças renais em pets
Clube Pet CBN

16/03/2022 - Março Amarelo: mês de prevenção das doenças renais em pets

Nesta edição do "Clube Pet CBN", Tatiana Sacchi traz como destaque o Março Amarelo, mês de conscientização e prevenção da doença renal em cães e gatos. "Quanto mais precocemente a doença renal for identificada e o tratamento for iniciado, mais chances de o animal responder favoravelmente e se manter com qualidade de vida, por um longo período", aponta a comentarista. Tatiana explica, por exemplo, "que os rins são órgãos notáveis, responsáveis por filtrar o sangue, eliminar toxinas, reabsorver moléculas e nutrientes e manter o equilíbrio (homeostase) do organismo. Além disso, eles produzem hormônios que mantém a pressão arterial estável e que estimulam a produção de células sanguíneas. Cada vez que o coração bate, os rins recebem em torno de 25% de todo sangue que circula no organismo", aponta. Tatiana explica, por exemplo, "que os rins são órgãos notáveis, responsáveis por filtrar o sangue, eliminar toxinas, reabsorver moléculas e nutrientes e manter o equilíbrio (homeostase) do organismo. Além disso, eles produzem hormônios que mantém a pressão arterial estável e que estimulam a produção de células sanguíneas. Cada vez que o coração bate, os rins recebem em torno de 25% de todo sangue que circula no organismo", aponta.

Conheça as causas de consequência da obesidade em cães e gatos
Clube Pet CBN

02/03/2022 - Conheça as causas de consequência da obesidade em cães e gatos

Com o estreito convívio entre humanos e seus animais de estimação, é cada vez mais comum observarmos animais com problemas comportamentais ou de saúde que antes achávamos serem exclusivos dos humanos. Um deles é o sobrepeso e a obesidade. Assunto para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça:

Desenvolvimento dos gatos: como deve ser a socialização dos felinos
Clube Pet CBN

23/02/2022 - Desenvolvimento dos gatos: como deve ser a socialização dos felinos

O gato é um animal independente e dotado de forte personalidade, mas que interage muito com seu tutor. Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica como proporcionar o gato o maior número de experiências positivas durante seu desenvolvimento. Ouça:

O que o cão deve aprender na infância
Clube Pet CBN

09/02/2022 - O que o cão deve aprender na infância

O período mais importante para o desenvolvimento saudável da personalidade de um cão ocorre até os seis meses de vida e compreende o período de socialização - de 21 a 84 dias de idade - e o período juvenil - da 12ª semana até a puberdade, que ocorre por volta de 6 meses. Como deve ser esse período? O que o pet deve aprender? Quem responde é Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça:

Atividade física para pets: pode ou não pode?
Clube Pet CBN

26/01/2022 - Atividade física para pets: pode ou não pode?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi responde a dúvida encaminhada pelo ouvinte William. Ele a questionou: pets podem fazer atividade física? Ouça!

Conheça as dicas e os cuidados ao dar banho no seu pet em casa
Clube Pet CBN

12/01/2022 - Conheça as dicas e os cuidados ao dar banho no seu pet em casa

Apesar de ser cada vez mais frequente a utilização de serviços de banho e tosa para os nossos amigos peludos, muitos tutores ainda preferem cuidar deles em casa ou mandá-los para banho e tosa somente em situações especiais. Em tempos de crise, além da economia financeira, dar banho e fazer os procedimentos de higiene em casa é uma ótima forma de interagir com o animal, aumentando a cumplicidade e a percepção do tutor em relação à saúde e ao comportamento do animal. Para fazer um banho legal em casa, é interessante seguir algumas dicas e ter alguns cuidados para evitar problemas. É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça!

Pets no verão: dicas para você cuidar da saúde do seu animal na estação mais quente do ano
Clube Pet CBN

05/01/2022 - Pets no verão: dicas para você cuidar da saúde do seu animal na estação mais quente do ano

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aponta dicas e orientações para que o tutor possa cuidar da saúde do seu pet durante a estação mais quente do ano - o verão. Ouça!

Como proteger o pet do barulho dos fogos de artifício
Clube Pet CBN

29/12/2021 - Como proteger o pet do barulho dos fogos de artifício

Mesmo com prefeituras cancelando programações de shows e fogos no Réveillon, existem aquelas pessoas que pretendem soltar os fogos de artifício por conta própria. Mas vale o alerta: a queima de fogos pode ser prejudicial à saúde de cachorros e gatos. Como aliviar o estresse dos pets? Quem explica é Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça!

Conheça as orientações para um Natal tranquilo com seu pet
Clube Pet CBN

22/12/2021 - Conheça as orientações para um Natal tranquilo com seu pet

Durante a época das festas, as casas ficam mais festivas, coloridas, iluminadas e cheias de comidas gostosas. É uma época em que costumamos decorar a casa, comprar os presentes, preparar a ceia e confraternizar ao lado das pessoas que amamos. Essa movimentação toda e as mudanças na casa aguçam a curiosidade dos pets que podem querer conferir todos os itens da festa, a começar pela decoração de Natal! Sendo assim, quais são os cuidados que devemos ter em relação aos nossos pets nessa época? Assunto para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça!

Meu pet pode ficar cego? Conheça as principais causas de cegueira animal
Clube Pet CBN

15/12/2021 - Meu pet pode ficar cego? Conheça as principais causas de cegueira animal

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre cegueira nos pets. Os olhos são órgãos complexos e que possuem diversas estruturas, como pálpebras, aparato lacrimal, córnea, úvea, cristalino, retina e nervo óptico, sendo que cada uma delas possui diferentes funções para que os olhos se mantenham saudáveis e funcionais. Da mesma forma, existem inúmeras doenças que podem acometer as diferentes estruturas dos olhos e que se não forem corretamente diagnosticas, podem levar à cegueira unilateral ou bilateral. Ouça!

Entenda se gravidez psicológica em pets é ou não algo comum
Clube Pet CBN

08/12/2021 - Entenda se gravidez psicológica em pets é ou não algo comum

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre gravidez psicológica entre pets. Ela explica que é muito comum e faz parte do ciclo natural e hormonal das cadelas que elas tenham quadros de “gravidez psicológica”, tecnicamente conhecida como pseudociese, que ocorre em torno de 45 a 60 dias após o cio. Ouça!

Cadela no cio: o comportamento do animal nesse período
Clube Pet CBN

24/11/2021 - Cadela no cio: o comportamento do animal nesse período

Existe uma certa curiosidade, e bastante desinformação, sobre o funcionamento do ciclo reprodutivo das cadelas e ele é importante de ser conhecido pelos tutores tanto para quem não pretende que a cadela engravide quanto para quem quer programar uma ninhada da sua fêmea. Saber a data dos cios da cadela, em especial do último, também é importante para a sua saúde e possíveis patologias decorrentes do cio. É sobre esse assunto que Tatiana Sacchi trata nesta edição do Clube Pet CBN. Ouça as explicações completas!

Saiba o que fazer em caso de ataque de cães
Clube Pet CBN

17/11/2021 - Saiba o que fazer em caso de ataque de cães

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi orienta sobre o que fazer caso você seja atacado por cachorros. O assunto ganhou destaque, na última segunda-feira (15), quando uma mulher de 69 anos foi atacada por dois cães da raça "pitbull" enquanto andava por uma das ruas do bairro Santos Dumont, em Vila Velha. Ela precisou passar por uma cirurgia após ser mordida na cabeça. Ouça as orientações!

Por que é importante fazer a castração do seu animal de estimação
Clube Pet CBN

10/11/2021 - Por que é importante fazer a castração do seu animal de estimação

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre castração. Quando adquirimos um animal de estimação, desejamos que ele se mantenha saudável pelo maior tempo possível. Dentre alguns cuidados que podemos oferecer para nosso cão ou gato, a esterilização (ou castração) pode ser uma das mais importantes, pois além de trazer benefícios ao animal, é também um ato de posse responsável à medida que evita a procriação indiscriminada, o consequente abandono de animais nas ruas e todas as complicações decorrentes disso e a superpopulação nos abrigos que dificilmente dão conta da enorme demanda. Ouça as explicações completas!

Seu pet está acima do peso? Saiba identificar e prevenir a obesidade animal
Clube Pet CBN

27/10/2021 - Seu pet está acima do peso? Saiba identificar e prevenir a obesidade animal

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi alerta que com o estreito convívio entre humanos e seus animais de estimação, é cada vez mais comum observar animais com problemas comportamentais ou de saúde que antes achavam-se serem exclusivos dos humanos. Um deles sem dúvida alguma é o sobrepeso e a obesidade. "Infelizmente, apesar de muitas vezes o animal obeso parecer 'fofinho', são inúmeras as consequências do sobrepeso e da obesidade nos cães e gatos", explica. Ouça!

Os perigos que seu animal está sujeito ao ficar solto e sozinho pelas ruas
Clube Pet CBN

20/10/2021 - Os perigos que seu animal está sujeito ao ficar solto e sozinho pelas ruas

Os animais são curiosos e exploradores por natureza e, muitas vezes, uma das grandes dificuldades que o tutor tem ao morar em casa é restringir o acesso de cães e gatos à rua. Porém, não permitir esse acesso dos animais à rua, desacompanhados e por longos períodos, deveria ser uma prioridade absoluta para os responsáveis. Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sachi relata alguns dos inúmeros perigos aos quais os animais estão sujeitos quando saem sozinhos à rua e dizer que infelizmente já pude presenciar todos eles ao longo da minha vida de veterinária. Ouça!

Alimentação dos pets: o que pode e o que não pode ser oferecido para seu cão ou gato
Clube Pet CBN

13/10/2021 - Alimentação dos pets: o que pode e o que não pode ser oferecido para seu cão ou gato

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz mais detalhes relacionados à alimentação dos pets. E quando os tutores querem oferecer, por exemplo, comida "caseira"? Frutas, verduras e afins podem entrar no "cardápio" dos nossos animais? Ouça as orientações!

Seu pet fica pedindo comida o tempo inteiro? Saiba o que fazer!
Clube Pet CBN

06/10/2021 - Seu pet fica pedindo comida o tempo inteiro? Saiba o que fazer!

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi responde a uma dúvida bem comum dos tutores. Seu cachorro fica pedindo comida o tempo inteiro? Como lidar com a ração? Devo colocar a ração e "esquecer" no prato ou ter horários específicos? A comentarista esclarece! Ouça!

Conheça os sinais de que seu pet está se coçando mais do que o normal
Clube Pet CBN

29/09/2021 - Conheça os sinais de que seu pet está se coçando mais do que o normal

Uma pulga atrás da orelha sempre presente nos tutores de cães e gato é: quanto de coceira é normal em um animal de estimação? Assunto para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Ela explica: "é normal que cães e gatos tenham quadros de coceira - tecnicamente chamada de prurido - leve, algumas vezes ao dia e que não necessariamente significa um problema. Quando a coceira ocorre de forma moderada a intensa ela pode causar desconforto tanto para o animal quanto para as pessoas que convivem com ele, chegando inclusive a afetar sua qualidade de vida, à medida que existem animais que passam a viver para se coçar, deixando até de interagir com as pessoas, acordando para se coçar ou até mesmo deixando de se alimentar corretamente", observa. Ouça!

Dicas para você fazer um passeio seguro e legal com seu cão
Clube Pet CBN

22/09/2021 - Dicas para você fazer um passeio seguro e legal com seu cão

Passear é uma necessidade básica do cão, que vem da sua ancestralidade. Ainda que ele viva em grandes espaços e brinque bastante dentro de casa, passear é fundamental para sua saúde física, mental e para a socialização. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz algumas dicas que são importantes para que o passeio seja seguro e legal ao mesmo tempo para seu pet!

Animais lambem os tutores em demonstração de afeto, explica veterinária
Clube Pet CBN

15/09/2021 - Animais lambem os tutores em demonstração de afeto, explica veterinária

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica por que os pets lambem os donos. A comentarista explica que é uma demonstração de afeto ou sinal de paz. "Uma forma de ser pacífico".

Parte II: é normal meu cão fazer isso? Entenda o comportamento do seu pet
Clube Pet CBN

08/09/2021 - Parte II: é normal meu cão fazer isso? Entenda o comportamento do seu pet

Na última edição do quadro Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi iniciou uma série com explicações sobre o comportamento mais "inusitado" dos cães. Dessa vez, ela retorna ao assunto abordando características como cavar, marcar território, destruir objetos e comer as próprias fezes. Seu pet tem comportamento parecido? Acompanhe as explicações completas!

Comportamentos "inadequados": por que meu cão faz isso?
Clube Pet CBN

01/09/2021 - Comportamentos "inadequados": por que meu cão faz isso?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre o comportamentos dos cães. O cão possui comportamentos ancestrais instintivos provenientes do lobo que fazem parte do repertório da espécie. Esses comportamentos que muitas vezes os humanos acham inadequados, para o cão pode ser perfeitamente normal. "O mais importante é haver um equilíbrio no comportamento e saber identificar quando há excessos, pois isso pode acabar sendo prejudicial ao próprio animal, a outros animais, às pessoas que convivem com ele ou até à comunidade", explica a comentarista. Ouça!

Parte II: os mitos e verdades sobre a castração em pets machos
Clube Pet CBN

25/08/2021 - Parte II: os mitos e verdades sobre a castração em pets machos

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi traz uma novo destaque envolvendo o tema da castração. Desta vez, ela fala sobre os mitos e verdades da castração nos pets machos. Segundo ela, a castração do macho, cão ou gato, é uma cirurgia simples, de baixíssimo risco em animais sadios e de recuperação rápida.

Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a castração de cadelas e gatas
Clube Pet CBN

18/08/2021 - Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a castração de cadelas e gatas

Nesta edição do Clube Pet CBN, dando prosseguimento ao tema da castração de cães e gatos, a comentarista Tatiana Sacchi traz alguns dos principais mitos e verdades que existem com relação ao tema. Tatiana já destacou, em quadro anterior, que a castração é considerada essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos gatos e cachorros a doenças, por exemplo. Dessa vez, ela responde às principais dúvidas relacionadas às fêmeas: o animal engorda após a castração? Muda o comportamento? Qual a idade correta para fazer o procedimento?

Entenda a importância de políticas de controle populacional de cães e gatos
Clube Pet CBN

11/08/2021 - Entenda a importância de políticas de controle populacional de cães e gatos

Nesta semana, foi destaque no noticiário que a prefeitura de Vitória criou um programa para o controle populacional de cães e gatos, visando a reduzir o número de animais em situação de abandono, por exemplo. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda a importância das políticas públicas de castração. A comentarista explica, por exemplo, que "realizar o controle populacional de cães e gatos e educar a população sobre o bem-estar e a saúde animal é um desafio mundial que tem como objetivos principais".

Atenção com a coceira persistente nos cães e raças mais atingidas por alergias
Clube Pet CBN

05/08/2021 - Atenção com a coceira persistente nos cães e raças mais atingidas por alergias

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a esclarecer dúvidas dos tutores em relação a coceira no pets. Ela orienta, por exemplo, que as causas mais comuns para a coceira em cães e gatos são parasitas "como sarna, pulgas, carrapatos e piolhos; infecções bacterianas e fúngicas; alergias como a dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos, alergia alimentar e alergia à substâncias do ambiente (chamada de e atopia); doenças imunomediadas; neoplasias cutâneas e até quadros psicológicos que são os mais difíceis de diagnosticar". Ouça!

Estabelecer rotina é importante para manter o bem-estar do pet; confira as dicas
Clube Pet CBN

21/07/2021 - Estabelecer rotina é importante para manter o bem-estar do pet; confira as dicas

A importância da rotina para os pets é o assunto desta edição do Clube Pet CBN! Tatiana Sacchi explica que "estabelecer rotina e limites para os animais é importante para o bem-estar físico e psicológico, para que eles saibam como se comportar no dia-a-dia e para que a convivência entre eles e entre os tutores seja harmoniosa e prazerosa". No quadro, a comentarista deu dicas para que o tutor estabeleça uma rotina para o pet. Ouça!

Os perigos de medicar os pets sem orientação do veterinário
Clube Pet CBN

14/07/2021 - Os perigos de medicar os pets sem orientação do veterinário

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi expõe os perigos de medicar nossos pets sem a orientação de um médico veterinário. O Brasil é líder no ranking de automedicação e os tutores acabam estendendo esse hábito para seus cães e gatos. A comentarista explica que é muito comum os quadros ?de animais intoxicados com analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, comumente tomados pelo humanos, mas em hipótese alguma pode ser usado nos animais sem indicação do médico veterinário. "Muitas medicações colocam a vida do animal em risco", afirma Tatiana. Ouça!

O alerta sobre olho seco nos cachorros, que pode levar à perda da visão
Clube Pet CBN

07/07/2021 - O alerta sobre olho seco nos cachorros, que pode levar à perda da visão

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda a saúde ocular dos pets. Isso porque o próximo dia 10 de Julho é marcado pelo Dia Mundial da Saúde Ocular. A comentarista vai detalhar uma patologia muito comum no dia a dia do clínico veterinário e que pode passar despercebida pelos tutores, a ceratoconjuntivite seca, ou olho seco. "O olho seco costuma evoluir de forma lenta e gradual e o animal começa a apresentar olho vermelho (conjuntivite), córnea opaca e sem brilho, secreção ocular mucosa ou purulenta excessiva, coceira, pigmentação da córnea e muitos podem ter úlcera de córnea e até perder a visão", explica Tati.

Gripe canina: o que os tutores precisam saber para proteger os cachorros
Clube Pet CBN

30/06/2021 - Gripe canina: o que os tutores precisam saber para proteger os cachorros

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi destaca a traqueobronquite infecciosa canina. O nome parece complicado? Conhecida como "tosse dos canis" ou "gripe canina" é uma infecção das vias respiratórias superiores, aguda e altamente contagiosa entre os cães e que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias. "Os animais apresentam tosse seca, estridente e persistente, muitas vezes, fazendo mímica de vômito e expelindo uma espuma branca. Alguns animais podem ficar febris, pararem de se alimentar e até desenvolver broncopneumonia". Ela explica tudo o que o tutor precisa saber sobre a doença e as formas de prevenção, que segundo a comentarista, a mais eficaz é a vacinação.

Pet também sente frio? Orientações e cuidados com cães e gatos no inverno
Clube Pet CBN

23/06/2021 - Pet também sente frio? Orientações e cuidados com cães e gatos no inverno

O inverno já chegou e nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz orientações sobre a chegada da nova estação: é necessário ter cuidado com a saúde de nossos animais com a queda das temperaturas. "Com a chegada do inverno, os tutores de animais de estimação preocupam-se frequentemente em como protegê-los do frio e mantê-los confortáveis nas baixas temperaturas. De modo geral, cães e gatos adultos e saudáveis sentem-se bem durante os períodos frios, pois possuem a pelagem atuando como isolante térmico e sofrem menos do que em períodos quentes", explica.

Ambiente doméstico e riscos para seu pet: traumas e fraturas
Clube Pet CBN

16/06/2021 - Ambiente doméstico e riscos para seu pet: traumas e fraturas

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua na série de orientações sobre o convívio com os pets em casa e os riscos de acidentes domésticos. O assunto da vez são os traumas e fraturas. A comentarista explica que os tipos de lesões que ocorrem com maior frequência nos pets são contusões e entorses, subluxações e luxações, fraturas incompletas - completas e expostas -, além de perfurações de tórax e abdômen. Um foco especial para os gatos! "Em caso de acidente, o animal deve ser rapidamente encaminhado ao médico veterinário para o controle de dor adequado e avaliação do trauma. Não medique seu animal sem orientação".

Atenção com ambiente doméstico e a lista de riscos para seu pet
Clube Pet CBN

09/06/2021 - Atenção com ambiente doméstico e a lista de riscos para seu pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi inicia uma série de dicas e orientações para se evitar - e como proceder - em caso de acidentes domésticos com os seus animais. A comentarista explica que os animais são naturalmente curiosos e exploram as mais diversas situações tanto dentro quanto fora de casa e protegê-los dos inúmeros perigos domésticos aos quais eles estão expostos é uma tarefa e tanto.

Mora em condomínio? Conheça os deveres do tutor com os pets
Clube Pet CBN

02/06/2021 - Mora em condomínio? Conheça os deveres do tutor com os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a série com dicas e orientações sobre a convivência entre os pets e tutores em condomínios. Na última edição do quadro, falamos sobre direitos. Agora, sobre os deveres dos tutores que vivem nesses espaços com seus cães e gatos.

Mora em condomínio? Conheça os direitos do tutor e dos pets
Clube Pet CBN

26/05/2021 - Mora em condomínio? Conheça os direitos do tutor e dos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi inicia uma série trazendo dicas e orientações sobre a convivência com os pets em condomínios. Nessa primeira parte, o destaque são os direitos dos tutores e dos animais nos ambientes condominiais. "Quando se vive em um condomínio de casas ou apartamentos, vive-se em uma pequena comunidade onde vizinhos dividem direitos e deveres. Se você já possui ou pensa em ter um animal de estimação em condomínio, deve estar atento aos seus direitos e deveres como tutor do animal e como morador", orienta.

Atividades para gatos: saiba quais são as melhores alternativas
Clube Pet CBN

05/05/2021 - Atividades para gatos: saiba quais são as melhores alternativas

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi traz importantes orientações para os tutores de gatos. É também necessário redobrar a atenção sobre a qualidade de vida dos felinos e, por isso mesmo, atividades físicas podem ajudar na saúde deles. Alguns dos exemplos são: brincadeiras que estimulam o instinto de caça com bolinhas, ratinhos, caixas de papelão, laser points; prateleiras nas paredes onde o gato possa subir e descer livremente; e brinquedos e enriquecimento ambiental que estimula a busca por alimento. "O momento do exercício e das brincadeiras também é um momento conexão entre os tutores e os pets, fortalecendo laços e criando elos mais fortes", explica. Acompanhe as orientações completas!

Atividade física para os cães é essencial; confira as orientações
Clube Pet CBN

28/04/2021 - Atividade física para os cães é essencial; confira as orientações

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a série sobre atividades físicas e pets. Ela indada: mesmo em tempos de pandemia, você tem tirado um tempo para o seu pet realizar uma atividade física? Que estratégias de enriquecimento ambiental você tem utilizado para ele entrar em forma? Se não tem feito isso, fica atento às dicas e orientações da comentarista. Ouça!

Nada de ficar parado! Conheça as melhores atividades para seu pet
Clube Pet CBN

14/04/2021 - Nada de ficar parado! Conheça as melhores atividades para seu pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Saachi destaca a importância que as simples atividades cotidianas podem ter à saúde dos pets. "Todo animal possui um padrão de comportamento natural da sua espécie e costuma ser mais ativo em especial quando se trata de buscar o alimento e também de interagir com seus semelhantes. Seguindo esse raciocínio, consideramos que as atividades físicas e as brincadeiras não são apenas um detalhe na vida do pet, mas também uma necessidade para manter a saúde e o bem-estar físico e mental", explica. Ouça!

Alerta dentro de casa! Plantas tóxicas para os pets - parte II
Clube Pet CBN

08/04/2021 - Alerta dentro de casa! Plantas tóxicas para os pets - parte II

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi finaliza a série sobre quais plantas os tutores devem ter cuidado para evitar a intoxicação dos pets. A orientação é não deixá-las por perto e saber dos seus riscos.

Lista: as plantas que são perigosas para a saúde dos pets
Clube Pet CBN

31/03/2021 - Lista: as plantas que são perigosas para a saúde dos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua destacando os cuidados que tutores devem ter com as plantas e o risco de intoxicação dos pets. A comentarista apresenta seis primeiras espécies de plantas que merecem a nossa atenção. Ouça!

Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets
Clube Pet CBN

17/03/2021 - Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, a pedido dos ouvintes, explica os cuidados devemos ter em casa com plantas e pets. Será que determinadas espécies podem ser perigosas - e até tóxicas - para os animais de estimação? A comentarista esclarece! Ouça!

Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets
Clube Pet CBN

17/03/2021 - Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, a pedido dos ouvintes, explica os cuidados devemos ter em casa com plantas e pets. Será que determinadas espécies podem ser perigosas - e até tóxicas - para os animais de estimação? A comentarista esclarece!

Ansiedade e solidão afetam cães e gatos e você pode ajudar na melhora
Clube Pet CBN

10/03/2021 - Ansiedade e solidão afetam cães e gatos e você pode ajudar na melhora

Sofrer de ansiedade não é uma condição apenas humana. É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Animais que passam longos períodos sozinhos, que não fazem atividades, não expressam seu comportamento natural e que são muito ligados e dependentes de seus tutores também podem sofrer de ansiedade. "Em diferentes graus, os animais de estimação podem sofrer com solidão. Para os cães, que são muito sociáveis, a tristeza e o estresse podem ser mais ou menos intensos de acordo com os hábitos e rotina da casa, o treinamento que o cão recebe e a raça do animal. Até entre os felinos, que dormem praticamente o dia inteiro, a ausência de humanos pode incomodar bastante", explica a comentarista.

Alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets
Clube Pet CBN

03/03/2021 - Alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets

Você sabia que existem alimentos que são consumidos por humanos, mas são proibidos e tóxicos para os pets? É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. "Sem dúvida alguma, uma constante nas clínicas veterinárias são os casos de intoxicação alimentar, gastroenterites alimentares e até óbito de animais devido a ingestão de alimentos impróprios", apontou. Ouça a lista completa desses alimentos e as orientações da comentarista!

Lista: alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets
Clube Pet CBN

03/03/2021 - Lista: alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets

Você sabia que existem alimentos que são consumidos por humanos, mas são proibidos e tóxicos para os pets? É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. "Sem dúvida alguma, uma constante nas clínicas veterinárias são os casos de intoxicação alimentar, gastroenterites alimentares e até óbito de animais devido a ingestão de alimentos impróprios", apontou.

Sete curiosidades sobre os gatos domésticos
Clube Pet CBN

24/02/2021 - Sete curiosidades sobre os gatos domésticos

Na última quarta-feira, 17 de fevereiro, Tatiana Sacchi iniciou uma série sobre gatos! Isso porque, na data, foi comemorado o Dia Mundial do Gato. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista explica o porquê do dia do felino, e ainda conta diversas curiosidades sobre os gatos domésticos. Ouça!

Petisco para os pets: saiba o que pode e o que não pode
Clube Pet CBN

10/02/2021 - Petisco para os pets: saiba o que pode e o que não pode

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre os petiscos para os pets. Será que podemos oferecer tudo que comemos para os cães e gatos? E as quantidades? A comentarista responde. Ouça!

Comida de "gente" para bicho? Tudo sobre alimentação de cães e gatos
Clube Pet CBN

03/02/2021 - Comida de "gente" para bicho? Tudo sobre alimentação de cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a abordar as orientações sobre a alimentação de cães e gatos. A comentarista esclarece as dúvidas dos ouvintes e aponta quais os tipos de alimentos de “gente” que podem ser oferecidos aos pets.

Comida caseira: pode ou não pode? Fique atento à alimentação dos pets
Clube Pet CBN

27/01/2021 - Comida caseira: pode ou não pode? Fique atento à alimentação dos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda a alimentação de cães e responde dúvidas. Algumas delas, por exemplo, são: posso oferecer alimentação caseira ou restos de comida ao pet? Qual é a ração mais adequada para o meu animal? A comentarista esclarece. Ouça:

Gravidez psicológica canina: saiba o que é e porque acontece
Clube Pet CBN

20/01/2021 - Gravidez psicológica canina: saiba o que é e porque acontece

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica sobre o que é a chamada gravidez psicológica canina. Segundo a comentarista, "é muito comum e faz parte do ciclo natural e hormonal das cadelas". Tecnicamente conhecida como pseudociese, acontece em torno de 45 a 60 dias após o cio e a fêmea desenvolve sinais físicos de prenhez e comportamentos maternais em diferentes níveis. Ouça:

Saiba quais são as doenças pets mais comuns no verão e como evitá-las
Clube Pet CBN

13/01/2021 - Saiba quais são as doenças pets mais comuns no verão e como evitá-las

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua sua série de orientações sobre os cuidados que os tutores devem ter com os pets durante a estação mais quente do ano. O destaque agora vai para as doenças mais comuns e como evitá-las. Confira!

Conheça as dicas para cuidar bem do seu pet no verão
Clube Pet CBN

06/01/2021 - Conheça as dicas para cuidar bem do seu pet no verão

Durante o verão e a época de altas temperaturas é importante seguir algumas recomendações para manter a saúde e o bem-estar do seu pet. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aponta quais são essas recomendações, seja para o dia-a-dia dentro de casa ou fora de casa. A comentarista explica: as altas temperaturas são responsáveis por estresse térmico, que pode, em alguns casos, até ser fatal dependendo da fragilidade do seu animal de estimação. Ouça!

Como proteger os pets do barulho da queima de fogos
Clube Pet CBN

30/12/2020 - Como proteger os pets do barulho da queima de fogos

A queima de fogos de artifício está proibida nas áreas públicas da maior parte do Espírito Santo, mas algumas pessoas devem promover queimas particulares. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi orienta os tutores sobre os cuidados com os pets em caso de barulho dos fogos e outros sons altos em geral - que costumam marcar a virada de ano. Ouça as orientações e os preserve!

Vai viajar sem o pet? Saiba o que fazer para deixá-lo em segurança
Clube Pet CBN

23/12/2020 - Vai viajar sem o pet? Saiba o que fazer para deixá-lo em segurança

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aponta orientações para os tutores que vão viajar durante os próximos dias de final de ano. Não sabe onde deixar o seu pet e o que fazer para que ele não sinta tanto a sua falta? É importante que o animal se sinta seguro quando o tutor for embora e que, caso vá o deixar num serviço de hospedagem, você fique atento aos procedimentos de segurança e higienização desses locais. Ouça as dicas e garanta uma viagem tranquila!

Ceia de Natal: alimentos e bebidas podem ser perigosos aos pets
Clube Pet CBN

16/12/2020 - Ceia de Natal: alimentos e bebidas podem ser perigosos aos pets

Nesta edição do "Clube Pet CBN" a comentarista Tatiana Sacchi, já com o clima de ano novo se aproximando, traz importantes orientações aos tutores. Durante a preparação da sua ceia de Natal, por exemplo, fique atento: o "simples" hábito de oferecer alguns pequenos alimentos aos pets, como nozes e chocolate, pode colocar em risco a sua saúde. Todo cuidado é pouco! "Nos dias de ceia e almoço, oriente as visitas a não oferecer alimentos para seu animal e tenha cuidado especial com comidas muito temperadas e gordurosas. Os animais podem ter diarreia, vômito, dores abdominais e outras complicações. Se precisar, deixe o animal isolado em outro cômodo da casa", orienta.

2ª parte: Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos
Clube Pet CBN

02/12/2020 - 2ª parte: Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi dá sequência a sua série de explicações sobre os mitos e verdades em torno da saúde dos cães e gatos. Ouça:

Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos
Clube Pet CBN

28/11/2020 - Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi inicia uma série que vai desvendar mitos e verdades ligados à saúde de cães e gatos. Uma dúvida que sempre desperta atenção é se os vira-latas, por exemplo, são mais resistentes e não adoecem. Mito ou verdade? A comentarista tem as explicações. Ouça!

Novembro azul: animais também sofrem com câncer de próstata
Clube Pet CBN

11/11/2020 - Novembro azul: animais também sofrem com câncer de próstata

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz um importante alerta aos tutores. Durante o mês de novembro, campanhas são realizadas com o objetivo de mobilizar a atenção dos homens com relação à prevenção do câncer de próstata. Mas o assunto também afeta aos pets. A comentarista explica que a próstata é a única glândula sexual acessória dos cães e sua função é produzir o fluido prostático um dos componentes do sêmen. Assim, a hiperplasia prostática benigna é a doença de próstata mais comum nos cães e nada mais é do que um aumento exagerado da próstata, que costuma ocorrer de forma silenciosa e gradativa, em algum grau, em quase 100% dos cães de meia idade. Ouça a explicação completa:

Saiba como identificar os sinais de que seu pet não está bem
Clube Pet CBN

04/11/2020 - Saiba como identificar os sinais de que seu pet não está bem

Você sabe identificar os sinais que seu pet demonstra quando não está tão bem de saúde? O que fazer nesses casos? Como lidar com as dores ou problemas de saúde dos animais? Assunto para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. "Falar do comportamento animal é sempre um desafio, porque cada pet também pode apresentar suas próprias emoções e sentimentos naquele momento. Mas existem alguns pontos, como mudanças bruscas de comportamento, a que devemos ficar atentos sim", orienta. Ouça!

Saiba como livrar os pets das pulgas, carrapatos e mosquitos
Clube Pet CBN

28/10/2020 - Saiba como livrar os pets das pulgas, carrapatos e mosquitos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica o que é possível fazer para livrar o animal de estimação das temidas pulgas, carrapatos e mosquitos. A comentarista explica, por exemplo, que o aumento das temperaturas pode ser agravar o problema. Ouça as orientações!

Convívio com animais pode ajudar no desenvolvimento das crianças
Clube Pet CBN

14/10/2020 - Convívio com animais pode ajudar no desenvolvimento das crianças

Você sabia que há comprovação científica sobre os benefícios físicos e psicológicos da relação entre crianças e animais? É o que conta Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. A comentarista aponta que, segundo estudos, o convívio com os pets pode auxiliar no reforço na imunidade, no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras, além relaxar e permitir a amenização da ansiedade dos pequenos. Ouça as explicações da comentarista!

Saiba como prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama nos pets
Clube Pet CBN

07/10/2020 - Saiba como prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama nos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, o assunto é Outubro Rosa! Isso porque o câncer de mama também acomete cadelas e gatas. Tatiana Sacchi fala sobre prevenção, como diagnosticar precocemente e como é o tratamento. Ouça!

Saiba o que manter fora do alcance dos pets para evitar acidentes
Clube Pet CBN

30/09/2020 - Saiba o que manter fora do alcance dos pets para evitar acidentes

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi lista uma série de dicas valiosas para que os tutores fiquem atentos. Você vai saber o que deixar fora do alcance dos seus pets e evitar acidentes, como intoxicação. Ouça!

O que fazer em caso de envenenamento do seu animal de estimação?
Clube Pet CBN

23/09/2020 - O que fazer em caso de envenenamento do seu animal de estimação?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, a pedido do ouvinte Valnei, faz a introdução de importantes orientações sobre como você deve proceder no caso de envenenamento do seu animal de estimação. O questionamento do ouvinte é o seguinte: "Saí para passear com meu pinscher, que comeu algo e no outro dia de manhã estava morto. Provavelmente era veneno. Se eu tivesse visto na hora, havia algo que eu poderia fazer ou tinha que levá-lo direto no veterinário?". Pedido do ouvinte é ordem e a comentarista aponta o que fazer neste tipo de ocorrência. Acompanhe as explicações iniciais!

Saiba o que fazer para contribuir com a longevidadade do pet
Clube Pet CBN

16/09/2020 - Saiba o que fazer para contribuir com a longevidadade do pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz um passo a passo com setes orientações importantes para os tutores que desejam contribuir e aumentar a longevidade dos seus pets. Ouça!

Ansiedade e depressão: pets ajudam a enfrentar fases de sofrimento
Clube Pet CBN

09/09/2020 - Ansiedade e depressão: pets ajudam a enfrentar fases de sofrimento

No mês de prevenção ao suicídio Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN, fala sobre a importância dos animais em influenciar positivamente o bem-estar mental da população, principalmente nos grupos que enfrentam doenças como a ansiedade e a depressão. "Os pets podem mudar a vida de muitas pessoas e servir como um porto seguro para elas", apontou a comentarista. Ela também aborda a importância de proporcionar ao animal um envelhecimento saudável. Ouça o podcast!

Pets idosos: o que esperar do envelhecimento do animal de estimação?
Clube Pet CBN

02/09/2020 - Pets idosos: o que esperar do envelhecimento do animal de estimação?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi destaca importantes orientações para aqueles tutores que têm dúvidas sobre quais serão os desafios a serem enfrentados com os seus pets quando estiverem idosos. A comentarista explica que com os avanços na medicina veterinária, na qualidade dos alimentos e produtos ofertados aos animais de estimação, a expectativa de vida deles está cada vez maior. Ouça!

Entenda mais sobre as otites em cães e gatos e tire suas dúvidas
Clube Pet CBN

19/08/2020 - Entenda mais sobre as otites em cães e gatos e tire suas dúvidas

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi traz um importante alerta aos tutores de pets: os riscos no desenvolvimento de otites em cães e gatos! Tatiana explica que a “dor de ouvido” é causada pela inflamação e infecção nos ouvidos, sendo a doença dermatológica mais comum nos consultórios veterinários de cães e gatos. Existem diversos que predispõe ou causam quadros de otite nos animais. Entre esses estão: orelhas grandes e pendulosas; condutos auditivos mais estreitos e pouco ventilados; excesso de pelos dentro do conduto auditivos; parasitas, como sarna de ouvido e carrapatos; além de banhos realizados sem a devida proteção e higienização dos ouvidos. "Todos esses fatores podem inflamar os ouvidos, tornam o ambiente propício à produção de cerúmen e à proliferação de fungos e bactérias. Os sinais de otite podem ser leves e passar despercebidos ou podem ser intensos, dependendo da causa e se o animal é alérgico ou não. Os animais com otite podem coçar frequentemente a orelhas; chacoalhar a cabeça excessivamente de um lado para o outro; ficar com a orelha mais baixa ou com a cabeça pendente para um lado; ter ouvidos avermelhados, quentes e doloridos à manipulação; ter secreção geralmente de cor marrom ou amarelada; ter mau cheiro; apresentar quadros de oto-hematoma pela coceira excessiva e quadros de otite crônica podem provocar danos irreversíveis ao conduto auditivo", explica. E COMO PREVENIR? Para prevenir as otites é importante eliminar ou controlar a causa de base do problema, proteger os ouvidos, preferencialmente, com algodão hidrofóbico (que não absorve água) durante os banhos ou mergulhos e utilizar soluções de limpeza adequadas para fazer a higiene externa dos ouvidos após o banho, após umidade excessiva nos ouvidos ou periodicamente conforme orientação veterinária. Acompanhe as explicações completas!

O que pode acontecer com meu animal sozinho na rua?
Clube Pet CBN

12/08/2020 - O que pode acontecer com meu animal sozinho na rua?

Os animais são curiosos e exploradores por natureza e, muitas vezes, uma das grandes dificuldades que temos ao morar em casa é restringir o acesso de cães e gatos ao mundo exterior. Segundo Tatiana Sacchi, não permitir o acesso dos animais à rua, desacompanhados e por longos períodos, deve ser uma prioridade absoluta para os tutores. Nesta edição do Clube Pet CBN, ela relata alguns dos inúmeros perigos aos quais os pets estão sujeitos quando saem sozinhos. Ouça as explicações da comentarista!

Saiba o que tutor não deve fazer na hora de cuidar do pet
Clube Pet CBN

05/08/2020 - Saiba o que tutor não deve fazer na hora de cuidar do pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fecha a série de dicas sobre os principais erros a serem evitados na criação dos nossos pets. Em destaque na conversa: deixar o pet idoso "esquecido" e medicar os animais por conta própria. Ouça!

Parte II: dicas para o tutor não errar nos cuidados com os pets
Clube Pet CBN

29/07/2020 - Parte II: dicas para o tutor não errar nos cuidados com os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a série sobre os principais erros cometidos pelos tutores durante o cuidado com os animais de estimação e como evitá-los. Ouvintes relatam dúvidas sobre alimentação de comida preparada em casa, brinquedos para os cães e observação do comportamento dos bichinhos. Ouça!

Os erros mais comuns que os tutores cometem ao cuidar dos pets
Clube Pet CBN

22/07/2020 - Os erros mais comuns que os tutores cometem ao cuidar dos pets

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi traz como destaque quais são aqueles que podem ser apontados como os erros mais comuns que os tutores cometem na hora de cuidar dos seus pets. Acompanhe as explicações!

Dicas na quarentena: saiba como dar banho nos pets em casa
Clube Pet CBN

15/07/2020 - Dicas na quarentena: saiba como dar banho nos pets em casa

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi segue com orientações sobre o convívio com os nossos animais de estimação em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta (15), ela traz como destaque que apesar de ser cada vez mais frequente a utilização de serviços de banho e tosa para os pets, muitos tutores ainda preferem cuidar deles em casa ou mandá-los para banho eventualmente. Em tempos de crise, além da economia financeira, dar banho e fazer os procedimentos de higiene em casa, ela destaca, é uma ótima forma de interagir com o animal, aumentando a cumplicidade e a percepção do tutor em relação à saúde e ao comportamento do animal. "O banho deve ser um momento de prazer para ambos. Para fazer um banho legal em casa, é interessante seguir algumas dicas e ter alguns cuidados para evitar problemas de pele, ouvidos e olhos", explica. Confira!

Saúde preventiva: por que fazer um "check-up" no seu pet?
Clube Pet CBN

08/07/2020 - Saúde preventiva: por que fazer um "check-up" no seu pet?

Quando o assunto é saúde, fazer "check-ups" de maneira recorrente é uma prática muito comum pelos humanos e recomendada pelos médicos. Essa checagem, feita através de exames, é uma avaliação médica de rotina e, quando feita de maneira regular, ajuda na prevenção de doenças e na detecção de anomalias ainda em fase inicial. Mas a máxima "é melhor prevenir do que remediar" não deve ser levada em consideração somente na vida humana, como também na vida dos pets. Por isso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica quando fazer um "check-up pet" e por que essa conduta é necessária também para nossos cães e gatos. Ouça!

Conheça os principais cuidados no inverno para proteger os pets
Clube Pet CBN

01/07/2020 - Conheça os principais cuidados no inverno para proteger os pets

Neste "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi destaca as dicas para os tutores durante o inverno e o tempo mais frio com os gatos e cães. "Atenção também com as aves, pois elas sofrem com problemas respiratórios. Lembre de deixa-las ao abrigo do vento e com uma cobertura na gaiola. Quanto aos cães, atenção com a tosse", diz. Ouça na íntegra!

Conheça os cuidados com os pets durante os dias mais frios do ano
Clube Pet CBN

24/06/2020 - Conheça os cuidados com os pets durante os dias mais frios do ano

Nos primeiros dias do inverno, que começou no último sábado (20), o Espírito Santo registrou temperaturas "congelantes" em algumas regiões. E os cuidados durante a estação mais fria não podem se restringir somente aos humanos, e devem ser ampliados também aos animais de estimação. Com a chegada do inverno, muitos tutores de pets se preocupam em como protege-los do frio e como mantê-los confortáveis nas baixas temperaturas. Quem deu dicas sobre o assunto foi Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN.  Segundo Tatiana, de modo geral, cães e gatos adultos e saudáveis sentem-se bem durante os períodos frios, pois possuem a pelagem atuando como isolante térmico e sofrem menos do que em períodos quentes. A preocupação deve ser maior com os filhotes que não regulam tão bem a temperatura do corpo, com os animais mais velhos, que costumam ter a pelagem mais rala e menos massa muscular e/ou gordura, e com os cães mais “compridinhos” e de pelagem muito curta como o Dachshund e o Galgo. "E o Pinscher, claro, que é o cão mais friorento!", diz a comentarista. Ouça!

Quarentena: 6 dicas para economizar com o pet
Clube Pet CBN

17/06/2020 - Quarentena: 6 dicas para economizar com o pet

Ainda na quarentena, é preciso atenção para não perder o controle do orçamento. Muitas famílias brasileiras foram impactadas pela pandemia do novo coronavírus, seja com o desemprego ou redução salarial. E essas orientações também valem para aqueles que precisam investir seu dinheiro no bem-estar do seu pet. Ao decidirmos ter um animal de estimação, uma das questões importantes à considerar é sobre o impacto financeiro que haverá no orçamento tanto mensal quanto ao longo da vida. Este é o tema do "Clube Pet CBN" desta quarta (17), com a comentarista Tatiana Sacchi. Ela destaca que uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2016, estima que para um cão de 10 kg as despesas mensais giram em torno de R$ 210,00, para um cão de 45 kg em torno de R$ 420,00 e para gatos R$120,00. O custo mensal para peixes (10 peixes em aquário pequeno), roedores (porquinho da índia e coelho anão), aves (canário e calopsita) e répteis (tigre d´água), foram respectivamente R$ 66,50; R$ 55,50; R$ 7,80 e R$ 14,90. O cão é sem dúvida, o animal de estimação que requer mais cuidados que outros animais e por isso investe-se mais nele, pois necessitam de quantidade maior de alimento, precisam sair à rua para passear e estar protegidos contra pulgas e carrapatos,frequentam serviço de banho e tosa, eventualmente precisam de creches, hotéis ou cuidadores, além de visitar o veterinário com uma frequência maior. E temos que concordar que um pinscher não come igual à um labrador. O principal custo se refere à alimentação. Em contrapartida uma alimentação balanceada e de qualidade pode evitar gastos desnecessários ao longo da vida, pois mantém o animal mais saudável e com o sistema imunológico fortalecido. Também no caso dos cães e gatos, dependendo da pelagem e do tempo disponível para cuidar dela pode ser necessário um serviço frequente de banho e tosa. O descuido do tutor com itens essenciais como a higiene, prevenção de doenças e alimentação inadequada pode elevar o gasto mensal com o animal de estimação, podendo chegar a triplicar em casos de doenças graves. Por fim, não podemos nos esquecer dos supérfluos, que encarecem a conta no final de mês. Nossos amigos não são exigentes, querem apenas boas doses de amor, carinho e de cuidados essenciais que mantenham sua saúde física e mental. Confira!

"Pais de pets" devem saber histórico do criador ao adotar animal
Clube Pet CBN

10/06/2020 - "Pais de pets" devem saber histórico do criador ao adotar animal

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi finaliza a série de orientações com relação ao momento de adoção de um animal de estimação. As dicas são voltadas para o conhecimento do histórico dos vendedores desse pet e também em relação ao criador. Ouça!  

Adoção de pets: fique atento a procedência do animal
Clube Pet CBN

03/06/2020 - Adoção de pets: fique atento a procedência do animal

Ao longo das últimas semanas, a comentarista Tatiana Sacchi, no Clube Pet CBN, tem feito um verdadeiro passo a passo para ajudar aqueles que desejam adotar um animal de estimação. Nesta quarta-feira (03) o destaque da conversa é a atenção que você, futuro tutor, deve ser com relação ao abrigo/procedência do pet. Entre as dicas da comentaristas estão a de que você deve procurar por abrigos, centros de adoção, feiras de adoção, sites e redes sociais de Organização não governamental (ONG) que tenham referência e seriedade no trabalho com os animais. Como identificar se isso ocorre? Acompanhe as orientações!

Adoção de pets: fique atento na hora de escolher o animal
Clube Pet CBN

27/05/2020 - Adoção de pets: fique atento na hora de escolher o animal

Na última edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi iniciou a discussão sobre os principais pontos que os tutores devem ficar atentos na hora de adotar um animal de estimação. Nesta quarta-feira (27), o destaque na discussão aos cuidados que deve-se ter em relação à escolha do animal. Entre as principais orientações é necessário observar o comportamento dele - se está alerta, ativo e com bom aspecto geral. "Animais muito quietos ou apáticos podem estar sedados ou doentes", explica Tatiana. Ouça o quadro!

Adoção de pets na quarentena também exige responsabilidade
Clube Pet CBN

20/05/2020 - Adoção de pets na quarentena também exige responsabilidade

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi explica que, nos dias atuais, as pessoas em geral têm vivido nos grandes centros urbanos, em espaços cada vez menores, com pouco ou nenhum contato com a natureza, muitas vezes morando sozinhas ou em núcleos familiares pequenos. Essas particularidades da vida moderna têm feito muitas pessoas optarem em ter um animal de estimação para deixar a “família” maior e ter uma companhia que estabeleça um vínculo de amor e carinho sem cobranças. Nesse período de quarentena, a solidão, a carência, a angústia e às vezes até a depressão podem fazer parte dos sentimentos que eventualmente afloram em nós, principalmente naqueles que moram sozinhos ou que podem ter fortes divergências dentro do núcleo familiar. Com isso, as pessoas tendem a procurar formas, conscientes ou inconscientes, de lidar com esses sentimentos e emoções e uma delas pode ser a decisão, bem pensada ou impulsiva, de adotar ou comprar um animal.  Confira!

Pets na quarentena: como está sua relação com os bichos?
Clube Pet CBN

13/05/2020 - Pets na quarentena: como está sua relação com os bichos?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua seus comentários sobre a relação dos donos com os pets durante a quarentena. Devido ao isolamento social por conta do novo coronavírus, os tutores têm exagerado na tentativa de "humanizar" o pet e tratá-los com excesso de "mimos". Os ouvintes CBN apontaram o que têm feito no dia a dia domiciliar junto aos pets. Ouça!

Na quarentena, fique atento ao excesso de "mimos" nos pets
Clube Pet CBN

06/05/2020 - Na quarentena, fique atento ao excesso de "mimos" nos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi traz um importante alerta aos tutores: cada vez mais nossos animais de estimação são tratados como membros da família e até como “filhos de quatro patas”. Como muitas pessoas veem o animal apenas à partir da nossa perspectiva humana, é comum serem atribuídos aos animais sentimentos, características e até necessidades que não são deles e sim dos seres humanos. Isso ocorre principalmente com cães e gatos e essa humanização pode ocorrer na esfera psicológica, física ou em ambas e em diferentes graus e que podem ser desde inofensivas a até bastante preocupantes para o animal. Tatiana explica que a humanização física ocorre quando se oferece “mimos” ou “coisas” para um animal, da qual ele não tem e nunca terá necessidade. Pode ser um carrinho de bebê, uma joia, tratamentos estéticos desnecessários como unhas pintadas e coloração de pelagem, guarda-roupa completo, fraldas, festa de aniversário ou ofurô. Já a humanização psicológica se refere ao excesso de atenção e apego, às concessões e permissões para que o animal faça tudo o que desejar, a substituição do afeto das pessoas pelo afeto do animal, entre tantas outras. Confira as explicações!

Da ansiedade ao estresse: problemas que afetam os pets na quarentena
Clube Pet CBN

29/04/2020 - Da ansiedade ao estresse: problemas que afetam os pets na quarentena

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi traz como destaque que a quarentena prolongada pela qual estamos passando em decorrência da pandemia da Covid-19 tem provocado mudanças na rotina de adultos, crianças e, com certeza, dos pets também. Um dos objetivos da maioria das pessoas é passar pela quarentena com saúde física, mental e emocional. Alguns animais podem estar adorando a presença dos humanos em casa por longos períodos, outros podem estar estressados exatamente pelo mesmo motivo, assim como a restrição de passeio para os cães também pode ser um fator que gera estresse e ansiedade. Outros problemas que podem ser gerados durante a quarentena são obesidade, acidentes domésticos e com crianças e ansiedade de separação após o término da quarentena. Confira a análise!

Saiba como identificar quando o seu pet está sentindo dor
Clube Pet CBN

22/04/2020 - Saiba como identificar quando o seu pet está sentindo dor

Nesta edição do "Clube Pet CBN" a comentarista Tatiana Sacchi traz orientações sobre como os tutores devem ficar atentos quando seus pets estão sentindo alguma dor. Na última edição do quadro Tatiana falou, em especial, sobre as doenças articulares e como o período de isolamento social, por conta do novo coronavírus, pode auxiliar os tutores a ficarem mais atentos às necessidades dos seus animais de estimação. Confira!

Na quarentena, fique atento às doenças articulares dos pets
Clube Pet CBN

15/04/2020 - Na quarentena, fique atento às doenças articulares dos pets

No cenário de isolamento social e vivendo a quarentena também é importante que os tutores fiquem atentos à saúde dos seus pets. A comentarista Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN, aponta que aproveitando que as pessoas estão mais em casa, perceber se seu animal sente dor ou tem algum tipo de dificuldade no dia a dia é mais do que importante, com destaque para os problemas articulares que atingem os cães e gatos. Ela explica que entre as principais doenças que acometem os pets estão a chamada displasia coxo-femoral nos cães de grande porte, hérnias de disco (em diferentes pontos da coluna) e alterações anatômicas ou traumas antigos de joelho, cotovelo e ombro. Confira!

Pets na quarentena: as orientações para os tutores
Clube Pet CBN

08/04/2020 - Pets na quarentena: as orientações para os tutores

Na última edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi iniciou uma discussão sobre as orientações aos tutores sobre como proceder com os pets durante esse período de isolamento social, já que não é a recomendação é para que se saia de casa. Nesta quarta-feira (08) volta a trazer mais esclarecimentos sobre o assunto e convida os ouvintes a contarem sobre como eles estão lidando com os animais de estimação nesse momento. Confira!

Coronavírus: saiba como entreter os pets na quarentena
Clube Pet CBN

01/04/2020 - Coronavírus: saiba como entreter os pets na quarentena

A pandemia do coronavírus alterou a rotina da maior parte das cidades brasileiras e, com isso, a recomendação das autoridades de saúde é para que as pessoas continuem em isolamento. Mas essa rotina também tem mexido na rotina dos nossos pets. Afinal, para quem tem um cachorro ou gato, por exemplo, e está acostumado a passear na rua todos os dias com eles é um desafio. É sobre esse assunto que a gente conversa, agora, com a comentarista Tatiana Sacchi, no Clube Pet CBN. Em destaque as orientações sobre como entreter os pets nesse período. Confira!

Coronavírus e animais: o que é fake e verdade!
Clube Pet CBN

25/03/2020 - Coronavírus e animais: o que é fake e verdade!

Em tempos de discussão sobre o coronavírus, diversas informações também são compartilhadas nas redes sociais a respeito da relação da doença junto aos animais. Entre elas a de que o coronavírus veio dos animais. Verdade? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não existe nenhuma comprovação científica de que o novo coronavírus veio dos animais. As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. É sobre essa e outras dúvidas que a comentarista Tatiana Sacchi fala, agora, no Clube Pet CBN. Confira!

Março amarelo: atenção para a saúde renal do seu pet
Clube Pet CBN

11/03/2020 - Março amarelo: atenção para a saúde renal do seu pet

Nesta edição do Club Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi aborda o março amarelo. O mês é voltado para a prevenção da saúde renal dos pets. Não há cura para a doença renal crônica, apenas controle. Justamente por isso, o diagnóstico precoce e a prevenção são essenciais. Acompanhe os principais sintomas e confira dicas para cuidar bem da saúde renal do seu pet!

Confira se existe relação entre o novo coronavírus e cães e gatos
Clube Pet CBN

04/03/2020 - Confira se existe relação entre o novo coronavírus e cães e gatos

Os inúmeros casos no mundo da" Doença do Coronavírus 2019" ou COVID-19, assim como os recentes diagnósticos de infectados no Brasil e suspeitas no Estado têm causado preocupação na população em geral, seja em relação à possibilidade de contaminação por meio do contato com pessoas doentes ou portadoras, ou do contato com animais. Afinal, os nossos cães e gatos correm perigo? No Clube Pet CBN desta quarta-feira, Tatiana Sacchi tira todas as dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Confira as doenças mais comuns nos pets na estação mais quente do ano
Clube Pet CBN

12/02/2020 - Confira as doenças mais comuns nos pets na estação mais quente do ano

Não são somente os humanos que sofrem em tempos de calor intenso. Muitas vezes, nos esquecemos dos nossos pets, que necessitam de cuidados com o aumento da temperatura. O Clube Pet CBN continua as dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal, principalmente no verão, estação em que os termômetros estão nas alturas! Confira quais as mais frequentes doenças animais nessa estação! Vamos ao papo com a comentarista Tatiana Sacchi!

Confira dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal
Clube Pet CBN

05/02/2020 - Confira dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal

Não são somente os humanos que sofrem em tempos de calor intenso. Muitas vezes, nos esquecemos dos nossos pets, que necessitam de cuidados com o aumento da temperatura. O Clube Pet CBN dá dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal, principalmente no verão, estação em que os termômetros estão nas alturas! Vamos ao papo com a comentarista Tatiana Sacchi!

Municípios do Sul do Estado precisam de médicos-veterinários e estudantes voluntários
Clube Pet CBN

22/01/2020 - Municípios do Sul do Estado precisam de médicos-veterinários e estudantes voluntários

As cidades afetadas pelas fortes chuvas no Sul do Estado precisam de médicos-veterinários para trabalhar de forma VOLUNTÁRIA. Os profissionais poderão atuar no atendimentos aos animais, como administração de medicação e alimentação. Quem traz mais informações é Tatiana Sacchi, no Clube Pet CBN desta quarta-feira. A situação dos animais na cidade de Iconha é mais crítica e os trabalhos na região estão sendo coordenados pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em conjunto com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES). Os atendimentos aos animais são feitos no local pelos médicos-veterinários e os que estão em situação de vulnerabilidade são encaminhados para clínicas veterinárias parceiras. Para ajudar os animais atingidos estão sendo levantadas doações em dinheiro para custear vacinas, vermífugas e os custos de transporte e alimentação das pessoas que estão trabalhando na região. As doações podem ser feitas para o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e o comprovante de depósito deve ser enviado para [email protected], com o assunto "AJUDA ES", para que a doação seja registrada na instituição. Além de médicos-veterinários, os estudantes de medicina-veterinária também podem ajudar. Os interessados em atuar como voluntários podem entrar em contato com o Conselho pelo e-mail [email protected], com o assunto “VOLUNTÁRIO”. No e-mail é preciso que os veterinários informem nome, telefone, número do CRMV-ES, atuação profissional e datas disponíveis para o trabalho voluntário. Já os estudantes de medicina veterinária devem informar nome, telefone, instituição de ensino, número de matrícula e datas disponíveis.

Vai viajar com o pet? Conheça as melhores opções!
Clube Pet CBN

15/01/2020 - Vai viajar com o pet? Conheça as melhores opções!

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi continua a tirar dúvidas dos ouvintes sobre o tema viagem e pet. Desta vez o questionamento a respondermos é o seguinte: "Decidi viajar com meu pet. O que devo fazer?". A comentarista elenca as melhores opções para a viagem

Onde deixar meu pet enquanto eu viajo?
Clube Pet CBN

08/01/2020 - Onde deixar meu pet enquanto eu viajo?

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi inicia uma série sobre viagens e pets. Num primeiro momento vamos responder ao seguinte questionamento dos ouvintes: decidi deixar o pet fora da minha viagem, quais as opções? Entre as opções elencadas pela comentarista é destacado, de forma geral, que o mais importante é que haja segurança na opção escolhida, para que você viajar tranquilo e para que o pet fique confortável - entre elas deixar em casa e pedir para uma pessoa de confiança cuidar ou, então, deixar na casa de uma pessoa de confiança para ela cuidar. Confira!

Como ser um tutor responsável e cidadão - parte 2
Clube Pet CBN

11/12/2019 - Como ser um tutor responsável e cidadão - parte 2

A comentarista Tatiana Sacchi iniciou uma série de explicações sobre como você pode se tornar um tutor mais responsável e cidadão junto ao seu pet. Nesta edição ela destaca outros hábitos que você deve ficar atento para essa relação ocorrer da melhor forma possível. Confira!

Como ser um tutor cidadão e responsável para o pet?
Clube Pet CBN

04/12/2019 - Como ser um tutor cidadão e responsável para o pet?

Aprenda os "mandamentos" para que você, tutor, atue de forma cidadã e responsável na criação do seu pet. Afinal, ser o responsável pela vida de um animal também exige, além de carinho e paciência, consciência cidadã e prezar pela saúde física, mental dos bichinhos.

Entenda porque animais sofrem com fogos de artifício
Clube Pet CBN

27/11/2019 - Entenda porque animais sofrem com fogos de artifício

Os cães possuem a audição extremamente aguçada, conseguindo ouvir sons quatro vezes mais distantes do que os seres humanos conseguem. Para os cães, depois do olfato, a audição é o sentido mais desenvolvido e é por esse motivo que muitos se incomodam tanto com o barulho dos fogos de artifício, rojões e trovoadas. Alguns se sentem muito amedrontados e podem sofrer acidentes diversos dentro de casa, fugir para a rua e desaparecer, sofrer ou provocar acidentes, brigar com outros animais da casa e até vir a óbito dependendo das circunstâncias.

A importância da vacinação entre os pets
Clube Pet CBN

20/11/2019 - A importância da vacinação entre os pets

Quando decidimos ter um animal de estimação, em especial um cão ou gato, devemos levar em conta suas necessidades básicas para que ele tenha saúde,  bem-estar e qualidade de vida. Dentre esses cuidados podemos considerar que a imunização (vacinação) é uma das mais importantes, juntamente com uma boa alimentação, ambiente enriquecido, controle de verminoses e de ectoparasitas.

Diabetes entre os pets também merece atenção
Clube Pet CBN

13/11/2019 - Diabetes entre os pets também merece atenção

A Diabetes Mellitus é uma doença hormonal que acomete tanto os seres humanos quanto os cães e gatos. Neste episódio do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi esclarece todas as questões envolvendo a doença com os pets!

Campanha 'Novembro Azul' também mobiliza o mundo pet
Clube Pet CBN

06/11/2019 - Campanha 'Novembro Azul' também mobiliza o mundo pet

Após a Campanha 'Outubro Rosa', que tem o objetivo de conscientizar para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, ocorre a Campanha Novembro Azul, destinado para os homens, para que façam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Já que o câncer de próstata é mais raro de ocorrer em cães e gatos, o tema deste episódio é a Hiperplasia Prostática Benigna, uma condição muito comum em cães machos adultos, machos e não castrados.