CBN Investimentos

CBN Investimentos

José Márcio de Barros


O economista e consultor financeiro José Márcio de Barros apresenta todos os detalhes do cenário econômico, mercado financeiro e investimentos.

Comentaristas

Adriana Müller

CBN e a Família

Alberto Nemer e Cássio Moro

Retrabalho

Andréa Salsa

CBN Vida Profissional

Celso Bissoli

Economia do Cotidiano

Edson Ruy

Viaje na CBN

Entrevistas

CBN Vitória

Entrevistas

CBN Cotidiano

Filicio Mulinari

Pensamento Cotidiano

Filipe Souza

Arquibancada CBN

Gilberto Sudré

CBN e a Tecnologia

Helder Trefzger

Clássicos CBN

Henrique Bonaldi

Consultório CBN

José Eduardo Coelho Dias

CBN Questões de Família

José Márcio de Barros

CBN Investimentos

Juarez Campos

CBN e as Dicas do Chef

Juliana Santos

Meu Filho na Escola

Letícia Gonçalves

CBN e a Política

Lucy Mizael

CBN Na Sua Casa

Marco Bravo

CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

Marlo Barcelos

Mercado Financeiro

Polícia Federal

Segurança em Foco

Polícia Rodoviária Federal

Direção Segura

Ricardo Barbosa

Pit Stop CBN

Roberta Larica

Boa Mesa CBN

Tatiana Sacchi

Clube Pet CBN

Abdo Filho

Economia e Negócios

CBN Vitória

Eleitor Capixaba Bem Informado

CBN Vitória

Direitos Humanos - Que História é Essa

CBN Vitória

Corrupção: Que História é Essa?

CBN Vitória

Espírito Santo: Que História é Essa?

CBN Vitória

Refugiados: Que História é Essa?

CBN Vitória

Nostra Gente

CBN Vitória

Justiça, Segurança e Cidadania

CBN e A GAZETA

Democracia: que história é essa?

Evelize Calmon

Pitadas

Felipe Storch

Conversa de Bolso

Giovana Duarte

CBN Guia Capixaba

Marcela Scaramella

Sextou CBN

Marcus Vinicius Sant'Ana

Histórias do cotidiano

Paula Favarato

O MUNDO COTIDIANO

Tati Arruda

Cotidiano na Moda

Últimos Áudios

Efeito "Pacote de Gastos": mercado projeta alta de 1 p.p. na Selic
CBN Investimentos

06/12/2024 - Efeito "Pacote de Gastos": mercado projeta alta de 1 p.p. na Selic

A XP Investimentos espera que o Banco Central (BC) eleve a Selic em 1,0 ponto percentual (p.p.) nas duas próximas reuniões — de dezembro e janeiro. Depois, casa projeta mais duas altas de 0,50 p.p. em março e maio, levando a taxa Selic para 14,25% no pico do ciclo. O comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto no CBN Investimentos. "Nem mesmo a excelente notícia de que um acordo econômico será assinado entre o Mercosul e a União Europeia, foi capaz de acalmar o mercado de câmbio e nem estimular os negócios na Bolsa de Valores. A agenda econômica semanal está esvaziada em função da expectativa da divulgação da Taxa SELIC na semana que vem. No dia 11 de dezembro, próxima quarta-feira , o BACEN deve anunciar a nova taxa Selic. Que ela vai subir, todo mercado financeiro já sabe que sim. O que o mercado está apostando agora é se a alta será de 0,75% ou 1% elevando a taxa SELIC para 12% ou 12.25%", explica. Ouça a conversa completa!

Os melhores investimentos e aplicações do mês de novembro!
CBN Investimentos

29/11/2024 - Os melhores investimentos e aplicações do mês de novembro!

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa os melhores investimentos e aplicações durante o mês de novembro. Ouça a conversa completa!

Fim do ano chegando: nos 10 meses de 2024, quais foram os melhores investimentos e ativos?
CBN Investimentos

01/11/2024 - Fim do ano chegando: nos 10 meses de 2024, quais foram os melhores investimentos e ativos?

Faltam dois meses para encerrar o ano e, nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque quais foram os melhores investimentos e ativos nesse período. Ele explica, por exemplo, que nestes dez meses o ativo que mais valorizou foi o ouro, com alta de quase 60% típico dos períodos de incertezas. Em seguida vem o dólar, que neste último mês subiu 6% e no ano já subiu quase 20%. O terceiro melhor investimento foi para quem investiu em ativos indexados à Selic/CDI com um ganho anual de 9%, seguido pelas cadernetas de poupança com 5,81% oferecendo um ganho de quase 2%, já que a inflação /IPCA acumula 3,81%. A Bolsa de Valores espelhado pelo Índice Bovespa apresentou uma queda de 1,60% em outubro e no ano de 2024 cai 3,3%. "Externamente, a maior preocupação é com as eleições americanas. Embora pesquisas indiquem uma vitória de Trump, a verdade é que o mercado está preocupado. Ainda é uma definição estando a pouco mais de quatro dias das eleições americanas. A Bolsa hoje está operando em queda de quase 1% , perdendo o nível dos 129 mil pontos", explica. Ouça a conversa completa!

Entenda como o IPCA-15 afeta as taxas de juros a serem fixadas pelo COPOM
CBN Investimentos

25/10/2024 - Entenda como o IPCA-15 afeta as taxas de juros a serem fixadas pelo COPOM

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira (24) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país. Nesta edição do quadro CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros explica quais são as consequências dessa divulgação nas taxas de juros a serem fixadas pelo COPOM no próximo dia 6 de novembro. Ouça a conversa agora!

Como se preparar para os gastos de fim de ano?
CBN Investimentos

18/10/2024 - Como se preparar para os gastos de fim de ano?

Estamos no mês de outubro e, daqui para dezembro, aparecem gastos com matrículas escolares, presentes de Natal, Black Friday, confraternizações, férias... Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz orientações sobre como adequar o orçamento nessa época do ano. Ouça a conversa completa!

A semana na economia: bolsa cai e dólar fecha em alta, após IPCA
CBN Investimentos

11/10/2024 - A semana na economia: bolsa cai e dólar fecha em alta, após IPCA

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em baixa, além de ter perdido o patamar dos 130 mil pontos. O Ibovespa terminou a quarta-feira (09), por exemplo, em queda de 1,18%, com o índice marcando 129.962 pontos. Dentre as notícias do dia que impactaram o mercado está a alta na inflação indicada pelo IPCA. Enquanto os juros estiverem altos, a Bolsa não tem como ir para frente. E aí, qualquer notícia negativa é motivo para queda. A de hoje foi o IPCA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo — a inflação oficial do país — acelerou 0,44% em setembro, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Vale a pena investir no exterior? Especialistas explicam!
CBN Investimentos

27/09/2024 - Vale a pena investir no exterior? Especialistas explicam!

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz orientações para quem pensa em começar a investir no exterior, tanto para se proteger do vaivém do dólar, quanto para diversificar os investimentos. É o momento de investir? Quem também participa da conversa é com o economista William Castro Alves, sócio e estrategista-chefe da corretora digital Avenue. 

Copom aumenta taxa Selic em 0,25 percentual; entenda o que muda
CBN Investimentos

20/09/2024 - Copom aumenta taxa Selic em 0,25 percentual; entenda o que muda

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros fala dos impactos do aumento da taxa Selic. Na última super quarta (18), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou o índice em 0,25 ponto percentual. Ouça a conversa completa e entenda!

Prévia do PIB: IBC-Br recua 0,4% em julho, primeira queda em quatro meses
CBN Investimentos

13/09/2024 - Prévia do PIB: IBC-Br recua 0,4% em julho, primeira queda em quatro meses

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia que o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou retração de 0,4% em julho na comparação com o mês anterior, informou a instituição nesta sexta-feira (13). O resultado foi calculado após ajuste sazonal – um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes. Essa foi a primeira queda do indicador desde março deste ano (-0,2%) e, também, a maior retração da atividade econômica mensal desde maio de 2023 (-1,8%). Ouça a conversa completa!

A chance de um corte de juros mais intenso nos EUA aumentou? Entenda impactos!
CBN Investimentos

06/09/2024 - A chance de um corte de juros mais intenso nos EUA aumentou? Entenda impactos!

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia que embora os dados do relatório de emprego nos Estados Unidos, o payroll, de agosto tenham novamente reforçado a tendência de desaquecimento do mercado de trabalho, a opinião majoritária dos economistas é que isso não significa necessariamente um corte agressivo de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em setembro. Esses dados reforçam a visão de que a economia americana vive uma fase de desaceleração e aumenta os temores em relação a uma possível recessão. A continuidade do enfraquecimento do mercado de trabalho americano também faz o mercado voltar às incertezas sobre qual será a conduta do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Ouça a conversa completa!

Como se comportou o mercado financeiro em agosto?
CBN Investimentos

30/08/2024 - Como se comportou o mercado financeiro em agosto?

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa como se comportou o mercado financeiro em agosto. O mês foi marcado por um pequeno "rali" na Bolsa de Valores brasileira. A Bolsa subiu cerca de 6,65% e acumulou alta de 1,45% em 2024. Ouça a conversa completa!

O que o recorde do Ibovespa impacta nos seus investimentos?
CBN Investimentos

23/08/2024 - O que o recorde do Ibovespa impacta nos seus investimentos?

Nesta semana, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, viveu um momento histórico, atingindo novos recordes e com especialistas apontando que ainda há espaço para mais crescimento. Na quarta-feira (22), por exemplo, o índice ultrapassou a marca de 136 mil pontos, fechando em 136.464 pontos, após dois dias consecutivos de recordes. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Ibovespa alcança maior valor em 2024; o que está acontecendo?
CBN Investimentos

16/08/2024 - Ibovespa alcança maior valor em 2024; o que está acontecendo?

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia que o Ibovespa alcança o maior valor em 2024 com 134.153,42 pontos. O dólar subiu. A Bolsa de Valores de São Paulo teve nesta quinta-feira (15) alta de 0,63%. Durante o dia, o Ibovespa bateu um recorde histórico: por volta das 13h12, chegou a 134.516,88 pontos, patamar nunca atingido desde a criação do índice em 1968. A pontuação mais alta anterior havia sido de 134.392 pontos, durante o pregão de 27 de dezembro de 2023, conforme dados da Economatica. Ouça a conversa completa!

IPCA: preços sobem 0,38% em julho; entenda os impactos no bolso do consumidor
CBN Investimentos

09/08/2024 - IPCA: preços sobem 0,38% em julho; entenda os impactos no bolso do consumidor

Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostra que os preços subiram 0,38% em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ouça a conversa completa e entenda como esse aumento impacta no bolso do consumidor!

Super Quarta: manutenção de juros no Brasil e nos Estados Unidos
CBN Investimentos

02/08/2024 - Super Quarta: manutenção de juros no Brasil e nos Estados Unidos

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros repercute a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Brasil que, por coincidir com a reunião do Federal Opne Market Committee dos Estados Unidos, foi apelidada de Super Quarta. Do lado brasileiro, o mercado viu o comunicado que acompanhou a manutenção da taxa SELIC em 10,5% como um fiasco. Do lado norte-americano, o comunicado foi claro e preciso. Ouça a conversa completa! 

Congelamento de R$ 15 bilhões do Governo Federal: o que é e os seus efeitos na prática!
CBN Investimentos

19/07/2024 - Congelamento de R$ 15 bilhões do Governo Federal: o que é e os seus efeitos na prática!

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na quinta-feira (18), um congelamento de R$ 15 bilhões no Orçamento para cumprir as regras fiscais deste ano em meio à frustração com receitas extras e ao aumento acima do esperado de despesas obrigatórias, especialmente as previdenciárias. Ele disse que serão de R$ 11,2 bilhões de bloqueio devido a estimativas de gastos que superam o limite do arcabouço fiscal e R$ 3,8 bilhões em contingenciamento em função de arrecadação insuficiente para alcançar a meta de déficit zero, ou seja, de igualar receitas e despesas. Ouça a conversa completa!

Poupança tem maior volume de entrada líquida no ano; entenda
CBN Investimentos

05/07/2024 - Poupança tem maior volume de entrada líquida no ano; entenda

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a informação que as entradas de recursos nas cadernetas de poupança superaram as retiradas em R$ 12,75 bilhões em junho deste ano, informou nesta sexta-feira (5) o Banco Central. De acordo com a instituição, no mês passado: os depósitos somaram R$ 348 bilhões e as retiradas totalizaram R$ 335,6 bilhões. Esse foi o maior ingresso de recursos, para um mês fechado, desde dezembro do ano passado – quando houve o aporte de R$ 13,77 bilhões na modalidade. As informações são do G1. Ouça a conversa completa!

Confira quais foram as melhores e a piores aplicações financeiras do semestre
CBN Investimentos

28/06/2024 - Confira quais foram as melhores e a piores aplicações financeiras do semestre

Aproximando-se do fim do mês de junho, e no fechamento do semestre, nesta edição do CBN Investimentos o comentarista José Márcio de Barros explica quais foram os melhores e piores investimentos do semestre. "Embora tenha subido em junho 1,81%, a Bolsa brasileira foi o pior investimento neste primeiro semestre com uma queda de 7,36%. Alguns setores, dentro da Bovespa, caíram ainda mais (o dobro) como é o caso de quem aplicou nas chamadas Small Caps, que caiu 13,86%. Algumas ações que compõem o índice imobiliário o IMOB caiu ainda mais ou 15,44%. O dólar foi o ativo que mais valorizou. Subiu 14, 08% e o euro subiu um pouco menos com uma alta de 10%. O ouro valorizou-se 5% em junho, e no ano de 2024, é o ativo com a maior alta, ou 28%. Isso em função de uma procura maior por causa do momento econômico com ruídos e incertezas. Outros ativos, como a Selic, variou 5% no semestre e a poupança remunerou os investidores 3,4% no ano de 2024. A inflação medida pelo IPCA deve ficar próximo de 2,6%. Digo deve Mario porque a divulgação oficial do indicador só será divulgada pelo IBGE no dia 10 de julho. O dólar continua surpreendendo e subindo muito", explica. Ouça a conversa completa!

Entenda como Selic a 10,50% impacta economia e seu bolso
CBN Investimentos

21/06/2024 - Entenda como Selic a 10,50% impacta economia e seu bolso

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta semana, manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. A decisão foi unânime. Ou seja, todos os diretores do Copom e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, votaram para manter a Selic no atual patamar. Isso também significa que todos os quatro diretores indicados por Luiz Inácio Lula da Silva votaram de forma diferente do que pensa o presidente, que nos últimos dias subiu o tom contra o BC e defendeu corte nos juros. A decisão desta quarta representa o fim de um ciclo de cortes da taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. Nesse período, foram sete quedas seguidas. A Selic estava em 13,75% ao ano no começo do ciclo. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto.

A semana na economia: Haddad enfrenta desafio no governo; dólar sobe e expectativas para o Copom
CBN Investimentos

14/06/2024 - A semana na economia: Haddad enfrenta desafio no governo; dólar sobe e expectativas para o Copom

Intensa movimentação política e econômica na semana. Este é o cenário em destaque nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros. Na política, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viu sua Medida Provisória, que limitava o uso do crédito de PIS/Cofins por empresas (medida que arrecadaria R$ 29 bilhões a mais para os cofres da União), ser rejeitada e devolvida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nos índices de mercado, o dólar chegou a bater R$ 5,40 e a Ibovespa perdeu a marca dos 120 mil pontos. O Ibovespa caiu 6,79% nos últimos 30 dias, recuando 11,07% em 2024. A Bolsa brasileira apresenta uma das piores performances, comparada a outras Bolsas de Valores ao redor do mundo. Por outro lado, os investidores estrangeiros retiraram R$ 3 bi em um único dia e no ano de 2024 já retiraram R$ 43 bi do Brasil. "Um outro termômetro para medir esse clima de desinvestimento e fuga de investidores da B3 é o número de investidores, caiu 3,3% de um ano pra cá. O volume de negócios tem caído também e é outro indicador do afastamento dos investidores", explica o comenarista. Ouça a conversa completa!

Brasil ultrapassa a Itália e se torna a oitava maior economia do mundo
CBN Investimentos

07/06/2024 - Brasil ultrapassa a Itália e se torna a oitava maior economia do mundo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subiu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. Em valores correntes, a economia brasileira acumulou R$ 2,7 trilhões entre janeiro e março. O crescimento foi puxado, sobretudo, pelo setor se serviços, que teve uma alta de 1,4% no período. A agropecuária também cresceu, registrando variação positiva de 11,3%. A indústria, porém, apresentou leve queda de 0,1%. Projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) coloca o País uma posição à frente no ranking (terminou 2023 em nono), enquanto estudo da agência Austin Rating já põe o Brasil à frente da Itália. O Brasil foi sétima maior economia do mundo entre 2010 e 2014. Em 2022, caiu para 11ª. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Entenda o que são a LCI e LCA e se valem a pena
CBN Investimentos

24/05/2024 - Entenda o que são a LCI e LCA e se valem a pena

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque que as LCIs e LCAs, até então “queridinhas” dos investidores de renda fixa que buscavam boa remuneração aliada à isenção de Imposto de Renda, têm tido oferta cada vez menor. E tudo isso por causa de mudanças recentes anunciadas pelo governo. O que aconteceu foi que o Conselho Monetário Nacional (CMN) mudou o prazo mínimo para esses investimentos. Antes, a carência das LCAs era de 90 dias. Agora, o período mudou para 9 meses, enquanto de uma LCI passou de 90 dias para 12 meses. Ouça a conversa completa!

IBC-Br registra alta de 1,08% no primeiro trimestre. Como fica o PIB?
CBN Investimentos

17/05/2024 - IBC-Br registra alta de 1,08% no primeiro trimestre. Como fica o PIB?

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa a alta do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador cresceu 1,08% no primeiro trimestre deste ano. Ouça a conversa completa!

IPCA de 0,38%: abril encerra acima do esperado
CBN Investimentos

10/05/2024 - IPCA de 0,38%: abril encerra acima do esperado

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril. Durante os 30 dias, o índice da inflação subiu 0,38%, valor acima do esperado. Durante a conversa, o comentarista também analisa a decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) em reduzir a Taxa Selic em 0,25% e a divisão que ocorreu na divisão, além da queda da Bolsa de Valores e a alta do Dólar. Ouça a conversa completa!

Até abril, dólar é o ativo que mais se valorizou em 2024
CBN Investimentos

03/05/2024 - Até abril, dólar é o ativo que mais se valorizou em 2024

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros faz uma retrospectiva dos principais ativos que valorizaram nos primeiros quatro meses do ano. "Até abril, o dólar é o ativo que mais se valorizou, com 6,56%", disse. Ouça as análises sobre dólar, taxa SELIC e poupança!

Preços dos alimentos devem cair nos próximos meses?
CBN Investimentos

05/04/2024 - Preços dos alimentos devem cair nos próximos meses?

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque o panorama da inflação dos alimentos. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta semana que a inflação de alimentos, a qual gerou preocupação de consumidores e do governo, deve retroceder nos próximos meses. De acordo com dados do IBGE, a inflação de alimentação e bebidas, em 12 meses até fevereiro deste ano, somou 2,62% – abaixo do índice geral, de 4,50%. Entretanto, alguns alimentos registraram alta maior neste período. São eles: arroz (+30,72%), feijão preto (+20,11%), batata inglesa (+42,69%), cenoura (+56,6%), banana maçã (+14,37%), cereais, leguminosas e oleaginosas (+21,91%).

Copom reduz Selic pela 6ª vez seguida; o que muda na economia?
CBN Investimentos

22/03/2024 - Copom reduz Selic pela 6ª vez seguida; o que muda na economia?

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o anúncio do Banco Central do Brasil (BC) sobre mais um corte na taxa básica de juros do país. A Selic sofreu seu sexto corte de 0,50 ponto percentual (p.p.), chegando aos 10,75% ao ano. Esse é o menor patamar da taxa básica de juros desde fevereiro de 2022. Ouça a conversa completa!

Gringos retiram R$ 5,6 bilhões da B3 em menos de duas semanas
CBN Investimentos

15/03/2024 - Gringos retiram R$ 5,6 bilhões da B3 em menos de duas semanas

Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a informação que até a segunda-feira (11), de acordo com o último dado divulgado pela B3, o fluxo de capital não registrou nenhuma entrada dos gringos na bolsa de valores em março, apenas retiradas. Já foram R$ 5,6 bilhões, apenas nas duas primeiras semanas do mês. O número do terceiro mês do ano se soma a mais um montante de saques registrados até então em 2024. Avaliando o ano todo, o saldo está no negativo, em R$ 23,3 bilhões, o pior desde 2019, quando registrou R$ 6,4 bilhões. Sendo assim, o saldo de 2024 quebra uma sequência de quatro anos de entrada líquida de recursos. Ouça a conversa completa!

Poupança registra saques de R$ 3,8 bilhões em fevereiro
CBN Investimentos

08/03/2024 - Poupança registra saques de R$ 3,8 bilhões em fevereiro

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia que os brasileiros que depositaram R$ 322 bi em janeiro de 2023 depositaram menos em fevereiro, R$ 312 bi – porém, outros brasileiros precisaram de dinheiro e sacaram R$ 315 bi, o que deixou um saldo negativo de R$ 3,8 bi em fevereiro. Em 2024 os brasileiros já sacaram R$ 24 bi da poupança. "Este saque de quase R$ 4 bi em fevereiro não foi o pior da série. Fevereiro do ano passado foi o pior da série histórica com um saque de R$ 11 bi. O saldo hoje dos depósitos totais da poupança está em R$ 969 bilhões, mas já chegou a R$ 1 tri e 30 bilhões em dezembro de 2021. Em 2023 o único mês de captação expressiva foi em dezembro quando os brasileiros depositaram R$ 13,7 bi, fora isso um pequeno ingresso em junho. Quando analisamos a série histórica, vemos que nos últimos três anos os brasileiros sempre sacaram mais do que depositaram. Houve saque líquido de R$ 87 bi em 2023, de R$ 100 bi em 2022 e saque de R$ 35 bi em 2021. Em 2020 houve um crescimento líquido expressivo nos depósitos por conta dos diversos incentivos dados pelo governo para estimular a economia na época da Pandemia, assim o ano de 2020 terminou com um saldo positivo de R$ 120 bilhões. Em termos de rentabilidade embora a gente saiba que não é a melhor aplicação, não é o melhor investimento, a poupança mostrou um ganho de 8,2%", explica. Ouça a conversa completa!

PIB cresce 2,9% em 2023 e Brasil volta ao grupo das maiores economias do mundo
CBN Investimentos

01/03/2024 - PIB cresce 2,9% em 2023 e Brasil volta ao grupo das maiores economias do mundo

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa qual o investimento que mais rendeu no mês do fevereiro e qual acumula o maior ganho em 2024. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, cujos números foram divulgados nesta sexta (1º), também foram comentados. Com crescimento de 2,9%, o país volta ao grupo das maiores economias do mundo. Ouça a conversa completa!

Arrecadação federal sobe 6,67% em janeiro: como fica a vida do cidadão?
CBN Investimentos

23/02/2024 - Arrecadação federal sobe 6,67% em janeiro: como fica a vida do cidadão?

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa a arrecadação federal durante o mês de janeiro. O primeiro mês do ano teve alta de 6,67%. Com essa arrecadação recorde, como fica a vida do cidadão com esse número recorde? Ouça a conversa completa e entenda!

Fim de janeiro e a chegada do Carnaval: como vai a economia?
CBN Investimentos

09/02/2024 - Fim de janeiro e a chegada do Carnaval: como vai a economia?

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa o primeiro mês do ano e reflete: como vai a economia às vésperas do Carnaval? Ouça a conversa completa!

Selic em queda: impactos e o que acontece na economia
CBN Investimentos

02/02/2024 - Selic em queda: impactos e o que acontece na economia

Nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros, o tema em destaque é a taxa Selic. O comportamento dos preços fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela quinta vez seguida. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. Na entrevista coletiva do Relatório de Inflação de dezembro, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou que o Copom sempre se refere aos próximos dois encontros ao mencionar a expressão “próximas reuniões”, o que indica que os cortes continuarão até maio pelo menos. As informações são da Agência Brasil.

Prévia da inflação: IPCA-15 registra alta de 0,31% nos preços em janeiro
CBN Investimentos

26/01/2024 - Prévia da inflação: IPCA-15 registra alta de 0,31% nos preços em janeiro

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15). Considerado a prévia da inflação oficial do país, o índice registrou alta de 0,31% nos preços em janeiro. Ouça a conversa completa!

Como fica o PIB? IBC-Br registra alta de 2,40% no acumulado do ano
CBN Investimentos

19/01/2024 - Como fica o PIB? IBC-Br registra alta de 2,40% no acumulado do ano

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros explica as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB). Nesta sexta (19), o Banco Central divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a prévia do PIB, registrou aumento de 2,40% no acumulado do ano. Ouça a conversa completa e entenda!

IPCA a 0,56%: dezembro encerrou dentro da expectativa do mercado?
CBN Investimentos

12/01/2024 - IPCA a 0,56%: dezembro encerrou dentro da expectativa do mercado?

Nesta edição de "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa o IPCA no mês de dezembro de 2023. O ano fechou com o índice batendo 0,56%, expectatativa pouco acima do mercado. Ouça a conversa completa e entenda!

Investimentos em 2024: por onde começar?
CBN Investimentos

05/01/2024 - Investimentos em 2024: por onde começar?

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros inicia a discussão da economia falando de como está a expectativa do brasileiro para 2024. De acordo com o jornal "Valor Econômico", dados do Instituto Locomotiva apontam que o brasileiro está mais otimista com 2024 e pretende gastar (consumir) mais em 2024. Ouça a conversa completa!

Os ativos e rendimentos que mais valorizaram em 2023
CBN Investimentos

29/12/2023 - Os ativos e rendimentos que mais valorizaram em 2023

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz um panorama dos investimentos que foram destaques em 2023. "O investimento que melhor performou em 2023 foi o índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o IBOV, ou Ibovespa. A Bolsa subiu 22% e foi ativo que mais rendeu. Dentro do Ibovespa, ações que mais valorizaram foram as do setor de construção com o IMOB apresentando uma alta de 53%, seguido por ações pagadoras de dividendos com 26%. Com variação de 13%, o CDI/SELIC foi o segundo melhor investimento", explica.

Bolsa vai continuar registrando recordes em 2024? Entenda
CBN Investimentos

22/12/2023 - Bolsa vai continuar registrando recordes em 2024? Entenda

Nesta edição de CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros analisa a Bolsa de Valores brasileira. Em 2023, até a publicação deste episódio, o Índice Ibovespa já tinha subido 20,51%. No da 21 de dezembro, o indicador bateu recorde de pontuação com 132 mil pontos, patamar alcançado pela primeira vez. Para 2024, a perspectiva também é de alta. Ouça as análises!

Afinal, onde investir em 2024? Conheça os melhores caminhos
CBN Investimentos

15/12/2023 - Afinal, onde investir em 2024? Conheça os melhores caminhos

A corretora Guide Investimentos afirmou em um relatório que um bom investimento em 2024 serão os títulos atrelados à inflação e os títulos prefixados, que se beneficiam do corte de juros no país e do fim da alta de juros nos Estados Unidos e em outras economias desenvolvidas. A empresa espera que eles devem continuar apresentando bom desempenho e superando o indicador CDI no ano que vem. As informações são do portal "Valor Investe". Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Fundos de investimento registram entrada líquida de R$ 8,5 bilhões em novembro
CBN Investimentos

08/12/2023 - Fundos de investimento registram entrada líquida de R$ 8,5 bilhões em novembro

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a informação de que a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) divulgou o resultado do mercado de fundos de investimentos até o mês novembro. Os fundos de investimentos captaram em novembro R$ 8,5 bi (a terceira melhor captação em 2023). No acumulado de 2023, os fundos apresentaram uma saída de R$ 63,4 bi. Nos últimos 12 meses a saída está ainda maior, um saque de R$ 177 bi.  Por outro lado, a classe renda fixa registrou ganho líquido de R$ 25,4 bilhões em novembro.  O tipo Duração Baixa Soberano captou R$ 16,5 bilhões, seguido do tipo Duração Livre Crédito Livre (R$ 7,8 bilhões) e do Duração Baixa Grau de Investimentos (R$ 7,7 bilhões). Ouça a conversa completa!

Chegou dezembro: confira o desempenho da economia dos 11 primeiros meses do ano
CBN Investimentos

01/12/2023 - Chegou dezembro: confira o desempenho da economia dos 11 primeiros meses do ano

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz um panorama do desempenho da economia nos onze primeiros meses do ano. "A Bolsa surpreendeu! Em três anos que não víamos uma alta de 12,54%, como foi agora em novembro. Desde novembro de 2020, quando o Ibovespa, subiu 15,9% que nao tínhamos uma alta tão expressiva. E as razões? 
Os investidores estrangeiros injetaram R$ 18,2 bilhões na Bolsa brasileira. Desde março de 2022, quando os gringos trouxeram R$ 21,3 bi, que nao recebíamos um ingresso liquido de recursos tão alto. No ano de 2023 os gringos já trouxeram R$ 35,3 bilhões. Pra dar uma ideia de como estes dados melhoraram, os investidores estrangeiros haviam retirado na B3 em agosto, R$ 13 bilhões", explica. "A Bolsa acumula uma alta de 16,04% e e a melhor rentabilidade dentre os investimentos, superando ate mesmo a renda fixa. A Selic, o CDI variou 12,04%. O dólar fechou novembro com uma queda de 2,41% fechando o ano de 2023 com uma queda de quase 6%. O ouro, como investimento, não se mostrou uma boa escolha, tendo variado negativamente 5%. A poupança também nao foi uma boa opção, tendo variado em 11 meses 7,42%", explica. Ouça a conversa completa!

IBGE: IPCA tem inflação de 0,24% em outubro
CBN Investimentos

10/11/2023 - IBGE: IPCA tem inflação de 0,24% em outubro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,24% em outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste mês, o maior impacto veio dos preços de passagens aéreas, que acumularam alta de 23,7% contra o setembro. Ainda assim, o índice geral teve leve desaceleração em relação ao mês anterior, quando havia fechado com alta de 0,26%. É este o tema de destaque do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa com o comentarista José Márcio de Barros!

Censo 2022 aponta para envelhecimento no Brasil: como fica a economia?
CBN Investimentos

27/10/2023 - Censo 2022 aponta para envelhecimento no Brasil: como fica a economia?

Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na manhã nesta sexta (27), o número de idosos no Brasil cresceu em 57,4%. No Espírito Santo, a população com 65 anos ou mais aumentou em 72%, em comparação ao último levantamento, feito em 2010. Nesta edição de CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros analisa as implicações deste envelhecimento na economia, principalmente em relação à previdência. Ouça a conversa completa!

Petrobras anuncia redução de R$ 0,12 na gasolina e aumento de R$ 0,25 no diesel
CBN Investimentos

20/10/2023 - Petrobras anuncia redução de R$ 0,12 na gasolina e aumento de R$ 0,25 no diesel

A Petrobras anunciou na quinta-feira (19) que irá reduzir o preço médio da gasolina e aumentar o do diesel vendidos às distribuidoras. A mudança passa a valer no próximo sábado (21). A gasolina terá redução de R$ 0,12 por litro, comercializada pela petroleira a R$ 2,81 o litro. O diesel terá aumento de R$ 0,25 por litro, passando a cobrar R$ 4,05 o litro.
Segundo a petroleira, seus preços de venda tanto da gasolina como do diesel acumulam queda neste ano. No caso da gasolina, a redução é de R$ 0,27 por litro e, do diesel, de R$ 0,44 por litro. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o tema. Ouça a conversa completa!

Aumento no número de vagas de emprego nos EUA; o que o Brasil tem a ver com isso?
CBN Investimentos

06/10/2023 - Aumento no número de vagas de emprego nos EUA; o que o Brasil tem a ver com isso?

A economia dos Estados Unidos criou 336 mil empregos em setembro, em termos líquidos, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 6, pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado superou de longe as expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam geração de 140 mil a 250 mil postos de trabalho, com mediana em 175 mil. Já a taxa de desemprego dos EUA ficou em 3,8% em setembro, inalterada em relação a agosto. Neste caso, o consenso era de queda da taxa a 3,7% no mês passado. Nesta edição do CBN Investimentos o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

O desempenho dos principais indicadores da economia no terceiro trimestre do ano
CBN Investimentos

29/09/2023 - O desempenho dos principais indicadores da economia no terceiro trimestre do ano

Três trimestres de 2023 se encerraram e já é possível apontar o melhor investimento do ano! Nesta edição de CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros analisa o desempenho da renda fixa, do dólar e do Índice Bovespa da Bolsa de Valores de São Paulo. Ouça a conversa completa!

Inflação sob controle? Especialista explica perspectivas de queda da Selic
CBN Investimentos

22/09/2023 - Inflação sob controle? Especialista explica perspectivas de queda da Selic

Nesta edição de CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros explica as perspectivas sob a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), em reduzir a taxa Selic de 13,25% para 12,75% ao ano. Esta é a segunda redução consecutiva nos juros básicos, que vêm recuando desde o mês de agosto. Afinal, com a queda do índice, a inflação está sob controle? Ouça a conversa completa!

Cresce o número de brasileiros abrindo conta em dólar; entenda
CBN Investimentos

15/09/2023 - Cresce o número de brasileiros abrindo conta em dólar; entenda

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia de que no passado, ter uma conta bancária nos Estados Unidos e investir diretamente em ativos do mercado de capitais da maior economia do mundo era um privilégio para poucos e envolvia muita burocracia.
Nos últimos anos, graças aos avanços tecnológicos e regulatórios, essa oportunidade está disponível a praticamente todos os brasileiros. E ela proporciona importantes benefícios, como a diversificação e internacionalização de investimentos, a exposição menor à volatilidade do real e do mercado de capitais brasileiro e, para quem viaja, um custo menor em compras e saques em outros países. As informações são do "InfoMoney". Ouça a conversa completa!

Veja quais são as principais certificações para trabalhar no mercado financeiro
CBN Investimentos

25/08/2023 - Veja quais são as principais certificações para trabalhar no mercado financeiro

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros explica quais são as principais certificações necessárias para aqueles que desejam atuar no mercado financeiro. As certificações são baseadas na análise da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Ouça a conversa completa!

Ibovespa tem 13ª desvalorização seguida; entenda os números
CBN Investimentos

18/08/2023 - Ibovespa tem 13ª desvalorização seguida; entenda os números

O Ibovespa seguiu com sua trajetória negativa histórica nesta quinta-feira (17), engatando sua 13ª queda consecutiva. No pregão, o principal índice da B3 até tentou se manter no campo positivo, com ajuda do avanço dos papéis da Vale. Mas o movimento foi perdendo força ao longo do dia, em linha com mais uma dia negativo no exterior. Tema para o comentarista José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. 

Puxada por gasolina, inflação sobe 0,12% em julho; entenda
CBN Investimentos

11/08/2023 - Puxada por gasolina, inflação sobe 0,12% em julho; entenda

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador considerado a inflação oficial do país, subiu 0,12% em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação brasileira vinha desacelerando desde fevereiro. O indicador chegou a ter deflação de 0,08% em junho, mas neste mês voltou a acelerar puxado pelo grupo de Transportes (1,50%) e com destaque para a gasolina (4,75%). Em julho de 2022, o IPCA também teve deflação de 0,68%. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 3,99% na janela de 12 meses. No ano, acumula alta de 2,99%. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Agência Fitch eleva nota de crédito do Brasil; saiba o que representa
CBN Investimentos

29/07/2023 - Agência Fitch eleva nota de crédito do Brasil; saiba o que representa

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia de que uma das principais agências de classificação de risco - a Fitch - elevou a nota de crédito do Brasil, o que indica uma maior confiança no país e pode atrair mais investimentos. Essa nota funciona como um termômetro que mede a capacidade do país de honrar os compromissos financeiros. Ouça a conversa completa!

Tesouro Direto: venda de títulos públicos chega a R$ 3,8 bilhões em junho
CBN Investimentos

22/07/2023 - Tesouro Direto: venda de títulos públicos chega a R$ 3,8 bilhões em junho

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a notícia de que as vendas de títulos públicos por meio do Tesouro Direto somaram R$ 3,81 bilhões em junho deste ano, informou o Ministério da Fazenda nesta semana. O Tesouro Direto é um programa, criado em janeiro de 2002, que permite a pessoas físicas comprar títulos públicos pela internet para investimento. De acordo com o Tesouro Nacional, os resgates de títulos públicos somaram R$ 2,64 bilhões no mês passado. Com isso, houve uma emissão líquida — ou seja, a diferença entre o valor das emissões no mês e o montante retirado de mercado — de R$ 1,18 bilhão. As aplicações de até R$ 1 mil representaram 60,5% das operações de investimento no mês de junho, enquanto o valor médio por operação foi de R$ 6.299,28, acrescentou o governo. Ouça a conversa completa!

Deflação: como queda nos preços impacta a economia brasileira
CBN Investimentos

15/07/2023 - Deflação: como queda nos preços impacta a economia brasileira

O Brasil teve uma deflação de 0,08% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. Com esse número, a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses é de 3,16%. Além da forte desaceleração observada nos números oficiais — vale lembrar que, há um ano, o IPCA de 12 meses era bem maior, de 11,89% —, as expectativas do próprio mercado financeiro para a inflação brasileira em 2023 vêm caindo há meses. Segundo o Boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil (BC) que reúne as projeções de economistas para os principais indicadores econômicos do país, o IPCA deve encerrar este ano em uma alta de 4,95%. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

PIB do Brasil cresce 1,9% no 1° trimestre; entenda os números
CBN Investimentos

02/06/2023 - PIB do Brasil cresce 1,9% no 1° trimestre; entenda os números

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira (1). Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões no trimestre. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período, na maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Este é o tema em destaque no CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros. Ouça a conversa completa!

Governo anuncia medida para estimular compra de carros populares; entenda os impactos
CBN Investimentos

29/05/2023 - Governo anuncia medida para estimular compra de carros populares; entenda os impactos

O governo federal anunciou na quinta-feira (25) as medidas que serão tomadas para diminuir o preço dos “carros populares” no Brasil (“de entrada”). O desconto será de 1,5% a até 10,96% sobre o valor do veículo, dependendo de algumas variáveis, e valerá apenas para os que custam menos de R$ 120 mil. “Acima de R$ 120 mil não tem nenhuma mudança. Não vai ter desconto para carro caríssimo”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), ao apresentar a proposta. O comentarista José Márcio de Barros fala do assunto nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

A mudança da política de preços da Petrobras e os impactos na economia
CBN Investimentos

19/05/2023 - A mudança da política de preços da Petrobras e os impactos na economia

A Petrobras anunciou, na última terça-feira (16), o fim da política de paridade de importação (PPI), que determina o preço dos combustíveis com base na cotação do dólar e do petróleo no exterior. Em sua primeira ação após o anúncio, a estatal anunciou uma forte redução nos preços dos combustíveis. A gasolina tipo A caiu R$ 0,40 por litro (-12,6%), o diesel tipo A teve baixa de R$ 0,44 por litro (-12,8%), e o gás de cozinha GLP teve redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kgs (-21,3%). A nova política deve beneficiar o consumidor final no curto prazo, porque impede que oscilações muito drásticas no preço do dólar ou do petróleo sejam repassadas nos combustíveis. Tema para José Márcio de Barros nesta edição do CBN investimentos. Ouça a conversa completa!

Inflação fica em 0,61% em abril; remédios e alimentação fora de casa puxam para cima
CBN Investimentos

15/05/2023 - Inflação fica em 0,61% em abril; remédios e alimentação fora de casa puxam para cima

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, ficou em 0,61% em abril. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em março, o índice ficou em 0,71%. Inflação em 12 meses ficou em 4,18%. A taxa representa uma desaceleração frente aos 4,65% observados em 12 meses até março e é a menor desde outubro de 2020, quando estava em 3,92%. No ano, a taxa acumulada é de 2,72%. Este é o tema em destaque nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros. Ouça a conversa completa!

Banco Central mantém taxa de juros a 13,75% ao ano; entenda os efeitos
CBN Investimentos

05/05/2023 - Banco Central mantém taxa de juros a 13,75% ao ano; entenda os efeitos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, na quarta-feira (03), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. A decisão se deu em meio às persistentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros . No comunicado divulgado após o encontro, o comitê avalia que o momento requer "paciência e serenidade na condução da política monetária". O comitê ressalta ainda que poderá "retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado". Ou seja, poderá voltar a aumentar a Selic em outro momento, se necessário. Porém, desta vez, o próprio Copom reconhece, diferentemente do comunicado anterior, que este é um "cenário menos provável". Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Um balanço dos melhores investimentos nos quatro primeiros meses do ano
CBN Investimentos

28/04/2023 - Um balanço dos melhores investimentos nos quatro primeiros meses do ano

Na próxima quarta-feira (3) vai acontecer o que se denomina "Super Quarta" que é quando ocorrem concomitantemente as reuniões do Comitê de Politica Monetária dos Bancos Centrais no Brasil e nos EUA. Os rumos da política monetária de cada país, especialmente suas decisões sobre as taxas básicas de juros, têm o poder de impactar toda a economia e, consequentemente, o mercado financeiro. A alta ou queda das taxas afetam a geração de emprego, inflação e os valores cobradas pelas instituições financeiras, bem como a remuneração de seus investimentos. Quando essas decisões acontecem no mesmo dia no Brasil e nos Estados Unidos, geralmente às quartas-feiras, o mercado financeiro cunhou um termo para definir a data: a “Super Quarta”. Tema para José Márcio de Barros nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

O dólar abaixo de R$ 5 veio para ficar? Especialista analisa!
CBN Investimentos

14/04/2023 - O dólar abaixo de R$ 5 veio para ficar? Especialista analisa!

O dólar caiu nesta quinta-feira (13) pelo terceiro dia consecutivo, chegando a ser negociado abaixo de R$ 4,90. Abaixo dos R$ 5, a moeda americana é negociada aos menores valores desde meados de 2022. Isso é positivo pois o câmbio tem impacto sobre a inflação, já que muitos dos produtos e insumos da economia brasileira – do trigo do pãozinho, ao petróleo que afeta o preço dos combustíveis – são importados ou precificados em dólar. Mas esse é um movimento passageiro ou ele veio para ficar? O comentarista José Márcio de Barros fala do assunto nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

Novo arcabouço fiscal: entenda o que significa na prática para a economia
CBN Investimentos

17/03/2023 - Novo arcabouço fiscal: entenda o que significa na prática para a economia

O governo Lula apresenta novas regras de controle de gastos públicos, chamadas também de "arcabouço fiscal" ou "âncora fiscal". O que aconteceu e o que significa isso? A mudança é importante porque pode liberar mais dinheiro para projetos sociais, saúde e educação. Arcabouço significa um conjunto de coisas. Fiscal neste caso se refere a receitas e despesas do governo. Âncora é usado no sentido de "segurar" as despesas. O Brasil tem hoje um teto de gastos que limita as despesas do governo. Considera o que foi gasto no ano anterior, atualizado pela inflação. Mas tem sido criticado e vai mudar, porque não é suficiente para atender às necessidades. Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

IPCA sobe 0,84% em fevereiro, puxado por gastos com educação
CBN Investimentos

10/03/2023 - IPCA sobe 0,84% em fevereiro, puxado por gastos com educação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador considerado a inflação oficial do país, subiu 0,84% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado vem na sequência de um avanço de 0,53% em janeiro e foi mais brando que em fevereiro de 2022, mês que havia fechado com alta de 1,01%. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 5,60% na janela de 12 meses. Esse é o tema em destaque nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros. Ouça a conversa completa!

Saldo de fevereiro: o desempenho do mercado financeiro e os índices econômicos
CBN Investimentos

03/03/2023 - Saldo de fevereiro: o desempenho do mercado financeiro e os índices econômicos

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros aborda o saldo do mês de fevereiro na economia. Como foi o desempenho do mercado acionário e financeiro, o comportamento de índices como IPCA e juros. Ouça a conversa completa!

Com a volta dos impostos federais, gasolina pode subir R$ 0,69 por litro
CBN Investimentos

24/02/2023 - Com a volta dos impostos federais, gasolina pode subir R$ 0,69 por litro

Às vésperas do fim da desoneração tributária sobre a gasolina e o etanol, os combustíveis devem ficar mais caros. Sem a prorrogação da isenção, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos de gasolina, calcula a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Já o etanol hidratado, com a mistura de 27% por litro de gasolina, deve subir R$ 0,24 por litro nos postos. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros explica o que deve mudar para os consumidores. Ouça a conversa completa!

A entrada de capital estrangeiro na Bovespa e o reajuste do salário mínimo
CBN Investimentos

17/02/2023 - A entrada de capital estrangeiro na Bovespa e o reajuste do salário mínimo

Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros traz as informações do cenário econômico no Brasil. Em destaque, a entrada de capital estrangeiro na Bovespa e o reajuste do salário mínimo, que vai chegar a R$ 1.320 a partir de 1º de maio. Ouça a conversa completa!

A taxa de juros e a alta da inflação no Brasil: há previsão de melhora?
CBN Investimentos

10/02/2023 - A taxa de juros e a alta da inflação no Brasil: há previsão de melhora?

A taxa de juros está em 13,75% ao ano, o maior patamar desde janeiro de 2017. Outro dado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que variou 0,53% em janeiro. Trata-se do quarto mês seguido de alta, segundo o IBGE. Nesta edição do CBN Investimentos, o comentarista José Márcio de Barros explica sobre o cenário econômico brasileiro e o que muda para o consumidor. Ouça a conversa completa!

Dólar abaixo de R$ 5,15: é uma boa hora para comprar?
CBN Investimentos

03/02/2023 - Dólar abaixo de R$ 5,15: é uma boa hora para comprar?

Apesar de ainda estar em um patamar considerado elevado, o dólar tem somado semanas em queda frente ao real. A moeda chegou a ficar abaixo de R$ 4,94 na quinta-feira (2) e atualmente encontra-se na casa dos R$5,13. Alguns fatores da economia mundial podem ter promovido a queda da moeda. Mas para quem está planejando fazer uma viagem ou tem o hábito de viajar frequentemente para o exterior, é uma boa hora para comprar o dólar? Este é o tema em destaque nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros. Ouça a conversa completa!

Caso Americanas: ação deve perder seu lugar no Ibovespa; entenda
CBN Investimentos

20/01/2023 - Caso Americanas: ação deve perder seu lugar no Ibovespa; entenda

Com a entrada do pedido de recuperação judicial na quinta-feira (19), a saída da Americanas (AMER3) do Ibovespa se torna algo provável de acontecer. Isso porque, pelas regras da B3, uma empresa em recuperação judicial não é elegível para fazer parte de índices da Bolsa. A Americanas, que está com dívidas que somam R$ 43 bilhões, informou que apresentou pedido imediato de recuperação judicial, após o fracasso das negociações entre acionistas e credores para acertar o valor da injeção de capital na varejista. Em recuperação judicial, a Americanas terá um prazo de blindagem por 180 dias em que todas suas obrigações de dívida ficam suspensas. A saída da Americanas não será só do Ibovespa, mas de todos os índices em que está listada. Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. 

A situação das Americanas e o mercado financeiro. E agora, investidores?
CBN Investimentos

14/01/2023 - A situação das Americanas e o mercado financeiro. E agora, investidores?

As ações da Americanas despencaram quase 80% na bolsa de valores na quinta-feira (12), depois que a empresa publicou comunicado em que diz que foram identificadas “inconsistências em lançamentos contábeis” no balanço, em valor que chega a R$ 20 bilhões. Em outras palavras, a Americanas percebeu que o valor bilionário — que é referente aos primeiros nove meses de 2022 e anos anteriores — não havia sido registrado de forma apropriada nos balanços corporativos da empresa. Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Os erros na hora de fazer o planejamento financeiro do ano novo
CBN Investimentos

06/01/2023 - Os erros na hora de fazer o planejamento financeiro do ano novo

Comece o ano novo com o pé direito e as contas organizada! Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros explica como detectar quais os erros mais comuns que você deve evitar para finalmente conquistar suas metas de ano novo já em 2023 no que diz respeito ao planejamento financeiro. Ouça as explicações completas!

Pix supera mais de 100 milhões de transações em um único dia
CBN Investimentos

26/12/2022 - Pix supera mais de 100 milhões de transações em um único dia

O Pix superou na terça-feira (20) a marca de 100 milhões de transações realizadas em um único dia, alcançando 104,1 milhões de operações. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC). O recorde anterior tinha sido alcançado em 30 de novembro, quando foram registradas 99,4 milhões de transações. “O alcance da nova marca coincidiu com o último dia para o pagamento da segunda parcela do 13° salário”, disse o BC na nota divulgada nesta quarta-feira (21). “Os sistemas do Banco Central funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia, atendendo plenamente à alta demanda.” Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

Os desafios para Fernando Haddad no Ministério da Fazenda e a economia brasileira
CBN Investimentos

19/12/2022 - Os desafios para Fernando Haddad no Ministério da Fazenda e a economia brasileira

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros fala sobre as escolhas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a área econômica do novo governo e quais serão os principais desafios da nova equipe a partir do próximo ano. Além disso, do cenário de uma possível alta da inflação. Ouça a conversa completa!

Dólar em disparada: entenda por que a cotação da moeda está subindo
CBN Investimentos

16/11/2022 - Dólar em disparada: entenda por que a cotação da moeda está subindo

O dólar operou em forte alta na quinta-feira (10), voltando a passar dos R$ 5,30, no maior patamar em duas semanas. O movimento vai na contramão da semana passada quando, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência, a moeda norte-americana caiu 4,5%, e chegou a se aproximar da barreira dos R$ 5. Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

Inadimplência bate recorde e atinge 64 milhões de brasileiros; o que fazer?
CBN Investimentos

21/10/2022 - Inadimplência bate recorde e atinge 64 milhões de brasileiros; o que fazer?

Quatro em cada dez brasileiros adultos estavam negativados até setembro, segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Esse número equivale a 64,25 milhões de pessoas, um recorde do levantamento, realizado há oito anos. No último mês, o volume de consumidores com contas vencidas cresceu mais de 11% em relação ao mesmo período de 2021. Na passagem de agosto para setembro, o número de dívidas apresentou alta de 2,05%. Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. "Apesar da melhora em alguns indicadores econômicos, muitos brasileiros ainda estão com dificuldade de fechar as contas no fim do mês. Parte do problema pode ser explicado pela renda da população que continua baixa", explica o comentarista. Ouça a conversa completa!

Brasil tem terceira deflação seguida; entenda o que representa na economia
CBN Investimentos

14/10/2022 - Brasil tem terceira deflação seguida; entenda o que representa na economia

O Brasil registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo, algo que não era visto no país havia 24 anos. Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em -0,29%, conforme divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas como isso afeta o bolso do brasileiro? Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

Saques da poupança superam depósitos em R$ 5,9 bilhões em setembro, diz BC
CBN Investimentos

08/10/2022 - Saques da poupança superam depósitos em R$ 5,9 bilhões em setembro, diz BC

O Banco Central (BC) informou, nesta semana, que os saques na caderneta de poupança superaram os depósitos em R$ 5,9 bilhões em setembro deste ano. Ao todo, segundo a instituição os depósitos totalizaram R$ 308,7 bilhões; e os saques, R$ 314,6 bilhões. Com isso, a saída líquida (diferença entre saques e depósitos) foi de R$ 5,9 bilhões. Quando os depósitos superam as retiradas, há uma entrada líquida de recursos na caderneta de poupança. Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

Investimentos em setembro: quais foram as melhores opções no mês
CBN Investimentos

30/09/2022 - Investimentos em setembro: quais foram as melhores opções no mês

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros explica como foi o comportamento dos mercados no mês de setembro e o acumulado em 2022. O mês de outubro marca a entrada no último trimestre do ano. E o que esperar? "A minha convicção é que as incertezas com as eleições não vão acabar domingo e nem em 30 de outubro no segundo turno. Como trata-se de uma eleição majoritária muito polarizada, a vitória de um dos lados, o lado perdedor devera custar a aceitar a derrota o que devera causar reflexos nos mercados de cambio e acionário ainda por um bom tempo", explica. "Fazendo uma análise retrospectiva deste mês de setembro, do que ocorreu, vemos que a renda fixa foi o melhor investimento no mês e no ano de 2022 com um ganho liquido de 1,07% e um acumulado de quase 9% em 2022. O dólar foi o ativo que mais rendeu em setembro com uma alta acima de 4%, embora em 2022 ainda apresenta uma queda de 4%", explica. Ouça a conversa completa!

Dólar chega a R$ 5,30; entenda a sua alta
CBN Investimentos

16/09/2022 - Dólar chega a R$ 5,30; entenda a sua alta

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz como destaque as razões da alta do dólar ao longo desta semana. O dólar operou em alta nesta sexta-feira (16), a caminho de uma forte alta semanal diante de receios de novas altas de juros nos Estados Unidos. Às 12h42, por exemplo, a moeda norte-americana subia 0,97%, vendida a R$ 5,2901. Na máxima do dia até o momento, chegou a R$ 5,3098. Ouça a conversa completa!

IPCA: Brasil tem deflação de 0,36% em agosto, influenciada pelos combustíveis
CBN Investimentos

09/09/2022 - IPCA: Brasil tem deflação de 0,36% em agosto, influenciada pelos combustíveis

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz como destaque a notícia que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em -0,36% em agosto, segundo divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9). Foi o segundo mês seguido de deflação. O índice é o menor para um mês de agosto desde 1998 – ou seja, em 24 anos. Mais uma vez, a queda foi influenciada principalmente pela retração nos preços dos combustíveis. A queda foi menos intensa do que a registrada em julho (-0,68%), quando a taxa foi a menor desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 1980. Desde o plano Real, o Brasil registrou deflação 16 vezes. Ouça a conversa completa!

Confira quais foram os melhores investimentos no mês de agosto
CBN Investimentos

02/09/2022 - Confira quais foram os melhores investimentos no mês de agosto

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz como destaque quais foram os melhores investimentos ao longo de agosto. No mês passado, todos os títulos do Tesouro Direto, por exemplo, registraram desempenho positivo. Os prefixados e os títulos longos de inflação lideraram os ganhos. Ouça as explicações completas!

BC aumenta juros: o que é a taxa Selic e como ela afeta a sua vida
CBN Investimentos

05/08/2022 - BC aumenta juros: o que é a taxa Selic e como ela afeta a sua vida

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu na quarta-feira (3) elevar a Selic de 13,25% para 13,75% ao ano, no 12º aumento consecutivo na taxa básica de juros da economia. A elevação dos juros em mais 0,5 ponto percentual irá aumentar os rendimentos de investimentos que acompanham a Selic como CDBs (Certificado de Depósito Bancário), títulos privados e do Tesouro Direito, superando de longe o retorno oferecido pela tradicional caderneta de poupança. Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a conversa completa!

Quando comprar moedas estrangeiras para viajar?
CBN Investimentos

29/07/2022 - Quando comprar moedas estrangeiras para viajar?

Nesta edição do CBN Investimentos o tema em destaque é sugestão da ouvinte Maria. Ela mandou a seguinte mensagem: "Olá, CBN Investimentos. Gostaria de um conselho para quem nunca investiu nada. Tenho apenas 5 mil reais e gostaria de fazer uma viagem. Queria aproveitar a baixa do euro para comprar pra daqui um ano viajar. Gostaria de saber se é viável, nesse momento". O comentarista José Márcio de Barros explica. Ouça a conversa completa!

Confira habilidades que são exigidas dos profissionais que atuam no mercado financeiro
CBN Investimentos

22/07/2022 - Confira habilidades que são exigidas dos profissionais que atuam no mercado financeiro

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz orientações para aqueles que desejam se enveredar profissionalmente no mercado financeiro. Por onde começar? Em destaque o comentarista elenca quais são as certificações necessárias para quem quer trabalhar nessa área. "Os profissionais do mercado financeiro têm certificações que o qualificam para que ele oriente, recomende e controle os recursos e o patrimônio de um investidor", explica. Ouça a conversa completa!

Comece do zero: onde iniciantes devem colocar seus investimentos?
CBN Investimentos

15/07/2022 - Comece do zero: onde iniciantes devem colocar seus investimentos?

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros explica onde pessoas iniciantes no mercado financeiro devem alocar seus recursos e investimentos. E mais: ele explica o comportamento do dólar nos últimos dias. Ouça a conversa completa!

Prévia da inflação: os itens que mais encareceram nos últimos doze meses
CBN Investimentos

24/06/2022 - Prévia da inflação: os itens que mais encareceram nos últimos doze meses

A inflação segue nas alturas, acumulando alta de 12,04% em 12 meses até junho, segundo dados do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial. A disparada dos preços segue disseminada no país, com mais de um terço dos cerca de 360 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE acumulando uma alta anual acima de 12%. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça!

Dólar volta a bater R$ 5 com dados sobre inflação nos EUA
CBN Investimentos

10/06/2022 - Dólar volta a bater R$ 5 com dados sobre inflação nos EUA

O dólar operou em alta nesta sexta-feira (10), depois que dados divulgados pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos mostraram que a inflação lá fora chegou a 8,6% no acumulado em 12 meses, o que deve fazer as taxas de juros americanas subirem mais. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça!

Brasil volta ao ranking das dez maiores economias do mundo
CBN Investimentos

03/06/2022 - Brasil volta ao ranking das dez maiores economias do mundo

O Brasil voltou ao ranking das dez maiores economias do mundo. O país saiu da 13ª posição, no 4º trimestre de 2021, para a 10ª colocação, em março deste ano. Os dados são da agência Austin Rating. O Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Brasil chegou a US$ 1,83 trilhão. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça!

Endividamento atinge 70% dos brasileiros; cartão de crédito é o principal vilão
CBN Investimentos

27/05/2022 - Endividamento atinge 70% dos brasileiros; cartão de crédito é o principal vilão

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa os resultados da pesquisa feita pela entidade de defesa do consumidor Proteste, que mostrou que 23% das pessoas afirmam estar "muito endividadas". Somando os "muito endividados" (23%) e os que estão "um pouco endividados" (47%), um total de 70% dos entrevistados se sentem em algum medida endividados. O cartão de crédito continua sendo o principal vilão do endividamento. No entanto, a participação dele caiu. No ano passado, ele foi citado por 81% dos respondentes. Esse ano, esse número caiu para 72%. O desemprego também aparece como uma das principais justificativas para a situação financeira adversa. Ele foi citado por 44% das pessoas. No ano passado, era 65%. Ouça!

Entenda a crise de confiança que abala o mercado mundial de criptomoedas
CBN Investimentos

20/05/2022 - Entenda a crise de confiança que abala o mercado mundial de criptomoedas

Na última semana, investidores das moedas digitais enfrentaram dias de muita instabilidade. Um levantamento feito pelo "Crypto Rank" constatou que o valor de mercado global das criptomoedas derreteu cerca de US$ 1 trilhão desde o início de 2022. Isso representa uma queda de 44,71% no período. O que tem levado a esse cenário de crise? Esse e outros destaques do mercado financeiro José Márcio de Barros traz nesta edição do CBN Investimentos. Ouça!

Desvendando a renda fixa, que ganhou 1,5 milhão de investidores em um ano
CBN Investimentos

13/05/2022 - Desvendando a renda fixa, que ganhou 1,5 milhão de investidores em um ano

A dispara da Selic – que passou de 2% no início de 2021 para os atuais 12,75% – impulsionou a entrada dos investidores pessoa física na renda fixa. A renda fixa costuma se tornar mais atraente para os investidores em momentos de juros elevados – em especial os investimentos atrelados à própria Selic. Em 12 meses, esse segmento de investimentos ganhou 1,5 milhão de novos investidores pessoa física, uma alta de 17%, para 10,3 milhões de CPFs. Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros desvenda a renda fixa. Ouça!

Juros sobem no Brasil e nos EUA: entenda o impacto no mercado de investimentos
CBN Investimentos

06/05/2022 - Juros sobem no Brasil e nos EUA: entenda o impacto no mercado de investimentos

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa o aumento dos juros ocorrido nos Estados Unidos na chamada "Super Quarta" e quais são os impactos ao mercado de investimentos. "A reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) aumentou os juros em 0,5%, que agora está no intervalo entre 0,75% a 1%. Desde o início do ano 2000 não havia um aumento dessa magnitude", explica. O comentarista também fala sobre a escalada da Selic no Brasil: "A taxa saiu de 11,75% e foi para 12,75%. Para darmos uma ideia ao nosso ouvinte que não acompanha o dia a dia do mercado: um título público federal prefixado, que vence em janeiro de 2023, está pagando juros de 12,56% ao ano. Um recorde!". Ouça as explicações completas!

Qual foi a melhor aplicação nestes primeiros quatro meses do ano?
CBN Investimentos

29/04/2022 - Qual foi a melhor aplicação nestes primeiros quatro meses do ano?

Nesta edição do "CBN Investimentos", José Márcio de Barros aborda quais foram as melhores - e piores - aplicações entre janeiro e abril deste ano. "O pior investimento em abril foi quem aplicou na Bolsa. Já a Selic variou 0,83% e no ano acumula um ganho de 3,29%. As cadernetas de poupança renderam 0,6% e acumulam ganho de 2,23% ao ano", explica. Além disso, ele explica, "o dólar subiu bem este mês de abril e apresentou uma alta de 5,77%, porém, no ano de 2022 desvalorizou-se 10,21% frente ao real. O ouro teve uma alta de 2,05% em abril, porem assim como dólar apresentou uma variação negativa de 9,7%", explica. Ouça a conversa completa!

Inflação é a maior para março em 28 anos; saiba o que está pesando no seu bolso
CBN Investimentos

08/04/2022 - Inflação é a maior para março em 28 anos; saiba o que está pesando no seu bolso

Alimentos, combustíveis... O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, acelerou para 1,62% em março, após alta de 1,01% em fevereiro, segundo divulgou na sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da maior taxa para meses de março desde 1994. Ou seja, em 28 anos, antes da implantação do Plano Real. É também a maior inflação mensal desde janeiro 2003 (2,25%). Tema para José Márcio de Barros, nesta edição do "CBN Investimentos". Ouça a conversa completa!

Os impactos no aumento da taxa de juros na economia brasileira e mundial
CBN Investimentos

18/03/2022 - Os impactos no aumento da taxa de juros na economia brasileira e mundial

Nesta edição do "CBN Investimentos", José Márcio de Barros traz como destaque os impactos que o aumento da taxa de juros trazem para a economia brasileira e mundial, em especial a dos Estados Unidos. "Embora o Brasil esteja vivendo internamente um momento econômico delicado, com inflação alta, desemprego elevado, queda nas previsões do PIB para 2022, vivendo também uma fase de volatilidade comum em período pré- eleitoral, os investidores estrangeiros não deixaram de apostar no mercado financeiro e de capitais brasileiros", aponta o comentarista. Ouça a conversa completa!

Reajuste no preço dos combustíveis, impactos na inflação e no dia a dia
CBN Investimentos

11/03/2022 - Reajuste no preço dos combustíveis, impactos na inflação e no dia a dia

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz como destaque as mais recentes notícias envolvendo o cenário econômico do país. Após 57 dias sem reajustes, a Petrobras anunciou na quinta-feira (10) de 18,7% para o preço da gasolina e de 24,9% para o óleo diesel nas refinarias, num cenário marcado por cotações elevadas do petróleo decorrentes da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os preços do gás de cozinha foram reajustados em 16,1%, depois de 152 dias. Os aumentos, que entraram em vigor, vão pressionar a inflação, e podem levar o Banco Central a elevar ainda mais a taxa básica de juros. Outro destaque. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, acelerou para 1,01% em fevereiro, após ter registrado taxa de 0,54% em janeiro, segundo divulgou nesta sexta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ouça a análise completa!

Entenda os impactos do conflito russo-ucraniano nos mercados
CBN Investimentos

25/02/2022 - Entenda os impactos do conflito russo-ucraniano nos mercados

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros fala sobre os impactos do conflito russo-ucraniano nos mercados. Ouça:

Primeiro investimento de pessoas físicas na B3 ficou na casa dos R$ 44 em dezembro
CBN Investimentos

11/02/2022 - Primeiro investimento de pessoas físicas na B3 ficou na casa dos R$ 44 em dezembro

A B3, bolsa de valores brasileira, atingiu a marca 4,2 milhões de pessoas físicas no mês de janeiro. São 1,2 milhão de mulheres e 3,8 milhões de homens investindo em renda variável através de 5 milhões de contas abertas em corretoras (uma mesma pessoa pode ter conta em mais de uma corretora). As pessoas físicas, agora, representam um montante de R$ 501 bilhões no mercado do Brasil - 17% do total de recursos investidos em 'equities' na B3. A mediana do primeiro investimento é cada vez mais baixa. Em dezembro do ano passado, ficou na casa dos R$ 44, o menor valor observado desde 2014. O apetite dos pequenos investidores não fica somente no mercado de ações. Houve aumento expressivo de pessoas físicas investindo em Certificado de Depósito de Ações (BDRs) e Fundos de Índices (ETFs). Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça:

Como evitar os erros comuns ao se investir na Bolsa
CBN Investimentos

21/01/2022 - Como evitar os erros comuns ao se investir na Bolsa

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz como destaque a informação de que com a pandemia e os confinamentos, um "boom" de investidores jovens decidiu começar a operar na bolsa de valores. E um levantamento realizado pela "BBC News" apontou alguns dos principais erros cometidos pelos investidores novatos ao decidir aplicar o seu dinheiro na bolsa de valores. O comentarista fala sobre o assunto. Ouça as explicações completas!

Três fatos que motivaram a retirada de R$ 35,5 bilhões da poupança em 2021
CBN Investimentos

07/01/2022 - Três fatos que motivaram a retirada de R$ 35,5 bilhões da poupança em 2021

Pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos e pelo maior endividamento dos brasileiros, a caderneta de poupança registrou, em 2021, a terceira maior retirada líquida da história. No ano passado, os investidores sacaram R$ 35,5 bilhões a mais do que depositaram, informou o Banco Central. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça!

Inflação bate retorno das aplicações no ano
CBN Investimentos

31/12/2021 - Inflação bate retorno das aplicações no ano

Num ano em que o Ibovespa figurou entre os piores desempenhos globais, os juros subiram e a inflação corroeu o poder de compra do brasileiro, sobrou frustração para o investidor com o desempenho de sua carteira. No Brasil de 2021, nenhuma aplicação financeira conseguiu superar a inflação. A inflação ganhou do Ibovespa, da renda fixa, do dólar e até do ouro. Tema para o comentarista José Márcio de Barros nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a análise completa!

Capital estrangeiro entra e nacional sai: o que explica este movimento na B3?
CBN Investimentos

24/12/2021 - Capital estrangeiro entra e nacional sai: o que explica este movimento na B3?

O Ibovespa caminha para fechar seu pior ano desde 2015. Mas 2021 também será marcado pelo maior fluxo de entrada de estrangeiros da B3 já visto até então. Enquanto investidores locais vão para a renda fixa atraídos por juros mais altos, os de fora, que respondem por mais de 50% dos negócios da Bolsa, têm comprado mais ativos de risco. O que explica esse movimento? Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça!

Começa a quarta fase do 'open banking'; entenda como funciona
CBN Investimentos

17/12/2021 - Começa a quarta fase do 'open banking'; entenda como funciona

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros informa que entrou em operação, na última quarta-feira (15). a quarta e última fase do open banking, sistema de compartilhamento de dados financeiros supervisionado pelo Banco Central. Nessa nova etapa, será permitido o compartilhamento de informações sobre investimentos, serviços relacionados a câmbio, credenciamento, seguros e previdência. Ouça!

PGBL: previdência privada explicada ponto a ponto
CBN Investimentos

10/12/2021 - PGBL: previdência privada explicada ponto a ponto

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros explica se vale a pena as pessoas investirem no plano de previdência privada da modalidade 'Plano Gerador de Benefício Livre'. PGBL é o modelo de previdência privada mais indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Isso acontece porque o PGBL permite abater até 12% da renda tributável anual em aportes na previdência. Ouça!

Semana de quedas: Ibovespa acumula perdas e PIB cai 0,1% no trimestre
CBN Investimentos

03/12/2021 - Semana de quedas: Ibovespa acumula perdas e PIB cai 0,1% no trimestre

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros repercute a semana de quedas na economia. O Ibovespa apresentou um queda de 1,53% e já acumula uma perda de 14,37%. Já o PIB brasileiro caiu 0,1% no terceiro trimestre. Ouça a análise!

Por que o touro é considerado um símbolo do mercado financeiro
CBN Investimentos

19/11/2021 - Por que o touro é considerado um símbolo do mercado financeiro

A B3 inaugurou, no centro histórico de São Paulo, uma escultura chamada Touro de Ouro, inspirada no Touro de Wall Street, que fica no centro financeiro de Nova York. Mas o que esse animal tem a ver com o mercado financeiro? José Márcio de Barros comenta o assunto nesta edição do CBN Investimentos, que recebe o também economista Pablo Spyer, o 'Tourinho'. No mercado financeiro, o touro representa "otimismo e a força dos investidores". A origem dessa metáfora está numa expressão usada no mercado financeiro para se referir ao movimento de alta nos papéis, quando os preços estão subindo: "bull market” (mercado do touro, em tradução livre). Ouça!

Selic vai para 7,75% ao ano, já Bolsa acumula queda: momento é de investir!
CBN Investimentos

29/10/2021 - Selic vai para 7,75% ao ano, já Bolsa acumula queda: momento é de investir!

A fato que marcou o noticiário econômico nesta semana foi a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que, por unanimidade, elevou a Selic - taxa básica de juros - de 6,25% para 7,75% ao ano. Em comunicado, o Copom informou que a instabilidade no mercado financeiro provocada pela decisão de mudar o cálculo do teto de gastos fez o Banco Central aumentar ainda mais o ritmo de aperto monetário. Na avaliação do órgão, os acontecimentos recentes elevaram o risco de a inflação subir mais que o previsto, justificando a alta dos juros. José Márcio de Barros traz sua análise e avalia a situação dos investimentos. Ouça!

Auxílio Brasil implode teto de gastos e equipe econômica; Guedes diz que fica e anuncia secretário
CBN Investimentos

22/10/2021 - Auxílio Brasil implode teto de gastos e equipe econômica; Guedes diz que fica e anuncia secretário

Desde o início desta semana, o governo federal trabalha para pagar um novo auxílio social - o "Auxílio Brasil" - no valor de R$ 400. Porém, a decisão fura o teto de gastos, o que desagradou o mercado e implodiu a equipe econômica de Paulo Guedes. Nesta quinta-feira (21), três funcionários-chave do Ministério da Economia pediram demissão. Nesta sexta-feira, o mercado reagiu com a disparada do dólar e a queda da bolsa. Em pronunciamento, Guedes afirmou que o teto de gastos é "só um símbolo" e não pode priorizar a política fica e não atender "os mais frágeis". O ministro também anunciou o nome do novo secretário especial de Tesouro e Orçamento - André Esteves Colnago. Ouça a análise de José Márcio de Barros!

Por que os brasileiros estão deixando de colocar dinheiro na poupança?
CBN Investimentos

15/10/2021 - Por que os brasileiros estão deixando de colocar dinheiro na poupança?

O mês de setembro registrou o maior saque da caderneta de poupança na história. O motivo? A inflação. A rentabilidade da poupança descontada a inflação medida pelo IPCA em 12 meses para o mês é de -7,46%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo em setembro teve alta de 1,16%. Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, o valor chegou a 10,25%, enquanto de janeiro a setembro de 2021, o acumulado foi de de 6,90%. Os dados foram levantados pela "Economatica". Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a análise!

Inflação fica em 1,16% em setembro e atinge 10,25% em 12 meses
CBN Investimentos

08/10/2021 - Inflação fica em 1,16% em setembro e atinge 10,25% em 12 meses

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros destaca que a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, acelerou de 0,87% em agosto para 1,16% em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior taxa para meses de setembro desde o início do Plano Real, em 1994, quando o índice foi de 1,53%. Ouça a análise!

Análise: está sendo um bom negócio investir na Bolsa neste ano?
CBN Investimentos

01/10/2021 - Análise: está sendo um bom negócio investir na Bolsa neste ano?

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa o desempenho da B3 nos últimos meses. Será que está sendo um bom negócio investir na Bolsa neste ano de tantas turbulências políticas e econômicas? O que há de melhor e de pior investimento neste ano, até setembro? Ouça!

Selic a 6,25%: o que o mercado espera para os próximos meses
CBN Investimentos

24/09/2021 - Selic a 6,25%: o que o mercado espera para os próximos meses

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, na última quarta-feira (22), a elevação da taxa básica de juros - a Selic - em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano. Esta foi a quinta alta consecutiva. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, diz o comitê em sua decisão. José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos, analisa este cenário econômico. Ouça a análise completa!

Análise: aumento do IOF surpreendeu mercado financeiro
CBN Investimentos

17/09/2021 - Análise: aumento do IOF surpreendeu mercado financeiro

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros destaca que o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para elevar, até o fim de 2021, a alíquota do IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. O dinheiro arrecadado será usado para custear o Auxílio Brasil, programa proposto pelo governo para substituir o Bolsa Família. Agora, as operações de crédito de pessoas jurídicas terão alíquota de 2,04%, contra 1,5% antes, e as das pessoas físicas terão alíquota de 4,08%, ante 3%. Ouça a análise completa!

'Inflação anual deve chegar a 10%, mas impacto sentido no bolso será maior'
CBN Investimentos

10/09/2021 - 'Inflação anual deve chegar a 10%, mas impacto sentido no bolso será maior'

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial do Brasil, teve alta de 0,87% em agosto. Essa é a maior variação para o mês desde o ano 2000. O dado foi pressionado, principalmente, pela alta de 8 dos 9 grupos de produtos e serviços. A inflação acumulada dos últimos 12 meses ficou em 9,68% - bem acima das metas estabelecidas. Na análise de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos, a inflação de 2021 deve chegar aos 10%, mas o impacto sentido pelos brasileiros deverá ser ainda maior, já que os combustíveis tiveram alta superior a 30% e itens de alimentação acumularam um aumento de quase 17%.

PIB do 2º trimestre fica aquém do esperado e mercado corta projeções futuras
CBN Investimentos

03/09/2021 - PIB do 2º trimestre fica aquém do esperado e mercado corta projeções futuras

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registra queda de 0,1% no segundo trimestre de 2021. O resultado decepcionou e o mercado cortou as projeções futuras. Para o ano 2021, o Goldman Sachs revisou o PIB de 5,4% para 4,9% e o J.P. Morgan reduziu de 5,5% para 5,2%. Para o terceiro trimestre, espera-se que a atividade possa devolver a vitalidade a economia, porém alguns fatores contrários ao crescimento estão latentes. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos.

Crise hídrica, aumento na conta de luz e outros destaques econômicos da semana
CBN Investimentos

27/08/2021 - Crise hídrica, aumento na conta de luz e outros destaques econômicos da semana

As incertezas políticas com ameaça de manifestações de 7 de setembro, o início da corrida eleitoral para 2022 e a crise hídrica têm afetado diretamente na economia brasileira. No CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa o cenário atual e as expectativas para o futuro.

Inflação alta e outros fatores fazem renda fixa retomar prestígio
CBN Investimentos

20/08/2021 - Inflação alta e outros fatores fazem renda fixa retomar prestígio

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa como a inflação alta e outros fatores colaboraram para que a renda fixa voltasse a ser escolhida pelos investidores. Ouça o comentário completo.

Open Banking vai permitir até pagar contas com saldo de contas diferentes no mesmo app
CBN Investimentos

13/08/2021 - Open Banking vai permitir até pagar contas com saldo de contas diferentes no mesmo app

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa como se comportaram a B3, a bolsa de valores brasileira, e as bolsas dos Estados Unidos. Em território nacional, os três últimos pregões foram de queda acentuada, favorecida pelo cenário político interno. Nos EUA, Dow Jones e Nasdaq em níveis recorde e S&P 500 bateu pela 47ª vez o recorde em 2021. O comentarista também destaca o "open banking".

Selic em 5,25%: o que está por trás da alta dos juros em 10 tópicos
CBN Investimentos

06/08/2021 - Selic em 5,25%: o que está por trás da alta dos juros em 10 tópicos

Na última quarta-feira (04), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 5,25% ao ano. O aumento de 1% é o maior em 18 anos e já há a sinalização de possível repetição do reajuste na próxima reunião, marcada para os dias 3 e 4 de setembro. As condições desfavoráveis da inflação foram a principal causa desta "dose reforçada" no aumento dos juros, que inicialmente estava prevista para ser de 0,75%. O que está por trás desta alta desenfreada da inflação? Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos! Ouça a análise econômica!

Julho termina com bom desempenho de ouro e dólar na carteira de investimentos
CBN Investimentos

30/07/2021 - Julho termina com bom desempenho de ouro e dólar na carteira de investimentos

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa o comportamento dos ativos no mês de julho. O melhor investimento foi para quem apostou no ouro, que apresentou uma variação de quase 5%. O dólar, por sua vez, foi o segundo melhor retorno em julho, com uma variação de 1,24% frente ao real. Por último, o desempenho do Ibovespa foi negativo em 1,89% no mês. Ouça a análise!

Após série de retiradas, estrangeiros investem meio bilhão na bolsa brasileira
CBN Investimentos

23/07/2021 - Após série de retiradas, estrangeiros investem meio bilhão na bolsa brasileira

Após seis pregões retirando altos volumes de dinheiro da B3, a bolsa brasileira, os investidores estrangeiros aportaram cerca de meio bilhão de reais na última quarta-feira (21). Mesmo com o ingresso de R$ 500 milhões, os "gringos" já retiraram R$ 5 bilhões do mercado acionário brasileiro em julho. Porém em 2021, o fluxo de recursos estrangeiros segue positivo em R$ 43 bilhões. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos! O comentarista explica que este momento de venda é fruto de uma possível "realização de lucros " e não foi privilegio somente dos estrangeiros - pessoas físicas brasileiras retiraram, só no dia 21 de julho, R$ 173 milhões da B3. Ouça!

Consumo das famílias ganha força, de acordo com medidor do PIB
CBN Investimentos

16/07/2021 - Consumo das famílias ganha força, de acordo com medidor do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,8% em maio comparado ao mês de abril. É o que apontou o Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em comparação com o maio de 2020, marcado pelo pior momento da economia no ano passado, a alta foi de 13,4%. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos! O economista destaca que um dos setores que apresentou maior crescimento foi o consumo das famílias (+10%). O setor de bens duráveis e semi duráveis também cresceu. Ouça a análise!

Captação de fundos de investimentos bate recorde e cresce 1.700% no 1º semestre
CBN Investimentos

09/07/2021 - Captação de fundos de investimentos bate recorde e cresce 1.700% no 1º semestre

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa o anúncio feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) sobre a captação líquida dos fundos de investimentos, que bateu recorde no primeiro semestre de 2021. Enquanto em 2020, a indústria de Fundos passou por um saque de R$ 91,6 bilhões, neste 1º semestre, houve captação líquida de R$ 206 bilhões - um crescimento de 1.700%. A categoria que mais captou foi a de fundos de renda fixa, com o aporte de R$ 98,9 bilhões.

Ibovespa apresentou melhor rentabilidade entre investimentos no semestre
CBN Investimentos

02/07/2021 - Ibovespa apresentou melhor rentabilidade entre investimentos no semestre

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa o desempenho de indicadores e ativos em junho. No ultimo mês, a maior rentabilidade foi obtida por aqueles que alocaram os seus recursos no Índice Bovespa da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa apresentou um ganho de 0,46% contra uma valorização de 0,31% da taxa Selic e de meros 0,20% da correção da Caderneta de Poupança. O dólar apresentou uma queda de 4,40% e o ouro foi a pior aposta - passou por uma queda vertiginosa de 11% em junho.

Novo aumento da Selic e as condições de voltar o "fantasma" da inflação
CBN Investimentos

18/06/2021 - Novo aumento da Selic e as condições de voltar o "fantasma" da inflação

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros comenta a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), na última quarta-feira (16), de elevar a Selic, taxa básica de juros, em 0,75% - de 3,5% para 4,25%. Segundo o comentarista, o movimento do Copom já era esperado pelo mercado, mas as condições econômicas são adversas, principalmente no que se refere ao "fantasma" da inflação. A próxima reunião é no dia 4 de agosto e já a a sinalização de mais um aumento de 0,75%. Ouça!

Bovespa valoriza 9% desde maio, superando a barreira histórica de 130 mil pontos
CBN Investimentos

11/06/2021 - Bovespa valoriza 9% desde maio, superando a barreira histórica de 130 mil pontos

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa a marca histórica do índice Bovespa, atingida nesta semana. O principal indicador do mercado financeiro chegou a casa dos 130 mil pontos - uma valorização de 9% desde o início de maio. O economista considera "inexplicável" a alta dos ativos brasileiros e aponta fatores internos e externos para o otimismo econômico.

Clima econômico brasileiro será favorecido pela vacinação, mostra pesquisa
CBN Investimentos

21/05/2021 - Clima econômico brasileiro será favorecido pela vacinação, mostra pesquisa

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) prevê melhora no clima econômico brasileiro para o 2º trimestre de 2021. A expectativa para, de fato, haver uma retomada mais consistente da economia está na vacinação contra a Covid-19 e a esperança pela imunização em um ritmo mais veloz nos próximos meses. Assunto para José Márcio de Barros, que nesta edição do CBN Investimentos recebe a líder da sondagem, a economista Lia Valls, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-IBRE). Ouça!

Você usa o Pix? Números da ferramenta após 6 meses no ar surpreendem
CBN Investimentos

14/05/2021 - Você usa o Pix? Números da ferramenta após 6 meses no ar surpreendem

Com apenas seis meses de funcionamento, o volume financeiro de transações do Pix já superou R$ 1 trilhão. Só o número de transações ultrapassa 1,5 bilhão e o número de usuários chega a 87 milhões, sendo 82 milhões de pessoas físicas e 5 milhões de pessoas jurídicas. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos! Na análise do economista, o volume de transações e de valores envolvendo o Pix atesta o sucesso da ferramenta de pagamentos instantâneos.

Aumento da taxa de juros: bom ou ruim? Selic pode chegar a 5,5%
CBN Investimentos

07/05/2021 - Aumento da taxa de juros: bom ou ruim? Selic pode chegar a 5,5%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, na última quarta-feira (05), elevar a Selic - taxa básica de juros - em 0,75 ponto percentual, para 3,50% ao ano. Assunto para José Márcio de Barros, que traz detalhes da ata da reunião que definiu o reajuste. O comentarista aponta que o comunicado do Bacen já prevê a Selic no patamar de 5,5% em dezembro, em função da inflação de alimentos e do aumento dos preços dos bens industriais - cenário classificado como preocupante. Ouça a análise completa!

Como começar a investir e se programar para os próximos 25 anos?
CBN Investimentos

30/04/2021 - Como começar a investir e se programar para os próximos 25 anos?

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz dicas e orientações para aqueles que desejam começar a investir e, claro, desejam se programar para o futuro. "Um indivíduo para ter recursos disponíveis para aplicar/investir (mesmo que seja pouco), deve aprender a organizar as suas finanças pessoais - isso é valido para as empresas também. As receitas terão que ser maiores do que as despesas/gastos de forma que sobre algum recurso para ser investido/aplicado".  Ele segue: "A segunda coisa é que as pessoas devem ter controle sobre os seus gastos, despesas. 'Cortar custos é igual cortar unha e cortar cabelos', sempre tem o que cortar. Aí, sim, chega-se num estágio três. Onde? Em que aplicar? Por quanto tempo? Qual é o perfil de quem investe? Qual o risco que o aplicador vai correr?", indaga.

Onda das IPOs: empresas capixabas miram bolsas de valores
CBN Investimentos

23/04/2021 - Onda das IPOs: empresas capixabas miram bolsas de valores

Até agora, somente duas empresas capixabas possuem capital aberto em bolsa de valores: o Banestes e a Fertilizantes Heringer, ambas na B3 - em São Paulo. Mas esse cenário pode mudar em 2021, já que pelo menos cinco empresas do Espírito Santo miram a entrada na bolsa de valores. A fintech Picpay, por exemplo, quer abrir capital na bolsa eletrônica Nasdaq (EUA). Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. O comentarista analisa a onda das IPOs pelo Estado e em todo o Brasil.

Análise: empresas deverão investir R$ 6 bi em aeroportos privatizados
CBN Investimentos

09/04/2021 - Análise: empresas deverão investir R$ 6 bi em aeroportos privatizados

O governo federal, na última quarta-feira (07) na B3, realizou novo leilão para privatização de aeroportos. Foram concedidos 22 aeroportos em 12 estados, arrecadando-se R$ 3,3 bilhões em outorgas. A concorrência foi feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em três blocos: Norte, Sul e Central. Assunto para José Márcio de Barros, no CBN Investimentos! A brasileira CCR ganhou os blocos Sul e Central e a francesa Vinci ganhou o bloco Norte. As duas deverão investir R$ 6 bilhões em melhorias nos terminais. Ouça a análise econômica!

Por que os gastos de estrangeiros no Brasil podem se tornar inéditos
CBN Investimentos

26/03/2021 - Por que os gastos de estrangeiros no Brasil podem se tornar inéditos

Os brasileiros gastaram 240 milhões de dólares no exterior em fevereiro de 2021. O número representa uma queda de 73%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os gastos de estrangeiros no Brasil também diminuíram - cerca de 55%. Os dados são do Banco Central. Na análise de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos, é preciso fazer um balanço entre esses dois grupos. Segundo o economista, o déficit entre gastos brasileiros em outros países e gastos de estrangeiros no País diminuiu, e se o índice continuar nesse ritmo, os estrangeiros gastarão mais no Brasil do que os brasileiros no exterior, o que era uma realidade impensável.

O que é visto e o que não é visto no aumento da taxa Selic
CBN Investimentos

22/03/2021 - O que é visto e o que não é visto no aumento da taxa Selic

Na última quarta-feira (17), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, aumentar a Selic - taxa básica de juros - em 0,75%. Assim, a taxa passou de 2% para 2,75% ao ano. Como essa elevação afetam na prática, a vida do cidadão brasileiro? E as empresas? Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. "Perdem as pessoas físicas, que veem as taxas dos cheques especiais e parcelamento das faturas de cartão de credito ficarem mais altas. Perdem as empresas, porque tem os seus custos financeiros majorados", avalia o comentarista. Ouça!

Análise: alta da inflação vai impulsionar elevação na taxa de juros
CBN Investimentos

12/03/2021 - Análise: alta da inflação vai impulsionar elevação na taxa de juros

O IBGE divulgou, na última quinta-feira (11), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, de fevereiro. Assunto desta edição do CBN Investimentos! O resultado do mês ficou 0,89%, contra 0,25% em janeiro. Segundo José Márcio de Barros, o número veio acima do esperado pelo mercado, que previa 0,70%. Com isso, a Selic - taxa básica de juros - deverá subir na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para a próxima semana.

B3 cai em relação ao mundo; Retiradas da poupança diminuem em janeiro
CBN Investimentos

05/03/2021 - B3 cai em relação ao mundo; Retiradas da poupança diminuem em janeiro

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros apresenta o panorama da bolsa de valores brasileira. A B3 é uma das bolsas que mais cai em relação a outros pares internacionais. Outro dado trazido pelo comentarista é do das retiradas da Caderneta de Poupança. O montante retirado pelos investidores caiu em fevereiro, em relação ao mês anterior. No segundo mês do ano, foram sacados R$ 5,8 bilhões, ante ao triplo do valor em janeiro - R$ 18,1 bilhões.

Contrariando analistas, Petrobras lucra e vai pagar dividendos
CBN Investimentos

26/02/2021 - Contrariando analistas, Petrobras lucra e vai pagar dividendos

Contrariando a previsão de prejuízo feita por analistas do mercado financeiro, a Petrobras registrou lucro de R$ 59,89 bilhões no quarto trimestre de 2020 e fechou o ano no azul - com liquidez de R$ 7,1 bilhões. Assunto para José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos! A empresa, inclusive, aprovou o pagamento de R$ 10,3 bilhões em dividendos aos investidores - equivalente a 5% do capital social, aplicado tanto às ações preferenciais quanto às ordinárias. O valor é equivalente a R$ 0,78 por ação em circulação. Ouça a análise completa!

Pagamentos através de cartões aumentam 8,2%; saiba os motivos
CBN Investimentos

12/02/2021 - Pagamentos através de cartões aumentam 8,2%; saiba os motivos

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros conversou com Ricardo Vieira, vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Credito e Serviços (Abecs). Segundo um balanço, divulgado pela associação, os pagamentos feitos pelos brasileiros com cartões de crédito, débito e pré-pagos chegaram aos R$ 2 trilhões em 2020, o que corresponde a um crescimento de 8,2% na comparação com o ano anterior.

Análise: resgates da poupança superam os depósitos em janeiro
CBN Investimentos

05/02/2021 - Análise: resgates da poupança superam os depósitos em janeiro

O primeiro mês de 2021 foi de resgates da poupança superando os depósitos. Em janeiro, os resgates líquidos foram da ordem de R$ 18,1 bilhões, o maior saque para um mês de janeiro desde o início da série histórica do Banco Central, em 1995. Assunto para análise de José Márcio de Barros, esta edição do CBN Investimentos! O comentarista também traz um panorama da semana na economia. Ouça:

Análise: dólar desponta como ativo mais valorizado em janeiro
CBN Investimentos

29/01/2021 - Análise: dólar desponta como ativo mais valorizado em janeiro

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros apresenta o panorama do mercado financeiro no primeiro mês de 2021. O ativo que mais valorizou foi o dólar, com variação positiva de 5,67%. Na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, desempenho negativo. O índice Bovespa terminou janeiro com uma queda de 1,31%. Ao redor do mundo, bolsas também recuaram. Somente China e Japão operaram no positivo. Ouça a análise completa:

Análise: mundo 'surfa' na onda azul, mas Brasil segue outro caminho
CBN Investimentos

22/01/2021 - Análise: mundo 'surfa' na onda azul, mas Brasil segue outro caminho

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros um "overview" da situação política e econômica do Brasil e do mundo. Em sua análise, enquanto o mundo surfa uma onda positiva, o índice Ibovespa segue o caminho da queda. Isso porque o que está acontecendo lá fora, como a posse de um novo presidente americano, não consegue segurar o que acontece aqui dentro do País, como o desequilíbrio das contas públicas, eleição no Congresso Nacional e agravamento da segunda onda da covid-19. Além disso, a comentarista também destaca: uma reunião do Comitê de Política Monetária, que era para ser inexpressiva, causou rebuliço econômico. Ouça:

Análise: Pacote trilionário de Biden estimula bolsa brasileira
CBN Investimentos

15/01/2021 - Análise: Pacote trilionário de Biden estimula bolsa brasileira

O anúncio de um pacote de R$ 2 trilhões proposto pelo presidente eleito Joe Biden (EUA) robusteceu as operações das bolsas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ontem (14), o índice Bovespa avançou 1,27%, chegando a marca de 123.480 pontos e movimentação superior a R$ 30 bilhões. Assunto para análise de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. A expectativa com o pacote trilionário e as notícias de campanhas de vacinação contra covid-19 reforçaram apostas de recuperação da economia global, inflando os ativos financeiros, aponta o comentarista. Ouça!

Análise: em cenário moderado, Ibov pode chegar a 135 mil pontos
CBN Investimentos

08/01/2021 - Análise: em cenário moderado, Ibov pode chegar a 135 mil pontos

A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, começou 2021 surfando na "onda azul" do final de 2020. O jargão utilizado pelos economistas refere-se à cor do Partido Democrata, do presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden, cuja vitória impulsionou o mercado financeiro. Nesta semana, o índice Bovespa bateu a marca histórica e se aproxima de ultrapassar os 125 mil pontos. Na análise de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos, há três cenários para a bolsa em 2021: o conservador, com o Ibovespa na casa dos 90 mil pontos em 2021; o base, com a bolsa em 135 mil pontos; e o otimista, que prevê que o IBOV atinja os 155 mil pontos até o fim do ano. Ouça:

Em 10 meses, Ibovespa valoriza 85% e bate 115 mil pontos em dezembro
CBN Investimentos

11/12/2020 - Em 10 meses, Ibovespa valoriza 85% e bate 115 mil pontos em dezembro

O índice Bovespa, que em março estava em 65 mil pontos, bateu 115 mil pontos nesta sexta-feira (11) - uma valorização de 85%. Assunto para análise de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Segundo o comentarista, o volume de negociação também surpreende: só ontem (10), foram R$ 24 bilhões negociados. A semana também foi de IPO, a maior desde 2013. A Rede D'Or, do ramo hospitalar, estreou na B3 e captou R$ 11,4 bilhões e ganhos de 11% no primeiro dia de comercialização de suas ações. Ouça a análise completa:

Análise: desempenho do Ibovespa em novembro supera bolsas do mundo
CBN Investimentos

28/11/2020 - Análise: desempenho do Ibovespa em novembro supera bolsas do mundo

O índice Bovespa vive uma onda azul. Nesta semana, fechou todos os dias acima de 100 mil pontos, e está variando na casa dos 110 mil pontos. José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos, traz em sua análise que no mês de novembro sobe frente a outras nove bolsas de países emergentes e sobre as três principais bolsas americanas (S&P 500, a Nasdaq e o Dow Jones). A média diária de negócios no mês foi de quase R$ 30 bilhões e, segundo o comentarista, nem mesmo as incertezas fiscais tem sido capazes de afastar os investidores. Ouça a análise completa.

Análise: Reta final de 2020 é marcada de incertezas para a economia
CBN Investimentos

30/10/2020 - Análise: Reta final de 2020 é marcada de incertezas para a economia

Faltando dois meses para o fim de 2020, José Márcio de Barros analisa a reta final do ano para a economia nesta edição do CBN Investimentos. Incertezas, segundo o comentarista, tomam conta dos mercados. O indicativo de nervosismo foi a queda das bolsas de valores ao redor do mundo e alta do dólar nessa semana. Ouça a análise completa:

Prévia do PIB aponta crescimento da economia brasileira em agosto
CBN Investimentos

16/10/2020 - Prévia do PIB aponta crescimento da economia brasileira em agosto

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (15) o IBC-Br de agosto. O indicador é considerado uma prévia do PIB oficial brasileiro. Os agentes do mercado esperavam uma alta de 1,60% - foi registrada alta, porém menor do que a esperada: 1,06%, a quarta alta consecutiva. Esse é o assunto de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Mas no acumulado dos últimos 12 meses, o IBC-Br aponta queda de 3,09%. Já no acumulado dos meses de pandemia, a queda é de 5,44%. O comentarista explica os resultados e traz um panorama das previsões de consultorias e bancos para o PIB. Ouça!

Fundos de investimento têm captação recorde no terceiro trimestre
CBN Investimentos

09/10/2020 - Fundos de investimento têm captação recorde no terceiro trimestre

Os fundos de investimentos tiveram ingresso financeiro líquido de R$ 190 bilhões no terceiro trimestre de 2020. É o que aponta os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgados ontem (08). Os fundos de renda fixa tiveram a maior parte dos ingressos - R$110 bilhões, seguidos pelos fundos Multimercado - R$43 bilhões, e pelos fundos de ações - R$16 bilhões. É o maior valor de captação da série histórica para o intervalo. Este é o tema desta edição do CBN Investimentos. Ouça a análise de José Márcio de Barros!

Com perda acumulada de 18%, o que esperar da Bolsa de Valores?
CBN Investimentos

02/10/2020 - Com perda acumulada de 18%, o que esperar da Bolsa de Valores?

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio analisa dois períodos: os 75% do ano de 2020 que já se foi e os 25% restantes. No primeiro, o cenário é de perda acumulada, em real, de 18,2% no índice Bovespa, segundo um levantamento da XP. Já em dólar, o recuo salta para 41,7%, levando a B3 à marca de bolsa de valores com a pior performance do mundo em 2020. No segundo período, o comentarista analisa o que devemos esperar do mercado financeiro nos próximos três meses. O Ibovespa vai retornar aos históricos cem mil pontos? Acompanhe a análise de José Márcio!

Cenário de incertezas puxa Ibovespa para 4ª semana de queda; entenda
CBN Investimentos

25/09/2020 - Cenário de incertezas puxa Ibovespa para 4ª semana de queda; entenda

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que abriu o pregão da última segunda-feira (21) a pouco mais de 98 mil pontos, fechou com 96.999 pontos nesta sexta-feira (25) e acumulado semanal negativo. Já é a quarta semana de decréscimo do Ibovespa. Mas quais são os motivos para a flutuação da bolsa e o mal desempenho do índice? Quem responde é José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. O comentarista explica que há um cenário de incertezas - tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Ouça a análise!

Ruídos do governo sobre Renda Brasil chegam ao mercado financeiro
CBN Investimentos

18/09/2020 - Ruídos do governo sobre Renda Brasil chegam ao mercado financeiro

Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque a decisão do presidente Jair Bolsonaro de abandonar o programa Renda Brasil. Com a repercussão dos estudos do governo para substituir o Bolsa Família, o presidente Bolsonaro deu "cartão vermelho" à equipe econômica. Os estudos previam o congelamento de aposentadorias e pensões, hoje vinculadas ao salário mínimo; a restrição da concessão do seguro-desemprego, com menos parcelas; e o corte do número de beneficiários do BPC, idosos e pobres com deficiência. Acompanhe detalhes da análise do comentarista!

Saiba o que são e porque as IPO's agitam o mercado financeiro
CBN Investimentos

11/09/2020 - Saiba o que são e porque as IPO's agitam o mercado financeiro

Você sabe o que são IPO's? É a sigla para "Initial Public Offering", ou "Oferta Pública Inicial" em português. Este tipo de oferta é realizada quando uma empresa privada quer abrir seu capital e oferecer uma parte de sua composição acionária à bolsa de valores. As IPO's são o assunto de José Márcio de Barros nesta edição do CBN Investimentos. Isso porque, no mesmo ritmo que crescem o número de investidores cadastrados no mercado financeiro, também aumentou o número de empresas registradas a intenção de abrir o capital: são 34, segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O comentarista explica como funciona o processo e o que as empresas ganham com a oferta pública de ações. Ouça o quadro completo!

Análise: impactos da Reforma Administrativa e o "payroll" americano
CBN Investimentos

04/09/2020 - Análise: impactos da Reforma Administrativa e o "payroll" americano

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros destaca o encaminhamento da proposta de Reforma Administrativa ao Congresso Nacional, oficializado na última quinta-feira (03). Ele aponta que a notícia trouxe um "alento" ao mercado acionário e cambial e terá impactos positivos a médio e longo prazo. O comentarista também fala sobre a divulgação do "payroll" americano - que é o relatório da geração de empregos dos Estados Unidos. Ouça a análise completa!

Tesouro Direto mantém alta demanda e dólar tem destaque em agosto
CBN Investimentos

28/08/2020 - Tesouro Direto mantém alta demanda e dólar tem destaque em agosto

Neste quadro "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros analisa como está a demanda da população pelo Tesouro Direto, que nos últimos tempos passou a ser alvo de grande demanda como aplicação de recursos. "Quais são os títulos mais procurados? Vamos ver que 87% procura valor abaixo de R$ 5 mil. Enquanto outros 68% investem valores entre 0 e R$ 1 mil", analisa. José Márcio ainda fala como os principais indicadores do mercado financeiro se encaminham para fechar o mês de de agosto. "Se você observar o comportamento de opções, temos um buraco entre abril e julho por causa da pandemia. Mas observando o ano inteiro e na comparação com o anterior, o dólar desponta assim como a bolsa americana". Ouça e entenda:

Análise: quatro meses de queda do setor de serviços vai impactar PIB
CBN Investimentos

14/08/2020 - Análise: quatro meses de queda do setor de serviços vai impactar PIB

O principal setor e termômetro de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, é o terceiro setor - de serviços. Segundo dados do IBGE, em virtude da pandemia do novo coronavírus, após pequena alta de 0,6% em janeiro, o setor de serviços apresentou quatro meses de forte queda - caiu 1% em fevereiro, 7,1% em março, 11,9% em abril e 0,5% em maio. Esse é o assunto de José Márcio de Barros, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça a análise do comentarista!

Análise: os impactos da alta do IPCA e da queda da Selic na economia
CBN Investimentos

07/08/2020 - Análise: os impactos da alta do IPCA e da queda da Selic na economia

A nova decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), divulgação na última quarta-feira (05), que reduziu novamente a taxa básica de juros da economia brasileira, movimentou o mercado financeiro nesta semana. A Selic passou de 2,25% para 2% - o nono corte seguido - e atingiu o menor patamar histórico desde 1999, quando entrou em vigor o atual regime de metas para a inflação. Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros analisa como o desempenho da Selic impacta na economia brasileira e os investimentos. Ouça a análise completa!

Ibovespa fecha julho avançando 8,47% no mês
CBN Investimentos

31/07/2020 - Ibovespa fecha julho avançando 8,47% no mês

Nesta edição do CBN Investimentos, que acontece no último dia do mês de julho, José Márcio de Barros, apresenta o panorama atualizado e detalhado da economia nos sete primeiros meses do ano. Quais os indicadores em destaque? "Disparado, o ouro foi o ativo que mais valorizou-se em 2020, com quase 59% de valorização. Subiu somente 3,87% em julho. Em julho, ainda, o ativo que mais subiu foi o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com 8,47%", explica José Márcio. Outro ponto de destaque para a discussão: "o dólar desvalorizou-se 5% em julho. Contudo, sobe 28% em 2020. A Bolsa no ano ainda apresenta uma perda de 9%, porém, quando pegamos o período compreendido entre o dia 23 de março (quando teve a menor cotação), até a última quinta-feira (30), apresentou uma valorização de 65%", detalha. Ouça o quadro completo!

Empresários acreditam que faturamento pode cair até 25% em 2020
CBN Investimentos

24/07/2020 - Empresários acreditam que faturamento pode cair até 25% em 2020

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz um panorama do faturamento de empresários em meio à pandemia do novo coronavírus. Uma levantamento realizada pela rede global de consultoria e auditoria KPMG em junho, com 11 setores da economia brasileira, aponta que 25,2% dos empresários acha que o faturamento das empresas pode cair de 10% a 25% neste ano. Uma minoria acredita que a arrecadação será superior a 25%: somente 3,3% deles. Ouça a análise do comentarista!

Sob a pandemia, investidores estrangeiros recuam na bolsa brasileira
CBN Investimentos

17/07/2020 - Sob a pandemia, investidores estrangeiros recuam na bolsa brasileira

Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque novos números que reforçam o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia. Entre esses, a "fuga" de investimentos estrangeiros nos últimos meses. Os investidores estrangeiros retiraram R$ 5,5 bilhões, só no mês de julho, da bolsa de valores brasileira. Mesmo assim, aponta José Márcio de Barros, a composição dos aplicadores na bolsa (B3) mostra que os estrangeiros ainda são maioria. Outro cenário apontado pelo comentarista: "Neste mês de julho, o índice Bovespa já valorizou 5,78%, porém, no ano de 2020, ainda está negativa em 13%. O pico máximo que a Bolsa atingiu foi 119.593 pontos, no dia 23 de janeiro deste ano. Hoje está em 101.700, subindo até o momento 1,15%", detalha. Ouças as explicações completas!

Os rendimentos e aplicações que foram destaques no 1º semestre do ano
CBN Investimentos

03/07/2020 - Os rendimentos e aplicações que foram destaques no 1º semestre do ano

Nesta edição do "CBN Investimentos", o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque o cenário do mercado econômico no primeiro semestre - em destaque para o rendimento de ativos e as aplicações em destaque. Levantamento do site "InfoMoney" apontou que, em um semestre atípico para o mundo e também para o mercado financeiro, caracterizado principalmente pelo avanço da pandemia de coronavírus, o dólar e o ouro foram os ativos mais rentáveis no Brasil, com valorizações da ordem de 36% e 53%, respectivamente, na primeira metade do ano. Enquanto isso, na renda fixa, o CDI teve variação de 1,75% no semestre, enquanto a poupança rendeu 1,38% no período. Ao longo desse primeiro semestre outro ponto de destaque na economia foi o pagamento do auxílio emergencial por parte do governo federal. "A medida trouxe uma injeção para a economia, ainda que boa parte dos beneficiários tenham guardado esse dinheiro do auxílio para usar mais tarde. Mas é importante pra economia continuar girando", detalha. Confira a análise completa!

Destaques econômicos: legado da pandemia será o alto endividamento
CBN Investimentos

26/06/2020 - Destaques econômicos: legado da pandemia será o alto endividamento

Nesta semana, a Fundação Getúlio Vargas divulgou duas pesquisas. Em uma delas, fica constatada de que a pandemia deixará dois péssimos legados para a população: o alto endividamento e a inadimplência. Cerca de 1/3 das famílias tem dívidas ou contas atrasadas. Se analisada a faixa de renda de aproximadamente R$ 2,1 mil, o percentual aumenta para 45%. É sobre esse assunto que José Márcio de Barros traz detalhes, nesta edição do CBN Investimentos. Ouça! >>> audio aqui O comentarista também fala sobre o relatório de inflação do Banco Central, também divulgado esta semana, que prevê que a industria deve cair 8,5% em 2020, e os serviços vão registrar queda de 5,3%. Tudo isso diante de números já registrados, como a queda de 1,5% do Produto Interno Bruto brasileiro no 1º trimestre. José Márcio relaciona o assunto ao "otimismo exagerado": a economia real ainda fraca e com recuperação lenta. As empresas estão mais preocupadas em sobreviver e sobreviver em relação aos concorrentes.

Com a queda da Selic, como ficam os investimentos?
CBN Investimentos

19/06/2020 - Com a queda da Selic, como ficam os investimentos?

Nesta edição do "CBN Investimentos", o destaque trazido pelo comentarista José Márcio de Barros é que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu nesta semana (o anúncio foi na quarta-feira, 17) a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, de 3% para 2,25% ao ano. Esta foi a oitava redução consecutiva. A decisão foi unânime. Diante desse cenário, especialistas do mercado explicaram que é o menor patamar da história e a consequência é que boa parte dos investimentos conservadores deve ter um retorno real — ou seja, descontando a inflação — zero ou negativo, segundo informação do jornal "Valor Econômico". "Com esse cenário que temos, as pessoas sempre acabam se perguntando o que fazer com os investimentos e o que muda. No geral, eu diria que é a mesma fórmula de sempre: quanto menor a taxa Selic, menos atrativos são os títulos de renda fixa no aspecto rentabilidade e maior passa a ser o interesse na Bolsa, que passa a ser uma opção ao investidor", explica. Acompanhe a análise do comentarista sobre o assunto.

Bolsa em alta e retomada de ofertas de ações são destaques
CBN Investimentos

05/06/2020 - Bolsa em alta e retomada de ofertas de ações são destaques

Nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros, são destaques na economia dois pontos: a Bolsa em alta e a retomada de ofertas de ações nos Estados Unidos e que reflete no Brasil. A oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) da Warner Music, por exemplo, na bolsa americana, esta semana, foi a maior operação do ano nos Estados Unidos. Além disso, a economia dos Estados Unidos ganhou 2,5 milhões de postos de trabalho em maio de 2020, segundo relatório de emprego (conhecido como Payroll) divulgado nesta sexta-feira (5). "Em abril foi anunciada a perda de 20,5 milhões de postos de trabalho e a expectativa do mercado era de que seria anunciada uma perda entre 7,5 a 8,3 milhões de postos de trabalho - o que traria a taxa de desemprego para 18,1%. Entretanto, foi anunciada a criação de 2,5 milhões de vagas de emprego em maio, trazendo a taxa de desemprego de 14,7% para 13,3%", explica.

Análise: PIB brasileiro cai 1,5% no 1º trimestre de 2020
CBN Investimentos

29/05/2020 - Análise: PIB brasileiro cai 1,5% no 1º trimestre de 2020

Nesta edição do CBN Investimentos, o economista José Márcio de Barros, além de trazer os indicadores do mês de maio, destaca o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O PIB caiu 1,5% no 1º trimestre, na comparação com os 3 últimos meses de 2019, segundo divulgou nesta sexta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado, segundo o órgão, reflete apenas os primeiros impactos da pandemia de coronavírus e coloca o país à beira de uma nova recessão, uma vez que a expectativa é de um tombo ainda maior no 2º trimestre. Confira a análise completa do comentarista!

Mesmo na crise, mercado tem maior abertura dos dados de investidores
CBN Investimentos

22/05/2020 - Mesmo na crise, mercado tem maior abertura dos dados de investidores

Nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros, o destaque central é um pesquisa divulgada pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) que trouxe pela primeira vez uma maior abertura dos dados dos investidores brasileiros. O que teria levado os brasileiros a aplicar na Bolsa? José Márcio traz algumas das explicações. "Foi, sem dúvidas, a queda vertiginosa nas taxas de juros, a queda na taxa Selic. O brasileiro resolveu que era hora de correr um pouco mais de risco", explica. José Márcio de Barros também traz o dado de que a B3 tem 2,4 milhões de contas de investidores. "São 1,9 milhão de CPF's, o que evidencia que 500 mil tem conta em mais de uma corretora. Desses 1,9 milhão de CPF's, 1,7 milhão são ativos. Ou seja, possuíam em marco algum valor aplicado no mercado de ações", detalha. Acompanhe a análise completa!

Dólar vai chegar a R$ 6? Entenda o que está em jogo na economia
CBN Investimentos

15/05/2020 - Dólar vai chegar a R$ 6? Entenda o que está em jogo na economia

Nesta edição do CBN Investimentos, José Márcio de Barros traz as mais recentes atualizações envolvendo a economia do país, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus. Na última quarta-feira, o dólar fechou cotado a R$ 5,901, o maior valor nominal de fechamento desde a criação do Plano Real. Nesta sexta-feira (15), o dólar apresentou alta após o médico Nelson Teich, pedir demissão do cargo de Ministro da Saúde. A moeda americana fechou a semana cotada a R$ 5,83, elevação de 0,34%. Ouça a análise do comentarista!

A economia na semana: Selic em 3% e recorde do dólar
CBN Investimentos

08/05/2020 - A economia na semana: Selic em 3% e recorde do dólar

Nesta edição do CBN Investimentos o comentarista José Márcio de Barros traz como destaque que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) do Brasil cortou a meta para os juros básicos (Selic) em mais 0,75 ponto, nesta semana, para 3% ao ano. A nova taxa de referência da economia brasileira passou a valer nesta quinta (7) e ficará em vigor por pelo menos seis semanas, quando os diretores da autoridade monetária voltarão a se reunir. "Foi a sétima queda seguida e trouxe para um patamar histórico que não se via desde 1999, quando foi instituído o Regime de Metas de Inflação", contextualiza. Outro destaque trazido pelo comentarista é que o dólar bateu novo recorde nesta semana, cotado a R$ 5,87. "Além do real está caindo frente a uma cesta de moedas, a incerteza no quadro político interno brasileiro ajuda a moeda a subir em função da procura para proteção", explica.

No dia da saída de Moro, dólar dispara e passa de R$ 5,70
CBN Investimentos

24/04/2020 - No dia da saída de Moro, dólar dispara e passa de R$ 5,70

A sexta-feira (24) de grande agitação no mercado político do Brasil influencia diretamente no mercado financeiro. Em meio à tensão da exoneração do diretor-geral da Polícia Federal e após o ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciar a demissão do cargo e sua saída do governo Bolsonaro, ainda nesta manhã, o dólar opera em alta, renovando máximas históricas de cotação nominal (sem considerar a inflação). Às 12h18, por exemplo, a moeda norte-americana era vendida a R$ 5,6733, em alta de 2,61%. Na máxima até o momento, logo após o inicio do pronunciamento de Moro, chegou a R$ 5,7172 – novo recorde intradia. Confira a análise do comentarista José Márcio de Barros, no CBN Investimentos, sobre o mercado. Ouça!

Coronavírus: o impacto da queda do PIB chinês para o Brasil
CBN Investimentos

17/04/2020 - Coronavírus: o impacto da queda do PIB chinês para o Brasil

Nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros, ele destaca que influenciada pela crise do coronavírus, a economia da China registrou a primeira contração em quase 30 anos. O Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático desabou 6,8% no 1º trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, confirmando os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus que parou o país no início de 2020. Apesar do número negativo, o comentarista explica que os 6,8% também tem um viés positivo e impactar no Brasil. Outro destaque é que o isolamento social mudou a rotina de consumo do brasileiro. Para conciliar o trabalho remoto, a limpeza da casa, o cuidado dos filhos, a alimentação e o lazer, as pessoas compraram mais bens duráveis pela internet para auxiliar nas tarefas durante a quarentena. A venda on-line de aspirador de pó, por exemplo, mais que triplicou na semana 30 de março a 5 de abril, na comparação anual, segundo a consultoria GfK. Confira!

No mês do coronavírus, confira o desempenho do mercado financeiro
CBN Investimentos

03/04/2020 - No mês do coronavírus, confira o desempenho do mercado financeiro

Num mês marcado por fortes variações diante do cenário do coronavírus pelo mundo, o mercado econômico enfrentou turbulências ao longo de março. É sobre os principais índices da Bolsa e do dólar, por exemplo, que a gente conversa, nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros. "Cabe frisar a alta do dólar de 15,56%, em março, e acumulado de 28,98% no ano. Isso contra uma inflação de 0,57% e uma Selic de 1,01%, acumulada em 2020. A poupança, que rende 70% da Selic, rendeu no primeiro trimestre 0,74%", explica. Ele salienta que a incerteza está muito alta e a moeda está mais utilizada do que o ouro para proteção. José Márcio de Barros também sinaliza os dados sobre o nível do desemprego no Estados Unidos. "Demitir nos EUA é muito mais rápido do que no Brasil, onde as leis trabalhistas são mais rígidas. Só em março foram cortados 700.000 postos de trabalho", finaliza.

Entenda as medidas do governo federal para estimulo à economia
CBN Investimentos

27/03/2020 - Entenda as medidas do governo federal para estimulo à economia

Em meio à crise também causada na economia com o coronavírus, o governo federal anunciou nesta sexta-feira (27) uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas e que vai financiar salários pelo período de dois meses. Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o programa vai disponibilizar no máximo R$ 20 bilhões por mês, ou seja, R$ 40 bilhões em dois meses. Nesta semana a Câmara dos Deputados também aprovou um projeto que prevê o pagamento de R$ 600 a trabalhadores informais por três meses em razão da pandemia do coronavírus. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil. A proposta do governo era de R$ 200 para os trabalhadores informais, o Congresso passou para R$ 600. É sobre isso que o comentarista José Márcio de Barros trata nesta edição do CBN Investimentos. Confira:

Em momento de crise, saiba como investir seu dinheiro
CBN Investimentos

20/03/2020 - Em momento de crise, saiba como investir seu dinheiro

Nesta edição do CBN Investimentos, com o comentarista José Márcio de Barros, o destaque são as orientações sobre onde investir o dinheiro em meio ao cenário de dificuldades na economia com a pandemia do coronavírus.

O efeito do coronavírus nos mercados nacional e internacional
CBN Investimentos

06/03/2020 - O efeito do coronavírus nos mercados nacional e internacional

No CBN INVESTIMENTOS de hoje, José Márcio de Barros continua a abordar as consequências do Coronavirus nas bolsas pelo mundo. O investimento estrangeiro já retirou, só neste ano, R$ 43,6 bi da B3 no mercado brasileiro. Falará, também, da queda na atividade econômica da China e o efeito que causa em outros comércios. Acompanhe!

O efeito coronavírus no mercado brasileiro e análise de ativos
CBN Investimentos

28/02/2020 - O efeito coronavírus no mercado brasileiro e análise de ativos

No CBN INVESTIMENTOS de hoje, José Márcio de Barros comenta o rendimento dos principais ativos e aborda o estrago causado pelo Coronavirus na Bolsa brasileira. Em dois dias,  queda de US$ 280 bi no valor de mercado das empresas. Somente a AMBEV caiu R$ 20 bi em 1 dia. Impressionante! Acompanhe!

O impacto do coronavírus na economia mundial
CBN Investimentos

21/02/2020 - O impacto do coronavírus na economia mundial

José Marcio de Barros comenta o assunto, confira!

Crescimento da economia deve ser menor do que o necessário, aponta BC
CBN Investimentos

14/02/2020 - Crescimento da economia deve ser menor do que o necessário, aponta BC

O crescimento da economia brasileira deve ser abaixo de 1%, de acordo com cálculos do Banco Central. A prévia demonstra um número aquém do que é esperado e indica um crescimento amargo da economia. Esse é o assunto de hoje do CBN Investimentos. José Márcio de Barros apresenta os motivos para a previsão de baixo crescimento econômico em 2020 e como isso afeta o cenário brasileiro. A atividade fraca do mercado e o coronavírus também levaram o PIB à revisão. Acompanhe!

Destaques econômicos da semana
CBN Investimentos

07/02/2020 - Destaques econômicos da semana

Nesta edição, José Márcio de Barros destaca os principais assuntos econômicos da semana. Dentre eles, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro e a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros. O comentarista também explica como a influência do coronavírus está afetando o mercado financeiro. Acompanhe!

 Confira os destaques econômicos da semana
CBN Investimentos

31/01/2020 - Confira os destaques econômicos da semana

Acompanhe o quadro CBN Investimentos.

 IBC-BR, prévia do PIB, apresenta alta pelo quarto mês seguido
CBN Investimentos

17/01/2020 - IBC-BR, prévia do PIB, apresenta alta pelo quarto mês seguido

O Banco Central divulgou nesta quinta (16), o IBC-BR de novembro - prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O resultado surpreendeu o mercado, já que apresentou crescimento, ao contrário da expectativa de queda ou leve crescimento. Foi o quarto mês seguido de alta do indicador. No acumulado do ano, o IBC-BR acumulou uma alta de 0,95%. Em novembro, a expansão foi de 0,18%, em comparação com o mês anterior. Com isso, está praticamente confirmada a expectativa de um crescimento de 1% a 1,1% do PIB de 2019. Quem repercute o resultado é José Márcio de Barros, no CBN Investimentos desta sexta-feira. Acompanhe!

Em dezembro, IPCA foi de 1,15%; entenda os impactos
CBN Investimentos

10/01/2020 - Em dezembro, IPCA foi de 1,15%; entenda os impactos

Entre os destaques do CBN Investimentos estão os dados que envolvem a divulgação do IPCA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro subiu 1,15%, enquanto, em novembro, havia registrado 0,51%. Este foi o maior resultado para um mês de dezembro desde 2002, quando o IPCA ficou em 2,10%. Em dezembro de 2018, a taxa foi de 0,15%. No ano, o IPCA acumulou variação de 4,31%, 0,56 p.p. acima dos 3,75% registrados em 2018. Confira!

Efeito da carne? Inflação oficial acelera para 0,51% em novembro
CBN Investimentos

06/12/2019 - Efeito da carne? Inflação oficial acelera para 0,51% em novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, acelerou para 0,51% em novembro, depois de ter ficado em 0,10% em outubro, segundo divulgou nesta sexta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta no mês foi puxada pela aceleração dos preços do grupo "alimentação e bebidas" (0,72%),  impactado principalmente pelo aumento do preço das carnes (8,09%), que exerceram o maior impacto na taxa de inflação do mês.

Tesouro Direto tem vendas líquidas de R$ 49,4 milhões em outubro
CBN Investimentos

29/11/2019 - Tesouro Direto tem vendas líquidas de R$ 49,4 milhões em outubro

Título mais demandando foi Tesouro Selic, cuja participação nas vendas atingiu 42,5% As vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 1,992 bilhão em outubro e os resgates, R$ 1,943 bilhão. Houve, assim, emissão líquida de R$ 49,4 milhões no mês passado, informou nesta segunda-feira a Secretaria do Tesouro Nacional.

Os destaques econômicos da semana
CBN Investimentos

22/11/2019 - Os destaques econômicos da semana

Neste episódio do CBN Investimentos, você confere quais são os principais destaques econômicos da semana. José Márcio de Barros também explica porque os analistas preveem que o Natal de 2019 será o melhor dos últimos anos para a economia.

Os ativos mais rentáveis dos dez primeiros meses de 2019
CBN Investimentos

01/11/2019 - Os ativos mais rentáveis dos dez primeiros meses de 2019

José Márcio de Barros aponta os ativos e indicadores que foram mais rentáveis nos dez primeiros meses deste ano. Na renda  fixa, o destaque vai para o IMA-B, índice que acompanha títulos atrelados à inflação. Já na renda variável, os mais rentáveis foram o título imobiliário IMOB, o Índice Small Cap, com ações de empresas com pequena capitalização, e o IDIV, de dividendos.