Clube Pet CBN

Clube Pet CBN

Tatiana Sacchi

A médica veterinária Tatiana Sacchi aponta todos os cuidados que devemos ter com os pets e esclarece assuntos da saúde animal!

Últimos Áudios

Dicas para você fazer um passeio seguro e legal com seu cão
Clube Pet CBN

22/09/2021 - Dicas para você fazer um passeio seguro e legal com seu cão

Passear é uma necessidade básica do cão, que vem da sua ancestralidade. Ainda que ele viva em grandes espaços e brinque bastante dentro de casa, passear é fundamental para sua saúde física, mental e para a socialização. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz algumas dicas que são importantes para que o passeio seja seguro e legal ao mesmo tempo para seu pet!

Animais lambem os tutores em demonstração de afeto, explica veterinária
Clube Pet CBN

15/09/2021 - Animais lambem os tutores em demonstração de afeto, explica veterinária

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica por que os pets lambem os donos. A comentarista explica que é uma demonstração de afeto ou sinal de paz. "Uma forma de ser pacífico".

Parte II: é normal meu cão fazer isso? Entenda o comportamento do seu pet
Clube Pet CBN

08/09/2021 - Parte II: é normal meu cão fazer isso? Entenda o comportamento do seu pet

Na última edição do quadro Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi iniciou uma série com explicações sobre o comportamento mais "inusitado" dos cães. Dessa vez, ela retorna ao assunto abordando características como cavar, marcar território, destruir objetos e comer as próprias fezes. Seu pet tem comportamento parecido? Acompanhe as explicações completas!

Comportamentos
Clube Pet CBN

01/09/2021 - Comportamentos "inadequados": por que meu cão faz isso?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre o comportamentos dos cães. O cão possui comportamentos ancestrais instintivos provenientes do lobo que fazem parte do repertório da espécie. Esses comportamentos que muitas vezes os humanos acham inadequados, para o cão pode ser perfeitamente normal. "O mais importante é haver um equilíbrio no comportamento e saber identificar quando há excessos, pois isso pode acabar sendo prejudicial ao próprio animal, a outros animais, às pessoas que convivem com ele ou até à comunidade", explica a comentarista. Ouça!

Parte II: os mitos e verdades sobre a castração em pets machos
Clube Pet CBN

25/08/2021 - Parte II: os mitos e verdades sobre a castração em pets machos

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi traz uma novo destaque envolvendo o tema da castração. Desta vez, ela fala sobre os mitos e verdades da castração nos pets machos. Segundo ela, a castração do macho, cão ou gato, é uma cirurgia simples, de baixíssimo risco em animais sadios e de recuperação rápida.

Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a castração de cadelas e gatas
Clube Pet CBN

18/08/2021 - Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a castração de cadelas e gatas

Nesta edição do Clube Pet CBN, dando prosseguimento ao tema da castração de cães e gatos, a comentarista Tatiana Sacchi traz alguns dos principais mitos e verdades que existem com relação ao tema. Tatiana já destacou, em quadro anterior, que a castração é considerada essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos gatos e cachorros a doenças, por exemplo. Dessa vez, ela responde às principais dúvidas relacionadas às fêmeas: o animal engorda após a castração? Muda o comportamento? Qual a idade correta para fazer o procedimento?

Entenda a importância de políticas de controle populacional de cães e gatos
Clube Pet CBN

11/08/2021 - Entenda a importância de políticas de controle populacional de cães e gatos

Nesta semana, foi destaque no noticiário que a prefeitura de Vitória criou um programa para o controle populacional de cães e gatos, visando a reduzir o número de animais em situação de abandono, por exemplo. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda a importância das políticas públicas de castração. A comentarista explica, por exemplo, que "realizar o controle populacional de cães e gatos e educar a população sobre o bem-estar e a saúde animal é um desafio mundial que tem como objetivos principais".

Atenção com a coceira persistente nos cães e raças mais atingidas por alergias
Clube Pet CBN

05/08/2021 - Atenção com a coceira persistente nos cães e raças mais atingidas por alergias

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a esclarecer dúvidas dos tutores em relação a coceira no pets. Ela orienta, por exemplo, que as causas mais comuns para a coceira em cães e gatos são parasitas "como sarna, pulgas, carrapatos e piolhos; infecções bacterianas e fúngicas; alergias como a dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos, alergia alimentar e alergia à substâncias do ambiente (chamada de e atopia); doenças imunomediadas; neoplasias cutâneas e até quadros psicológicos que são os mais difíceis de diagnosticar". Ouça!

Estabelecer rotina é importante para manter o bem-estar do pet; confira as dicas
Clube Pet CBN

21/07/2021 - Estabelecer rotina é importante para manter o bem-estar do pet; confira as dicas

A importância da rotina para os pets é o assunto desta edição do Clube Pet CBN! Tatiana Sacchi explica que "estabelecer rotina e limites para os animais é importante para o bem-estar físico e psicológico, para que eles saibam como se comportar no dia-a-dia e para que a convivência entre eles e entre os tutores seja harmoniosa e prazerosa". No quadro, a comentarista deu dicas para que o tutor estabeleça uma rotina para o pet. Ouça!

Os perigos de medicar os pets sem orientação do veterinário
Clube Pet CBN

14/07/2021 - Os perigos de medicar os pets sem orientação do veterinário

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi expõe os perigos de medicar nossos pets sem a orientação de um médico veterinário. O Brasil é líder no ranking de automedicação e os tutores acabam estendendo esse hábito para seus cães e gatos. A comentarista explica que é muito comum os quadros ?de animais intoxicados com analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, comumente tomados pelo humanos, mas em hipótese alguma pode ser usado nos animais sem indicação do médico veterinário. "Muitas medicações colocam a vida do animal em risco", afirma Tatiana. Ouça!

O alerta sobre olho seco nos cachorros, que pode levar à perda da visão
Clube Pet CBN

07/07/2021 - O alerta sobre olho seco nos cachorros, que pode levar à perda da visão

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda a saúde ocular dos pets. Isso porque o próximo dia 10 de Julho é marcado pelo Dia Mundial da Saúde Ocular. A comentarista vai detalhar uma patologia muito comum no dia a dia do clínico veterinário e que pode passar despercebida pelos tutores, a ceratoconjuntivite seca, ou olho seco. "O olho seco costuma evoluir de forma lenta e gradual e o animal começa a apresentar olho vermelho (conjuntivite), córnea opaca e sem brilho, secreção ocular mucosa ou purulenta excessiva, coceira, pigmentação da córnea e muitos podem ter úlcera de córnea e até perder a visão", explica Tati.

Gripe canina: o que os tutores precisam saber para proteger os cachorros
Clube Pet CBN

30/06/2021 - Gripe canina: o que os tutores precisam saber para proteger os cachorros

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi destaca a traqueobronquite infecciosa canina. O nome parece complicado? Conhecida como "tosse dos canis" ou "gripe canina" é uma infecção das vias respiratórias superiores, aguda e altamente contagiosa entre os cães e que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias. "Os animais apresentam tosse seca, estridente e persistente, muitas vezes, fazendo mímica de vômito e expelindo uma espuma branca. Alguns animais podem ficar febris, pararem de se alimentar e até desenvolver broncopneumonia". Ela explica tudo o que o tutor precisa saber sobre a doença e as formas de prevenção, que segundo a comentarista, a mais eficaz é a vacinação.

Pet também sente frio? Orientações e cuidados com cães e gatos no inverno
Clube Pet CBN

23/06/2021 - Pet também sente frio? Orientações e cuidados com cães e gatos no inverno

O inverno já chegou e nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz orientações sobre a chegada da nova estação: é necessário ter cuidado com a saúde de nossos animais com a queda das temperaturas. "Com a chegada do inverno, os tutores de animais de estimação preocupam-se frequentemente em como protegê-los do frio e mantê-los confortáveis nas baixas temperaturas. De modo geral, cães e gatos adultos e saudáveis sentem-se bem durante os períodos frios, pois possuem a pelagem atuando como isolante térmico e sofrem menos do que em períodos quentes", explica.

Ambiente doméstico e riscos para seu pet: traumas e fraturas
Clube Pet CBN

16/06/2021 - Ambiente doméstico e riscos para seu pet: traumas e fraturas

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua na série de orientações sobre o convívio com os pets em casa e os riscos de acidentes domésticos. O assunto da vez são os traumas e fraturas. A comentarista explica que os tipos de lesões que ocorrem com maior frequência nos pets são contusões e entorses, subluxações e luxações, fraturas incompletas - completas e expostas -, além de perfurações de tórax e abdômen. Um foco especial para os gatos! "Em caso de acidente, o animal deve ser rapidamente encaminhado ao médico veterinário para o controle de dor adequado e avaliação do trauma. Não medique seu animal sem orientação".

Atenção com ambiente doméstico e a lista de riscos para seu pet
Clube Pet CBN

09/06/2021 - Atenção com ambiente doméstico e a lista de riscos para seu pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi inicia uma série de dicas e orientações para se evitar - e como proceder - em caso de acidentes domésticos com os seus animais. A comentarista explica que os animais são naturalmente curiosos e exploram as mais diversas situações tanto dentro quanto fora de casa e protegê-los dos inúmeros perigos domésticos aos quais eles estão expostos é uma tarefa e tanto.

Mora em condomínio? Conheça os deveres do tutor com os pets
Clube Pet CBN

02/06/2021 - Mora em condomínio? Conheça os deveres do tutor com os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a série com dicas e orientações sobre a convivência entre os pets e tutores em condomínios. Na última edição do quadro, falamos sobre direitos. Agora, sobre os deveres dos tutores que vivem nesses espaços com seus cães e gatos.

Mora em condomínio? Conheça os direitos do tutor e dos pets
Clube Pet CBN

26/05/2021 - Mora em condomínio? Conheça os direitos do tutor e dos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi inicia uma série trazendo dicas e orientações sobre a convivência com os pets em condomínios. Nessa primeira parte, o destaque são os direitos dos tutores e dos animais nos ambientes condominiais. "Quando se vive em um condomínio de casas ou apartamentos, vive-se em uma pequena comunidade onde vizinhos dividem direitos e deveres. Se você já possui ou pensa em ter um animal de estimação em condomínio, deve estar atento aos seus direitos e deveres como tutor do animal e como morador", orienta.

Atividades para gatos: saiba quais são as melhores alternativas
Clube Pet CBN

05/05/2021 - Atividades para gatos: saiba quais são as melhores alternativas

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi traz importantes orientações para os tutores de gatos. É também necessário redobrar a atenção sobre a qualidade de vida dos felinos e, por isso mesmo, atividades físicas podem ajudar na saúde deles. Alguns dos exemplos são: brincadeiras que estimulam o instinto de caça com bolinhas, ratinhos, caixas de papelão, laser points; prateleiras nas paredes onde o gato possa subir e descer livremente; e brinquedos e enriquecimento ambiental que estimula a busca por alimento. "O momento do exercício e das brincadeiras também é um momento conexão entre os tutores e os pets, fortalecendo laços e criando elos mais fortes", explica. Acompanhe as orientações completas!

Atividade física para os cães é essencial; confira as orientações
Clube Pet CBN

28/04/2021 - Atividade física para os cães é essencial; confira as orientações

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a série sobre atividades físicas e pets. Ela indada: mesmo em tempos de pandemia, você tem tirado um tempo para o seu pet realizar uma atividade física? Que estratégias de enriquecimento ambiental você tem utilizado para ele entrar em forma? Se não tem feito isso, fica atento às dicas e orientações da comentarista. Ouça!

Nada de ficar parado! Conheça as melhores atividades para seu pet
Clube Pet CBN

14/04/2021 - Nada de ficar parado! Conheça as melhores atividades para seu pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Saachi destaca a importância que as simples atividades cotidianas podem ter à saúde dos pets. "Todo animal possui um padrão de comportamento natural da sua espécie e costuma ser mais ativo em especial quando se trata de buscar o alimento e também de interagir com seus semelhantes. Seguindo esse raciocínio, consideramos que as atividades físicas e as brincadeiras não são apenas um detalhe na vida do pet, mas também uma necessidade para manter a saúde e o bem-estar físico e mental", explica. Ouça!

Alerta dentro de casa! Plantas tóxicas para os pets - parte II
Clube Pet CBN

08/04/2021 - Alerta dentro de casa! Plantas tóxicas para os pets - parte II

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi finaliza a série sobre quais plantas os tutores devem ter cuidado para evitar a intoxicação dos pets. A orientação é não deixá-las por perto e saber dos seus riscos.

Lista: as plantas que são perigosas para a saúde dos pets
Clube Pet CBN

31/03/2021 - Lista: as plantas que são perigosas para a saúde dos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua destacando os cuidados que tutores devem ter com as plantas e o risco de intoxicação dos pets. A comentarista apresenta seis primeiras espécies de plantas que merecem a nossa atenção. Ouça!

Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets
Clube Pet CBN

17/03/2021 - Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, a pedido dos ouvintes, explica os cuidados devemos ter em casa com plantas e pets. Será que determinadas espécies podem ser perigosas - e até tóxicas - para os animais de estimação? A comentarista esclarece! Ouça!

Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets
Clube Pet CBN

17/03/2021 - Cuidado! Plantas domésticas podem ser tóxicas para os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, a pedido dos ouvintes, explica os cuidados devemos ter em casa com plantas e pets. Será que determinadas espécies podem ser perigosas - e até tóxicas - para os animais de estimação? A comentarista esclarece!

Ansiedade e solidão afetam cães e gatos e você pode ajudar na melhora
Clube Pet CBN

10/03/2021 - Ansiedade e solidão afetam cães e gatos e você pode ajudar na melhora

Sofrer de ansiedade não é uma condição apenas humana. É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. Animais que passam longos períodos sozinhos, que não fazem atividades, não expressam seu comportamento natural e que são muito ligados e dependentes de seus tutores também podem sofrer de ansiedade. "Em diferentes graus, os animais de estimação podem sofrer com solidão. Para os cães, que são muito sociáveis, a tristeza e o estresse podem ser mais ou menos intensos de acordo com os hábitos e rotina da casa, o treinamento que o cão recebe e a raça do animal. Até entre os felinos, que dormem praticamente o dia inteiro, a ausência de humanos pode incomodar bastante", explica a comentarista.

Alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets
Clube Pet CBN

03/03/2021 - Alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets

Você sabia que existem alimentos que são consumidos por humanos, mas são proibidos e tóxicos para os pets? É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. "Sem dúvida alguma, uma constante nas clínicas veterinárias são os casos de intoxicação alimentar, gastroenterites alimentares e até óbito de animais devido a ingestão de alimentos impróprios", apontou. Ouça a lista completa desses alimentos e as orientações da comentarista!

Lista: alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets
Clube Pet CBN

03/03/2021 - Lista: alimentos consumidos pelas pessoas e evitados para pets

Você sabia que existem alimentos que são consumidos por humanos, mas são proibidos e tóxicos para os pets? É o que explica Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. "Sem dúvida alguma, uma constante nas clínicas veterinárias são os casos de intoxicação alimentar, gastroenterites alimentares e até óbito de animais devido a ingestão de alimentos impróprios", apontou.

Sete curiosidades sobre os gatos domésticos
Clube Pet CBN

24/02/2021 - Sete curiosidades sobre os gatos domésticos

Na última quarta-feira, 17 de fevereiro, Tatiana Sacchi iniciou uma série sobre gatos! Isso porque, na data, foi comemorado o Dia Mundial do Gato. Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista explica o porquê do dia do felino, e ainda conta diversas curiosidades sobre os gatos domésticos. Ouça!

Petisco para os pets: saiba o que pode e o que não pode
Clube Pet CBN

10/02/2021 - Petisco para os pets: saiba o que pode e o que não pode

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fala sobre os petiscos para os pets. Será que podemos oferecer tudo que comemos para os cães e gatos? E as quantidades? A comentarista responde. Ouça!

Comida de
Clube Pet CBN

03/02/2021 - Comida de "gente" para bicho? Tudo sobre alimentação de cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a abordar as orientações sobre a alimentação de cães e gatos. A comentarista esclarece as dúvidas dos ouvintes e aponta quais os tipos de alimentos de “gente” que podem ser oferecidos aos pets.

Comida caseira: pode ou não pode? Fique atento à alimentação dos pets
Clube Pet CBN

27/01/2021 - Comida caseira: pode ou não pode? Fique atento à alimentação dos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aborda a alimentação de cães e responde dúvidas. Algumas delas, por exemplo, são: posso oferecer alimentação caseira ou restos de comida ao pet? Qual é a ração mais adequada para o meu animal? A comentarista esclarece. Ouça:

Gravidez psicológica canina: saiba o que é e porque acontece
Clube Pet CBN

20/01/2021 - Gravidez psicológica canina: saiba o que é e porque acontece

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica sobre o que é a chamada gravidez psicológica canina. Segundo a comentarista, "é muito comum e faz parte do ciclo natural e hormonal das cadelas". Tecnicamente conhecida como pseudociese, acontece em torno de 45 a 60 dias após o cio e a fêmea desenvolve sinais físicos de prenhez e comportamentos maternais em diferentes níveis. Ouça:

Saiba quais são as doenças pets mais comuns no verão e como evitá-las
Clube Pet CBN

13/01/2021 - Saiba quais são as doenças pets mais comuns no verão e como evitá-las

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua sua série de orientações sobre os cuidados que os tutores devem ter com os pets durante a estação mais quente do ano. O destaque agora vai para as doenças mais comuns e como evitá-las. Confira!

Conheça as dicas para cuidar bem do seu pet no verão
Clube Pet CBN

06/01/2021 - Conheça as dicas para cuidar bem do seu pet no verão

Durante o verão e a época de altas temperaturas é importante seguir algumas recomendações para manter a saúde e o bem-estar do seu pet. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aponta quais são essas recomendações, seja para o dia-a-dia dentro de casa ou fora de casa. A comentarista explica: as altas temperaturas são responsáveis por estresse térmico, que pode, em alguns casos, até ser fatal dependendo da fragilidade do seu animal de estimação. Ouça!

Como proteger os pets do barulho da queima de fogos
Clube Pet CBN

30/12/2020 - Como proteger os pets do barulho da queima de fogos

A queima de fogos de artifício está proibida nas áreas públicas da maior parte do Espírito Santo, mas algumas pessoas devem promover queimas particulares. Pensando nisso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi orienta os tutores sobre os cuidados com os pets em caso de barulho dos fogos e outros sons altos em geral - que costumam marcar a virada de ano. Ouça as orientações e os preserve!

Vai viajar sem o pet? Saiba o que fazer para deixá-lo em segurança
Clube Pet CBN

23/12/2020 - Vai viajar sem o pet? Saiba o que fazer para deixá-lo em segurança

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi aponta orientações para os tutores que vão viajar durante os próximos dias de final de ano. Não sabe onde deixar o seu pet e o que fazer para que ele não sinta tanto a sua falta? É importante que o animal se sinta seguro quando o tutor for embora e que, caso vá o deixar num serviço de hospedagem, você fique atento aos procedimentos de segurança e higienização desses locais. Ouça as dicas e garanta uma viagem tranquila!

Ceia de Natal: alimentos e bebidas podem ser perigosos aos pets
Clube Pet CBN

16/12/2020 - Ceia de Natal: alimentos e bebidas podem ser perigosos aos pets

Nesta edição do "Clube Pet CBN" a comentarista Tatiana Sacchi, já com o clima de ano novo se aproximando, traz importantes orientações aos tutores. Durante a preparação da sua ceia de Natal, por exemplo, fique atento: o "simples" hábito de oferecer alguns pequenos alimentos aos pets, como nozes e chocolate, pode colocar em risco a sua saúde. Todo cuidado é pouco! "Nos dias de ceia e almoço, oriente as visitas a não oferecer alimentos para seu animal e tenha cuidado especial com comidas muito temperadas e gordurosas. Os animais podem ter diarreia, vômito, dores abdominais e outras complicações. Se precisar, deixe o animal isolado em outro cômodo da casa", orienta.

2ª parte: Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos
Clube Pet CBN

02/12/2020 - 2ª parte: Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi dá sequência a sua série de explicações sobre os mitos e verdades em torno da saúde dos cães e gatos. Ouça:

Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos
Clube Pet CBN

28/11/2020 - Os mitos e verdades sobre a saúde de cães e gatos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi inicia uma série que vai desvendar mitos e verdades ligados à saúde de cães e gatos. Uma dúvida que sempre desperta atenção é se os vira-latas, por exemplo, são mais resistentes e não adoecem. Mito ou verdade? A comentarista tem as explicações. Ouça!

Novembro azul: animais também sofrem com câncer de próstata
Clube Pet CBN

11/11/2020 - Novembro azul: animais também sofrem com câncer de próstata

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz um importante alerta aos tutores. Durante o mês de novembro, campanhas são realizadas com o objetivo de mobilizar a atenção dos homens com relação à prevenção do câncer de próstata. Mas o assunto também afeta aos pets. A comentarista explica que a próstata é a única glândula sexual acessória dos cães e sua função é produzir o fluido prostático um dos componentes do sêmen. Assim, a hiperplasia prostática benigna é a doença de próstata mais comum nos cães e nada mais é do que um aumento exagerado da próstata, que costuma ocorrer de forma silenciosa e gradativa, em algum grau, em quase 100% dos cães de meia idade. Ouça a explicação completa:

Saiba como identificar os sinais de que seu pet não está bem
Clube Pet CBN

04/11/2020 - Saiba como identificar os sinais de que seu pet não está bem

Você sabe identificar os sinais que seu pet demonstra quando não está tão bem de saúde? O que fazer nesses casos? Como lidar com as dores ou problemas de saúde dos animais? Assunto para Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. "Falar do comportamento animal é sempre um desafio, porque cada pet também pode apresentar suas próprias emoções e sentimentos naquele momento. Mas existem alguns pontos, como mudanças bruscas de comportamento, a que devemos ficar atentos sim", orienta. Ouça!

Saiba como livrar os pets das pulgas, carrapatos e mosquitos
Clube Pet CBN

28/10/2020 - Saiba como livrar os pets das pulgas, carrapatos e mosquitos

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica o que é possível fazer para livrar o animal de estimação das temidas pulgas, carrapatos e mosquitos. A comentarista explica, por exemplo, que o aumento das temperaturas pode ser agravar o problema. Ouça as orientações!

Convívio com animais pode ajudar no desenvolvimento das crianças
Clube Pet CBN

14/10/2020 - Convívio com animais pode ajudar no desenvolvimento das crianças

Você sabia que há comprovação científica sobre os benefícios físicos e psicológicos da relação entre crianças e animais? É o que conta Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN. A comentarista aponta que, segundo estudos, o convívio com os pets pode auxiliar no reforço na imunidade, no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras, além relaxar e permitir a amenização da ansiedade dos pequenos. Ouça as explicações da comentarista!

Saiba como prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama nos pets
Clube Pet CBN

07/10/2020 - Saiba como prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama nos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, o assunto é Outubro Rosa! Isso porque o câncer de mama também acomete cadelas e gatas. Tatiana Sacchi fala sobre prevenção, como diagnosticar precocemente e como é o tratamento. Ouça!

Saiba o que manter fora do alcance dos pets para evitar acidentes
Clube Pet CBN

30/09/2020 - Saiba o que manter fora do alcance dos pets para evitar acidentes

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi lista uma série de dicas valiosas para que os tutores fiquem atentos. Você vai saber o que deixar fora do alcance dos seus pets e evitar acidentes, como intoxicação. Ouça!

O que fazer em caso de envenenamento do seu animal de estimação?
Clube Pet CBN

23/09/2020 - O que fazer em caso de envenenamento do seu animal de estimação?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, a pedido do ouvinte Valnei, faz a introdução de importantes orientações sobre como você deve proceder no caso de envenenamento do seu animal de estimação. O questionamento do ouvinte é o seguinte: "Saí para passear com meu pinscher, que comeu algo e no outro dia de manhã estava morto. Provavelmente era veneno. Se eu tivesse visto na hora, havia algo que eu poderia fazer ou tinha que levá-lo direto no veterinário?". Pedido do ouvinte é ordem e a comentarista aponta o que fazer neste tipo de ocorrência. Acompanhe as explicações iniciais!

Saiba o que fazer para contribuir com a longevidadade do pet
Clube Pet CBN

16/09/2020 - Saiba o que fazer para contribuir com a longevidadade do pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi traz um passo a passo com setes orientações importantes para os tutores que desejam contribuir e aumentar a longevidade dos seus pets. Ouça!

Ansiedade e depressão: pets ajudam a enfrentar fases de sofrimento
Clube Pet CBN

09/09/2020 - Ansiedade e depressão: pets ajudam a enfrentar fases de sofrimento

No mês de prevenção ao suicídio Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN, fala sobre a importância dos animais em influenciar positivamente o bem-estar mental da população, principalmente nos grupos que enfrentam doenças como a ansiedade e a depressão. "Os pets podem mudar a vida de muitas pessoas e servir como um porto seguro para elas", apontou a comentarista. Ela também aborda a importância de proporcionar ao animal um envelhecimento saudável. Ouça o podcast!

Pets idosos: o que esperar do envelhecimento do animal de estimação?
Clube Pet CBN

02/09/2020 - Pets idosos: o que esperar do envelhecimento do animal de estimação?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi destaca importantes orientações para aqueles tutores que têm dúvidas sobre quais serão os desafios a serem enfrentados com os seus pets quando estiverem idosos. A comentarista explica que com os avanços na medicina veterinária, na qualidade dos alimentos e produtos ofertados aos animais de estimação, a expectativa de vida deles está cada vez maior. Ouça!

Entenda mais sobre as otites em cães e gatos e tire suas dúvidas
Clube Pet CBN

19/08/2020 - Entenda mais sobre as otites em cães e gatos e tire suas dúvidas

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi traz um importante alerta aos tutores de pets: os riscos no desenvolvimento de otites em cães e gatos! Tatiana explica que a “dor de ouvido” é causada pela inflamação e infecção nos ouvidos, sendo a doença dermatológica mais comum nos consultórios veterinários de cães e gatos. Existem diversos que predispõe ou causam quadros de otite nos animais. Entre esses estão: orelhas grandes e pendulosas; condutos auditivos mais estreitos e pouco ventilados; excesso de pelos dentro do conduto auditivos; parasitas, como sarna de ouvido e carrapatos; além de banhos realizados sem a devida proteção e higienização dos ouvidos. "Todos esses fatores podem inflamar os ouvidos, tornam o ambiente propício à produção de cerúmen e à proliferação de fungos e bactérias. Os sinais de otite podem ser leves e passar despercebidos ou podem ser intensos, dependendo da causa e se o animal é alérgico ou não. Os animais com otite podem coçar frequentemente a orelhas; chacoalhar a cabeça excessivamente de um lado para o outro; ficar com a orelha mais baixa ou com a cabeça pendente para um lado; ter ouvidos avermelhados, quentes e doloridos à manipulação; ter secreção geralmente de cor marrom ou amarelada; ter mau cheiro; apresentar quadros de oto-hematoma pela coceira excessiva e quadros de otite crônica podem provocar danos irreversíveis ao conduto auditivo", explica. E COMO PREVENIR? Para prevenir as otites é importante eliminar ou controlar a causa de base do problema, proteger os ouvidos, preferencialmente, com algodão hidrofóbico (que não absorve água) durante os banhos ou mergulhos e utilizar soluções de limpeza adequadas para fazer a higiene externa dos ouvidos após o banho, após umidade excessiva nos ouvidos ou periodicamente conforme orientação veterinária. Acompanhe as explicações completas!

O que pode acontecer com meu animal sozinho na rua?
Clube Pet CBN

12/08/2020 - O que pode acontecer com meu animal sozinho na rua?

Os animais são curiosos e exploradores por natureza e, muitas vezes, uma das grandes dificuldades que temos ao morar em casa é restringir o acesso de cães e gatos ao mundo exterior. Segundo Tatiana Sacchi, não permitir o acesso dos animais à rua, desacompanhados e por longos períodos, deve ser uma prioridade absoluta para os tutores. Nesta edição do Clube Pet CBN, ela relata alguns dos inúmeros perigos aos quais os pets estão sujeitos quando saem sozinhos. Ouça as explicações da comentarista!

Saiba o que tutor não deve fazer na hora de cuidar do pet
Clube Pet CBN

05/08/2020 - Saiba o que tutor não deve fazer na hora de cuidar do pet

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi fecha a série de dicas sobre os principais erros a serem evitados na criação dos nossos pets. Em destaque na conversa: deixar o pet idoso "esquecido" e medicar os animais por conta própria. Ouça!

Parte II: dicas para o tutor não errar nos cuidados com os pets
Clube Pet CBN

29/07/2020 - Parte II: dicas para o tutor não errar nos cuidados com os pets

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua a série sobre os principais erros cometidos pelos tutores durante o cuidado com os animais de estimação e como evitá-los. Ouvintes relatam dúvidas sobre alimentação de comida preparada em casa, brinquedos para os cães e observação do comportamento dos bichinhos. Ouça!

Os erros mais comuns que os tutores cometem ao cuidar dos pets
Clube Pet CBN

22/07/2020 - Os erros mais comuns que os tutores cometem ao cuidar dos pets

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi traz como destaque quais são aqueles que podem ser apontados como os erros mais comuns que os tutores cometem na hora de cuidar dos seus pets. Acompanhe as explicações!

Dicas na quarentena: saiba como dar banho nos pets em casa
Clube Pet CBN

15/07/2020 - Dicas na quarentena: saiba como dar banho nos pets em casa

Nesta edição do "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi segue com orientações sobre o convívio com os nossos animais de estimação em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta (15), ela traz como destaque que apesar de ser cada vez mais frequente a utilização de serviços de banho e tosa para os pets, muitos tutores ainda preferem cuidar deles em casa ou mandá-los para banho eventualmente. Em tempos de crise, além da economia financeira, dar banho e fazer os procedimentos de higiene em casa, ela destaca, é uma ótima forma de interagir com o animal, aumentando a cumplicidade e a percepção do tutor em relação à saúde e ao comportamento do animal. "O banho deve ser um momento de prazer para ambos. Para fazer um banho legal em casa, é interessante seguir algumas dicas e ter alguns cuidados para evitar problemas de pele, ouvidos e olhos", explica. Confira!

Saúde preventiva: por que fazer um
Clube Pet CBN

08/07/2020 - Saúde preventiva: por que fazer um "check-up" no seu pet?

Quando o assunto é saúde, fazer "check-ups" de maneira recorrente é uma prática muito comum pelos humanos e recomendada pelos médicos. Essa checagem, feita através de exames, é uma avaliação médica de rotina e, quando feita de maneira regular, ajuda na prevenção de doenças e na detecção de anomalias ainda em fase inicial. Mas a máxima "é melhor prevenir do que remediar" não deve ser levada em consideração somente na vida humana, como também na vida dos pets. Por isso, nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi explica quando fazer um "check-up pet" e por que essa conduta é necessária também para nossos cães e gatos. Ouça!

Conheça os principais cuidados no inverno para proteger os pets
Clube Pet CBN

01/07/2020 - Conheça os principais cuidados no inverno para proteger os pets

Neste "Clube Pet CBN", a comentarista Tatiana Sacchi destaca as dicas para os tutores durante o inverno e o tempo mais frio com os gatos e cães. "Atenção também com as aves, pois elas sofrem com problemas respiratórios. Lembre de deixa-las ao abrigo do vento e com uma cobertura na gaiola. Quanto aos cães, atenção com a tosse", diz. Ouça na íntegra!

Conheça os cuidados com os pets durante os dias mais frios do ano
Clube Pet CBN

24/06/2020 - Conheça os cuidados com os pets durante os dias mais frios do ano

Nos primeiros dias do inverno, que começou no último sábado (20), o Espírito Santo registrou temperaturas "congelantes" em algumas regiões. E os cuidados durante a estação mais fria não podem se restringir somente aos humanos, e devem ser ampliados também aos animais de estimação. Com a chegada do inverno, muitos tutores de pets se preocupam em como protege-los do frio e como mantê-los confortáveis nas baixas temperaturas. Quem deu dicas sobre o assunto foi Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN.  Segundo Tatiana, de modo geral, cães e gatos adultos e saudáveis sentem-se bem durante os períodos frios, pois possuem a pelagem atuando como isolante térmico e sofrem menos do que em períodos quentes. A preocupação deve ser maior com os filhotes que não regulam tão bem a temperatura do corpo, com os animais mais velhos, que costumam ter a pelagem mais rala e menos massa muscular e/ou gordura, e com os cães mais “compridinhos” e de pelagem muito curta como o Dachshund e o Galgo. "E o Pinscher, claro, que é o cão mais friorento!", diz a comentarista. Ouça!

Quarentena: 6 dicas para economizar com o pet
Clube Pet CBN

17/06/2020 - Quarentena: 6 dicas para economizar com o pet

Ainda na quarentena, é preciso atenção para não perder o controle do orçamento. Muitas famílias brasileiras foram impactadas pela pandemia do novo coronavírus, seja com o desemprego ou redução salarial. E essas orientações também valem para aqueles que precisam investir seu dinheiro no bem-estar do seu pet. Ao decidirmos ter um animal de estimação, uma das questões importantes à considerar é sobre o impacto financeiro que haverá no orçamento tanto mensal quanto ao longo da vida. Este é o tema do "Clube Pet CBN" desta quarta (17), com a comentarista Tatiana Sacchi. Ela destaca que uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2016, estima que para um cão de 10 kg as despesas mensais giram em torno de R$ 210,00, para um cão de 45 kg em torno de R$ 420,00 e para gatos R$120,00. O custo mensal para peixes (10 peixes em aquário pequeno), roedores (porquinho da índia e coelho anão), aves (canário e calopsita) e répteis (tigre d´água), foram respectivamente R$ 66,50; R$ 55,50; R$ 7,80 e R$ 14,90. O cão é sem dúvida, o animal de estimação que requer mais cuidados que outros animais e por isso investe-se mais nele, pois necessitam de quantidade maior de alimento, precisam sair à rua para passear e estar protegidos contra pulgas e carrapatos,frequentam serviço de banho e tosa, eventualmente precisam de creches, hotéis ou cuidadores, além de visitar o veterinário com uma frequência maior. E temos que concordar que um pinscher não come igual à um labrador. O principal custo se refere à alimentação. Em contrapartida uma alimentação balanceada e de qualidade pode evitar gastos desnecessários ao longo da vida, pois mantém o animal mais saudável e com o sistema imunológico fortalecido. Também no caso dos cães e gatos, dependendo da pelagem e do tempo disponível para cuidar dela pode ser necessário um serviço frequente de banho e tosa. O descuido do tutor com itens essenciais como a higiene, prevenção de doenças e alimentação inadequada pode elevar o gasto mensal com o animal de estimação, podendo chegar a triplicar em casos de doenças graves. Por fim, não podemos nos esquecer dos supérfluos, que encarecem a conta no final de mês. Nossos amigos não são exigentes, querem apenas boas doses de amor, carinho e de cuidados essenciais que mantenham sua saúde física e mental. Confira!

Clube Pet CBN

10/06/2020 - "Pais de pets" devem saber histórico do criador ao adotar animal

Nesta edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi finaliza a série de orientações com relação ao momento de adoção de um animal de estimação. As dicas são voltadas para o conhecimento do histórico dos vendedores desse pet e também em relação ao criador. Ouça!  

Adoção de pets: fique atento a procedência do animal
Clube Pet CBN

03/06/2020 - Adoção de pets: fique atento a procedência do animal

Ao longo das últimas semanas, a comentarista Tatiana Sacchi, no Clube Pet CBN, tem feito um verdadeiro passo a passo para ajudar aqueles que desejam adotar um animal de estimação. Nesta quarta-feira (03) o destaque da conversa é a atenção que você, futuro tutor, deve ser com relação ao abrigo/procedência do pet. Entre as dicas da comentaristas estão a de que você deve procurar por abrigos, centros de adoção, feiras de adoção, sites e redes sociais de Organização não governamental (ONG) que tenham referência e seriedade no trabalho com os animais. Como identificar se isso ocorre? Acompanhe as orientações!

Adoção de pets: fique atento na hora de escolher o animal
Clube Pet CBN

27/05/2020 - Adoção de pets: fique atento na hora de escolher o animal

Na última edição do Clube Pet CBN, a comentarista Tatiana Sacchi iniciou a discussão sobre os principais pontos que os tutores devem ficar atentos na hora de adotar um animal de estimação. Nesta quarta-feira (27), o destaque na discussão aos cuidados que deve-se ter em relação à escolha do animal. Entre as principais orientações é necessário observar o comportamento dele - se está alerta, ativo e com bom aspecto geral. "Animais muito quietos ou apáticos podem estar sedados ou doentes", explica Tatiana. Ouça o quadro!

Adoção de pets na quarentena também exige responsabilidade
Clube Pet CBN

20/05/2020 - Adoção de pets na quarentena também exige responsabilidade

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi explica que, nos dias atuais, as pessoas em geral têm vivido nos grandes centros urbanos, em espaços cada vez menores, com pouco ou nenhum contato com a natureza, muitas vezes morando sozinhas ou em núcleos familiares pequenos. Essas particularidades da vida moderna têm feito muitas pessoas optarem em ter um animal de estimação para deixar a “família” maior e ter uma companhia que estabeleça um vínculo de amor e carinho sem cobranças. Nesse período de quarentena, a solidão, a carência, a angústia e às vezes até a depressão podem fazer parte dos sentimentos que eventualmente afloram em nós, principalmente naqueles que moram sozinhos ou que podem ter fortes divergências dentro do núcleo familiar. Com isso, as pessoas tendem a procurar formas, conscientes ou inconscientes, de lidar com esses sentimentos e emoções e uma delas pode ser a decisão, bem pensada ou impulsiva, de adotar ou comprar um animal.  Confira!

Pets na quarentena: como está sua relação com os bichos?
Clube Pet CBN

13/05/2020 - Pets na quarentena: como está sua relação com os bichos?

Nesta edição do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi continua seus comentários sobre a relação dos donos com os pets durante a quarentena. Devido ao isolamento social por conta do novo coronavírus, os tutores têm exagerado na tentativa de "humanizar" o pet e tratá-los com excesso de "mimos". Os ouvintes CBN apontaram o que têm feito no dia a dia domiciliar junto aos pets. Ouça!

Na quarentena, fique atento ao excesso de
Clube Pet CBN

06/05/2020 - Na quarentena, fique atento ao excesso de "mimos" nos pets

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi traz um importante alerta aos tutores: cada vez mais nossos animais de estimação são tratados como membros da família e até como “filhos de quatro patas”. Como muitas pessoas veem o animal apenas à partir da nossa perspectiva humana, é comum serem atribuídos aos animais sentimentos, características e até necessidades que não são deles e sim dos seres humanos. Isso ocorre principalmente com cães e gatos e essa humanização pode ocorrer na esfera psicológica, física ou em ambas e em diferentes graus e que podem ser desde inofensivas a até bastante preocupantes para o animal. Tatiana explica que a humanização física ocorre quando se oferece “mimos” ou “coisas” para um animal, da qual ele não tem e nunca terá necessidade. Pode ser um carrinho de bebê, uma joia, tratamentos estéticos desnecessários como unhas pintadas e coloração de pelagem, guarda-roupa completo, fraldas, festa de aniversário ou ofurô. Já a humanização psicológica se refere ao excesso de atenção e apego, às concessões e permissões para que o animal faça tudo o que desejar, a substituição do afeto das pessoas pelo afeto do animal, entre tantas outras. Confira as explicações!

Da ansiedade ao estresse: problemas que afetam os pets na quarentena
Clube Pet CBN

29/04/2020 - Da ansiedade ao estresse: problemas que afetam os pets na quarentena

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi traz como destaque que a quarentena prolongada pela qual estamos passando em decorrência da pandemia da Covid-19 tem provocado mudanças na rotina de adultos, crianças e, com certeza, dos pets também. Um dos objetivos da maioria das pessoas é passar pela quarentena com saúde física, mental e emocional. Alguns animais podem estar adorando a presença dos humanos em casa por longos períodos, outros podem estar estressados exatamente pelo mesmo motivo, assim como a restrição de passeio para os cães também pode ser um fator que gera estresse e ansiedade. Outros problemas que podem ser gerados durante a quarentena são obesidade, acidentes domésticos e com crianças e ansiedade de separação após o término da quarentena. Confira a análise!

Saiba como identificar quando o seu pet está sentindo dor
Clube Pet CBN

22/04/2020 - Saiba como identificar quando o seu pet está sentindo dor

Nesta edição do "Clube Pet CBN" a comentarista Tatiana Sacchi traz orientações sobre como os tutores devem ficar atentos quando seus pets estão sentindo alguma dor. Na última edição do quadro Tatiana falou, em especial, sobre as doenças articulares e como o período de isolamento social, por conta do novo coronavírus, pode auxiliar os tutores a ficarem mais atentos às necessidades dos seus animais de estimação. Confira!

Na quarentena, fique atento às doenças articulares dos pets
Clube Pet CBN

15/04/2020 - Na quarentena, fique atento às doenças articulares dos pets

No cenário de isolamento social e vivendo a quarentena também é importante que os tutores fiquem atentos à saúde dos seus pets. A comentarista Tatiana Sacchi, nesta edição do Clube Pet CBN, aponta que aproveitando que as pessoas estão mais em casa, perceber se seu animal sente dor ou tem algum tipo de dificuldade no dia a dia é mais do que importante, com destaque para os problemas articulares que atingem os cães e gatos. Ela explica que entre as principais doenças que acometem os pets estão a chamada displasia coxo-femoral nos cães de grande porte, hérnias de disco (em diferentes pontos da coluna) e alterações anatômicas ou traumas antigos de joelho, cotovelo e ombro. Confira!

Pets na quarentena: as orientações para os tutores
Clube Pet CBN

08/04/2020 - Pets na quarentena: as orientações para os tutores

Na última edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi iniciou uma discussão sobre as orientações aos tutores sobre como proceder com os pets durante esse período de isolamento social, já que não é a recomendação é para que se saia de casa. Nesta quarta-feira (08) volta a trazer mais esclarecimentos sobre o assunto e convida os ouvintes a contarem sobre como eles estão lidando com os animais de estimação nesse momento. Confira!

Coronavírus: saiba como entreter os pets na quarentena
Clube Pet CBN

01/04/2020 - Coronavírus: saiba como entreter os pets na quarentena

A pandemia do coronavírus alterou a rotina da maior parte das cidades brasileiras e, com isso, a recomendação das autoridades de saúde é para que as pessoas continuem em isolamento. Mas essa rotina também tem mexido na rotina dos nossos pets. Afinal, para quem tem um cachorro ou gato, por exemplo, e está acostumado a passear na rua todos os dias com eles é um desafio. É sobre esse assunto que a gente conversa, agora, com a comentarista Tatiana Sacchi, no Clube Pet CBN. Em destaque as orientações sobre como entreter os pets nesse período. Confira!

Coronavírus e animais: o que é fake e verdade!
Clube Pet CBN

25/03/2020 - Coronavírus e animais: o que é fake e verdade!

Em tempos de discussão sobre o coronavírus, diversas informações também são compartilhadas nas redes sociais a respeito da relação da doença junto aos animais. Entre elas a de que o coronavírus veio dos animais. Verdade? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não existe nenhuma comprovação científica de que o novo coronavírus veio dos animais. As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. É sobre essa e outras dúvidas que a comentarista Tatiana Sacchi fala, agora, no Clube Pet CBN. Confira!

Março amarelo: atenção para a saúde renal do seu pet
Clube Pet CBN

11/03/2020 - Março amarelo: atenção para a saúde renal do seu pet

Nesta edição do Club Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi aborda o março amarelo. O mês é voltado para a prevenção da saúde renal dos pets. Não há cura para a doença renal crônica, apenas controle. Justamente por isso, o diagnóstico precoce e a prevenção são essenciais. Acompanhe os principais sintomas e confira dicas para cuidar bem da saúde renal do seu pet!

Confira se existe relação entre o novo coronavírus e cães e gatos
Clube Pet CBN

04/03/2020 - Confira se existe relação entre o novo coronavírus e cães e gatos

Os inúmeros casos no mundo da" Doença do Coronavírus 2019" ou COVID-19, assim como os recentes diagnósticos de infectados no Brasil e suspeitas no Estado têm causado preocupação na população em geral, seja em relação à possibilidade de contaminação por meio do contato com pessoas doentes ou portadoras, ou do contato com animais. Afinal, os nossos cães e gatos correm perigo? No Clube Pet CBN desta quarta-feira, Tatiana Sacchi tira todas as dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Confira as doenças mais comuns nos pets na estação mais quente do ano
Clube Pet CBN

12/02/2020 - Confira as doenças mais comuns nos pets na estação mais quente do ano

Não são somente os humanos que sofrem em tempos de calor intenso. Muitas vezes, nos esquecemos dos nossos pets, que necessitam de cuidados com o aumento da temperatura. O Clube Pet CBN continua as dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal, principalmente no verão, estação em que os termômetros estão nas alturas! Confira quais as mais frequentes doenças animais nessa estação! Vamos ao papo com a comentarista Tatiana Sacchi!

Confira dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal
Clube Pet CBN

05/02/2020 - Confira dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal

Não são somente os humanos que sofrem em tempos de calor intenso. Muitas vezes, nos esquecemos dos nossos pets, que necessitam de cuidados com o aumento da temperatura. O Clube Pet CBN dá dicas de como aliviar o calorão e prevenir a saúde animal, principalmente no verão, estação em que os termômetros estão nas alturas! Vamos ao papo com a comentarista Tatiana Sacchi!

Municípios do Sul do Estado precisam de médicos-veterinários e estudantes voluntários
Clube Pet CBN

22/01/2020 - Municípios do Sul do Estado precisam de médicos-veterinários e estudantes voluntários

As cidades afetadas pelas fortes chuvas no Sul do Estado precisam de médicos-veterinários para trabalhar de forma VOLUNTÁRIA. Os profissionais poderão atuar no atendimentos aos animais, como administração de medicação e alimentação. Quem traz mais informações é Tatiana Sacchi, no Clube Pet CBN desta quarta-feira. A situação dos animais na cidade de Iconha é mais crítica e os trabalhos na região estão sendo coordenados pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em conjunto com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES). Os atendimentos aos animais são feitos no local pelos médicos-veterinários e os que estão em situação de vulnerabilidade são encaminhados para clínicas veterinárias parceiras. Para ajudar os animais atingidos estão sendo levantadas doações em dinheiro para custear vacinas, vermífugas e os custos de transporte e alimentação das pessoas que estão trabalhando na região. As doações podem ser feitas para o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e o comprovante de depósito deve ser enviado para [email protected], com o assunto "AJUDA ES", para que a doação seja registrada na instituição. Além de médicos-veterinários, os estudantes de medicina-veterinária também podem ajudar. Os interessados em atuar como voluntários podem entrar em contato com o Conselho pelo e-mail [email protected], com o assunto “VOLUNTÁRIO”. No e-mail é preciso que os veterinários informem nome, telefone, número do CRMV-ES, atuação profissional e datas disponíveis para o trabalho voluntário. Já os estudantes de medicina veterinária devem informar nome, telefone, instituição de ensino, número de matrícula e datas disponíveis.

Vai viajar com o pet? Conheça as melhores opções!
Clube Pet CBN

15/01/2020 - Vai viajar com o pet? Conheça as melhores opções!

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi continua a tirar dúvidas dos ouvintes sobre o tema viagem e pet. Desta vez o questionamento a respondermos é o seguinte: "Decidi viajar com meu pet. O que devo fazer?". A comentarista elenca as melhores opções para a viagem

Onde deixar meu pet enquanto eu viajo?
Clube Pet CBN

08/01/2020 - Onde deixar meu pet enquanto eu viajo?

Nesta edição do Clube Pet CBN a comentarista Tatiana Sacchi inicia uma série sobre viagens e pets. Num primeiro momento vamos responder ao seguinte questionamento dos ouvintes: decidi deixar o pet fora da minha viagem, quais as opções? Entre as opções elencadas pela comentarista é destacado, de forma geral, que o mais importante é que haja segurança na opção escolhida, para que você viajar tranquilo e para que o pet fique confortável - entre elas deixar em casa e pedir para uma pessoa de confiança cuidar ou, então, deixar na casa de uma pessoa de confiança para ela cuidar. Confira!

Como ser um tutor responsável e cidadão - parte 2
Clube Pet CBN

11/12/2019 - Como ser um tutor responsável e cidadão - parte 2

A comentarista Tatiana Sacchi iniciou uma série de explicações sobre como você pode se tornar um tutor mais responsável e cidadão junto ao seu pet. Nesta edição ela destaca outros hábitos que você deve ficar atento para essa relação ocorrer da melhor forma possível. Confira!

Como ser um tutor cidadão e responsável para o pet?
Clube Pet CBN

04/12/2019 - Como ser um tutor cidadão e responsável para o pet?

Aprenda os "mandamentos" para que você, tutor, atue de forma cidadã e responsável na criação do seu pet. Afinal, ser o responsável pela vida de um animal também exige, além de carinho e paciência, consciência cidadã e prezar pela saúde física, mental dos bichinhos.

Entenda porque animais sofrem com fogos de artifício
Clube Pet CBN

27/11/2019 - Entenda porque animais sofrem com fogos de artifício

Os cães possuem a audição extremamente aguçada, conseguindo ouvir sons quatro vezes mais distantes do que os seres humanos conseguem. Para os cães, depois do olfato, a audição é o sentido mais desenvolvido e é por esse motivo que muitos se incomodam tanto com o barulho dos fogos de artifício, rojões e trovoadas. Alguns se sentem muito amedrontados e podem sofrer acidentes diversos dentro de casa, fugir para a rua e desaparecer, sofrer ou provocar acidentes, brigar com outros animais da casa e até vir a óbito dependendo das circunstâncias.

A importância da vacinação entre os pets
Clube Pet CBN

20/11/2019 - A importância da vacinação entre os pets

Quando decidimos ter um animal de estimação, em especial um cão ou gato, devemos levar em conta suas necessidades básicas para que ele tenha saúde,  bem-estar e qualidade de vida. Dentre esses cuidados podemos considerar que a imunização (vacinação) é uma das mais importantes, juntamente com uma boa alimentação, ambiente enriquecido, controle de verminoses e de ectoparasitas.

Diabetes entre os pets também merece atenção
Clube Pet CBN

13/11/2019 - Diabetes entre os pets também merece atenção

A Diabetes Mellitus é uma doença hormonal que acomete tanto os seres humanos quanto os cães e gatos. Neste episódio do Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi esclarece todas as questões envolvendo a doença com os pets!

Campanha 'Novembro Azul' também mobiliza o mundo pet
Clube Pet CBN

06/11/2019 - Campanha 'Novembro Azul' também mobiliza o mundo pet

Após a Campanha 'Outubro Rosa', que tem o objetivo de conscientizar para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, ocorre a Campanha Novembro Azul, destinado para os homens, para que façam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Já que o câncer de próstata é mais raro de ocorrer em cães e gatos, o tema deste episódio é a Hiperplasia Prostática Benigna, uma condição muito comum em cães machos adultos, machos e não castrados.